Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CONTADA POR MEIO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CURRALINHO: de 1937 aos dias atuais(2021-06-17) SOUTO, Mayenne Dillem Ferreira; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441O presente trabalho tem como objetivo valorizar a história das instituições escolares da área urbana do município de Curralinho/PA para que os alunos da rede pública de ensino possam conhecer a história silenciada pela modernidade. Este trabalho se caracteriza como pesquisa documental realizada por meio do levantamento do histórico de todas as escolas do meio urbano do município e dos decretos de criação, os quais possibilitaram conhecer parte da história educacional da cidade. A pesquisa permitiu perceber o significado de obras materiais construídas no passado; a compreender que as realidades históricas de determinada localidade e de seus habitantes no tempo não se dão isolada do mundo, mas fazem parte do processo histórico em que populações locais constroem suas identidades culturais e sociais; que estas identidades são diversas e todas merecem respeito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) ENTRE A CASA E A ESCOLA: nuances do cotidiano do transporte escolar de alunos ribeirinhos da Escola Maria das Dores Sá, Vila Recreio do Piriá, Curralinho/PA e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.(2021-07-09) CARNEIRO, Maria de Nazaré do Amaral; OLIVEIRA, Marluane de Souza; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441O trabalho tem como foco principal, analisar as longas jornadas vivenciadas no transporte escolar pelos(as) alunos(as) da Escola Municipal Maria das Dores Sá, localizada na Vila Recreio do Piriá, área rural ribeirinha do município de Curralinho, Estado do Pará e suas implicações para o processo ensino- aprendizagem. O problema que norteou a pesquisa foi: que influências as longas jornadas vivenciadas no transporte escolar pelos(as) alunos(as) da Escola Municipal Maria das Dores Sá, localizada na Vila Recreio do Piriá, área rural ribeirinha do município de Curralinho, Estado do Pará tem no processo ensino-aprendizagem. O estudo tem como base a pesquisa de campo realizada por meio de observação e entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se, pelos relatos, que as dificuldades enfrentadas pelos alunos implicam diretamente em sua aprendizagem, fazendo com que a motivação em aprender diminua significativamente. Tal desmotivação se dá por diversos fatores que vão além do tempo que passam dentro das embarcações ou da distância que percorram. São situações que afetam não apenas o físico, mas o emocional e cognitivo destes alunos, mesmo com toda a boa vontade e esforço que demonstrem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O TRABALHO DOCENTE E O ADOECIMENTO DE PROFESSORES NO MUNICIPIO DE BREVES - PA(2021-01-19) LIMA, Maria Trindade Gomes; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa oriundo do Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo compreender as implicações do trabalho docente e os fatores de adoecimento de professores do município de Breves-Pa. Para o embasamento teórico da pesquisa, utilizamos autores como Penteado e Neto (2019), Pinheiro e Masson (2019), Araújo e Moreno (2016), Zaragoza (1999), Oliveira (2012), entre outros que visam compreender o adoecimento dos profissionais da educação. Para dar conta dos objetivos, coletamos trezentos e trinta e um (331) prontuários de docentes no Instituto de Previdência do Município de Breves – IPMB, os quais foram analisados por meio da abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. Os resultados indicaram que o adoecimento do professor não acontece especificamente no município de Breves, há literaturas que apontam ser este um problema nacional, entretanto, neste município, houve um elevado crescimento de adoecimentos entre os anos 2017 e 2018, sendo o maior deles, a depressão. Um alerta para maiores cuidados com as condições inadequadas para o trabalho docente e falta de preocupações institucional, e de cuidados com a saúde desses profissionais, que requer ambiente e materiais adequados para o trabalho, assim como, assistência por uma equipe multiprofissional nas escolas, já que essas condições contribuíram favoravelmente para a qualidade de vida do profissional e consequentemente para o ensino e a promoção de aprendizagens.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, Melgaço-PA.(2021-06-23) TORRES, Marcelo Silva; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou analisar a utilização de histórias e narrativas no ensino da matemática através de práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, na E.M.E.F. Getúlio Vargas. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: Como, nas práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, utiliza-se de histórias e narrativas contadas para o ensino da matemática? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Quais as contribuições do Movimento Brasileiro de Educação Matemática para o aprimoramento da prática pedagógica no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Como os docentes têm incluído as histórias e narrativas no ensino da matemática como forma de favorecer o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, bem como a aprendizagem dos conteúdos de Matemática por parte dos educandos dos anos iniciais do ensino fundamental? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da zona urbana do município de Melgaço-PA. As técnicas de coleta de dados foram observação e entrevista semiestruturada, aplicados com 01 coordenador pedagógico e 04 professores. Os resultados da pesquisa apontam que a utilização de contação de histórias como método de ensino matemático é de maneira pouco explorada nas aulas. Conclui-se que é necessário uma ação que permita viabilizar esta metodologia em sala de aula, como uma formação continuada para os professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: a experiências do “Projeto ESCOLIBRAS” no município de Breves-PA(2021-10-21) SALES, Marcelino Pinheiro; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262Esta pesquisa tem como objetivo analisar as implicações do projeto “Escolibras” como ação inclusiva voltada para o processo ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais em turmas regulares do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Dr. Lauro Sodré. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os sujeitos investigados foram: 02 (dois) diretores escolares e 02 (dois) coordenadores pedagógicos das referidas escolas. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa está ancorada nos autores: Goldfeld (2002); Karnopp (2004); Cunha (2012), Albres (2012) e outros. Os resultados apontam que as metodologias adotadas no projeto se apresentam de forma diversificada, com a utilização de materiais concretos, livros didáticos, apostilas e a lousa como recurso pedagógico. A mesma pesquisa, também revela, que as dificuldades são muitas e também são grandes, tais como: a falta de recursos didáticos; as escolas ainda não têm recursos financeiros para a compra de materiais didáticos para o ensino de Libras. Este estudo nos mostra que as expectativas dos entrevistados se relacionam as ações do projeto, não sendo uma ação isolada, mas que continuem nos anos posteriores e que outras escolas utilizem com os alunos e diversos espaços sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS VIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA VILA RIBEIRINHA RECREIO DO PIRIÁ, CURRALINHO-PA(2021-01-22) BREOTON, Kelle da Cruz; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou discutir as contribuições das histórias vivas por meio das narrativas orais sobre o conhecimento histórico social de uma comunidade tradicional para o processo ensino-aprendizagem dessas crianças. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: de que maneira os recontos de histórias, por meio das narrativas orais podem contribuir no processo de ensino –aprendizagem de crianças na educação infantil? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: de que maneira, a partir das narrativas orais, é possível estimular o desenvolvimento cognitivo e social da criança? Qual a importância de se trabalhar as histórias vivas por meio da narrativas orais na educação infantil? De que forma a escola pode valorizar as histórias vivas da comunidade ribeirinha? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de Educação Infantil, Canto do Saber, localizada na Vila do Piriá, município de Curralinho-PA. Para a coleta de dados foi conduzidas entrevistas semiestruturadas, para 02 (duas) docentes, e conversas informais para 06 (seis) discentes. Os resultados da pesquisa apontam que a consolidação da aprendizagem na Educação Infantil por meio das narrativas orais acontece de forma significativa, pois as crianças sentem-se capazes para expressar suas emoções, seus sentimentos e sua criatividade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BREVES, MARAJÓ-PA(2021-11-22) GUIOMAR, Jessica Leão; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147Este estudo tem como objeto a temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira” no contexto da Educação Infantil em Breves, Estado do Pará. É orientada pelos seguintes questionamentos: A temática “história e cultura africana e afro-brasileira” está presente na Matriz Curricular Municipal da Educação Infantil, Proposta Curricular e Projeto Político Pedagógico das escolas de educação infantil da cidade de Breves? Como essa temática é abordada nesses documentos? Há diferença ou semelhança quanto à abordagem dessa temática pelos citados documentos? O objetivo geral consistiu em identificar se a temática em estudo está inserida nos documentos que norteiam esse nível de ensino na cidade de Breves. Especificamente buscamos conhecer como esses documentos apresentam/abordam a história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros. Também verificamos semelhanças e diferenças entre a forma de abordagem da referida temática adotada pelos documentos citados. No campo teórico contamos com a contribuição de Vital Didonet (2001), Priscila Freitas (2016), Lucineide Soares (2013), Almeida e Sanches (2016), Silvia Costa (2017), entre outros. Trata- se de uma pesquisa documental cujos documentos analisados foram: A Matriz Curricular Municipal da Educação Infantil, uma Proposta Curricular; sete Projetos Políticos Pedagógicos e quatro planos de ensino das escolas de educação infantil da cidade Breves. Entre os resultados obtidos destaca-se que o currículo da educação infantil do município contempla os seguintes temas geradores: Cultura afro-brasileira e Diversidade étnica e cultural, os quais dialogam com nosso tema de estudo. As escolas têm autonomia para escolher e desenvolver um dos temas geradores, mas somente três PPPs fazem menção às relações étnico-raciais. Também não se identifica tal perspectiva na única Proposta Curricular analisada, já nos planos de ensino, verificamos que todas as escolas analisadas incluíram a temática em seus planejamentos. Concluímos que as escolas de educação infantil de Breves, embora não trabalhe a temática em pauta de forma a considerar as questões históricas dos africanos e afro- brasileiros em mesma proporção das culturais em seu currículo, desenvolvem um trabalho que contribui para combater o preconceito racial e promover a valorização da cultura e história de povos africanos e afro-brasileiros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A RELAÇÃO COM A IDENTIDADE LOCAL: reflexões a partir da escola São Tomé em Breves – Pará(2021-01-20) COELHO, Helda Góes; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147Este trabalho trata da relação da educação do campo com a identidade local, a partir da prática docente materializada na Escola São Tomé, no município de Breves. Procura responder a seguinte problemática: A prática pedagógica materializada na Escola do campo São Tomé, em Breves no Marajó, contribui com o reconhecimento da identidade local e o fortalecimento identitário dos alunos, enquanto cidadãos do território amazônico marajoara? Tem-se por objetivo geral: Identificar se a prática pedagógica concretizada na escola-lócus dialoga com os pressupostos do paradigma de educação do campo. No campo metodológico enveredamos pela pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental sobre Educação do Campo; realização de entrevistas semiestruturadas com dois professores, uma coordenadora pedagógica, e três discentes do quinto ano da referida instituição; organização e análise dos dados a partir de pressupostos da perspectiva dialética materialista. Os dados obtidos empíricos em diálogo com a base teórica apontaram que na escola São Tomé são desenvolvidas práticas que visam o reconhecimento da identidade local e a identificação dos alunos com o campo. Contudo, há obstáculos e desafios cotidianos que limitam o processo de ensino e de educação no campo, dentre eles: a formação docente, a não identificação do (a) professor (a) com a Educação do Campo, a rotatividade dos professores, a falta de formação continuada, a infraestrutura precária da escola e a falta de recursos didáticos e de transporte escolar. Todavia, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos diários, os alunos gostam e se sentem bem na escola, e se veem enquanto sujeitos do campo. Concluímos assim, que a prática pedagógica materializada na escola São Tomé, em Breves contribui com o fortalecimento da identidade local e a identificação dos educandos com o território rural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: um estudo de caso sobre o currículo e práticas educativas na E.M.E.F. Remanescentes de Quilombo São José da Povoação(2021-01-08) FREITAS, Fernanda de Nazaré Pereira de; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377Sabe-se que o povo negro no Brasil teve uma contribuição de extrema relevância para o desenvolvimento do país, e, portanto, deve ter os seus méritos reconhecidos. A educação tem um papel fundamental para divulgar as culturas que estão sendo esquecidas ao longo da história do país, inclusive das comunidades remanescentes de quilombo. Diante desse contexto de conhecimento de quem são e como vivem os remanescentes de quilombo, projetou-se o olhar investigativo à escola Remanescente de Quilombo São José da Povoação, que está situada na localidade na qual existem descendentes de escravos. O objetivo deste trabalho foi conhecer como se produz e se trabalha o currículo da escola e como as práticas educativas são aplicadas em prol da valorização das identidades do povo Quilombola ali residentes. Os principais documentos estudados foram as Leis de Diretrizes Curriculares para educação escolar quilombola, Guia de políticas públicas para comunidades quilombolas, (Projeto Político Pedagógico (PPP) da Esola municipal de Ensino Fundamental Remanescentes de Quilombo São José da Povoação), bem como a Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Antes de entrar buscamos trilhar uma trajetória em torno da escola e exploramos vários elementos importantes que compõem a conjuntura da comunidade, assim abordamos a religiosidade e as mulheres como um elemento de luta e de resistência. Posteriormente adentramos na escola e suas especificidades. Para isso chamamos para o debate vários estudiosos que contribuiram para enriquecer e aprofundar com suas teorias, as problemáticas aqui abordadas; (MUNANGA, 2005) que aborda temas como o racismo, identidade, diversidade, etinicidade e cidadania; (ARROYO, 2012), que defende uma educação integral e valorização da cultura, (OLIVEIRA, 2017), defende o ser quilombola e as práticas curriculares e a educação do campo, (SANTANA, 2019), que traz vozes insurgentes de mulheres negras, para o debate e as questões em torno da mulheres e seu empoderamento diante da sociedade machista, entre outras contribuições as quais foram essenciais para qualificar a pesquisa. Os resultados indicam que com o passar dos anos muito já se perdeu na cultura, costumes, modo de vida, organização do trabalho praticado pelos mais antigos, porém há muito o que se fazer, pois esta pesquisa além de contribuir para uma análise da real conjuntura da situação de como se encontra a escola da Comunidade Remanescentes de escravos quilombola São José da Povoação, abre possibilidades de repensar praticas pedagógicas que venham resgatar, ou mesmo fortalecer as tradições e o modo de vida de um povo com uma ampla riqueza cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E ISOLAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID 19: um estudo de caso nas ações da ONG’MIM no município de Breves - Marajó(2021-10-08) COSTA, Fatima Indira de Oliveira; RODRIGUES, Lília Hellen dos Santos; MACHADO, Renata Aparecida Farias; http://lattes.cnpq.br/8211931558182927O presente artigo tem como foco principal, analisar resultados de estudos e percepções advindas do mapeamento realizado pela ONG’ Movimento pela Inclusão no Marajó – MIM com famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com vistas a investigar se as políticas públicas estão conseguindo alcançar as pessoas com TEA e seus familiares no município de Breves perfazendo um recorte no âmbito educacional. O problema que norteou a pesquisa foi: Que impactos a pandemia da Covid 19 ocasionou no âmbito educacional das crianças com Transtornos do Espectro Autista –TEA, no município de Breves ? Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa sustentada por pesquisa bibliográfica, do tipo Estudo de Caso, na qual se usou como instrumentos de coleta de dados e informações o mapeamento executado pela ONG’MIM junto as famílias de pessoas com TEA no município. Quanto à análise e interpretação de dados e informações, foram utilizados os princípios da análise de conteúdo. Como base teórica se usou Vieira et al. (2020), Brasil (1994), Dias, Santos e Abreu (2021), Nazari (2017), Mantoan (2006) entre outros. Os resultados apontam que são incipientes os olhares da academia para a temática em questão e que há necessidade de uma compreensão mais clara sobre os meandros do processo de inclusão escolar e de políticas efetivas para a pessoa com TEA município de BREVES, aponta ainda que as famílias necessitam de maior participação neste processo de inclusão, faz-se necessário se utilizar estratégias metodológicas que trabalhem as necessidades educacionais básicas destes discentes neste período pandêmico que trouxe tantas transformações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DO ALUNO SURDO: ações da ASBRE (Associação dos Surdos de Breves)(2021-04-07) SOUSA, Esteliane Santos de; MORAES, Jerusa Cardoso; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262Este trabalho tem como objetivo investigar o contexto da educação inclusiva e o processo de inclusão de alunos surdos na cidade de Breves–PA, destacando a importância das ações da ASBRE – Associação dos Surdos de Breves, para a integração e inclusão social de seus alunos. Será investigada a história da educação especial em seu contexto geral, no Brasil e no município de Breves–PA, assim como as leis e decretos que tratam da Educação Especial no Brasil. Finalmente, destacaremos o processo de ensino de libras na ASBRE e as práticas desenvolvidas pela associação. A inclusão social do surdo é um desafio que a sociedade enfrenta em tempos de mudança, e causam muitos questionamentos, pois para que os sujeitos, com e sem deficiência, exercerem plenamente o direito pleno à cidadania, é indispensável que a sociedade aprimore suas práticas, a fim de atender as individualidades. É imprescindível destacar que, como veremos, ao final desta pesquisa, como o trabalho da Associação dos Surdos de Breves – ASBRE é essencial para a inserção do surdo na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MÚSICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA(2021-11-23) MENEZES, Elayne Guimarães Dias; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade identificar os aspectos favoráveis que a música, como ferramenta pedagógica, pode proporcionar no processo de ensino-aprendizagem implementado em uma pré-escola. Embasada em fontes teóricas e relatos de experiências de profissionais da educação infantil, esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: “De que forma a música é utilizada em práticas pedagógicas no cotidiano de uma pré-escola do município de Breves-PA?” Para sua implementação, foi utilizada a abordagem qualitativa, fundamentada em dados coletados através da aplicação de questionários e pesquisa em produções teóricas que fundamentam as questões norteadoras do estudo. Os questionários foram aplicados com 07 (sete) professores/as que atuam em uma escola de Educação Infantil (Pré-escola), localizada na área urbana do município de Breves- PA. Concluímos que a música é uma ferramenta que além de auxiliar no desenvolvimento de diversas capacidades nos aspectos cognitivo, motor e linguístico, também ajuda no processo de socialização das crianças, na aprendizagem de conteúdo e a viver em harmonia uns com os outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA MARAJOARA: uma análise após 20 anos da I Conferência Nacional por uma educação básica do Campo(2021-03-12) MARTINS, Elaise Almeida; LIMA, Natamias Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7361017549101140Esta pesquisa é um resultado de um estudo que possui como objetivo geral compreender como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo em vista as reivindicações da I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo, realizada em 1998. Especificamente objetiva 1) Identificar quais as reivindicações da I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo, atinentes a educação; 2) Identificar os principais problemas da educação do campo apresentados pelos conferencistas naquela conferência; 3) Analisar os principais problemas ainda existentes na educação do campo apresentados em teses e dissertações sobre a Amazônia Marajoara. A análise foi conduzida a partir do seguinte problema: Como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo como parâmetro as reivindicações e os problemas apontados no Texto Base da I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo? Assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, de caráter epistemológico, cuja o estudo foi a Matriz Epistemológica de Sánchez-Gamboa (2012). Concluímos que problemas apontados na I Conferência, continuam, mesmo após 20 anos, como precariedade da infraestrutura escolar, do transporte, currículos descontextualizados da realidade do campo, ausência de políticas públicas específicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A FORMAÇÃO ÉTICA DE CRIANÇAS DE 09 E 10 ANOS (CLASSE JUNIORES) NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS(2021-09-29) SARRAF, Danielly Pantoja; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218Esse trabalho tem como objetivo analisar a formação ética possibilitada a criança da classe juniores (09 e 10 anos) da Escola Bíblica Dominical (EBD). Para isso, analisamos o currículo proposto em 04 revistas trimestrais de Juniores (09 e 10 anos), para 01 (um) ano de estudos na Escola Bíblica Dominical e verificamos o destaque concedido ao tema ética nessa formação religiosa. A pesquisa realizada foi do tipo bibliográfica, de cunho qualitativo, com análise documental, no qual foram analisados os textos de Ramos (2013), Moraes (2012), Silva (2017), e Freitas (2006). Dessa forma, notamos que o pedagogo é um profissional necessário em diversos espaços e que há diferença entre educação formal, informal e não formal. E sobre a EBD, percebe-se que suas contribuições são essencialmente importantes, pois as lições narram histórias bíblicas que trazem lições éticas sobre respeito, amizade, amor, união, como se portar diante de situações complexas do quotidiano, obediência e equidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DISPONÍVEIS NO SITE DA BDTD NO PERÍODO DE 2016 A 2019(2021-11-10) COSTA, Criswkson Tavares da; ARAÚJO, Liliane Gonçalves de; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou analisar produções acadêmicas (dissertações e teses) publicadas no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2016 a 2019 que abordam o uso dos jogos no ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para sua implementação, foi escolhida a abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foram analisadas as seguintes produções científicas: Santos (2016), Andrade (2017), Azevedo (2017) e Mayrink (2019). Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos os postulados dos seguintes autores Kishimoto (1994), Huizinga (2000), Souza (2019), Borin (1996), Muniz (2014), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que as produções científicas enfocaram o jogo didático como uma forma de oportunizar aos alunos uma maneira descontraída de promover a aprendizagem, sendo a mediação do professor um elemento importante para que o jogo assuma um papel preponderante em uma atividade de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TRANSVERSALIDADE E MEIO AMBIENTE: um estudo comparativo em duas escolas no Arquipélago do Marajó - PA(2021-07-30) SOUTO, Arlete Ferreira Pantoja; PUREZA, Enil do Socorro de Sousa; http://lattes.cnpq.br/7844138330028120A presente pesquisa teve como objetivo investigar como o conceito de meio ambiente e educação ambiental foram trabalhados nos anos de 2014 a 2016 nas Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental Portugal e São Sebastião, localizadas no Rio Guajará, Município de Curralinho/PA. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e o método de estudo foi o estudo comparativo. Como instrumentos para coleta de dados fez-se uso das técnicas de observação direta do cotidiano escolar; análises documentais de Projetos Políticos Pedagógicos, Planos de Curso, Atas de reuniões, Livros de Ocorrências, Diários de classe, Planos de aula, Projetos, cartazes, fotografias e entrevistas semiestruturadas. Para esta pesquisa, foram analisados 10 sujeitos que deram suporte para este trabalho, sendo oito professores e dois coordenadores pedagógicos. Para a fundamentação teórica desta pesquisa, fizemos uso das obras de Freire (1987), Freire (1996), Brandão (2007) e Loureiro (2012), e de leis que dispõem sobre a normatização da Educação Ambiental, como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Política Nacional de Educação Ambiental (1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Meio Ambiente (1997) (1998). Os estudos concluíram que ambas as escolas apresentaram propostas educativas com características de uma Educação Ambiental tradicional. Por outro lado, também foi possível observar atividades, conteúdos, pensamentos e ações que corroboram para uma educação ambiental ética e transformadora. Constatou-se ainda que as maiores dificuldades relatadas pelas escolas para melhoria na implementação da EA estão relacionados à falta de estrutura, logística, acesso a informação e investimento das políticas públicas nestas instituições.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL LOCALIZADA EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA MARAJOARA(2021-06-17) BARROS, Ariel Furtado; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147Este artigo trata do “Ensino da disciplina de Geografia no 4º ano do ensino fundamental” com o objetivo geral de identificar como o referido ensino e a aprendizagem em Geografia se efetiva em uma turma de 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Breves. De modo específico procura compreender a dinâmica de ensino e aprendizagem da disciplina de Geografia e refletir acerca das metodologias de ensino e recursos didáticos utilizados no processo ensino aprendizagem da geografia. A base teórica busca subsídios em autores como Callai (2010) e Straforini (2008). Em termos metodológicos o estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com coleta de dados através de questionário semiestruturado. Entre os resultados obtidos podemos destacar que o processo de ensino e aprendizagem empreendido na turma do 4º ano é norteado por uma metodologia pautada na exposição oral dos conteúdos trabalhados a partir do livro didático. Para os alunos fazem-se necessários outros métodos para tornar o ensino significativo. Verificamos que cerca de 44% dos alunos não conseguem aprender os conhecimentos geográficos ensinados, o que pode estar atrelado a metodologia adotada. Em nossa análise falta um trabalho pedagógico que dialogue de forma mais dinâmica e consistente com a realidade e também torne claro aos alunos a necessidade do conhecimento geográfico para a sociedade. Mas para isso, não basta usar diversos recursos e tentar outras metodologias, precisa também mudar os objetivos do ensino da Geografia. Concluímos que o ensino de Geografia nos anos iniciais deve ser um ensino em que alunos e professores construam juntos os conhecimentos de forma democrática e dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AS IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO CENTRO HALEFF PINHEIRO EM BREVES - MARAJÓ(2021-06-14) GAMA, André Luiz Sarraf; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377O presente artigo tem como objetivo, apresentar resultados de estudos e reflexões sobre à área da Psicopedagogia e a atuação do psicopedagogo do Centro Haleff Pinheiro, localizado na cidade de Breves no arquipélago do Marajó. A pesquisa foi de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, trabalhou-se na pesquisa bibliográfico, com base em, Barbosa (2001), Bossa (1994), Masini (2015), entre outros. Os objetivos foram: geral, analisar as implicações da atuação do psicopedagogo no Centro Haleff Pinheiro. Específicos: identificar o papel do psicopedagogo institucional e a sua importância no contexto escolar. O estudo empreendeu pesquisa de campo, com entrevista semiestruturada para duas psicopedagogas que atuam no centro. Os resultados indicaram que o trabalho do psicopedagogo no centro Haleff Pinheiro se faz de extrema importância na contribuição de ações que orientam as escolas municipais para o atendimento na superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, visto que, esse profissional pode articular e promover ações de prevenção, orientação e intervenção, que podem iniciar com o diagnóstico no centro e ter a continuidade na escola. Portanto, é imprescindível que o psicopedagogo continue realizando as ações no Centro e se estenda ao contexto escolar, considerando as particularidades, dificuldades e potencialidades de cada aluno, desenvolvendo um trabalho em parceria com os pais, professores, equipe pedagógica e demais especialistas em prol do desenvolvimento estudantil dos discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.(2021-02-26) BARATINHA, Amanda dos Santos; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926O presente texto tem como objetivo analisar as contribuições/reflexões da educação hacker no processo de formação docente a partir do levantamento prévio sobre o ensino remoto na Universidade Federal do Pará/Campus de Breves. A questão norteadora da pesquisa foi entender qual a contribuição da educação hacker para a formação de professores? Dessa forma, se utilizou como instrumentos de pesquisa a revisão de literatura e a pesquisa documental. Como aporte para a revisão de literatura, utilizou-se os seguintes teóricos: Himanen (2001), Aguado (2015, 2016, 2018), Lévy (1998, 1999), Freire (1967, 1989, 1992, 1996), Saviani (1989, 1997), e Joye, Moreira e Rocha (2020). Na pesquisa documental, utilizaram-se dois relatórios, elaborados em 2020, sobre os limites e possibilidades do ensino remoto no contexto do Campus do Marajó-Breves. Por fim, conclui-se que a educação hacker pode instigar a formação docente na perspectiva da ética dos hackers, o que é fundamental para uma sociedade de sujeitos criativos, inovadores e proativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA DINAMIZAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO MARAJOARA DE BREVES-PA(2020-11-04) SANTOS, Raila Trindade dos; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou analisar a contribuição da ludicidade na dinamização da proposta curricular de uma escola do campo, localizada no município de Breves-PA. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: Como a ludicidade pode contribuir na dinamização da proposta curricular de uma Escola do Campo localizada no município marajoara de Breves-PA? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Qual é o espaço ocupado pelas atividades lúdicas nas diretrizes curriculares da educação do campo no Brasil, bem como na proposta curricular das Escolas do Campo do município de Breves-PA? Como as atividades lúdicas contribuem para a aprendizagem dos conteúdos relacionados aos temas geradores da proposta curricular das Escolas do Campo localizadas no município de Breves-PA? Quais as contribuições do Projeto de Extensão “Atividades Lúdicas para o Currículo da Escola do Campo no Município Marajoara de Breves-Pará” para a inserção ou incremento de atividades lúdicas nessa proposta curricular? Esta pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo e o estudo de caso que ocorreu a partir do Projeto de Extensão. Para a análise dos dados obtidos, utilizamos a análise de conteúdo. As discussões desta pesquisa têm como base Caetano (2013), Almeida (2015), Ritter (2016), Evaristo (2017) e Rolim (2017), analisamos ainda documentos oficiais tais como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002) e a Proposta Curricular (anos finais) do Ensino Fundamental das Escolas do Campo (BREVES, 2014). Os resultados da pesquisa apontam que a ludicidade contribui para o processo de ensino e aprendizagem, pois propicia uma prática pedagógica que estimula os alunos de forma mais dinâmica. Constatou-se ainda que o Projeto de extensão foi de grande relevância para a escola São Pedro, pois proporcionou formação para os docentes, que apesar de demonstrarem conhecimento acerca da ludicidade e de utiliza-la em sala de aula, trabalhavam-nas de forma descontextualizada. As ações que o projeto desenvolveu contribuíram para que os professores pudessem realizar um trabalho pedagógico atrelado a ludicidade de forma sistemática, compartilhando e construindo saberes, através de um momento de troca de experiência.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »