Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED
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O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tempo e memória: a construção da prática docente no município de Marituba(2017-11-27) SOARES, Mege Maria de Melo; LIMA, Maria Lúcia Chaves; http://lattes.cnpq.br/2883065146680171; https://orcid.org/0000-0003-3062-2399Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões do cuidar e educar na educação infantil: um debate sobre o papel da creche a partir do século XX(2018-01-11) BASTOS, Isabeli Cristina Oliveira; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854XO presente Trabalho de Curso apresenta algumas reflexões acerca das ações do cuidar e educar na Educação Infantil, e especificamente no trabalho das creches que atendem crianças bem pequenas. As reflexões desse estudo subsidiaram no que concerne a uma retrospectiva histórica e legal das ações redimensionadas a creche. Apesar, das várias pesquisas na área pode-se perceber que ainda há um distanciamento entre teoria e prática no que se refere ao trabalho com crianças nos espaços coletivos. Nesse sentido, no que regulamenta leis e documentos oficiais, o cuidar e o educar devem ser trabalhados em conjunto, no entanto, na ambiência da creche ocorrem, em maioria, a dicotomização e a sobreposição dessas ações. A problematização do trabalho se refere sobre a relação confusa entre as ações, e uma crítica que há em relação ao papel desenvolvido pelas creches historicamente, de que as mesmas vêm desenvolvendo ações com base em concepções assistencialistas, sendo oferecida, em sua maioria, a população economicamente desfavorável. De acordo com Kramer (2011) na creche ocorre uma educação compensatória em que é uma forma dar assistência à população mais pobre, nisso, o estímulo cognitivo torna-se uma necessidade secundária. O debate surge com intuito de superar a dicotomia entre cuidar e educar, que a creche enquanto uma instituição que adentra a primeira etapa da educação básica promova experiências que desenvolvam integralmente o ser criança. O objetivo do trabalho vem investigar relação do cuidar e educar na Educação Infantil enfatizando a trajetória das creches a fim de encontrar as ações norteadoras do trabalho dessas instituições. O objetivo geral é: discutir à luz de alguns autores o papel e o significado de cuidar e educar na creche a partir do contexto histórico e legal. Os objetivos específicos são: apresentar uma retrospectiva do levantamento histórico e legal da creche; levantar o contexto histórico da consolidação da creche no Brasil; discutir como a legislação se organizou na regulamentação da creche; e por fim trazer o debate através de autores sobre o cuidar e educar na educação infantil. A metodologia para a realização deste trabalho fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa e o tipo de pesquisa é Revisão Bibliográfica, ou seja, para a realização desta reflexão das ações que norteiam as creches, foram utilizadas outras obras de autores que já mencionaram este tema. O resultado sobre a reflexão detém avanços significativos nas práticas pedagógicas voltadas à creche, no entanto, há algumas dificuldades no que se compete a viabilização do trabalho conjunto das ações, como por exemplo, a formação de professores. Por isso, esta pesquisa é importante para o exercício de reflexão para a prática de profissionais que atuam nos espaços coletivos e que formam crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A associação beneficente de capelania social e o seu papel pedagógico no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade(2018-03-08) AMARAL, Késia Silva da Costa; COELHO, Maria do Socorro da Costa; http://lattes.cnpq.br/0901233719385285Este Trabalho de Curso (TCC) aborda aspectos importantes quanto à garantia da assistência religiosa a pessoa privada de liberdade, prevista na Lei de Execuções Penais (LEP) e em outras legislações. Pretende-se também frisar a importância da implementação da assistência religiosa como método eficaz ressocializador. Entende-se que o sentimento altruísta que a religião proporciona é essencial para a reeducação da pessoa em condição de privação de liberdade. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a Associação Beneficente de Capelania Social e as ações desenvolvidas pela mesma no Cárcere Paraense. Buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: O que é a Associação Beneficente de Capelania Social? Quais ações educativas mais significativas foram desenvolvidas pela referida Associação Social no Centro de Detenção Provisória de Icoaraci visando à reinserção do interno do Sistema Penal na sociedade? Trata-se de um estudo de caso. Quanto à abordagem trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. As técnicas utilizadas para coleta de dados seguiram a seguinte estrutura: revisão bibliográfica, entrevista com o presidente da Associação e pesquisa documental. Conclui-se que a religião é um meio que tem se tornado eficaz no que se refere a ressocialização da pessoa privada de liberdade o que é bem demonstrado nas ações da ABECAS.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da música e a educação: a sua inserção no currículo da educação básica ao longo da história(2018-06-14) MARQUES, Rosangela Caetana; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854XEste artigo tem como foco o ensino da música e a sua relação com a educação. Estaremos analisando a partir da perspectiva histórica e legal, como o ensino da música foi sendo inserido na educação formal no Brasil. O contexto de inserção da música no texto será abordado considerando as principais leis no campo da educação e de que maneira esses aspectos consideram a sua articulação no currículo da educação básica. Para aprofundamento do debate nas últimas décadas, recorremos aos seguintes documentos, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio (PCN/1997), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI/1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). Apesar da música está inserida no contexto histórico da civilização e ser reconhecida como grande ferramenta para o desenvolvimento do ser humano, ela é desvalorizada na educação na educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2018-07-12) SOUZA, Érica Tatiana Noronha de; RODRIGUES, José Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/1822879860239445O presente Trabalho de Curso (TCC) aborda a temática dos métodos e recursos utilizados para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando as concepções e tendências que os envolvem. Tem como objetivo mostrar as metodologias e recursos para o ensino de matemática nessa etapa de escolaridade, tornando-se necessário uma abordagem dos conteúdos matemáticos, dos métodos e recursos adotados pela rede de ensino. O trabalho baseou-se primeiramente em um levantamento bibliográfico de alguns autores que serviram como referenciais teóricos para dar fundamentação na discussão do tema. No segundo momento, realizou-se uma coleta de dados, tendo como sujeitos da pesquisa duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Os resultados demonstraram uma melhora no processo de ensino da matemática na referida fase de escolarização das professoras com a introdução dos métodos e recursos adotados. Conclui-se que a escolha dos mesmos não é tão simples quanto parece no primeiro momento. O ensino de matemática precisa levar em conta seu público-alvo para identificar de forma mais ampla às especificidades de cada nível de escolaridade do ensino para as crianças, possibilitando que as mesmas possam desenvolver suas capacidades cognitivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do agente penitenciário no Estado do Pará(2018-07-16) PAES, Bárbara de Nazaré da Silva; COELHO, Maria do Socorro da Costa; http://lattes.cnpq.br/0901233719385285O presente trabalho de conclusão de curso se propôs a conhecer a formação profissional ofertada aos agentes penitenciários no estado do Pará e o perfil destes, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, foi possível assim produzir contribuições acerca da formação do agente penitenciários bem como vislumbrar os desafios e dificuldades enfrentados por estes profissionais, tendo sido evidenciada a importância do trabalho deste dentro do sistema penitenciário, através do desempenho de suas atribuições e principalmente como mediador de reinserção social do recluso, apesar da profissão desde seus primórdios não receber o devido reconhecimento social que merece.Considera-se que a função do agente penitenciário deve ser melhor vista e valorizada pela sociedade, melhor atendida pelas políticas públicas e legislativas, a fim de que este venha a contribuir, a partir de ações positivas no meio carcerário, com a humanização da pena, a ressocialização e a reintegração social dos sujeitos em situação de privação de liberdade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As políticas públicas e suas contribuições para o enfrentamento do trabalho infantil no estado do Pará(2018-07-19) BARRIGA, Yanne Cristine Cruz; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016O presente trabalho analisa as contribuições das políticas públicas para o enfrentamento ao trabalho infantil no Estado do Pará. O termo trabalho infantil, nesse trabalho, é referenciado nas legislações brasileiras como a Lei nº 8.069/90, Constituição Art. 227, e na legislação internacional como as Convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) nº 138 e nº 182, que estabelece como trabalho infantil as atividades exercidas por crianças e adolescentes que as privam de seu potencial e de sua dignidade, sendo estas prejudiciais ao seu desenvolvimento físico e mental. Referente ao Estado do Pará, faz-se uma análise das Políticas Públicas Sociais voltadas para o enfrentamento dessa prática, pois apesar das legislações existentes, ainda persiste. Faz-se uma ênfase aos Programas Bolsa Família, MPT na Escola e o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que recentemente passou por novo redesenho. Por isso, busca-se verificar se essas mudanças efetivamente estão alcançando o seu objetivo final: o enfrentamento à prática do trabalho infantil no Estado. Ao término deste trabalho, percebe-se certo descaso por parte do poder público paraense, visto que as estatísticas em relação ao tema abordado cresceram significativamente nos últimos anos, mesmo com Políticas Públicas voltadas para o embate a esta prática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Do some ao sei: Uma discussão necessária acerca da Educação do Campo(2018-08-02) BARBOSA, Ewerton Santa Brigida; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; https://orcid.org/0000-0001-7801-0696A proposta desse artigo é de abrir um diálogo acerca do Sistema de organização Modular de Ensino (SOME) e do Sistema de Ensino Interativo (SEI), de suas metodologias de ensino voltadas ou não ao Campo, bem como as suas possíveis limitações e contribuições. Ele também aborda a Pedagogia da Alternância e a proposta de uma educação fundamentada no diálogo e na participação do povo campesino. A metodologia aqui escolhida foi à pesquisa bibliográfica, para que com a mesma, possamos ter subsídios para compreender como podemos atuar e contribuir para uma educação emancipatória no Campo. Essa pesquisa bibliografia utilizou-se de autores que abordam a educação numa perspectiva mais ampla e outros mais voltados para Educação do Campo, além disso, utilizou-se de documentos oficias com a Constituição de 88 e a Lei Estadual nº 7.806, que trata do SOME no estado do ParáTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado: experiências vividas e a aquisição de competências para uma ação pedagógica transformadora(2018-08-02) GONÇALO, Dulcilene Pereira do Couto; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657A circulação do saber científico age na construção de uma cultura do conhecimento e a alimenta recorrentemente, de modo que a faz perpassar o espaço-tempo histórico onde foi vivida a experiência concreta, leva avante o que se olhou, ouviu e escreveu, leva a tantos pares e a instâncias que não podem ser medidas. Essa comunicação do vivido, e partilha do aprendido, é a inspiração que serviu de combustível para que este Relato de Experiência fosse produzido, e proposto como Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da UFPA, campus Belém. As situações postas como alvo no presente relato e levadas a análise reflexiva, foram extraídas das vivências observadas no estágio supervisionado no ensino fundamental, realizado em uma unidade escolar pública de ensino, a saber, Escola Casa da Criança Santa Inês. Esta escola foi palco das intervenções educativas que tinham o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da aprendizagem matemática das crianças do 3º ano do ensino fundamental. Contudo, a finalidade deste Relato de Experiência ultrapassa a simples narrativa desta intervenção, tem a função de colocar em foco elementos que se destacaram à ação investigativa do observador e são aqui problematizados, no ensejo de suscitar discussões sobre o valor da relação dialógica entre a teoria e a prática no fazer pedagógico do professor, bem como as considerações sobre a Prática da Reflexão e sua força na formação da identidade docente, promovendo uma postura crítica deste profissional da educação que considere os sujeitos concretos do ato educativo, e assim adquiria competências para uma ação pedagógica transformadoraTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria(2018-08-02) DIAS, Joyce Marcelly Corrêa; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; https://orcid.org/0000-0001-7801-0696O Trabalho de Curso (TCC) “Educação do Campo na Amazônia Paraense: desafios e perspectivas no âmbito dos Assentamentos da Reforma Agrária” constitui a finalização de um ciclo de estudos iniciado durante esses quatro anos de graduação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pará e pesquisas desenvolvidas como bolsista de iniciação cientifica, estando sob coordenação do Prof. Salomão Hage. A pesquisa é qualitativa e explora a realidade dos sujeitos do campo e suas relações com a escola, tendo como lócus o Assentamento João Batista II situado na cidade de Castanhal-Pará. Para a pesquisa procuramos entender os conceitos de território e como se apresenta a realidade da Educação do Campo no Brasil e principalmente no Estado do Pará. Entendendo que a educação ocorre em diferentes espaços, em que se insere a Educação do Campo, através de questionário e entrevista apresento depoimentos de sujeitos e suas inquietações. Os resultados apontam as dificuldades para manter a identidade camponesa entre os jovens e novos moradores do assentamento, os pais assentados e a resistência para manter os filhos na escola; como também apresentam as parcerias com instituições de ensino que auxiliam no desenvolvimento de projetos nos lotes e formação dos jovens e adultos da comunidadeTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O dever de casa e a atualidade de sua importância na relação professor-estudante-família: um olhar sobre o primeiro ciclo do ensino fundamental em uma Escola Municipal do bairro da Terra-firme(2018-08-06) SANTOS, Luiz Carlos Martins dos; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960Este artigo aborda a importância da aplicação do dever de casa no ensino fundamental e mais especificamente no seu primeiro ciclo. Para tal, apresenta, de forma muito breve, a perspectiva de alguns autores que já dialogaram sobre a temática e avança para uma pesquisa de campo. O dever de casa geralmente é um tema pouco discutido no Brasil e o fato de haver um certo consenso quanto a sua aplicação, não implica dizer que não hajam diversas tensões envolvidas neste diálogo; principalmente quando, a partir de um enfoque sociológico, analisamos os impactos que esta atividade causa na relação família e escola e vice-versa; daí o objetivo de focar nas interações que envolvem esta prática. A pesquisa foi desencadeada por questões do tipo: quais os limites e vantagens da utilização do dever de casa? Qual a opinião de professores, estudantes e familiares em relação à sua importância? Na atualidade ainda se faz importante a aplicação deste?. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo um levantamento bibliográfico, aplicação de questionários, bem como um estudo de caso com observações e entrevistas informais com os atores sociais envolvidos. A pesquisa constatou que o caminho para a melhoria do ensino não passa pela abolição do dever de casa sendo este uma importante ferramenta de extensão do aprendizado e o principal elo entre família e escola. Portanto é válido investir nesta relação que deve configurar-se como uma via de mão dupla, articulando os conteúdos escolares ao espaço de vivência dos educandos a fim de conceber um estudante não só consumidor, mas também produtor de conhecimentos. Por fim, é fato que as pesquisas precisam continuar avançando no estudo deste assunto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades na efetivação do Programa Dinheiro Direto nas escolas nas instituições de ensino básico do Brasil(2018-08-06) EVANGELISTA, Shirley Rolim; CARDOSO, José Carlos Martins; http://lattes.cnpq.br/8339490167570990; https://orcid.org/0000-0002-9090-8842Este artigo teve como objetivo analisar a importância que o PDDE tem em financiar a melhoria da infraestrutura e práticas pedagógicas das escolas públicas no Brasil. Quais problemáticas deixam de ser resolvidas nas escolas quando o recurso advindo do PDDE não chega até ela? Dentre as redes de ensino Estadual e Municipal quais apresentam mais prevalência e ausência no valor advindo do PDDE? No âmbito dessas instituições, qual o valor correspondente a cada aluno em função das matrículas realizadas? O estudo foi apoiado em pesquisa bibliográfica embasada nos autores: ADRIÃO; PERONI (2007), CARDOSO (2009), MAFASSIOLI (2015) e FERREIRA; GOMES; LIMA (2017). A pesquisa documental contou com dados extraídos do site Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - Relação de unidades executoras atendidas pelo PDDE. Este estudo teve embasamento teórico em autores que trabalharam a temática PDDE de 2007 a 2017, sendo que uma parte desse intervalo se referiu às dificuldades operacionais do PDDE no município de Igarapé-Miri – Pará nos anos 2015 à 2017. O resultado demonstrou que as escolas Estaduais em funcionamento nessa municipalidade, enfrentam dificuldades operacionais em receber o recurso do PDDE, quando comparadas às escolas do sistema municipal dessa cidade, as quais apresentaram maior prevalência na recepção desse aporte financeiro, considerando os anos de estudo submetidos à análise.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O livro didático como recurso pedagógico na educação infantil(2018-08-07) RODRIGUES, Glenda Glycia Paz; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383; https://orcid.org/0000-0003-0835-8069O presente trabalho tem como tema o uso do livro didático como recurso pedagógico na educação infantil, ressaltando a história da educação infantil, o uso do livro como recurso pedagógico e a autonomia do docente, bem como relatar as experiências vivenciadas pelas professoras na Educação Infantil em uma unidade escolar de rede privada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo, fundamentada em autores como: Piaget (1971), Ariés (1986), Vygotsky (1989), Kramer (1994), Freire (1996), Crayde e Kaercher (2002), Alcântara (2008), Soares (2009), Oliveira (2010) e Del Priore (2013). Por meio das entrevistas estas professoras opinaram sobre os critérios utilizados para a utilização do livro didático na educação infantil, as formas de utilização do livro didático na educação infantil e responderam também acerca das implicações que ocorrem no que diz respeito a sua autonomia. Percebe-se que a utilização do livro didático possui grande relevância em sala de aula, principalmente se os professores o utilizarem como um apoio para suas práticas didático-pedagógicas, complementado por outros recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, para possibilitar o acesso a outras fontes de conhecimento sem a centralização no livro didático.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O público e o privado na educação profissional paraense: um estudo sobre o programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC)(2018-08-07) BARBOSA, Jhanielly Gonçalves; SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos; http://lattes.cnpq.br/9502681594591950Este Trabalho de Curso trata de uma análise sobre a relação entre o Estado e iniciativa privada na educação profissional paraense por meio da parceria estabelecida entre Governo Federal e Sistema “S” para a oferta e execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cujo objetivo foi analisar como se configura a relação entre o Estado e o Sistema S no Pronatec no Pará, via parcerias público-privadas. A metodologia privilegiou a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, para a bibliografia selecionaram-se autores que abordam a temática da educação profissional brasileira e paraense, como: Araújo et al., (2007), Canali (2009), Campêlo (2017); a temática acerca das parcerias público-privadas na educação, tais como: Peroni (2015) e Santos (2012); e sobre o Pronatec: Silva (2017), Rodrigues e Santos (2015). Os documentos selecionados foram: Relatório do SENAC do exercício de gestão de 2014, Relatório da EETEPA Monte Alegre do exercício do Pronatec referente ao ano de 2014. As análises efetuadas neste trabalho revelam que a parceria entre o público e o privado além de estar presente na educação básica, por meio de programas que visam a implementação do modelo de gestão gerencial, também está presente na educação profissional por meio da parceria entre o Estado e Sistema “S” na oferta e execução do Pronatec, no qual é priorizada a formação dos jovens socialmente vulneráveis para atender as demandas do mercado de trabalho por meio de cursos aligeirados, onde o privado é priorizado em detrimento do público por meio da iniciativa de ampliação da capacidade do Sistema “S”, o qual possui uma gestão privada mas a maior parte dos seus recursos vem do público, especificamente, da classe trabalhadora, que não possui uma participação efetiva na tomada de decisões do destino desses recursos. Logo, conclui-se que é necessário lutar por uma educação profissional que seja efetivamente pública, gratuita e de qualidade, que forme o estudante-cidadão-trabalhador sob a perspectiva de uma educação politécnica de forma crítica e reflexiva em todas as áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Condições de oferta e qualidade do ensino do município de Ananindeua-PA no contexto do FUNDEB (2007- 2015)(2018-08-07) NASCIMENTO, Yasmim Edith Carvalho do; CARVALHO, Fabrício Aarão Freire; http://lattes.cnpq.br/6240386868511581; https://orcid.org/0000-0002-4753-2560Este estudo exploratório tem por objetivo analisar a condição de efetividade do ensino em termos de investimento em educação básica da rede de ensino municipal de Ananindeua e suas condições de oferta e qualidade durante o período de vigência do FUNDEB (2007 a 2015). O processo de inquirição que norteou o paradigma de pesquisa foi o quantitativo, sendo organizada de modo a articular informações quantitativa dos indicadores sociais, de financiamento, de oferta educacional e de qualidade do município. Os resultados da pesquisa revelaram que, no período analisado: 1- houve melhora dos indicadores sociais do município expressos pelos dados de números da população total (1,6%), IDHM (0,718 – alto), PIB (12,2%) e PIB per capita (12,1%); 2- houve crescimento das despesas liquidadas da função educação (13,9%) e das despesas empenhadas do ensino fundamental (9,6%) e da educação infantil (151,8%), bem como das receitas do FUNDEB (14,6%); 3- no que diz respeito às matrículas, houve maior crescimento na rede privada de ensino (23,6%, na educação infantil; 17%, no ensino fundamental), quando comparada com a rede municipal (18,8%, na educação infantil; 4,8% no ensino fundamental) e estadual (não obteve uma média de crescimento); no que se refere ao número de escolas, houve maior crescimento na rede particular (30,1%, na educação infantil; 33,2%, no ensino fundamental do que na rede estadual (não obteve uma média de crescimento) e municipal (6,5%, na educação infantil; 19,1%, no ensino fundamental); referente ao número de professores, na educação infantil, a rede municipal apresentou mais crescimento (101), quando comparada com a rede estadual (0) e particular (92), já no ensino fundamental, a rede particular (687) apresentou o maior aumento, comparado a rede municipal (88) e a rede estadual (520); 4- no que se refere ao rendimento escolar, a rede privada de ensino apresenta as melhores taxas (0,5% de aprovação; 14,5% de reprovação e 22,5% de evasão escolar), comparada com a rede municipal (3,4% de aprovação; 11,5% de reprovação e 7,4% de evasão escolar) e estadual (2,9% de aprovação; 11,9% de reprovação e 6,3% de evasão escolar). Quanto aos dados do IDEB, constatou-se que o município conseguiu atingir a maioria das metas estabelecidas. Em que pese os avanços apresentados pelo município - com crescimento dos recursos e seu processo de redistribuição a partir do FUNDEB - em suas condições de oferta e qualidade, nenhuma delas foi plenamente atendida pelo município de Ananindeua. Dada a importância da política de fundo às redes municipais de ensino, faz-se necessário lutar pela sua prorrogação e reestruturação, ampliando a contribuição da União e assim garantirmos a efetividade do direito à educação pública e de qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização científica no ensino de ciências: caminhos e desafios(2018-08-07) OLIVEIRA FILHA, Roselene Hianes; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657Esta monografia é resultado de um trabalho que objetivou desenvolver um estudo sobre Alfabetização Científica no ensino de ciências, mostrando seus caminhos e desafios. Pretende-se expor o ensino de ciências sob a ótica da Alfabetização Científica em paralelo ao ensino de ciências ministrado por professores do ensino fundamental em sala de aula. A metodologia do trabalho decorreu de levantamento bibliográfico, apoiado nos autores Chassot (2003), Krasilchik (1987) Lorenzetti e Delizoicov (2001), Carvalho (2004), Bizzo (2009), além das minuciosas leituras, em busca de mais informações. Utilizou-se, pesquisa de campo, onde foram entrevistados professores do ensino fundamental menor em uma escola da rede pública estadual de ensino, em Belém/PA. Esta pesquisa permite refletir sobre como está sendo trabalhado o ensino das ciências nas escolas públicas. É necessário que professores, educadores busquem metodologias mais eficientes e atrativas para que o trabalho alcance o seu principal foco que são pessoas alfabetizados cientificamente, pois, é através da alfabetização científica que as crianças são possibilitadas de ler o mundo, de compreender o espaço onde estão inseridas e intervir na sociedade, assim, o ensino de ciências pode promover o desenvolvimento amplo da criança e colaborar para a formação de um cidadão crítico e possivelmente solucionador de problemas sociaisTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atuação do coordenador pedagógico no espaço escolar: desafios e possibilidades(2018-08-21) MARQUES, Patricia de Oliveira; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8567141884452588O estudo proposto tem como objetivo compreender a atuação do Coordenador Pedagógico no ambiente escolar. A metodologia se desenvolveu a partir de uma abordagem qualitativa e também um levantamento bibliográfico. Nesse sentido, utilizamos os autores: Paro (2001); Lima (2002); Lima e Santos (2007); Serpa (2011), entre outros, na qual foi trabalhado ao longo do curso de Pedagogia, nos deu suporte para a compreensão do assunto tratado. No decorrer da pesquisa compreendi que a gestão educacional não se faz sozinha, são necessários mecanismos para o seu bom funcionamento, dentre esses mecanismos discuto a importância da formação continuada para o coordenador pedagógico, considerando que não basta apenas o conhecimento de suas funções, mas também, o reconhecimento da sua identidade no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão de crianças com TDAH na escola pública: um estudo de caso na E.M.E.I.E.F. “Rotary”(2018-08-23) COIMBRA, Renata Gabriele Ferreira; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666; https://orcid.org/0000-0002-6264-5387Este Trabalho de Curso (TCC) enfatizou o tema “Inclusão Escolar de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em uma escola pública Municipal de Belém-PA” e é especificamente do tipo estudo de caso. A coleta de dados desse TCC foi feita na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rotary durante o meu período de estágio enquanto bolsista do Projeto “Formação de professores para uma escola inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses” do Grupo de Estudos e Pesquisas INCLUDERE, o qual era financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ocorrido no ano de 2017. Assim, o objeto deste trabalho foi direcionado para “A Inclusão Escolar de Crianças com TDAH nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M. E.I.E.F. Rotary, do Município de Belém-PA”. O objetivo geral desse trabalho buscou compreender como estava ocorrendo a inclusão escolar de crianças com TDAH nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F. “Rotary”. Os objetivos específicos desta pesquisa, com base nos teóricos da área, trataram de: Definir e caracterizar o que é o TDAH; Identificar as propostas dos teóricos acerca de inclusão de crianças com TDAH nas escolas; e, por fim, Analisar o que a escola estava fazendo para garantir a inclusão de crianças com TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental, esta se fez por meio de entrevista feita com alguns professores da sala regular e análise documental mediante ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. Com este estudo, foi possível concluir que o processo educativo de crianças com TDAH bem como sua inclusão na E.M.E.I.E.F. “Rotary”, ainda “caminha” para o que realmente se espera constatar sobre Inclusão Escolar de Crianças com TDAH em Escola Pública. O estudo permitiu concluir que a E.M.E.I.E.F. “Rotary” promove práticas em grande parte em caráter de tentativas de: inclusão, adequação, metodologias... Conclui-se também, a partir dessa pesquisa de campo, que falta assistência efetiva por parte da escola para com os professores. Tendo em vista essas conclusões, percebeu-se que há na verdade nessa escola, uma “inclusão-excludente”, uma vez que, a escola recebe esses alunos com necessidades educacionais especiais, porém esses sujeitos são consideravelmente ignorados e continuam a carecer de um processo de escolarização de qualidade. Também foi possível concluir que a escola pesquisada necessita de mudanças teórico-práticas a respeito do assunto, pois o tema da inclusão ainda carece de um debate maior no interior das escolas públicas e, portanto, convencer a comunidade escolar de que uma escola inclusiva é uma escola que respeita as particularidades dos sujeitos que nela adentram e de que o tema também exige formações permanentes envolvendo não apenas os professores de crianças com TDAH, mas todos os demais membros do coletivo da unidade de ensino, pois a inclusão escolar exige colaboração de todos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da educação especial sob a ótica do Plano Nacional de Educação 2014/2024(2018-08-24) BRIGIDA, Sara Soares de Santa; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666O tema norteador da presente monografia é a Educação Especial e seus desafios, pois entendemos que a escola tem a função social de promover a educação formal dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, podendo ainda ser substitutivo à educação regular. Desse modo, o objetivo geral do trabalho foi analisar as estratégias contidas na meta 4 previstas no Plano Nacional da Educação 2014/2024 sob à ótica da Educação Especial. Para elaboração da pesquisa foi utilizada uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental, tendo em vista a consecução do objetivo geral do presente estudo. Caracterizei historicamente a questão da educação especial no Brasil e o tratamento dado pela legislação ao longo do tempo. Apresentei, também, os aspectos relacionados com as metas e estratégias elencadas no PNE 2014-2024. A literatura pesquisada me permitiu concluir que a educação especial é uma mudança de paradigma que envolve ações políticas, sociais e pedagógicas, valorizando a diversidade, e, fundamentalmente, trazendo mudanças estruturais para o contexto escolar, tanto nos profissionais como nos processos. Por fim, entendemos que este estudo é apenas uma pequena contribuição frente ao grande desafio da comunidade acadêmica, profissionais da educação e das políticas públicas em trazer soluções tangíveis no sentido de implementar de forma global a escolarização estudantes com necessidades especiais, entretanto, achamos mais importante foi o fato de problematizarmos todo esse discurso que vem preconizado no PNE 2014-2024 na busca do reconhecimento e na garantia das conquistas históricas dos movimentos sociais e dos direitos humanos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da família, para o processo de desenvolvimento do aluno no âmbito escolar(2018-08-29) LUZ, Tamires da Silva; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema a importância da família, para o processo de desenvolvimento do aluno no âmbito escolar. O principal objetivo deste artigo é compreender a importância do acompanhamento familiar na vida educacional de crianças e adolescente dentro da escola, para que todos percebam a real necessidade de sua participação em manter este educando na instituição. Abordar a necessidade das duas instituições em trabalharem juntas, visando o desenvolvimento intelectual do aluno e para garantir a efetividade do educando na escola. Tanta a escola como a família, juntas podem contribuir para a formação do indivíduo, fato este que me levou a questionar: De que modo a família pode contribuir para a melhoria do aprendizado na educação escolar? Quais as políticas e estratégias são definidas pela literatura especializada para fortalecer essa relação? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, possibilitando o uso de livros, artigos teses e outros, foram utilizados autores como Carvalho (2006), Cortella (2017), Fernandes (2013), e etc. Ficou claro através da pesquisa, que o apoio familiar fortalece na construção da identidade e no desenvolvimento pleno da criança e do adolescente. Em meio a tantos conflitos e desordens, a escola se impõe para cumprir o seu papel social e intervir para que não se multiplique crianças e adolescentes com depressão ou traumas emocionais por motivos relacionados a ausência dos pais.