Faculdade de Ciências Biológicas - FCBIO/ICB
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração e avaliação de meios de cultura naturais para a indução de escleróticas de Fonsecaea pedrosoi(2003) SILVA, Moisés Batista da; SALGADO, Claudio Guedes; http://lattes.cnpq.br/2310734509396125A cromoblastomicose é uma micose subcutânea cosmopolita, em que o Brasil é o segundo foco mundial da doença. O principal agente etiológico é o fungo melânico Fonsecaea pedrosoi, a doença caracteriza-se clinicamente pela presença de placas verrucosas, atingindo principalmente os membros inferiores de trabalhadores rurais. O diagnóstico laboratorial é realizado através de exame micológico direto das lesões ou do pús ali encontrado e a presença das células escleróticas no tecido confirma a suspeita clíncia. A obtenção das formas teciduais de F. pedrosoi é conseguida com a utilização de meios quimicamente definidos, somente após 12 a 45 dias necessitando ainda a adição de indutores como o propanolol, quelantes de cálcio ou com a adição de íons. O trabalho aqui apresentado objetiva primordialmente elaborar novos de meios de cultura que possuam a capacidade de induzir a formação células escleróticas in vitro de maneira mais rápida e menos trabalhosa. Foram selecionados dois extratos vegetais que receberam o nome genérico de Natural Medium for Sclerotics Induction, e identificados pelas siglas NAMES-A e NAMES-B. Observou-se a transformação de conídios em escleróticas após 48 horas em NAMES-A e em 10 dias, quando cultivados em NAMES-B, sem a necessidade de acréscimo de qualquer outra substância. As características morfologicas das células obtidas são similares quando comparadas às células observadas in vivo e em trabalhos anteriores de outros autores, sendo estas características confirmadas por experimentos de fluorescência, coloração com Giemsa, microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atualização do papel da NADPH oxidase na malária(2018-07-17) CARVALHO, Victor Hugo Valente; PERCÁRIO, Sandro; http://lattes.cnpq.br/3018367879063988; LAURINDO, Paula do Socorro de Oliveira da Costa; http://lattes.cnpq.br/2159400717120517A malária, consequência da infecção por espécies pertencentes ao gênero Plasmodium, dá-se através do repasto sanguíneo pelo vetor anofelino infectado com esporozoítos. Na eliminação de micro-organismos, especialmente do plasmódio, a produção de radicais livres tem papel importante. Entre as diversas fontes produtoras de Espécies Reativas de Oxigênio (ERO), a família das NADPH Oxidases (NOX) é a única que possui como função primária a formação de radicais livres. Ela está presente em várias linhagens celulares e possui sete isoformas: NOX1, NOX2, NOX3, NOX4, NOX5, Dual Oxidase 1 e 2 (DUOX1 e DUOX2). Elas desempenham diversas funções, como atividade microbicida, angiogênese e migração de neutrófilos, células endoteliais e musculares lisas. Devido à multifuncionalidade, muitas isoformas estão relacionadas a mecanismos fisiopatogênicos de várias doenças, entre elas aterosclerose e hipertensão. No que diz respeito a participação na malária, estudos com camundongos knockout ou com uso de inibidores são realizados para elucidar o papel da NOX no desenvolvimento da doença. Entre os poucos estudos realizados, nenhum demostrou o papel das NOX no controle da densidade parasitária ou sobre a gravidade da doença. No entanto, destaca-se que a inibição destas enzimas contribuiu para a diminuição da sobrevida em animais de experimentação. Novas abordagens deverão ser feitas para estabelecer o papel desse complexo enzimático na fisiopatologia da doença, porque o que está definido quanto a importância da enzima é que ela não é essencial para a destruição do plasmódio e que contribui para a sobrevivência do hospedeiro a longo prazo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de Capsicum chinense Jacq (Solanaceae) em solos contaminados por metais pesados(2019-01-10) OLIVEIRA, Fábio Osvaldo dos Santos; CERQUEIRA, Roberta Macedo; http://lattes.cnpq.br/2863595777814509; MARDEGAN, Silvia Fernanda; http://lattes.cnpq.br/2255825871255432; https://orcid.org/0000-0003-3057-8973O descarte de pilhas e baterias é um problema que vem se agravando nos últimos anos pelo crescimento de produtos portáteis que necessitam de pilhas como fonte de energia. O Brasil foi um primeiro dos países da América latina a elaborar uma legislação para regulamenta o descarte e tratamentos de pilhas e baterias, além de estabelecer limites de concentrações de metais pesados para que possam ser descartados. O descarte de pilhas junto com o lixo doméstico causa grande preocupação, pois, com o tempo, esse dispositivo pode oxidar e liberar substâncias tóxicas, incluindo os metais pesados. Este trabalho avaliou o efeito da contaminação do solo por resíduos de pilhas alcalinas no desenvolvimento de Capsicum chinense Jacq (Solanaceae). Para isso, determinou-se a massa seca total das plantas e de seus respectivos compartimentos (raiz, caule e folhas), bem como a razão entre elas; a produção de folhas; e o aumento de altura da planta após a aplicação da solução de resíduos. Foi realizado um experimento inteiramente casualizado, com um controle (sem adição de solução de resíduo) e três tratamentos (adição de solução de resíduos 1x, 3x e 5x). O efeito mais negativo foi observado nas raízes, onde concentrações mais altas da solução de resíduos refletiram na redução da massa seca das plantas e aumento da razão massa seca da raiz/ total. A relação massa seca do caule/total foi maior nas plantas que receberam a solução 5 vezes concentrada e menor no controle. As plantas que receberam a solução de resíduos 5 vezes concentrada também apresentaram o menor número de folhas produzidas e o menor aumento de altura. Estes resultados indicam que a baixa concentração de resíduos no solo (solução 1 vez concentrada) favoreceu o desenvolvimento de C. chinense, uma vez que estes resíduos são constituídos principalmente por micronutrientes essenciais. No entanto, a adição de concentrações mais altas refletiu em toxicidade para planta, restringindo seu desenvolvimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Respostas taxonômicas e morfológicas de comunidade de Odonata (Insecta) e mudanças no uso da terra na Amazônia Brasileira(2019-01-18) AZEVEDO, Klicia de Fátima Souza de; CARVALHO, Fernando Geraldo de; http://lattes.cnpq.br/6834399571968187; JUEN, Leandro; http://lattes.cnpq.br/1369357248133029; https://orcid.org/0000-0002-6188-4386As mudanças de uso da terra podem modificar a integridade e as variáveis ambientais, levando a uma perda da heterogeneidade ambiental. Nesse contexto, os macroinvertebrados são considerados bioindicadores eficientes para apontar as mudanças ambientais de rios e córregos, devido alterações antropogênicas. Além de avaliar os efeitos das condições ambientais na diversidade taxonômica de espécies, identificar a ocorrência e frequência das características morfológicas das espécies que estão em um ecossistema também nos possibilita entender sobre a estruturação da comunidade no ambiente. O objetivo desse estudo foi testar se o efeito do ambiente sobre a abundância de espécies de Odonata tem relação com as características morfológicas dos organismos e investigar quais mudanças ocorrem na morfologia desses Odonata. As coletas amostrais foram realizadas nos municípios de Paragominas, Santarém e Belterra, Pará, Brasil, onde foram amostrados 98 igarapés no período mais seco, no município de Paragominas entre junho e agosto de 2011, e 48 na região de Santarém e Belterra entre julho e agosto de 2010. Foram utilizados 59 espécimes de Odonata. Como métricas ambientais foram usados fragmentos de madeira dentro e fora do canal e Média de dossel. Quando avaliamos se existia uma relação do beta da regressão linear (efeito dos fragmentos de madeira dentro e fora do canal sobre a abundância) apenas o comprimento da asa posterior apresentou uma relação negativa. Então esse resultado sugere que o efeito negativo da variável residual de madeira dentro e fora do canal sobre a abundância pode reduzir significativamente o tamanho do Comprimento da Asa Posterior (CAP) das espécies de Odonata. Concluímos nesse estudo que madeira dentro e fora do canal afeta a abundância de espécies de Odonata e esses efeitos estão relacionados com o tamanho corporal. Isso apoia nossa hipótese que em áreas com mudanças no uso da terra (extração madeireira e agropecuária), não são ambientes adequados para a maioria das espécies especializadas em florestas, aquelas espécies que apresentam uma baixa abundância e tamanho corporal menor. Para isso é necessário criar estratégia que reduz a perturbação dos usos da terra nos riachos amazônicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica(2019-07-03) SOUSA, João Gabriel Teles de; FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1832728101486131As práticas educacionais têm revelado a necessidade da (re) construção do ensino, através de recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos relacionados aos temas de interesses e vivências dos estudantes. Uma das formas de se melhorar e atualizar este processo é a utilização de mídias digitais e jogos lúdicos. Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de utilizar o blogspot de conteúdo de atlas virtual de histologia associado ao jogo lúdico, o caça-palavras, na educação básica. Como metodologia, o público alvo foram alunos da turma de 8ª série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tiradentes I. Inicialmente, foram organizadas lâminas histológicas referentes aos tecidos e órgãos de animais com elaboração de textos. Em seguida, foi construído um blog a partir do provedor da Google e inserido as imagens das amostras biológicas previamente identificadas; em paralelo houve a elaboração de um jogo lúdico- caça palavras. Como resultados houve uma aula expositiva-teórica de conteúdo histológico, em seguida foi utilizado o Blog para demonstração das imagens citadas em texto; posteriormente, a turma foi dividida em duplas e realizada uma atividade de perguntas-respostas associado ao caça palavras; foi um momento interativo e satisfatória dos alunos. A partir desses dados, pode-se confirmar que os recursos digitais e/ou lúdicos servem como metodologia alternativa para melhorar o processo de ensino-aprendizado em alunos do ensino público.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero e sexualidade na escola pública: como os alunos e os professores de Biologia da EA-UFPA observam o papel da escola na orientação sexual(2019-07-04) OLIVEIRA, Alexandre Macedo; TRINDADE, Nilson Santos; http://lattes.cnpq.br/8260963409439993A sexualidade é atualmente considerada um atributo inerente ao ser humano, principalmente entre os jovens adolescentes em idade reprodutiva onde a incidência de gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) é alarmante. Com o advento da Lei n.º 60/2009, que estabelece a educação sexual nos estabelecimentos do Ensino Médio, tornou-se proposital investigar e analisar as relações de gênero/sexualidade na escola. Neste estudo de caso quanti-qualitativo objetivou-se conhecer e analisar a percepção dos professores de Biologia e dos adolescentes em relações de gênero/sexualidade em escola pública de Aplicação da UFPA no município de Belém – PA. Para tanto foram realizadas entrevistas estruturadas com os professores de Biologia e alunos do 2º ano do Ensino Médio, bem como observações da rotina dos jovens e professores em sala de aula com o objetivo de compreendermos como se dão ás relações de gênero/sexualidade no dia-a-dia dos jovens e, como pensam os professores e alunos sobre a sexualidade humana. Os resultados ressaltam, a insegurança e o desconhecimento por parte dos alunos e educadores de Biologia quanto aos conceitos de temas associados a sexualidade, bem como a viabilidade da elaboração de um programa de orientação sexual na escola que incorporem o debate das questões de sexualidade/gênero, fazendo leituras críticas dos livros didáticos, refletindo sobre a prática escolar na perspectiva de gênero, desenvolvendo trabalhos que abordem a sexualidade ou ainda debatendo sobre literaturas que abordem o tema colaborando com os educadores em sua atuação como elemento de formação aos jovens na construção de suas concepções e informações necessárias ao desenvolvimento da sua sexualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepção sobre animais de estimação silvestres em uma população urbana: uma contribuição para ações de conservação(2019-07-05) VIÉGAS, João Miguel Alencar; SILVA, Maria Luísa da; http://lattes.cnpq.br/2101884291102108; https://orcid.org/0000-0002-8949-5622A avifauna é uma grande vítima de ações antrópicas, a exemplo do tráfico de animais silvestres e da destruição de hábitats. Manter aves silvestres em cativeiro é uma ação que incentiva o comércio ilegal de animais descrito como o terceiro maior do mundo. Neste cenário, buscamos analisar parâmetros que informem as motivações para a população urbana manter aves silvestres em ambiente doméstico, através de questionários compartilhados em redes sociais. Sessenta e uma pessoas participaram da pesquisa, a maioria de Belém-PA, Ananindeua-PA e São Paulo-SP, Brasil. Trinta e sete pessoas afirmaram não ter uma ave silvestre de estimação, enquanto 24 informaram já as terem possuído. Entre os possuidores de aves silvestres, 15 possuem ou já possuíram um psitacídeo nativo. Quanto à alimentação fornecida em cativeiro, a maioria informou que suas aves têm preferência por sementes, castanhas e afins. Informaram ainda que na natureza as aves devem buscar o mesmo tipo de alimentação. Dessa forma é necessária a realização de trabalhos que envolvam a educação ambiental para a conscientização da populaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Florística de espécies arbóreas no setor básico da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil(2019-07-11) SILVA, Bruno Quaresma; CERQUEIRA, Roberta Macedo; http://lattes.cnpq.br/2863595777814509O levantamento florístico é uma metodologia realizada para listar e diagnosticar um determinado número de espécies vegetais existentes em uma área geográfica. Os estudos florísticos além de gerar informações sobre as classificações taxonômicas dos indivíduos em uma comunidade vegetal, fornecem informações básicas sobre atributos ecológicos, síndromes de dispersões, fenologia e as formas de vida desses organismos, além de outras finalidades. O presente estudo teve como objetivo amostrar e identificar as espécies arbóreas do Campus Básico Cidade Universitária José da Silveira Netto da Universidade Federal do Pará. O estudo ocorreu de janeiro a junho de 2019. Para o levantamento florístico foram realizadas coletas semanais de material botânico utilizando-se de técnicas usuais de coleta e arborização. Para a identificação taxonômicas das espécies foi utilizada bibliografia especifica, eventuais consultas a especialistas e comparações com exsicatas do Herbário H.F Profa. Normélia Vasconcelos da Universidade Federal do Pará. No total foram catalogados 787 indivíduos, distribuídas em 28 famílias, 74 gêneros e 85 espécies. A família que apresentou maior riqueza foi Fabaceae (18 espécies), seguida por Arecaceae (15) e Bignoniaceae (5). Anacardiaceae apresentou maior abundância (205 indivíduos), seguido por Bignoniaceae (129), Fabaceae (117) e Arecaceae (87). A família Fabaceae apresenta maior número de gêneros (16) e espécies (18). O gênero Mangifera, possui apenas uma espécie (Mangifera indica L), contudo, apresenta a maior abundânica (186). O gênero Syzygium conteve o quinto maior número de indivíduos (33) e apresenta maior riqueza de espécies (5).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) (Trans)Formação de professores de Biologia: autopercepções docentes a partir de um mestrado profissional em ensino de Biologia(2020-02-10) MARTINS, Lucas Barbosa; ABREU, Sheila Costa Vilhena; http://lattes.cnpq.br/7368287433360653; https://orcid.org/0000-0002-6614-5398Este trabalho de investigação consistiu em uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender quais são os sentidos de mudanças de ideias e práticas compartilhados entre professores de Biologia, egressos ou participantes de um programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, de uma Universidade Pública Federal, em Belém-Pará? O contexto da pesquisa foi a formação continuada de professores de Biologia e o locus foram duas turmas do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os participantes da pesquisa foram 13 professores de Biologia, sendo um egresso e outros ainda mestrandos do programa referido, que foram por demanda espontânea. A coleta de dados foi realizada em 2 etapas: a primeira etapa foi feita através de respostas a um formulário de questões enviado por aplicativo de celular e a segunda etapa por meio de respostas escritas e em áudio que, posteriormente, foram transcritos e organizados em função de suas comunalidades, gerando duas categorias de análise, que foram: a) Aspectos de Superação Ligados à Auto Mudança de Professores de Biologia e, b) Sentidos de Mudança para Professores de Biologia a partir do PROFBIO. Em linhas gerais, como análises de evidência, segundo os participantes, o processo de mudança de ideias e práticas mobiliza esforços de superação de uma formação inicial caracterizada por lacunas provocadas pela frágil atenção dada aos estudos pedagógicos; bem como a superação de uma visão tradicional de ensinar e aprender; além de transformar as inquietações sobre o saber fazer em motivação para sair do comodismo e buscar novas aprendizagens como professor. Nessa direção, os sentidos da mudança situam-se, entre outros, em conhecer novas metodologias de ensino, saber fazer o novo na prática profissional, e ainda, refletir sobre suas próprias metodologias e aplicações no ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagens em segurança alimentar nos trabalhos científicos sobre a Pan-Amazônia: uma revisão(2020-02-11) NASCIMENTO, Dandara Nobre de Oliveira; SILVA, Hilton Pereira daSegundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) Segurança Alimentar (SAN) existe quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico e econômico a recursos alimentares nutritivos que atendam às suas necessidades e preferências alimentares para uma vida ativa e saudável. À este conceito foram atribuídas quatro dimensões: a disponibilidade de alimentos, o acesso aos alimentos, a utilização biológica dos alimentos e a estabilidade das outras três dimensões. O presente trabalho consiste em uma revisão bibliográfica sistemática dos artigos revisados por pares publicados em periódicos contidos nas bases de dados Lilacs, Medline e Web of Science, na biblioteca eletrônica científica Scielo e no Portal de Periódicos da Capes, com estudos acerca da SAN nos países da Pan-Amazônia entre 2010 e 2019. Os referidos artigos foram analisados sob a ótica das quatro dimensões do conceito de SAN, com a intenção de investigar quais as abordagens disciplinares e conceituais contidas naquelas produções e quais as questões mais relevantes acerca da SAN na Pan-Amazônia levantadas pelos trabalhos revisados a partir das quatro dimensões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Introdução ao estudo da cannabis sativa, canabidiol e epilepsia(2020-02-18) BRASIL, Rebeca de Melo Araujo; LIMA, Silene Maria Araujo de; http://lattes.cnpq.br/8961057812067156O canabidiol é um fitocanabinoide de grande interesse por não ser psicoativo e, por isso,muitos estudos tem sido feitos com o THC e CBD principalmente sobre doenças do sistema nervoso entre elas a epilepsia. O objetivo deste trabaho foi reunir informações para uma introdução ao estudo da Cannabis sativa, canabidiol e epilepsia. Buscou-se literatura estrangeira e brasileira para compreender o histórico da Cannabis e do CBD. E os trabalhos de John M. McPartland e seu grupo de pesquisa para a questão da origem e nomenclatura da Cannabis. Para a compreensão do canabidiol buscou-se os primeiros estudos de isolamento do CBD e THC. Para uma introdução a epilepsia utilizou-se das recentes classificações da Liga Internacional Contra a Epilepsia de 2017. E para indentificar as metodologias usadas no o estudo do CBD em modelos animais buscou-se no PubMed artigos que constavam nos títulos ou resumos os termos: “canabidiol”, “animal model” e “epilepsy;” no mesmo trabalho. Encontrou-se que o gênero Cannabis é uma planta de tradição milenar envolvida em discussões de diferentes áreas, com duas subespécies. Combinações de diferentes extratos de maconha podem desencadear convulsões dependendo da espécie estudada; O CBD foi eficaz na redução da frequência e gravidade de crises epilépticas em diferentes modelos animais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação dos professores de Ciências e Biologia na perspectiva de educação inclusiva: a visão dos concluintes da UFPA(2020-02-18) HOLANDA, Ruth Rafaela da Silva; MESQUITA, Amélia Maria Araújo; http://lattes.cnpq.br/9074927290515299; https://orcid.org/0000-0003-4630-116XO presente trabalho foi elaborado com objetivo de apresentar como os alunos do último semestre do curso de Licenciatura em Ciências e Biologia percebem a sua formação para atuar no contexto da inclusão de alunos com deficiência. Para isso, propomos identificar aspectos fundamentais para qualificar o professor para atuar no contexto da inclusão de alunos com deficiência; descrever que mecanismos o curso de Biologia criou para qualificar seus licenciandos a atuarem em salas de aula que possuem alunos com deficiência matriculados; Identificar que aspectos os alunos concluintes sinalizam sobre a formação que receberam no contexto da inclusão. Foram aplicados dois questionários aos 36 formandos: Um com cinco perguntas objetivas e outro com cinco questões discursivas. Porém dos 36 apenas 20 alunos participaram do questionário. Notou-se que os alunos que pretendiam ser professores tinham dúvidas sobre a inclusão de alunos com deficiência, e de modo geral, não se sentem preparados para atuar na escola no contexto da inclusão de alunos com deficiência. Mencionaram a importância em ter estágios com alunos com deficiência para a formação profissional. Os discentes também assinalaram a possibilidade de inserção de mais disciplinas sobre a temática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O horto como instrumento de percepção etnobotanica em um ambiente de apoio e acolhimento de idosos(2020-02-19) AMADOR, Henrique de Oliveira; COSTA, Marly Pedroso da; http://lattes.cnpq.br/5290309086955973A observação do uso das plantas medicinais e aromáticas e os conhecimentos das mesmas que são passados por gerações, é o objeto de estudo da etnobotânica, que aborda a interação entre as pessoas e as plantas em ambientes dinâmicos. Nesse contexto, foi realizada uma abordagem e intervenção etnobotânica, no Abrigo de Idosos Nosso Lar Socorro Gabriel, situado no bairro Maracangalha, em Belém no estado do Pará. Através da implantação de um horto de plantas medicinais e aromáticas, foi possível a observação e o desenvolvimento do trabalho acadêmico, usando como instrumentos metodológicos para obtenção de dados, formulários e conversas informais, obtidos a partir da intervenção etnobotânica juntamente com a implantação de um horto de plantas medicinais e aromáticas, que através de uma análise qualitativa foi possível descrever os resultados, que mostraram a possibilidade de uma nova atividade recreativa dentro do abrigo, a disponibilidade de 25 espécies de plantas entre medicinais e aromáticas, a utilização das plantas do horto na alimentação diária, reconhecer os conhecimentos prévios dos idosos em relação ao uso de plantas medicinais e identificar as potencialidades da prática da horticultura no contexto psicossocial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do sistema de gestão da qualidade de laboratório de referência nacional através da utilização de indicadores da qualidade(2020-02-21) RODRIGUES, Kelven Pantoja; MONTEIRO, Jacqueline Cortinhas; http://lattes.cnpq.br/4094089530341057; CARVALHO, Valéria Lima; http://lattes.cnpq.br/6790119966401498É muito importante que os laboratórios de análise clínica monitorem a qualidade de seus processos, sejam eles pré-analítico, analítico ou pós-analítico e que busquem a melhoria contínua da qualidade dentro do ambiente laboratorial, haja vista que os resultados emitidos pelos laboratórios influenciam diretamente na prevenção, diagnóstico e tratamento adequado a seguimentos de diversas doenças,sendo responsáveis por cerca de 60% das decisões médicas. Para isso, um dos meios mais eficientes de monitorar e avaliar o controle de qualidade é através de indicadores laboratoriais que permitam compreender, avaliar e influenciar tomadas de decisões mais corretas a serem tomadas pelo laboratório. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avalia ro Sistema de Gestão da Qualidade através da utilização de indicadores laboratoriais de qualidade referentes ao ano de 2018 no monitoramento de desempenho dos serviços de diagnóstico moleculares e sorológicos de laboratório de referência nacional. Para isso foi realizado um levantamento de dados a respeito dos indicadores laboratoriais e foram coletados dados a partir dos formulários de cadastro e coleta de indicadores durante o ano de 2018. Mediante a isso foram obtidos os seguintes índices para os indicadores descritos e avaliados: Satisfação de clientes (84%); Acertos no registro de amostras humanas (99%); Proficiência nos testes moleculares e sorológicos (100%); antígenos fora da faixa de uso aceitável (1%) e liberação de resultados (99%); onde se obteve índices satisfatórios de qualidade para os indicadores avaliados. Por fim, apesar dos bons resultados, é necessário que haja a elaboração de outros indicadores que monitorem outros procedimentos importantes e específicos de cada processo, visando à melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Plantas com potencial antihelmíntico na Amazônia: revisão bibliográfica e proposta de cartilha educativa(2020-02-27) MONTEIRO, Huiny Silva; MELO, Francisco Tiago de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/8939740618818787A Amazônia brasileira é um dos grandes centros de diversidade biótica, abiótica e cultural do mundo, mas em contraste a essas características, é uma das regiões mais pobres do país e possui baixos índices de qualidade de vida. Sendo causadas principalmente por protozoários e helmintos, as doenças parasitárias e infecciosas (DIPs) possuem altos índices de mortalidade, atingindo humanos e outros animais, como os ruminantes. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento bibliográfico sobre as plantas com potencial antihelmíntico na Amazônia e produzir uma cartilha educativa. 117 espécies botânicas foram registradas na bibliografia, possuindo distribuição em 43 famílias. A espécie Dysphania ambrosioides (L.) Mosyakin & Clemants recebeu destaque como uma das espécies mais importantes na região. Na produção da cartilha utilizou-se plantas que são presentes no cotidiano da população, além de ressaltar a importância de medidas preventivas contra as verminoses em humanos, dos cuidados médicos e do consumo consciente das plantas medicinais. Portanto, as plantas com atividade antihelmíntica na Amazônia constituem uma importante porção das plantas medicinais, visto que as verminoses são um dos mais graves problemas de saúde pública.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prevalência de parasitoses intestinais nas comunidades dos bairros do Guamá e Montese em Belém(2020-02-27) AMORAS, Fabio Freitas; MELO, Francisco Tiago de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/8939740618818787As enteroparasitoses representam grave problema de saúde pública especialmente nos países em desenvolvimento, afetando desproporcionalmente populações desfavorecidas socioeconomicamente, sendo também um dos principais fatores de morbidade da população e frequentemente associadas a quadros de diarreia crônica e desnutrição. O município de Belém faz parte da região amazônica e encontra-se situado geograficamente em uma área repleta de coleções hídricas e fragmentos florestais, que propiciam o contato da população local com animais, os quais podem atuar como hospedeiros reservatórios, intermediários ou vetores. Apresenta diversos fatores que propiciam a ocorrência e transmissão de doenças infecto-parasitárias humanas e de caráter zoonótico (transmissíveis por insetos, ácaros, roedores, morcegos e outros vertebrados e invertebrados). Baseado nessas premissas, o presente trabalho, realizou um levantamento da prevalência de parasitoses intestinais, através de um inquérito epidemiológico para as comunidades dos bairros do Guamá e Montese no Município de Belém. A amostragem foi realizada por demanda espontânea; os participantes que concordaram em participar do projeto assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido e responderam questionários para traçar o perfil socioeconômico e epidemiológico do público-alvo; a orientação da coleta das amostras fecais, e, em seguida coleta das amostras. As amostras foram coletadas e encaminhadas para análise coproparasitológica no Laboratório de Biologia Celular e Helmintologia e Laboratório de Análises Clínicas do Instituto de Ciências Biológicas, da UFPA para realização dos exames. Dos 500 indivíduos entrevistados, apenas 205 Exames Parasitológicos de Fezes (EPF) foram realizados, sendo a maioria do sexo feminino e predominantemente com renda de 1 a 3 salários mínimos. Além disso, a maioria dos entrevistados possuíam ensino fundamental incompleto, e os fatores escolaridade e renda foram significativos quando submetidos ao teste estatístico (p= 0,0287 e p= 0,0536 respectivamente). A fonte de água predominante foi da rede pública e mais de 50% dos indivíduos parasitados, estavam na condição de poliparasitados. Desta forma, a partir deste estudo concluímos que as condições socioeconômicas são muito importantes para estudo de perfil epidemiológico de grupos, as parasitoses intestinais estão relacionadas às condições sanitárias e que na região Amazônica, há poucos estudos de determinação e prevalência de parasitoses.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel da via Sonic Hedgehog (Shh) na padronização e regeneração de nadadeiras do peixe pulmonado africano Protopterus annectens(2021-05-18) SANTOS, Erika Monteiro dos; SCHNEIDER, Maria Paula Cruz; http://lattes.cnpq.br/3901112943859155; https://orcid.org/0000-0002-2538-4827Os peixes pulmonados são valiosos modelos para se entender a transição do ambiente aquático para o terrestre durante a evolução dos organismos tetrápodes. O peixe-pulmonado Protopterus annectens é um peixe Sarcopterygii (grupo irmão dos Tetrapoda), que possui radiais distais vestigiais localizados na bainha das nadadeiras peitorais. Os tetrápodes e os peixes sarcopterígios compartilham uma proteína conhecida como Sonic Hedgehog (SHH), a qual é responsável pela formação dos radiais distais em peixes e os dígitos em tetrápodes. Estudos mostram que Shh é fundamental durante o desenvolvimento de tetrápodes, alterações nos níveis dessa proteína podem levar a más formações, especialmente nos dígitos. Essa proteína também possui papel fundamental durante a regeneração dos membros, em salamandras a ativação ectópica de SHH provoca fenótipos como a polidactilia. Sendo assim, nossa hipótese questiona se há compartilhamento das funções de SHH no estabelecimento dos radiais distais de peixes pulmonados e sua provável homologia profunda com os dígitos de tetrápodes, por compartilharem mecanismos moleculares específicos usados para construir estruturas sem relação filogenética ou morfológica evidente. Portanto, o objetivo desse trabalho é analisar o papel da via de SHH na regeneração e na padronização de nadadeiras do peixe pulmonado africano P. annectens. O presente estudo foi realizado por meio de amputações das nadadeiras de P. annectens, as quais foram tratadas com fármacos que interferem diretamente na via de SHH, a molécula agonista (SAG) e a antagonista (Ciclopamina), em diferentes estágios de regeneração, tornando possível analisar qual o papel da via de sinalização de SHH para que a regeneração ocorra, com principal enfoque na formação dos radiais distais presentes na nadadeira. Como conclusão nossos resultados sugerem a existência de uma homologia profunda entre radiais distais em peixes e dígitos de tetrápodes, tendo em vista que ambos as estruturas necessitam de SHH para a sua formação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas na educação básica: possibilidade do uso da instrução por pares em aulas de Biologia no Ensino Médio(2021-05-20) MELO, Amanda Jéssica Coelho; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231A presente pesquisa teve como propósito investigar e descrever de que forma a Metodologia Ativa denominada Instrução por Pares pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem de Biologia, na última etapa da Educação Básica. Para alcançarmos tal objetivo, como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, aonde conseguimos observar que a Educação Básica brasileira ainda permanece engessada em métodos tradicionais de ensino, que o Ensino Médio é o alvo de maiores discussões entre os autores, por apresentar altos índices de evasão e que o uso da Instrução por Pares, assim como das demais Metodologias Ativas, pode modificar positivamente os processos de aprendizagem dos estudantes dessa etapa. Assim, concluímos que a Instrução por Pares pode colaborar para o aprimoramento do ensino de Biologia no Ensino Médio, tornando as aulas mais dinâmicas, melhorando o entendimento de novos conteúdos e possibilitando que os estudantes exerçam um papel ativo em seus processos de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lúdico no processo de ensino-aprendizagem da Biologia: possibilidades para o conteúdo dos artrópodes(2021-05-26) CORDOVIL, Estefany Santos; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231Este trabalho monográfico, construído por meio de pesquisa teórica de cunho bibliográfico, possui como objeto de discussão a ludicidade enquanto dinamizador no processo de ensino – aprendizagem na Biologia com possibilidades para o conteúdo dos artrópodes. Á vista disso, a pesquisa objetiva identificar quais as possibilidades do lúdico para o conteúdo de artrópodes no ensino médio, na perspectiva da parte diversificada do currículo, em virtude de que o estudo apresenta um caráter relevante por ser pertencer a uma região amazônica, local com ampla diversidade de animais que precisam ser protegidos e desmitificados, e de diferentes povos, como quilombola, ribeirinho, urbano e indígena. Outro ponto de destaque é poder contribuir na formação dos professores na busca por um caráter plural de ações educativas na escola para os alunos. O processo metodológico contou com a análise das pesquisas teóricas que abordavam as temáticas da Educação básica no Brasil, o estudo do currículo no campo escolar, bem como a ludicidade e o ensino de Biologia. Os resultados apontam a existência de muitos estudos com discussões sobre as temáticas abordadas, mas em relação ao documento curricular do estado do Pará, no que tange a realidade concreta do conteúdo dos artrópodes, é necessário destacar que ainda não existe. Mesmo assim, visualizamos por meio das pesquisas teóricas que há possibilidades do lúdico ser dinamizador no ensino de artrópodes, além de ser um indicador para melhoria e avanço na qualidade da educação, aliado à parte diversificada do currículo. Diante disso, concluímos que os trabalhos sobre ludicidade no ensino dos artrópodes estão em ascensão e ainda são necessários novos estudos para obter os resultados práticos na realidade em sala de aula. Por isso, destacamos a importância da realização de novas discussões sobre o estudo do currículo nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, na perspectiva de melhoria no processo de construção das dinâmicas de ensino para os alunos e de contribuições para formação dos professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas práticas como ferramenta metodológica para o ensino de ciências em escolas municipais de Tomé-Açu/Pa(2021-06-11) MORAIS, Laís Caroline Cavalcante; VIEIRA, Janaína Gell de Pontes; http://lattes.cnpq.br/8752927637981750A desmotivação nas aulas de ciências é um fato recorrente nas escolas pú-blicas podendo ser atribuído a diversos fatores, como aulas primordialmente tradicionais teórico/expositivas, falta de relação da teoria com a prática, salas superlotadas e pro-fessores desestimulados a promover um ensino diferenciado e motivador entre outros. As aulas práticas podem ser usadas como uma estratégia de ensino eficiente para pro-mover um ensino de qualidade voltado para a realidade do aluno e o meio em que vive, trazendo a ciência para dentro das salas de aulas através de métodos e materiais sim-ples e de fácil manuseio, com sua eficiência comprovada desde que relacionada com a teoria. O objetivo desta pesquisa foi estimar e contextualizar a proporção de professores de Ciências que usam aulas práticas como ferramenta metodológica no ensino de ciên-cias em escolas municipais do município de Tome-Açú/ (PA), como estratégia para fa-cilitar o ensino aprendizagem nos conteúdos de ciências. A fim de avaliar o uso dessa estratégia, foi aplicado um questionário para trinta e três professores de ciências da rede municipal de ensino em doze das noventa e seis escolas do município, para avaliar a ocorrência dessa ferramenta. A pesquisa comprovou que ainda há um número signifi-cativo de professores (36%) que não utilizam este método, os principais motivos men-cionados pelos professores nos questionários, foram destacados: a indisponibilidade de materiais fornecidos pela escola, espaço inadequado, sala superlotas e falta de tempo para planejamento destas atividades. Os profissionais que utilizam esta ferramenta, cerca de 64%, afirmam obter grandes resultados além do entusiasmo dos alunos ao participarem desse tipo de aula. Cabe ressaltar que iniciativas que visem a maior utili-zação de aulas práticas no ensino de ciências são imprescindíveis para melhoria do processo de ensino e aprendizado, este que pode ocorrer de forma prazerosa, motiva-dora e interessante.