Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelos de folksonomia em plataformas colaborativas de anime(2025-09-02) COSTA, Aline Lourinho Guedes da; REYES, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376A popularização das plataformas digitais e o caráter interativo da Web 2.0 têm transformado os processos de organização e recuperação da informação. Em ambientes colaborativos voltados à cultura pop japonesa, como MyAnimeList (MAL), IMDb e AniList, observa-se a participação ativa dos usuários na categorização de conteúdos por meio de descritores informais. Nesse contexto, a folksonomia, sistema de indexação baseado na atribuição livre de etiquetas, configura-se como uma estratégia relevante para a representação do conhecimento em ambientes digitais. Este artigo analisa como a folksonomia se manifesta em três plataformas colaborativas dedicadas à catalogação e recomendação de animes, identificando suas variações entre os modelos indireto, híbrido e assistido. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e comparativa, baseada em um estudo de caso envolvendo dez animes populares presentes nas três plataformas. A análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011), foi aplicada às tags, listas públicas e comentários, com o objetivo de compreender as dimensões semânticas e sociais da categorização colaborativa. O estudo fundamenta-se em um marco teórico que articula as contribuições de Hjørland (2002), no que se refere à dimensão sociocognitiva da organização do conhecimento; Vander Wal (2007), quanto à origem e conceituação da folksonomia; e Santarém Segundo (2010), em relação à folksonomia assistida e à mediação tecnológica na indexação colaborativa. Os resultados indicam que o MyAnimeList apresenta uma folksonomia indireta, caracterizada por categorização espontânea e subjetiva, especialmente ligada à narrativa e à emoção. Já o IMDb e o AniList operam sob lógicas mais estruturadas: o primeiro com uma folksonomia híbrida, que combina moderação institucional e inserção controlada de palavras-chave, e o segundo com uma folksonomia assistida, que integra tags colaborativas diretamente aos mecanismos de busca e filtragem. Conclui-se que os diferentes modelos de folksonomia adotados impactam significativamente o grau de participação dos usuários e a eficiência na recuperação da informação, reforçando seu papel como ferramenta estratégica para a organização colaborativa do conhecimento em ambientes digitais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise tipológica a partir da identificação arquivística no contexto da eliminação de autos: um estudo sobre os processos de execução fiscal do acervo da Justiça Federal(2025-09-16) SOUZA, , Carolina Nayara Cardoso de; PEREIRA, Eliete de Sousa Pereira; http://lattes.cnpq.br/7777494176424953; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537Por meio da análise tipológica, busca-se compreender a proveniência e a organicidade dos documentos, o gerenciamento eficaz e a facilidade de acesso aos processos arquivados junto a instrumentos que regulamentam a produção, organização e destinação de documentos. Objetivo: é averiguar os arquivos e instrumentos de gestão documental do Poder Judiciário, formalizados em normas, para identificar os documentos arquivados, especialmente processos de execução fiscal, com foco na fase de destinação final (eliminação física), relacionando-os a um modelo de identificação documental como referencial metodológico. Metodologia: a pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa, descritiva e básica, utilizando a leitura documental e bibliográfica de aspectos legais e organizacionais da entidade. Empregou-se uma “ficha de identificação de tipologia documental” para fins de orientação do trabalho e coleta de dados, bem como documentos do tipo regimento interno, manual e afins relativos a produção documental e histórica (registros de processos). Resultados: os resultados indicam que uma política de gestão documental fundamentada na análise tipológica promove melhor gerenciamento de espaço, economia financeira, sustentabilidade e manutenção do acervo arquivístico, além de facilitar a recuperação de processos. A avaliação arquivística promovida pela Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) e suas competências direcionam o trabalho, pois utilizam como apoio em suas atividades as recomendações do Programa Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Poder Judiciário (Proname). Considerações finais: Conclui-se que a análise tipológica, como extensão da diplomática, é uma metodologia eficaz para compreender a estrutura orgânica e as competências funcionais do órgão produtor, servindo como guia para a gestão documental e contribuindo para a eficiência administrativa e preservação da memória institucional do Poder Judiciário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção cientifica brasileira em saúde bucal indexada na Web of Science (1974 – 2024)(2025-09-12) BORGES, Mateus da Silva; GHENO, Ediane Maria; http://lattes.cnpq.br/1255827954595186; https://orcid.org/0000-0003-2743-4557saúde bucal é um dos principais cuidados para a qualidade de vida, impactando diretamente o bem-estar corporal, emocional e social das pessoas. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção científica brasileira em saúde bucal. Trata-se de um estudo bibliométrico e cientométrico, com abordagem quantitativa, do tipo exploratória. Os dados foram coletados na base de dados Web of Science, no período de 1974 a 2024. Identifica um crescimento expressivo na produção científica em saúde bucal nas últimas duas décadas, o que pode estar relacionado às políticas públicas voltadas à área, pela ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela consolidação da Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente. Os resultados mostram que a ciência brasileira em saúde bucal cresceu de modo expressivo, ampliando sua visibilidade e fortalecendo a colaboração entre pesquisadores de 1.300 instituições. Cárie dentária está entre os temas mais pesquisados. Os pesquisados ligados as universidades localizadas no eixo Sul-Sudeste do país estão entre os mais produtivos, o que reforça as assimetrias regionais no desenvolvimento da pesquisa. Embora a região Norte apresente iniciativas relevantes, a exemplo da Universidade Federal do Pará e das Universidades Federal e Estadual do Amazonas, sua participação ainda se encontra em números menores em comparação às demais regiões. Apesar do crescente reconhecimento da relevância dessa área para a promoção da saúde e da equidade no acesso aos serviços odontológicos pelos cidadãos, verifica-se que a produção acadêmica ainda é predominante em regiões historicamente desenvolvidas, o que reforça agendas de pesquisas nas regiões norte e nordeste.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bibliotecas públicas nos jornais paraenses da década de 1980: discursos e desafios da biblioteconomia(2025-09-11) CONCEIÇÃO, Gabriel Rodrigues da; CARDOSO, Francilene Do Carmo; http://lattes.cnpq.br/4709223830726243; https://orcid.org/0009-0001-0103-5518Este artigo analisa a representação das bibliotecas públicas paraenses na imprensa durante a década de 1980, com ênfase nos jornais O Liberal e Diário do Pará, disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, busca compreender como as matérias jornalísticas contribuíram para a construção de discursos sobre o papel social das bibliotecas públicas, os investimentos governamentais e os desafios enfrentados pelos profissionais da área. A partir da análise das reportagens, observa-se uma narrativa marcada por dualidades: enquanto algumas matérias destacavam iniciativas como o carro-biblioteca e os serviços itinerantes, outras denunciavam a precariedade estrutural, o abandono institucional e a falta de valorização do trabalho bibliotecário. A utilização da Hemeroteca Digital Brasileira como fonte, permitiu o acesso a um acervo amplo e diversificado de periódicos digitalizados, facilitando a investigação e preservando a memória histórica. Assim, o estudo evidencia como os discursos jornalísticos influenciaram a percepção coletiva sobre as bibliotecas públicas e reforça a importância desses acervos digitais para a pesquisa acadêmica e a preservação da memória social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inteligência artificial em bibliotecas: a formação bibliotecária na Região Norte do Brasil ante esta realidade(2024-10-30) LOPES, Gleidson Eduardo Costa; REYES, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376A aplicação gradativa da Inteligência Artificial nas bibliotecas evidencia a necessidade de incluir essa temática na formação de bibliotecários. O objetivo deste estudo é analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia das Instituições Públicas de Ensino Superior da região Norte do Brasil, comparando-os ao projeto pedagógico da Universidade de São Paulo (campus da capital paulista), à luz das tendências de uso da Inteligência Artificial em unidades de informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, com abordagem qualitativa, fundamentada em revisão de literatura e análise de conteúdo. A literatura aponta para o crescimento contínuo da aplicação da Inteligência Artificial nos diferentes setores das bibliotecas. Os resultados revelam que, na região Norte, nenhum curso contempla essa tecnologia em sua grade curricular, enquanto o curso da Universidade de São Paulo já oferece duas disciplinas voltadas para o tema. Conclui-se que há necessidade de revisão curricular nos cursos da região para alinhar a formação profissional às demandas emergentes da área.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência na produção, na organização de um e-book sobre produtos de disseminação da informação em temas emergentes da COP-30(2025-09-04) CASTRO, Jhonnil Santos de; GHENO, Ediane Maria; http://lattes.cnpq.br/1255827954595186; https://orcid.org/0000-0003-2743-4557Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o processo de produção, organização e publicação do e-book I Mostra de Ensino e Pesquisa: Disseminação da Informação em Temas Emergentes da COP-30. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, e tem como objetivo descrever os procedimentos editoriais aplicados a 16 produtos informacionais desenvolvidos na disciplina Disseminação da Informação (2023.4), da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. O relato de experiência abrangeu as etapas do fluxo editorial: contato com os autores, organização do conteúdo, definição da estrutura e publicação, além da análise do papel do bibliotecário em cada fase do processo. Como resultados, obteve-se um e-book padronizado, com identidade visual consistente e recursos interativos. Nas considerações finais, destaca-se o papel estratégico do bibliotecário na editoração, evidenciando sua adaptação e contribuição para a disseminação do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mapeamento dos discentes de Biblioteconomia e o uso das bibliotecas no contexto da UFPA(2025-09-09) MAGNO, Karen Ione Negrão; ANDRADE, Wendia Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/1816292355478126; https://orcid.org/0000-0002-1917-8218O presente trabalho trata de mapear os discentes de biblioteconomia da Universidade Federal do Pará no contexto de uso das bibliotecas do campus I. Tem como objetivo geral apresentar o mapeamento dos discentes de biblioteconomia quanto ao uso das bibliotecas alocadas no campus I da Universidade Federal do Pará (UFPA), e como objetivos específicos: descrever o perfil socioeconômico dos discentes de Biblioteconomia; identificar os tipos de usuários pela frequência e conhecimento de uso dos recursos das bibliotecas pelos discentes; verificar a frequência de uso dos produtos e serviços, descrevendo os principais utilizados pelos discentes e sua preferência das bibliotecas do campus básico. Na metodologia da pesquisa, definiu-se de natureza básica, tipologia de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Adota a pesquisa de campo como método e como amostragem a acidental, de acessibilidade ou não probabilística, e aplica um questionário online semiestruturado como instrumento de coleta de dados. Utilizou como técnica de análise de dados a análise de conteúdo por inferência e interpretação, com técnica de análise categorial e semântica, além de parâmetros de comparação em real, potencial e não-usuário, e adotou gráficos, tabelas e cópia das respostas como forma de apresentação dos dados. Conclui-se com os resultados que o perfil dos discentes de biblioteconomia em 2024 era de jovens mulheres pardas, do turno noturno, considerados usuários reais e potenciais, com familiaridade à Biblioteca Central, com um distanciamento do uso da biblioteca do seu instituto, e pouca aproximação com as demais bibliotecas, têm uma frequência razoável de acesso aos produtos e serviços e alguns desconhecem recursos informacionais disponibilizados. Constatou-se a baixa existência de diferentes segmentos de diversidade e a necessidade de crescimento de oferta de verbas de incentivo e sua divulgação aos discentes de biblioteconomia, e que as bibliotecas da UFPA tenham maior atenção quanto aos estudos de usuários, desenvolvendo os mapeamentos de perfis, serviços e produtos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dança performatica como esporte, saúde e lazer: a informação como instrumento de incorporação(2024-08-14) SILVA, Danielle dos Santos; PINHEIRO, Williams Jorge Correa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699; https://orcid.org/0009-0000-0177-8736Este artigo aborda a dança performática como uma manifestação múltipla que transcende fronteiras, integrando-se nos contextos esportivo, saúde e lazer. Indaga-se como a dança performática pode estar intrínseca a estes três elementos partindo da informação como instrumento de incorporação. Portanto, têm-se como objetivo geral desvelar a dança performática em sua integralidade, considerando-a não apenas como um espetáculo artístico, mas como um campo que abraça o espectro amplo de benefícios, desde os aspectos físicos até os impactos positivos na saúde mental e física. Os objetivos específicos buscam, portanto, desdobrar-se em análises aprofundadas de como a dança se entrelaça com o esporte, contribui para a promoção da saúde e se insere como elemento central nas atividades de lazer. Como objetivos específicos: a) desdobrar em análises aprofundadas de como a dança se entrelaça com o esporte; b) contribuir para a promoção da saúde; c) debater a dança performática como elemento central nas atividades de lazer, partindo da informação como instrumento de incorporação. A metodologia empregada envolve revisão bibliográfica e análise qualitativa, explorando os fundamentos históricos e conceitos além de desafios específicos enfrentados pela dança performática. Os resultados revelam a necessidade de campanhas de conscientização, programas inclusivos e parcerias estratégicas que emergem como ferramentas fundamentais nesse processo, contribuindo para a quebra de estigmas e a construção de uma sociedade mais receptiva à dança em suas múltiplas formas. Concluiu-se que a dança performática pode ser entendida como um elo entre arte, esporte, saúde e lazer, onde partiu-se do reconhecimento a sua diversidade, promovendo assim a inclusão e o respeito as raízes culturais, visando um futuro em que a dança não apenas enriqueça as experiências individuais, mas também contribua para a construção de sociedades mais integradas, conscientes e culturalmente ricas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização da inteligência artificial em bibliotecas universitárias: um estudo no SIBI/UFPA(2025-09-15) SANTOS , Rafael Henrique Ribeiro dos; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XA Inteligência Artificial (IA) está presente em diferentes contextos e situações, organizações e profissionais têm adotado o seu uso para otimizar não apenas o tempo despendido, mas para aprimorar os fazeres. No contexto das bibliotecas, especificamente, esta também é uma realidade que aos poucos vem acontecendo. Assim, o objetivo geral deste estudo é compreender se e como os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (SIBI/UFPA) utilizam ferramentas de IA em seu ambiente de trabalho, para cumprir o objetivo foram propostos os seguintes objetivos específicos: Conhecer a familiaridade dos bibliotecários com ferramentas baseadas em IA; Levantar quais ferramentas ou recursos baseados em IA são mais utilizados; Discutir como a IA pode influenciar na atuação do bibliotecário e nos serviços oferecidos pela biblioteca e Apontar possíveis obstáculos que impedem a implementação de IA por bibliotecários do SIBI/UFPA. A pesquisa de caráter descritiva, foi realizada a partir do método de levantamento e por meio de um questionário online aplicado aos bibliotecários do sistema. Os resultados evidenciam que a maior parte dos participantes já faz uso da IA em sua vida pessoal e em sua rotina profissional, destacando o desejo da maioria por jornadas de capacitação. Observou-se que a IA é percebida como um recurso de grande potencial para otimizar processos, apoiar a tomada de decisões e oferecer suporte às atividades biblioteconômicas, embora seu uso demande senso crítico, postura ética e formação adequada. Conclui-se que a adoção da IA no contexto das bibliotecas universitárias representa não apenas um avanço tecnológico, mas também uma oportunidade de fortalecimento da atuação do bibliotecário e de desenvolvimento da Biblioteconomia e Ciência da Informação frente aos desafios contemporâneos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representação temática de produções de Biblioteconomia na Região Norte do Brasil(2025-09-02) ANJOS, Giovanna Brito dos; REYES, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376O estudo investigou a produção científica de discentes de graduação em Biblioteconomia disponível nos repositórios institucionais da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Rondônia. Teve como objetivo: a) Identificar os tipos de produções (artigos, Tc, etc.); b)Mapear os principais termos quantificando-os e; c)Discutir a contribuição da produção identifica para a Biblioteconomia brasileira, com foco nos temas mais recorrentes. Adotou abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter descritivo-exploratório e procedimentos bibliométricos. A coleta de dados ocorreu diretamente nos repositórios das instituições. Utilizou-se o software Voyant Tools para análise lexical, identificando palavras frequentes e relações temáticas. Os resultados apontaram diferenças no volume de produções, observou-se concentração de temas relacionados à organização da informação, competência informacional, bibliotecas digitais, mediação da informação e uso de tecnologias. Embora haja convergência temática, cada instituição apresentou linhas de pesquisa específicas. As análises indicaram que os repositórios institucionais são relevantes para a preservação e divulgação da produção acadêmica, mas apresentam variações na padronização e na visibilidade dos registros. Conclui-se que a produção discente em Biblioteconomia na Região Norte é diversificada e reflete demandas locais, sendo necessário fortalecer políticas institucionais que promovam a padronização, o acesso e a disponibilidade dessas publicações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo de comunidade: mapeamento do perfil e dos interesses informacionais da Comunidade Quilombola do Monte Alegre, Acará-Pará(2023-12-18) SERGIO, Andresa do Rosário; GHENO, Ediane Maria; http://lattes.cnpq.br/1255827954595186; https://orcid.org/0000-0003-2743-4557Objetiva avaliar o perfil, as necessidades informacionais e os interesses que a Comunidade Quilombola do Monte Alegre tem em relação à implementação de uma biblioteca comunitária dentro do território. A coleta de dados deu-se por meio de um instrumento de Estudo de Comunidade, criado e aplicado junto à 27 pessoas, representando 15,8% da comunidade. Em relação ao perfil, identificou que a maioria dos moradores nasceu e cresceu no quilombo, se autodeclarou preto. A maioria alegou que é agricultor, possui uma renda de até um salário mínimo e não possui uma jornada fixa de trabalho. Os moradores da comunidade alegaram que têm interesse em ter uma biblioteca no território, pois consideram que a leitura pode colaborar na educação dos filhos e netos, além de valorizar a cultura e a identidade local. Conclui-se que o instrumento foi válido devido ser um facilitador para mediar os interesses informacionais da comunidade. O Instrumento criado e os resultados obtidos poderão ser replicados em outros territórios e poderão contribuir para políticas públicas e para o campo da biblioteconomia, bem como para o desenvolvimento das Comunidades Quilombolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inteligência artificial na catalogação: comparação de registros MARC 21 gerados por IA generativas(2025-09-03) LIMA, Francisco Mikael Carvalho de; REYES, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376Este trabalho investiga o desempenho de três modelos de inteligência artificial generativa – ChatGPT, Gemini e DeepSeek – na catalogação de e-books no formato MARC 21, com base no Código de Catalogação Anglo-Americano. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter exploratória, de abordagem qualitativa e método comparativo, que analisou os registros bibliográficos produzidos por cada inteligência artificial, com base em critérios de exatidão descritiva, conformidade normativa e consistência na estruturação dos campos MARC. Os resultados mostraram que, embora capazes de gerar registros parcialmente adequados, os modelos apresentaram falhas recorrentes, incluindo uso incorreto de campos, inconsistência normativa e variabilidade de respostas. Entre os sistemas avaliados, o ChatGPT demonstrou maior aderência ao Código de Catalogação Anglo-Americano e adequação aos campos MARC 21; o Gemini apresentou dificuldades na organização lógica da descrição; e o DeepSeek mostrou-se inconsistente ao alternar entre Código de Catalogação Anglo-Americano e o Resources Descriptioin and Acess. Conclui-se que inteligência artificial generativas possuem potencial para atuar como ferramentas de apoio à catalogação, gerando rascunhos de registros bibliográficos, mas ainda não substituem o trabalho especializado do bibliotecário. As limitações observadas reforçam a necessidade de supervisão humana e apontam para a importância de realizar novas testagens à medida que a tecnologia evolui, abrangendo diferentes tipologias documentais, códigos de catalogação e métricas de avaliação, de modo a reavaliar sua precisão, consistência e aplicabilidade na Biblioteconomia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mapeamento sobre o tema “Desmatamento da Amazônia”: uma análise das teses disponíveis nos Repositórios Institucionais da UFPA e da UFRA(2025-04-03) SILVA, Vagner Sousa da; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537Faz uma análise da evolução de abordagens teóricos sobre o desmatamento da Amazônia, por meio de um mapeamento comparativo das teses disponíveis nos repositórios institucionais da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal Rural da Amazônia, entre os anos de 2020 e 2024. A importância dessa pesquisa reside na necessidade de compreender como diferentes instituições acadêmicas têm abordado questões ambientais críticas, permitindo identificar tendências e diferenças teóricas relevantes no contexto da Amazônia. O objetivo geral foi identificar e analisar as teses sobre desmatamento da Amazônia no repositório das duas universidades mencionadas, estabelecendo comparações sobre a evolução dessas abordagens. Especificamente, buscou-se determinar a quantidade e a distribuição temporal das teses e destacar os orientadores mais atuantes. (objetivo específico – análise comparativo em termos quantitativos e qualitativos). Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa quantitativa nos repositórios institucionais das universidades estudadas, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema. Os dados obtidos foram organizados em planilhas eletrônicas para facilitar a comparação entre instituições. Os resultados apontaram um aumento significativo de teses no período analisado, com diferenças notáveis entre as universidades estudadas. A Universidade Federal do Pará apresentou o maior número de teses sobre o tema, com subtemas sociais, políticos e institucionais, enquanto a Universidade Federal Rural da Amazônia enfatizou questões diretamente relacionadas à produção sustentável e recuperação ambiental. Concluiu-se que os repositórios institucionais desempenham papel essencial na disseminação do conhecimento científico, influenciando positivamente o debate público sobre sustentabilidade e preservação ambiental na Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Fontes de informação ambiental: mapeamento de ferramentas úteis para conhecimento de danos causados pela mineração na Amazônia(2025-04-03) FREITAS, Maria Alda; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537Faz uma abordagem sobre o papel das fontes de informação ambiental na disseminação do conhecimento sobre os danos causados pela mineração na Amazônia. A mineração na Ama-zônia é uma atividade econômica importante, mas traz consigo uma série de desafios ambi-entais e sociais. A extração de recursos minerais pode levar à devastação de florestas, polui-ção de rios e deslocamento de comunidades indígenas e locais. Objetivo: identificar as fon-tes de informação ambiental que utilizam ferramentas tecnológicas para localizar as áreas afetadas pela mineração na Amazônia e descrever essas fontes e as ferramentas tecnológi-cas conforme finalidade e contribuição para a disseminação do conhecimento sobre os da-nos causados pela mineração nessa região. Metodologia: trata-se de pesquisa bibliográfica e documental de nível exploratório realizada através de busca em bases de dados, repositórios e sites institucionais utilizando palavras-chave previamente selecionadas pela afinidade com o tema proposto. Resultados: foram identificadas algumas ferramentas utilizadas para de-tectar e monitorar danos ambientais que coletam dados precisos e em tempo real sobre as condições ambientais, além de fornecer suporte valioso para a formulação de políticas pú-blicas. Considerações finais: diferentes fontes de informação empregam ferramentas sofisti-cadas para mapear, monitorar e disseminar dados sobre o tema. As fontes de informação ambiental têm um papel primordial na disseminação do conhecimento sobre os danos cau-sados pela mineração na Amazônia através de suas ferramentas que fornecem dados fide-dignos. A identificação e a compreensão da extensão dos danos ambientais são necessárias para promover ações eficazes de conservação e recuperação das áreas atingidas. Malgrado os desafios, o acesso à informação promove a sensibilização ambiental e impulsiona ações de preservação do meio ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A informação para o desenvolvimento de cidades sustentáveis na Amazônia brasileira(2025-04-03) SILVA, João Paulo de Sousa; MARTINS, Kátia Luciane Macedo; http://lattes.cnpq.br/3619308465023439; https://orcid.org/0000-0002-8165-5329; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Estudo sobre o papel da informação no desenvolvimento de cidades, com o objetivo geral de analisar a informação que contribui para tornar as cidades sustentáveis na Amazônia brasileira. Como objetivos específicos, busca-se: a) caracterizar as cidades sustentáveis; b) identificar perfis sustentáveis de cidades amazônicas brasileiras, por meio da informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, conduzida em duas etapas: a primeira consistiu no levantamento e definição das características de cidades sustentáveis; a segunda identificou-se Manaus, Belém, São Luís, Porto Velho e Ananindeua como objetos de análise, selecionadas por sua relevância econômica, densidade populacional e representatividade regional. Essas cidades desempenham papéis estratégicos na região, seja como centros urbanos consolidados, polos logísticos ou zonas de intensa atividade socioeconômica, o que torna essencial a avaliação de seu grau de sustentabilidade. A análise utilizou indicadores comuns a cinco metodologias: Pegada Ecológica, Painel da Sustentabilidade, Barômetro da Sustentabilidade, Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) e ABNT NBR ISO 37120. Os resultados apontam desigualdades nos níveis de sustentabilidade entre os municípios: Manaus e São Luís apresentaram melhores índices de infraestrutura e qualidade de vida, enquanto Porto Velho e Ananindeua enfrentam desafios em saneamento e mobilidade. Belém, apesar de sua importância econômica, revelou fragilidades em segurança e esgotamento sanitário. Os dados reforçam a necessidade de políticas públicas mais eficazes para a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável. Conclui-se que a abordagem metodológica adotada permitiu uma visão abrangente das condições socioeconômicas e ambientais das cidades analisadas, evidenciando o papel estratégico da informação na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade regional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estratégias de treinamento e utilização de bibliotecas digitais nas universidades públicas da Região Norte do Brasil(2025-04-02) LIMA, Luciana Pessoa de; Reyes, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376As bibliotecas digitais têm desempenhado um papel essencial na democratização do acesso à informação e no desenvolvimento de habilidades digitais, especialmente nas universidades públicas da região Norte do Brasil. O objetivo do presente estudo foi compreender o papel das bibliotecas digitais na educação contemporânea, com foco nos treinamentos oferecidos aos usuários e sua contribuição para o uso eficiente das fontes de informação disponíveis. Especificamente, buscou-se reconhecer o contexto teórico das bibliotecas digitais, coletar informações sobre os treinamentos realizados por universidades públicas da região Norte e identificar tendências nos programas de capacitação. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e qualitativo, fundamentada em revisão de literatura e análise de dados coletados em sites de bibliotecas universitárias. Os resultados indicaram que, das 16 universidades analisadas, 13 possuem bibliotecas digitais, mas apenas 8 oferecem treinamentos formais. Os temas abordados são, principalmente, treinamento para utilização do portal CAPES e elaboração de Currículo Lattes. Observou-se o fato da não oferta de treinamentos formais em universidades com bibliotecas digitais na região Norte, o que pode limitar a utilização plena dos recursos informacionais disponíveis. Conclui-se que as bibliotecas digitais são fundamentais para o suporte ao ensino, pesquisa e extensão, mas é necessário ampliar a oferta de treinamentos e aprimorar as estratégias de capacitação dos usuários. Investir em inovação tecnológica e integrar melhores práticas é essencial para fortalecer o papel dessas instituições como centros de aprendizado e disseminação do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da educação inclusiva no curso de Biblioteconomia: uma análise curricular(2024-11-01) SIQUEIRA, Adriana Caroline da Silva; SILVA SOBRINHO, Telma do SocorroAborda a importância da Educação Inclusiva, como componente curricular, para o Curso de Biblioteconomia, que venha a formar bibliotecários com conhecimentos teóricos e vivências práticas, capazes de reforçar a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças, sejam elas físicas, raciais, culturais. O objetivo principal do estudo em questão é analisar os currículos de três Universidades Federais da Região Norte - Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR) que oferecem o curso de Biblioteconomia de forma presencial, para identificar se há um currículo alinhado aos objetivos, características e resoluções de um ensinar e aprender, coeso as qualificações e ressignificações da Educação inclusiva, que pode subsidiar uma formação de qualidade do acadêmico com ou sem deficiência, compromissada com a inclusão e o respeito às diversidades. Quanto à leitura dos dados, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa. Como resultado, após a análise dos conteúdos curriculares da UFPA, UFAM e UNIR. Se conclui que é possível observar que a Educação inclusiva ainda é pouco trabalhada, principalmente como componente curricular obrigatório do curso de Biblioteconomia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sistemas de informação: fontes de informação para o desenvolvimento da Amazônia(2024-11-09) MAIA, Maria Regina Pinheiro; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Estudo sobre sistemas de informação na Amazônia, com o objetivo geral de apresentar sistemas de informação como fontes de informação para conhecer a Amazônia e como objetivos específicos: a) mostrar a importância de sistemas para conhecer a Amazônia; b) identificar informações disponibilizadas em sistemas de informação sobre a Amazônia. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória, descritiva e documental, com uma abordagem qualitativa, e que buscou analisar os sistemas de informação que atuam no combate à destruição da floresta e em manter preservada. Constatou-se que os sistemas de informação identificados contribuem no desenvolvimento e na questão da preservação da floresta amazônica, para se conhecer esta região com uma rica biodiversidade que é a Amazônia. Concluiu-se que a questão do desenvolvimento da Amazônia é possível desde que haja a conciliação com o desenvolver e o preservar da cultura, dos saberes, dos povos tradicionais e da natureza.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A escola e a disseminação pedagógica da informação sobre violência sexul: um estudo na EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos(2025-04-03) SOUZA, Vanessa Tatiani Ferreira de; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058O estudo trata dos desafios que a Biblioteca escolar da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos enfrenta na disseminação pedagógica da informação sobre violência sexual em grupos de jovens estudantes. Para apresentar o contexto o qual ocorre a disseminação da informação sobre a prevenção de violência sexual para os alunos de ensino fundamental e médio da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos, e, para o seu alcance, foram determinados os seguintes objetivos específicos: a) identificar ações de prevenção referente à violência sexual na EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos; e b) constatar o papel da biblioteca escolar na disseminação da informação sobre a prevenção à violência sexual. Do ponto de vista metodológico a pesquisa é apresentada com um teor exploratório, de natureza básica, de abordagem qualitativa. E sobre os instrumentos para coletas de dados, desenvolveu-se a observação não participante, bem como, a aplicação de questionário semiestruturado na direção do colégio. Como resultado da pesquisa, evidenciou-se que a ausência de bibliotecários compromete a efetividade da disseminação pedagógica de informações sobre a prevenção da violência sexual nas escolas públicas, ressaltando a urgência de políticas públicas que garantam sua atuação fixa como agentes formadores e protetores dos direitos de crianças e adolescentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evolução do setor Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna na perspectiva da mediação da informação(2025-04-03) CARMO, Renato Ramon Santos do; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Com o crescimento populacional de pessoas com deficiência visual, e a sua eventual inserção nos espaços informacionais, faz-se necessário repensar no que tange seus direitos no processo de acesso ao conhecimento dentro do contexto da mediação da informação. Assim, o artigo define como objetivo geral: evidenciar os eventos que mais marcaram a trajetória informacional e sociocultural do setor Braille; define como objetivos específicos a busca por examinar as mudanças relacionadas ao suporte informacional, à competência informacional e ao perfil do usuário. Baseia-se como um estudo qualitativo, exploratório e documental, por se adentrar em analisar um espaço e o perfil das pessoas que ali frequentam, além de obter informações através de recortes de jornais da própria Biblioteca Pública Arthur Vianna, utilizando como principal técnica metodológica a entrevista semiestruturada composta de três questões abertas aplicadas ao pedagogo responsável pelo setor Braille a mais de dezesseis anos, e do aporte teórico de levantamento Bibliográfico, que fundamentam boa parte da pesquisa, através da entrevista obtivemos informações pertinentes que delinearam grande parte do desenvolvimento da pesquisa. A partir disso, os resultados evidenciaram que a evolução no que tange suportes, competências e perfil do usuário perpassam pelas grandes tecnologias assistivas, onde a mesma desempenham um papel importante no que concerne às principais conquistas do espaço. Percebe-se que o setor Braille desempenha um grande papel na sociedade paraense no que tange à informação inclusiva, sendo referência em serviços de mediação para as pessoas cegas e ainda promovendo recursos que fomentam a cultura, a educação e a inclusão para a comunidade cega.