Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

URI Permanente para esta coleção

Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 165
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A escola como aliada na luta pela terra: estratégias de resistência e permanência no assentamento Terra Nova, Uruará, Pará
    (2002-03-14) SILVA, Antônia da Conceição da; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969; https://orcid.org/0000-0002-7066-0480
    O presente estudo tem como objetivo analisar o papel da escola como espaço de luta e resistência no Assentamento Terra Nova, localizado em Uruará, Pará. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com 2 professores, 5 assentados e 2 lideranças comunitárias, além de pesquisa documental no PPP escolar. Também foram utilizados dados gerados na pesquisa do Tempo Comunidade I do curso de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa apresentou como a luta pela terra foi ligada ao acesso à escola na comunidade. Foram ainda apresentados os desafios que a escola enfrenta atualmente distanciamento das famílias da escola, falta de recursos adequados, tanto materiais quanto humanos, e a não adequação do currículo para uma escola do campo. O estudo evidenciou que a escola, quando articulada com o movimento social e a comunidade, pode ser um espaço de resistência e transformação social, contribuindo para a permanência das famílias no campo e a construção de um projeto de vida vinculado à terra.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tempo comunidade na educação do campo: narrativas do vivido na formação docente
    (2025-02-26) MORAES, Maria do Socorro Oliveira; DAMACENA, Fabíola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação docente em alternância: reflexões a partir dos tempos comunidades e estágios supervisionados
    (2025-02-25) MATOS, Jamile Alves; DAMACENA, Fabíola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências formativas vivenciadas no curso de Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase em Linguagens e Códigos, a partir das atividades desenvolvidas nos Tempos-Comunidade e nos Estágios Supervisionados. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa participante e na narrativa de experiência, articulando o percurso formativo da autora com as condições concretas das escolas do campo. As análises dos relatórios de pesquisa e de prática docente evidenciaram desafios estruturais e pedagógicos, como a precarização das escolas multisseriadas, a rotatividade de professores e as lacunas na aprendizagem da leitura e escrita. Por outro lado, as experiências nas Casas Familiares Rurais revelaram o potencial da Pedagogia da Alternância como caminho para articular a formação docente às especificidades da educação no campo. O estudo aponta para a necessidade de fortalecer a relação entre universidade, escola e comunidade, assegurando o direito à educação de qualidade no campo e valorizando os saberes e as narrativas dos sujeitos camponeses e de comunidades tradicionais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de língua portuguesa na educação do campo: a situação da escola Margarida Maria Alves, na Transamazônica
    (2025-02-24) SOUZA, Maria Tácila Alves de; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    Este Trabalho de Conclusão de Curso é uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na educação do campo com foco nas dificuldades de aprendizagem manifestadas por alunos da escola Margarida Maria Alves no município de Uruará, no Estado do Pará. Seu objetivo principal é elucidar as causas dessas dificuldades evidenciando fatores explicativos a partir da percepção dos próprios alunos, mas considerando também o ponto de vista docente. A metodologia utilizada consistiu em trabalho de campo, com a realização de entrevistas e observação direta no local; além de pesquisa documental. Os resultados exploratórios apontam elementos de dissonância entre as necessidades de aprendizagem dos alunos, as práticas docentes e o currículo escolar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de jovens e adultos na escola Rui Barbosa: desafios e perspectivas em Medicilândia-PA
    (2025-02-25) SCHUNIG, Bruna Fernanda dos Santos; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    RESUMO: Este trabalho de conclusão de curso investiga os desafios enfrentados por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola do campo, na região da Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. O estudo surgiu a partir de observações realizadas durante pesquisas de Tempo-Comunidade e Estágio Supervisionado, assim como a partir de atividades práticas do Programa de Bolsa de Iniciação à docência/PIBID. Os alunos da EJA enfrentam desafios como a defasagem idade-série, o cansaço físico e psicológico devido ao trabalho rural e à dificuldade de conciliar as responsabilidades familiares com os estudos, o que impacta seu rendimento escolar e pode gerar evasão. A EJA foi reconhecida formalmente no Brasil pela Constituição de 1988, mas sua regulamentação só ocorreu com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96. O objetivo do trabalho é analisar as condições da oferta da EJA na escola Rui Barbosa, para entender como o contexto de vida dos alunos interfere no seu desempenho. A pesquisa também busca propor alternativas metodológicas para tornar o ensino mais eficaz e atender melhor às necessidades desse público, visando à redução da evasão escolar e a promoção da inclusão educacional. A metodologia de pesquisa consistiu em trabalho de campo, com observação direta no local e realização de entrevistas. Resultados preliminares indicam que a maioria dos alunos da EJA vem de contextos de vulnerabilidade social, o que agrava as dificuldades no processo de aprendizagem; apontam também que as metodologias adotadas na escola muitas vezes não consideram as realidades desses alunos, afastando-os ainda mais do ambiente escolar. A pesquisa observou que o currículo tradicional não dialoga com as vivências dos alunos, o que contribui para o ciclo de evasão escolar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A violação do direito á educação: faltam escolas de ensino médio no campo
    (2025-02-25) MORENO, Luiza Moraes; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    Este trabalho investiga os impactos da violação do direito à educação na vida de jovens camponeses e suas famílias na região da Transamazônica, no sudoeste do Estado do Pará. Apesar de certos avanços em termos de políticas públicas em geral, quando se trata da educação do campo na etapa terminal da educação básica, o ensino médio, a juventude do campo ainda enfrenta imensas dificuldades de acesso e permanência na escola: ou essa etapa de escolarização simplesmente não existe nas comunidades rurais ou é ofertada de maneira precária, exigindo inúmeros sacrifícios dos estudantes e de suas famílias para acessá-la. O objetivo principal desta pesquisa é ouvir os jovens e suas famílias e, a partir dessa escuta, refletir a respeito de possibilidades menos danosas de efetivar o direito à educação nessa etapa terminal da educação básica nos territórios rurais, com participação popular e qualidade social e acadêmica. A metodologia utilizada se constituiu de pesquisa de campo com realização de entrevistas com os sujeitos envolvidos. O percurso de reflexão e análise se valeu do diálogo com Stropasolas (2006; 2014), Carneiro (2011), Castro (2009), Dayrell (2007; 2014), Barcelos (2021), entre outros. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se pensar políticas públicas educacionais mais concretas e adequadas à realidade das juventudes camponesas, sob o risco de essa categoria continuar sendo forçada a sair do campo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências de aprendizagem profissional na educação do campo: um relato
    (2025-02-25) CRUZ, João Batista Amaro da; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    Este trabalho é um relato de experiência de aprendizagem profissional no campo da docência, tanto no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, quanto no contexto do Estágio Supervisionado obrigatório no ensino médio, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Linguagens e Códigos, da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira, que foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural Dorothy Stang, em Anapu/PA. A experiência de estágio aqui relatada ocorreu com turmas do Ensino Médio, seus objetivos foram promover a compreensão sobre o principal meio de ingressar no ensino superior, informar quais os cursos ofertados pela UFPA e reafirmar a importância da Língua Portuguesa neste processo. O uso do filme “Saneamento Básico” e a participação na campanha Setembro Amarelo foram estratégias essenciais usadas para estimular reflexões e produções de textos. O estágio também proporcionou um olhar crítico sobre a gestão democrática das CFR’s, destacando a necessidade de parcerias e metodologias que valorizem os saberes do campo. Esta vivência reafirma a Pedagogia da Alternância como um caminho transformador na educação do campo, conectando teoria e prática e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A participação dos pais na vida escolar dos alunos: reflexões a partir do contexto da educação do campo
    (2025-02-25) SANTOS, Jordane da Conceição; OLIVEIRA, Mateus da Silva; http://lattes.cnpq.br/2519338959002910; https://orcid.org/0000-0001-9616-1084
    Este trabalho busca refletir acerca da seguinte questão problema “Como a participação dos pais na vida escolar de seus filhos interfere e influencia no processo educativo dos mesmos?”. Esta questão emergiu durante a pesquisa do Tempo Comunidade II, no qual a professora participante da pesquisa relatou “a falta de contribuição dos pais na vida escolar dos alunos”. Tal relato despertou o interesse em investigá-lo, buscando analisar e compreender o estudo, para então entendê-lo e, finalmente discutir sobre os resultados achados. Assim, por objetivo geral temos: investigar sobre a participação da família no desenvolvimento escolar de alunos da Escola do campo Gaspar Vianna, desdobrando em objetivos específicos: analisar as percepções dos pais e professores diante do desempenho escolar; examinar quais os desafios encontrados pelos pais para contribuir no desempenho escolar dos alunos/filhos, e identificar estratégias de participação dos pais que possam contribuir no desempenho escolar dos alunos/filhos. Diante da natureza do estudo, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando um roteiro de perguntas, que à medida que a coleta dos dados ocorria, esta encontrava-se disposta a novos redirecionamentos metodológicos e uso de novos instrumentos para coleta dos dados, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que almejou compreender as percepções dos sujeitos participantes acerca da temática de estudo. Sobre as etapas da pesquisa, contou-se com a revisão da bibliografia a partir dos autores Azevedo (2016); Chiqueto (2020); Polonia; Dessen (2005); Souza (2011) e entre outros - e respectivamente, a leitura e fichamentos destas; realização de entrevistas com pais, alunos e professores, transcrição e análise dos dados, e por fim, escrita do presente texto. A pesquisa apontou que os pais são quase sempre participativos, porém ainda existem pais que possuem a “crença” de que só conversar e dar conselhos já basta para o desenvolvimento estudantil dos filhos, porém, a participação ativa dos pais é necessária, uma vez que esta demonstra que este processo não se limita apenas ao espaço e momento escolar. Portanto, a participação dos pais na vida escolar dos alunos é algo a ser trabalhado em parceria entre os pais e a escola, pois é uma participação que contribui profundamente para o sucesso acadêmico dos alunos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará
    (2024-08-28) MAIA, Jonara Pina; SOUZA, Sulivan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6453501332505435; https://orcid.org/0000-0003-3391-0265
    O presente trabalho tem como objetivo identificar os impactos sociais, e educacionais e emocionais do fechamento da escola pública São João da Comunidade do Jararí - Porto de Moz. A escola não é um local apenas de transmissão de saberes, mas sim um espaço de socialização, partilha de conhecimentos tradicionais e valores socioculturais tanto dos alunos, quanto dos pais e dos demais comunitários, que aproveitavam o espaço para fazer as reuniões, compartilhar saberes, e diálogos sobre elementos de interesses de todos. A produção de dados foi realizada em março de 2024, por meio de entrevistas com 3 alunos, entre 13 e 17 anos de idade, 2 responsáveis e 1 ancião, totalizando 06 pessoas da comunidade. Os dados apontam que um dos motivos que levaram o fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João na comunidade do Jararí, voltou-se para o custo que esses alunos representavam para o município que não levaram em consideração a identidade da escola e as questões inerentes à sua realidade. Tão pouco levou em conta a memória coletiva, a cultura e o sentimento de pertencimento a um local que estava sendo fortalecido no espaço escolar. O deslocamento dos alunos da comunidade para zona urbana é um dos principais fatores que prejudicam o desenvolvimento de suas habilidades, além de passar por temporais no rio, período chuvoso, acordar cedo, refeições fora de hora isso, tudo implica no processo de aprendizagem.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do magistério extrativista para as comunidades extrativistas do Médio Xingu
    (2024-08-26) CAZIMIRO, Higor Matheus Faustino; DOMINGUES, Willian César Lopes
    Este artigo tem como objetivo avaliar criticamente o primeiro e único projeto piloto que foi o Magistério Extrativista, o qual teve uma significativa importância para as comunidades e descrever trajetória de lutas que as associações representativas das Reservas Extrativistas da Terra do Meio e Maribel, moradores e instituições parceiras das comunidades tiveram para que esse projeto piloto viesse a ser implementado dentro das UCs da Terra do Meio. O Magistério extrativista como já falado anteriormente, foi um projeto piloto executado pela Universidade Federal do Pará – UFPA, com recursos do governo federal – Ministério da Educação. O objetivo do referido projeto era a formação de jovens extrativistas para atuarem nas salas de aula de seus próprios territórios, para suprir a falta de professores que de uma certa forma entendesse o modo de vida local e se adequasse no contexto do território, este projeto teve como público-alvo jovens das três Unidades de Conservação da Terra do Meio, onde foi conduzido por meio da Pedagogia da Alternância.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Kegebi Ik Tip Taybi Ka: histórias dos antepassados até o presente da Aldeia Muricizal à missão São Francisco
    (2024-08-02) MUNDURUKU, Luiz Akay; DOMINGUES, Willian César Lopes
    O presente Trabalho de Conclusão de (TCC) é fruto da construção de um Plano de Ação para o ensino de nossa história, elaborado por mim com a comunidade Missão São Francisco do Rio Cururu, no Alto Tapajós. O trabalho foi elaborado a partir do resumo da pesquisa elaborada durante o decorrer do curso nos períodos de Tempo Comunidade com os filhos dos fundadores da aldeia e foi assim que consegui elaborar a conclusão do meu TCC. Conhecer a história e as narrativas de nossos antepassados e o histórico da fundação da Aldeia Missão Francisco antes da criação da Aldeia Muricizal. Procurei evidenciar o histórico dos nossos antepassados e o histórico da fundação da aldeia, mapa, localização, cartografia, as narrativas de nosso povo e o registro fotográfico dos nossos antepassados e de hoje em dia, onde eles viviam antes, quem é o Deus deles, quem é o desenhista mais antigos da história que deixou os desenhos nos lugares sagrados, onde eles andavam antes de chegada dos portugueses, quem são os caçadores de cabeça, criação da assembleia geral do povo Munduruku, para que eles fundaram a associação e organização social, chegada de jesuítas, atividades produtivas da comunidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O protagonismo das mulheres na Resex Riozinho do Anfrísio/Pa
    (2024-08-30) MATOS, Luziane Pereira; PARENTE, Francilene de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/9404017739145648
    “O Protagonismo das Mulheres na Resex Riozinho do Anfrísio” explora o papel central que as mulheres desempenham na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, localizada na bacia do Rio Xingu, na Terra do Meio/ Pará, mostrando como as práticas tradicionais e os conhecimentos das mulheres contribuem para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável da região. O trabalho contextualiza a história de ocupação do território, destacando a importância da extração da borracha e a formação das comunidades ribeirinhas, assim como os desafios enfrentados pelas mulheres devido ao machismo enraizado, que perpetua a desigualdade de gênero na comunidade. O texto discute como as mulheres estão lutando por mais autonomia e pela preservação dos saberes tradicionais, como o uso de plantas medicinais e práticas de parteiras, que estão em risco de desaparecer, por meio das narrativas das mulheres ribeirinhas/extrativistas, com vistas a descortinar a invisibilidade das mulheres naquele território, colaborando para a promoção da igualdade de gênero, o desenvolvimento comunitário, o reconhecimento e a valorização do protagonismo feminino, essenciais para o futuro sustentável na Reserva Riozinho do Anfrísio.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do território para populações tradicionais, e a luta pela permanência no local
    (2024-02-23) SILVA, Rodrigo de Sousa; DOMINGUES, Willian César Lopes
    Este trabalho tem como objetivo relatar como foi toda a trajetória de trabalho de pesquisa desenvolvido na comunidade Nova Olinda, relata o passo a passo de como se deu todo o processo, as dificuldades e desafios encontrados, aborda também os conceitos de território para a sociedade ocidental e para os moradores locais e qual a importância de viver no seu local de origem.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicações de ecologia cultural na definição da identidade extrativista/ribeirinha na Resex Rio Xingu
    (2024-08-30) BERNALDINO, Itamir Costa; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855
    Este trabalho visa mostrar a relação dos moradores da Reserva Extrativista Rio Xingu com o seu território, de modo a compreender melhor a identidade Extrativista/Ribeirinha. Sabe-se que as atividades de extrativismo exigem que haja conhecimento do território, da ecologia das espécies exploradas e das regras culturais que as regulam. Por esse motivo, a ecologia cultural pode ajudar na compreensão de tal identidade, já que ela estuda a relação adaptativa de um povo para com o meio em que vive e do meio para com seus moradores humanos. Os saberes tradicionais vêm passando de geração em geração pelas famílias das comunidades Extrativistas/Ribeirinhas e, com o passar do tempo, ocorrem mudanças nos elementos da cultura desse povo, porque é natural do ser humano se adaptar às mudanças ocorridas durante o passar dos anos. As adaptações são necessárias para melhorar a estadia de um determinado grupo social ou indivíduo em meio à natureza. Buscando compreender tais processos, a pesquisa foi realizada em comunidades da RESEX Rio Xingu, através de: observação participante, entrevistas semi-estruturadas e oficina na escola. Foram identificadas sete categorias analíticas ecológicas culturais, que representam interações entre elementos da cultura para com o meio, padrões comportamentais adaptados às mudanças socioculturais e consequências das mudanças sobre a cultura. Algumas mudanças foram evidenciadas, como o desaparecimento da confecção de artesanatos em madeira e a transição alimentar que está acontecendo, com fortes influências do mercado externo de produtos processados. Por outro lado, o uso de remédios naturais, feitos à base de plantas medicinais, e a caça de subsistência ainda são mantidos. A pesca sofreu mudanças, devido a alterações nos ciclos do rio, causados por ação antrópica. Todos os saberes tradicionais pesquisados foram considerados como importantes conteúdos para serem tratados em sala de aula, a fim de melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. A oficina realizada com pais, alunos e prestadores de serviços educacionais na escola mostrou que todos os participantes conhecem os roçados, os castanhais e espécies de animais que os frequentam. Eles também se referiram a aspectos do manejo, do uso das plantas e de produtos obtidos a partir delas com certa precisão. No entanto, houve mais desconhecimento por parte dos jovens, o que demonstra a importância de uma educação diferenciada e contextualizada nas escolas das Reservas Extrativistas. Além do que, adultos entrevistados não sabiam definir muito bem a identidade Extrativista/Ribeirinha. Pode-se perceber a ecologia cultural como importante ferramenta para a organização dos saberes e fazeres tradicionais, a partir do que, torna-se possível esclarecer melhor os moradores da Resex sobre sua identidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial de formação: narrativas de uma estudante de Educação do Campo
    (2024-03-28) VITORIANO, Aline Luzia Barbosa Pereira; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    Este trabalho apresenta o percurso da autora, discente do Curso de Educação do Campo, a partir do seu memorial de formação, que, mobilizada pelos movimentos sociais em defesa dos direitos humanos, reflete sobre suas experiências vividas ao longo de sua vida e formação, bem como as contribuições do Curso de Educação do Campo na formação de professora e liderança social. Com a perspectiva da pesquisa narrativa, tomou como objetivo evidenciar os entrelaçamentos entre as diferentes fases de sua vida e formação a partir da rememoração. Os diálogos com Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Jorge Larrosa Michael Connelly, Jean Clandinin, Guilherme Prado, Inês Bragança, contribuiu para tecer conhecimentos que trazem a temática das experiências ao longo das fases da vida e formação, tanto pelas memórias quanto pela linguagem. No que tange à abordagem metodológica, em diálogo com pesquisa narrativa no campo educacional, a pesquisa traz questões da formação de professora e liderança social, organizadas em eixos temáticos. O caminho percorrido na pesquisa e formação possibilitou algumas lições, dentre elas, descobrir-se como professora-narradora, a ampliação e potência da escrita autoral, defensora dos direitos humanos, formação de liderança em suas dimensões políticas e sociais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Afirmação da identidade étnica e memória: o processo de titulação da Comunidade Remanescente de Quilombo São José de Carrazedo- Município de Gurapá-Pará
    (2023-11-15) COSTA, Maria Orlanda Fonseca da; FARIA, Eliane da Silva Sousa; http://lattes.cnpq.br/3833504657103714
    Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise histórica e antropológica do processo de fundação da comunidade quilombola de São José do Carrazedo, localizada no município de Gurupá, Pará, e compreender o processo de afirmação da identidade étnica por meio da análise do processo de titulação dessa comunidade como remanescente de quilombo. A metodologia utilizada foi a observação participante, história oral e análise documental. A pesquisa mostrou que a área onde atualmente é a comunidade passou por múltiplas reocupações: uma ocupação pré-colonial, demostradas pelos vestígios arqueológicos encontrados no local, uma ocupação colonial, retratada nos registros históricos que remetem ao século XVIII e uma ocupação atual relatada pelos moradores mais antigos da comunidade. A pesquisa me permitiu conhecer a luta por direitos vivenciada pelos moradores da comunidade, minha origem, cultura, ancestralidade e a valorizar e respeitar minha identidade étnica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da prática leitora dos alunos de turmas multisseriadas da EMEF Cristo Rei na Comunidade Primavera, Porto de Moz/PA
    (2023-11-14) SOUZA, Maria Claudete Monteiro de; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a avaliação da prática leitora das turmas de 8º e 9º ano. Assim sendo, este trabalho objetiva investigar a proficiência em leitura desses alunos e as estratégias usadas pela professora para o incentivo dessa prática. A pesquisa foi realizada na EMEF Cristo Rei, na comunidade Primavera, município de Porto de Moz-PA. Trata-se de uma escola polo que atende alunos do fundamental menor, maior e o modular do ensino médio. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se a pesquisa etnográfica, com aplicação de questionário com as turmas e entrevista com a professora, além disso, foram feitas observações em sala de aula. Ao final da realização desse trabalho mostrou-se a importância de se trabalhar a leitura em sala de aula, mais ainda, foi ressaltado a importância da avaliação contínua da leitura, como um processo para o aprimoramento do ato de ler.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA
    (2023-09-27) SILVA, Ana Paula de Jesus da; ANDRADE, Aparecida de Lourdes Pedroso de; http://lattes.cnpq.br/6951370218355443; https://orcid.org/0000-0003-0168-2843
    O presente trabalho apresenta o contexto histórico sobre a formação para professores, a Educação do Campo e a Licenciatura em Educação do Campo-Campus Altamira a partir de alguns relatos do Tempo Comunidade vivenciado pela autora do trabalho. Tem como objetivo compreender a formação para professores e as políticas públicas instituídas para a formação de professores do campo, tendo como parâmetro o curso Licenciatura em Educação do Campo-Linguagem e Códigos e apresentar minhas percepções na vivência nos Tempos Comunidade. A metodologia utilizada parte de uma revisão bibliográfica e de relatos de experiência da autora e estão relacionados com a Pedagogia da Alternância, metodologia que estrutura o curso. No que se refere às bibliografias foram utilizadas algumas obras de pesquisadores que discutem e problematizam as várias determinantes próprias da Educação do Campo com suas políticas, serão considerados portanto as investigações de: Rossato (2018), Molina & Sá (2020), Caldart & Molina (2004), entre outros. A justificativa para desenvolver o trabalho é a relação dos assuntos discorridos no curso de Licenciatura em Educação do Campo e a realidade observada durante os Tempos Comunidades. O tempo comunidade foi desenvolvido em três momentos e todos com alunos de Comunidades rurais, o primeirofoi desenvolvido na comunidade Santa Luzia com turmas do Ensino Fundamental Final,o segundo momento foi na Escola Brasil Novo na zona urbana com alunos vindo das comunidades rurais e o terceiro momento foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Brasil Novo.Todos os Tempos Comunidade foram investigadas aulas significativas e de acordo com a realidade.como resultado da pesquisa podemos reconhecer que a UFPA é a universidade que tem contribuído significadamente para essa melhoria nesta região, e nesse espaço de tempo com duração de quatro anos, os professores proporcionaram formação de educadores que, possam reconhecer o currículo do Campo e desenvolver estratégias de aprendizagem diferenciadas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Por escolas ribeirinhas que valorizem os saberes e o protagonismo das mulheres pescadoras na RDS Vitória de Souzel, Senador José Porfírio, Pará
    (2023-08-04) SOUSA, Edileusa da Silva; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969; https://orcid.org/0000-0002-7066-0480
    O objetivo é refletir como os saberes da pesca e das pescadoras tradicionais podem ser abordadas nas escolas ribeirinhas, visando a problematização da realidade socioambiental e a relação com os modos de vida da população da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vitória de Souzel, de Senador José Porfírio, Pará. A metodologia foi de cunho qualitativo, fundamentada em dados gerados por meio de entrevista semiestruturada a quatro pescadoras artesanais. Os dados apontam que as mulheres pescadoras possuem saberes sobre a atividade de pesca acumuladas por meio de experiências vividas no cotidiano, além de representarem maneiras de se relacionar e de interpretar a natureza, compreendido pela observação e pelos ensinamentos de gerações mais experientes. Sentem a necessidade também da valorização da atividade de pesca artesanal no ambiente escolar onde seus filhos estudam.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projetos de exploração florestal e restrições ao acesso e uso da Sociobiodiversidade pelas famílias da Comunidade Quilombola Flexinha, Municipio de Gurupá, Pará
    (2023-04-27) GOMES, Neiva dos Santos; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969; https://orcid.org/0000-0002-7066-0480
    As transformações promovidas por projetos instalados na região Amazônica têm aumento a demanda por produtos da região, extração de madeira e mais recentemente o sequestro de carbono. Esse artigo tem o objetivo de analisar as influências do projeto de exploração florestal nas mudanças nos sistemas agroextrativistas e na sociobiodiversidade na Comunidade Quilombola Flexinha, município de Gurupá, Pará. Foram feitas entrevistas com pessoas chaves e famílias da comunidade, observação participante, além da utilização da base de dados obtida ao longo dos trabalhos do Tempo Comunidade do curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento. Os projetos de exploração florestal limitaram as famílias no acesso e uso da sociobiodiversidade porque degradaram a floresta, impactaram a produção agroextrativista, além de acirrarem conflitos internos e externos. A manutenção da sociobiodiversidade local depende da existência de políticas que evidenciem o uso dos recursos naturais de forma sustentável, e não um modelo econômico que venha alterar os sistemas agroextrativistas locais deixando rastros de destruição e conflitos e que privilegia alguns grupos sociais, enquanto destrói as possibilidades de vida a outros.