Faculdade de Ciências Biológicas - FCBIO/ICB

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prevalência da infecção pelo vírus T-linfotrópico humano em mulheres grávidas atendidas em unidades de saúde do município de Belém, Pará, Brasil
    (2022-07-11) LIRA, Adrielly Pinheiro; MACHADO, Luiz Fernando Almeida; http://lattes.cnpq.br/8099461017092882; https://orcid.org/0000-0002-4571-4715
    Objetivo: Descrever a ocorrência de HTLV em gestantes atendidas em Unidade Básica de Saúde da cidade de Belém, Estado do Pará, Região Norte do Brasil. Métodos: Estudo descritivo realizado, no período de setembro de 2020 a abril de 2022, com gestantes que procuraram as Unidade Básica de Saúde para acompanhamento do pré-natal. Para diagnostico, cada amostra foi submetida ao teste de triagem (ELISA) Ensaio imunoenzimatico, e para confirmação foram utilizados o Western Blot e qPCR. Resultados: Participaram da pesquisa 450 gestantes, a maioria das participantes estavam na faixa etária de 20 a 29 anos (269/450; 60%), heterossexuais com parceiro estável (419/450; 93,11%), casadas (288/450; 64%), tinham de 1 a 3 filhos (348/450; 77,33%), estavam cursando e/ou completaram o ensino médio ou ensino superior (338/450; 75%) e com a renda familiar de até um salário mínimo (339/450; 75%). Neste presente estudo, nenhuma paciente apresentou sorologia positiva para HTLV. Conclusões: A prevalência de HTLV, na população estudada encontra-se abaixo das encontradas por diversos autores , tal dado não pode ser interpretado como ausência de risco nas gestantes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do swab oral como método de coleta de amostra não invasiva para o diagnóstico molecular indivíduos suspeitos de leishmaniose visceral por Leishmania (leishmania) infantum chagasi no Estado do Pará
    (2022-07-07) CASTRO, Ádria de Oliveira; SILVA, Ivoneide Maria da; http://lattes.cnpq.br/5206284058104362; RAMOS, Patrícia Karla Santos; http://lattes.cnpq.br/9369669215667717; https://orcid.org/0000-0002-0275-0994
    A Leishmaniose Visceral Americana (LVA), é uma doença de evolução crônica causada, no Brasil, pelo protozoário Leishmania (Leishmania) infantum chagasi. Apresenta quadro clínico súbito ou gradual e, na ausência de diagnóstico e tratamento adequados, esse quadro pode evoluir a óbito. Por isso, a pesquisa de métodos alternativos de extração de DNA, que sejam rápidos, práticos, livres de contaminação e eficazes em relação à quantidade, qualidade e possibilidade de amplificação por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), é importante, devido a sua possibilidade de aplicação em métodos diagnósticos. Assim, a utilização da saliva, coletada a partir do “swab”, considerado um método de coleta não invasivo, possui potencial atrativo no teste laboratorial para o diagnóstico da LVA. Visto que, na maioria dos casos, os pacientes estão debilitados por conta da doença. Com isso, o objetivo deste estudo foi: Avaliar a eficiência do "swab" oral na detecção de Leishmaniose Visceral por L. (L.) i. chagasi e comparar os resultados com os da sorologia e com o soro utilizado na qPCR. indivíduos residentes em área endêmica de leishmaniose visceral no Estado do Pará. Neste trabalho, foram realizadas coletas de amostras de “swab” e soro de 17 pacientes, originando 34 amostras, as quais foram submetidas à qPCR. Foi possível detectar o DNA de L. (L.) i. chagasi em células da mucosa oral, coletadas através do “swab”, em 64,70% (11/17), utilizando o par de primer LEISH-1/LEISH-2. Com os resultados preliminares deste estudo, verificamos que o par de primer LEISH-1/LEISH-2 foi mais sensível para L. (L.) i. chagasi quando comparado com o par RV1/RV2 que obteve apenas 52,95% (09/17) de detecção para o DNA do parasita. Os resultados descritos apontam para a possibilidade da utilização das células da mucosa oral no diagnóstico da LVA quando empregada a qPCR, podendo constituir uma alternativa não invasiva de investigação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Variação intraespecífica de atributos funcionais em espécies que ocorrem em diferentes tipos vegetacionais na restinga amazônica
    (2021-07-16) REBELO, Luane Gabriela Botelho; TEODORO, Grazielle Sales; http://lattes.cnpq.br/3084958403475877; https://orcid.org/0000-0002-5528-8828
    Os atributos funcionais são características morfo-fisiológicas que influenciam o estabelecimento, crescimento e sobrevivência dos organismos. Os atributos foliares e da madeira podem explicar a distribuição e abundância de plantas ao longo de gradientes de água, luz e nutrientes. Apesar da restinga se composta por diversos tipos vegetacionais, como dunas, as fisionomias arbustivas e as florestas, onde uma mesma espécie pode ocorrer nos distintos tipos de vegetação. Logo, a restinga representa um excelente modelo testar se os atributos foliares e da madeira variam intraespecificamente em função do habitat onde os indivíduos ocorrem. Nesse estudo analisamos a variação da área foliar especifica (SLA), área foliar (LA), matéria seca da folha (LDMC), espessura foliar (LTh) e densidade da madeira (WD) em indivíduos de Clusia grandiflora Split. (Clusiaceae) e Anacardium occidentale L. (Anacardiaceae) entre uma fisionomia florestal, arbustiva e de duna em uma restinga no Pará. O SLA de A. occidentale foi maior na fisionomia florestal (f = 14.05, p = 0.005), quando comparado as dunas e aos arbustos. E o LDMC também diferiu entre os ambientes (f = 14.05, p = 0.005), apresentando menor média em indivíduos da floresta de restinga em comparação com os de formação arbustiva (p = 0.004) e de planície de dunas (p = 0.04). Todavia, não houve diferença significativa para os demais atributos medidos em A. occidentale e nenhum atributo medido em C. grandiflora entre as fisionomias estudadas. Além disso houve uma relação positiva entre LA e SLA com a WD em A. occidentale, e apenas uma relação negativa entre LTh e WD em C. grandiflora. Nossos resultados sugerem que as espécies respondem de forma diferentes as limitações impostas pelos ambientes, e que características de folha e madeira são complexas e demandam uma investigação mais aprofundada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ecologia alimentar de Iphisa e. elegans (Gray, 1851) (Squamata: Gymnophthalmidae) na flona do Tapajós e nos municípios de Beruri e Maraã no Amazonas, Brasil
    (2021-06-17) CONCEIÇÃO, Luan Martins; SILVA, Iago Barroso da; http://lattes.cnpq.br/0564032189393577; https://orcid.org/0000-0003-2648-3920
    A América do Sul, apresenta a herpetofauna mais diversa do mundo, somente no Brasil, existem mais de 282 espécies de lagartos, sendo 154 endêmicas. Lagartos, estão presentes nos mais diversos tipos de habitats e sua presença nesses ambientes é influenciada por fatores bióticos e abióticos. Estudos dietéticos servem de base para a compreensão da história de vida das espécies, e servem de base teórica para a áreas como ecologia trófica, nicho trófico e das interações com os demais organismos em seus habitats. Nesse trabalho foi abordado alguns aspectos da ecologia trófica de I. e. elegans, um pequeno lagarto que habita a serrapilheira da floresta Amazônica. Assim, levantou-se os seguintes questionamentos: i) Quais tipos de presas são utilizados por I. e. elegans?; ii) Quais tipos de presas apresentam maior importância alimentar para a espécie?; iii) I. e. elegans é um lagarto com dieta especialista ou generalista? Os espécimes estudados são provenientes de três localidades da Região Amazônica: Amanã/Amazonas, Beruri/Amazonas e Santarém/Pará. Para avaliar a contribuição dos itens alimentares, foi medida a frequência de ocorrência (FOi%), o Volume de cada item (V%), o Índice Volumétrico de Importância Alimentar (IVAi) e o Índice de Amplitude Trófica. Foram examinados 37 espécimes (26 da localidade de Tapajós, 5 de Maraã e 6 de Beruri). Foram registrados um total de 5 itens alimentares (Blattaria, Araneae, Orthoptera, Scorpiones e Vegetais). Observou-se que a FOi% de categorias de presas se deu da seguinte forma: Blattaria (55,55%), Araneae (37,04%), Orthoptera (22,22%), Scorpiones (3,70%) e material vegetal (7,41%). O IVA%, apresentou os seguintes valores: Blattaria (73,96%), Araneae (16,84%), Orthoptera (8,54%), Scorpiones (0,17%) e Vegetais (0,48%). A Amplitude Trófica de Levins resultou em: Ba= 0,360. Os resultados indicam que I. e. elegans possui uma dieta com uma alta proporção de baratas, aranhas e ortópteros, respectivamente. Esse tipo de possui um alto valor nutritivo e energético para a dieta desses lagartos. Essa avaliação nos forneceu informações importantes sobre esta espécie, como a característica especialista de sua ecologia alimentar. Esses resultados contribuirão para estudos posteriores sobre I. e. elegans e sua diversidade ecológica, promovendo uma maior compreensão de padrões ecológicos dentro de Gymnophthalmidae.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diversidade taxonômica e funcional de aves dispersoras em áreas de regeneração natural pós-mineração
    (2021-06-17) AMARAL, Lia Torres; LOPES, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3377799793942627; https://orcid.org/0000-0002-6296-5487
    Distúrbios antropogênicos em habitats naturais podem levar a alterações ecossistêmicas complexas e até à perda de biodiversidade. Frente a tais modificações, a restauração dos ecossistemas é fundamental para auxiliar o reestabelecimento da comunidade e dos níveis de diversidade anteriores a perturbação. A dispersão de sementes é uma das funções ecológicas que pode contribuir grandemente para a sucessão florestal, e as aves são importantes agentes dispersores pois podem permitir a entrada de sementes em fragmentos degradados de regiões tropicais. Logo, este trabalho tem como objetivo avaliar a diversidade taxonômica e funcional de aves potencialmente dispersoras de sub-bosque em área de regeneração natural pós-mineração. Os dados foram coletados no município de Paragominas, nas áreas de regeneração natural (RN) e nos fragmentos florestais (FF) da empresa Mineração Paragominas SA. Foram instaladas redes de neblina no sub-bosque de nove áreas de RN e de FF (totalizando 18 áreas), que capturaram 431 indivíduos de 40 espécies de aves potencialmente dispersoras. Os resultados mostraram que a composição de espécies diferiu entre os dois ambientes, sendo que os fragmentos de floresta abrigaram espécies com dietas mais especialistas, o que pode ser atribuído à estratificação do ambiente, e as áreas em regeneração natural espécies com dieta mais generalista. Embora a composição de espécies tenha diferido entre os ambientes, não foram observadas diferenças na diversidade taxonômica, isso pode mascarar um turnover das espécies especialistas para as generalistas que se adaptam melhor ao ambiente, ou uma influência do esforço amostral. As áreas de regeneração natural tiveram uma diversidade funcional e riqueza de espécies maior do que as de floresta, e isso pode estar ligado ao fato de que a vegetação de uma floresta secundária pode fornecer recursos importantes como sítios de nidificação, forrageio e abrigo, o que tende a atrair grande variedade de táxons. Os resultados destacam como diferentes medidas de diversidade podem apresentar diferentes respostas às mudanças no ambiente, o que enfatiza a importância de considerar múltiplos aspectos ao analisar a biodiversidade. Além disso, ressalta a importância de florestas em processo de regeneração, uma vez que elas podem tornar-se ainda mais importantes no futuro, como formas de salvaguardar a existência de espécies em algumas regiões.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica
    (2021-06-16) PINTO, Letícia Yasmin Jacques; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231
    Este trabalho monográfico possui como objetivo apresentar a abordagem CTSA (ciência/tecnologia/sociedade/ambiente) como proposta facilitadora para o ensino de biologia na educação básica. Consiste em um trabalho teórico de cunho qualitativo em que a literatura acerca da educação básica, currículo de ciências e CTSA foram analisadas. Com a análise da literatura percebemos que a carência científica na educação é, principalmente, decorrente do distanciamento entre o conhecimento científico e a realidade do aluno, e apontamos a necessidade de estimular a reflexão e o debate de assuntos problemáticos, pois esses são imprescindíveis para a formação cidadã e criticidade no aluno. Nesse cenário conclui-se a importância da implementação de abordagens de ensino que incentivem a reflexão e o debate, como a CTSA, no currículo de biologia na educação básica, com vistas a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e formar cidadãos que possam atuar ativamente na sociedade em que vivem. Ademais, a CTSA auxilia na disseminação da ciência e não se restringe ao ensino de biologia, desta forma é essencial a necessidade de mais estudos que analisem em diferentes áreas e níveis de formação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas práticas como ferramenta metodológica para o ensino de ciências em escolas municipais de Tomé-Açu/Pa
    (2021-06-11) MORAIS, Laís Caroline Cavalcante; VIEIRA, Janaína Gell de Pontes; http://lattes.cnpq.br/8752927637981750
    A desmotivação nas aulas de ciências é um fato recorrente nas escolas pú-blicas podendo ser atribuído a diversos fatores, como aulas primordialmente tradicionais teórico/expositivas, falta de relação da teoria com a prática, salas superlotadas e pro-fessores desestimulados a promover um ensino diferenciado e motivador entre outros. As aulas práticas podem ser usadas como uma estratégia de ensino eficiente para pro-mover um ensino de qualidade voltado para a realidade do aluno e o meio em que vive, trazendo a ciência para dentro das salas de aulas através de métodos e materiais sim-ples e de fácil manuseio, com sua eficiência comprovada desde que relacionada com a teoria. O objetivo desta pesquisa foi estimar e contextualizar a proporção de professores de Ciências que usam aulas práticas como ferramenta metodológica no ensino de ciên-cias em escolas municipais do município de Tome-Açú/ (PA), como estratégia para fa-cilitar o ensino aprendizagem nos conteúdos de ciências. A fim de avaliar o uso dessa estratégia, foi aplicado um questionário para trinta e três professores de ciências da rede municipal de ensino em doze das noventa e seis escolas do município, para avaliar a ocorrência dessa ferramenta. A pesquisa comprovou que ainda há um número signifi-cativo de professores (36%) que não utilizam este método, os principais motivos men-cionados pelos professores nos questionários, foram destacados: a indisponibilidade de materiais fornecidos pela escola, espaço inadequado, sala superlotas e falta de tempo para planejamento destas atividades. Os profissionais que utilizam esta ferramenta, cerca de 64%, afirmam obter grandes resultados além do entusiasmo dos alunos ao participarem desse tipo de aula. Cabe ressaltar que iniciativas que visem a maior utili-zação de aulas práticas no ensino de ciências são imprescindíveis para melhoria do processo de ensino e aprendizado, este que pode ocorrer de forma prazerosa, motiva-dora e interessante.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elaboração de cartilha educativa sobre infecções sexualmente transmissíveis para alunos das escolas de ensino fundamental e médio de Belém-Pa
    (2021-06-15) RIBEIRO, Jullyanne Elyne Castilho; COSTA, Greice de Lemos Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2305761244196596
    A construção de uma tecnologia educacional (TE) do tipo cartilha é uma estratégia inovadora para utilização de diferentes metodologias de ensino e aprendizagem que podem ser utilizadas, em escolas de ensino fundamental e médio, para abordagem de temas relevantes em um formato simplificado e mais próximo da realidade do público infanto-juvenil. Esta cartilha contém informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e orientações em relação aos métodos de prevenção, com o intuito de promover educação em saúde ao jovem a partir 10 anos de idade, levando-se em consideração a vulnerabilidade desse grupo a exposições e situações de riscos acerca das IST’s. Trata-se de um estudo metodológico descritivo, realizado sobre pesquisas acerca da temática e deficiências dessas informações no ambiente escolar. Optou-se em abordar o produto, de forma lúdica e simplificada, buscando facilitar o entendimento dos adolescentes em relação aos seguintes tópicos: o que são as IST’s; quais as principais IST’s; contágio e manifestação das infecções; sinais e sintomas; tratamento; comportamentos de risco e estratégias de prevenção. Essa tecnologia educacional será importante para aproximar o aluno dessa realidade, tornando-o provedor de sua própria saúde e, consequentemente, do próximo e do meio em que vive. Projetos futuros visam a validação e inserção desta TE em escolas de ensino fundamental e médio do município de Belém-PA, juntamente com a promoção de palestras sobre a temática abordada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O que podemos aprender sobre a proteção de unidades de conservação considerando as distribuições modeladas de arraias da família Potamotrygonidae Garman, 1877 (Myliobatiformes: Chondrichthyes) na América do Sul?
    (2021-06-16) BEZERRA, Jessica Aline Ramos; READY, Jonathan Stuart; http://lattes.cnpq.br/1882929190213898; https://orcid.org/0000-0002-9374-8661
    Considerando o aumento da vulnerabilidade da biodiversidade à mudanças climáticas e ações antrópicas, é emergente o planejamento para a criação e expansão de áreas protegidas fundamentados em estudos da biodiversidade. A ictiofauna neotropical é a mais diversa do mundo, estando sob pressões antropogênicas e mais suscetível a intensos impactos das mudanças climáticas. No entanto, as lacunas de informações interferem no conhecimento do status de conservação das espécies e, consequentemente, na criação de áreas de proteção da integridade física e funcional dos ecossistemas. Inferimos a situação de proteção atual e futura de arraias Potamotrygonidae em unidades de conservação considerando sua extensão de ocorrência e modelos de distribuição potencial para o presente e futuro com cenários com mudanças climáticas. Nossos resultados indicaram que espécies que foram descritas anteriormente tendem a ter maior área de ocorrência registrada. Modelos de distribuições potenciais para o futuro, evidenciaram cenários de risco para os potamotrigonídeos, com baixa cobertura de sua ocorrência em áreas protegidas. Por fim, indicamos espécies e áreas prioritárias para estudos ecológicos para conservação, planejamento e delimitação com base na gestão de bacias hidrográficas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Variação espaço-temporal da meiofauna na plataforma continental da foz do Rio Doce (Espírito Santo, Brasil)
    (2021-06-15) DIAS, Jamyle Cristina Oliveira; VENEKEY, Virag; http://lattes.cnpq.br/1106411624280455; https://orcid.org/0000-0002-1061-2890
    Os ambientes aquáticos são diversos e nestes ambientes encontra - se um grupo que vive em íntima associação com o substrato, sendo denominado bentos, onde está inserida a meiofauna, que é definida com base na abertura de malhas de peneiras geológicas (0,044 – 0,5mm). Dentre os ambientes ocupados pela meiofauna está a plataforma continental, distribuída amplamente ao longo da costa dos continentes. A finalidade do presente estudo foi investigar a composição da meiofauna e suas variações espaciais e temporais no inverno e verão na Plataforma Continental da foz do Rio Doce, Espírito Santo, Brasil. As coletas foram realizadas em 20 pontos, nomeados de Foz 1 Foz a 20, em dezembro de 2010 (seco) e julho de 2011 (chuvoso). Em cada ponto foram coletadas 3 réplicas, que posteriormente foram armazenadas em frascos plásticos e fixadas com formaldeído de concentração 10% e tamponadas com bórax (5g/L). A meiofauna foi visualizada em um microscópio estereoscópico e triada ao nível de grandes grupos. A meiofauna esteve representada por 20 grupos: Acari, Amphipoda, Cladocera, Cnidaria, Copepoda, Cumacea, Gastrotricha, Isopoda, Kinorhyncha, Loricifera, Mollusca, Naúplios, Nematoda, Oligochaeta, Ostracoda, Polychaeta, Priapulida, Rotifera, Syncarida e Turbellaria. Os grupos da meiofauna foram categorizados de acordo com a frequência de ocorrência em constante, muito frequente, comum e a maioria dos grupos foi classificada como constante em ambos os períodos. O período chuvoso foi mais rico que o seco em número de táxons. O grupo taxonômico mais abundante foi Nematoda, representando 81,7% e 85,3% de toda a meiofauna nos períodos seco e chuvoso, respectivamente. A densidade média da meiofauna registrada para o período seco foi de 462,68 ind./10cm² (maior: 1286,13 ind/10cm² - menor: 120,00 ind./10cm²) e para o chuvoso de 717,80 ind./10cm2. (maior: 1572,00 ind./10cm² - menor: 260, 80 ind./10cm²). O fator que parece afetar mais significativamente a comunidade é a profundidade, pois no período seco a densidade média da meiofauna tende a diminuir com o aumento da profundidade, enquanto no chuvoso as maiores médias foram registradas para as profundidades medianas na plataforma continental. A profundidade é comumente analisada em diversos estudos com a meiofauna, pois é um dos principais influenciadores. Entretanto, esse fator não deve ser analisado isolado, pois unindo com o fator distância da costa, a chegada de nutrientes continentais diminui, podendo resultar em uma menor produtividade primária e afetando a comunidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Bondariella Hustache e Bondar, 1942 (Coleoptera: Curculionidea: Curculionidae: Baridinae): descrição da terminália feminina e uma espécie nova
    (2021-06-14) ROCHA, Geraldo Alonso Góes; VALENTE, Roberta de Melo; http://lattes.cnpq.br/9638288458835324
    Bondariella Hustache & Bondar, 1942 (Coleoptera: Curculionoidea: Curculionidae: Baridinae) é registrado exclusivamente no Brasil, em associação com flores de palmeiras dos gêneros Euterpe Mart. e Syagrus Mart. Das seis espécies do gênero, duas ocorrem no bioma Amazônico (em associação com espécies de Euterpe), duas na Caatinga e duas na Mata Atlântica (em associação com espécies de Syagrus). Neste estudo, uma espécie nova de Bondariella foi coletada na Amazônia (Altamira, Pará), em flores de Euterpe sp. A espécie nova foi descrita, ilustrada e comparada com holótipo, parátipos e lectótipos das demais espécies. Bondariella sp. nov. pode ser diagnosticada pelo esternito VIII do macho em formato de vírgula, portando três cerdas, lobo médio com endófalo esclerotizado e portando esclerito evidente e pela espermateca com ápice do corno truncado. Também, foram descritas e ilustradas as peças bucais da espécie nova, representando o primeiro estudo desses caracteres para Bondariella. Além disso, foram descritas e ilustradas a terminália feminina das seis espécies já conhecidas do gênero. A chave de identificação de espécies do gênero proposta por Valente & Cordeiro (2015) foi modificada para incluir a espécie nova e os caracteres de terminália feminina. Bondariella sp. nov. representa a terceira espécie do gênero registrada para o bioma Amazônico e também em associação com Euterpe.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O conhecimento botânico como ferramenta para a conservação da biodiversidade da Ilha do Combú, Belém-Pará
    (2021-06-17) SILVA, Gabriele Monteiro da; CERQUEIRA, Roberta Macedo; http://lattes.cnpq.br/2863595777814509
    A Área de Preservação Ilha do Combú localizada na região metropolitana de Belém do Pará, apresenta uma grande riqueza vegetal e atrai pessoas de diferentes estados do Brasil por meio do turismo. O presente estudo avaliou o potencial da APA Ilha do Combú como espaço não-formal para o ensino-aprendizagem da Educação Ambiental e Botânica, como forma de reforçar a reflexão sobre o meio ambiente e sua preservação, assim como, considerando o importante papel das plantas nas mais variadas atividades de uma comunidade. Para isso, foi feito o levantamento do conhecimento da população frequentadora da Ilha do Combú por meio de questionários realizados na Praça Princesa Isabel, ponto de embarque para o espaço, em consonância com o levantamento bibliográfico. Concluímos que a população frequentadora detém pouco conhecimento acerca da biodiversidade vegetal, a importância das plantas para a comunidade e informações sobre a importância da proteção da Ilha. Verificamos, portanto, a necessidade de implementações de projetos voltados à educação ambiental dessa população que podem ser feitos atrelando o ensino de botânica, pois é uma ferramenta extremamente eficaz no que diz respeito à sensibilização e conscientização da sociedade quanto à preservação dos recursos naturais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Lúdico no processo de ensino-aprendizagem da Biologia: possibilidades para o conteúdo dos artrópodes
    (2021-05-26) CORDOVIL, Estefany Santos; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231
    Este trabalho monográfico, construído por meio de pesquisa teórica de cunho bibliográfico, possui como objeto de discussão a ludicidade enquanto dinamizador no processo de ensino – aprendizagem na Biologia com possibilidades para o conteúdo dos artrópodes. Á vista disso, a pesquisa objetiva identificar quais as possibilidades do lúdico para o conteúdo de artrópodes no ensino médio, na perspectiva da parte diversificada do currículo, em virtude de que o estudo apresenta um caráter relevante por ser pertencer a uma região amazônica, local com ampla diversidade de animais que precisam ser protegidos e desmitificados, e de diferentes povos, como quilombola, ribeirinho, urbano e indígena. Outro ponto de destaque é poder contribuir na formação dos professores na busca por um caráter plural de ações educativas na escola para os alunos. O processo metodológico contou com a análise das pesquisas teóricas que abordavam as temáticas da Educação básica no Brasil, o estudo do currículo no campo escolar, bem como a ludicidade e o ensino de Biologia. Os resultados apontam a existência de muitos estudos com discussões sobre as temáticas abordadas, mas em relação ao documento curricular do estado do Pará, no que tange a realidade concreta do conteúdo dos artrópodes, é necessário destacar que ainda não existe. Mesmo assim, visualizamos por meio das pesquisas teóricas que há possibilidades do lúdico ser dinamizador no ensino de artrópodes, além de ser um indicador para melhoria e avanço na qualidade da educação, aliado à parte diversificada do currículo. Diante disso, concluímos que os trabalhos sobre ludicidade no ensino dos artrópodes estão em ascensão e ainda são necessários novos estudos para obter os resultados práticos na realidade em sala de aula. Por isso, destacamos a importância da realização de novas discussões sobre o estudo do currículo nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, na perspectiva de melhoria no processo de construção das dinâmicas de ensino para os alunos e de contribuições para formação dos professores.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Influência das alterações interespecíficas e do ambiente na organização de espécies de insetos semiaquáticos na Amazônia Oriental
    (2021-06-17) SILVA, Beatriz da Luz; GUTERRES, Alana Patrícia Meguy; http://lattes.cnpq.br/7706355815535268; JUEN, Leandro; http://lattes.cnpq.br/1369357248133029; https://orcid.org/0000-0002-6188-4386
    Neste trabalho avaliamos a importância do ambiente e das relações interespecíficas no padrão de organização das espécies de insetos semiaquáticos, em uma área extração de minério na Amazônia Oriental. Para isso, utilizamos as características (traços) das espécies, considerando a abundância e o dimorfismo sexual, e quantidade de vegetação ripária em cada riacho. Com isso, testamos as seguintes hipóteses: (a) o impacto ambiental causado pela atividade de mineração diminui a disponibilidade de recursos nos riachos e, por isso, as espécies tendem a ser mais diferentes entre si (divergência morfológica), para evitar a exclusão competitiva; (b) a presença de maior porção de vegetação ripária em alguns riachos modifica a organização da assembleia de insetos semiaquáticos, de modo que as espécies utilizam melhor os recursos do ambiente. Foram amostrados 16 igarapés/riachos no município de Paragominas, na Bacia do Rio Capim, no estado do Pará. Mensuramos as variáveis físico-químicas e quantidade de vegetação ripária. Não foi encontrado ação dos filtros ambientais para assembleia total, porém encontramos divergência morfológica significativa para todos os traços analisados. Por outro lado, a separação dos riachos em tratamentos com diferentes porções de vegetação ripária mostrou que há diferenças significativas entre eles, em relação ao padrão de distribuição das espécies. O tratamento com maior porção de floresta (com 60% ou mais de vegetação ripária), num raio de 500m, possui as espécies distribuídas em uma área maior, indicando que esses riachos possuem maior disponibilidade de recursos ou que as espécies conseguem utilizar esses recursos com maior eficiência. Desse modo, é possível verificar que as interações interespecíficas na assembleia de insetos semiaquáticos, está moldando a maneira que a comunidade local é organizada. Além disso, a vegetação ripária nesses riachos também é um fator importante para determinar a organização das espécies.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem de nicho ecológico e estudos preliminares sobre a ocorrência de golfinhos do gênero Stenella na plataforma continental amazônica, Brasil
    (2021-06-16) MIRANDA, Anabela da Silva; ROLLNIC, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/6585442266149471; https://orcid.org/0000-0002-8601-1514
    O gênero Stenella (Ordem Cetartiodactyla; Família Delphinidae) possui cinco espécies descritas habitando áreas tropicais, subtropicais e temperadas nos oceanos Atlântico e Indo-Pacífico. Desses, o Atlântico Sul destaca-se com menos estudos, sendo o litoral amazônico um exemplo dessa situação, com nenhum trabalho realizado, apenas raros registros. Foram realizadas 12 expedições oceanográficas, obtendo 28 registros de três espécies na plataforma amazônica: S. frontalis (n=19), S. attenuata (n=7) e S. longirostris (n=2), possibilitando mapear e caracterizar sua distribuição e avaliar uma possível sobreposição com a atividade pesqueira local, além de investigar a distribuição potencial de S. frontalis utilizando a modelagem de nicho ecológico com o algoritmo da Máxima Entropia – maxent. O modelo indicou áreas de maior adequabilidade próximas à costa e a leste da foz dos rios Amazonas e Pará. O teste de Kruskal-Wallis apontou para a inexistência de diferenças significativas nas medianas das variáveis analisadas entre as três espécies. Quanto a atividade pesqueira, 69 registros foram obtidos relacionados a pesca de lagosta (n=3), camarão (n=58) e de peixe (n=147) e seu mapeamento indicou diferenças na densidade de barcos na área de estudo e entre as modalidades de pesca, com a maioria dos registros próximos a foz dos rios Amazonas e Pará. A sobreposição dos mapas da atividade pesqueira com os registros dos golfinhos indicou pouca interação. Assim, foi possível descrever a ocorrência do gênero Stenella para o litoral norte, além de avaliar sua relação com a atividade pesqueira local, caracterizando-se como o primeiro estudo para essas espécies na plataforma amazônica e contribuindo para os conhecimentos do mesmo no Atlântico Sul.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologias ativas na educação básica: possibilidade do uso da instrução por pares em aulas de Biologia no Ensino Médio
    (2021-05-20) MELO, Amanda Jéssica Coelho; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231
    A presente pesquisa teve como propósito investigar e descrever de que forma a Metodologia Ativa denominada Instrução por Pares pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem de Biologia, na última etapa da Educação Básica. Para alcançarmos tal objetivo, como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, aonde conseguimos observar que a Educação Básica brasileira ainda permanece engessada em métodos tradicionais de ensino, que o Ensino Médio é o alvo de maiores discussões entre os autores, por apresentar altos índices de evasão e que o uso da Instrução por Pares, assim como das demais Metodologias Ativas, pode modificar positivamente os processos de aprendizagem dos estudantes dessa etapa. Assim, concluímos que a Instrução por Pares pode colaborar para o aprimoramento do ensino de Biologia no Ensino Médio, tornando as aulas mais dinâmicas, melhorando o entendimento de novos conteúdos e possibilitando que os estudantes exerçam um papel ativo em seus processos de aprendizagem.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A comunicação científica da Região Norte nos congressos de Ecotoxicologia no Brasil: uma análise da evolução histórica do período 1991-2018
    (2021-06-16) CONCEIÇÃO, Amanda Pinheiro; GONÇALVES, Jeamylle Nilin; http://lattes.cnpq.br/0698810200722225; AMADO, Lílian Lund; http://lattes.cnpq.br/3382900147208081; https://orcid.org/0000-0001-7693-8191
    A Ecotoxicologia é uma ciência multidisciplinar que estuda os efeitos tóxicos de compostos químicos, além do destino e transporte de substâncias no ambiente. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia congrega cientistas na área e realiza com regularidade um encontro nacional de pesquisadores, denominado Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia (ECOTOX). A despeito da importância ambiental, a região Norte tem tido pouca representatividade em estudos nesta área. O presente estudo teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico pautado nos anais do ECOTOX entre os anos 1991-2018 a fim de avaliar a evolução da pesquisa na Região Norte do país, levando em consideração as principais temáticas abordadas nos resumos. Como resultado, a região Norte apresentou um total de 213 resumos publicados nos anais do ECOTOX, valor que representa aproximadamente 4% dos resumos totais publicados nos eventos, com sua representatividade nos estados do Pará, Amazonas, Rondônia e Tocantins com 92, 63, 55 e 3 resumos publicados respectivamente, enquanto os demais estados não apresentaram publicações. Dentre os resumos apresentados, sabe-se que a maioria das pesquisas nortistas são realizadas no ambiente aquático, de água doce e com análises em laboratório, com uma representatividade de 69% dos estudos. Uma temática que se destacou neste estudo foi de ‘Biodisponibilidade, Bioacumulação e Biomagnificação’, principalmente em estudos de concentração de metais. A baixa participação dos estados como o Tocantins, Amapá, Acre e Roraima denotam que a Ecotoxicologia ainda não está totalmente disseminada na região, demandando incentivo à pesquisa para as instituições nortistas e faz-se necessário, ainda, o incentivo a ações de educação ambiental e divulgação científica na região que, em 30 anos de história do congresso, apresentou somente um resumo proveniente do estado do Pará e possui apenas três grupos de pesquisa que fazem divulgação científica. É urgente que a Ecotoxicologia seja difundida para população geral e gestores públicos por meio de atividades extensionistas e de educação ambiental, pois só assim será possível ganhar maior visibilidade e apoio da sociedade civil em todo Brasil.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    O papel da via Sonic Hedgehog (Shh) na padronização e regeneração de nadadeiras do peixe pulmonado africano Protopterus annectens
    (2021-05-18) SANTOS, Erika Monteiro dos; SCHNEIDER, Maria Paula Cruz; http://lattes.cnpq.br/3901112943859155; https://orcid.org/0000-0002-2538-4827
    Os peixes pulmonados são valiosos modelos para se entender a transição do ambiente aquático para o terrestre durante a evolução dos organismos tetrápodes. O peixe-pulmonado Protopterus annectens é um peixe Sarcopterygii (grupo irmão dos Tetrapoda), que possui radiais distais vestigiais localizados na bainha das nadadeiras peitorais. Os tetrápodes e os peixes sarcopterígios compartilham uma proteína conhecida como Sonic Hedgehog (SHH), a qual é responsável pela formação dos radiais distais em peixes e os dígitos em tetrápodes. Estudos mostram que Shh é fundamental durante o desenvolvimento de tetrápodes, alterações nos níveis dessa proteína podem levar a más formações, especialmente nos dígitos. Essa proteína também possui papel fundamental durante a regeneração dos membros, em salamandras a ativação ectópica de SHH provoca fenótipos como a polidactilia. Sendo assim, nossa hipótese questiona se há compartilhamento das funções de SHH no estabelecimento dos radiais distais de peixes pulmonados e sua provável homologia profunda com os dígitos de tetrápodes, por compartilharem mecanismos moleculares específicos usados para construir estruturas sem relação filogenética ou morfológica evidente. Portanto, o objetivo desse trabalho é analisar o papel da via de SHH na regeneração e na padronização de nadadeiras do peixe pulmonado africano P. annectens. O presente estudo foi realizado por meio de amputações das nadadeiras de P. annectens, as quais foram tratadas com fármacos que interferem diretamente na via de SHH, a molécula agonista (SAG) e a antagonista (Ciclopamina), em diferentes estágios de regeneração, tornando possível analisar qual o papel da via de sinalização de SHH para que a regeneração ocorra, com principal enfoque na formação dos radiais distais presentes na nadadeira. Como conclusão nossos resultados sugerem a existência de uma homologia profunda entre radiais distais em peixes e dígitos de tetrápodes, tendo em vista que ambos as estruturas necessitam de SHH para a sua formação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saneamento básico, saúde e educação ambiental na comunidade quilombola do Médio Itacuruçá, Abaetetuba (PA)
    (2021-06-16) MAUÉS, Altair José Porfílio; SARPEDONTI, Valérie; http://lattes.cnpq.br/2358097649881792
    O saneamento básico é um recurso importante garantido por lei; através dele o cidadão pode melhorar sua qualidade de vida, evoluindo em um ambiente propício para seu bem-estar e saúde. Apesar de várias iniciativas governamentais para desenvolver uma rede de saneamento adequada no país, muitos brasileiros ainda não desfrutam desses serviços. Os municípios de pequeno porte e de difícil acesso tais como as comunidades rurais, ribeirinhas e quilombolas são os mais prejudicados. Partindo desse contexto, o projeto “Construindo caminhos do conhecimento: educação em ciências e garantia do bem-viver para todos”, visou avaliar o sistema de saneamento, os meios caseiros de tratamento da água, a incidência de doenças de veiculação hídrica e o impacto das mesmas sobre a rotina dos moradores da comunidade quilombola do Médio Itacuruçá, no município de Abaetetuba (PA). A opinião dos moradores sobre as ações governamentais para garantir os direitos dos cidadãos nesse quesito foi também registrada. Os dados foram obtidos através da aplicação de 41 questionários respondidos pelas donas de casa. Os resultados indicaram que 66% dos moradores realizavam suas necessidades a céu aberto, enquanto 34% usavam uma fossa negra. A água cinza era geralmente lançada diretamente no solo, e a água de abastecimento proveniente de poços profundos. A maioria dos moradores não tratava a água, acreditando que ela era própria para o consumo. No entanto, um terço dos entrevistados relataram ter membros da família, todas mulheres ou crianças, apresentando de forma corriqueira sintomas que poderiam ser associados à falta de higiene ou à contaminação da água. Nesses casos, apenas a metade disse recorrer aos serviços da saúde, sendo que dessa quantia, um terço das pessoas tiveram que entrar de licença de saúde. Com base nessas informações, uma palestra foi ministrada no intuito de sensibilizar a população sobre a importância de ter uma água de boa qualidade e práticas de boas condutas de higiene. Infelizmente poucas pessoas compareceram. Concluímos que a população da comunidade, apesar de reclamar sobre as condições de saneamento, não tem bom conhecimento sobre os danos à saúde oriundos da falta de higiene e pobres condições de saneamento. Os problemas enfrentados no cotidiano se tornaram parte da rotina. Nessas situações, campanhas de sensibilização são imprescindíveis para que a população saiba como preservar sua saúde e, aos poucos, venha a adotar novos hábitos caseiros visando ao bem-estar de todos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Seleção sexual e restringência no mecanismo de salto moldam dimorfismo sexual no comprimento das pernas de Marma nigritarsis (Araneae: Salticiae)
    (2021-06-16) SANTOS, Carla Thaís Guimarães dos; RUIZ, Gustavo Rodrigo Sanches; http://lattes.cnpq.br/3135887179267009
    Este estudo teve como objetivo avaliar a distribuição da variação no comprimento das pernas de machos e fêmeas da aranha saltadora Marma nigritarsis (Simon, 1900) e, a partir dos dados analisados, testar se há evidências de dimorfismo sexual e contribuições de um ou mais artículos para os padrões das pernas dimórficas. Foram mensurados 37 machos e 36 fêmeas, com software digital. Testamos a presença de dimorfismo sexual no comprimento da carapaça e no comprimento total das pernas (teste t de Student), e a contribuição de cada artículo (Análise dos Componentes Principais - PCA) para o padrão dimórfico encontrado em cada perna. Nossos resultados mostram que machos são maiores que as fêmeas quanto ao tamanho total (relação carapaça/comprimento das pernas) e possuem as pernas I e II relativamente mais compridas que as fêmeas, sendo que os artículos que mais contribuíram para o dimorfismo foram a tíbia, o fêmur e o metatarso. Essa diferença nas pernas I e II é explicada pelo fato de os machos usarem esses apêndices no display sexual para as fêmeas, levantando-as no ar enquanto dançam com as pernas III e IV, e na “manipulação” do abdômen da fêmea durante a cópula, o qual é rotacionado pelo macho para acessar lateralmente o epígino da fêmea. Além de serem usadas para o cortejo pelo macho, as pernas III e IV exibem uma restringência imposta pelo comportamento de caça com salto preciso e complexo observado na espécie em ambos os sexos, o que explica a ausência de dimorfismo sexual nesses apêndices.