Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização da inteligência artificial em bibliotecas universitárias: um estudo no SIBI/UFPA
    (2025-09-15) SANTOS , Rafael Henrique Ribeiro dos; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    A Inteligência Artificial (IA) está presente em diferentes contextos e situações, organizações e profissionais têm adotado o seu uso para otimizar não apenas o tempo despendido, mas para aprimorar os fazeres. No contexto das bibliotecas, especificamente, esta também é uma realidade que aos poucos vem acontecendo. Assim, o objetivo geral deste estudo é compreender se e como os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (SIBI/UFPA) utilizam ferramentas de IA em seu ambiente de trabalho, para cumprir o objetivo foram propostos os seguintes objetivos específicos: Conhecer a familiaridade dos bibliotecários com ferramentas baseadas em IA; Levantar quais ferramentas ou recursos baseados em IA são mais utilizados; Discutir como a IA pode influenciar na atuação do bibliotecário e nos serviços oferecidos pela biblioteca e Apontar possíveis obstáculos que impedem a implementação de IA por bibliotecários do SIBI/UFPA. A pesquisa de caráter descritiva, foi realizada a partir do método de levantamento e por meio de um questionário online aplicado aos bibliotecários do sistema. Os resultados evidenciam que a maior parte dos participantes já faz uso da IA em sua vida pessoal e em sua rotina profissional, destacando o desejo da maioria por jornadas de capacitação. Observou-se que a IA é percebida como um recurso de grande potencial para otimizar processos, apoiar a tomada de decisões e oferecer suporte às atividades biblioteconômicas, embora seu uso demande senso crítico, postura ética e formação adequada. Conclui-se que a adoção da IA no contexto das bibliotecas universitárias representa não apenas um avanço tecnológico, mas também uma oportunidade de fortalecimento da atuação do bibliotecário e de desenvolvimento da Biblioteconomia e Ciência da Informação frente aos desafios contemporâneos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representação temática de produções de Biblioteconomia na Região Norte do Brasil
    (2025-09-02) ANJOS, Giovanna Brito dos; REYES, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376
    O estudo investigou a produção científica de discentes de graduação em Biblioteconomia disponível nos repositórios institucionais da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Rondônia. Teve como objetivo: a) Identificar os tipos de produções (artigos, Tc, etc.); b)Mapear os principais termos quantificando-os e; c)Discutir a contribuição da produção identifica para a Biblioteconomia brasileira, com foco nos temas mais recorrentes. Adotou abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter descritivo-exploratório e procedimentos bibliométricos. A coleta de dados ocorreu diretamente nos repositórios das instituições. Utilizou-se o software Voyant Tools para análise lexical, identificando palavras frequentes e relações temáticas. Os resultados apontaram diferenças no volume de produções, observou-se concentração de temas relacionados à organização da informação, competência informacional, bibliotecas digitais, mediação da informação e uso de tecnologias. Embora haja convergência temática, cada instituição apresentou linhas de pesquisa específicas. As análises indicaram que os repositórios institucionais são relevantes para a preservação e divulgação da produção acadêmica, mas apresentam variações na padronização e na visibilidade dos registros. Conclui-se que a produção discente em Biblioteconomia na Região Norte é diversificada e reflete demandas locais, sendo necessário fortalecer políticas institucionais que promovam a padronização, o acesso e a disponibilidade dessas publicações.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de comunidade: mapeamento do perfil e dos interesses informacionais da Comunidade Quilombola do Monte Alegre, Acará-Pará
    (2023-12-18) SERGIO, Andresa do Rosário; GHENO, Ediane Maria; http://lattes.cnpq.br/1255827954595186; https://orcid.org/0000-0003-2743-4557
    Objetiva avaliar o perfil, as necessidades informacionais e os interesses que a Comunidade Quilombola do Monte Alegre tem em relação à implementação de uma biblioteca comunitária dentro do território. A coleta de dados deu-se por meio de um instrumento de Estudo de Comunidade, criado e aplicado junto à 27 pessoas, representando 15,8% da comunidade. Em relação ao perfil, identificou que a maioria dos moradores nasceu e cresceu no quilombo, se autodeclarou preto. A maioria alegou que é agricultor, possui uma renda de até um salário mínimo e não possui uma jornada fixa de trabalho. Os moradores da comunidade alegaram que têm interesse em ter uma biblioteca no território, pois consideram que a leitura pode colaborar na educação dos filhos e netos, além de valorizar a cultura e a identidade local. Conclui-se que o instrumento foi válido devido ser um facilitador para mediar os interesses informacionais da comunidade. O Instrumento criado e os resultados obtidos poderão ser replicados em outros territórios e poderão contribuir para políticas públicas e para o campo da biblioteconomia, bem como para o desenvolvimento das Comunidades Quilombolas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inteligência artificial na catalogação: comparação de registros MARC 21 gerados por IA generativas
    (2025-09-03) LIMA, Francisco Mikael Carvalho de; REYES, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376
    Este trabalho investiga o desempenho de três modelos de inteligência artificial generativa – ChatGPT, Gemini e DeepSeek – na catalogação de e-books no formato MARC 21, com base no Código de Catalogação Anglo-Americano. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter exploratória, de abordagem qualitativa e método comparativo, que analisou os registros bibliográficos produzidos por cada inteligência artificial, com base em critérios de exatidão descritiva, conformidade normativa e consistência na estruturação dos campos MARC. Os resultados mostraram que, embora capazes de gerar registros parcialmente adequados, os modelos apresentaram falhas recorrentes, incluindo uso incorreto de campos, inconsistência normativa e variabilidade de respostas. Entre os sistemas avaliados, o ChatGPT demonstrou maior aderência ao Código de Catalogação Anglo-Americano e adequação aos campos MARC 21; o Gemini apresentou dificuldades na organização lógica da descrição; e o DeepSeek mostrou-se inconsistente ao alternar entre Código de Catalogação Anglo-Americano e o Resources Descriptioin and Acess. Conclui-se que inteligência artificial generativas possuem potencial para atuar como ferramentas de apoio à catalogação, gerando rascunhos de registros bibliográficos, mas ainda não substituem o trabalho especializado do bibliotecário. As limitações observadas reforçam a necessidade de supervisão humana e apontam para a importância de realizar novas testagens à medida que a tecnologia evolui, abrangendo diferentes tipologias documentais, códigos de catalogação e métricas de avaliação, de modo a reavaliar sua precisão, consistência e aplicabilidade na Biblioteconomia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento sobre o tema “Desmatamento da Amazônia”: uma análise das teses disponíveis nos Repositórios Institucionais da UFPA e da UFRA
    (2025-04-03) SILVA, Vagner Sousa da; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537
    Faz uma análise da evolução de abordagens teóricos sobre o desmatamento da Amazônia, por meio de um mapeamento comparativo das teses disponíveis nos repositórios institucionais da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal Rural da Amazônia, entre os anos de 2020 e 2024. A importância dessa pesquisa reside na necessidade de compreender como diferentes instituições acadêmicas têm abordado questões ambientais críticas, permitindo identificar tendências e diferenças teóricas relevantes no contexto da Amazônia. O objetivo geral foi identificar e analisar as teses sobre desmatamento da Amazônia no repositório das duas universidades mencionadas, estabelecendo comparações sobre a evolução dessas abordagens. Especificamente, buscou-se determinar a quantidade e a distribuição temporal das teses e destacar os orientadores mais atuantes. (objetivo específico – análise comparativo em termos quantitativos e qualitativos). Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa quantitativa nos repositórios institucionais das universidades estudadas, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema. Os dados obtidos foram organizados em planilhas eletrônicas para facilitar a comparação entre instituições. Os resultados apontaram um aumento significativo de teses no período analisado, com diferenças notáveis entre as universidades estudadas. A Universidade Federal do Pará apresentou o maior número de teses sobre o tema, com subtemas sociais, políticos e institucionais, enquanto a Universidade Federal Rural da Amazônia enfatizou questões diretamente relacionadas à produção sustentável e recuperação ambiental. Concluiu-se que os repositórios institucionais desempenham papel essencial na disseminação do conhecimento científico, influenciando positivamente o debate público sobre sustentabilidade e preservação ambiental na Amazônia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Fontes de informação ambiental: mapeamento de ferramentas úteis para conhecimento de danos causados pela mineração na Amazônia
    (2025-04-03) FREITAS, Maria Alda; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537
    Faz uma abordagem sobre o papel das fontes de informação ambiental na disseminação do conhecimento sobre os danos causados pela mineração na Amazônia. A mineração na Ama-zônia é uma atividade econômica importante, mas traz consigo uma série de desafios ambi-entais e sociais. A extração de recursos minerais pode levar à devastação de florestas, polui-ção de rios e deslocamento de comunidades indígenas e locais. Objetivo: identificar as fon-tes de informação ambiental que utilizam ferramentas tecnológicas para localizar as áreas afetadas pela mineração na Amazônia e descrever essas fontes e as ferramentas tecnológi-cas conforme finalidade e contribuição para a disseminação do conhecimento sobre os da-nos causados pela mineração nessa região. Metodologia: trata-se de pesquisa bibliográfica e documental de nível exploratório realizada através de busca em bases de dados, repositórios e sites institucionais utilizando palavras-chave previamente selecionadas pela afinidade com o tema proposto. Resultados: foram identificadas algumas ferramentas utilizadas para de-tectar e monitorar danos ambientais que coletam dados precisos e em tempo real sobre as condições ambientais, além de fornecer suporte valioso para a formulação de políticas pú-blicas. Considerações finais: diferentes fontes de informação empregam ferramentas sofisti-cadas para mapear, monitorar e disseminar dados sobre o tema. As fontes de informação ambiental têm um papel primordial na disseminação do conhecimento sobre os danos cau-sados pela mineração na Amazônia através de suas ferramentas que fornecem dados fide-dignos. A identificação e a compreensão da extensão dos danos ambientais são necessárias para promover ações eficazes de conservação e recuperação das áreas atingidas. Malgrado os desafios, o acesso à informação promove a sensibilização ambiental e impulsiona ações de preservação do meio ambiente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A informação para o desenvolvimento de cidades sustentáveis na Amazônia brasileira
    (2025-04-03) SILVA, João Paulo de Sousa; MARTINS, Kátia Luciane Macedo; http://lattes.cnpq.br/3619308465023439; https://orcid.org/0000-0002-8165-5329; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199
    Estudo sobre o papel da informação no desenvolvimento de cidades, com o objetivo geral de analisar a informação que contribui para tornar as cidades sustentáveis na Amazônia brasileira. Como objetivos específicos, busca-se: a) caracterizar as cidades sustentáveis; b) identificar perfis sustentáveis de cidades amazônicas brasileiras, por meio da informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, conduzida em duas etapas: a primeira consistiu no levantamento e definição das características de cidades sustentáveis; a segunda identificou-se Manaus, Belém, São Luís, Porto Velho e Ananindeua como objetos de análise, selecionadas por sua relevância econômica, densidade populacional e representatividade regional. Essas cidades desempenham papéis estratégicos na região, seja como centros urbanos consolidados, polos logísticos ou zonas de intensa atividade socioeconômica, o que torna essencial a avaliação de seu grau de sustentabilidade. A análise utilizou indicadores comuns a cinco metodologias: Pegada Ecológica, Painel da Sustentabilidade, Barômetro da Sustentabilidade, Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) e ABNT NBR ISO 37120. Os resultados apontam desigualdades nos níveis de sustentabilidade entre os municípios: Manaus e São Luís apresentaram melhores índices de infraestrutura e qualidade de vida, enquanto Porto Velho e Ananindeua enfrentam desafios em saneamento e mobilidade. Belém, apesar de sua importância econômica, revelou fragilidades em segurança e esgotamento sanitário. Os dados reforçam a necessidade de políticas públicas mais eficazes para a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável. Conclui-se que a abordagem metodológica adotada permitiu uma visão abrangente das condições socioeconômicas e ambientais das cidades analisadas, evidenciando o papel estratégico da informação na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade regional.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Estratégias de treinamento e utilização de bibliotecas digitais nas universidades públicas da Região Norte do Brasil
    (2025-04-02) LIMA, Luciana Pessoa de; Reyes, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376
    As bibliotecas digitais têm desempenhado um papel essencial na democratização do acesso à informação e no desenvolvimento de habilidades digitais, especialmente nas universidades públicas da região Norte do Brasil. O objetivo do presente estudo foi compreender o papel das bibliotecas digitais na educação contemporânea, com foco nos treinamentos oferecidos aos usuários e sua contribuição para o uso eficiente das fontes de informação disponíveis. Especificamente, buscou-se reconhecer o contexto teórico das bibliotecas digitais, coletar informações sobre os treinamentos realizados por universidades públicas da região Norte e identificar tendências nos programas de capacitação. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e qualitativo, fundamentada em revisão de literatura e análise de dados coletados em sites de bibliotecas universitárias. Os resultados indicaram que, das 16 universidades analisadas, 13 possuem bibliotecas digitais, mas apenas 8 oferecem treinamentos formais. Os temas abordados são, principalmente, treinamento para utilização do portal CAPES e elaboração de Currículo Lattes. Observou-se o fato da não oferta de treinamentos formais em universidades com bibliotecas digitais na região Norte, o que pode limitar a utilização plena dos recursos informacionais disponíveis. Conclui-se que as bibliotecas digitais são fundamentais para o suporte ao ensino, pesquisa e extensão, mas é necessário ampliar a oferta de treinamentos e aprimorar as estratégias de capacitação dos usuários. Investir em inovação tecnológica e integrar melhores práticas é essencial para fortalecer o papel dessas instituições como centros de aprendizado e disseminação do conhecimento.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da educação inclusiva no curso de Biblioteconomia: uma análise curricular
    (2024-11-01) SIQUEIRA, Adriana Caroline da Silva; SILVA SOBRINHO, Telma do Socorro
    Aborda a importância da Educação Inclusiva, como componente curricular, para o Curso de Biblioteconomia, que venha a formar bibliotecários com conhecimentos teóricos e vivências práticas, capazes de reforçar a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças, sejam elas físicas, raciais, culturais. O objetivo principal do estudo em questão é analisar os currículos de três Universidades Federais da Região Norte - Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR) que oferecem o curso de Biblioteconomia de forma presencial, para identificar se há um currículo alinhado aos objetivos, características e resoluções de um ensinar e aprender, coeso as qualificações e ressignificações da Educação inclusiva, que pode subsidiar uma formação de qualidade do acadêmico com ou sem deficiência, compromissada com a inclusão e o respeito às diversidades. Quanto à leitura dos dados, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa. Como resultado, após a análise dos conteúdos curriculares da UFPA, UFAM e UNIR. Se conclui que é possível observar que a Educação inclusiva ainda é pouco trabalhada, principalmente como componente curricular obrigatório do curso de Biblioteconomia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Sistemas de informação: fontes de informação para o desenvolvimento da Amazônia
    (2024-11-09) MAIA, Maria Regina Pinheiro; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199
    Estudo sobre sistemas de informação na Amazônia, com o objetivo geral de apresentar sistemas de informação como fontes de informação para conhecer a Amazônia e como objetivos específicos: a) mostrar a importância de sistemas para conhecer a Amazônia; b) identificar informações disponibilizadas em sistemas de informação sobre a Amazônia. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória, descritiva e documental, com uma abordagem qualitativa, e que buscou analisar os sistemas de informação que atuam no combate à destruição da floresta e em manter preservada. Constatou-se que os sistemas de informação identificados contribuem no desenvolvimento e na questão da preservação da floresta amazônica, para se conhecer esta região com uma rica biodiversidade que é a Amazônia. Concluiu-se que a questão do desenvolvimento da Amazônia é possível desde que haja a conciliação com o desenvolver e o preservar da cultura, dos saberes, dos povos tradicionais e da natureza.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A escola e a disseminação pedagógica da informação sobre violência sexul: um estudo na EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos
    (2025-04-03) SOUZA, Vanessa Tatiani Ferreira de; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058
    O estudo trata dos desafios que a Biblioteca escolar da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos enfrenta na disseminação pedagógica da informação sobre violência sexual em grupos de jovens estudantes. Para apresentar o contexto o qual ocorre a disseminação da informação sobre a prevenção de violência sexual para os alunos de ensino fundamental e médio da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos, e, para o seu alcance, foram determinados os seguintes objetivos específicos: a) identificar ações de prevenção referente à violência sexual na EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos; e b) constatar o papel da biblioteca escolar na disseminação da informação sobre a prevenção à violência sexual. Do ponto de vista metodológico a pesquisa é apresentada com um teor exploratório, de natureza básica, de abordagem qualitativa. E sobre os instrumentos para coletas de dados, desenvolveu-se a observação não participante, bem como, a aplicação de questionário semiestruturado na direção do colégio. Como resultado da pesquisa, evidenciou-se que a ausência de bibliotecários compromete a efetividade da disseminação pedagógica de informações sobre a prevenção da violência sexual nas escolas públicas, ressaltando a urgência de políticas públicas que garantam sua atuação fixa como agentes formadores e protetores dos direitos de crianças e adolescentes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A evolução do setor Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna na perspectiva da mediação da informação
    (2025-04-03) CARMO, Renato Ramon Santos do; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058
    Com o crescimento populacional de pessoas com deficiência visual, e a sua eventual inserção nos espaços informacionais, faz-se necessário repensar no que tange seus direitos no processo de acesso ao conhecimento dentro do contexto da mediação da informação. Assim, o artigo define como objetivo geral: evidenciar os eventos que mais marcaram a trajetória informacional e sociocultural do setor Braille; define como objetivos específicos a busca por examinar as mudanças relacionadas ao suporte informacional, à competência informacional e ao perfil do usuário. Baseia-se como um estudo qualitativo, exploratório e documental, por se adentrar em analisar um espaço e o perfil das pessoas que ali frequentam, além de obter informações através de recortes de jornais da própria Biblioteca Pública Arthur Vianna, utilizando como principal técnica metodológica a entrevista semiestruturada composta de três questões abertas aplicadas ao pedagogo responsável pelo setor Braille a mais de dezesseis anos, e do aporte teórico de levantamento Bibliográfico, que fundamentam boa parte da pesquisa, através da entrevista obtivemos informações pertinentes que delinearam grande parte do desenvolvimento da pesquisa. A partir disso, os resultados evidenciaram que a evolução no que tange suportes, competências e perfil do usuário perpassam pelas grandes tecnologias assistivas, onde a mesma desempenham um papel importante no que concerne às principais conquistas do espaço. Percebe-se que o setor Braille desempenha um grande papel na sociedade paraense no que tange à informação inclusiva, sendo referência em serviços de mediação para as pessoas cegas e ainda promovendo recursos que fomentam a cultura, a educação e a inclusão para a comunidade cega.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arquitetura da informação do website da Livraria Leitura
    (2025-04-01) LEÃO, Joyce Parente dos Reis; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    A Arquitetura da Informação é fundamental para a estruturação de ambientes digitais, influenciando diretamente a encontrabilidade e a experiência do usuário. No contexto do comércio eletrônico, a organização eficiente das informações permite uma navegação intuitiva e impacta a forma como os usuários interagem com um site. A pesquisa analisa os elementos de Arquitetura da Informação no site da Livraria Leitura, verificando a eficiência dos seus elementos de organização, navegação, busca e rotulagem. Além disso, identifica possíveis limitações e propõe melhorias que possam otimizar a experiência do usuário. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, sendo conduzida por meio de uma pesquisa documental. Foram analisados quatro elementos essenciais da AI no site: organização, navegação, busca e rotulagem, a fim de compreender sua eficiência e identificar possíveis aprimoramentos. Os resultados evidenciaram pontos positivos, como uma navegação intuitiva, categorização bem definida, integração eficiente entre rotulagem e menus e um sistema de busca funcional. No entanto, também foram identificadas limitações, como a falta de personalização nas recomendações e a ausência de recursos de acessibilidade, como ajustes de contraste e compatibilidade com leitores de tela. Conclui-se que, apesar da estrutura organizada e eficiente do site, a implementação de mecanismos de personalização e acessibilidade poderia aprimorar a experiência do usuário. Melhorias nessas áreas possibilitariam uma navegação mais inclusiva e adaptada às necessidades dos usuários, alinhando-se às melhores práticas da Arquitetura da Informação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Marketing digital como ferramenta para a mediação da informação: as estratégias do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
    (2025-04-03) CARVALHO NETO, Jair dos Passos de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    A era da informação, atrelada ao surgimento de avanços tecnológicos e à contínua evolução dos meios de comunicação e informação, representa uma transformação no modo como as pessoas interagem e buscam informação e conhecimento. Este trabalho analisa como o Museu Paraense Emílio Goeldi utiliza as mídias sociais para mediar a informação científica ao público. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, utilizando uma combinação de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisadas as redes sociais do Museu, incluindo Instagram, Facebook, YouTube e X, para identificar as estratégias de marketing digital e mediação da informação científica. A análise documental permitiu mapear as práticas e iniciativas adotadas pelo Museu ao longo do tempo. Os resultados evidenciam que o Museu utiliza diversas plataformas de mídias sociais para disseminar informações científicas. O YouTube foi a primeira plataforma adotada, seguida pelo Facebook e Instagram, sendo esta a plataforma mais ativa, especialmente durante a pandemia, com reels e conteúdo interativo. A rede X é utilizada com menor frequência. A estratégia de conteúdo é orgânica, sem promoções pagas e enfrenta desafios na integração entre setores para curadoria. Considera que as mídias sociais ampliaram o alcance e o engajamento do Museu. Este estudo reforça a importância das mídias sociais na mediação da informação e no engajamento com o público, destacando a contínua evolução das estratégias digitais do Museu para se adaptar às mudanças e necessidades do público. A pesquisa conclui que, ao utilizar as mídias sociais de forma estratégica, o Museu consegue não apenas ampliar seu alcance, mas também promover uma interação mais significativa com a sociedade, contribuindo para a democratização do acesso ao conhecimento científico e cultural.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do usuário de bibliotecas universitárias quanto às fontes de informação na internet
    (2024-10-30) ABREU, Joseane de Lima; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    O presente artigo explora como as bibliotecas, principalmente as de instituições de ensino superior, têm adaptado seus recursos, como bases de dados e serviços virtuais, para atender melhor às necessidades de seus usuários. Tem por objetivo identificar como as bibliotecas universitárias federais do estado do Pará, especificamente as da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), educam seus usuários sobre fontes de informação online. A pesquisa foi baseada em uma revisão bibliográfica de estudos científicos e uma análise documental de recursos e serviços disponíveis nos sites das bibliotecas da UFPA e UFRA. Foram consultadas bases de dados como Brapci, SciELO e DOAJ, além dos próprios websites das bibliotecas estudadas. As bibliotecas da UFPA e UFRA oferecem várias ferramentas para facilitar o acesso à informação digital. A UFRA, por exemplo, implementou o Serviço de Referência Virtual (SRV) durante a pandemia, auxiliando usuários em suas pesquisas. A UFPA oferece um amplo acervo digital, programas de capacitação e usa redes sociais para disseminar informações e tutoriais, promovendo a inclusão digital e a capacitação contínua dos usuários. As bibliotecas universitárias da UFPA e UFRA demonstram sua relevância ao adaptarem suas práticas e recursos, ampliando o acesso ao conhecimento e formando usuários críticos. O uso de tecnologias e redes sociais como ferramentas de mediação reforça o papel das bibliotecas como espaços essenciais de suporte educacional e inovação, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e social dos indivíduos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel dos profissionais de Biblioteconomia no combate às fake news
    (2023-07-19) MOREIRA, Maiara Sahabo; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    A internet acabou se tornando um ambiente propício para a produção em massa de notícias falsas, trazendo junto consigo a desinformação. As fake news, informações noticiosas que não representam a realidade, tornaram-se um problema recorrente para a sociedade, principalmente por sua característica sensacionalista e apelativa, fazendo com que o número de compartilhamento de notícias falsas se torne ainda maior. As consequências da divulgação de noticias falsas podem ser irreparáveis, prejudicando os envolvidos, além do potencial de acabarem com reputações, incitar violência e discriminação e até interferir na democracia. Desse modo, o profissional de biblioteconomia tem o dever de suprir a necessidade informacional do usuário da unidade de informação na qual atua para que seja possível realizar o combate às fake news. Considerando esse contexto, este estudo teve por objetivo compreender os múltiplos discursos presentes na literatura científica sobre a atuação dos profissionais de biblioteconomia frente às fake news. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura integrativa nas seguintes bases de dados: CAPES, BDTD e Google Acadêmico. A amostra da pesquisa foi composta por 21 estudos, os quais foram analisados com base na Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016). Os estudos analisados evidenciaram discursos que apontam, de forma unânime, para o relevante papel desses profissionais no contexto das fake news, já que, por seus conhecimentos sobre as fontes informacionais, facilitam o acesso a informações confiáveis, além de serem autoridade quanto a identificação, prevenção e combate às fake news.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Disseminação da leitura na periferia de Belém pela Biblioteca Comunitária “Espaço Cultural Nossa Biblioteca”
    (2023-12-22) SILVA, Walbe Marinho da; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    O tema deste trabalho consiste em investigar como ocorre a disseminação da leitura por meio de uma biblioteca comunitária localizada em Belém do Pará, a qual atua também como espaço cultural. Como objetivo geral, a pesquisa discute o importante papel social da biblioteca comunitária Espaço Cultural Nossa Biblioteca na disseminação da leitura entre adolescentes e jovens do bairro do Guamá. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é de natureza básica e tem como método a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Desse modo, os dados foram coletados dentro do espaço da Biblioteca Comunitária, no bairro periférico do Guamá, localizado na capital paraense. Também foi adotada uma análise categorial de conteúdo, para uma melhor compreensão dos fenômenos analisados nesta pesquisa. Como resultados, a pesquisa identifica que a disseminação da leitura ocorre, principalmente, por meio dos círculos de leitura, assim como verifica que a biblioteca comunitária ECNB está inspirando a vida de adolescentes e jovens ao fazê-los apreender seu protagonismo social e direitos enquanto cidadãos, capazes de ler e compreender os problemas presentes no contexto social onde se encontram, podendo atuar de forma ativa na sociedade a partir das diferentes percepções realizadas a partir da leitura. Conclui, portanto, que os espaços culturais e a biblioteca comunitária são aliados importantes para disseminar e promover a leitura na periferia. A pesquisa também ressalta que os mediadores são figuras essenciais nas práticas leitoras, pois o papel deles dentro do espaço da biblioteca comunitária é de grande importância. Por fim, também é possível reafirmar a importância de uma biblioteca comunitária em periferias do país como um agente de transformação social, educacional e cultural não só de adolescentes e jovens, mas igualmente de toda a comunidade em que ela se insere.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura para analfabetos
    (2023-12-21) SANTOS, Vanessa Kelly Nascimento dos; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    Aborda o modo como o audiolivro é utilizado para mediar a informação e a leitura aos não alfabetizados que acabam sendo estigmatizados por esta condição. Como objetivo geral investiga o uso do audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura com analfabetos. Como objetivos específicos: a) Discute como a mediação da informação é realizada para o público analfabeto; b) Destaca o audiolivro como ferramenta de inclusão informacional. A pesquisa possui natureza básica, tipologia exploratória, abordagem qualitativa e o método utilizado é a pesquisa bibliográfica, tendo como intuito ampliar a concepção sobre o assunto e instigar possíveis pesquisas e abordagens sobre tal. Como resultado apresenta que apesar de o audiolivro já ser considerado, há alguns anos, como um facilitador de leitura, não foi possível localizar registros de sua utilização com pessoas não alfabetizadas, comprovando a necessidade de ser mais explorado e estudado como ferramenta de mediação, para que assim, possa abranger mais usuários, deficientes ou não. Conclui ainda, que a oralidade pode contribuir para aqueles que não sabem ler o texto escrito, propondo a realização de mais pesquisas, por profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), voltadas para suportes informacionais que trabalhem com a oralidade, como: o audiolivro e o podcast.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Preservação e conservação de acervos em bibliotecas do município de Castanhal/PA
    (2023-07-19) SOUSA, Alessandra Ferreira Lima de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    Esta pesquisa apresenta estudo sobre a preservação e conservação de acervos bibliográficos. Como objetivo geral investiga como ocorrem as práticas de preservação e conservação de acervos em bibliotecas universitárias e municipais. Como objetivos específicos descreve os fatores de degradação que impactam na preservação e conservação do acervo, evidencia a importância de se preservar as informações nos documentos em suporte de papel e identifica quais as dificuldades das bibliotecas universitárias e municipais para empregar ações e atividades na preservação e na conservação do acervo impresso. A pesquisa parte de uma revisão de literatura e quanto aos procedimentos metodológicos é exploratória, com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo, tendo como universo bibliotecas universitárias e municipais do Estado do Pará. Os dados foram coletados sobre a prática de preservação de acervos nessas instituições, com observações e entrevistas realizadas com os bibliotecários atuantes nessas bibliotecas. Como resultados, apresenta, a forma como ocorre a preservação e a conservação nas bibliotecas, como a higienização, combate dos fatores degradantes do acervo e pequenos reparos. Considera que mesmo havendo políticas e instrumentos que norteiam a preservação e a conversação, cabe a cada biblioteca determinar práticas e procedimentos que atendam a sua especificidade. Conclui que mesmo tratando-se da preservação e conservação de acervos analógicos, é fundamental que se prospecte formas de preservação digital.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Gênero e valorização profissional na Biblioteconomia
    (2025-04-01) SOUSA, Brenda Couto de; CASTRO, Jetur Lima de; http://lattes.cnpq.br/9611821674215117; https://orcid.org/0000-0002-9983-136X
    Discute a valorização profissional das bibliotecárias sob a perspectiva de gênero, considerando os impactos simbólicos e práticos que resultam na marginalização dessa profissão. A pesquisa utiliza como metodologia a revisão bibliográfica, com levantamento realizado na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), priorizando publicações recentes (2019-2024) que discutem as interseções entre gênero e mercado de trabalho na Biblioteconomia. Os resultados apontam que, embora as mulheres sejam maioria na área, essa predominância não resulta em maior valorização social e profissional. A imagem da bibliotecária é frequentemente associada a características estereotipadas como docilidade e subserviência, o que contribui para a invisibilidade intelectual dessas profissionais. Além disso, a pesquisa evidencia-se que a desvalorização da profissão está associada à histórica feminização do campo, reproduzindo desigualdades de gênero que limitam a ascensão profissional e reduzem o reconhecimento acadêmico e social das bibliotecárias. A pesquisa destaca a necessidade de ações que promovam a visibilidade das mulheres na Biblioteconomia, sugerindo estratégias que envolvam políticas institucionais inclusivas, ampliação do debate acadêmico sobre gênero e incentivo à participação feminina em espaços de decisão. Por fim argumenta-se que a valorização da Biblioteconomia depende da desconstrução de estereótipos e da promoção de práticas que reconheçam a complexidade e a importância do trabalho bibliotecário na sociedade contemporânea.