Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) UMA ABORDAGEM SOBRE O ESPORTE: a história do esporte e sua função na escola como ferramenta de inclusão social(2020-09-24) BALIEIRO, Mateus Pinto; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262Este trabalho buscou compreender o esporte como um fator de integração e inclusão social. O esporte como fenômeno social e a esfera da atividade humana desempenham um papel crescente na vida da sociedade moderna. A crescente contribuição do esporte foi fundamental para o desenvolvimento e a paz por meio da tolerância e respeito, do empoderamento do indivíduo e da comunidade e da consecução dos objetivos do esporte são a inclusão social. O esporte para estudantes com deficiência intelectual é de natureza educacional e humanística e visa o desenvolvimento de forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem ao atleta superar os obstáculos da vida; a formação de caráter e responsabilidade moral em situações de adaptação ao ambiente social; proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, para a implementação da auto realização do atleta; criação de condições para o autodesenvolvimento da personalidade criativa do atleta e divulgação de seus potenciais criativos. Os resultados apresentados no artigo confirmam que a presença do esporte na escola, na educação física adaptativa, é educacional, socializadora e humanista por natureza e visa desenvolver forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem que um atleta supere os obstáculos da vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ADOECIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE: a Síndrome de Burnout e suas implicações na vida profissional do professor (a) no município de Curralinho-PA(2020-11-26) CORREA, Nino Castilho; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar se há a presença de Síndrome de burnout nos professores. Primeiramente foi realizada uma pesquisa de natureza teórica com enfoque na definição da patologia abordada e nas múltiplas dificuldades existentes no ambiente escolar que podem gerar o burnout. De acordo com essa realidade foi realizada a coleta de dados através do questionário Instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI), entregues em duas escolas municipais de Curralinho, sendo utilizadas amostras de 10 professores de cada uma. Os métodos utilizados foram observação sistemática, entrevista, questionário, carta de apresentação, orientação, termo de consentimento livre esclarecido e questionário preliminar de identificação da Síndrome de Burnout. De acordo com os dados coletados e analisados constatou-se a existência da Síndrome, na fase inicial em 50% dos professores entrevistados de uma das amostras. Chegou-se a conclusão da necessidade dos professores terem uma melhor qualidade laboral, pois o Burnout interfere de forma significativa no ambiente de trabalho, na relação professor - aluno e na saúde do profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco(2018-09-26) SOUTO, Maria Raimunda Ferreira; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441A finalidade geral desta pesquisa foi analisar a prática dos professores enquanto avaliadores no processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho. Tomamos como foco de análise os professores e os métodos avaliativos instituídos na prática pedagógica. Indagamos como os professores realizam a avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho? O referencial teórico ancorasse em Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), entre outros que abordam a avaliação da aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário. Concluímos que as análises reflexivas dos docentes são feitas de maneira espontânea através de observações e da realização de diagnósticos sobre os conhecimentos prévios dos alunos, a avaliação é concebida como um processo contínuo e visa à aprendizagem dos discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A avaliação como instrumento de construção da autonomia dos educandos(2018-04-08) CARVALHO, Hilda Catarina Xavier de; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441Este trabalho tem como objetivo analisar como professores e alunos compreendem o processo avaliativo aplicado no dia-a-dia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabeth Farias Lobato e sua relação com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário e a pesquisa documental, utilizamos com os alunos um questionário fechado e com os professores um questionário aberto, além de analisar atas da escola e documentos da secretaria de educação de Bagre. O aporte teórico utilizado nesse trabalho foi Hoffmann (1991,2000,2001, 2003, 2005,), Luckesi (1990,1997,2002,2003,2005,2011), Freire (2000,2001,2004,2005,2011,) Romão (2005) Gadotti e Romão (2012), Chizzotti (2009),Fernandes (2014), Pádua (2004), Richardson, (2015). Bardin (2006), que muito contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Desse modo a pesquisa aponta que apesar dos professores apresentarem um certo avanço no entendimento sobre o papel da avaliação no processo ensino aprendizagem, ainda subsiste o ato de aplicar exames para verificar a aquisição ou não de conhecimento por parte dos alunos, uma prática que conforme a pesquisa discute, apresenta-se prejudicial ao processo cotidiano de partilha e aquisição de conhecimento. O que me permite concluir que o conceito e a aplicabilidade do processo de avaliação deve sim, estar comprometido com a função de envolver o aluno no vasto campo de interação entre o conhecimento escolar e sua concepção de mundo, de maneira a torna-lo autônomo dentro de uma avaliação processual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) BRINQUEDOTECA: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil(2019-09-07) GARCIA, Luana Alice Vieira; MIRANDA, Susy Garcia; MOURA, Georgete Pantoja; http://lattes.cnpq.br/8999246159259185; https://orcid.org/0000-0003-3641-4769O Trabalho de Curso intitulado “Brinquedoteca: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil”, objetivou analisar como estão desenvolvendo as atividades no espaço da brinquedoteca com os discentes de uma escola de Educação Infantil no Município de Breves. Esta pesquisa propôs responder aos seguintes questionamentos: Identificar a contribuição da brinquedoteca para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil; conhecer como é desenvolvido o trabalho pedagógico com as crianças na brinquedoteca e reconhecer o papel do brinquedista enquanto mediador no processo de aprendizagem das crianças. Para sua realização, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o método utilizado foi o estudo de caso em uma Escola de Educação Infantil no município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 03 professoras da brinquedoteca. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos autores renomados que abordam a temática em voga tais como Cunha (2007), Friedmann (1992, 2012), Kishimoto (1998, 2011), Redin (2007), Gimenes e Teixeira (2011) e Santos (2013).Os resultados da pesquisa apontam que as professoras Brinquedista reconhecem a importância da Brinquedoteca enquanto espaço facilitador para o desenvolvimento, também reconhecem a importância de planejar as atividades lúdicas desenvolvida neste ambiente, porém a quantidade de materiais pedagógicos e o tempo de permanência das crianças no espaço da Brinquedoteca no momento não são satisfatórios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Rodrigues Viegas Junior, em Melgaço/PA(2019-12-09) SOUZA, Yan Luis Lima de; FERREIRA, Gicele Brito; http://lattes.cnpq.br/6661841357160170; https://orcid.org/0000-0002-8815-3145O presente trabalho tem como objetivo principal abordar o bullying no ambiente escolar, e apresentar os resultados da pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Rodrigues Viegas Junior, em Melgaço/PA, visando diagnosticar a incidência ou não de casos de bullying na escola. A motivação inicial em abordar o tema se deu pela carência de produções acadêmicas acerca do bullying na região marajoara, e pela preocupação em relação aos relatos sobre violência entre alunos dentro do ambiente escolar no município de Melgaço/PA. Para fundamentar teoricamente este trabalho, Ariès (1981); Rizinni e Pilotti (2011), foram utilizados para balizar a história da criança; para caracterizar o bullying a partir de uma visão multifocal e primando por autores nacionais, foram utilizados, Silva (2015); Gomes e Sanzovo (2013); Lopes Neto (2005); Maldonado (2011); Fante (2015), ainda alguns pesquisadores internacionais, como Olweus (1997); Rigby (2019) e Koo (2007). A pesquisa aplicada à referida escola, teve fins descritivos, e foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o questionário, com o corpo docente e técnico- administrativo; e a entrevista semiestruturada com os alunos. Os resultados da pesquisa apontam a incidência de casos de bullying entre alunos nos anos de 2018 e 2019, principalmente na forma verbal e em grafites depreciativos nos banheiros, além disso, constatasse ainda a ausência de projetos e ações voltadas ao combate e prevenção ao bullying na escola, o que pode ser muito prejudicial para aqueles que são vitimizado pelo bullying.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) CENTRO APOSTÓLICO JOÃO BONAL: História, Memórias e contribuições à formação infanto-juvenil em Anajás, PA(2020-11-30) RIBEIRO, Dejailson Maciel; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147Esta pesquisa pretende reconstruir a história e as memórias do Centro Apostólico João Bonal, instituição filantrópica de cunho religioso que desenvolve ações socioeducacionais direcionadas a crianças, adolescentes e jovens carentes do município de Anajás, localizado no centro do arquipélago do Marajó. Fundado pela Congregação das Irmãs da Caridade de Santa Ana no ano de 2003, esta instituição oferece diversas atividades socioeducativas gratuitas e de qualidade para a comunidade local, exercendo um papel primordial na formação e resgate de sujeitos que se encontram excluídos, as margens da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho busca conhecer e registrar narrativas orais acerca da história e memórias deste Centro, discutindo suas contribuições para a formação social dos sujeitos atendidos. O estudo abordará também outras questões, como: O que as pessoas narram sobre a história do Centro Apostólico João Bonal? O que elas guardam na memória? O que a instituição representa para seus beneficiários? Quais as contribuições sociais, culturais e educacionais dessa instituição para a comunidade local? A presente pesquisa é caracterizada como exploratória de abordagem qualitativa. Tendo fonte primeira de dados as narrativas orais de diversos interlocutores que conhecem de perto a instituição. Além de dados e informações de fontes documentais como livros de registros, relatórios, projetos, diários, iconografias e um documentário audiovisual. Tem como categorias de análise a história da educação e das instituições educativas, cultura escolar, práticas pedagógicas. Fundamentadas por bases teóricas e fundamentos de autores de renome como: Saviani (2006), Nosella e Buffa (2013), Libâneo (2007), Nora (1993), Julia (2001), entre outros. Os resultados evidenciaram que a instituição pesquisada proporciona experiências de vida diferenciadas para seus frequentadores, através de práticas educativas relevantes que proporcionam aos sujeitos uma chance de transformação social. A pesquisa aponta também a importância da instituição para a comunidade local, pois a mesma desempenha um papel fundamental tanto educacionalmente como socialmente, resgatando e contribuindo na formação de alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, Melgaço-PA.(2021-06-23) TORRES, Marcelo Silva; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou analisar a utilização de histórias e narrativas no ensino da matemática através de práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, na E.M.E.F. Getúlio Vargas. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: Como, nas práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, utiliza-se de histórias e narrativas contadas para o ensino da matemática? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Quais as contribuições do Movimento Brasileiro de Educação Matemática para o aprimoramento da prática pedagógica no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Como os docentes têm incluído as histórias e narrativas no ensino da matemática como forma de favorecer o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, bem como a aprendizagem dos conteúdos de Matemática por parte dos educandos dos anos iniciais do ensino fundamental? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da zona urbana do município de Melgaço-PA. As técnicas de coleta de dados foram observação e entrevista semiestruturada, aplicados com 01 coordenador pedagógico e 04 professores. Os resultados da pesquisa apontam que a utilização de contação de histórias como método de ensino matemático é de maneira pouco explorada nas aulas. Conclui-se que é necessário uma ação que permita viabilizar esta metodologia em sala de aula, como uma formação continuada para os professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA DINAMIZAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO MARAJOARA DE BREVES-PA(2020-11-04) SANTOS, Raila Trindade dos; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou analisar a contribuição da ludicidade na dinamização da proposta curricular de uma escola do campo, localizada no município de Breves-PA. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: Como a ludicidade pode contribuir na dinamização da proposta curricular de uma Escola do Campo localizada no município marajoara de Breves-PA? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Qual é o espaço ocupado pelas atividades lúdicas nas diretrizes curriculares da educação do campo no Brasil, bem como na proposta curricular das Escolas do Campo do município de Breves-PA? Como as atividades lúdicas contribuem para a aprendizagem dos conteúdos relacionados aos temas geradores da proposta curricular das Escolas do Campo localizadas no município de Breves-PA? Quais as contribuições do Projeto de Extensão “Atividades Lúdicas para o Currículo da Escola do Campo no Município Marajoara de Breves-Pará” para a inserção ou incremento de atividades lúdicas nessa proposta curricular? Esta pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo e o estudo de caso que ocorreu a partir do Projeto de Extensão. Para a análise dos dados obtidos, utilizamos a análise de conteúdo. As discussões desta pesquisa têm como base Caetano (2013), Almeida (2015), Ritter (2016), Evaristo (2017) e Rolim (2017), analisamos ainda documentos oficiais tais como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002) e a Proposta Curricular (anos finais) do Ensino Fundamental das Escolas do Campo (BREVES, 2014). Os resultados da pesquisa apontam que a ludicidade contribui para o processo de ensino e aprendizagem, pois propicia uma prática pedagógica que estimula os alunos de forma mais dinâmica. Constatou-se ainda que o Projeto de extensão foi de grande relevância para a escola São Pedro, pois proporcionou formação para os docentes, que apesar de demonstrarem conhecimento acerca da ludicidade e de utiliza-la em sala de aula, trabalhavam-nas de forma descontextualizada. As ações que o projeto desenvolveu contribuíram para que os professores pudessem realizar um trabalho pedagógico atrelado a ludicidade de forma sistemática, compartilhando e construindo saberes, através de um momento de troca de experiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As Contribuições das atividades lúdicas para desenvolvimento de crianças em acolhimento institucional no município de Breves-PA(2019-10-18) SOUZA, Aline Rodrigues Cavalcante de; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Curso objetivou analisar as contribuições das atividades lúdicas realizadas em um abrigo no município de Breves/PA para o desenvolvimento / formação das crianças em atendimento. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: Quais as contribuições das atividades lúdicas realizadas em um abrigo no município de Breves/PA para o desenvolvimento / formação das crianças em atendimento? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: O contexto do abrigo institucional de Breves/PA propicia o desenvolvimento infantil através da realização de atividades lúdicas? Em quais âmbitos da formação humana esse desenvolvimento é perceptível? Para sua concretização, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso, realizado em uma unidade de acolhimento institucional da zona urbana do município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, foram aplicadas com 01 (uma) coordenadora, 01 (uma) pedagoga, 04 (quatro) cuidadoras/educadoras 01 (uma) criança e 01 (um) adolescente acolhido. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos quatro categorias, sendo estas: Ausência de brinquedos e materiais pedagógicos; Baixa frequência de atividades lúdicas e jogos no tempo livre dos acolhidos; Influência das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil das crianças e adolescentes acolhidos; e Falta de espaço adequado para a prática e realização de jogos e atividades lúdicas. Os resultados da pesquisa apontam que são inegáveis as contribuições das atividades lúdicas para o desenvolvimento / formação das crianças em atendimento, as quais, através da brincadeira tem a oportunidade de desenvolver-se física, psicológica, cognitiva, social e afetivamente, dentre outros aspectos. Apesar de constatado de que as brincadeiras no contexto do abrigo pesquisado não ocorrerem de forma cotidiana, organizada e planejada, percebeu-se que as práticas lúdicas quando realizadas propiciam o desenvolvimento infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS VIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA VILA RIBEIRINHA RECREIO DO PIRIÁ, CURRALINHO-PA(2021-01-22) BREOTON, Kelle da Cruz; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou discutir as contribuições das histórias vivas por meio das narrativas orais sobre o conhecimento histórico social de uma comunidade tradicional para o processo ensino-aprendizagem dessas crianças. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: de que maneira os recontos de histórias, por meio das narrativas orais podem contribuir no processo de ensino –aprendizagem de crianças na educação infantil? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: de que maneira, a partir das narrativas orais, é possível estimular o desenvolvimento cognitivo e social da criança? Qual a importância de se trabalhar as histórias vivas por meio da narrativas orais na educação infantil? De que forma a escola pode valorizar as histórias vivas da comunidade ribeirinha? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de Educação Infantil, Canto do Saber, localizada na Vila do Piriá, município de Curralinho-PA. Para a coleta de dados foi conduzidas entrevistas semiestruturadas, para 02 (duas) docentes, e conversas informais para 06 (seis) discentes. Os resultados da pesquisa apontam que a consolidação da aprendizagem na Educação Infantil por meio das narrativas orais acontece de forma significativa, pois as crianças sentem-se capazes para expressar suas emoções, seus sentimentos e sua criatividade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico e operacionalização da educação especial na Escola Lawton do meio rural ribeirinho de Breves-Pará(2019-08-07) FERREIRA, Izanias de Sousa; SOUZA, Carlos Rodrigo de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262O presente trabalho pretende analisar a concepção e a prática de professores sobre o desafio de alfabetizar alunos com deficiência em escolas públicas Ribeirinhas do município de Breves, na Ilha do Marajó–Pará. Neste sentido, o trabalho inicia-se apresentando uma abordagem teórica acerca da história da Educação Especial no Brasil, no município de Breves e as leis e decretos que asseguraram e garantem os direitos das crianças com deficiência. Foram entrevistados 6 (seis) professores da escola Lawton que atende alunos com diferentes deficiências. Os docentes enfrentam desafios diários com esses alunos, uma vez que a maioria das escolas não oferece recursos necessários para desenvolve um trabalho de qualidade, visando o bem-estar do educando. Temos por objetivo também, conhecer como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos alunos especiais, como também conhecer quais ações pedagógicas são executadas para que de fato aconteça a almejada inclusão. Baseamos este trabalho nos estudos de Prado (2001) que explica que a aprendizagem dos diferentes alunos deve acontecer de modo que lhes possibilite um ganho significativo do ponto de vista educacional, afetivo e sociocultural e na Lei de Diretrizes e Bases (1996) que garante o acesso de alunos com deficiência no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA(2020-12-01) NOGUEIRA, Lindalva dos Santos; REIS, Manuelle Espíndola dos; http://lattes.cnpq.br/1753345784639940Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, analisar o fracasso escolar entendido como distorção idade /série, bem como seu processo histórico e suas implicações no processo ensino e aprendizagem. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa documental e bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica. Aborda aspectos importantes como o histórico do fracasso escolar, as teorias da aprendizagem de Piaget, Vigotsky e Wallon, Relacionando essas teorias com práticas pedagógicas escolares por meio da pesquisa documental e bibliográfica de trabalhos desenvolvidos sobre o assunto. Os resultados corroboram com a literatura que esse problema é de grande complexidade, que parte de uma questão biopsicossocial em que entra o governo, as leis, políticas, a instituição escolar, as práticas pedagógicas, a família e também o aluno. A educação é responsabilidade de todos os envolvidos. Dessa forma o aluno terá a possibilidade de obter o sucesso em seu processo de aprendizagem e consequentemente o avanço progressivo em sua escolaridade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação de jovens e adultos na Amazônia marajoara: desafios e perspectivas para a emancipação social no município de Curralinho/PA(2019-01-17) LEÃO, Tânia dos Santos Costa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147O presente estudo tem como objeto a Educação de Jovens e Adultos na Amazônia marajoara, com a perspectiva de problematizar e refletir esta modalidade como um possível mecanismo de emancipação social para aqueles sujeitos que foram colocados à margem. Para tanto, busca-se em geral discutir a contribuição da EJA como mecanismo de emancipação social, para os jovens e adultos de Curralinho, alunos dessa modalidade de ensino, principalmente, dos que estudam na escola “Manoel Duarte”. De modo específico pretende-se: verificar se o Estado brasileiro ao longo da história tem tratado a EJA como um direito ou ação compensatória; compreender o desenvolvimento dessa modalidade de ensino em Curralinho e, também, refletir sobre a importância da EJA para a vida em sociedade de jovens e adultos no Marajó. E por fim, procuramos conhecer, por meio das narrativas orais, as percepções de docentes e discentes sobre a EJA na escola “Manoel Duarte”, elencando sentidos e significados atribuídos por esses agentes a essa modalidade em Curralinho. Em vista de alcançar os objetivos propostos adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em livros e artigos cuja a EJA é a principal referência; pesquisa documental tendo como principal documento a proposta curricular do município. Os dados foram coletados também, por meio de entrevista semiestruturada realizadas com três alunos, três professores uma coordenadora pedagógica os quais, fazem parte do universo da EJA, na escola, lócus da pesquisa. A leitura e interpretação dos dados empíricos à luz da análise de conteúdo possibilitaram constatar que a EJA em Curralinho em parte auxilia jovens e adultos subalternos no ingresso efetivo na sociedade, como cidadãos de direitos, que refletem sobre suas ações, cientes dos deveres e, principalmente, dos direitos que têm. Porém, a falta de compromisso por parte do governo municipal para materializar a EJA enquanto direito, implica de forma negativa no desenvolvimento de muitos desses alunos, e, sobretudo, no desenvolvimento educacional do município. No que corresponde a organização da EJA, na escola lócus da pesquisa, constatamos que não há um planejamento específico. Aliás, essa modalidade se apresenta como um apêndice na escola. Entendemos que a EJA, em Curralinho e na escola lócus, carece de um trabalho integrado e articulado entre gestão municipal e gestão escolar, coordenação pedagógica e professores. Concluímos que a EJA, embora, os problemas enfrentados, têm provocado mudanças na vida dos educandos. Os professores demonstraram que, por meio de seus esforços e conhecimento ajudam os alunos vislumbrarem e lutarem por um futuro diferente da realidade que vivenciam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A RELAÇÃO COM A IDENTIDADE LOCAL: reflexões a partir da escola São Tomé em Breves – Pará(2021-01-20) COELHO, Helda Góes; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147Este trabalho trata da relação da educação do campo com a identidade local, a partir da prática docente materializada na Escola São Tomé, no município de Breves. Procura responder a seguinte problemática: A prática pedagógica materializada na Escola do campo São Tomé, em Breves no Marajó, contribui com o reconhecimento da identidade local e o fortalecimento identitário dos alunos, enquanto cidadãos do território amazônico marajoara? Tem-se por objetivo geral: Identificar se a prática pedagógica concretizada na escola-lócus dialoga com os pressupostos do paradigma de educação do campo. No campo metodológico enveredamos pela pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental sobre Educação do Campo; realização de entrevistas semiestruturadas com dois professores, uma coordenadora pedagógica, e três discentes do quinto ano da referida instituição; organização e análise dos dados a partir de pressupostos da perspectiva dialética materialista. Os dados obtidos empíricos em diálogo com a base teórica apontaram que na escola São Tomé são desenvolvidas práticas que visam o reconhecimento da identidade local e a identificação dos alunos com o campo. Contudo, há obstáculos e desafios cotidianos que limitam o processo de ensino e de educação no campo, dentre eles: a formação docente, a não identificação do (a) professor (a) com a Educação do Campo, a rotatividade dos professores, a falta de formação continuada, a infraestrutura precária da escola e a falta de recursos didáticos e de transporte escolar. Todavia, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos diários, os alunos gostam e se sentem bem na escola, e se veem enquanto sujeitos do campo. Concluímos assim, que a prática pedagógica materializada na escola São Tomé, em Breves contribui com o fortalecimento da identidade local e a identificação dos educandos com o território rural.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA MARAJOARA: uma análise após 20 anos da I Conferência Nacional por uma educação básica do Campo(2021-03-12) MARTINS, Elaise Almeida; LIMA, Natamias Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7361017549101140Esta pesquisa é um resultado de um estudo que possui como objetivo geral compreender como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo em vista as reivindicações da I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo, realizada em 1998. Especificamente objetiva 1) Identificar quais as reivindicações da I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo, atinentes a educação; 2) Identificar os principais problemas da educação do campo apresentados pelos conferencistas naquela conferência; 3) Analisar os principais problemas ainda existentes na educação do campo apresentados em teses e dissertações sobre a Amazônia Marajoara. A análise foi conduzida a partir do seguinte problema: Como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo como parâmetro as reivindicações e os problemas apontados no Texto Base da I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo? Assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, de caráter epistemológico, cuja o estudo foi a Matriz Epistemológica de Sánchez-Gamboa (2012). Concluímos que problemas apontados na I Conferência, continuam, mesmo após 20 anos, como precariedade da infraestrutura escolar, do transporte, currículos descontextualizados da realidade do campo, ausência de políticas públicas específicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental(2019-10-10) GOMES, Maria do Socorro de Souza; ALMEIDA, Vânia Lúcia Fernandes de Oliveira; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas para a inclusão da pessoa com deficiência proveniente das ações realizadas através do município de Breves e no ensino Fundamental. De cunho qualitativo, a investigação adota um processo metodológico baseado em uma pesquisa de campo exploratória realizada em meio a esfera de atuação do Ensino Fundamental Ofertado Pelo município de Breves nas escolas, obtendo como principais interlocutores a coordenação do centro HALEFF PINHEIRO, e professores da rede municipal e pessoas com deficiência atendidas pelas escolas bem como seus familiares. Para a coleta de dados, utilizou-se instrumentos como questionários e entrevista gravada. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas empreendidas pelos professores de educação especial advindas da interação da sociedade como instrumento de transformação de ação têm sido frutíferas no sentido de fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência em Breves no arquipélago do Marajó.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) EDUCAÇÃO E RELIGIÃO NA PRELAZIA DO MARAJÓ: um estudo sobre a Ordem dos Agostinianos Recoletos e a criação de escola em Breves-PA(2020-11-30) CUSTÓDIO, Luciane Barbosa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147Este estudo apresenta como tema a relação entre educação e religião na Prelazia do Marajó. Tal temática é discutida a partir de uma escola de educação infantil e ensino fundamental criada pela Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) em Breves-PA. A problemática ancora-se nas seguintes questões: Que relação há entre a religião católica e a educação desenvolvida pela escola da OAR em Breves-PA? Como a Ordem dos Agostinianos Recoletos contribui com a educação escolar em Breves-PA? Há influências dessa Ordem na concepção de escola, educação e currículo? O objetivo desta investigação é compreender a relação estabelecida entre a religião católica e a educação realizada no espaço escolar pertencente a OAR em Breves. De modo específico buscou-se conhecer as contribuições da OAR para a educação escolar em Breves e, identificar as possíveis influencia dessa Ordem na concepção de educação, escola e currículo. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória de abordagem qualitativa que usou como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo. Para coletar os dados em campo recorremos ao uso da entrevista semiestruturada. A análise dos dados empíricos seguiu os pressupostos da técnica da análise de conteúdo, em especial a elaboração de categorias e inferências. Nesse processo da base bibliográfica surgiram as seguintes categorias: pluralidade cultural; ensino laico e liberdade religiosa. Dos dados empíricos, selecionamos como categorias: o papel da OAR em Breves; escola para formar e, também, socializar aspectos da religião católica; currículo. Nos resultados obtidos verifica-se que educação escolar e religião com foco no catolicismo se entrelaçam. Todavia, não há uma imposição religiosa, sobre a formação escolar das crianças, até porque, muitas crianças pertencem às famílias não católicas. A influência da OAR nas concepções de educação, escola e currículo não se dá diretamente, pode-se dizer que ocorre de forma indireta e por meio dos rituais de orientação católica adotado na recepção das crianças e em atividades como a “Coroação de Nossa Senhora”. Conclui-se que a formação oferecida na escola gerida pela OAR corrobora para que todas as confissões religiosas existentes sejam reconhecidas, podemos dizer que não há espaço para doutrinações, exclusividades, segregação ou intolerância religiosa, sendo capaz de atender a todos os grupos religiosos. Neste sentido, vislumbra-se a oportunidade para um diálogo que aproxima e possibilita a comunicação e o respeito entre as religiões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação e trabalho infantil no comércio informal nas embarcações que navegam no Rio Tajapuru, Arquipélago do Marajó-PA, na visão de pais e professores(2019-05-24) SILVA, Rosicley Silva e; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Curso objetivou analisar as influências do trabalho com vendas e trocas nas popas das balsas no rio Tajapuru no processo de ensino aprendizagem das crianças que realizam estas trocas comerciais. Como objetivos específicos buscamos descrever as condições de vida da família e a prática do trabalho relacionada ao contexto escolar da criança; e identificar as influências das atividades laborais no processo formativo escolar de crianças ribeirinhas do Rio Tajapuru. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: como famílias ribeirinhas e suas crianças dão sentido ao trabalho com vendas e trocas comerciais nas popas das balsas no rio Tajapuru, relacionando-o ao processo de ensino aprendizagem na escola dessas crianças que realizam essas trocas comerciais? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: quais as condições de vida das famílias pesquisadas e as práticas de trabalho que se relacionam com o contexto escolar das crianças? Quais as influências das atividades laborais no processo formativo escolar de crianças ribeirinhas do Rio Tajapuru? Para sua realização, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi a entrevista, do tipo semiestruturada. Foram entrevistados 03 professores e 03 famílias/responsáveis com crianças matriculadas na escola pesquisada. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos proposições de Azambuja (2004), Rizzini e Pilotti (2009), Souza (2011), Vieira (2011), Lima (2012) e Guedes (2018). Como resultados entendemos que a condição de vida das famílias é difícil, criando um contexto em que o trabalho realizado por crianças e adolescentes estudantes surge como um caminho que pode ajudar na melhoria da condição de vida, mesmo trazendo consequências para a vida escolar dos estudantes. Também concluímos que há diversas consequências sobre o desenvolvimento educacional destes indivíduos, causadas pelo trabalho realizado pelos estudantes, como falta às aulas, dificuldades com as disciplinas escolares; dificuldades com atividades extraclasse; perda de atividades avaliativas e, em decorrência baixo rendimento; evasão escolar e retenção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola(2019-07-05) AZEVEDO, Deivisson Moura; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926O presente estudo apresenta o resultado do projeto de intervenção desenvolvido na escola Municipal de ensino Fundamental Emerentina Moreira de Souza no município de Breves no Estado do Pará. O estudo consistiu em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, possuindo o objetivo de investigar o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animado como recurso educativo na sala de aula e como objetivos específicos: verificar como os professores (as) atuavam em suas práticas pedagógicas na abordagem dos desenhos animados e filmes em sala de aula; promover um projeto de intervenção teórico metodológico e pedagógico, apresentando e discutindo com os alunos os desenhos e filmes animados e produzir um caderno pedagógico para auxiliar e contribuir com os professores no uso dos desenhos animados e filmes em sala de aula. A partir da pesquisa, constatamos que, o uso das animações em sala aula colaborou com o processo de aquisição de novos conhecimentos pelos alunos, auxiliando-os com os diversos conteúdos curriculares e temas interdisciplinares no decorrer das aulas. Os resultados mostraram a importância de o professor refletir sobre o uso dessa mídia nas aulas, procurando compreender como as crianças interagem com tais produções e como ressignificam as mensagens adquiridas ao assistir essas animações. No entanto, consideramos que o assunto ainda foi pouco investigado no meio educacional, havendo margem a polêmicas e controvérsias para o uso dos desenhos animados em sala de aula.
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