Faculdade de Ciências Biológicas - FCBIO/ICB

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da influência do enriquecimento ambiental na reintrodução da ararajuba (Guaruba guarouba) de cativeiro
    (2022-06-30) QUEIROZ, Samaia Figueiredo; SANTOS, Marcos Pérsio Dantas; http://lattes.cnpq.br/7941154223198901; https://orcid.org/0000-0001-8819-867X; CERQUEIRA, Pablo Vieira; http://lattes.cnpq.br/2826807026358825
    O Brasil é um dos países da América do Sul com a maior riqueza de aves do planeta. Entretanto, o comércio ilegal e a perda do habitat colocam em risco várias espécies endêmicas, podendo causar a redução e a extinção local de diversas populações naturais de animais silvestres. A ararajuba (Guaruba guarouba) é uma dessas espécies que corre o risco de extinção, a qual já está em situação de vulnerabilidade. Como uma forma de conservação ambiental, existem projetos de reintrodução de espécies em seu habitat natural, utilizando enriquecimento ambiental como treinamento e outros fatores, permitindo que espécies consideradas extintas possam habitar novamente a natureza. A metodologia utilizada foi um etograma comportamental, na modalidade animal-focal para fazer as observações das aves em momentos de pré e durante enriquecimento ambiental. As atividades propostas foram: móbiles, barra de sementes, piscina, árvore com frutas, caixa surpresa, bolinhas de rolo de papel, varal de frutas, cilindros com frutas e rede de tecido. Por fim, para a análise estatística foram utilizados o teste-t pareado e o teste de Wilcoxon pareado. Os resultados mostraram que estatisticamente houve diferença significativa entre os períodos de pré e pós enriquecimento, quando observado as atividades de exploração e repouso. Para as atividades de alimentação, alerta/alarde, manutenção, locomoção, vocalização e socialização, não houve diferença significativa entre os períodos. Essas análises permitiram concluir que para as atividades de enriquecimento ambiental sejam mais efetivas durante o treinamento, é necessário que o protocolo de enriquecimento ambiental seja ajustado para focar nas atividades mais importantes à adaptação das ararajubas em vida livre.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção dos graduandos de de biologia sobre a monitoria on-line utilizando o Instagram na disciplina de bioquímica
    (2022-07-11) MONTEIRO, Matheus Richard Câmara; AMADO, Lílian Lund
    Cada vez mais as mídias digitais estão sendo usadas por docentes que desejam aumentar a participação dos alunos, mesmo que de forma remota, principalmente pós-pandemia de Covid-19. Um exemplo dessas mídias digitais são as redes sociais, como o Instagram, que podem ser utilizadas como ferramentas de ensino, pois possuem várias vantagens. Assim, esta pesquisa procurou investigar a aplicação prática da rede social Instagram como plataforma on-line de monitoria para alunos de graduação em Ciências Biológicas. Desse modo, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa básica estratégica de natureza descritiva exploratória com análise quantitativa e qualitativa realizada por meio de levantamento de dados com aplicação de questionário e exploração do tema por pesquisa bibliográfica. A maior parte dos discentes que responderam ao questionário seguiu o Instagram da monitoria e respondeu as enquetes postadas na conta. A média de interação foi de 2.7 em uma escala de 0 a 5. Poucos discentes enviaram dúvidas por mensagem direta. Em relação aos discentes que seguiram alguma das contas, todos gostariam de participar de monitorias on-line em outras disciplinas, 97.7% acreditam que o Instagram é uma boa plataforma para realizar monitorias on-line e todos acreditam que a monitoria on-line por meio do Instagram pode ser usada como um recurso pedagógico na graduação. Assim, a pesquisa mostrou que os discentes enxergam a monitoria on-line como um bom recurso a ser utilizado na graduação, mas os próprios julgaram terem participado pouco das atividades. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir para futuros estudos sobre o tema.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Padrões de inflorescência e síndromes de polinização para áreas de floresta natural e áreas de PRAD em Paragominas, Pará
    (2022-09-03) PAIXÃO, Lia Pena; CERQUEIRA, Roberta Macedo; http://lattes.cnpq.br/2863595777814509
    Cada vez mais o bioma amazônico tem sido explorado e desmatado para ser utilizado para agropecuária, mineração e extração de madeira. Com esse cenário, estudos que analisam como serviços ecossistêmicos como a polinização ocorre em áreas degradadas e áreas preservadas são fundamentais. O objetivo deste trabalho foi levantar os tipos de sistema sexual, inflorescências e síndrome de polinização, em fragmentos de Floresta Nativa e Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) em uma área utilizada para mineração de bauxita no município de Paragominas, Estado do Pará. Foram encontradas no total 420 espécies, 80 famílias e 235 gêneros, mostrando a diversidade da localidade. Foram identificados um total de 17 tipos de inflorescências ocorrentes nas áreas de Floresta Nativa e PRAD. As inflorescências mais presentes foram panícula, com 94 espécies e racemo, com 55; esses dois tipos de inflorescência juntamente com o tipo tirso, são as mais encontradas tanto na área de PRAD quanto na área de Floresta Nativa. Sobre o sistema sexual, predominou o tipo bissexuais/hermafroditas, com 230 espécies, enquanto as flores unissexuais foram vistas apenas em 78 espécies. Sobre a síndrome de polinização, predominou a síndrome biótica. Os padrões de sistema sexual bissexual e polinização biótica foram encontrados de forma predominante na área de Floresta Natural, que se mostrou muito mais diversa em espécies, enquanto na área de PRAD, percebemos uma variação de espécies muito menor, com uma tendencia a ser polinizada de forma abiótica e com flores unissexuais. As diferenças de recursos condições, juntamente com os tipos de sucessão ecológica das áreas, trazem espécies que se adaptam melhor a cada um desses ambientes, fazendo com que fatores morfológicos das plantas como sistema sexual e inflorescência sejam critérios importantes para seu sucesso reprodutivo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento do aplicativo Vigifome para a notificação e monitoramento de famílias em situação de fome
    (2022-07-08) COSTA, Izabelle Laissa Viana; COSTA, Patrícia Fagundes da; http://lattes.cnpq.br/6487407290759330
    fome é um problema crônico que afeta milhões de brasileiros atualmente. A região Norte do país abriga uma parcela importante da população em insegurança alimentar grave. Contudo, não há um sistema de registro de dados epidemiológicos em tempo real sobre a problemática, o que dificulta as ações de intervenção efetivas de enfretamento da fome. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo móvel para a notificação compulsória (obrigatória) e monitoramento de famílias em situação de fome. A primeira fase do estudo consistiu no levantamento bibliográfico para definir o conteúdo do aplicativo, bem como no levantamento de requisitos, atividades realizadas por um grupo multiprofissional da Universidade Federal do Pará. A segunda etapa se caracterizou pela implementação do aplicativo em parceria com o Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. Um aplicativo denominado VIGIFOME foi desenvolvido com sucesso para dispositivos móveis com sistema operacional Android. A ferramenta é composta por interfaces simples de gerenciamento amigável, e permite a triagem e a detecção de insegurança alimentar grave (de acordo com Escala Brasileira de Insegurança Alimentar), a notificação de famílias em situação de fome, além do monitoramento dos domicílios notificados e a conclusão do caso. O VIGIFOME é um aplicativo móvel criado com foco na vigilância epidemiológica da fome, e permitirá o mapeamento e sistematização de dados a respeito da problemática. Pretende-se conduzir um estudo de usabilidade para avaliar os aspectos de eficácia, eficiência e satisfação em relação à ferramenta criada. Além disso, a implementação de uma interface de apoio à tomada de decisão se encontra em andamento.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ecologia trófica de Geophagus altifrons e G. argyrostictus (Cichliformes: Cichlidae) na área de influência da UHE Belo Monte, rio Xingu, Brasil
    (2022-07-08) FERREIRA, Giovana Teixeira; MONTAG, Luciano Fogaça de Assis; http://lattes.cnpq.br/4936237097107099; https://orcid.org/0000-0001-9370-6747
    O rio Xingu é um dos afluentes do rio Amazonas que tem seus ciclos hidrológicos marcados pelos sucessivos eventos de cheias e secas, denominados pulso de inundação. Tal dinâmica hidrológica é um dos principais preditores dos aspectos ecológicos dos peixes amazônicos, como, por exemplo, os alimentares. Apesar de bem documentado, o efeito do pulso de inundação não é amplamente conhecido para uma importante fração da ictiofauna. Sendo assim, nosso objetivo nesse trabalho foi avaliar a influência dos períodos hidrológicos na ecologia alimentar de Geophagus altifrons e G. argyrostictus na região da Volta Grande do Xingu, região sob influência da UHE Belo Monte. A fim de entender a influência da vazão na ecologia alimentar das espécies, nós analisamos a composição e intensidade alimentar, além da amplitude e sobreposição de nicho ao longo dos períodos hidrológicos. Realizamos coletas mensais no período de dezembro/2020 a novembro/2021, utilizando malhadeiras. Após a captura, os peixes foram medidos, pesados e tiveram o trato digestivo removidos. Em laboratório, o conteúdo do trato digestivo dos espécimes foi analisado, onde os itens alimentares eram identificados e pesados. Os dados foram submetidos ao Índice de Importância Alimentar (IAi%), onde a dieta de G. altifrons foi composta principalmente por sedimento (60,7%), plantas terrestres (31,4%) e insetos aquáticos (6,5%), enquanto que G. argyrostictus se alimentou de sedimento (90,6%) e plantas terrestres (6,3%). Porém, evidenciamos diferenças na composição da dieta entre os períodos hidrológicos para ambas os grupos, principalmente quando comparamos a dieta entre os períodos de águas alta (cheia e enchente) e águas baixas (vazante e seca). Esse resultado também refletiu na amplitude de nicho dos indivíduos, indicando dietas mais variadas durantes períodos de águas altas. Soma-se a isso a análise da sobreposição alimentar, a qual é maior em períodos de menor vazão. Por fim, a intensidade alimentar dos espécimes analisados se manteve estável em todos os períodos. Os resultados evidenciaram estratégias alimentares distintas de ambas os espécimes entre os períodos hidrológicos, ressaltando a importância do pulso de inundação na ecologia de Geophagus. Destacamos, ainda, que os efeitos da desregulação da dinâmica hidrológica do rio Xingu estão longe de serem esclarecidos, e que os resultados obtidos no presente estudo podem contribuir com novas e importantes informações ecológicas sobre o comportamento dos espécimes de Geophagus no pós-barramento.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Plantas medicinais de origem africana: aprendendo ciências no quilombo
    (2022-07-11) MALCHER, Geisiane Rodrigues; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
    As plantas medicinais são utilizadas desde a antiguidade por comunidades tradicionais como recurso terapêutico. Como membro de uma comunidade quilombola presenciei o uso dessas plantas desde criança, fato que me provocava várias curiosidades. Na graduação, o interesse por esse objeto do conhecimento foi ampliado através de uma disciplina de Etnobotânica, onde foi possível dar rigor a curiosidade sobre como e para o quê esse tipo de planta era usada. Esse cenário foi a base para articular as três paixões que me formam: o quilombo, as plantas medicinais e o ensino de ciências. O objetivo desse trabalho foi investigar a pertinência das estratégias utilizadas por quilombolas de Santa Maria do Traquateua na extração e uso de plantas medicinais para problematização de saberes científicos em espaços escolarizados. Como método de construção de dados foi feita uma entrevista junto a uma moradora quilombola da Comunidade de Santa Maria do Traquateua (Moju/PA). A entrevista referida, de caráter, semiestruturado, foi organizada em três eixos centrais que versavam sobre: 1) pertencimento (para entender sobre relação da pessoa com o lugar e com a comunidade); 2) saberes tradicionais sobre plantas medicinais e; 3) o quilombo como uma ponte de ensino sobre plantas medicinais. Os dados emergentes foram submetidos a uma combinação entre análise de conteúdo (BARDIN,2011) e análise multimodal (ARZARELLO, 2006), resultando em cinco categorias temáticas que evidenciam a riqueza e profundidade de saberes sobre diferentes espécies botânicas e suas possíveis funções no trato de doenças, bem como seu papel na alimentação cotidiana. Os saberes emergentes desse diálogo são uma importante via para contextualizar o estudo das espécies mencionadas na entrevista em aulas de ciências.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estratégias de dispersão de sementes em áreas de floresta nativa e areas de restauração (PRAD) após atividade minerária no município de Paragominas, Pará
    (2022-07-08) SAMPAIO, Fabiane Barral; CERQUEIRA, Roberta Macedo; http://lattes.cnpq.br/2863595777814509
    O estado do Pará concentra duas das maiores jazidas minerais da Região Norte em seu território, sendo a bauxita um dos minérios de maior interesse econômico, objetivando a exportação e a produção industrial. A atividade mineradora exercida de forma desenfreada resulta em uma gama de danos ambientais nas áreas que estão localizadas. Assim, a implementação de medidas mitigatórias que buscam reintegrar o equilíbrio e sustentabilidade das áreas afetadas por essa atividade, é parte essencial do processo de restauração natural, sendo a dispersão de sementes fundamental neste processo. Nesse contexto, buscou- se comparar os diferentes espectros de dispersão entre áreas de floresta natural (FN) e áreas de Programa de Restauração Florestal (PRAD) localizadas na Norsk Hydro ASA, Paragominas. Foram coletadas 374 espécies, das quais 305 concentraram-se em áreas de FN e 50 em áreas de PRAD. Nas áreas de florestas natural (FN), foram predominantes os mecanismos de dispersão bióticos, sendo a zoocoria a síndrome de dispersão mais frequente, assim como frutos do tipo carnoso. As áreas de PRAD apresentaram maior variação de síndromes de dispersão, tendo a zoocoria, anemocoria e a autocoria, respectivamente, como as principais síndromes de dispersão, além de frutos do tipo seco. Esses dados além de proporcionarem um conhecimento mais claro sobre as estratégias de dispersão de sementes encontradas em áreas de mineração, permitem que estudos ou futuros projetos possam ser feitos visando potencializar o processo de restauração nas áreas antes degradadas pela atividade mineradora.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos da salinidade nos investimentos em carbono e assimetria flutuante em duas espécies de plantas de manguezal
    (2022-06-24) JESUS, Eryklys Vidal Meireles de; RODRIGUES, Vanessa Negrão; http://lattes.cnpq.br/9981801412404184; https://orcid.org/0000-0003-0400-9152; TEODORO, Grazielle Sales; http://lattes.cnpq.br/3084958403475877; https://orcid.org/0000-0002-5528-8828
    O aquecimento global tem afetado os manguezais, no qual é predito um aumento da salinidade nesses ambientes costeiros, podendo afetar a sobrevivência e estratégias ecológicas das espécies de plantas. Tendo essas premissas, nosso trabalho teve como objetivo saber quais efeitos a salinidade tem sobre os investimentos de biomassa, atributos foliares e assimetria flutuante em duas espécies ocorrentes de manguezal. Para isso, utilizamos mudas de Avicennia germinans (L.) Stearn (Avicenniaceae) e Rhizophora racemosa G. Mey. (Rhizophoraceae) sob a influência de um gradiente de salinidade, correspondendo a 5 tratamentos (0, 10, 20, 40 e 55 g de sal) por 3 meses. Ao final do experimento foram medidas a biomassa radicular, caulinar, foliar, atributos morfológicos foliares (área foliar específica - SLA e conteúdo de matéria seca foliar - LDMC) e assimetria flutuante (AF). Observamos que R. racemosa apresentou maiores médias de biomassa, enquanto A. germinans teve menores médias. R. racemosa no tratamento com maior salinidade alocou mais carbono para a biomassa caulinar, diminuindo a biomassa foliar. Nos atributos foliares A. germinans teve maior SLA e R. racemosa maior LDMC. Esperávamos que R. racemosa apresentasse sempre alto LDMC, todavia observou-se que nos tratamentos mais salinos ocorreu uma diminuição nesse atributo e na biomassa foliar como um todo. Quanto a assimetria flutuante (AF), esperávamos que ocorresse maiores índices de AF nos tratamentos mais salinos, mas nossos resultados não mostraram essa resposta, mostrando que essa métrica talvez não seja a melhor ferramenta para auxiliar no entendimento do comportamento de A. germinans e R. racemosa frente à salinidade. As espécies apresentaram diferentes respostas à salinidade. Sob a influência do gradiente de salinidade R. racemosa apresentou mais variações em relação aos atributos analisados em nosso trabalho nos tratamentos de alta salinidade, enquanto A. germinans não variou efetivamente nos atributos analisados, o que pode estar relacionado a uma maior tolerância ao sal nessa espécie.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Água e saúde: uma abordagem didática para estudantes com deficiência visual
    (2022-07-11) FONSECA, Carla Rayssa Nogueira; SARPEDONTI, Válerie; http://lattes.cnpq.br/2358097649881792
    Abordagens sobre o ensino de ciências e saúde, para estudantes com deficiência visual, por meio da utilização de recursos didáticos adaptados são amplamente discutidos; contudo, percebe-se uma escassez de trabalhos sobre assuntos relacionados a água e saúde bucal. Diante disso, o presente estudo objetivou contribuir com a divulgação de abordagens didáticas sobre o tripé água-saúde-higiene, por meio de três ações educativas conduzidas na Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo em Belém/PA. A primeira ação abordou a distribuição da água no planeta e o ciclo da água; a segunda tratou sobre microrganismos e higiene, e a última teve como foco a saúde bucal. Para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, foram confeccionados vários modelos tridimensionais: um mapa mundo, um painel do ciclo da água, um bastão de comparação entre a área ocupada pela água doce e pela água salgada, vírus, bactérias, protozoários, um macromodelo da boca e um cartaz tátil sobre a anatomia do dente. Como resultado, foi percebido que, na primeira ação, a utilização do mapa mundo e do painel sobre o ciclo da água tiveram sucesso pelo tamanho da representação dos continentes e pelas legendas em braille utilizadas no painel; a atividade sobre dissolução de materiais na água também ajudou no entendimento sobre diferentes materiais presentes na água. Na segunda ação, os modelos dos microrganismos ajudaram os educandos a entenderem sobre a anatomia externa, no entanto, não foram eficientes ao tratar sobre a biologia dos organismos. Nessa ação, ao mostrar na prática como a limpeza das mãos deve ser realizada, os alunos mostraram entusiasmo e interagiram bastante. Na terceira ação, o uso do macromodelo da boca e do cartaz da anatomia do dente se mostrou eficaz ao ensinar os problemas bucais e o método correto de escovar os dentes, principalmente pela forma tridimensional dos dentes na boca. A partir dessas ações foi concluído que a utilização de materiais no ensino de ciências e saúde bucal são extremamente importantes, para isso os materiais devem ser produzidos focando em diferentes texturas, cores, tamanhos e com legendas em braille. Também foi observado que ao tratar sobre higienização, a presença dos pais é imprescindível para a continuidade das práticas ensinadas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Composição e abundância larval de decapoda (Crustacea) no zooplâncton da Plataforma Continental do Amazonas
    (2022-08-30) BRITO, Ana Beatriz Gama; PISMEL, Francielly Alc ântara de Lima; http://lattes.cnpq.br/4132208861132304; https://orcid.org/0000-0002-0333-5338; LEMOS, Jussara Moretto Martinelli; http://lattes.cnpq.br/5264841936875017; https://orcid.org/0000-0001-9646-4763
    A Plataforma Continental Amazônica (PCA) corresponde a uma extensão de aproximadamente 330 km e compreende os estados do Pará, Maranhão e Amapá, sofrendo influência da água doce do Rio Amazonas e seus afluentes, que atuam como agentes nas alterações de parâmetros hidrológicos. A Ordem Decapoda é um grupo que representa parcela significativa da biodiversidade na PCA e podem apresentar padrões de osmorregulação e tolerância a salinidade distintas entre os táxons. O objetivo desse trabalho foi investigar a distribuição da densidade larval de crustáceos Decapoda na Plataforma Continental do Amazonas (PCA), além de correlacionar a densidade dos grupos com os fatores ambientais: temperatura, salinidade e clorofila-a. As coletas foram realizadas a partir da zona costeira da Ilha do Marajó (Pará) até o Talude, que corresponde a cerca de 240 km, entre a Foz do Rio Pará e do Rio Amazonas, na área da PCA. As amostragens foram realizadas em seis (6) locais, nos meses de outubro/2014, período de menor vazão do Rio Amazonas, e em maio/2014, período de maior vazão, as amostras foram obtidas por meio de arrastos horizontais e arrastos oblíquos em “v”. Foi utilizada análise estatística Kruskal-Wallis, para comparar as diferenças entre a densidade das larvas em relação aos meses, arrastos e distância da costa. A salinidade variou de 2,54 a 37,57, com menores valores em maio (média de 16,59 ± 11,22 de desvio padrão) maiores valores de salinidade foram observados em outubro (34,01 ± 5,64), e aumentaram conforme maior distância costa-oceano. Um total de 38.499 larvas foram coletadas e a maior abundância larval ocorreu em maio/2014. O grupo mais abundante foi de larvas de camarões Dendrobranchiata (74,363 %), sendo maioria Luciferidae, seguido por Brachyura (16,897 %), larvas de camarões Caridea (4,662 %), talassinídeos (2,816 %), e Anomura (1,257 %). Larvas de Achelata (lagostas) só tiveram duas ocorrências a 198 km de distância da costa (0,005%). A densidade larval dos grupos em relação aos arrastos, foi verificado que Anomura (KW= 5,74; p = 0,001), talassinídeos (KW= 11,83; p < 0,001) e Caridea (KW= 11,21; p < 0,001) apresentaram diferenças entre as camadas d’água superficial e oblíqua, com maior densidade no arrasto oblíquo. A densidade larval dos grupos em relação aos meses não diferiu significativamente para nenhum Decapoda. Não houve correlação forte entre as variáveis abióticas com a densidade larval dos grupos de Decapoda. Em futuras amostragens de táxons como Caridea, talassinídeos e Anomura, é preferível utilizar o arrasto oblíquo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    "Não olhe para cima": o papel do professor de biologia frente ao negacionismo científico
    (2022-09-01) ROMEIRO, Ainá Cunha; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
    O atual cenário de negacionismos científicos é uma realidade mundial que, perigosamente, pode promover uma vasta deslegitimação das ciências perante a sociedade e comprometer um pensamento coletivo mais cientificamente rigoroso. Com essa preocupação em vista, essa pesquisa tece reflexões a partir da produção cinematográfica “Não olhe para cima” relacionando-a ao papel do professor de Biologia frente aos cenários negacionistas com os quais precisa lidar cotidianamente em sua prática. Nesse sentido, o objetivo dessa investigação consistiu em construir possibilidades de diálogo e de combates a negacionismos científicos, a partir da inter-relação entre diferentes expressões da cultura, mais especificamente, o cinema e os saberes científicos. Metodologicamente, o trabalho encontra-se organizado em três etapas: uma imersão no filme “Não olhe para cima” visando saturar as possibilidades de encontrar temas pertinentes ao estudo de ciências e combate de negacionismos científicos, sistematização dos discursos produzidos e diálogo de saberes entre cinema e ciências pautado na aproximação do que emerge das interpretações sobre os eixos temáticos estabelecidos na etapa anterior e de como essas discussões podem ser contextualizadas em aulas de ciências. Em termos analíticos, assumimos características da análise multimodal estabelecida por Arzarello (2006) e da Análise Textual do Discurso – ATD (MORAES, GALIAZZI, 2006). Como resultado desse processo emergiram quatro categorias temáticas: política e ciências; polarização política, mídias sociais e ciências; machismo e ciências e confiabilidade nas ciências. A discussão dessas categorias com produções intelectuais do campo das ciências e do ensino de ciências biológicas evidenciaram que os negacionismos científicos caracterizam-se como um tema atual, relevante e bastante danoso que compromete o pensamento e as atitudes em âmbitos individuais e coletivos, de modo a radicalizar comportamentos e, até mesmo, colocar a saúde a e a vida das pessoas em risco. Nesse cenário, é fundamental que os professores promovam o combate aos movimentos anti-ciências no processo de enculturação científica dos sujeitos, construindo conhecimentos sobre os métodos científicos e sua confiabilidade, bem como fomentando comportamentos críticos e participativos porque pautados em lógicas rigorosas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prevalência da infecção pelo vírus T-linfotrópico humano em mulheres grávidas atendidas em unidades de saúde do município de Belém, Pará, Brasil
    (2022-07-11) LIRA, Adrielly Pinheiro; MACHADO, Luiz Fernando Almeida; http://lattes.cnpq.br/8099461017092882; https://orcid.org/0000-0002-4571-4715
    Objetivo: Descrever a ocorrência de HTLV em gestantes atendidas em Unidade Básica de Saúde da cidade de Belém, Estado do Pará, Região Norte do Brasil. Métodos: Estudo descritivo realizado, no período de setembro de 2020 a abril de 2022, com gestantes que procuraram as Unidade Básica de Saúde para acompanhamento do pré-natal. Para diagnostico, cada amostra foi submetida ao teste de triagem (ELISA) Ensaio imunoenzimatico, e para confirmação foram utilizados o Western Blot e qPCR. Resultados: Participaram da pesquisa 450 gestantes, a maioria das participantes estavam na faixa etária de 20 a 29 anos (269/450; 60%), heterossexuais com parceiro estável (419/450; 93,11%), casadas (288/450; 64%), tinham de 1 a 3 filhos (348/450; 77,33%), estavam cursando e/ou completaram o ensino médio ou ensino superior (338/450; 75%) e com a renda familiar de até um salário mínimo (339/450; 75%). Neste presente estudo, nenhuma paciente apresentou sorologia positiva para HTLV. Conclusões: A prevalência de HTLV, na população estudada encontra-se abaixo das encontradas por diversos autores , tal dado não pode ser interpretado como ausência de risco nas gestantes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do swab oral como método de coleta de amostra não invasiva para o diagnóstico molecular indivíduos suspeitos de leishmaniose visceral por Leishmania (leishmania) infantum chagasi no Estado do Pará
    (2022-07-07) CASTRO, Ádria de Oliveira; SILVA, Ivoneide Maria da; http://lattes.cnpq.br/5206284058104362; RAMOS, Patrícia Karla Santos; http://lattes.cnpq.br/9369669215667717; https://orcid.org/0000-0002-0275-0994
    A Leishmaniose Visceral Americana (LVA), é uma doença de evolução crônica causada, no Brasil, pelo protozoário Leishmania (Leishmania) infantum chagasi. Apresenta quadro clínico súbito ou gradual e, na ausência de diagnóstico e tratamento adequados, esse quadro pode evoluir a óbito. Por isso, a pesquisa de métodos alternativos de extração de DNA, que sejam rápidos, práticos, livres de contaminação e eficazes em relação à quantidade, qualidade e possibilidade de amplificação por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), é importante, devido a sua possibilidade de aplicação em métodos diagnósticos. Assim, a utilização da saliva, coletada a partir do “swab”, considerado um método de coleta não invasivo, possui potencial atrativo no teste laboratorial para o diagnóstico da LVA. Visto que, na maioria dos casos, os pacientes estão debilitados por conta da doença. Com isso, o objetivo deste estudo foi: Avaliar a eficiência do "swab" oral na detecção de Leishmaniose Visceral por L. (L.) i. chagasi e comparar os resultados com os da sorologia e com o soro utilizado na qPCR. indivíduos residentes em área endêmica de leishmaniose visceral no Estado do Pará. Neste trabalho, foram realizadas coletas de amostras de “swab” e soro de 17 pacientes, originando 34 amostras, as quais foram submetidas à qPCR. Foi possível detectar o DNA de L. (L.) i. chagasi em células da mucosa oral, coletadas através do “swab”, em 64,70% (11/17), utilizando o par de primer LEISH-1/LEISH-2. Com os resultados preliminares deste estudo, verificamos que o par de primer LEISH-1/LEISH-2 foi mais sensível para L. (L.) i. chagasi quando comparado com o par RV1/RV2 que obteve apenas 52,95% (09/17) de detecção para o DNA do parasita. Os resultados descritos apontam para a possibilidade da utilização das células da mucosa oral no diagnóstico da LVA quando empregada a qPCR, podendo constituir uma alternativa não invasiva de investigação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Variação intraespecífica de atributos funcionais em espécies que ocorrem em diferentes tipos vegetacionais na restinga amazônica
    (2021-07-16) REBELO, Luane Gabriela Botelho; TEODORO, Grazielle Sales; http://lattes.cnpq.br/3084958403475877; https://orcid.org/0000-0002-5528-8828
    Os atributos funcionais são características morfo-fisiológicas que influenciam o estabelecimento, crescimento e sobrevivência dos organismos. Os atributos foliares e da madeira podem explicar a distribuição e abundância de plantas ao longo de gradientes de água, luz e nutrientes. Apesar da restinga se composta por diversos tipos vegetacionais, como dunas, as fisionomias arbustivas e as florestas, onde uma mesma espécie pode ocorrer nos distintos tipos de vegetação. Logo, a restinga representa um excelente modelo testar se os atributos foliares e da madeira variam intraespecificamente em função do habitat onde os indivíduos ocorrem. Nesse estudo analisamos a variação da área foliar especifica (SLA), área foliar (LA), matéria seca da folha (LDMC), espessura foliar (LTh) e densidade da madeira (WD) em indivíduos de Clusia grandiflora Split. (Clusiaceae) e Anacardium occidentale L. (Anacardiaceae) entre uma fisionomia florestal, arbustiva e de duna em uma restinga no Pará. O SLA de A. occidentale foi maior na fisionomia florestal (f = 14.05, p = 0.005), quando comparado as dunas e aos arbustos. E o LDMC também diferiu entre os ambientes (f = 14.05, p = 0.005), apresentando menor média em indivíduos da floresta de restinga em comparação com os de formação arbustiva (p = 0.004) e de planície de dunas (p = 0.04). Todavia, não houve diferença significativa para os demais atributos medidos em A. occidentale e nenhum atributo medido em C. grandiflora entre as fisionomias estudadas. Além disso houve uma relação positiva entre LA e SLA com a WD em A. occidentale, e apenas uma relação negativa entre LTh e WD em C. grandiflora. Nossos resultados sugerem que as espécies respondem de forma diferentes as limitações impostas pelos ambientes, e que características de folha e madeira são complexas e demandam uma investigação mais aprofundada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ecologia alimentar de Iphisa e. elegans (Gray, 1851) (Squamata: Gymnophthalmidae) na flona do Tapajós e nos municípios de Beruri e Maraã no Amazonas, Brasil
    (2021-06-17) CONCEIÇÃO, Luan Martins; SILVA, Iago Barroso da; http://lattes.cnpq.br/0564032189393577; https://orcid.org/0000-0003-2648-3920
    A América do Sul, apresenta a herpetofauna mais diversa do mundo, somente no Brasil, existem mais de 282 espécies de lagartos, sendo 154 endêmicas. Lagartos, estão presentes nos mais diversos tipos de habitats e sua presença nesses ambientes é influenciada por fatores bióticos e abióticos. Estudos dietéticos servem de base para a compreensão da história de vida das espécies, e servem de base teórica para a áreas como ecologia trófica, nicho trófico e das interações com os demais organismos em seus habitats. Nesse trabalho foi abordado alguns aspectos da ecologia trófica de I. e. elegans, um pequeno lagarto que habita a serrapilheira da floresta Amazônica. Assim, levantou-se os seguintes questionamentos: i) Quais tipos de presas são utilizados por I. e. elegans?; ii) Quais tipos de presas apresentam maior importância alimentar para a espécie?; iii) I. e. elegans é um lagarto com dieta especialista ou generalista? Os espécimes estudados são provenientes de três localidades da Região Amazônica: Amanã/Amazonas, Beruri/Amazonas e Santarém/Pará. Para avaliar a contribuição dos itens alimentares, foi medida a frequência de ocorrência (FOi%), o Volume de cada item (V%), o Índice Volumétrico de Importância Alimentar (IVAi) e o Índice de Amplitude Trófica. Foram examinados 37 espécimes (26 da localidade de Tapajós, 5 de Maraã e 6 de Beruri). Foram registrados um total de 5 itens alimentares (Blattaria, Araneae, Orthoptera, Scorpiones e Vegetais). Observou-se que a FOi% de categorias de presas se deu da seguinte forma: Blattaria (55,55%), Araneae (37,04%), Orthoptera (22,22%), Scorpiones (3,70%) e material vegetal (7,41%). O IVA%, apresentou os seguintes valores: Blattaria (73,96%), Araneae (16,84%), Orthoptera (8,54%), Scorpiones (0,17%) e Vegetais (0,48%). A Amplitude Trófica de Levins resultou em: Ba= 0,360. Os resultados indicam que I. e. elegans possui uma dieta com uma alta proporção de baratas, aranhas e ortópteros, respectivamente. Esse tipo de possui um alto valor nutritivo e energético para a dieta desses lagartos. Essa avaliação nos forneceu informações importantes sobre esta espécie, como a característica especialista de sua ecologia alimentar. Esses resultados contribuirão para estudos posteriores sobre I. e. elegans e sua diversidade ecológica, promovendo uma maior compreensão de padrões ecológicos dentro de Gymnophthalmidae.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diversidade taxonômica e funcional de aves dispersoras em áreas de regeneração natural pós-mineração
    (2021-06-17) AMARAL, Lia Torres; LOPES, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3377799793942627; https://orcid.org/0000-0002-6296-5487
    Distúrbios antropogênicos em habitats naturais podem levar a alterações ecossistêmicas complexas e até à perda de biodiversidade. Frente a tais modificações, a restauração dos ecossistemas é fundamental para auxiliar o reestabelecimento da comunidade e dos níveis de diversidade anteriores a perturbação. A dispersão de sementes é uma das funções ecológicas que pode contribuir grandemente para a sucessão florestal, e as aves são importantes agentes dispersores pois podem permitir a entrada de sementes em fragmentos degradados de regiões tropicais. Logo, este trabalho tem como objetivo avaliar a diversidade taxonômica e funcional de aves potencialmente dispersoras de sub-bosque em área de regeneração natural pós-mineração. Os dados foram coletados no município de Paragominas, nas áreas de regeneração natural (RN) e nos fragmentos florestais (FF) da empresa Mineração Paragominas SA. Foram instaladas redes de neblina no sub-bosque de nove áreas de RN e de FF (totalizando 18 áreas), que capturaram 431 indivíduos de 40 espécies de aves potencialmente dispersoras. Os resultados mostraram que a composição de espécies diferiu entre os dois ambientes, sendo que os fragmentos de floresta abrigaram espécies com dietas mais especialistas, o que pode ser atribuído à estratificação do ambiente, e as áreas em regeneração natural espécies com dieta mais generalista. Embora a composição de espécies tenha diferido entre os ambientes, não foram observadas diferenças na diversidade taxonômica, isso pode mascarar um turnover das espécies especialistas para as generalistas que se adaptam melhor ao ambiente, ou uma influência do esforço amostral. As áreas de regeneração natural tiveram uma diversidade funcional e riqueza de espécies maior do que as de floresta, e isso pode estar ligado ao fato de que a vegetação de uma floresta secundária pode fornecer recursos importantes como sítios de nidificação, forrageio e abrigo, o que tende a atrair grande variedade de táxons. Os resultados destacam como diferentes medidas de diversidade podem apresentar diferentes respostas às mudanças no ambiente, o que enfatiza a importância de considerar múltiplos aspectos ao analisar a biodiversidade. Além disso, ressalta a importância de florestas em processo de regeneração, uma vez que elas podem tornar-se ainda mais importantes no futuro, como formas de salvaguardar a existência de espécies em algumas regiões.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica
    (2021-06-16) PINTO, Letícia Yasmin Jacques; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231
    Este trabalho monográfico possui como objetivo apresentar a abordagem CTSA (ciência/tecnologia/sociedade/ambiente) como proposta facilitadora para o ensino de biologia na educação básica. Consiste em um trabalho teórico de cunho qualitativo em que a literatura acerca da educação básica, currículo de ciências e CTSA foram analisadas. Com a análise da literatura percebemos que a carência científica na educação é, principalmente, decorrente do distanciamento entre o conhecimento científico e a realidade do aluno, e apontamos a necessidade de estimular a reflexão e o debate de assuntos problemáticos, pois esses são imprescindíveis para a formação cidadã e criticidade no aluno. Nesse cenário conclui-se a importância da implementação de abordagens de ensino que incentivem a reflexão e o debate, como a CTSA, no currículo de biologia na educação básica, com vistas a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e formar cidadãos que possam atuar ativamente na sociedade em que vivem. Ademais, a CTSA auxilia na disseminação da ciência e não se restringe ao ensino de biologia, desta forma é essencial a necessidade de mais estudos que analisem em diferentes áreas e níveis de formação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas práticas como ferramenta metodológica para o ensino de ciências em escolas municipais de Tomé-Açu/Pa
    (2021-06-11) MORAIS, Laís Caroline Cavalcante; VIEIRA, Janaína Gell de Pontes; http://lattes.cnpq.br/8752927637981750
    A desmotivação nas aulas de ciências é um fato recorrente nas escolas pú-blicas podendo ser atribuído a diversos fatores, como aulas primordialmente tradicionais teórico/expositivas, falta de relação da teoria com a prática, salas superlotadas e pro-fessores desestimulados a promover um ensino diferenciado e motivador entre outros. As aulas práticas podem ser usadas como uma estratégia de ensino eficiente para pro-mover um ensino de qualidade voltado para a realidade do aluno e o meio em que vive, trazendo a ciência para dentro das salas de aulas através de métodos e materiais sim-ples e de fácil manuseio, com sua eficiência comprovada desde que relacionada com a teoria. O objetivo desta pesquisa foi estimar e contextualizar a proporção de professores de Ciências que usam aulas práticas como ferramenta metodológica no ensino de ciên-cias em escolas municipais do município de Tome-Açú/ (PA), como estratégia para fa-cilitar o ensino aprendizagem nos conteúdos de ciências. A fim de avaliar o uso dessa estratégia, foi aplicado um questionário para trinta e três professores de ciências da rede municipal de ensino em doze das noventa e seis escolas do município, para avaliar a ocorrência dessa ferramenta. A pesquisa comprovou que ainda há um número signifi-cativo de professores (36%) que não utilizam este método, os principais motivos men-cionados pelos professores nos questionários, foram destacados: a indisponibilidade de materiais fornecidos pela escola, espaço inadequado, sala superlotas e falta de tempo para planejamento destas atividades. Os profissionais que utilizam esta ferramenta, cerca de 64%, afirmam obter grandes resultados além do entusiasmo dos alunos ao participarem desse tipo de aula. Cabe ressaltar que iniciativas que visem a maior utili-zação de aulas práticas no ensino de ciências são imprescindíveis para melhoria do processo de ensino e aprendizado, este que pode ocorrer de forma prazerosa, motiva-dora e interessante.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elaboração de cartilha educativa sobre infecções sexualmente transmissíveis para alunos das escolas de ensino fundamental e médio de Belém-Pa
    (2021-06-15) RIBEIRO, Jullyanne Elyne Castilho; COSTA, Greice de Lemos Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2305761244196596
    A construção de uma tecnologia educacional (TE) do tipo cartilha é uma estratégia inovadora para utilização de diferentes metodologias de ensino e aprendizagem que podem ser utilizadas, em escolas de ensino fundamental e médio, para abordagem de temas relevantes em um formato simplificado e mais próximo da realidade do público infanto-juvenil. Esta cartilha contém informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e orientações em relação aos métodos de prevenção, com o intuito de promover educação em saúde ao jovem a partir 10 anos de idade, levando-se em consideração a vulnerabilidade desse grupo a exposições e situações de riscos acerca das IST’s. Trata-se de um estudo metodológico descritivo, realizado sobre pesquisas acerca da temática e deficiências dessas informações no ambiente escolar. Optou-se em abordar o produto, de forma lúdica e simplificada, buscando facilitar o entendimento dos adolescentes em relação aos seguintes tópicos: o que são as IST’s; quais as principais IST’s; contágio e manifestação das infecções; sinais e sintomas; tratamento; comportamentos de risco e estratégias de prevenção. Essa tecnologia educacional será importante para aproximar o aluno dessa realidade, tornando-o provedor de sua própria saúde e, consequentemente, do próximo e do meio em que vive. Projetos futuros visam a validação e inserção desta TE em escolas de ensino fundamental e médio do município de Belém-PA, juntamente com a promoção de palestras sobre a temática abordada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O que podemos aprender sobre a proteção de unidades de conservação considerando as distribuições modeladas de arraias da família Potamotrygonidae Garman, 1877 (Myliobatiformes: Chondrichthyes) na América do Sul?
    (2021-06-16) BEZERRA, Jessica Aline Ramos; READY, Jonathan Stuart; http://lattes.cnpq.br/1882929190213898; https://orcid.org/0000-0002-9374-8661
    Considerando o aumento da vulnerabilidade da biodiversidade à mudanças climáticas e ações antrópicas, é emergente o planejamento para a criação e expansão de áreas protegidas fundamentados em estudos da biodiversidade. A ictiofauna neotropical é a mais diversa do mundo, estando sob pressões antropogênicas e mais suscetível a intensos impactos das mudanças climáticas. No entanto, as lacunas de informações interferem no conhecimento do status de conservação das espécies e, consequentemente, na criação de áreas de proteção da integridade física e funcional dos ecossistemas. Inferimos a situação de proteção atual e futura de arraias Potamotrygonidae em unidades de conservação considerando sua extensão de ocorrência e modelos de distribuição potencial para o presente e futuro com cenários com mudanças climáticas. Nossos resultados indicaram que espécies que foram descritas anteriormente tendem a ter maior área de ocorrência registrada. Modelos de distribuições potenciais para o futuro, evidenciaram cenários de risco para os potamotrigonídeos, com baixa cobertura de sua ocorrência em áreas protegidas. Por fim, indicamos espécies e áreas prioritárias para estudos ecológicos para conservação, planejamento e delimitação com base na gestão de bacias hidrográficas.