Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Museu Goeldi deu samba na avenida: informações e memórias de um desfile carnavalesco
    (2023-12-13) RIBEIRO, Alexandre dos Santos; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Constata uma possível relação entre a mediação da informação e mediação cultural em ambiente de escola de samba. A mediação da informação é um processo que se realiza em diferentes ambientes informacionais, onde o mediador tem a plena convicção de que somente o processo dialógico torna bem-sucedida a mediação pretendida. Por outro lado, a mediação cultural funciona como um elo entre os sujeitos e os bens culturais, objetivando o desenvolvimento do protagonismo social. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho documental e narrativo, tendo como estratégia de investigação a pesquisa Ex-Post Facto, pois busca constatar a existência de relação entre variáveis de um desfile carnavalesco ocorrido no ano de 1980. A observação a partir das narrativas do entrevistado, e a análise documentária da pesquisa, permitiram-nos constatar, de que houve um entrelaçamento entre os processos de mediação cultural e da informação durante as etapas do processo carnavalesco, e que estes processos proporcionaram não somente a aproximação dos sujeitos aos bens culturais, como também possibilitou ampliação do acervo social do conhecimento.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Produção científica sobre acessibilidade e bibliotecas: análise das dimensões de acessibilidade e das tipologias de bibliotecas como objeto de estudo
    (2024-10-30) SANTOS, Thayane Amador dos; GHENO, Ediane Maria; http://lattes.cnpq.br/1255827954595186; https://orcid.org/0000-0003-2743-4557
    Bibliotecas acessíveis são de suma importância para a democratização e a disseminação da informação e da leitura. A produção científica disserta sobre acessibilidade em bibliotecas, examinando tanto as dimensões de acessibilidade quanto às diferentes tipologias de bibliotecas (biblioteca escolar; biblioteca universitária; biblioteca comunitária; biblioteca pública). O estudo destaca a importância das bibliotecas acessíveis para a democratização da informação e analisa artigos científicos sobre essa temática, os dados foram coletados na base de dados SciELO entre 1996 e 2023. Foram recuperados 20 artigos, identificando que somente a partir de 2003 começaram a ter registros sobre esta perspectiva. A pesquisa revelou que a biblioteca universitária é a tipologia mais estudada, enquanto as dimensões de acessibilidade comunicacional e atitudinal são as mais abordadas. Conclui-se que é necessário um maior investimento em políticas públicas e pesquisas voltadas para a acessibilidade em todas as tipologias de bibliotecas, visto a insociabilidade entre elas para uma melhor qualidade das ações nas diferentes tipologias. Visando uma inclusão mais abrangente e de qualidade para todos os usuários.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Imagem como documento para a radiologia forense: um olhar da Biblioteconomia
    (2021-10-13) SOUSA, Elivane Nazaré Soares; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248; https://orcid.org/0000-0002-2739-1182
    RESUMO Aborda a imagem radiológica em seu valor legal para a Radiologia Forense. A discussão assume caráter interdisciplinar, consistindo em um trabalho de natureza teórica construído com respaldo na pesquisa bibliográfica. O trabalho discute temas como Documentação, documento, Ciência da Informação, informação, Medicina Legal, Radiologia Forense e imagem radiológica, procurando entender as três dimensões da imagem em seu potencial informativo, a saber: como ser/objeto representado; o profissional especializado na produção da imagem radiológica; e a tecnologia utilizada na produção da imagem. Como documento que representa a materialidade de um delito (prova), a imagem radiológica serve de apoio a uma série de profissionais como médicos-legistas, delegados, advogados, juízes, jornalistas e outros interessados na apuração de um crime. Conclui que há uma lacuna no campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação em relação ao potencial informativo da imagem no âmbito da Medicina, e mais especificamente na Medicina Legal. Portanto, são necessários mais estudos nessa área que dialoga diretamente com a esfera judicial, abrindo caminho para análises mais profundas sobre a informação imagética.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção sobre cultura na Biblioteconomia: estudo na Usina da Paz sob a ótica do bibliotecário
    (2023-12-13) PINTO, Beatriz Galvão; SILVA, Eddie Carlos Saraiva da; http://lattes.cnpq.br/2707844545010168; https://orcid.org/0000-0002-9227-3799; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    A percepção sobre Cultura, na Biblioteconomia, é observada como sendo um dos mecanismos de interação e expressão humana. Neste sentido, o Bibliotecário, enquanto agente cultural, passa a ser mediador de informações e dessas interações que facilitam a relação entre o usuário e o conhecimento. Por esta razão, o estudo objetiva analisar a percepção do(a) Bibliotecário(a) acerca da temática Cultura e sua influência nas atividades biblioteconômicas realizadas nas Usinas da Paz. O local escolhido para a pesquisa são as Usinas da Paz na Região Metropolitana de Belém, no Estado do Pará. A metodologia utilizada na pesquisa, além da revisão bibliográfica, foi o estudo de caso, onde foi possível utilizar a técnica da observação direta, bem como entrevista estruturada que inclui seis perguntas específicas quanto ao entendimento e aplicação da temática Cultura, e das observações quanto ao desenvolvimento da Cultura nas Usinas. Como resultados, verifica-se que é necessário haver o foco não somente nas técnicas de tratamento da informação na Biblioteconomia, como também é fundamental um olhar para a capacitação gestora do Bibliotecário enquanto agente social
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Produção científica do Museu Goeldi: uma análise das publicações oriundas do programa institucional de bolsas de iniciação científica
    (2023-07-07) MATOS, Carla Gisely Furtado; PAIVA, Rodrigo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4900747271381474; https://orcid.org/0000-0002-0632-2823; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537
    O presente trabalho visa a análise dos 15 anos dos Livros de Resumos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi, por meio do povoamento do seu Repositório Institucional. Utiliza os métodos de pesquisa documental, com análise exploratória e abordagem qualitativa/quantitativa, e uso do método bibliométrico. Foram consultados e analisados 897 resumos referentes aos anos de 1993 a 2007, na qual o ano de 2007 teve o maior número de resumos publicados e 1994 o menor número de publicações, as pesquisadoras obtiveram destaques nas orientações, sendo a pesquisadora Lourdes Furtado a com mais resumos orientados, entre os bolsistas as mulheres se destacaram, enquanto a Botânica consagrou-se como a área com mais publicações. É possível compreender o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica como um instrumento de inserção dos graduandos no mundo da pesquisa e como um elemento importante para a memória científica do Museu. Por fim, os resultados apresentados neste estudo reforçam a importância dos repositórios para a preservação e mensuração do ambiente cientifico presente nas instituições. A partir das discussões, espera-se que o PIBIC continue a contribuir com a formação de novos pesquisadores e com o desenvolvimento científico na Amazônia e no Museu Paraense Emilio Goeldi.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Centro de Memória, Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA: um olhar musicológico na Biblioteconomia
    (2023-01-06) RODRIGUES, Fabileny Souza; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Centra-se em entender o Centro de Memória Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA (CEMID/UFPA) enquanto unidade de informação e o contexto de organização da informação musical, em especial as partituras. Investiga a representação da informação das partituras, compreendendo sua ligação com demais atividades desenvolvidas pela biblioteca. Utiliza pesquisa qualitativa e exploratória constituída em três momentos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do portal Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI, de artigos com o tema música nos artigos produzidos na área da Ciência da Informação no período de 1972 até 2022. O segundo momento foi determinar diretrizes para a organização da informação musical com foco em partituras, a partir do levantamento da literatura relevante em musicologia na pesquisa bibliográfica e nas literaturas da biblioteconomia. Por último, investigaram-se as atividades em organização da informação desenvolvidas no CEMID/UFPA através de uma entrevista semiestruturada realizada com o bibliotecário responsável, cujas respostas foram comparadas aos referentes desenvolvidos ao longo da pesquisa. Constata que os elementos importantes nas partituras para fins de representação da informação são: as indicações de autoria, títulos, gêneros e a própria indicação do tipo documental (partitura). Apresenta o tratamento dos registros por meio do AACR2. Mostra como resultado que em relação ao CEMID os registros catalográficos são simples e que a totalidade de partituras não está no Sistema de Bibliotecas das UFPA (SIBI/UFPA), o que acarreta em longo prazo, problemas de uniformidade e consistência de informação, mesmo que, como é a praxe da unidade de informação em questão, facilitar o acesso a consulta de uma maneira mais localizada, para disponibilizar de imediato os materiais às demandas e necessidades do usuário, isto pode representar uma problemática para usuários que pesquisam somente através do SIBI/UFPA na aba da Escola de Música. Demonstra que a variedade e qualidade do acervo CEMID/EMUFPA possibilita desenvolver um banco de autoridades que ajudaria na organização e recuperação da informação. A presença ativa e participativa do CEMID/EMUFPA em projetos é valiosa para as atividades de organização da informação, visto que a relação e interação entre a comunidade de usuários (professores, alunos e demais técnicos) proporciona feedbacks e pode ser vista como janela de oportunidade para melhores tomadas de posição.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Mundo fantástico da literatura infantil: a importância do incentivo à leitura na infância para formação de futuros leitores.
    (2023-01-06) CRUZ, Marcia Mônica Bomfim; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Tem como objetivo analisar de que maneira o mundo fantástico da literatura infantil pode contribuir para a formação de futuros leitores. Apresenta metodologia com abordagem qualitativa de característica exploratória. Mostra os benefícios que a literatura infantil traz para a infância e o quanto ela ajuda a criança a crescer como um adulto pensante capaz de questionar e compreender a realidade na qual está inserida. Aponta o papel do bibliotecário mediador de leitura e formador de leitores, junto ao usuário infantil, visando despertar a curiosidade, o prazer e o interesse pela leitura.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteconomia e inteligência artificial (IA) novas possibilidades para o trabalho nas unidades de informação
    (2022-12-17) MELO, Jéssica Lopes; FERREIRA, Rubens Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248; https://orcid.org/0000-0002-2739-1182
    O estudo aborda o tema da Inteligência Artificial (IA) no contexto da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. O objetivo consiste em conhecer aplicações da IA nas unidades de informação e levantar o perfil do bibliotecário para atuar em um novo cenário tecnológico. A pesquisa de natureza teórica está fundamentada nos princípios da pesquisa bibliográfica e exploratória. Os resultados mostram que a IA tem potencial de uso nos sistemas de recuperação da informação e no atendimento virtual realizado pelas unidades de informação. Em relação às competências, verifica-se a necessidade de atualização dos currículos para que os futuros profissionais tenham uma formação mais sólida em tecnologia, podendo atuar como bibliotecários de sistemas ou como bibliotecários de dados. Essas especialidades podem oferecer possibilidades para o trabalho no uso da IA. Por fim, conclui-se que IA fará cada vez mais parte da rotina nas unidades de informação, o que sinaliza para a busca por uma formação bibliotecária capaz de acompanhar as tendências tecnológicas trazidas pela Indústria 4.0.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Princípios de usabilidade na Biblioteconomia: parâmetros para análise em Sistemas de Bibliotecas
    (2022-12-16) AMARAL, Camila Chaves; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    Apresenta avaliações de usabilidade em sistemas de bibliotecas, analisando artigos científicos publicados e indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) no período de 2016 a 2020. Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com a discussão da usabilidade em sistemas de informação no âmbito da Biblioteconomia. Os objetivos específicos são: levantar os fundamentos teóricos da usabilidade em sistemas de informação; identificar trabalhos que avaliaram a usabilidade em sistemas de bibliotecas; e conhecer os métodos avaliativos de usabilidade mais aplicados. A problemática aborda como os estudos da Usabilidade podem contribuir com a avaliação de sistemas de informação na área da Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem metodológica quali-quantitativa, que se utiliza da técnica análise de conteúdo e, quanto ao procedimento da coleta, de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados revelam que houve o maior número de avaliações de usabilidade nos sistemas de bibliotecas entre o ano de 2016 e 2017, e os sistemas mais avaliados foram o repositório institucional e o periódico científico online. Conclui-se que a aplicação do Modelo Empírico e do Método Usuário, bem como a adoção das técnicas de avaliação questionários de perfil (Técnica Prospectiva), ensaios de interação (Técnica Objetivo-Empíricas) e heurísticas de Nielsen (Técnica Preditivo-analítica) foram os métodos avaliativos de maior preferencia para a avaliação de sistemas de bibliotecas. Por fim, a Usabilidade na área da Biblioteconomia amplia o debate sobre a facilidade no uso de recursos informacionais e tecnológicos pelos usuários, haja vista que a informação é um componente indispensável para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gestão da informação e gestão do conhecimento: uma análise dos currículos e da produção científica do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (2017-2021)
    (2022-12-21) REIS, Wendel Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; http://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    Tem como objetivo investigar a presença da Gestão da Informação e do Conhecimento nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do ICSA/UFPA e na proposta curricular do PPGCI/ICSA/UFPA, bem como na produção acadêmica do ICSA/UFPA, no período de 2017-2021. Como objetivos específicos: identificar a presença de disciplinas voltadas para GI e GC nas matrizes curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação; mapear a produção acadêmica científica dos cursos de graduação e da pós-graduação do PPGCI/ICSA/UFPA sobre GI e GC; analisar a incidência da temática nas produções mapeadas, considerando, cursos, ano de produção e termos; identificar os assuntos relacionados com GI e GC. Como métodos, a pesquisa aplica o Estudo Métrico da Informação principalmente, da bibliometria e da pesquisa documental. Como resultados, a pesquisa apresenta apenas dois cursos de graduação que indicam em suas matrizes curriculares os termos GI e GC. Quanto às disciplinas do PPGCI/ICSA/UFPA, foram identificadas duas disciplinas. Com relação a produção acadêmico científica, foram analisados 160 textos distribuídos em trabalhos publicados em anais de evento, artigos de periódicos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações. Considera-se que este estudo se caracteriza como um panorama importante para se vislumbrar de que forma GI e GC têm sido abordadas tanto nas disciplinas da graduação e pós-graduação quanto nas produções do ICSA UFPA. Conclui que a produção sobre a temática é baixa nas fontes pesquisadas e faltam trabalhos que abordem diretamente essas subáreas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Livro, a biblioteca e o bibliotecário: uma relação que se transmuta e se atualiza a serviço do conhecimento
    (2022-12-13) MACIEL, Marcos Paulo Pereira; SOUZA, Carlos Antônio Braga de; http://lattes.cnpq.br/6536761429888045
    O presente trabalho a partir de alguns dos principais acontecimentos históricos que se sucederam desde a Antiguidade até a modernidade, trata da relação e dos diferentes propósitos de existência a qual tanto livro, como bibliotecas e bibliotecários passaram no decorrer do tempo, que culminaram com as formas de preservação e disseminação do conhecimento, que por meio de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar, contrastar e caracterizar alguns dos principais eventos e fatores, que ocasionaram numa importante e fundamental relação entre livro, biblioteca e bibliotecário, que vem atualizando-se desde então a serviço da preservação da memória e do conhecimento humano, fazendo com que este estivesse a ser transmitido continuamente às gerações futuras.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Editoras universitárias na internet: um estudo em Belém (PA)
    (2022-07-06) SANTOS, Ivone de Lourdes Rodrigues dos; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248; https://orcid.org/0000-0002-2739-1182
    O estudo tem como foco as editoras universitárias, visando entender de que forma elas contribuem para a disseminação do conhecimento na sociedade e como usam a Internet na divulgação e nas vendas de suas obras. O trabalho foi conduzido por meio da pesquisa bibliográfica e documental, com dados obtidos do site das seguintes editoras de instituições de ensino superior públicas em Belém, Pará: Editora da Universidade do Estado do Pará - EDUEPA; Editora da Universidade Federal do Pará - EDUFPA; e Editora da Universidade Rural da Amazônia - EDUFRA. Embora o lucro não seja o principal objetivo dessas editoras, foi verificado que a tecnologia é uma importante aliada para o sucesso delas, em especial na disseminação do conhecimento produzido no âmbito das universidades. Ao utilizar a Internet para divulgar as obras que editam, as editoras universitárias mostram que não é possível promover a ampla divulgação dos seus produtos editoriais sem romper o isolamento geográfico por meio de recursos que possibilitam a venda remota.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Bibliotecário como intraempreendedor
    (2022-02-25) RATIS, Ana Vitoria Monteiro; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; http://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    Apresenta o Intraempreendedorismo, conhecido como empreendedorismo corporativo, relacionando as práticas intraempreendedoras com os (as) bibliotecários (as) dentro de organizações sem fins lucrativos. Tem como objetivo identificar a concepção de intraempreendedorismo no discurso dos bibliotecários e mapear as ações do profissional em possibilidades empreendedoras, visto que esse profissional assume responsabilidade dentro de uma determinada instituição. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, de delineamento bibliográfico e tem como método o estduo de caso único, tendo como evidências de coleta de dados o questionário online enviado por e-mail para 13 bibliotecários e bibliotecárias que atuam na Biblioteca Arthur Vianna, cidade de Belém/Pará; a revisão de literatura. Como resultados identifica que os profissionais respondentes ainda não compreendem de forma abrangente o significado do intraempreendedorismo no âmbito das bibliotecas. Considera-se que seu papel profissional é agregar valor a organização, auxiliando com o planejamento estratégico para contribuição e satisfação do usuário.Conclui-se que, as ações dos bibliotecários sobre o empreendedorismo e intraempreendedorismo precisa de capacitação e visão ampla sobre o tema, sendo necessário estimulação da organização para os seus colaboradores, para assim ter um melhor desenvolvimento.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Público-leitor da Biblioteca Fran Paxeco do Grêmio Literário e Recreativo Português: um estudo entre temporalidades
    (2021-10-19) ARAÚJO, Luana Maria Espíndola; QUEIROZ, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/1268264102836755; https://orcid.org/0000-0001-6232-0753; SILVA, Maurila Bentes de Mello e; http://lattes.cnpq.br/6921755449188968
    Traça os perfis do público-leitor da Biblioteca Fran Paxeco do final do século XIX e do início do século XXI. Tem como objetivo geral comparar o perfil do públicoleitor da Biblioteca Fran Paxeco do final do século XIX e do início do século XXI e como objetivos específicos: a) reconhecer as particularidades do público-leitor da Biblioteca Fran Paxeco entre o final do XIX e do início do século XXI e b) identificar o interesse desse público-leitor pelo acervo da Biblioteca Fran Paxeco. Adota as pesquisas bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, como metodologia. Verifica, nos resultados, que no final do século XIX, o público-leitor era constituído por estudantes que participavam do curso de escrituração mercantil ofertado pelo Grêmio Literário e Recreativo Português. Enquanto que o público-leitor do século XXI é constituído quase totalmente por professores e demais pesquisadores de diferentes níveis de ensino. Conclui-se que, se no final do século XIX, a Biblioteca Fran Paxeco buscava obras para atender aos interesses do seu público-leitor, o que se manifestava pela demanda educacional e de entretenimento, e atualmente essa biblioteca recebe um leitor interessado em seu acervo por sua importância histórica e literária.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Processamento técnico de histórias em quadrinhos: um estudo de caso sobre a gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna, em Belém do Pará
    (2022-12-19) COSTA, Fernanda Claudia Silva da; ANDRADE, Wendia Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/1816292355478126; https://orcid.org/0000-0002-1917-8218
    Este trabalho tem como objetivo falar sobre o processamento técnico de histórias em quadrinhos. O local escolhido para a pesquisa foi a gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna, localizada na cidade de Belém-PA. A pesquisa visou conhecer o acervo, sua composição e organização, que é dividida em quadrinhos, gibis e mangás, e como os usuários fazem suas pesquisas. Também se foi pesquisado sobre o método usado pela bibliotecária responsável pelo setor para descrição dos documentos. O método utilizado na pesquisa foi o estudo de caso, onde foram utilizadas as técnicas para coleta de dados a observação participante do trabalho realizado pela bibliotecária responsável pelo processamento técnico dos quadrinhos, a entrevista com a bibliotecária, formulada com quatro perguntas, quanto ao processamento técnico, a organização do acervo e a busca realizada pelos usuários e análise documental. Foi constatado o uso da indexação, a classificação com a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e a descrição física dos quadrinhos. O tratamento dos quadrinhos pretende beneficiar a pesquisa ao acervo realizada pelo usuário, e assim, melhorar seu contato com os quadrinhos e a gibiteca.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Centros de memória e a questão da identidade nos times de futebol no Brasil
    (2022-02-18) BARBOSA, Richelli Rayane Braz; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058
    O presente trabalho discorre sobre a atenção oferecida pelos times de futebol no Brasil à temática da inserção de Centros de Memórias Esportivos na gestão dos clubes. Aborda a relação entre memória e identidade e a influência que o Centro de Memória possui diante dessas duas questões e como ele fortalece a relação do torcedor com o seu clube. Apresenta um panorama dos times de futebol brasileiros das séries A e B. Relata as perspectivas para a criação do Centro de Memória do Clube do Remo de Belém do Pará. A metodologia utilizada possui característica qualitativa-descritiva, contendo pesquisa bibliográfica e documental para discorrer sobre centros de memória, identidade e história. Para apresentação do panorama da relação de times de futebol da série A e B dos campeonatos de 2021, foi realizado um levantamento de casos via internet e utiliza a entrevista como instrumento de pesquisa para coleta de informação da perspectiva do Centro de Memória do Clube do Remo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca Bela Aurora Chaves: um relato de experiência de reorganização
    (2022-07-12) MIRANDA, Jhovana Catharina Malaquias; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058
    Apresenta um relato de experiência na organização do espaço da biblioteca “Bela Aurora Chaves” do Instituto de Educação do Estado do Pará - IEEP no decorrer do curso Técnico em Biblioteconomia. O objetivo da experiência, foi realizar a reorganização da biblioteca concomitantemente à reforma do prédio e o objetivo da pesquisa é relacionar a reorganização com a literatura sobre a biblioteca escolar partindo de artigos encontrados em bases institucionais seguindo padrões identificados na literatura técnica da área de Biblioteconomia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Leitura & Bem-estar: estudo de caso sobre a biblioterapia aplicado aos idosos
    (2023-01-06) CARVALHO, João Victor Granhen de; SOUZA, Carlos Antônio Braga de; http://lattes.cnpq.br/6536761429888045
    A biblioterapia é uma prática terapêutica que usa a leitura como meio de proporcionar ao paciente-leitor possibilidade de tratar uma enfermidade psíquica ou emocional. O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de biblioterapia conduzida com idosos. A pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza aplicada e o método utilizado foi a pesquisa-ação. O estudo foi feito com os idosos que residem em uma casa de repouso na Região Metropolitana de Belém/PA, por meio da observação direta. No decorrer das seções de biblioterapia foi observado que as dificuldades na visão era um problema comum aos participantes. Assim, foram realizadas adaptações para que todos pudessem participar da atividade biblioterápica. No final, foi constatada pela equipe da casa de repouso uma melhora na convivência e na socialização dos idosos devido à atividade biblioterápica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representação da informação na catalogação na publicação: o serviço/produto da ficha catalográfica em bibliotecas universitárias
    (2021-10-15) SILVA, Eddie Carlos Saraiva da; AMORIM, Maika Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7185985725003125
    O estudo tem como objeto a ficha catalográfica e se estende aos serviços e produtos informacionais oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior, tanto no serviço de ficha catalográfica manual ou automatizado. A motivação da escolha do tema se deu por meio da percepção da organização da informação feita em fichas catalográficas de livros e pela percepção de que alguns usuários têm na ficha um guia direto para elaboração de referências e que para tal faz-se necessário que a informação esteja organizada e padronizada. A pesquisa é descritiva quanto ao objetivo, com abordagem quali-quantitativa e de natureza básica. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico e é fundamentado nas ideias e pensamentos de autores como Mey (1995), Borges (2019; 2020), Alves (2009) e, Lima e Alvares (2012). Foi realizado também a pesquisa documental, como o código de Código de Catalogação de Anglo-Americano, a Resolução n. 184/2017, do Conselho Federal de Biblioteconomia e as fichas catalográficas emitidas pelas instituições participantes. Além disso, a aplicação de entrevista por meio de formulário eletrônico fez-se necessário para construção do perfil dos bibliotecários e instituições que participaram e ainda ter um ponto de vista pessoal dos profissionais que trabalham com a elaboração da ficha catalográfica, direta e indiretamente. Como resultados iniciais observamos que a maioria dos participantes, todas as IES privadas, faz uso da ficha catalográfica manual, e fica a cargo das universidades federais o uso do serviço automatizado. A ficha catalográfica pode ser utilizada tanto pelos usuários na construção de referências consultadas e citadas, como na própria representação da informação junto aos sistemas de catálogos eletrônicos utilizados pelas bibliotecas. Destaca-se ainda, a padronização dos elementos presentes em uma ficha catalográfica, onde foi observado que muitos dos campos descritivos são compartilhados pelas instituições no seu modelo de ficha, entretanto, um mesmo elemento acaba variações quanto a forma que é apresentado. Nos serviços de ficha catalográfica disponibilizadas pelas IES, públicas e privadas, no Pará, observa-se uma variação na aplicação das diretrizes para a elaboração, apesar da fonte de orientação para a representação descritiva do material ser o mesmo para todas, a AACR2. Além disso, o serviço possui como produto um fruto do trabalho informacional do bibliotecário e a boa parte das instituições ainda não adotam a Resolução nº 184/2017 do CFB, que torna obrigatória a descrição do nome e registro do profissional da informação responsável pela ficha em documentos de qualquer natureza.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representação descritiva da informação de livros em braille: estudo comparativo dos códigos AACR2 e RDA
    (2022-12-23) ANDRADE, Surama Maria Oliveira; SILVA, Eddie Carlos Saraiva da; http://lattes.cnpq.br/2707844545010168; https://orcid.org/0000-0002-9227-3799; SILVA, Maurila Bentes de Mello e; http://lattes.cnpq.br/6921755449188968
    Este estudo propõe-se examinar a representação descritiva de livros em Braille por meio da comparação dos códigos de catalogação AACR2 e RDA. A justificativa sustenta-se pela proximidade com o tema ao longo do ano de 2021, por meio de atividades acadêmicas proporcionadas pela Graduação. A atividade de extensão realizada na Seção Braille, da Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV) e por escassos estudos sobre a catalogação de livros em Braille nos código de catalogação. A metodologia adotada na pesquisa foi descritiva quanto ao objetivo, com abordagem qualitativa e de natureza básica. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico, por meio do histórico da catalogação, fundamentado nas ideias e pensamentos de autores como Bräscher; Café (2008), Mey (1995), Mey e Silveira (2009), nos modelos conceituais de catalogação FRBR, FRAD, FRSAD e IFLA LRM e documentos normativos elaborados pela IFLA. Foi realizada também a pesquisa documental, com os códigos AACR2 e RDA na catalogação do livro em Braille. O estudo dos códigos foi pensado a partir da necessidade para o entendimento do RDA, sua estrutura, foco, escopo e instruções, sua relação com o AACR2, adequação ao MARC 21, e sua aplicação na catalogação do livro em Braille. Concluiu-se que o RDA traz uma linguagem universal, tornando-a mais precisa na recuperação da informação explorada pelo usuário e observa-se a criação de novos campos no MARC 21, moldando-se as novas diretrizes do RDA. Finaliza com a certeza da necessidade da aprendizagem continuada para melhor entendimento das mudanças e do funcionamento que o novo código traz para a catalogação, não somente na catalogação dos livros em Braille, mas para todo o recurso catalogado por meio do RDA.