Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

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O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O público e o privado na educação profissional paraense: um estudo sobre o programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC)
    (2018-08-07) BARBOSA, Jhanielly Gonçalves; SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos; http://lattes.cnpq.br/9502681594591950
    Este Trabalho de Curso trata de uma análise sobre a relação entre o Estado e iniciativa privada na educação profissional paraense por meio da parceria estabelecida entre Governo Federal e Sistema “S” para a oferta e execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cujo objetivo foi analisar como se configura a relação entre o Estado e o Sistema S no Pronatec no Pará, via parcerias público-privadas. A metodologia privilegiou a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, para a bibliografia selecionaram-se autores que abordam a temática da educação profissional brasileira e paraense, como: Araújo et al., (2007), Canali (2009), Campêlo (2017); a temática acerca das parcerias público-privadas na educação, tais como: Peroni (2015) e Santos (2012); e sobre o Pronatec: Silva (2017), Rodrigues e Santos (2015). Os documentos selecionados foram: Relatório do SENAC do exercício de gestão de 2014, Relatório da EETEPA Monte Alegre do exercício do Pronatec referente ao ano de 2014. As análises efetuadas neste trabalho revelam que a parceria entre o público e o privado além de estar presente na educação básica, por meio de programas que visam a implementação do modelo de gestão gerencial, também está presente na educação profissional por meio da parceria entre o Estado e Sistema “S” na oferta e execução do Pronatec, no qual é priorizada a formação dos jovens socialmente vulneráveis para atender as demandas do mercado de trabalho por meio de cursos aligeirados, onde o privado é priorizado em detrimento do público por meio da iniciativa de ampliação da capacidade do Sistema “S”, o qual possui uma gestão privada mas a maior parte dos seus recursos vem do público, especificamente, da classe trabalhadora, que não possui uma participação efetiva na tomada de decisões do destino desses recursos. Logo, conclui-se que é necessário lutar por uma educação profissional que seja efetivamente pública, gratuita e de qualidade, que forme o estudante-cidadão-trabalhador sob a perspectiva de uma educação politécnica de forma crítica e reflexiva em todas as áreas do conhecimento.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A classe multisseriada e o ensino de matematica: relato de experiência em uma escola da zona rural de Cachoeira do Arari
    (2019-09-02) XAVIER, Joelma Azevedo; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902
    O presente estudo apresenta um relato de experiência do ensino de matemática para uma classe multisseriada do primeiro ciclo do ensino fundamental, em uma escola da zona rural do município de Cachoeira do Arari, situado na ilha do Marajó, no Estado do Pará. A abordagem metodológica adotada se inscreve na revisão bibliográfica, que possibilitou encontrar os saberes relacionadas com o tema. Assim os autores referenciados nesse relato dão o suporte teórico ao desenvolvimento da experiência e ao relato aqui consolidado. Ao final desse relato compreende-se que ser professor de uma classe multisseriada de escola do campo, vai além de ensinar os alunos, pois se entende que seja necessário fazer a diferença, respeitando a existência de tempos e modos diversos de ser, viver e produzir. E que modelo de ensino seriado e multisseriado precisa ser (re)visto. Todavia, não se pode perder de vista a complexidade do cenário das escolas do campo. Os problemas enfrentados por essas escolas vão além do que acontece nas salas de aulas e estão relacionados com o projeto de educação e de sociedade, em vigor.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A interação como instrumento de aprendizagem na educação infantil: um estudo de caso em uma escola sociointeracionista no centro de Belém/PA
    (2019-06-27) MONTEIRO, Tamires Shirlene dos Santos; FREIRE, Brennda Valléria do Rosário; http://lattes.cnpq.br/8793285817440471
    A criança nasce inserida em uma determinada sociedade e tempo histórico, ao possuir relações com o meio onde vive, descobre um mundo que contribui com o desenvolvimento humano através das experiências interativas. Essas interações possibilitam a aprendizagem e a construção de identidade da criança como ser social e histórico que faz parte de uma cultura, fato que confirma a importância de discutirmos como o sociointeracionismo de Vygostsky contribui à Educação Infantil. O estudo tem por objetivo compreender as implicações das relações estabelecidas em uma escola sociointeracionista de Belém/PA no desenvolvimento da criança na educação infantil. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e estudo de caso. As análises possibilitaram compreender o processo de aprendizagem das crianças a partir da teoria sócio-histórica, e identificar as características de uma escola sociointeracionista através de um estudo de caso em uma escola no centro de Belém, como também descrever as ações pedagógicas dos professores sociointeracionistas no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil a partir do estudo de caso. Por fim, conclui-se que a escola com base no sociointeracionismo de Vygotsky possibilita de maneira mais completa a formação da criança, permitindo-a que se torne e se construa como pessoa para além dos muros escolares, confirmando-se como sujeito no espaço social onde vive.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base
    (2018-12-17) AQUINO, Perla Sofia Andrade de; CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife; http://lattes.cnpq.br/1399644816577073; https://orcid.org/0000-0003-0204-8879
    Este trabalho apresenta uma análise das práticas direcionadas à turma de Segurança do Trabalho/2016 do IEEP a partir do Documento base do PROEJA. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, de cunho qualitativo, devido à subjetividade referente à relação das práticas acompanhadas, através do estágio propiciado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Ademais, os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante, a entrevista não-diretiva com os coordenadores pedagógico e de curso, e levantamento bibliográfico, com base nos estudos de Freire (1983), Arroyo (1986), Haddad (2000), Ciavatta (2005) e Libaneo (2001). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é explicitar a contradição entre as práticas desenvolvidas na realidade do curso e os princípios propostos pelo Documento base. Os objetivos específicos são: analisar a relação entre as propostas presentes no Documento base e as práticas no curso; expor os fatores consequentes das contradições evidenciadas, mediante as informações concedidas pela entrevista; e por fim, apresentar sugestões para minimizar a problemática. O estudo demonstrou a importância da articulação entre a coordenação pedagógica, coordenação de curso e corpo docente, para o planejamento e desenvolvimento de ações que contribuam para efetividade dos princípios e objetivos do PROEJA, visando proporcionar o acesso e permanência, a formação integrada dos estudantes e a formação contínua dos professores.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças
    (2018-09-18) LOPES, Ana Luiza de Oliveira; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    O presente trabalho tem como tema escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em que ressaltamos sobre a Educação, buscando mostrar a relação existente entre escola e família, e a importante relação para o sucesso da aprendizagem da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram à observação e a entrevista semiestruturada realizada com o diretor, cinco professores e dez pais/mães ou responsáveis dos alunos das do 1º ao 4º ano das series iniciais do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, localizada na cidade de Castanhal Pará. Por meio da entrevista realizada com o diretor, professores, pais/mães ou responsáveis, percebemos a importância de ter uma relação harmoniosa entre a escola e a família, para que as crianças possam ter um maior avanço no desenvolvimento e sucesso nos rendimentos escolares. Buscamos saber em que em que termo ocorre à relação entre a escola e a família nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Castanhal. Em resposta ao problema, quais os fatores que contribuem para o distanciamento entre a família e a escola, o que une ou separa? E o que pode ser feito para que a escola consiga trazer a família para próximo de sí e juntas, embora desempenhando papeis específicos possam auxiliar na busca por um melhor rendimento escolar das crianças. Com a pesquisa percebemos que essa parceria é de extrema importância para a vida da criança, possuindo grande relevância no processo de ensino aprendizagem dos alunos, possibilitando assim um bom rendimento escolar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As funções do coordenador pedagógico na escola
    (2019-09-02) SILVA, Daniely Sena da; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902
    O objetivo desse artigo é tecer considerações sobre suas funções do coordenador pedagógico, discutindo os aspectos que envolvem sua ação cotidiana no ambiente escolar. Essa intenção se justifica a partir da perspectiva de compreende-lo como um agente fundamental no cotidiano escolar, uma vez que deve buscar a integração de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico esse artigo se caracteriza como de revisão bibliográfica, por meio de pesquisa em fontes nacionais, que constaram de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos, artigos e livros acerca das funções da coordenação pedagógica. Compreende-se que o Coordenador Pedagógico no desenvolvimento de suas funções e relevância no espaço escolar, podem contribuir significativamente para a mudança desse panorama, atuando de forma fundamentada e democrática na escola.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O jogo digital se-pa-re como ferramenta educacional para o processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental
    (2019-05-07) LOBO, Helen Tatiana Ataide; FREIRE, Michelle Moraes; http://lattes.cnpq.br/8949371307936924
    Reconhece-se em que o mundo atual, a nossa sociedade está cercada de tecnologias, sejam por meio de computadores ou celulares... e por que a educação ainda é estagnada em um molde tradicional onde há a sala de aula, carteiras enfileiradas, quadro branco (ou quadro de giz), sendo que estamos em uma era digital e que a educação pode utilizar a tecnologia e a Gamificação a seu favor para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo descrever a experiência e a utilização do software educativo SE-PA-RE, com temática ambiental, como uma ferramenta que possa auxiliar o processo de ensino e aprendizagem com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Salesiana do Trabalho (EST). A atividade foi realizada na sala de informática da EST, e os dados obtidos desta pesquisa foram analisados de forma quanti-qualitativa, tendo como base a observação e registros realizados pela pesquisadora. O software SE-PA-RE foi recebido e avaliado pelos alunos e professores, consumando a tendência da modernização da educação e do ensino e aprendizagem.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A inserção do jogo de xadrez como metodologia de ensino e remição de pena na colonia penal agricola de Santa Isabel do Pará
    (2019-07-10) FIGUEIREDO, Suellen Cordeiro da Silva; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8567141884452588
    O presente artigo, que tem como tema: O Xadrez como Ferramenta de Transformação Metodológica no Sistema Carcerário, surgiu a partir da necessidade de se investigar os benefícios que esse jogo pode oferecer às pessoas privadas de liberdade, partindo da premissa que o xadrez desenvolve aspectos cognitivos, naqueles que desenvolvem a prática do jogo. Dessa forma, para atender os objetivos propostos, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a perspectiva de compreender essa prática através do Projeto Prática Desportiva do Jogo de Xadrez como meio de Remição de Pena, assim conclui-se que o xadrez desenvolve várias habilidades no campo educacional, intelectual, comportamental e social, aumentando a possibilidade de o sujeito repensar suas ações e tomar decisões que venham culminar em um bom retorno a reintegração a sociedade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A relação família e escola na educação infantil
    (2019-07-08) CONCEIÇÃO, Helen Karin Palheta da; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957
    O presente trabalho tem como objetivo realizar levantamento bibliográfico para discutir resultados de pesquisa sobre o papel da relação entre a família e a escola. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, para análise de dados foi aplicada a análise de conteúdo, por meio da técnica de categorização. Dentre os resultados destacam-se as situações-problemas, entre as quais se encontram a rivalidades e culpabilidade, resultando no decréscimo da participação dos pais na escola e a ausência de atividades e propostas que promovam aproximação destas duas instituições. Diante disto, tem-se o desafio de promover novas pesquisas e trazer novas propostas de intervenção para serem trabalhadas com as famílias, com as crianças e com a escola.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Currículo e transversalidade: um olhar sobre a nova legislação
    (2019-07-09) SANTANA, Cintia Wanily Oliveira Mendes; SOARES, Raimunda Lucena Melo; http://lattes.cnpq.br/4770593445189343
    A educação como fator indispensável para o desenvolvimento humano assume um papel de suma importância na vida de todos os indivíduos. Então, pergunta-se: Qual a importância da discussão de gênero e sexualidade na educação escolar, no ensino fundamental? Mediante esse problema central de estudo, pensou-se como objetivo geral compreender a importância da discussão de gênero e sexualidade para a formação escolar, política e social. Entre as fontes bibliográficas destacam-se as obras de Marlucy Paraíso, Dagmar Meyer, Guacira Louro e Michel Foucault. Como metodologia, o estudo baseou-se na perspectiva pós-crítica em educação, deste modo, partiu-se de pistas e suspeitas apontadas por estudiosos afins, para que se pudesse dar movimento a formas outras de refletir sobre o objeto bruto. O estudo permitiu concluir que o currículo, frente às tensões que englobam a vida em sociedade, não pode abrir mão de discutir acerca da multiplicidade, da diversidade e da diferença. Contudo, percebe-se nos tempos atuais a ocorrência do silenciamento da diversidade, do ocultamente da multiplicidade e da exclusão de corpos e identidades. Entende-se que em um currículo há muitos movimentos que assumem caráter políticos ou ideológicos. Diante disso, a formação docente deve inclinar-se para o descobrimento de espaços novos, espaços de resistência e de dissensos, proliferando o desejo e a vontade de potência que impulsiona as ações do profissional da educação. Para que este desejo possa alargar os limites do currículo, dando a ele luz voz, movimento, sexualidades, gêneros e transversalidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reformas educativas no ensino médio na perspectiva da história da educação comparada no Brasil
    (2019-07-11) SANTOS, Nayse Mayara Silva dos; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612; https://orcid.org/0000-0002-9975-9919
    O objetivo geral desta pesquisa visa compreender as reformas educativas efetivadas no âmbito do Ensino Médio, em dois períodos distintos da História da Educação no Brasil (Estado Novo e o momento Contemporâneo). Suas finalidades específicas são: analisar, sob a perspectiva da História da Educação comparada, os propósitos das reformas educativas; identificar os principais aspectos relacionados à organização curricular do Ensino Médio e Secundário em diferentes tempos históricos; identificar e analisar as críticas provenientes dos autores com produção historiográfica sobre as reformas que afetaram esse nível de ensino no Brasil. Quais as finalidades das reformas educativas do Ensino Médio, transcorridas no período de 1930 a 1945 e 2017? Como ficaram estruturadas as propostas curriculares desse nível de ensino a partir das alterações empreendidas por essas reformas? Quais as principais críticas formuladas pelos pesquisadores da área de educação sobre os impactos dessas reformas? Pesquisa realizada em fontes bibliográficas e documentais, apreendidas via acesso virtual por meio da utilização da internet, abrangendo o período histórico de 1930 a 1945 e 2016 a 2018. Seja no período de Getúlio Vargas ou à época de Michel Temer, a oferta ou escassez do ensino de nível médio era parte constituinte da política oficial, já que sua disponibilidade era efetivada de forma desigual, e auxiliava a manter a estrutura social e econômica dos privilégios. Os resultados indicam que tanto no passado como no presente, a escola destinada à formação de nível médio convive com o dilema de ter que profissionalizar a ampla maioria que nela adentra, mas, também, impulsionar a continuidade dos estudos aos poucos que conseguem conclui-la e ingressar nos cursos subsequentes ofertados pelas instituições de ensino superior.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais
    (2019-07-10) SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412
    O presente artigo aponta para as dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais. A problemática na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais se constitui num desafio a ser vencido pelos docentes, sempre preocupados em trabalhar metodologias de ensino, que facilitem o nível de apropriação dos alunos. Tem por objetivo geral analisar os fatores pelos quais os alunos encontram dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais e específicos descrever os fatores que contribuem para o aparecimento das dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita e identificar práticas docentes para melhor contribuir nesse processo de aquisição. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2013), sustentada nos aportes teóricos de Smolka (1989), Cafieiro (2005), Souza (2013) no plano conceitual de leitura e escrita; acerca dos fatores que concorrem para as dificuldades na aquisição dos alunos, Brasil (2012), Franchi (2012), Silva (2004) e Salmeron (2013). Como resultado, o estudo sinaliza que são muitos os fatores que causam dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais, mas que estes são mais decorrentes de causas de natureza social e familiar. Contudo, este estudo mostrou ainda que há diferentes práticas docentes que facilitarão esse processo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores
    (2019-07-10) SANTOS, Sulyane Palmeira dos; RODRIGUES, Sônia Eli Cabral; http://lattes.cnpq.br/2051966760901767
    O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para com a formação de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) com vista à inclusão de alunos público alvo da educação especial. Esta experiência ocorreu em uma escola pública de educação básica no município de Belém-Pa, no período de 2016 a 2017, vivenciada como bolsista do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE), vinculado ao projeto “Formação de professores para uma escola inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses. A metodologia persiste no relato das atividades desenvolvidas e revisão bibliográfica dos temas pertinentes aos estudos sobre educação especial e a formação de professores. O PIBID proporcionou experiências excepcionais e, portanto, produtivas durante o processo de formação, dando aos bolsistas oportunidades de percepção, prática e reflexão sobre a importância e necessidade da formação com vista à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da poesia na formação de leitores do ensino fundamental
    (2019-07-19) BARBOSA, Thamires do Socorro; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181; https://orcid.org/0000-0001-7642-7551
    O presente estudo pretende promover uma reflexão sobre a contribuição da poesia no processo de formação de leitores do Ensino Fundamental. Ao apresentar os conceitos de poesia, leitura e formação de leitores compreenderemos de que forma a poesia, de fato, contribui nesse processo de formação do aluno leitor. Para tanto, faremos um diálogo com alguns autores que já trataram de forma direta ou indireta sobre o tema, tais como: Magda Soares (2006), Marisa Lajolo, Regina Zilberman (1995, 1998), Paul Zumthor (1993, 2007, 2010), Maria Cunha (2003) e Vigotsky (2004, 2007, 2014).
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias entre fios e desafios: da educação infantil ao início da vida acadêmica
    (2019-07-10) RAMOS, Josely Oliveira; SILVEIRA, Andréa Pereira; http://lattes.cnpq.br/6174527019071136; https://orcid.org/0000-0003-0914-6957
    Este memorial tem como objetivo abordar pontos importantes da minha vida pessoal e estudantil. Descrever situações ocorridas durante meu processo de escolarização, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino médio até minha Graduação no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Esse trabalho reflete meu interesse de relatar memórias de histórias de vida, das experiências por mim vividas. O memorial encontra-se dividido em três seções. Inicialmente teço considerações sobre o que é um memorial, trato sobre a sua elaboração e conceituação. Na segunda seção relato minha história, descrevo meu processo escolar da Educação Básica ao Ensino Superior, revelando detalhes que foram cruciais para minha formação acadêmica e profissional, a saber: estágio de gestão e coordenação pedagógica; estágio na educação infantil; a monitoria docente e a bolsa trabalho no Mirante do Rio. Na terceira seção, ressalto aspectos da minha formação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pará e aponto os avanços e desafios enfrentados para encerrar esse ciclo formativo, relatando as vivências acadêmicas que foram importantes para minha formação, mesmo enfrentando dificuldades pessoais, a qual também é mais aprendizado, para fortalecer e determinar o que há de ser diferente daqui em diante. Essa formação acadêmica é pautada em constructos teóricos e práticos que subsidiarão a minha atuação profissional e, portanto, são saberes relevantes em minha trajetória
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem
    (2019-06-27) SOUZA, Nair Marielly das Chagas; PENA, Selma Costa; http://lattes.cnpq.br/2595133066254500; http://orcid.org/0000-0001-9795-0958
    O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o projeto “Fábulas Africanas”, utilizado para discussão e reflexão a respeito da metodologia necessária para aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como o papel do professor para que esse aprimoramento seja consolidado. A experiência foi realizada na escola Sesc Ananindeua, local em que atuamos como estagiária. O trabalho foi fundamentado em autores que evidenciam em suas pesquisas o papel do professor como essencial para aprendizagem, como Kramer (2006) que afirma que o objetivo é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos no que diz respeito a educação, bem como atividades essenciais para o avanço no nível de linguagem dos alunos. Na metodologia optou-se pela a análise qualitativa para compreender as atitudes, motivações e comportamentos da turma a qual foi feito o relato, apoiando-se em teóricos que abordam as questões relevantes sobre o processo de linguagem dos alunos. A experiência em sala de aula seguiu as etapas descritas para o projeto e foi realizada em quatro meses. As atividades tiveram por objetivo identificar o nível de escrita de cada aluno e auxiliá-los nesse processo de aprendizagem. Podemos dizer que as etapas do projeto junto com atividades complementares se tornaram eficazes, pois fez com que alguns alunos evoluíssem no nível de compreensão da linguagem oral e escrita. No entanto, é um processo árduo e demorado, visto que os níveis de aprendizagem eram bem diferentes e tiveram três alunos que, mesmo com todas as atividades, não avançaram significativamente, o que aponta que é necessário investir em mais e novas estratégias para o processo de alfabetização.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As práticas educativas na educação infantil e nos anos iniciais: Um diálogo sobre a questão de gênero e suas diferenciações
    (2019-07-08) BOTELHO, Thiago de Figueiredo; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345
    Este artigo trata a temática da questão de gênero e suas diferenciações nas práticas educativas no âmbito da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e busca refletir sobre a ação pedagógica no espaço da sala de aula. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, a partir da Revisão da Literatura por meio da análise de conteúdo com os critérios de categorização e frequenciação do corpus da pesquisa (BARDIN, 1977); foram encontrados 1.621 artigos sobre o tema nos diretórios da CAPES e SciELO, entretanto foram selecionados e analisados 13 artigos no recorte temporal de 2008 - 2018, dialogando com os autores: Bento (2008; 2011),Costa (2001), Jesus (2012), Louro (1997; 2001); Ribeiro (2012), Santos (2009), Scott (1995), dentre outros; além dos documentos de da legislação vigente sobre a temática nesta etapa do ensino. Os resultados apontam ainda que na última década, várias foram as pesquisas referentes à questão de “gênero e educação” na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Fundamental sobre o tema com o desenvolvimento infantil, como também sobre a prática escolar e suas implicações; entretanto percebe-se uma lacuna no contexto da práxis em sala de aula e de políticas públicas de valorização, formação inicial e continuada dos/as profissionais de Educação Básica nas questões de gênero e orientação sexual nesta etapa inicial do processo de ensino-aprendizagem das crianças
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental
    (2019-09-03) CORREA, Keliane de Avelar; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412
    Este estudo foi realizado na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “de Jauacá”, na zona rural do município de Cachoeira do Arari. Teve por objetivo geral investigar a prática pedagógica de uma professora no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula e como objetivos específicos apresentar as falas das 5 crianças em torno das práticas pedagógicas em sala de aula e analisar os excertos de fala da professora X e das crianças. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora e cinco alunos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, onde se apresentam as falas da docente acerca de sua prática pedagógica na alfabetização revelando suas concepções sobre estas, e as falas das crianças em não se perceberem como crianças leitoras com base nessa prática. Como fundamentações teóricas/metodológicas destacam-se os seguintes autores: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). No plano metodológico se constitui numa pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. A pesquisa revelou alguns dilemas na prática pedagógica, com compreensões tradicionais e crítico-libertadoras sobre o processo de alfabetização, como também permitiu ampliar o conhecimento acerca das práticas pedagógicas no processo de ensino - aprendizagem em relação a apropriação da leitura e escrita.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil
    (2019-07-11) SILVA, Joyce Morais da; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657
    Este artigo aborda a temática do lúdico na prática pedagógica no âmbito da Educação Infantil, trazendo à reflexão sobre a ação pedagógica no espaço da sala de aula, a partir do diálogo realizado por meio da aplicação de um projeto de intervenção em uma Unidade de Educação Infantil, em Belém do Pará, na disciplina Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. A metodologia utilizada para elaboração desta pesquisa partiu da abordagem qualitativa, em que se usou a observação da realidade e do registro em diário de campo. Onde tais registros se complementam com a pesquisa bibliográfica, a cerca de autores e de documentos oficiais da legislação brasileira que tratam da Educação Infantil. Os resultados apontam que a ressignificação de saberes, bem como a importância em compreender o papel do lúdico enquanto prática educativa, onde a criança é vista como um sujeito ativo e interativo no que diz respeito ao processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, contribui também no que tange as relações interpessoais com professores e profissionais da escola, pais/responsáveis e principalmente com as crianças, além de respeitar as individualidades de cada sujeito nesta etapa inicial do processo de ensinoaprendizagem das crianças, a Educação Infantil.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tragetória da educação básica à educação superior no curso de pedagogia e a experiência no Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC)
    (2019-08-11) SILVA, Leni Gomes da; REIS, Maria Izabel Alves dos; http://lattes.cnpq.br/0642009853913833
    Este Memorial é um Trabalho de Curso, e o relato da minha trajetória de formação da Educação Básica ao Ensino Superior e profissional, narrando a experiência no Programa a Alfabetização na Idade Certa/PNAIC. O objetivo foi analisar minha trajetória acadêmica e profissional. A metodologia utilizada, foi o memorial acadêmico que busca na memória o regate de um tempo de formação e de trabalho, subsidiado por uma bibliografia.Concluo que a vivência como estudante e professora, possibilitou-me ampliar os olhares sobre a formação inicial e continuada tanto minha, quanto dos professores que coordenei no PNAIC, me levando a compreender que minha trajetória acadêmica e profissional se complementaram na teoria e prática, que a experiência como coordenadora e formadora foi marcante na formação continuada dos professores, onde os desafios de uma educação com qualidade se fazem presente sempre.