Faculdade de Educação - FAED/ICED
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O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Isolamento social e ensino remoto: reflexos no processo de alfabetização e letramento de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental(2023-06-27) SILVA, Hadrya Maylla Muniz da; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947As escolas sofreram grandes impactos por conta da pandemia e às mudanças que ocorreram por orientação do Ministério da Educação (MEC) para todo território nacional, no entanto, as instituições escolares não estavam estruturadas para o ensino remoto, fato que ocasionou problemas educacionais, evasão escolar e um número espantoso de crianças não alfabetizadas. Isto posto, este trabalho tem como objetivo central analisar o processo de alfabetização de alunos que cursaram o 1° ano do ensino fundamental via ensino remoto em uma escola pública no município de Belém, provocado pela pandemia de COVID19. A metodologia tratou-se de uma pesquisa-ação por meio do estágio supervisionado e os procedimentos de coleta e construção de dados foram realizados a partir de observação e plano de aula aplicado em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no município de Belém, no estado do Pará. A análise foi realizada a partir dos conceitos de alfabetização e letramento SOARES (2004), TFOUNI (1994), BARROS (2016) e da teoria histórico – cultural VYGOTSKY (2000, 2007), MOREIRA (1999). Dessa forma, evidenciou-se que a alfabetização foi afetada demasiadamente pela pandemia, cortando a interação social construída dentro da escola e que se faz importante na construção de conhecimento e na aprendizagem das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A formação do professor do ensino regular da educação de crianças do público-alvo da educação especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as práticas pedagógicas na alfabetização(2023-07-14) MELO, Géssica Pinheiro; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5947879244550162; https://orcid.org/0000-0002-5508-7049A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas de ensino regular é relativamente recente e alvo de grandes discussões. Devido às especificidades apresentadas por este público e às suas demandas no âmbito escolar, os educadores questionam, especialmente, sobre como promover a aprendizagem e o desenvolvimento destes sujeitos. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: como se dá a formação de professores para a atuação no processo de alfabetização do educando com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular? O objetivo geral foi investigar a formação de professores para atuar com o processo de alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: conhecer a formação inicial de professores que atuam com o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e verificar a formação continuada que tem sido recebida pelos professores que atuam com a inclusão escolar desse público nas séries iniciais do ensino fundamental. Participaram deste estudo duas professoras de ensino regular atuantes com o processo de alfabetização de alunos com TEA. As informações foram coletadas por meio de entrevista. Os resultados mostraram lacunas na formação da professora que podem ter contribuído para as dificuldades vivenciadas em sua atuação junto a estudantes com TEA em sala de aula. A análise dos dados apontou, também, a necessidade de constante aquisição de conhecimentos que auxiliem o professor em sua ação educacional voltada para este público na escola inclusiva. Devem ser garantidas condições para que o professor tenha acesso a uma formação inicial e continuada que contribua para sua atuação junto aos estudantes com TEA. Deste modo, é necessário investir na melhoria na formação docente tanto inicial quanto continuada, para que seja possível incluir de fato os estudantes com TEA nas escolas regulares, garantindo não apenas o acesso deste grupo à escola, mas sua permanência com qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Reflexões de um aluno com familiar surdo sobre os desafios do ensino bilíngue(2022-12-06) MOURA, Cláudio Renan dos Santos; SILVEIRA, Andréa Pereira; http://lattes.cnpq.br/6174527019071136O presente memorial mostra o meu ponto de vista como estudante do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará sobre as dificuldades que uma pessoa com deficiência enfrenta na educação básica. O objetivo compreende narrar um pouco da minha história de vida e da minha relação com a minha irmã, que é surda, bem como relacionar os avanços que houveram acerca da Língua Brasileira de Sinais, dos direitos e conquistas que a comunidade logrou em concomitância com os acontecimentos da minha vida pessoal. Apresento como ponto de partida as minhas reflexões na infância, experiências no Ensino Básico no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência, e agregando as minhas escolhas para a graduação e as oportunidades vividas no Ensino Superior. Redigir este memorial acadêmico através de uma cronografia buscou ressaltar os meus princípios e conhecimentos sobre o assunto em cada momento específico da minha vida, resultando em um memorial dividido em quatro seções. Dou início com alguns questionamentos sobre a Libras e a inclusão na minha infância e ensino básico, trazendo relações com o ensino básico da minha irmã. Logo após, trago autores que mencionavam a importância da inclusão e ensino de Libras nas escolas regulares e questiono os motivos de ainda não haver consideráveis mudanças na educação da época. Nas seções seguintes relato sobre as mudanças que tive no ensino básico e os desejos e pensamentos sobre o ensino superior, além de comentar meu processo para o ingresso na UFPA. Nas seções finais, reflito sobre as minhas experiências na graduação e como relaciono isso com a educação que a minha irmã teve no ensino básico. Concluo o memorial acadêmico com as considerações finais expondo a importância da construção desse trabalho de conclusão de curso na modalidade memorial, mostrando a significado da análise do meu ensino básico, do ensino básico da minha irmã, quais mudanças ainda precisam ser feitas para que haja de fato a inclusão no ensino básico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de inclusão escolar de crianças identificadas como público-alvo da educação especial(2023-06-20) MARTINS, Camila Raimunda Nunes Sousa; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente artigo procura analisar as contribuições da atividade lúdica no processo de formação e de inclusão de crianças identificadas como Público-Alvo da Educação Especial em uma escola da rede municipal de Belém. Deste modo o trabalho aborda o seguinte questionamento: como a ludicidade contribui para a inclusão da criança no espaço escolar? A escolha da temática se delineou a partir das minhas experiências de vida, pois desde a Educação Infantil ao ensino básico todas as experiências das quais me recordo foram aquelas com abordagens lúdicas aliadas com as experiências no estágio não remunerado, na qual tive a oportunidade de acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados, coletados durante a experiência de estágio não obrigatório, foram analisados a partir das contribuições de Vygotsky (2010), Mazzotta (1996) e Jannuzzi (1992) entre outros. Ao final do trabalho se constatou que o lúdico tem sido uma ferramenta importante quando se trata de inclusão e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mulheres-professoras: uma abordagem histórica para se pensar a trajetória e permanência de mulheres na docência na primeira metade do século XX no Estado do Pará(2023-07-11) LIMA, Amanda Ferreira de; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a trajetória das mulheres paraenses no campo da educação na primeira metade do século XX, enfatizando a formação de meninas e seu cotidiano nas instituições nesse período em questão e formação de mulheres professoras, a árdua trajetória e os percalços para o ingresso e continuidade da carreira em um início de século severamente marcado por discriminações e resistências a entrada e permanência da mulher nas instituições de ensino como professoras e os resultados dessas mudanças sociais, que começaram a impulsionar cada vez mais as mulheres a ocuparem espaços públicos, obter renda financeira, autonomia e ocupar cargos socialmente reconhecidos, rompendo com as regras da domesticação feminina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Formação Continuada dos Professores da educação Infantil em Tecnologias Digitais(2023-07-21) FURTADO, Mayza Valadares; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este estudo tem como título, a formação continuada de professores em tecnologias digitais, na educação infantil. Tem como objetivo geral, analisar as contribuições da tecnologia na formação continuada dos professores da educação infantil? Compreender a importância das tecnologias na prática educativa da educação infantil?Identificar os principais desafios enfrentados por professores no uso das tecnologias digitais em sua metodologia de ensino? O levantamento bibliográfico consiste em uma revisão de literatura (conceito) com abordagem qualitativa. Para a análise de conteúdo dos trabalhos, artigos, monografias e TCCs, feita em parte on-line e sobre dados eletrônicos cientificas, foram feita uma busca sistemática, abrangendo o período de 2017-2023.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mapeamento das escolas para o público surdo no município de Ananindeua-PA(2023-06-20) PORTO, Maria Sarah Sarmento; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos deEsse estudo teve como objetivo geral investigar como está organizada a educação de surdos no município de Ananindeua. Especificamente, buscou mapear as instituições municipais de ensino que atendem o público surdo, verificar como acontece a matrícula desses estudantes e conhecer como ocorre o Atendimento Educacional Especializado oferecido aos estudantes surdos. A questão central desse trabalho é: como ocorre a educação de surdos em Ananindeua? Para responder a essa questão foi realizada uma entrevista estruturada com a coordenadora do Grupo de Trabalho de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado vinculada à Secretaria Municipal de Educação do município de Ananindeua. As informações foram coletadas por meio de um formulário digital e por entrevista com a participante. A análise dos dados demonstrou que na rede de ensino municipal de Ananindeua há oito estudantes surdos em oito instituições escolares diferentes que estavam com matrículas ativas no ano de 2021. Em relação à matrícula, o município oferece a primeira matrícula nas classes comuns e a segunda matrícula acontece nas escolas que possuem sala de recurso multifuncional. Concluiu se que, no município de Ananindeua a educação de surdos acontece por meio de ações estruturadas de acordo com a proposta de inclusão escolar em classes comuns e do acompanhamento em salas de recursos, nas quais estão situados os profissionais que oferecem apoio para esse público seguindo os princípios do Bilinguismo. Dessa maneira, espera-se, com essa pesquisa a colaboração nos estudos em relação com a temática de surdez, sobretudo com a cartografia em diferentes locais do estado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interação a partir do lúdico no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental(2023-07-11) GEMAQUE, Maria de Nazaré Marques; SANTOS, Suelen Gomes; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este é um trabalho de conclusão de curso que parte de uma análise de experiência de estágio obrigatório que foi vivenciado em dupla no 1º ano do fundamental em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais que enfatiza o processo de alfabetização de forma lúdica tendo como apoio recursos pedagógicos manipuláveis confeccionados manualmente, pois, compreende-se que aprender por meio da brincadeira é uma forma de estimular a criança a querer fazer novas descobertas além do que, promove um aprendizado de qualidade para os educandos. Assim sendo, viabilizamos a seguinte problemática: É possível ter uma aprendizagem significativa por meio do lúdico e das brincadeiras? Essa pergunta deu base para construção do objetivo desta pesquisa que é analisar o processo de desenvolvimento de alunos a partir de atividades lúdicas. Reconhecemos a importância da discussão sobre a temática pesquisada, por isso decidimos explanar neste artigo nossas vivências. Na busca de fomentar este estudo foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com base em trabalhos bibliográficos e livros de teóricos renomados no assunto como Freire (1996), Soares (2005) e Vygotsky (1998) que ressaltam a temática desenvolvida. Os resultados evidenciaram que as crianças aprovaram o método do aprender brincando. Portanto, mediar o conhecimento com liberdade de expressão e de forma lúdica reforça a fixação do aprendizado, esta pesquisa tem por finalidade explicitar a relevância da ludicidade em conjunto com a educação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação de trabalhadores jovens e adultos: principais dificuldades(2023-07-11) SILVA, Maria Carla de Oliveira; PENA, Selma Costa; http://lattes.cnpq.br/2595133066254500Sabe-se que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica assegurada pelo governo nas escolas da rede pública, estadual e municipal, que se fundamenta na garantia de direito dos cidadãos que, por algum motivo, não concluíram a educação básica em idade apropriada (VARGAS; VARGAS; SANTOS, 2013). Tendo como base a informação de que na EJA são altos os índices de evasão escolar (INEP, 2022), torna-se necessário identificar quais fatores têm contribuído para tal situação. Sendo assim, quais seriam os empecilhos que fazem com que os alunos da EJA não consigam prosseguir em seus estudos? Nesse sentido, a presente pesquisa teve o objetivo geral de analisar as dificuldades enfrentadas por jovens e adultos que frequentam a modalidade EJA de ensino. No que tange à metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica referente ao tema com abordagem qualitativa, por meio da qual foi feito um levantamento a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados da pesquisa revelaram que, dentre as dificuldades enfrentadas pelos alunos trabalhadores que frequentam a EJA podem ser citadas a redução do tempo de aula (considerando os atrasos decorrentes das dificuldades de acesso que alguns estudantes têm em relação ao local da escola), dificuldade de acesso dos alunos que moram na zona rural às escolas que ofertam a EJA (situadas nos centros urbanos), cansaço, falta de conciliação entre trabalho e estudo, dificuldade das alunas em conciliar os afazeres domésticos e cuidados com os filhos à escola, machismo, entre outros fatores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de alfabetização de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)(2023-06-27) BARBOSA , Thayná Xavier; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente estudo apresenta o lúdico como algo imprescindível para o processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por isso, o estudo objetivou analisar a ludicidade enquanto recurso para o processo de alfabetização de crianças com TDAH. A partir dessa discussão se levantou o seguinte questionamento: a ludicidade pode se constituir em um recurso para o processo de alfabetização de estudantes com TDAH? Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Para coleta de dados, realizamos uma busca virtual no periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de pesquisas que tenham contemplado a presente temática no período de 2020 a 2022. Os resultados mostram que, a atividade lúdica para criança com TDAH é de extrema relevância para o universo infantil dentro do período de alfabetização, uma vez que ela pode ser o caminho utilizado pela criança para incorporar e apreender os aspectos do mundo. É durante a brincadeira que ela experimenta novas sensações, novas formas de agir, interagir e se relacionar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências nos anos iniciais e a formação inicial dos discentes em pedagogia: uma análise bibliográfica(2023-01-07) MACIEL, Luís Otávio de Souza; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657O presente trabalho de conclusão de curso vem abordar questões relacionadas ao ensino de Ciências nos Anos Iniciais do ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar como é dado o ensino de ciências nos anos iniciais. Os objetivos específicos foram: abordar os saberes discentes na formação inicial nos cursos de Pedagogia; compreender as questões envolvendo o letramento científico e como se dão os processos educativos; refletir sobre o ensino de ciências sob a ótica dos principais teóricos da área, além da Base Nacional Curricular (BNCC), e por fim, apresentar algumas práticas existentes no ensino de ciências. Destacamos que a formação docente é essencial para que o trabalho pedagógico seja desenvolvido com sucesso no que tange ao processo de ensino e aprendizagem e que a Ciência não está apenas na sala de aula, mas onde os alunos enfrentam situações cotidianas, onde a Ciência existe. Assim, concluímos que, apesar da forte presença dos livros didáticos, um ensino de ciências que venha suscitar a curiosidade, criatividade para enfrentar as problemáticas da humanidade, vontade de aprender sempre mais, pensar de forma diferente, gerando resultados diferentes, é o que esperamos e são alguns dos objetivos que nós professores devemos compartilhar com nossos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Caracterização da produção acadêmica sobre Alimentação Escolar(2022-07-29) FAVACHO, Amanda Irene de Campos; CABRAL, Maria da Conceição Rosa; http://lattes.cnpq.br/6960454497062570O presente artigo teve como finalidade identificar e caracterizar a produção acadêmica brasileira sobre o tema Alimentação Escolar, e identificar a presença do elemento “regionalidade” nos programas de alimentação escolar. Trata-se de uma pesquisa documental na modalidade definida como estado do conhecimento, realizada na plataforma da Scielo, com o recorte temporal de artigos publicados entre os anos de 2015 a 2019. Foram identificados 42 artigos que tratam do tema e entre os principais resultados, observamos que duas revistas tiveram o maior número de publicações, a primeira é a Revista “Ciência & Saúde Coletiva”, seguida da Revista de Economia e Sociologia Rural. No que diz respeito à metodologia usada nas produções, identificamos um maior interesse por pesquisas qualitativas, com uso de entrevistas e formulários, o que é muito positivo. Com relação às temáticas de interesse, há uma predominância na área da “Política de alimentação escolar”, com especial preocupação com a implantação da Lei 11.947/2009. Outra temática de interesse é “O papel do nutricionista”, com foco na importância do profissional na elaboração do cardápio e na avaliação da aceitabilidade. Sobre a presença do elemento “regionalidade” nos programas de alimentação escolar, ainda que a Lei 11.947/2009 estabeleça, nas diretrizes da alimentação escolar, o emprego da alimentação que respeite a cultura e as tradições, identificamos entre os artigos levantados apenas uma pesquisa com proximidade com a categoria “regionalidade”, ao investigar elementos da cultura indígena na alimentação escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de Libras para alunos ouvintes como ferramenta para inclusão de surdos na educação básica do Brasil(2022-12-06) ARAÚJO, Paulo Vitor dos Santos; SILVEIRA, Andréa PereiraO estudo sobre o ensino da Língua de Brasileira Sinais (Libras) para ouvintes, ainda é um território pouco explorado pela comunidade acadêmica, por isso este artigo traz para o debate a temática da inclusão social e educacional das pessoas surdas no contexto da Educação Básica. Para isto, será apresentada, de maneira resumida a história da educação dos surdos no Brasil, a fim de discutir os acontecimentos mais relevantes para entendermos o porquê da atual estratégia de ensino dos alunos surdos e de suas implicações sociais. Apontaremos as Leis e Diretrizes implementadas na tentativa de diminuir as desigualdades sociais e educacionais entre alunos surdos e ouvintes. Importantes ferramentas na busca por dias melhores para a comunidade surda. Com os marcos regulatórios demarcados vamos pontuar algumas experiências de sistemas educacionais públicos na implementação curricular da disciplina Libras na educação de alunos ouvintes, na rede regular. Com isso será possível mostrar que é possível ter esta disciplina como um pilar da inclusão socioeducacional dos alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Conclui-se que é possível e necessária a inclusão da disciplina Libras no currículo das redes de ensino público no Brasil, pois este é o caminho do desenvolvimento de uma sociedade mais justa em relação as pessoas surdas, dando a elas a oportunidade de poder se expressar e se comunicar com todos. E, assim, abrir um novo mundo muitos caminhos, descobertas e novas possibilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O público e o privado na educação profissional paraense: um estudo sobre o programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC)(2018-08-07) BARBOSA, Jhanielly Gonçalves; SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos; http://lattes.cnpq.br/9502681594591950Este Trabalho de Curso trata de uma análise sobre a relação entre o Estado e iniciativa privada na educação profissional paraense por meio da parceria estabelecida entre Governo Federal e Sistema “S” para a oferta e execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cujo objetivo foi analisar como se configura a relação entre o Estado e o Sistema S no Pronatec no Pará, via parcerias público-privadas. A metodologia privilegiou a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, para a bibliografia selecionaram-se autores que abordam a temática da educação profissional brasileira e paraense, como: Araújo et al., (2007), Canali (2009), Campêlo (2017); a temática acerca das parcerias público-privadas na educação, tais como: Peroni (2015) e Santos (2012); e sobre o Pronatec: Silva (2017), Rodrigues e Santos (2015). Os documentos selecionados foram: Relatório do SENAC do exercício de gestão de 2014, Relatório da EETEPA Monte Alegre do exercício do Pronatec referente ao ano de 2014. As análises efetuadas neste trabalho revelam que a parceria entre o público e o privado além de estar presente na educação básica, por meio de programas que visam a implementação do modelo de gestão gerencial, também está presente na educação profissional por meio da parceria entre o Estado e Sistema “S” na oferta e execução do Pronatec, no qual é priorizada a formação dos jovens socialmente vulneráveis para atender as demandas do mercado de trabalho por meio de cursos aligeirados, onde o privado é priorizado em detrimento do público por meio da iniciativa de ampliação da capacidade do Sistema “S”, o qual possui uma gestão privada mas a maior parte dos seus recursos vem do público, especificamente, da classe trabalhadora, que não possui uma participação efetiva na tomada de decisões do destino desses recursos. Logo, conclui-se que é necessário lutar por uma educação profissional que seja efetivamente pública, gratuita e de qualidade, que forme o estudante-cidadão-trabalhador sob a perspectiva de uma educação politécnica de forma crítica e reflexiva em todas as áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A classe multisseriada e o ensino de matematica: relato de experiência em uma escola da zona rural de Cachoeira do Arari(2019-09-02) XAVIER, Joelma Azevedo; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902O presente estudo apresenta um relato de experiência do ensino de matemática para uma classe multisseriada do primeiro ciclo do ensino fundamental, em uma escola da zona rural do município de Cachoeira do Arari, situado na ilha do Marajó, no Estado do Pará. A abordagem metodológica adotada se inscreve na revisão bibliográfica, que possibilitou encontrar os saberes relacionadas com o tema. Assim os autores referenciados nesse relato dão o suporte teórico ao desenvolvimento da experiência e ao relato aqui consolidado. Ao final desse relato compreende-se que ser professor de uma classe multisseriada de escola do campo, vai além de ensinar os alunos, pois se entende que seja necessário fazer a diferença, respeitando a existência de tempos e modos diversos de ser, viver e produzir. E que modelo de ensino seriado e multisseriado precisa ser (re)visto. Todavia, não se pode perder de vista a complexidade do cenário das escolas do campo. Os problemas enfrentados por essas escolas vão além do que acontece nas salas de aulas e estão relacionados com o projeto de educação e de sociedade, em vigor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interação como instrumento de aprendizagem na educação infantil: um estudo de caso em uma escola sociointeracionista no centro de Belém/PA(2019-06-27) MONTEIRO, Tamires Shirlene dos Santos; FREIRE, Brennda Valléria do Rosário; http://lattes.cnpq.br/8793285817440471A criança nasce inserida em uma determinada sociedade e tempo histórico, ao possuir relações com o meio onde vive, descobre um mundo que contribui com o desenvolvimento humano através das experiências interativas. Essas interações possibilitam a aprendizagem e a construção de identidade da criança como ser social e histórico que faz parte de uma cultura, fato que confirma a importância de discutirmos como o sociointeracionismo de Vygostsky contribui à Educação Infantil. O estudo tem por objetivo compreender as implicações das relações estabelecidas em uma escola sociointeracionista de Belém/PA no desenvolvimento da criança na educação infantil. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e estudo de caso. As análises possibilitaram compreender o processo de aprendizagem das crianças a partir da teoria sócio-histórica, e identificar as características de uma escola sociointeracionista através de um estudo de caso em uma escola no centro de Belém, como também descrever as ações pedagógicas dos professores sociointeracionistas no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil a partir do estudo de caso. Por fim, conclui-se que a escola com base no sociointeracionismo de Vygotsky possibilita de maneira mais completa a formação da criança, permitindo-a que se torne e se construa como pessoa para além dos muros escolares, confirmando-se como sujeito no espaço social onde vive.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base(2018-12-17) AQUINO, Perla Sofia Andrade de; CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife; http://lattes.cnpq.br/1399644816577073; https://orcid.org/0000-0003-0204-8879Este trabalho apresenta uma análise das práticas direcionadas à turma de Segurança do Trabalho/2016 do IEEP a partir do Documento base do PROEJA. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, de cunho qualitativo, devido à subjetividade referente à relação das práticas acompanhadas, através do estágio propiciado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Ademais, os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante, a entrevista não-diretiva com os coordenadores pedagógico e de curso, e levantamento bibliográfico, com base nos estudos de Freire (1983), Arroyo (1986), Haddad (2000), Ciavatta (2005) e Libaneo (2001). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é explicitar a contradição entre as práticas desenvolvidas na realidade do curso e os princípios propostos pelo Documento base. Os objetivos específicos são: analisar a relação entre as propostas presentes no Documento base e as práticas no curso; expor os fatores consequentes das contradições evidenciadas, mediante as informações concedidas pela entrevista; e por fim, apresentar sugestões para minimizar a problemática. O estudo demonstrou a importância da articulação entre a coordenação pedagógica, coordenação de curso e corpo docente, para o planejamento e desenvolvimento de ações que contribuam para efetividade dos princípios e objetivos do PROEJA, visando proporcionar o acesso e permanência, a formação integrada dos estudantes e a formação contínua dos professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças(2018-09-18) LOPES, Ana Luiza de Oliveira; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383O presente trabalho tem como tema escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em que ressaltamos sobre a Educação, buscando mostrar a relação existente entre escola e família, e a importante relação para o sucesso da aprendizagem da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram à observação e a entrevista semiestruturada realizada com o diretor, cinco professores e dez pais/mães ou responsáveis dos alunos das do 1º ao 4º ano das series iniciais do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, localizada na cidade de Castanhal Pará. Por meio da entrevista realizada com o diretor, professores, pais/mães ou responsáveis, percebemos a importância de ter uma relação harmoniosa entre a escola e a família, para que as crianças possam ter um maior avanço no desenvolvimento e sucesso nos rendimentos escolares. Buscamos saber em que em que termo ocorre à relação entre a escola e a família nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Castanhal. Em resposta ao problema, quais os fatores que contribuem para o distanciamento entre a família e a escola, o que une ou separa? E o que pode ser feito para que a escola consiga trazer a família para próximo de sí e juntas, embora desempenhando papeis específicos possam auxiliar na busca por um melhor rendimento escolar das crianças. Com a pesquisa percebemos que essa parceria é de extrema importância para a vida da criança, possuindo grande relevância no processo de ensino aprendizagem dos alunos, possibilitando assim um bom rendimento escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As funções do coordenador pedagógico na escola(2019-09-02) SILVA, Daniely Sena da; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902O objetivo desse artigo é tecer considerações sobre suas funções do coordenador pedagógico, discutindo os aspectos que envolvem sua ação cotidiana no ambiente escolar. Essa intenção se justifica a partir da perspectiva de compreende-lo como um agente fundamental no cotidiano escolar, uma vez que deve buscar a integração de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico esse artigo se caracteriza como de revisão bibliográfica, por meio de pesquisa em fontes nacionais, que constaram de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos, artigos e livros acerca das funções da coordenação pedagógica. Compreende-se que o Coordenador Pedagógico no desenvolvimento de suas funções e relevância no espaço escolar, podem contribuir significativamente para a mudança desse panorama, atuando de forma fundamentada e democrática na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O jogo digital se-pa-re como ferramenta educacional para o processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental(2019-05-07) LOBO, Helen Tatiana Ataide; FREIRE, Michelle Moraes; http://lattes.cnpq.br/8949371307936924Reconhece-se em que o mundo atual, a nossa sociedade está cercada de tecnologias, sejam por meio de computadores ou celulares... e por que a educação ainda é estagnada em um molde tradicional onde há a sala de aula, carteiras enfileiradas, quadro branco (ou quadro de giz), sendo que estamos em uma era digital e que a educação pode utilizar a tecnologia e a Gamificação a seu favor para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo descrever a experiência e a utilização do software educativo SE-PA-RE, com temática ambiental, como uma ferramenta que possa auxiliar o processo de ensino e aprendizagem com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Salesiana do Trabalho (EST). A atividade foi realizada na sala de informática da EST, e os dados obtidos desta pesquisa foram analisados de forma quanti-qualitativa, tendo como base a observação e registros realizados pela pesquisadora. O software SE-PA-RE foi recebido e avaliado pelos alunos e professores, consumando a tendência da modernização da educação e do ensino e aprendizagem.