Faculdade de Etnodiversidade - CALTA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará(2024-08-28) MAIA, Jonara Pina; SOUZA, Sulivan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6453501332505435; https://orcid.org/0000-0003-3391-0265O presente trabalho tem como objetivo identificar os impactos sociais, e educacionais e emocionais do fechamento da escola pública São João da Comunidade do Jararí - Porto de Moz. A escola não é um local apenas de transmissão de saberes, mas sim um espaço de socialização, partilha de conhecimentos tradicionais e valores socioculturais tanto dos alunos, quanto dos pais e dos demais comunitários, que aproveitavam o espaço para fazer as reuniões, compartilhar saberes, e diálogos sobre elementos de interesses de todos. A produção de dados foi realizada em março de 2024, por meio de entrevistas com 3 alunos, entre 13 e 17 anos de idade, 2 responsáveis e 1 ancião, totalizando 06 pessoas da comunidade. Os dados apontam que um dos motivos que levaram o fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João na comunidade do Jararí, voltou-se para o custo que esses alunos representavam para o município que não levaram em consideração a identidade da escola e as questões inerentes à sua realidade. Tão pouco levou em conta a memória coletiva, a cultura e o sentimento de pertencimento a um local que estava sendo fortalecido no espaço escolar. O deslocamento dos alunos da comunidade para zona urbana é um dos principais fatores que prejudicam o desenvolvimento de suas habilidades, além de passar por temporais no rio, período chuvoso, acordar cedo, refeições fora de hora isso, tudo implica no processo de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A importância do magistério extrativista para as comunidades extrativistas do Médio Xingu(2024-08-26) CAZIMIRO, Higor Matheus Faustino; DOMINGUES, Willian César LopesEste artigo tem como objetivo avaliar criticamente o primeiro e único projeto piloto que foi o Magistério Extrativista, o qual teve uma significativa importância para as comunidades e descrever trajetória de lutas que as associações representativas das Reservas Extrativistas da Terra do Meio e Maribel, moradores e instituições parceiras das comunidades tiveram para que esse projeto piloto viesse a ser implementado dentro das UCs da Terra do Meio. O Magistério extrativista como já falado anteriormente, foi um projeto piloto executado pela Universidade Federal do Pará – UFPA, com recursos do governo federal – Ministério da Educação. O objetivo do referido projeto era a formação de jovens extrativistas para atuarem nas salas de aula de seus próprios territórios, para suprir a falta de professores que de uma certa forma entendesse o modo de vida local e se adequasse no contexto do território, este projeto teve como público-alvo jovens das três Unidades de Conservação da Terra do Meio, onde foi conduzido por meio da Pedagogia da Alternância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Kegebi Ik Tip Taybi Ka: histórias dos antepassados até o presente da Aldeia Muricizal à missão São Francisco(2024-08-02) MUNDURUKU, Luiz Akay; DOMINGUES, Willian César LopesO presente Trabalho de Conclusão de (TCC) é fruto da construção de um Plano de Ação para o ensino de nossa história, elaborado por mim com a comunidade Missão São Francisco do Rio Cururu, no Alto Tapajós. O trabalho foi elaborado a partir do resumo da pesquisa elaborada durante o decorrer do curso nos períodos de Tempo Comunidade com os filhos dos fundadores da aldeia e foi assim que consegui elaborar a conclusão do meu TCC. Conhecer a história e as narrativas de nossos antepassados e o histórico da fundação da Aldeia Missão Francisco antes da criação da Aldeia Muricizal. Procurei evidenciar o histórico dos nossos antepassados e o histórico da fundação da aldeia, mapa, localização, cartografia, as narrativas de nosso povo e o registro fotográfico dos nossos antepassados e de hoje em dia, onde eles viviam antes, quem é o Deus deles, quem é o desenhista mais antigos da história que deixou os desenhos nos lugares sagrados, onde eles andavam antes de chegada dos portugueses, quem são os caçadores de cabeça, criação da assembleia geral do povo Munduruku, para que eles fundaram a associação e organização social, chegada de jesuítas, atividades produtivas da comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O protagonismo das mulheres na Resex Riozinho do Anfrísio/Pa(2024-08-30) MATOS, Luziane Pereira; PARENTE, Francilene de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/9404017739145648“O Protagonismo das Mulheres na Resex Riozinho do Anfrísio” explora o papel central que as mulheres desempenham na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, localizada na bacia do Rio Xingu, na Terra do Meio/ Pará, mostrando como as práticas tradicionais e os conhecimentos das mulheres contribuem para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável da região. O trabalho contextualiza a história de ocupação do território, destacando a importância da extração da borracha e a formação das comunidades ribeirinhas, assim como os desafios enfrentados pelas mulheres devido ao machismo enraizado, que perpetua a desigualdade de gênero na comunidade. O texto discute como as mulheres estão lutando por mais autonomia e pela preservação dos saberes tradicionais, como o uso de plantas medicinais e práticas de parteiras, que estão em risco de desaparecer, por meio das narrativas das mulheres ribeirinhas/extrativistas, com vistas a descortinar a invisibilidade das mulheres naquele território, colaborando para a promoção da igualdade de gênero, o desenvolvimento comunitário, o reconhecimento e a valorização do protagonismo feminino, essenciais para o futuro sustentável na Reserva Riozinho do Anfrísio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do território para populações tradicionais, e a luta pela permanência no local(2024-02-23) SILVA, Rodrigo de Sousa; DOMINGUES, Willian César LopesEste trabalho tem como objetivo relatar como foi toda a trajetória de trabalho de pesquisa desenvolvido na comunidade Nova Olinda, relata o passo a passo de como se deu todo o processo, as dificuldades e desafios encontrados, aborda também os conceitos de território para a sociedade ocidental e para os moradores locais e qual a importância de viver no seu local de origem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Aplicações de ecologia cultural na definição da identidade extrativista/ribeirinha na Resex Rio Xingu(2024-08-30) BERNALDINO, Itamir Costa; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855Este trabalho visa mostrar a relação dos moradores da Reserva Extrativista Rio Xingu com o seu território, de modo a compreender melhor a identidade Extrativista/Ribeirinha. Sabe-se que as atividades de extrativismo exigem que haja conhecimento do território, da ecologia das espécies exploradas e das regras culturais que as regulam. Por esse motivo, a ecologia cultural pode ajudar na compreensão de tal identidade, já que ela estuda a relação adaptativa de um povo para com o meio em que vive e do meio para com seus moradores humanos. Os saberes tradicionais vêm passando de geração em geração pelas famílias das comunidades Extrativistas/Ribeirinhas e, com o passar do tempo, ocorrem mudanças nos elementos da cultura desse povo, porque é natural do ser humano se adaptar às mudanças ocorridas durante o passar dos anos. As adaptações são necessárias para melhorar a estadia de um determinado grupo social ou indivíduo em meio à natureza. Buscando compreender tais processos, a pesquisa foi realizada em comunidades da RESEX Rio Xingu, através de: observação participante, entrevistas semi-estruturadas e oficina na escola. Foram identificadas sete categorias analíticas ecológicas culturais, que representam interações entre elementos da cultura para com o meio, padrões comportamentais adaptados às mudanças socioculturais e consequências das mudanças sobre a cultura. Algumas mudanças foram evidenciadas, como o desaparecimento da confecção de artesanatos em madeira e a transição alimentar que está acontecendo, com fortes influências do mercado externo de produtos processados. Por outro lado, o uso de remédios naturais, feitos à base de plantas medicinais, e a caça de subsistência ainda são mantidos. A pesca sofreu mudanças, devido a alterações nos ciclos do rio, causados por ação antrópica. Todos os saberes tradicionais pesquisados foram considerados como importantes conteúdos para serem tratados em sala de aula, a fim de melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. A oficina realizada com pais, alunos e prestadores de serviços educacionais na escola mostrou que todos os participantes conhecem os roçados, os castanhais e espécies de animais que os frequentam. Eles também se referiram a aspectos do manejo, do uso das plantas e de produtos obtidos a partir delas com certa precisão. No entanto, houve mais desconhecimento por parte dos jovens, o que demonstra a importância de uma educação diferenciada e contextualizada nas escolas das Reservas Extrativistas. Além do que, adultos entrevistados não sabiam definir muito bem a identidade Extrativista/Ribeirinha. Pode-se perceber a ecologia cultural como importante ferramenta para a organização dos saberes e fazeres tradicionais, a partir do que, torna-se possível esclarecer melhor os moradores da Resex sobre sua identidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial de formação: narrativas de uma estudante de Educação do Campo(2024-03-28) VITORIANO, Aline Luzia Barbosa Pereira; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este trabalho apresenta o percurso da autora, discente do Curso de Educação do Campo, a partir do seu memorial de formação, que, mobilizada pelos movimentos sociais em defesa dos direitos humanos, reflete sobre suas experiências vividas ao longo de sua vida e formação, bem como as contribuições do Curso de Educação do Campo na formação de professora e liderança social. Com a perspectiva da pesquisa narrativa, tomou como objetivo evidenciar os entrelaçamentos entre as diferentes fases de sua vida e formação a partir da rememoração. Os diálogos com Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Jorge Larrosa Michael Connelly, Jean Clandinin, Guilherme Prado, Inês Bragança, contribuiu para tecer conhecimentos que trazem a temática das experiências ao longo das fases da vida e formação, tanto pelas memórias quanto pela linguagem. No que tange à abordagem metodológica, em diálogo com pesquisa narrativa no campo educacional, a pesquisa traz questões da formação de professora e liderança social, organizadas em eixos temáticos. O caminho percorrido na pesquisa e formação possibilitou algumas lições, dentre elas, descobrir-se como professora-narradora, a ampliação e potência da escrita autoral, defensora dos direitos humanos, formação de liderança em suas dimensões políticas e sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Afirmação da identidade étnica e memória: o processo de titulação da Comunidade Remanescente de Quilombo São José de Carrazedo- Município de Gurapá-Pará(2023-11-15) COSTA, Maria Orlanda Fonseca da; FARIA, Eliane da Silva Sousa; http://lattes.cnpq.br/3833504657103714Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise histórica e antropológica do processo de fundação da comunidade quilombola de São José do Carrazedo, localizada no município de Gurupá, Pará, e compreender o processo de afirmação da identidade étnica por meio da análise do processo de titulação dessa comunidade como remanescente de quilombo. A metodologia utilizada foi a observação participante, história oral e análise documental. A pesquisa mostrou que a área onde atualmente é a comunidade passou por múltiplas reocupações: uma ocupação pré-colonial, demostradas pelos vestígios arqueológicos encontrados no local, uma ocupação colonial, retratada nos registros históricos que remetem ao século XVIII e uma ocupação atual relatada pelos moradores mais antigos da comunidade. A pesquisa me permitiu conhecer a luta por direitos vivenciada pelos moradores da comunidade, minha origem, cultura, ancestralidade e a valorizar e respeitar minha identidade étnica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da prática leitora dos alunos de turmas multisseriadas da EMEF Cristo Rei na Comunidade Primavera, Porto de Moz/PA(2023-11-14) SOUZA, Maria Claudete Monteiro de; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a avaliação da prática leitora das turmas de 8º e 9º ano. Assim sendo, este trabalho objetiva investigar a proficiência em leitura desses alunos e as estratégias usadas pela professora para o incentivo dessa prática. A pesquisa foi realizada na EMEF Cristo Rei, na comunidade Primavera, município de Porto de Moz-PA. Trata-se de uma escola polo que atende alunos do fundamental menor, maior e o modular do ensino médio. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se a pesquisa etnográfica, com aplicação de questionário com as turmas e entrevista com a professora, além disso, foram feitas observações em sala de aula. Ao final da realização desse trabalho mostrou-se a importância de se trabalhar a leitura em sala de aula, mais ainda, foi ressaltado a importância da avaliação contínua da leitura, como um processo para o aprimoramento do ato de ler.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA(2023-09-27) SILVA, Ana Paula de Jesus da; ANDRADE, Aparecida de Lourdes Pedroso de; http://lattes.cnpq.br/6951370218355443; https://orcid.org/0000-0003-0168-2843O presente trabalho apresenta o contexto histórico sobre a formação para professores, a Educação do Campo e a Licenciatura em Educação do Campo-Campus Altamira a partir de alguns relatos do Tempo Comunidade vivenciado pela autora do trabalho. Tem como objetivo compreender a formação para professores e as políticas públicas instituídas para a formação de professores do campo, tendo como parâmetro o curso Licenciatura em Educação do Campo-Linguagem e Códigos e apresentar minhas percepções na vivência nos Tempos Comunidade. A metodologia utilizada parte de uma revisão bibliográfica e de relatos de experiência da autora e estão relacionados com a Pedagogia da Alternância, metodologia que estrutura o curso. No que se refere às bibliografias foram utilizadas algumas obras de pesquisadores que discutem e problematizam as várias determinantes próprias da Educação do Campo com suas políticas, serão considerados portanto as investigações de: Rossato (2018), Molina & Sá (2020), Caldart & Molina (2004), entre outros. A justificativa para desenvolver o trabalho é a relação dos assuntos discorridos no curso de Licenciatura em Educação do Campo e a realidade observada durante os Tempos Comunidades. O tempo comunidade foi desenvolvido em três momentos e todos com alunos de Comunidades rurais, o primeirofoi desenvolvido na comunidade Santa Luzia com turmas do Ensino Fundamental Final,o segundo momento foi na Escola Brasil Novo na zona urbana com alunos vindo das comunidades rurais e o terceiro momento foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Brasil Novo.Todos os Tempos Comunidade foram investigadas aulas significativas e de acordo com a realidade.como resultado da pesquisa podemos reconhecer que a UFPA é a universidade que tem contribuído significadamente para essa melhoria nesta região, e nesse espaço de tempo com duração de quatro anos, os professores proporcionaram formação de educadores que, possam reconhecer o currículo do Campo e desenvolver estratégias de aprendizagem diferenciadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Por escolas ribeirinhas que valorizem os saberes e o protagonismo das mulheres pescadoras na RDS Vitória de Souzel, Senador José Porfírio, Pará(2023-08-04) SOUSA, Edileusa da Silva; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969; https://orcid.org/0000-0002-7066-0480O objetivo é refletir como os saberes da pesca e das pescadoras tradicionais podem ser abordadas nas escolas ribeirinhas, visando a problematização da realidade socioambiental e a relação com os modos de vida da população da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vitória de Souzel, de Senador José Porfírio, Pará. A metodologia foi de cunho qualitativo, fundamentada em dados gerados por meio de entrevista semiestruturada a quatro pescadoras artesanais. Os dados apontam que as mulheres pescadoras possuem saberes sobre a atividade de pesca acumuladas por meio de experiências vividas no cotidiano, além de representarem maneiras de se relacionar e de interpretar a natureza, compreendido pela observação e pelos ensinamentos de gerações mais experientes. Sentem a necessidade também da valorização da atividade de pesca artesanal no ambiente escolar onde seus filhos estudam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projetos de exploração florestal e restrições ao acesso e uso da Sociobiodiversidade pelas famílias da Comunidade Quilombola Flexinha, Municipio de Gurupá, Pará(2023-04-27) GOMES, Neiva dos Santos; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969; https://orcid.org/0000-0002-7066-0480As transformações promovidas por projetos instalados na região Amazônica têm aumento a demanda por produtos da região, extração de madeira e mais recentemente o sequestro de carbono. Esse artigo tem o objetivo de analisar as influências do projeto de exploração florestal nas mudanças nos sistemas agroextrativistas e na sociobiodiversidade na Comunidade Quilombola Flexinha, município de Gurupá, Pará. Foram feitas entrevistas com pessoas chaves e famílias da comunidade, observação participante, além da utilização da base de dados obtida ao longo dos trabalhos do Tempo Comunidade do curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento. Os projetos de exploração florestal limitaram as famílias no acesso e uso da sociobiodiversidade porque degradaram a floresta, impactaram a produção agroextrativista, além de acirrarem conflitos internos e externos. A manutenção da sociobiodiversidade local depende da existência de políticas que evidenciem o uso dos recursos naturais de forma sustentável, e não um modelo econômico que venha alterar os sistemas agroextrativistas locais deixando rastros de destruição e conflitos e que privilegia alguns grupos sociais, enquanto destrói as possibilidades de vida a outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saia literária: crianças tomando gosto pela leitura na escola Filadélfia, comunidade Nossa Senhora Aparecida, Rio Aranaquarazinho, município de Chaves, Pará(2023-05-16) CASTRO, Noeme Reis; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761Este trabalho trata de um relato de experiências que tive nos meus estágios supervionado da Universidade Federal do Pará (UFPA) com ênfase em linguagens e códigos no Campus de Altamira. Onde tive a oportunidade de exercer o papel de docente em uma turma multisseriada, na escola Filadélfia comunidade Nossa Senhora Aparecida no Rio Aranaquarazinho, município de chaves, Pará, e colocar em prática algo que a própria Faculdade me proporcionou a conhecer e vivenciar. O que me levou a repensar práticas docente na área da linguagem em especial na escola do campo, onde há uma infinidade de desafios tanto com relação aos educandos nas práticas de ensino, quanto aos espaços físicos que nos são proporcionados. Quanto a metodologia, como trata-se de um relato de experiências todas as ações neste trabalho citado, foram experiência ao longo dos meus estágios supervisionados e balizada por estudos que dialogam com minhas práticas executada no campo de experiência, seguido de algumas observações em meio aos estágios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manejo de açaizais como uma prática de etnodesenvolvimneto da Comunidade Extrativista Santo Antonio no Município de Gurupá -PA(2023-03-22) SANTOS, Robson Costa dos; OLIVEIRA, Assis da Costa; http://lattes.cnpq.br/1543002680290808; https://orcid.org/0000-0003-3207-7400O presente artigo objetiva compreender as contribuições do manejo dos açaizais para a conservação da sociobiodiversidade da comunidade Santo Antônio, localizada na Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço, município de Gurupá, estado do Pará. O manejo dos açaizais nativos iniciou-se como alternativa de sobrevivência para diminuir a prática predatória contra a sociobiodiversidade e a garantia da produção e qualidade dos frutos. O artigo entrevistou 10 extrativista e 1 liderança comunitária mentor da inciativa do manejo de açaizais, seguindo uma combinação de análise de dados qualitativa e quantitativa, estruturado com questionário de perguntas semiaberta e fechada. Experiências e saberes tradicionais introduzidos pelos próprios extrativistas potencializaram os valores sociais, econômicos, ambientais e culturais, e consequentemente apresentaram bons resultados nas áreas manejadas: 90% confirmaram que a aplicação do manejo como melhoramento no uso da área e 10% analisaram como aprimoramento do manejo como uma tomada de consciência no uso da área. Por outro lado, 70% afirmam também que houve ganho no aumento da produção, presença de espécies madeireira, frutíferas e caça. Outras 30% relataram que houve ganho no aumento e qualidade da produção, presença de espécies madeireira, frutíferas e caça. Resultando no aumento significativo da renda média por famílias com ganho aproximado de 233% no valor em reais em comparação a renda da entre safras. Ganhos que repercutiram positivamente no poder aquisitivo das famílias para os setores de infraestrutura, moradia e locomoção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da literatura de cordel na escola do campo: relato de experiência na E.M.E.F Filadélfia – município de Chaves (PA), Ilha do Marajó(2023-04-14) CASTRO, Kalebe Gonçalves; QUEIROZ, Dimitria Leão de; http://lattes.cnpq.br/2740807855351340Experiência prática em sala de aula é um alicerce fundamental para a formação docente, mas é necessário que a experiência junto aos alunos se dê tanto por meio do ensino de Língua Portuguesa, quanto pelo ensino de suas Literaturas, atreladas às demandas específicas de cada turma. É pensando sobre esses aspectos teóricos e práticos, que o presente trabalho traz o “relato de experiência” da disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Educação do Campo com ênfase em Linguagens e Códigos – Português, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, realizado no período de estágio e regência na turma da 4ª etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na escola Filadélfia, situada no município de Chaves-PA na ilha do Marajó, que ocorreu entre os dias 10 e 25 de setembro de 2022, no período noturno. O relato dessa experiência tem como objetivo principal discutir o ensino da Literatura de Cordel, como uma manifestação da literatura popular, nas escolas do Campo, analisando também a recepção dos alunos sobre as atividades desenvolvidas e as diversas questões que perpassam o ensino da Literatura na Escola do Campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Diagnóstico do ensino de análise linguística no 9° ano do ensino fundamental na Escola Maria Pereira da Silva em Itaituba-PA(2023-03-30) LUZ, Jorgeleno Gomes da; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho trata de uma análise das metodologias utilizadas no ensino de análise linguística, comumente chamado de ensino de gramática, no 9º ano do ensino fundamental da EMEF Maria Pereira da Silva, escola do campo, situada no garimpo do Crepurizinho, SN- Zona Garimpeira, Itaituba – Pará. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas, observações e materiais coletados, além de levantamento bibliográfico. Buscou-se identificar como os professores lidam com o ensino da gramatica no nono ano do fundamental e se a forma como lidam trazem resultados, como parâmetro, é associado a teorias de autores como Antunes (2003), Freire (1996), Oliveira (2010), Passeggi (2018), entre outros. A partir dos dados coletados, podemos dizer que o ensino de análise linguística está presente nos discursos dos professores entrevistados e é o primeiro passo para uma mudança da prática em sala de aula, em contraponto ao ensino tradicional de gramática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica(2023-01-27) FRANCO, Liliane Leite; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284Este trabalho apresenta uma experiência de leitura literária com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. O texto-objeto de leitura foi o conto VENHA VER O PÔR DO SOL, de Lygia Fagundes Telles, e a proposta teve como objetivo despertar a sensibilidade dos participantes, tanto discentes como o docente da turma, quanto à possibilidade de realização de um trabalho inovador com a linguagem na escola por meio da leitura e releitura de contos. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa e consistiu em observação direta no local e intervenção didático-pedagógica junto aos sujeitos envolvidos. Os resultados apontam que o ensino aprendizagem da língua portuguesa é facilitado, ressignificado e potencializado quando o trabalho pedagógico associa as diferentes práticas de linguagem (leitura, oralidade, escrita e análise linguística) em um processo dialógico e afetivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de letramento no ensino de língua portuguesa em uma escola do campo na Transamazônica(2023-01-19) NASCIMENTO, Alanne Rainer Rosa; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284O presente trabalho é uma reflexão sobre o potencial pedagógico da articulação entre ensino de língua portuguesa e práticas de letramento a partir de uma experiência com alunos 7º ano do ensino fundamental em uma escola do campo na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, município de Brasil Novo, Pará. A pesquisa teve como fundamentação teórica pressupostos dos Estudos de Letramento (Soares 2022; Kleiman 2005; Street 2001). A metodologia utilizada envolveu pesquisa de campo com entrevistas e realização de um experimento pedagógico na disciplina de Língua Portuguesa, cujos resultados compõem a base empírica deste trabalho. Os resultados da pesquisa demostram que o ensino de Português alicerçado na perspectiva do letramento crítico potencializa a aprendizagem e contribui positivamente para formação cidadã dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ocupação da terra e uso de recursos naturais em uma comunidade de agricultores familiares da Transamazônica(2023-03-13) SOUSA, Maria Adilane da Conceição; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855Considera-se que o modelo de desenvolvimento que predomina na Amazônia se caracteriza por uma profunda desigualdade social. Uma solução viável para a sustentabilidade da região é a agricultura familiar. Visando contribuir com a compreensão da importância dela para populações amazônicas, o presente trabalho analisa o histórico de ocupação de uma comunidade e do convívio com a floresta. A área de estudo é a comunidade Nossa Senhora Imaculada da Conceição, Altamira – PA. Ela foi estudada, entre 2019 e 2023, por observação participante, pesquisa documental e entrevistas com moradores. Sua fundação ocorreu na década de 1970, sob influência da inauguração da Rodovia Transamazônica. Moradores antigos relataram que, quando chegaram no território, havia a presença de povos indígenas, os quais se afastaram dali, durante a demarcação de lotes. Na década de 1990, o INCRA deu acesso às famílias assentadas a algumas políticas públicas. Mesmo assim, várias dificuldades causaram a desistência de muitas delas, dentre as quais, a precariedade das condições de acesso. Os moradores que persistiram cultivaram, inicialmente, arroz, feijão e milho. Atualmente é frequente plantar cacau, açaí, coco e bananeiras. O plantio de reposição de frutíferas é também comum. Plantas de interesse extrativista com origens das florestas citadas foram: açaí (Euterpe oleracea M.), bacaba (Oenocarpus bacaba M.), castanheira (Bertholletia excelsa Humboldt & Bonpland) e andiroba (Carapa guianensis Aublet). Dentre os mamíferos mencionados estão: tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla L.), guariba (Alouatta sp. Lacépède), onça-pintada (Panthera onca L.), queixada (Tayassu pecari Link) e paca (Cuniculus paca L.). Além do que, moradores apontaram a ocorrência de 36 etnoespécies de aves silvestres e 15 de peixes de igarapé. A comunidade abriga um mosaico de paisagens, incluindo corredores ecológicos entre as áreas florestadas, as quais são fragmentadas pelas pastagens. Portanto, a agricultura familiar promove o sustento de parcelas da sociedade e preserva amostras da biodiversidade amazônica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios para a garantia de direitos das comunidades extrativistas na Amazônia. O caso da comunidade do Povoado do Céu - Marajó(2023-02-28) SILVA, Rafael Gomes Zãn da; ARRUDA, Paula Regina Benassuly; http://lattes.cnpq.br/7257034539917718O presente Trabalho de Curso em Etnodesenvolvimento analisará como a Comunidade do Povoado do Céu, na ilha do Marajó, se organiza socioambientalmente a partir de uma observação etnográfica. O ponto de partida propõe o levantamento de documentos primários, realizado por meio de entrevistas com os moradores do Povoado do Céu, notadamente a partir do Tempo Comunidade (TC) e do Tempo Universidade (TU) ofertados como disciplinas, que abordaram temas como: senso comunitário, saúde, educação e moradia; e, de documentos secundários, através de levantamento bibliográfico. Durante o percurso de pesquisa, foram evidenciadas violações de direitos básicos, bem como, a existência de conflitos territoriais, apesar de ser uma unidade de conservação reconhecida por lei. A mobilização social feita pela Associação dos Moradores do Povoado do Céu demonstra a identificação e a apropriação dos discursos contidos nas normas protetivas da unidade de conservação junto às instituições públicas brasileiras, contudo, em sentido diverso, há total desconhecimento sobre a garantia de direitos prescritos pela Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho, que prevê proteção diferenciada às comunidades tradicionais e que poderia se constituir em importante documento para as pautas comunitárias. Este estudo se dedicará, portanto, a conhecer o Povoado do Céu e os desafios para a conquista de direitos básicos a partir de suas próprias pautas.