Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Disseminação da leitura na periferia de Belém pela Biblioteca Comunitária “Espaço Cultural Nossa Biblioteca”
    (2023-12-22) SILVA, Walbe Marinho da; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    O tema deste trabalho consiste em investigar como ocorre a disseminação da leitura por meio de uma biblioteca comunitária localizada em Belém do Pará, a qual atua também como espaço cultural. Como objetivo geral, a pesquisa discute o importante papel social da biblioteca comunitária Espaço Cultural Nossa Biblioteca na disseminação da leitura entre adolescentes e jovens do bairro do Guamá. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é de natureza básica e tem como método a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Desse modo, os dados foram coletados dentro do espaço da Biblioteca Comunitária, no bairro periférico do Guamá, localizado na capital paraense. Também foi adotada uma análise categorial de conteúdo, para uma melhor compreensão dos fenômenos analisados nesta pesquisa. Como resultados, a pesquisa identifica que a disseminação da leitura ocorre, principalmente, por meio dos círculos de leitura, assim como verifica que a biblioteca comunitária ECNB está inspirando a vida de adolescentes e jovens ao fazê-los apreender seu protagonismo social e direitos enquanto cidadãos, capazes de ler e compreender os problemas presentes no contexto social onde se encontram, podendo atuar de forma ativa na sociedade a partir das diferentes percepções realizadas a partir da leitura. Conclui, portanto, que os espaços culturais e a biblioteca comunitária são aliados importantes para disseminar e promover a leitura na periferia. A pesquisa também ressalta que os mediadores são figuras essenciais nas práticas leitoras, pois o papel deles dentro do espaço da biblioteca comunitária é de grande importância. Por fim, também é possível reafirmar a importância de uma biblioteca comunitária em periferias do país como um agente de transformação social, educacional e cultural não só de adolescentes e jovens, mas igualmente de toda a comunidade em que ela se insere.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura para analfabetos
    (2023-12-21) SANTOS, Vanessa Kelly Nascimento dos; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    Aborda o modo como o audiolivro é utilizado para mediar a informação e a leitura aos não alfabetizados que acabam sendo estigmatizados por esta condição. Como objetivo geral investiga o uso do audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura com analfabetos. Como objetivos específicos: a) Discute como a mediação da informação é realizada para o público analfabeto; b) Destaca o audiolivro como ferramenta de inclusão informacional. A pesquisa possui natureza básica, tipologia exploratória, abordagem qualitativa e o método utilizado é a pesquisa bibliográfica, tendo como intuito ampliar a concepção sobre o assunto e instigar possíveis pesquisas e abordagens sobre tal. Como resultado apresenta que apesar de o audiolivro já ser considerado, há alguns anos, como um facilitador de leitura, não foi possível localizar registros de sua utilização com pessoas não alfabetizadas, comprovando a necessidade de ser mais explorado e estudado como ferramenta de mediação, para que assim, possa abranger mais usuários, deficientes ou não. Conclui ainda, que a oralidade pode contribuir para aqueles que não sabem ler o texto escrito, propondo a realização de mais pesquisas, por profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), voltadas para suportes informacionais que trabalhem com a oralidade, como: o audiolivro e o podcast.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Preservação e conservação de acervos em bibliotecas do município de Castanhal/PA
    (2023-07-19) SOUSA, Alessandra Ferreira Lima de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    Esta pesquisa apresenta estudo sobre a preservação e conservação de acervos bibliográficos. Como objetivo geral investiga como ocorrem as práticas de preservação e conservação de acervos em bibliotecas universitárias e municipais. Como objetivos específicos descreve os fatores de degradação que impactam na preservação e conservação do acervo, evidencia a importância de se preservar as informações nos documentos em suporte de papel e identifica quais as dificuldades das bibliotecas universitárias e municipais para empregar ações e atividades na preservação e na conservação do acervo impresso. A pesquisa parte de uma revisão de literatura e quanto aos procedimentos metodológicos é exploratória, com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo, tendo como universo bibliotecas universitárias e municipais do Estado do Pará. Os dados foram coletados sobre a prática de preservação de acervos nessas instituições, com observações e entrevistas realizadas com os bibliotecários atuantes nessas bibliotecas. Como resultados, apresenta, a forma como ocorre a preservação e a conservação nas bibliotecas, como a higienização, combate dos fatores degradantes do acervo e pequenos reparos. Considera que mesmo havendo políticas e instrumentos que norteiam a preservação e a conversação, cabe a cada biblioteca determinar práticas e procedimentos que atendam a sua especificidade. Conclui que mesmo tratando-se da preservação e conservação de acervos analógicos, é fundamental que se prospecte formas de preservação digital.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Gênero e valorização profissional na Biblioteconomia
    (2025-04-01) SOUSA, Brenda Couto de; CASTRO, Jetur Lima de; http://lattes.cnpq.br/9611821674215117; https://orcid.org/0000-0002-9983-136X
    Discute a valorização profissional das bibliotecárias sob a perspectiva de gênero, considerando os impactos simbólicos e práticos que resultam na marginalização dessa profissão. A pesquisa utiliza como metodologia a revisão bibliográfica, com levantamento realizado na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), priorizando publicações recentes (2019-2024) que discutem as interseções entre gênero e mercado de trabalho na Biblioteconomia. Os resultados apontam que, embora as mulheres sejam maioria na área, essa predominância não resulta em maior valorização social e profissional. A imagem da bibliotecária é frequentemente associada a características estereotipadas como docilidade e subserviência, o que contribui para a invisibilidade intelectual dessas profissionais. Além disso, a pesquisa evidencia-se que a desvalorização da profissão está associada à histórica feminização do campo, reproduzindo desigualdades de gênero que limitam a ascensão profissional e reduzem o reconhecimento acadêmico e social das bibliotecárias. A pesquisa destaca a necessidade de ações que promovam a visibilidade das mulheres na Biblioteconomia, sugerindo estratégias que envolvam políticas institucionais inclusivas, ampliação do debate acadêmico sobre gênero e incentivo à participação feminina em espaços de decisão. Por fim argumenta-se que a valorização da Biblioteconomia depende da desconstrução de estereótipos e da promoção de práticas que reconheçam a complexidade e a importância do trabalho bibliotecário na sociedade contemporânea.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mediação da informação e da leitura na biblioteca infantil da Usina da Paz da Terra FIirme em Belém - PA
    (2023-07-19) SOUSA, Waldinei Romano de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    O estudo investiga a mediação da informação e leitura na Biblioteca da Usina da Paz da Terra Firme em Belém - PA. A justificativa sustenta-se pela proximidade com o tema ao longo do ano de 2022, por meio de atividades acadêmicas proporcionadas pela graduação. A pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado foi a Pesquisa de Campo, a partir da observação e aplicação de questionário. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico, por meio da conceitualização da mediação da informação. O estudo caracteriza-se como por pesquisa exploratória descritiva, por meio de pesquisa de campo para a realização de coleta de dados. Quanto à natureza dos dados coletados foi a partir da observação e questionário elaborado a fim de conhecer as competências e habilidades que o profissional bibliotecário possui e conhecer o perfil dos mediadores da informação. O estudo foi pensado a partir da necessidade de compreensão sobre a mediação da informação e da leitura e das dimensões da mediação na prática na Biblioteca. Conclui-se que a mediação da informação e da leitura desempenham um papel crucial na sociedade contemporânea, ajudando-nos a navegar por um mundo repleto de informações e a desenvolver o potencial intelectual. Finaliza com a certeza da necessidade da aprendizagem continuada para o seguimento de uma mediação da informação e da leitura de forma e com o objetivo de sempre formar cidadãos críticos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição do bibliotecário na disseminação da informação: nortes para atuação do Agente Comunitário de Saúde
    (2025-04-02) SILVA, Juliana Costa da; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537
    Faz uma análise das similaridades entre as atribuições do bibliotecário e as do agente comunitário saúde (ACS), a fim de permitir dimensionar a importância e a contribuição da Biblioteconomia como norte para o melhor desempenho de outras profissões, em especial a do ACS. Mesmo sendo uma profissão vinculada à área da saúde, os atributos do bibliotecário são aplicáveis a atuação do ACS? os princípios biblioteconômicos podem contribuir de forma interdisciplinar e estratégica no tocante à disseminação da informação, seja por meio de conceitos acadêmicos ou por meio de questões práticas do fazer bibliotecário. O objetivo do artigo foi analisar a contribuição da Biblioteconomia na disseminação da informação na área da saúde. Como metodologia foram apresentados pressupostos teóricos e práticos para criar um elo entre a contribuição dos conhecimentos adquiridos no Curso de Biblioteconomia e aquilo que pode ser aplicado para melhorar a capacitação dos ACS, adotando-se uma pesquisa bibliográfica exploratória. Como resultado da análise a melhoria no serviço prestado à comunidade qualifica a dinâmica para construção de aprendizagem em saber pesquisar e usar a informação, contribuindo de forma melhor na disseminação da informação em saúde.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fonte de informação no combate às fake news sobre COVID-19: uma análide do site do Ministério da Saúde a partir dos critérios de qualidade
    (2023-07-19) RODRIGUES, Elcione Silva dos Santos; SANTOS NETO, João Arlindo dos
    Este estudo teve como foco as fontes de informação no combate às fake news sobre Covid-19. Investiga o site oficial do Ministério da saúde como fonte de informação confiável no combate às fake news referente à pandemia do (Covid-19). O objetivo da pesquisa é avaliar o site do Ministério da Saúde como fonte de informação, observando critérios de qualidade e evidenciando sua abordagem no combate a propagação de Fake News. A pesquisa aplicada é de natureza básica, do tipo exploratória de abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos, pesquisa documental e revisão bibliográfica. Propõe uma análise quanto à confiabilidade do site, a partir de critérios de qualidade propostos pelas autoras Tomaél e Alcará (2016). Como resultados, comprova que o site do Ministério da Saúde dispõe de todos os 22 critérios de qualidade propostos pelas autoras Tomaél e Alcará. Conclui-se que o site do Ministério da saúde é um órgão governamental e que possui todas as qualidades necessárias para ser uma fonte de informação confiável, que se baseia em evidência científica e atualizada, tendo um papel importante no combate às fake news.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de coleções, pesquisa e produção monográfica na Faculdade de Biblioteconomia
    (2025-04-02) CARDOSO, Alex Araujo; CARDOSO, Francilene do Carmo; http://lattes.cnpq.br/4709223830726243; https://orcid.org/0009-0001-0103-5518
    O Desenvolvimento de Coleções (DC) é uma temática base para o fazer biblioteconômico, e vem sendo objeto de estudos em diversas perspectivas, desde a visão clássica até conceitos atuais que são norteadores para adaptação das bibliotecas às tecnologias de informação e comunicação, nas quais vem as modificando e exigindo adaptação dos bibliotecários, inclusive parte dessa produção ocorre dentro da graduação, as monografias da graduação são importantes contribuições para produção científica. Pensando nisso, esta pesquisa estuda a produção monográfica da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA disponível na Biblioteca Digital de Monografias de 2011 a 2024, e como a temática de DC está sendo representada pelos graduandos. Essa pesquisa caracteriza-se de natureza descritivo, com uma abordagem quanti-qualitativa, tendo o objeto de estudo as monografias, foram recuperados 218 títulos, sendo 206 monografias e 12 artigos, deste total 8 tratam da temática de DC. Os anos de 2017 e 2018 foram os com mais depósitos de títulos, as temáticas encontradas foram cinco: 1) política de seleção; 2) estudo de usuário; 3) conservação e 4) aquisição e 5) avaliação de acervo. Como conclusão verifica-se que a temática DC é um campo ainda a ser mais explorado entre os graduandos, este tem se voltado para pensar a questão a partir das bibliotecas universitárias e especializadas com enfoque nas políticas e em estudos de comunidade, percebeu-se também maior afinidade com a visão clássica do DC.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento da produção científica sobre questões étnico-raciais na base de dados da ciência da informação (BRAPCI): período 2018-2024
    (2025-04-04) MORAES, Luana Barbosa; SILVA, Luiz Otavio Maciel da; http://lattes.cnpq.br/2094121813503519; https://orcid.org/0000-0002-8649-4480
    O presente estudo investiga a produção científica sobre questões étnico-raciais na Biblioteconomia, a partir da Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Buscou compreender a presença e a evolução das discussões raciais na área. Adotando a abordagem quali-quantitativa, combinado com técnicas bibliométricas, para mensurar e analisar os conteúdos e identificar as principais temáticas discutidas, após um refinamento de dados a pesquisa identificou 96 publicações entre 2018 e 2024. Os resultados apontam um crescimento na produção científica sobre a temática em 2021, enquanto 2020 observou-se um declínio, possivelmente impactado pela pandemia da COVID- 19. Entre os autores mais evidentes, destacam-se Franciéle Carneiro Garcês da Silva e Erinaldo Dias Valério, entre as instituições estão: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal da Bahia. Os principais eixos temáticos identificados foram: práticas informacionais racializadas, formação biblioteconomia com perspectiva racial, interseccionalidade e epistemologia negra, além de estudos métricos da produção científica. As produções apontaram para a importância na promoção da igualdade na informação, além da atualização das práticas informacionais, principalmente relacionada à representação da informação. Por fim, conclui-se que, apesar do crescimento do interesse pelas questões étnica-raciais no meio acadêmico, as produções sobre a temática na Biblioteconomia ainda enfrentam desafios, como a baixa representatividade nos acervos e a resistência institucional em relação ao currículo. O estudo reforça a importância de ampliar o debate na formação em biblioteconomia na elaboração e consumação de políticas e práticas informacionais mais inclusivas
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de seleção de fontes de informação jurídica: uma análise dos critérios de seleção adotado pela Biblioteca Artemis Leite do Ministério Público do Estado do Pará
    (2025-03-31) JESUS, Flávia Naira Oliveira de; CASTRO, Jetur Lima de; http://lattes.cnpq.br/9611821674215117; https://orcid.org/0000-0002-9983-136X
    A pesquisa analisou a estrutura, os critérios de seleção e a organização das fontes de informação jurídica disponíveis na Biblioteca Artemis Leite, vinculada ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O estudo, de caráter qualitativo e descritivo, adotou a pesquisa documental e a observação participante como principais métodos de coleta dados e para a interpretação destes a análise de conteúdo. A Biblioteca Artemis Leite destaca-se por sua atuação especializada na área jurídica, oferecendo suporte técnico e informacional aos membros, assessores e servidores do MPPA. Identificou-se que a biblioteca adota critérios rigorosos na seleção de suas fontes informacionais, considerando aspectos como a relevância temática, a credibilidade das fontes e a adequação ao contexto institucional. Essa prática visa garantir que as informações disponibilizadas atendam de forma precisa às demandas informacionais dos operadores do direito. Além do acervo físico, a biblioteca ampliou seu alcance por meio da adoção de plataformas digitais, permitindo que servidores localizados em regiões mais afastadas também tenham acesso eficiente às informações jurídicas. Revelou-se que a atualização constante do acervo é mantida por meio de práticas como pesquisa diária por novas publicações, sugestões de usuários e participação em eventos promovidos pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). Concluiu-se que a Biblioteca Artemis Leite desenvolve uma gestão eficaz e criteriosa das fontes de informação jurídica, assegurando a qualidade e a credibilidade do conteúdo disponibilizado. Recomenda-se, no entanto, que a biblioteca intensifique a realização de estudos de usuários e invista na modernização de seus processos para otimizar ainda mais o atendimento às demandas informacionais da instituição.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Bibliotecário no cinema: uma análise crítica das representaçõs que fogem ao clichê
    (2025-03-24) SILVA, Juliana Ferreira; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199
    Este estudo analisa a imagem dos bibliotecários em filmes, focando naquelas que rompem com estereótipos tradicionais, visando uma análise crítica das representações no cinema, além dos clichês comumente associados à profissão. O objetivo geral deste estudo é analisar criticamente a representação dos bibliotecários no cinema, indo além dos clichês comumente associados à profissão. A pesquisa baseia-se na análise de três filmes: Columbus (2017), A Múmia (1999) e Te Amarei Para Sempre (2009). Com uma abordagem qualitativa e exploratória, investigam-se as características dos personagens bibliotecários, sua relação com o conhecimento e os símbolos associados à profissão. Os resultados indicam que, embora o cinema ainda perpetue certos estereótipos, há uma tendência crescente na construção de representações mais diversificadas e realistas, refletindo a evolução do papel do bibliotecário na sociedade contemporânea. Conclui-se que, apesar de alguns estereótipos persistirem, há uma tendência crescente na construção de personagens bibliotecários mais diversificados e realistas. Essas representações mostram como a profissão de bibliotecário tem sido reinterpretada no cinema, afastando-se das representações convencionais e reforçando a relevância do profissional no cenário contemporâneo, tanto no âmbito intelectual quanto nas dinâmicas sociais e culturais, contribuindo para desconstruir a visão tradicional da Biblioteconomia no imaginário social.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Mediação da informação nas redes sociais e o papel dos bibliotecários no enfrentamento à desinformação
    (2025-03-28) MARTINS, Regina Célia Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904
    Introdução: Analisa o papel do bibliotecário na promoção da competência informacional em um contexto marcado pelo excesso de informações e pela disseminação de desinformação e fake news nas redes sociais. Destaca-se a crescente dificuldade em identificar fontes confiáveis devido ao ambiente saturado de informações, o que leva à necessidade de habilidades e competências específicas para avaliação das informações. Objetivo geral: Investigar o papel do bibliotecário na mediação da informação e na promoção da competência informacional no âmbito das redes sociais digitais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, por meio do método Pesquisa Bibliográfica, com levantamento de dados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com critérios de seleção de publicações de 2019 a 2024 e palavras-chave específicas, para analisar o papel do bibliotecário na mediação da competência informacional, nesse cenário. Resultados: A análise revelou que a atuação do profissional bibliotecário vai além do gerenciamento das bibliotecas, englobando ações educacionais de capacitação junto aos usuários a fim de discernirem entre informações verdadeiras e desinformação. A relevância da pesquisa é corroborada pela evidente necessidade de colaboração interdisciplinar entre bibliotecários, educadores e outros profissionais na luta contra a desinformação. Além disso, o trabalho aponta para a importância de programas e materiais educativos que promovam a conscientização sobre desinformação e recomenda uma formação continuada para bibliotecários, abrangendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades culturais e comunicacionais, a fim de prepará-los para os desafios contemporâneos da sociedade da informação. Considerações finais: O bibliotecário deve ser visto como um mediador eficaz e um agente transformador, capaz de promover um ambiente informativo mais justo e crítico, destacando a necessidade de reavaliação das práticas de formação e capacitação destes profissionais para que possam atuar de forma estratégica em um mundo digital em constante evolução.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Museu Goeldi deu samba na avenida: informações e memórias de um desfile carnavalesco
    (2023-12-13) RIBEIRO, Alexandre dos Santos; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Constata uma possível relação entre a mediação da informação e mediação cultural em ambiente de escola de samba. A mediação da informação é um processo que se realiza em diferentes ambientes informacionais, onde o mediador tem a plena convicção de que somente o processo dialógico torna bem-sucedida a mediação pretendida. Por outro lado, a mediação cultural funciona como um elo entre os sujeitos e os bens culturais, objetivando o desenvolvimento do protagonismo social. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho documental e narrativo, tendo como estratégia de investigação a pesquisa Ex-Post Facto, pois busca constatar a existência de relação entre variáveis de um desfile carnavalesco ocorrido no ano de 1980. A observação a partir das narrativas do entrevistado, e a análise documentária da pesquisa, permitiram-nos constatar, de que houve um entrelaçamento entre os processos de mediação cultural e da informação durante as etapas do processo carnavalesco, e que estes processos proporcionaram não somente a aproximação dos sujeitos aos bens culturais, como também possibilitou ampliação do acervo social do conhecimento.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Produção científica sobre acessibilidade e bibliotecas: análise das dimensões de acessibilidade e das tipologias de bibliotecas como objeto de estudo
    (2024-10-30) SANTOS, Thayane Amador dos; GHENO, Ediane Maria; http://lattes.cnpq.br/1255827954595186; https://orcid.org/0000-0003-2743-4557
    Bibliotecas acessíveis são de suma importância para a democratização e a disseminação da informação e da leitura. A produção científica disserta sobre acessibilidade em bibliotecas, examinando tanto as dimensões de acessibilidade quanto às diferentes tipologias de bibliotecas (biblioteca escolar; biblioteca universitária; biblioteca comunitária; biblioteca pública). O estudo destaca a importância das bibliotecas acessíveis para a democratização da informação e analisa artigos científicos sobre essa temática, os dados foram coletados na base de dados SciELO entre 1996 e 2023. Foram recuperados 20 artigos, identificando que somente a partir de 2003 começaram a ter registros sobre esta perspectiva. A pesquisa revelou que a biblioteca universitária é a tipologia mais estudada, enquanto as dimensões de acessibilidade comunicacional e atitudinal são as mais abordadas. Conclui-se que é necessário um maior investimento em políticas públicas e pesquisas voltadas para a acessibilidade em todas as tipologias de bibliotecas, visto a insociabilidade entre elas para uma melhor qualidade das ações nas diferentes tipologias. Visando uma inclusão mais abrangente e de qualidade para todos os usuários.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção sobre cultura na Biblioteconomia: estudo na Usina da Paz sob a ótica do bibliotecário
    (2023-12-13) PINTO, Beatriz Galvão; SILVA, Eddie Carlos Saraiva da; http://lattes.cnpq.br/2707844545010168; https://orcid.org/0000-0002-9227-3799; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    A percepção sobre Cultura, na Biblioteconomia, é observada como sendo um dos mecanismos de interação e expressão humana. Neste sentido, o Bibliotecário, enquanto agente cultural, passa a ser mediador de informações e dessas interações que facilitam a relação entre o usuário e o conhecimento. Por esta razão, o estudo objetiva analisar a percepção do(a) Bibliotecário(a) acerca da temática Cultura e sua influência nas atividades biblioteconômicas realizadas nas Usinas da Paz. O local escolhido para a pesquisa são as Usinas da Paz na Região Metropolitana de Belém, no Estado do Pará. A metodologia utilizada na pesquisa, além da revisão bibliográfica, foi o estudo de caso, onde foi possível utilizar a técnica da observação direta, bem como entrevista estruturada que inclui seis perguntas específicas quanto ao entendimento e aplicação da temática Cultura, e das observações quanto ao desenvolvimento da Cultura nas Usinas. Como resultados, verifica-se que é necessário haver o foco não somente nas técnicas de tratamento da informação na Biblioteconomia, como também é fundamental um olhar para a capacitação gestora do Bibliotecário enquanto agente social
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Produção científica do Museu Goeldi: uma análise das publicações oriundas do programa institucional de bolsas de iniciação científica
    (2023-07-07) MATOS, Carla Gisely Furtado; PAIVA, Rodrigo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4900747271381474; https://orcid.org/0000-0002-0632-2823; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537
    O presente trabalho visa a análise dos 15 anos dos Livros de Resumos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi, por meio do povoamento do seu Repositório Institucional. Utiliza os métodos de pesquisa documental, com análise exploratória e abordagem qualitativa/quantitativa, e uso do método bibliométrico. Foram consultados e analisados 897 resumos referentes aos anos de 1993 a 2007, na qual o ano de 2007 teve o maior número de resumos publicados e 1994 o menor número de publicações, as pesquisadoras obtiveram destaques nas orientações, sendo a pesquisadora Lourdes Furtado a com mais resumos orientados, entre os bolsistas as mulheres se destacaram, enquanto a Botânica consagrou-se como a área com mais publicações. É possível compreender o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica como um instrumento de inserção dos graduandos no mundo da pesquisa e como um elemento importante para a memória científica do Museu. Por fim, os resultados apresentados neste estudo reforçam a importância dos repositórios para a preservação e mensuração do ambiente cientifico presente nas instituições. A partir das discussões, espera-se que o PIBIC continue a contribuir com a formação de novos pesquisadores e com o desenvolvimento científico na Amazônia e no Museu Paraense Emilio Goeldi.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Centro de Memória, Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA: um olhar musicológico na Biblioteconomia
    (2023-01-06) RODRIGUES, Fabileny Souza; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Centra-se em entender o Centro de Memória Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA (CEMID/UFPA) enquanto unidade de informação e o contexto de organização da informação musical, em especial as partituras. Investiga a representação da informação das partituras, compreendendo sua ligação com demais atividades desenvolvidas pela biblioteca. Utiliza pesquisa qualitativa e exploratória constituída em três momentos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do portal Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI, de artigos com o tema música nos artigos produzidos na área da Ciência da Informação no período de 1972 até 2022. O segundo momento foi determinar diretrizes para a organização da informação musical com foco em partituras, a partir do levantamento da literatura relevante em musicologia na pesquisa bibliográfica e nas literaturas da biblioteconomia. Por último, investigaram-se as atividades em organização da informação desenvolvidas no CEMID/UFPA através de uma entrevista semiestruturada realizada com o bibliotecário responsável, cujas respostas foram comparadas aos referentes desenvolvidos ao longo da pesquisa. Constata que os elementos importantes nas partituras para fins de representação da informação são: as indicações de autoria, títulos, gêneros e a própria indicação do tipo documental (partitura). Apresenta o tratamento dos registros por meio do AACR2. Mostra como resultado que em relação ao CEMID os registros catalográficos são simples e que a totalidade de partituras não está no Sistema de Bibliotecas das UFPA (SIBI/UFPA), o que acarreta em longo prazo, problemas de uniformidade e consistência de informação, mesmo que, como é a praxe da unidade de informação em questão, facilitar o acesso a consulta de uma maneira mais localizada, para disponibilizar de imediato os materiais às demandas e necessidades do usuário, isto pode representar uma problemática para usuários que pesquisam somente através do SIBI/UFPA na aba da Escola de Música. Demonstra que a variedade e qualidade do acervo CEMID/EMUFPA possibilita desenvolver um banco de autoridades que ajudaria na organização e recuperação da informação. A presença ativa e participativa do CEMID/EMUFPA em projetos é valiosa para as atividades de organização da informação, visto que a relação e interação entre a comunidade de usuários (professores, alunos e demais técnicos) proporciona feedbacks e pode ser vista como janela de oportunidade para melhores tomadas de posição.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Mundo fantástico da literatura infantil: a importância do incentivo à leitura na infância para formação de futuros leitores.
    (2023-01-06) CRUZ, Marcia Mônica Bomfim; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Tem como objetivo analisar de que maneira o mundo fantástico da literatura infantil pode contribuir para a formação de futuros leitores. Apresenta metodologia com abordagem qualitativa de característica exploratória. Mostra os benefícios que a literatura infantil traz para a infância e o quanto ela ajuda a criança a crescer como um adulto pensante capaz de questionar e compreender a realidade na qual está inserida. Aponta o papel do bibliotecário mediador de leitura e formador de leitores, junto ao usuário infantil, visando despertar a curiosidade, o prazer e o interesse pela leitura.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteconomia e inteligência artificial (IA) novas possibilidades para o trabalho nas unidades de informação
    (2022-12-17) MELO, Jéssica Lopes; FERREIRA, Rubens Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248; https://orcid.org/0000-0002-2739-1182
    O estudo aborda o tema da Inteligência Artificial (IA) no contexto da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. O objetivo consiste em conhecer aplicações da IA nas unidades de informação e levantar o perfil do bibliotecário para atuar em um novo cenário tecnológico. A pesquisa de natureza teórica está fundamentada nos princípios da pesquisa bibliográfica e exploratória. Os resultados mostram que a IA tem potencial de uso nos sistemas de recuperação da informação e no atendimento virtual realizado pelas unidades de informação. Em relação às competências, verifica-se a necessidade de atualização dos currículos para que os futuros profissionais tenham uma formação mais sólida em tecnologia, podendo atuar como bibliotecários de sistemas ou como bibliotecários de dados. Essas especialidades podem oferecer possibilidades para o trabalho no uso da IA. Por fim, conclui-se que IA fará cada vez mais parte da rotina nas unidades de informação, o que sinaliza para a busca por uma formação bibliotecária capaz de acompanhar as tendências tecnológicas trazidas pela Indústria 4.0.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Princípios de usabilidade na Biblioteconomia: parâmetros para análise em Sistemas de Bibliotecas
    (2022-12-16) AMARAL, Camila Chaves; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    Apresenta avaliações de usabilidade em sistemas de bibliotecas, analisando artigos científicos publicados e indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) no período de 2016 a 2020. Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com a discussão da usabilidade em sistemas de informação no âmbito da Biblioteconomia. Os objetivos específicos são: levantar os fundamentos teóricos da usabilidade em sistemas de informação; identificar trabalhos que avaliaram a usabilidade em sistemas de bibliotecas; e conhecer os métodos avaliativos de usabilidade mais aplicados. A problemática aborda como os estudos da Usabilidade podem contribuir com a avaliação de sistemas de informação na área da Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem metodológica quali-quantitativa, que se utiliza da técnica análise de conteúdo e, quanto ao procedimento da coleta, de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados revelam que houve o maior número de avaliações de usabilidade nos sistemas de bibliotecas entre o ano de 2016 e 2017, e os sistemas mais avaliados foram o repositório institucional e o periódico científico online. Conclui-se que a aplicação do Modelo Empírico e do Método Usuário, bem como a adoção das técnicas de avaliação questionários de perfil (Técnica Prospectiva), ensaios de interação (Técnica Objetivo-Empíricas) e heurísticas de Nielsen (Técnica Preditivo-analítica) foram os métodos avaliativos de maior preferencia para a avaliação de sistemas de bibliotecas. Por fim, a Usabilidade na área da Biblioteconomia amplia o debate sobre a facilidade no uso de recursos informacionais e tecnológicos pelos usuários, haja vista que a informação é um componente indispensável para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.