Faculdade de Educação - FAED/ICED

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O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.

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  • Trabalho de Curso - Graduação - Relato de experiênciaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologias ativas de aprendizagem: o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil
    (2024-11-04) COSTA, Betânia Magda Nascimento; FERNANDES, Zenilda Botti
    Este estudo aborda sobre metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil, com ênfase na brincadeira como para o seu desenvolvimento. A pesquisa destaca a importância da brincadeira no contexto educativo, demonstrando como ela pode facilitar o desenvolvimento de habilidades cruciais nas crianças, como a autonomia, a criatividade e a capacidade de solucionar problemas. O estudo explora como atividades lúdicas promovem aprendizagem por descoberta, permitindo que as crianças se tornem agentes ativos no próprio processo educacional. A metodologia de pesquisa se deu por meio de observação e análise qualitativa em ambientes de educação infantil, e atividades tais como a brincadeira, onde elas possam ser estimuladas a experimentar diferentes formas de usar objetos, explorar suas propriedades, e encontrar soluções criativas para problemas simples que a mesmas definem ou encontram. O referencial teórico baseia-se em Buss e Mackedanz (2017) que ressaltam que a metodologia ativa pode estimular, integrar e motivar as crianças no contexto educacional; e nos autores Paiva e Santos (2021) afirma que a metodologia ativa utilizada na educação infantil é a aprendizagem por meio de projetos, onde a criança é desafiada a realizar tarefas e solucionar desafios, levando em consideração a realidade no qual está inserida. Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil, 2017), as crianças se desenvolvem em situações em que elas desempenham o papel ativo. Os resultados demonstram que as metodologias ativas, centradas na experimentação e exploração, são essenciais para um ensino efetivo na primeira infância, preparando as crianças para os desafios futuros e cultivando habilidades essenciais para a vida toda. Conclui-se que estimular a curiosidade, a criatividade, contribuem para o desenvolvimento de habilidades críticas, promovendo aprendizagem significativa e duradoura, desenvolvendo também, habilidades socioemocionais e preparando para a vida.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Um relato sobre a experiência em estágio supervisionado de gestão e coordenação pedagógica
    (2023-12-19) OLIVEIRA, Isabela de Sousa; SOUSA, Celita Maria Paes; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
    Este artigo tem a intenção de relatar as atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio em Gestão e Coordenação Pedagógica na Universidade Federal do Pará, considerada uma disciplina obrigatória do curso de Pedagogia. Sendo assim, no quinto semestre do curso, tivemos a oportunidade de ir a campo, observar a realidade da escola pública no município de Belém, mais precisamente na área de gestão e coordenação pedagógica. Pretendemos compartilhar nossas reflexões e os ensinamentos os quais adquirimos com essa vivência. Para construção do relato, utilizamos como aporte metodológico os registros do diário de bordo e análises bibliográficas, de autores como: Azevedo (2007), Santos (2007), Satiro (2020) entre outros. No que tange os resultados obtidos, pode-se citar os ensinamentos e experiências irreparáveis à nossa formação acadêmica, o que acarretaram mudanças, sendo nos planos profissionais e em concepções relacionadas à prática do coordenador pedagógico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A prática pedagógica em ambiente não escolar: um olhar sobre as atribuições do pedagogo no Ministério Público Estadual do Pará
    (2024-11-01) SILVA, Diegon Carvalho da; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de identificar e analisar as atribuições de um profissional de Pedagogia no âmbito do Ministério Público estadual do Pará. Para tanto, é realizada uma reflexão de que o educador não está limitado somente aos muros da escola, pois a necessidade de práticas educativas em ambientes não escolares tornou-se fundamental com as mudanças em nossa sociedade. Além disso, é abordado o conceito de pedagogia jurídica, as legislações e documentos que embasam as atividades destes profissionais no MPPA, relatando a atuação de uma Pedagoga na Promotoria da Infância e da Juventude de Icoaraci. Como resultado, destaca-se a importância de mencionar que o educador está presente nos diversos campos de atuação, neste caso, atuando na garantia dos direitos fundamentais às crianças e adolescentes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - Relato de experiênciaAcesso aberto (Open Access)
    Explorando a matemática através do jogo da adedonha: relato de experiência sobre o estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-11-04) CORDOVIL, Crislane Pereira; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    Este relato aborda a utilização do lúdico no ensino da matemática básica, especificamente através do jogo "Adedonha da Matemática", com o objetivo de facilitar o aprendizado das quatro operações básicas entre alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi motivada pelas dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação às operações matemáticas e buscou integrar estratégias lúdicas que tornassem o aprendizado mais prazeroso e eficaz. O referencial teórico enfatizou a relevância da utilização de recursos e métodos, sendo um deles os jogos, través dos quais os alunos desenvolverão “o pensamento lógico [...], que é o produto da atividade mental da criança e o trabalho com objetos é o suporte para a construção desse pensamento” (SILVA, 2014, p.30). A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa ao qual envolveu um estudo bibliográfico e de campo, com observações em sala de aula, entrevistas e análise de documentos pedagógicos. A atividade "Adedonha da Matemática" foi aplicada com a turma do 4º ano, promovendo uma revisão lúdica dos cálculos e estimulando o trabalho em equipe. Os resultados mostraram que a utilização de jogos e brincadeiras no ensino da matemática possibilitou o engajamento dos alunos e a autoconfiança na resolução de problemas matemáticos. A atividade permitiu que o professor identificasse áreas que requeriam mais atenção, além de promover um ambiente colaborativo em que os alunos puderam expressar suas opiniões. Conclui-se que a inclusão de abordagens lúdicas, como a "Adedonha da Matemática", no planejamento pedagógico pode promover o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos, contribuindo para uma educação mais crítica e inclusiva. A experiência teórico-prática do estágio consolidou a compreensão do papel do professor como mediador do conhecimento, sendo essencial para a formação de futuros educadores.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Estratégias e desafios na educação inclusiva, no município de Ananindeua-Pará
    (2024-11-01) ROCHA, Bruna Laíse Rodrigues; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    Este artigo possui como objetivo analisar e refletir acerca dos desafios e estratégias existentes para garantir uma educação inclusiva no município de Ananindeua-PA, com ênfase nos alunos portadores de deficiência. O interesse pela pesquisa justifica-se pelo diálogo com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que trabalham com crianças que precisam de inclusão, além da experiência pessoal em uma escola do município. Para embasar o estudo e discussões, o referencial teórico levou em consideração o processo histórico da legislação sobre inclusão no Brasil, além de autores como, Figueira (2017), Menezes; Santos (2001), dentre outros. A metodologia utilizada no processo de desenvolvimento do trabalho foi de abordagem qualitativa com entrevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram progressos, mas indicam áreas que ainda precisam de melhorias, evidenciando a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de políticas públicas para assegurar o acesso, permanência e desenvolvimento dos alunos nas escolas da região. Portanto, é necessário que o poder público e todas as autoridades responsáveis pela educação tenham compromisso com eficácia da prática que está na teoria, garantindo que a educação inclusiva não seja apenas um direito formal, mas uma realidade, onde cada estudante possa se desenvolver plenamente e tenha seu direito à educação respeitado e promovido.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação básica pública na pandemia: reflexões e perspectivas sob a ótica da pedagogia histórico-crítica
    (2023-12-29) FEITOSA, Adélia Ibernon; GIORDANO, Rosely Cabral; http://lattes.cnpq.br/3977027318552018 País de Nacionalidade Brasil
    O artigo reflete sobre os impactos impostos à Educação Básica pública brasileira durante e após o período da pandemia da Covid-19, sob a ótica da teoria pedagógica histórico-crítica de Saviani. A pesquisa, de caráter exploratório, com base na pesquisa bibliográfica e documental e abordagem qualitativa, tem como questão central: quais reflexões e oportunidades as experiências relativas ao período pandêmico trazem para o cenário da Educação Básica pública brasileira? Concluímos que, para além dos resultados desastrosos (relativos à aprendizagem, abandono, evasão) e do desfinanciamento da educação, o ensino remoto foi um engodo com o propósito de consolidar, cada vez mais, o ideal neo/ultraliberal de implantar o ensino a distância (EAD) na educação básica, sobretudo no Ensino Médio, convergindo para a desqualificação da educação, abandono e evasão escolar, que segregam e ampliam as desigualdades sociais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O cinema e as perspectivas de diálogos com a educação e a infância
    (2024-11-01) CUNHA, Thássia Gabrielly Medeiros da; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
    Este trabalho surge como resposta à necessidade de explorar o potencial educativo do cinema e promover reflexões sobre a infância como construção social a partir do Projeto de Extensão "Percursos Imagéticos da Infância: cinema, educação e diálogos contemporâneos”, desenvolvido no Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA). Com o objetivo estimular os discentes e professores da educação básica a perceber o cinema como uma importante linguagem que pode ser utilizada na sala de aula. Sua metodologia inclui seleção criteriosa de filmes, sessões de estudo e oficinas pedagógicas, visando capacitar professores e discentes na análise cinematográfica e produção audiovisual. Fundamentado em autores como Bergala (2006), Costa (2013), Corsaro (2011), Delgado e Muller (2005), Ferreira (2018), Fresquet (2017), Sarmento (2007). Os resultados destacam o impacto positivo na percepção do cinema como potencial educacional
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Sarau cultural como ferramenta pedagógica para o ensino de libras: relato de experiência com ouvintes na educação básica
    (2024-11-01) SOUSA, Mayra Luiza Cardoso de; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua visual fundamental para a comunicação da comunidade surda no Brasil, facilitando sua participação na sociedade. Este estudo explora os obstáculos e as abordagens para o ensino de LIBRAS no contexto da educação básica, com ênfase em estudantes ouvintes. Considerando a relevância de ensinar LIBRAS tanto para surdos quanto para ouvintes, como parte de um processo inclusivo, foram analisadas estratégias para promover essa língua em instituições de ensino público. Por meio de uma metodologia qualitativa, investigamos a iniciativa Sarau Itinerante: Contos e Recontos da Amazônia, desenvolvida pela Liga Acadêmica de Pesquisas Educacionais na Amazônia (LAPEA). A análise revelou que os alunos ouvintes mostraram-se interessados e capazes de aprender LIBRAS, embora obstáculos significativos tenham surgido. Os resultados reforçam a necessidade de práticas inclusivas que assegurem o acesso equitativo à educação. Portanto, para que o ensino de LIBRAS seja eficaz, é necessário superar esses desafios, promovendo a inclusão e o crescimento pleno de todos os estudantes da educação básica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Os impactos socioambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos na cidade de Belém do Pará no período de 2016-2022
    (2022-12-06) FREITAS, Tatiane Vieira de; SILVEIRA, Andréa Pereira; http://lattes.cnpq.br/6174527019071136
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contação de história: como ferramenta de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil
    (2024-10-31) ARAÚJO, Márcia Cristina de Moraes; SOUZA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
    Este trabalho aborda o uso da contação de história como estratégia pedagógica para promover a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. A pesquisa parte da premissa de que crianças com TEA possuem desafios específicos na comunicação e na interação social, exigindo metodologias adaptadas para favorecer seu desenvolvimento e integração. A contação de história é apresentada como um recurso inestimável por possibilitar a melhoria das habilidades sociais e da linguagem, além de estimular a imaginação e proporcionar um ambiente acolhedor. O estudo destaca a importância de adaptar as narrativas e recursos pedagógicos às necessidades das crianças com TEA, considerando suas sensibilidades sensoriais e a tendência a aceitar e vivenciar as rotinas. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico e documental. Entre os objetivos específicos, o trabalho busca discutir sobreo potencial da contação de história como prática pedagógica no processo de inclusão; analisar o papel da de história como auxiliar na integração social das crianças com TEA. A legislação vigente sobre inclusão é discutida, destacando a necessidade de preparar escola e professores para acolher essas crianças de forma eficaz. O estudo conclui que a contação de história não apenas estimula o aprendizado, mas também facilita a inclusão por meio de atividades lúdicas. A mediação do professor é fundamental, exigindo preparação e empatia para lidar com os desafios apresentados por crianças com TEA. A pesquisa sugere ainda a importância de ambientes educacionais adequados e de estratégias pedagógicas que respeitem as particularidades de cada criança.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: entre os dispositivos legais e sua efetiva operacionalização
    (2023-12-22) FERREIRA, Lorrayny Silva; CAETANO, Viviane Gislaine
    O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) nas escolas públicas da região metropolitana de Belém. A metodologia da pesquisa se consolidou a partir de uma pesquisa de campo com questionário por meio do Google Forms, a qual se obteve os dados que foram analisados de forma qualitativa, a partir da legislação vigente, as quais normatizam os direitos de alunos da Educação Especial, a partir de documentos como: a Constituição de 1988; o ECA; a LDB; a resolução nº 02/2001; a resolução nº 04/2009; o PNE, além da lei 13.143/2015. Os resultados mostraram que o sistema educacional, no que concerne as práticas pedagógicas, junto à PcD na educação regular, não asseguram uma educação verdadeiramente inclusiva, na contramão da legislação vigente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Resistência e Luta racial: o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental e a importância da etnicidade
    (2024-11-01) ALMEIDA, Lorenna Monteiro; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    O presente trabalho foi realizado a partir da experiência da disciplina Estágio Supervisionado no ensino fundamental, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará(UFPA). Este trabalho se deu por meio de um projeto didático pedagógico que tinha por objetivo destacar a necessidade da disciplina de estágio supervisionado nos cursos de licenciatura e fortalecer a discussão sobre a importância do ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste processo, também alimentou debate sobre a relevância de histórias de pessoas negras, lembrando a importância de valorizar o povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira, assunto trazido ao 3º ano do ensino fundamental no intuito de se voltar para a importância dos povos africanos na formação social, histórica e cultural do meio em que vivem. Portanto, através de atividades participativas e educativas, procurou-se envolver os estudantes em discussões sobre a história e a cultura afro-brasileira, incentivando o respeito e a valorização da diversidade, uma visão mais inclusiva e crítica sobre as desigualdades sociais e raciais ainda presentes. Por fim, pode se deixar evidente que o trabalho só pôde ter êxito com a junção de pesquisa e experiências, sendo a escolarização básica e o estágio na educação, um espaço que pode dar o pontapé inicial e privilegiado para esse aprendizado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A escola em tempos de pandemia: perspectivas a partir do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais
    (2024-11-08) MARÇAL, Valéria Barros dos Reis; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412
    O presente estudo resulta das experiências vivenciadas durante oEstágioCurricular obrigatório do Ensino Fundamental II nos anos iniciais, do Curso de LicenciaturaPlena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O lócus onde se realizouacoleta de dados foi a E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “Santa Mônica”, emSantaBárbara/Pará e teve como público-alvo a turma do 1º ano do ensino fundamental. Objetivadescrever como se deu o processo de ensino e aprendizagem dos(as) alunos(as), duranteoestágio supervisionado em tempos de pandemia. Trata de uma análise qualitativaecomoresultado enfatiza a importância dos estágios supervisionados para a vida acadêmicados(as)discentes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Autorregulação da Aprendizagem na Educação Infantil
    (2024-03-12) CARDOSO, Letícia Ferreira; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345
    Este estudo investigou a construção de mecanismos para promover a autorregulação da aprendizagem em crianças na educação infantil, com ênfase nas atividades mediadas pelo professor. A pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e um levantamento de campo, com coleta de dados por meio de entrevista aberta. A participante foi uma professora com experiência na Educação Infantil, que aplicou algumas estratégias de promoção da autorregulação da aprendizagem. Os resultados mostraram que as atividades promovidas possibilitaram identificar as fragilidades e potencialidades das crianças em suas capacidades de planejar, executar e avaliar. Foi observada certa evolução na turma em relação às suas capacidades autorregulatórias. As atividades desenvolvidas com um propósito final foram identificadas como capazes de promover a autorregulação da aprendizagem, impactando positivamente o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Este estudo contribui para a compreensão da autorregulação da aprendizagem na educação infantil, destacando sua importância e indicando possíveis direções para futuras pesquisas, como o aprofundamento em diferentes abordagens educacionais e uma abordagem multidisciplinar para compreender melhor essa habilidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um olhar sobre a necessidade de prevenção ao abuso infantil: um relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-11-04) BASTOS, Larissa Isabelle Maciel; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    Este relato de experiência descreve a aplicação de um Projeto Didático-Pedagógico no Estágio supervisionado, voltado para a conscientização e a prevenção do abuso infantil, para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, situada na cidade de Belém, Estado do Pará. O projeto teve como objetivos conscientizar as crianças sobre seus direitos, reconhecer comportamentos inadequados e promover a autoproteção. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Brasil (2017, p.29) no eixo vida e evolução que apresenta habilidades referentes a (EF01CI02): “localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos), partes do corpo humano e explicar suas funções.” (EF01CI04): “comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito as diferenças.” O projeto foi estruturado em seis eixos utilizando a metodologia de abordagem qualitativa, executado em duas etapas principais: rodas de conversa e atividades lúdicas. Os encontros iniciavam com rodas de conversa e culminavam com as dinâmicas de grupo e jogos educativos, uso de cartilha entregue a cada aluno tratando da temática, permitindo que os alunos compartilhassem experiências e dúvidas em um ambiente seguro, promovendo a empatia e a compreensão entre eles. O projeto foi aplicado em sua totalidade, cumprindo os seis encontros planejados, totalizando 24 horas de atividades. Conclui-se que a educação básica necessita de um olhar sensível sobre a necessidade de prevenção e conscientização sobre o cuidado com o corpo por um direito universal que tem impacto nas demais fases da vida nas questões relativas à orientação sexual, afetividade e a relação com o corpo a partir da aprendizagem de estabelecer limites saudáveis nas relações interpessoais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Processo de apropriação do sistema de escrita alfabética em alunos com deficiência intelectual
    (2023-12-22) FRANÇA, Mayara Moreira; CAETANO, Viviane Gislaine
    Apesar dos indicadores do censo escolar apresentarem um salto positivo acerca da escolarização e inclusão do aluno com Deficiência Intelectual, ainda restam dúvidas sobre a qualidade educativa durante a permanência desses estudantes na sala comum de ensino. Este artigo objetivou analisar o processo de alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual (DI) na sala comum regular, visando averiguar quais as possibilidades de aprendizagem das habilidades de leitura e escrita em alunos com deficiência intelectual. A fundamentação teórica se deu acerca de autores voltados à alfabetização, como Soares (2003, 2004, 2010, 2020) e Mortatti (2004); e na Teoria Histórico-Cultural, a partir das contribuições Vigotski (1994, 1995, 2022). A metodologia utilizada parte dos preceitos metodológicos da pesquisaação. Os resultados mostraram que é possível que crianças com DI se apropriem dos conhecimentos relativos à apropriação do sistema de escrita alfabética e, por conseguinte, participem socialmente de eventos sociais em que a leitura e a escrita estejam presentes. Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual. Alfabetização.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autoeficácia no contexto acadêmico: estudo de caso de aluno com Transtorno do Espectro Autista
    (2023-12-18) SOUSA, Dyana Maria Resende de; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345
    Autoeficácia é a crença do sujeito sobre a própria capacidade em organizar e executar ações para alcançar suas metas com sucesso. Este estudo tem como objetivo analisar as percepções de autoeficácia acadêmica de um educando com Transtorno do Espectro Autista da rede municipal de ensino de Belém. Para tanto, apresenta-se as principais fontes de autoeficácia, aspectos históricos e legislações com ênfase na inclusão escolar. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Por meio deste, foi possível reunir evidências a respeito das ferramentas que emergem para a promoção da autoeficácia. Tal qual, sugere a ideia do papel fundamental da instituição de ensino na construção de crenças. Cabe salientar a necessidade de outros debates e pesquisas envolvendo e auxiliando a compreensão sobre o papel das crenças de autoeficácia em face aos educandos com TEA.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autismo na educação infantil: desafios e possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas
    (2023-06-19) SILVA, Matheus Moisés dos Anjos da; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
    Este estudo aborda a temática do autismo na educação infantil, explorando os desafios e às possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas no cenário educativo. O objetivo geral é discutir os aspectos que envolvem o ambiente escolar e as práticas docentes desenvolvidas na educação infantil para trabalho junto à criança com TEA, visando proporcionar uma educação de qualidade e que promova a valorização da diversidade e a participação efetiva das crianças com autismo no processo educacional. Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com recorte temporal no período de 2017 a 2022, optou-se por investigar estudos que dialogava com a pesquisa em questão e que tivessem enquanto objeto de pesquisa o processo de inclusão escolar de crianças com TEA em turmas regulares. Como resultado, a pesquisa forneceu orientações e informações importantes sobre o TEA e o desenvolvimento de práticas pedagógicas educacionais inclusivas, visando garantir o desenvolvimento e a participação dessas crianças no ambiente escolar. Este trabalho concluiu-se refletindo que, a inclusão de crianças com TEA na educação infantil requer flexibilização curriculares, estratégias pedagógicas diferenciadas e profissionais da educação capacitados e sensibilizados para promover um ambiente acolhedor e inclusivo, valorizando a diversidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A construção do projeto político pedagógico das escolas de EJA na Diretoria Regional de Educação 05/SEDUC/Pará
    (2024-11-01) SOUZA, Kézia Costa de; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    Este artigo tem por objetivos descrever e analisar o processo de construção do Projeto Político- Pedagógico (PPP) nas escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculadas à Diretoria Regional de Educação (DRE05/SEDUC), por meio de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (FAED/UFPA). A relevância das ações interventivas nesse contexto, se justifica pela demanda oriunda das escolas noturnas por reformulação dos PPP’s, após constatação de que em todas elas o número de alunos tem reduzido significativamente, quer seja pela escassa procura por matrículas nesta modalidade, quer seja pelos índices elevados de evasão e ações didático-pedagógicas improvisadas e desintegradas do todo da instituição. A metodologia de trabalho adotada no desenvolvimento das ações foi a pesquisa colaborativa na qual o grupo de pesquisadores da universidade tomaram tempo para ouvir, observar, acompanhar e perceber a dinâmica das escolas da EJA, contribuindo no processo de problematização e reflexão sobre as práticas pedagógicas de gestão, coordenação, docência e formação continuada e na reformulação dos PPP’s. O referencial teórico levou em consideração três eixos de discussões a partir de Vasconcellos (1995); Veiga (2001); Pimenta (2012), dentre outros. As ações extensionistas possibilitaram a gênese de um movimento de fortalecimento e integração entre as escolas noturnas da DRE5 em torno de um objetivo comum, que resultou na elaboração de um planejamento pedagógico coletivo, a organização de estratégias para a formação continuada das equipes pedagógicas, a reformulação dos PPP’s, ajustes na oferta da modalidade de EJA no bairro e a permanência na busca por melhorias significativas em cada escola.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Isolamento social e ensino remoto: reflexos no processo de alfabetização e letramento de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental
    (2023-06-27) SILVA, Hadrya Maylla Muniz da; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947
    As escolas sofreram grandes impactos por conta da pandemia e às mudanças que ocorreram por orientação do Ministério da Educação (MEC) para todo território nacional, no entanto, as instituições escolares não estavam estruturadas para o ensino remoto, fato que ocasionou problemas educacionais, evasão escolar e um número espantoso de crianças não alfabetizadas. Isto posto, este trabalho tem como objetivo central analisar o processo de alfabetização de alunos que cursaram o 1° ano do ensino fundamental via ensino remoto em uma escola pública no município de Belém, provocado pela pandemia de COVID19. A metodologia tratou-se de uma pesquisa-ação por meio do estágio supervisionado e os procedimentos de coleta e construção de dados foram realizados a partir de observação e plano de aula aplicado em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no município de Belém, no estado do Pará. A análise foi realizada a partir dos conceitos de alfabetização e letramento SOARES (2004), TFOUNI (1994), BARROS (2016) e da teoria histórico – cultural VYGOTSKY (2000, 2007), MOREIRA (1999). Dessa forma, evidenciou-se que a alfabetização foi afetada demasiadamente pela pandemia, cortando a interação social construída dentro da escola e que se faz importante na construção de conhecimento e na aprendizagem das crianças.