Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED
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O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo da literatura a partir das teses e dissertações no período de 2007 A 2017(2018-12-21) SILVA, Evanilde Silva da; REIS, Maria Izabel Alves dos; http://lattes.cnpq.br/0642009853913833Este estudo verifica o que as Teses e Dissertações falam sobre o adoecimento docente, especialmente sobre a prevalência das doenças em professores da Educação Básica no Brasil, no período de 2007 a 2017, e busca identificar nessas pesquisas os fatores que contribuem para a ocorrência de patologias ocupacionais entre estes profissionais, bem como suas causas. Para isto, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, tendo como fonte de dados as Teses e Dissertações sobre adoecimento docente, defendidas nos Programas de Pós–Graduação das Universidades Federais, catalogadas na Base da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no período mencionado. Ao final revisão bibliográfica, os resultados demonstraram que as doenças que mais têm afetado a saúde dos professores da Educação Básica brasileira são a doença mental, o distúrbio de voz e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – DORT, tendo como principais fatores determinantes do adoecimento a condição de trabalho docente, a precarização e a intensificação do trabalho, submetendo os professores ao sentimento de desvalorização profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização científica no ensino de ciências: caminhos e desafios(2018-08-07) OLIVEIRA FILHA, Roselene Hianes; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657Esta monografia é resultado de um trabalho que objetivou desenvolver um estudo sobre Alfabetização Científica no ensino de ciências, mostrando seus caminhos e desafios. Pretende-se expor o ensino de ciências sob a ótica da Alfabetização Científica em paralelo ao ensino de ciências ministrado por professores do ensino fundamental em sala de aula. A metodologia do trabalho decorreu de levantamento bibliográfico, apoiado nos autores Chassot (2003), Krasilchik (1987) Lorenzetti e Delizoicov (2001), Carvalho (2004), Bizzo (2009), além das minuciosas leituras, em busca de mais informações. Utilizou-se, pesquisa de campo, onde foram entrevistados professores do ensino fundamental menor em uma escola da rede pública estadual de ensino, em Belém/PA. Esta pesquisa permite refletir sobre como está sendo trabalhado o ensino das ciências nas escolas públicas. É necessário que professores, educadores busquem metodologias mais eficientes e atrativas para que o trabalho alcance o seu principal foco que são pessoas alfabetizados cientificamente, pois, é através da alfabetização científica que as crianças são possibilitadas de ler o mundo, de compreender o espaço onde estão inseridas e intervir na sociedade, assim, o ensino de ciências pode promover o desenvolvimento amplo da criança e colaborar para a formação de um cidadão crítico e possivelmente solucionador de problemas sociaisTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A associação beneficente de capelania social e o seu papel pedagógico no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade(2018-03-08) AMARAL, Késia Silva da Costa; COELHO, Maria do Socorro da Costa; http://lattes.cnpq.br/0901233719385285Este Trabalho de Curso (TCC) aborda aspectos importantes quanto à garantia da assistência religiosa a pessoa privada de liberdade, prevista na Lei de Execuções Penais (LEP) e em outras legislações. Pretende-se também frisar a importância da implementação da assistência religiosa como método eficaz ressocializador. Entende-se que o sentimento altruísta que a religião proporciona é essencial para a reeducação da pessoa em condição de privação de liberdade. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a Associação Beneficente de Capelania Social e as ações desenvolvidas pela mesma no Cárcere Paraense. Buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: O que é a Associação Beneficente de Capelania Social? Quais ações educativas mais significativas foram desenvolvidas pela referida Associação Social no Centro de Detenção Provisória de Icoaraci visando à reinserção do interno do Sistema Penal na sociedade? Trata-se de um estudo de caso. Quanto à abordagem trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. As técnicas utilizadas para coleta de dados seguiram a seguinte estrutura: revisão bibliográfica, entrevista com o presidente da Associação e pesquisa documental. Conclui-se que a religião é um meio que tem se tornado eficaz no que se refere a ressocialização da pessoa privada de liberdade o que é bem demonstrado nas ações da ABECAS.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atuação da coordenação pedagógica junto aos professores da sala de recursos multifuncionais (SRM) da escola Presidente Costa e Silva: um relato de experiência(2018-12-20) SILVA, Claudete Sales da; CARVALHO, Fabrício Aarão Freire; http://lattes.cnpq.br/6240386868511581; https://orcid.org/0000-0002-4753-2560O presente estudo tem por objetivo compreender o papel e a importância da coordenação pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a partir de um trabalho dentro de uma perspectiva inclusiva no ambiente escolar, bem como identificar as ações desenvolvidas pela coordenação pedagógica, junto aos docentes da sala de recursos multifuncionais (SRM), que visam à inclusão de alunos com deficiência da Escola Presidente Costa e Silva. A fim de obter dados que servissem como aporte, foi conduzida uma pesquisa e intervenção, que resultou neste relato de experiência, fruto de uma experiência vivida pela autora na condição de bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na referida escola, onde houve o acompanhamento das ações da coordenação pedagógica e das professoras da sala de recursos multifuncionais (SRM). Sendo assim, de acordo com a literatura da área e com período de observação na Escola Costa e Silva, os resultados mostraram que o papel da coordenação pedagógica e a sua importância para o desenvolvimento de um trabalho dentro de uma perspectiva inclusiva está em proporcionar um ambiente de aprendizado pautado na formulação de intervenções pedagógicas que valorizem o respeito e incentivem a desconstrução de preconceitos. Por fim o relato mostrou que há na referida escola o desenvolvimento de ações formativas aos professores e alunos sobre a temática da inclusão, como oficinas e palestras, mas que por conta de fatores diversos, internos e externos, estas ainda são pequenas ações, deixando claro que para promover a inclusão nas escolas não basta apenas formular formações ou executar reformas, mas envolve um conjunto de ações e fatores, individuais e coletivos, que influenciam neste processo, e sem o devido apoio governamental e da sociedade não há como desenvolver plenamente um trabalho de inclusão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atuação do coordenador pedagógico no espaço escolar: desafios e possibilidades(2018-08-21) MARQUES, Patricia de Oliveira; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8567141884452588O estudo proposto tem como objetivo compreender a atuação do Coordenador Pedagógico no ambiente escolar. A metodologia se desenvolveu a partir de uma abordagem qualitativa e também um levantamento bibliográfico. Nesse sentido, utilizamos os autores: Paro (2001); Lima (2002); Lima e Santos (2007); Serpa (2011), entre outros, na qual foi trabalhado ao longo do curso de Pedagogia, nos deu suporte para a compreensão do assunto tratado. No decorrer da pesquisa compreendi que a gestão educacional não se faz sozinha, são necessários mecanismos para o seu bom funcionamento, dentre esses mecanismos discuto a importância da formação continuada para o coordenador pedagógico, considerando que não basta apenas o conhecimento de suas funções, mas também, o reconhecimento da sua identidade no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A autonomia de bebês na creche(2018-12-18) PINTO, Thayse Wanzeler; BAHIA, Celi da Costa Silva; http://lattes.cnpq.br/2958323350917968; https://orcid.org/0000-0002-3104-2647O presente artigo busca mostrar os estudos e reflexões sobre as contribuições da Abordagem Pikler para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, que favoreçam o desenvolvimento autônomo das crianças pequenas. Essa abordagem está baseada na compreensão do bebê enquanto sujeito social ativo, e na sua atuação em espaços com os materiais e ambientes coletivos, nas interações com os outros e adultos. O texto possui o objetivo de apresentar os princípios que englobam a abordagem e compreender como a autonomia é desenvolvida na abordagem Pikler. Para tanto, recorri a obras de Emmi Pikler, de suas colaboradoras Judith Falk e Anna Tardos, e de estudiosos de Pikler, como Paulo Fochi e Agnés Szanto-Feder. Esse estudo é de caráter bibliográfico. Inicialmente fiz um levantamento de textos que discutem o desenvolvimento da autonomia em bebês, a partir desse estudo e compreensão da abordagem optou-se por aprofundar apenas as ideias de Emmi Pikler, acerca dos princípios da abordagem de modo a compreender como se dá a construção da autonomia em bebês. A pesquisa realizada permitiu concluir o quanto o professor é importante nesse processo de formação e desenvolvimento, e que ele é um sujeito competente que necessita vivenciar a liberdade de movimentos, para isso é essencial que o ambiente coletivo seja organizado para eles terem segurança em seus movimentos, e momentos de cuidados corporais, que são importantes nessa etapa de desenvolvimento da autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O banco mundial e a política de formação de professores no Brasil(2019-01-11) SOUZA, Lilian Cristina Rodrigues de; SOUZA, Michele Borges de; http://lattes.cnpq.br/2462323736137148; MAUÉS, Olgaíses Cabral; http://lattes.cnpq.br/0118802077232494; https://orcid.org/0000-0002-6012-1432Este artigo visa apresentar as mudanças que estão ocorrendo na educação, o que gera reformas no que se diz respeito à formação de professores e à função dos mesmos. O Banco Mundial (BM) mostra interesses quanto ao ensino em países periféricos, o qual orienta e investe com recursos financeiros ou com documentos orientadores, visando uma adequação da educação aos interesses do capital. O objetivo geral do trabalho é analisar o documento do BM publicado em 2014 e intitulado “Professores excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe”, buscando as possíveis relações com a Política Nacional de Formação de Professores, expressa no Decreto nº 8.752 de 2016. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, dividida em três etapas sendo primeira o aprofundamento do estudo sobre os documentos, a segunda consistiu no levantamento das políticas, planos e ações sobre a formação de professores no Brasil, a partir do ano de 2010, e a terceira buscou identificar os nexos possíveis entre os documentos do BM e a política, planos e ações em vigor. A análise foi feita a partir da análise do discurso utilizando o método de Norman Fairclough (2016). Para o Banco Mundial a qualidade do ensino está relacionada à qualidade do docente, por isso ele destaca a importância de reformas nas políticas de formação de professores, para melhorar a qualidade da educação básica e consequentemente da educação como um todo. A conclusão que se chegou foi que existe uma grande expectativa por parte do Banco Mundial para que os países da América Latina e Caribe sigam e implementem suas orientações, objetivando o crescimento econômico internacional e o papel desses países no mercado mundial, mercantilizando a educação para atingir seu objetivoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil(2018-12-18) SILVEIRA JUNIOR, Paulo Wanderley Figueiredo da; VIANA, Rosely Risuenho; http://lattes.cnpq.br/0454930998633775Este artigo relata as experiências de brincadeiras tradicionais realizadas com crianças entre 05 a 06 anos em uma Unidade Escolar pública, localizada no bairro de Val-de-Cans na Região Metropolitana de Belém/PA. As atividades integraram o projeto “Brincando e aprendendo na Educação Infantil: uma experiência com as brincadeiras tradicionais”, proposto durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil desenvolvido de março a novembro de 2016, como parte formação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, tal como sistematizado por Hatton e Smith (1995), uma vez que parte das interrogações nascidas do contato com os alunos e, posteriormente, dialoga com o universo conceitual dos autores que tematizam o lúdico (NEGRINE, 2016; KISHIMOTO, 2016; SUZUKI, 2009; SALGADO, 2010), as brincadeiras tradicionais (RIBEIRO e EUZÉBIO, 2013; MENEZES, 2014; ALENCAR, 2010) e as habilidades sociais (DEL PRETTE e DEL PRETTE, 2017, CABALLO, 1996). As conclusões preliminares deste estudo, ainda em construção, demonstram que as brincadeiras tradicionais no ambiente escolar contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais nas crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A casa da criança Santa Inês e a mediação de leitura literária(2019-07-19) OLIVEIRA, Glória da Conceição Martins; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181No presente relato de experiência, farei uma reflexão em torno da mediação de leitura literária, tendo como base as ações que desenvolvi na E.E.E.F. Casa da Criança Santa Inês, com alunos de uma turma de 3º ano, durante o período em que cursei a disciplina “Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental”, no curso de Pedagogia da UFPA. Nas ações de mediação trabalhei com a obra Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Tomando como base a carência de experiências com a leitura literária no cotidiano escolar das crianças, a conscientização sobre o preconceito racial e sobre a inclusão, o objetivo maior das ações foi chamar a atenção dos alunos para a prática da leitura enquanto experiência prazerosa, visando proporcionar também a reflexão crítica das crianças. Primeiramente, farei um breve histórico de minhas experiências de leitura para chegar posteriormente às minhas observações durante o Estágio. Para tanto, busquei dialogar com o pensamento de alguns autores que se debruçaram sobre o tema da leitura literária, tais como: Tzvetan Todorov (2009), Antonio Candido (2011), Marisa Lajolo (2005), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A classe multisseriada e o ensino de matematica: relato de experiência em uma escola da zona rural de Cachoeira do Arari(2019-09-02) XAVIER, Joelma Azevedo; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902O presente estudo apresenta um relato de experiência do ensino de matemática para uma classe multisseriada do primeiro ciclo do ensino fundamental, em uma escola da zona rural do município de Cachoeira do Arari, situado na ilha do Marajó, no Estado do Pará. A abordagem metodológica adotada se inscreve na revisão bibliográfica, que possibilitou encontrar os saberes relacionadas com o tema. Assim os autores referenciados nesse relato dão o suporte teórico ao desenvolvimento da experiência e ao relato aqui consolidado. Ao final desse relato compreende-se que ser professor de uma classe multisseriada de escola do campo, vai além de ensinar os alunos, pois se entende que seja necessário fazer a diferença, respeitando a existência de tempos e modos diversos de ser, viver e produzir. E que modelo de ensino seriado e multisseriado precisa ser (re)visto. Todavia, não se pode perder de vista a complexidade do cenário das escolas do campo. Os problemas enfrentados por essas escolas vão além do que acontece nas salas de aulas e estão relacionados com o projeto de educação e de sociedade, em vigor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Condições de oferta e qualidade do ensino do município de Ananindeua-PA no contexto do FUNDEB (2007- 2015)(2018-08-07) NASCIMENTO, Yasmim Edith Carvalho do; CARVALHO, Fabrício Aarão Freire; http://lattes.cnpq.br/6240386868511581; https://orcid.org/0000-0002-4753-2560Este estudo exploratório tem por objetivo analisar a condição de efetividade do ensino em termos de investimento em educação básica da rede de ensino municipal de Ananindeua e suas condições de oferta e qualidade durante o período de vigência do FUNDEB (2007 a 2015). O processo de inquirição que norteou o paradigma de pesquisa foi o quantitativo, sendo organizada de modo a articular informações quantitativa dos indicadores sociais, de financiamento, de oferta educacional e de qualidade do município. Os resultados da pesquisa revelaram que, no período analisado: 1- houve melhora dos indicadores sociais do município expressos pelos dados de números da população total (1,6%), IDHM (0,718 – alto), PIB (12,2%) e PIB per capita (12,1%); 2- houve crescimento das despesas liquidadas da função educação (13,9%) e das despesas empenhadas do ensino fundamental (9,6%) e da educação infantil (151,8%), bem como das receitas do FUNDEB (14,6%); 3- no que diz respeito às matrículas, houve maior crescimento na rede privada de ensino (23,6%, na educação infantil; 17%, no ensino fundamental), quando comparada com a rede municipal (18,8%, na educação infantil; 4,8% no ensino fundamental) e estadual (não obteve uma média de crescimento); no que se refere ao número de escolas, houve maior crescimento na rede particular (30,1%, na educação infantil; 33,2%, no ensino fundamental do que na rede estadual (não obteve uma média de crescimento) e municipal (6,5%, na educação infantil; 19,1%, no ensino fundamental); referente ao número de professores, na educação infantil, a rede municipal apresentou mais crescimento (101), quando comparada com a rede estadual (0) e particular (92), já no ensino fundamental, a rede particular (687) apresentou o maior aumento, comparado a rede municipal (88) e a rede estadual (520); 4- no que se refere ao rendimento escolar, a rede privada de ensino apresenta as melhores taxas (0,5% de aprovação; 14,5% de reprovação e 22,5% de evasão escolar), comparada com a rede municipal (3,4% de aprovação; 11,5% de reprovação e 7,4% de evasão escolar) e estadual (2,9% de aprovação; 11,9% de reprovação e 6,3% de evasão escolar). Quanto aos dados do IDEB, constatou-se que o município conseguiu atingir a maioria das metas estabelecidas. Em que pese os avanços apresentados pelo município - com crescimento dos recursos e seu processo de redistribuição a partir do FUNDEB - em suas condições de oferta e qualidade, nenhuma delas foi plenamente atendida pelo município de Ananindeua. Dada a importância da política de fundo às redes municipais de ensino, faz-se necessário lutar pela sua prorrogação e reestruturação, ampliando a contribuição da União e assim garantirmos a efetividade do direito à educação pública e de qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição da poesia na formação de leitores do ensino fundamental(2019-07-19) BARBOSA, Thamires do Socorro; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181; https://orcid.org/0000-0001-7642-7551O presente estudo pretende promover uma reflexão sobre a contribuição da poesia no processo de formação de leitores do Ensino Fundamental. Ao apresentar os conceitos de poesia, leitura e formação de leitores compreenderemos de que forma a poesia, de fato, contribui nesse processo de formação do aluno leitor. Para tanto, faremos um diálogo com alguns autores que já trataram de forma direta ou indireta sobre o tema, tais como: Magda Soares (2006), Marisa Lajolo, Regina Zilberman (1995, 1998), Paul Zumthor (1993, 2007, 2010), Maria Cunha (2003) e Vigotsky (2004, 2007, 2014).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As contribuições das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no trabalho do coordenador pedagógico(2018-12-21) MONTEIRO, Hérica de Fátima Carvalho; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902; https://orcid.org/0000-0001-9503-9175Levando-se em conta, os avanços das tecnologias da informação e comunicação e as particularidades do trabalho do coordenador pedagógico, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), como ferramenta pedagógica no trabalho do coordenador pedagógico. Trata-se de um artigo de revisão de bibliográfica que tem como autores de referência Moran (2014), Pinto (2013) e Veloso (2011). Por se tratar de uma revisão de bibliográfica, optou-se por refletir descritivamente o que cada autor se posiciona em relação ao tema, apresentando de forma sucinta as atribuições e funções do coordenador pedagógico; O que são as tecnologias da informação e comunicação e como compreende-las; A relevância das TICs para o trabalho pedagógico. Conclui-se que é imprescindível a inserção das tecnologias da informação e comunicação como recursos facilitadores no trabalho do coordenador pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As contribuições de Paulo Freire para pensar a educação popular nas periferias urbanas(2019-01-10) SANTOS, Ingrid Silva dos; VIANA, Rosely Risuenho; http://lattes.cnpq.br/0454930998633775Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da teoria de Paulo Freire para repensar a estruturação da educação, a implementação da educação popular que visa a emancipação das massas populares, tendo como foco entender de que forma a teoria freireana pode contribuir para a emancipação da população periférica através de uma educação periférica com a finalidade de analisar e correlacionar a teoria freireana com as áreas de periferias urbanas visando evidenciar a influência de Paulo Freire na construção de uma educação libertária, emancipatória e popular. A pesquisa bibliográfica é utilizada como ferramenta metodológica que auxiliou na busca de possíveis respostas acerca do método freireano como ferramenta de fortalecimento emancipatório das periferias urbanas. Este artigo pode concluir que Paulo Freire estabeleceu categorias que foram essenciais para o direcionamento da educação popular como instrumento que visa a conscientização e emancipação do ser humano oprimido pelas relações capitalistas e que atualmente se encontram localizados principalmente nas periferias urbanasTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores(2019-07-10) SANTOS, Sulyane Palmeira dos; RODRIGUES, Sônia Eli Cabral; http://lattes.cnpq.br/2051966760901767O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para com a formação de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) com vista à inclusão de alunos público alvo da educação especial. Esta experiência ocorreu em uma escola pública de educação básica no município de Belém-Pa, no período de 2016 a 2017, vivenciada como bolsista do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE), vinculado ao projeto “Formação de professores para uma escola inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses. A metodologia persiste no relato das atividades desenvolvidas e revisão bibliográfica dos temas pertinentes aos estudos sobre educação especial e a formação de professores. O PIBID proporcionou experiências excepcionais e, portanto, produtivas durante o processo de formação, dando aos bolsistas oportunidades de percepção, prática e reflexão sobre a importância e necessidade da formação com vista à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Currículo e transversalidade: um olhar sobre a nova legislação(2019-07-09) SANTANA, Cintia Wanily Oliveira Mendes; SOARES, Raimunda Lucena Melo; http://lattes.cnpq.br/4770593445189343A educação como fator indispensável para o desenvolvimento humano assume um papel de suma importância na vida de todos os indivíduos. Então, pergunta-se: Qual a importância da discussão de gênero e sexualidade na educação escolar, no ensino fundamental? Mediante esse problema central de estudo, pensou-se como objetivo geral compreender a importância da discussão de gênero e sexualidade para a formação escolar, política e social. Entre as fontes bibliográficas destacam-se as obras de Marlucy Paraíso, Dagmar Meyer, Guacira Louro e Michel Foucault. Como metodologia, o estudo baseou-se na perspectiva pós-crítica em educação, deste modo, partiu-se de pistas e suspeitas apontadas por estudiosos afins, para que se pudesse dar movimento a formas outras de refletir sobre o objeto bruto. O estudo permitiu concluir que o currículo, frente às tensões que englobam a vida em sociedade, não pode abrir mão de discutir acerca da multiplicidade, da diversidade e da diferença. Contudo, percebe-se nos tempos atuais a ocorrência do silenciamento da diversidade, do ocultamente da multiplicidade e da exclusão de corpos e identidades. Entende-se que em um currículo há muitos movimentos que assumem caráter políticos ou ideológicos. Diante disso, a formação docente deve inclinar-se para o descobrimento de espaços novos, espaços de resistência e de dissensos, proliferando o desejo e a vontade de potência que impulsiona as ações do profissional da educação. Para que este desejo possa alargar os limites do currículo, dando a ele luz voz, movimento, sexualidades, gêneros e transversalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios à formação educacional de surdos no Brasil e a proposta de educação bilíngue(2019-01-14) ROMEIRO, Adrielle da Silva Santos; DIAS, Daniel Amorim; http://lattes.cnpq.br/9574593965648347De acordo com estimativas do IBGE, dos mais de 207 milhões de habitantes brasileiros, 5,1% possuem deficiência auditiva, 1 milhão são jovens até 19 anos. Mas destes 1 milhão de jovens e crianças surdas, quantos têm tido a oportunidade não somente de ir aescola mas também de ter uma formação educacional que respeite suas especificidades? Este estudo procura Identificar quais os fatores educacionais têm tornado desafiador a formação educacional de pessoas surdas no Brasil em escolas regulares que adotam a proposta de educação inclusiva; para que seja possível evidenciar esses desafios, faço abordagens teóricas sobre a história da educação dos surdos, bem como o direito das pessoas com necessidades especiais à educação, trazendo à tona a realidade do aluno surdo na prática da educação inclusiva. A partir dessa abordagem, trago um relato de experiência por mim vivenciada em uma escola inclusiva de Belém, na qual tive a oportunidade de observar o cotidiano de três alunos surdos na prática da educação inclusiva. Os estudos através deste trabalho evidenciam que ao receber um aluno surdo, a escola precisa assumir um ambiente que garanta o respeito às diferenças lingüísticas desse aluno, para isso, precisa não apenas de professores especializados, ou da presença de um intérprete em sala de aula, mas precisa assumir a importância de se trabalhar a aquisição da linguagem do aluno surdo na língua de sinais: a LIBRAS, respeitando-a como a língua materna e natural dos surdos, para isso, se faz necessária a participação de professores bilíngües, professores surdos e da comunidade surda. E dentro desta perspectiva, as escolas que assumem uma filosofia de educação bilíngüe se demonstram como uma alternativa melhor para garantir esse espaçoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da educação especial sob a ótica do Plano Nacional de Educação 2014/2024(2018-08-24) BRIGIDA, Sara Soares de Santa; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666O tema norteador da presente monografia é a Educação Especial e seus desafios, pois entendemos que a escola tem a função social de promover a educação formal dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, podendo ainda ser substitutivo à educação regular. Desse modo, o objetivo geral do trabalho foi analisar as estratégias contidas na meta 4 previstas no Plano Nacional da Educação 2014/2024 sob à ótica da Educação Especial. Para elaboração da pesquisa foi utilizada uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental, tendo em vista a consecução do objetivo geral do presente estudo. Caracterizei historicamente a questão da educação especial no Brasil e o tratamento dado pela legislação ao longo do tempo. Apresentei, também, os aspectos relacionados com as metas e estratégias elencadas no PNE 2014-2024. A literatura pesquisada me permitiu concluir que a educação especial é uma mudança de paradigma que envolve ações políticas, sociais e pedagógicas, valorizando a diversidade, e, fundamentalmente, trazendo mudanças estruturais para o contexto escolar, tanto nos profissionais como nos processos. Por fim, entendemos que este estudo é apenas uma pequena contribuição frente ao grande desafio da comunidade acadêmica, profissionais da educação e das políticas públicas em trazer soluções tangíveis no sentido de implementar de forma global a escolarização estudantes com necessidades especiais, entretanto, achamos mais importante foi o fato de problematizarmos todo esse discurso que vem preconizado no PNE 2014-2024 na busca do reconhecimento e na garantia das conquistas históricas dos movimentos sociais e dos direitos humanos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará: algumas reflexões(2019-01-11) SOUSA, Sheila Gomes Carneiro; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902; https://orcid.org/0000-0001-9503-9175Este trabalho busca refletir sobre a formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará, tendo no eixo principal a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT). Caracteriza-se como de revisão bibliográfica e documental. A partir das leituras é possível identificar as concepções teóricas sobre a formação continuada docente. Apresenta a formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará, tendo no eixo principal a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A desnutrição na aprendizagem: fatores e consequências(2019-07-11) MAIA, Carla Danielle dos Santos; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657Artigo é apresentado como trabalho de conclusão de curso, requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade federal do Pará. Tem por objetivo abordar a desnutrição e fome como fatores que dificultam a aprendizagem e explicitar suas consequências na educação. Conceituando a desnutrição, a fome e a aprendizagem percebe-se a relação entre eles e como a desnutrição afeta o desenvolvimento físico e cognitivo do aluno, sendo assim, uma consequência grave de curto e/ou longo prazo. A importância da escola também é discutida através de uma pesquisa de cunho qualitativo em uma escola estadual localizada na cidade de Belém, buscando conhecer a intervenção no quadro clínico do aluno e a postura das professoras perante a desnutrição. Mostra como a desnutrição afeta o aluno e a importância da escola e do estado na intervenção.