Faculdade de Etnodiversidade - CALTA
URI Permanente para esta coleção
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Etnodiversidade - CALTA por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 157
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem da problemática ambiental no ensino da casa familiar rural de Uruará, Pará(2018-06) PAULA, Simone Pilonetto de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O trabalho de pesquisa foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Uruará, com o objetivo de analisar a concepção dos estudantes formados por uma proposta de educação do campo, à respeito da problemática das questões ambientais enfrentadas nos últimos anos. O que se busca neste trabalho é analisar como a escola trabalha a problemática ambiental, tanto em seu plano de curso, quanto nas ações desenvolvidas juntamente com os estudantes e comunidade extrapolando as paredes escolares. Sua estrutura está centrado na análise de dados referente a entrevistas com professores e estudantes, plano de curso e pesquisa bibliográfica. Resultados trazidos à tona pela pesquisa aborda o desenvolvimento sustentável, centrado em abordagem teórica e prática acerca das ações exercidas pela escola para com estudantes e comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ação educativa e percepções de agricultores: importância das abelhas e impactos causados pelo uso de agrotóxicos(2018-05-03) ZEFERINO, Edileno Schmidt; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente artigo tem como objetivo compreender as percepções e conhecimentos dos agricultores sobre as abelhas e a relação com o uso dos agrotóxicos para orientar proposição de ações educativas na Comunidade Nossa Senhora Aparecida de São Francisco de Assis, município de Brasil Novo, Pará. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, onde através destas foi elaborado um plano de ação a ser desenvolvida com os estudantes do 7ª ano, de acordo com a matriz de competências e habilidades do currículo adotado em Brasil Novo, Pará, em aulas expositivas e de campo. A aula buscou demonstrar o quanto as abelhas são importantes para o equilíbrio ecológico, através da polinização das plantas, o que traz também benefícios para economia mundial, nacional e regional, através da produção agrícola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações para a conservação do pescado no rio Açaí, Porto de Moz, Pará(2019-06-13) CONCEIÇÃO, Martinha dos Santos; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Esse trabalho abordou o tema da conservação do pescado com o objetivo de promover ações educativas em ambientes escolar e comunitário para contribuir com o fortalecimento do acordo de pesca criado pelas famílias que residem e desenvolvem suas atividades econômicas, culturais e religiosas em três comunidades ribeirinhas às margens do rio Acaí, município de Porto de Moz, Pará. Trata-se de trabalho que envolveu a pesquisa, o ensino e a ação comunitária. A pesquisa de cunho qualitativo envolveu entrevistas a seis comunitários para entender as visões dos mesmos sobre o acordo de pesca estabelecido desde 1992. A atividade na escola Nossa Senhora Aparecida foi construção coletiva e execução de um plano de ensino voltado para a discussão da conservação do pescado com duas turmas multiano do 6º e 7º e do 8º e 9º anos do ensino fundamental. E a ação com os comunitários foi uma reunião com participação de 36 pessoas para refletir sobre o acordo de pesca e discutir propostas para revitalizá-lo. Atualmente há uma divisão entre os comunitários em relação a apoiar o Acordo de Pesca Comunitário oficializado na Instrução Normativa nº 03 de 21 de setembro de 2011 da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura. Entretanto, há o reconhecimento que após o acordo de pesca ocorreu o aumento da quantidade e da diversidade de peixes. O principal questionamento está na falta de fiscalização dos órgãos competentes, o que leva ao descumprimento das regras estabelecidas e a entrada de pescadores de fora das comunidades nas áreas protegidas do rio Açaí. As ações mostraram que a luta em defesa da conservação do pescado continuará, sabendo que a educação tem possibilidade de motivar para que os jovens sejam portadores da transformação para melhor cuidar do meio ambiente e se obter a melhoria na qualidade de vida. Os estudantes e professores darão continuidade ao tema em seus planos e projetos didáticos, assim como será retomada a discussão da fiscalização por meio de agentes ambientais comunitários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acordo de pesca na comunidade itinerante do Joroca que se forma a partir da comunidade Espírito Santo do Tauá – Santo Antonio do Tauá – nordeste do Pará(2020-09-18) BARBOSA, Adriano Soares; MOURA, Gustavo Goulart Moreira; http://lattes.cnpq.br/4226146956798142; https://orcid.org/0000-0001-7157-857XO presente trabalho é um plano de ação coletivo construído junto a comunidade de Espírito Santo do Tauá, município de Santo Antônio do Tauá - PA, sito na PA – 242 – nordeste paraense. A partir de nossos conhecimentos tradicionais identifiquei alguns problemas como conflitos intercomunitários gerados pela implantação do parque pesqueiro industrial nos municípios de Belém, distrito de Icoaraci, Vigia de Nazaré e Bragança e o fornecimento de documentos provisórios de posse de terra concedida pela gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU), regional Pará. O objetivo do plano é discutir um acordo de pesca no território pesqueiro da comunidade Itinerante do Joroca. Para atingir este objetivo, foi realizado um processo de pesquisa-ação durante os Tempos Comunidades (TC) e socializado durante as discussões com os docentes e colegas do Curso de Etnodesenvolvimento no período dos Tempos Universidade (TU), sobre as problemáticas e potencialidades, os processos históricos de luta e resistência e a importância da autonomia dos comunitários na gestão dos seus territórios e recursos. Durante o processo de pesquisa-ação na comunidade, a pesca artesanal resiste até hoje há anos de exploração dos recursos pesqueiros ocorridos a partir das décadas de 1970 e 1980. Para atingir objetivo e diante da problemática levantada, este Plano de Ação propõe a articulação das famílias e entidades de base local, o diálogo, o debate e uma maior reflexão sobre os principais problemas que afetam as atividades pesqueiras, a elaboração da minuta dos acordos de pesca, formação do núcleo gestor e das regras para a gestão dos recursos naturais, promovendo a autogestão do território de pesca, a segurança alimentar, a autonomia das famílias envolvidas e a valorização dos saberes tradicional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afirmação da identidade étnica e memória: o processo de titulação da Comunidade Remanescente de Quilombo São José de Carrazedo- Município de Gurapá-Pará(2023-11-15) COSTA, Maria Orlanda Fonseca da; FARIA, Eliane da Silva Sousa; http://lattes.cnpq.br/3833504657103714Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise histórica e antropológica do processo de fundação da comunidade quilombola de São José do Carrazedo, localizada no município de Gurupá, Pará, e compreender o processo de afirmação da identidade étnica por meio da análise do processo de titulação dessa comunidade como remanescente de quilombo. A metodologia utilizada foi a observação participante, história oral e análise documental. A pesquisa mostrou que a área onde atualmente é a comunidade passou por múltiplas reocupações: uma ocupação pré-colonial, demostradas pelos vestígios arqueológicos encontrados no local, uma ocupação colonial, retratada nos registros históricos que remetem ao século XVIII e uma ocupação atual relatada pelos moradores mais antigos da comunidade. A pesquisa me permitiu conhecer a luta por direitos vivenciada pelos moradores da comunidade, minha origem, cultura, ancestralidade e a valorizar e respeitar minha identidade étnica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alteamento da vogal média pretônica /e/ no português falado na comunidade quilombola Maria Ribeira(2020-07-28) SOUZA, Jarlici Palheta de; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322Este artigo aborda aspectos relacionados ao alteamento da vogal média pretônica /e/ no português falado na comunidade quilombola Maria Ribeira (Gurupá/PA). Objetiva-se verificar a frequência da ocorrência de variantes tais como m[i]nino em vez de m[e]nino e [i]ntão em vez de [e]ntão e os condicionamentos que favorecem esse alçamento da vogal em questão. Os dados foram coletados por meio de gravações de relatos de experiência de 11 informantes nascidos na comunidade e que não se afastaram por mais de 3 anos. Toma-se como pressuposto teórico a teoria da variação linguística, especialmente em sua versão laboviana (LABOV, 2008). Para o processamento estatístico, utilizou-se o programa Goldvarb X. Os resultados obtidos mostram que o onset vazio ou com consoantes coronais favorece a aplicação da regra, assim como a presença das vogais altas na sílaba tônica e a proximidade entre as silabas tônica e pretônica. Somam-se a esses fatores favorecedores as sílabas leves, a faixa etária e a presença das consoantes dorsais e labiais no onset da sílaba seguinte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações de ecologia cultural na definição da identidade extrativista/ribeirinha na Resex Rio Xingu(2024-08-30) BERNALDINO, Itamir Costa; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855Este trabalho visa mostrar a relação dos moradores da Reserva Extrativista Rio Xingu com o seu território, de modo a compreender melhor a identidade Extrativista/Ribeirinha. Sabe-se que as atividades de extrativismo exigem que haja conhecimento do território, da ecologia das espécies exploradas e das regras culturais que as regulam. Por esse motivo, a ecologia cultural pode ajudar na compreensão de tal identidade, já que ela estuda a relação adaptativa de um povo para com o meio em que vive e do meio para com seus moradores humanos. Os saberes tradicionais vêm passando de geração em geração pelas famílias das comunidades Extrativistas/Ribeirinhas e, com o passar do tempo, ocorrem mudanças nos elementos da cultura desse povo, porque é natural do ser humano se adaptar às mudanças ocorridas durante o passar dos anos. As adaptações são necessárias para melhorar a estadia de um determinado grupo social ou indivíduo em meio à natureza. Buscando compreender tais processos, a pesquisa foi realizada em comunidades da RESEX Rio Xingu, através de: observação participante, entrevistas semi-estruturadas e oficina na escola. Foram identificadas sete categorias analíticas ecológicas culturais, que representam interações entre elementos da cultura para com o meio, padrões comportamentais adaptados às mudanças socioculturais e consequências das mudanças sobre a cultura. Algumas mudanças foram evidenciadas, como o desaparecimento da confecção de artesanatos em madeira e a transição alimentar que está acontecendo, com fortes influências do mercado externo de produtos processados. Por outro lado, o uso de remédios naturais, feitos à base de plantas medicinais, e a caça de subsistência ainda são mantidos. A pesca sofreu mudanças, devido a alterações nos ciclos do rio, causados por ação antrópica. Todos os saberes tradicionais pesquisados foram considerados como importantes conteúdos para serem tratados em sala de aula, a fim de melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. A oficina realizada com pais, alunos e prestadores de serviços educacionais na escola mostrou que todos os participantes conhecem os roçados, os castanhais e espécies de animais que os frequentam. Eles também se referiram a aspectos do manejo, do uso das plantas e de produtos obtidos a partir delas com certa precisão. No entanto, houve mais desconhecimento por parte dos jovens, o que demonstra a importância de uma educação diferenciada e contextualizada nas escolas das Reservas Extrativistas. Além do que, adultos entrevistados não sabiam definir muito bem a identidade Extrativista/Ribeirinha. Pode-se perceber a ecologia cultural como importante ferramenta para a organização dos saberes e fazeres tradicionais, a partir do que, torna-se possível esclarecer melhor os moradores da Resex sobre sua identidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares(2018-05-11) SALES, Renata dos Santos Xavier; MENESES, Alcione Sousa de; http://lattes.cnpq.br/0821011892711320Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso através da pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseriada (atualmente escola multiano) Nossa Senhora da Conceição, localizada no km 135 Norte, em Medicilândia. Mesmo com todas as dificuldades de acesso, falta de infraestrutura adequada, dentre outros problemas típicos das escolas no meio rural, a experiência docente analisada conseguiu desenvolver um significativo envolvimento entre família e escola, professor e aluno. Observa-se ainda uma influência positiva dessas relações, através de uma espécie de fortalecimento mútuo entre escola/docente-famílias-estudantes nem sempre explícito no processo de ensino e aprendizagem e no ambiente da escola. Nisto reside a importância do protagonismo docente para o fortalecimento da Educação do Campo, mesmo em condições adversas ao ideal de educação escolar diferenciada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas de ciências para além do livro didático em uma escola do campo da Transamazônica, Uruará (PA)(2020-07-16) SANTOS, Bruna Angélica Alves dos; FORMIGOSA, Marcos Marques; http://lattes.cnpq.br/0734899288695479O presente trabalho possui como enfoque principal as metodologias das aulas de ciências em uma escola do campo. Tem como problema de pesquisa: como uma aula diferenciada pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências nos anos finais do ensino fundamental? A pesquisa visa analisar como tem se dado o ensino dessa disciplina nas escolas do campo e como a contribuição de uma aula diferenciada pode ser importante e bem sucedida para os envolvidos. Neste trabalho, utilizaram-se os resultados obtidos no Estágio Supervisionado II, desenvolvido por meio do curso de Educação do Campo, na escola José Bonifácio. A abordagem metodológica do mesmo é de caráter qualitativo. Os dados coletados foram obtidos por meio da observação e pesquisa participante. Os resultados apresentados mostram que o uso de aulas práticas por meio de recursos simples e acessíveis trouxeram muitos resultados positivos, possibilitando a dinamização das aulas e estabelecendo relação importante entre o aluno, conteúdo trabalhado e seu modo de vida, que possibilitou a troca de conhecimento entre discente e docente. Apesar das inúmeras dificuldades no desenvolvimento das aulas diferenciadas, foi possível concluir que a aula de ciências, para além do livro didático viabiliza um meio mais atrativo de ensinar os conteúdos, fazendo com que os alunos fiquem mais interessados nas aulas com uso dessas alternativas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Autobiografia: história da minha formação acadêmica(2018-05-02) SANTOS, Valquíria da Silva dos; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este Trabalho de Curso – TCC trata-se de uma Autobiografia: História Da Minha Formação Acadêmica. A Autobiografia é um trabalho descritivo que relata não só a trajetória da minha formação escolar descreve uma síntese de alguns momentos marcantes familiares e minha formação acadêmica, Sendo de família pobre e filhos de agricultores, tive momentos bons e ruins na cidade de Brasil Novo, onde as recordações são eternas. Nesta Autobiografia, pretendo descrever a minha trajetória de vida enquanto aluna do ensino infantil até a inclusão acadêmica. Objetivando descrever o primeiro contato com experiências pessoais e profissionais adquiridas no decorrer da minha vida. Sendo de suma importância lembrar as fases da nossa vida tanto na infância quanto a fase adulta e lembrar-se das conquistas profissionais. A metodologia de trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que discorre sobre fundamentação teórica à trajetória de minha vida. O principal objetivo é valorizar o crescimento de um estudante, pois vale lembrar que são muitos anos de vivencias em um espaço escolar e que muitas pessoas não têm esse momento para relembrar e fazer uma analise do que vivenciou até chegar a uma conclusão de licenciatura, assim aprecio esse momento pra falar que é de grande significado para poder relembrar e vivenciar a segunda vez a minha vida e hoje afirmo estar preparada para o mercado do trabalho com o ensino superior em educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da prática leitora dos alunos de turmas multisseriadas da EMEF Cristo Rei na Comunidade Primavera, Porto de Moz/PA(2023-11-14) SOUZA, Maria Claudete Monteiro de; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a avaliação da prática leitora das turmas de 8º e 9º ano. Assim sendo, este trabalho objetiva investigar a proficiência em leitura desses alunos e as estratégias usadas pela professora para o incentivo dessa prática. A pesquisa foi realizada na EMEF Cristo Rei, na comunidade Primavera, município de Porto de Moz-PA. Trata-se de uma escola polo que atende alunos do fundamental menor, maior e o modular do ensino médio. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se a pesquisa etnográfica, com aplicação de questionário com as turmas e entrevista com a professora, além disso, foram feitas observações em sala de aula. Ao final da realização desse trabalho mostrou-se a importância de se trabalhar a leitura em sala de aula, mais ainda, foi ressaltado a importância da avaliação contínua da leitura, como um processo para o aprimoramento do ato de ler.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA(2019-06-07) SILVA, Raquel Storch da; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741“Estudos do meio, experimentação, visita com observação, entre outras, são exemplos do que podemos chamar de atividades práticas fundamentais para o ensino de ciências” (ANDRADE e MASSABNE, 2011 p.836). Este artigo justifica-se na necessidade de entender como é o ensino de ciências da natureza na escola entrevistada, observando a formação e metodologia dos professores com a mesma, onde os objetivos dos mesmos foram: observar dentre o ensino de ciências da natureza, os métodos que são utilizados em sala de aula já que as práticas desta disciplina exige teoria e pratica para que possa formar cidadãos críticos e autônomos para a vida social e profissional. Apesar desta disciplina exigir teoria e pratica, a realidade por parte dos professores apesar de não serem totalmente ausentes, ainda é pouco utilizadas as práticas como experimentações, e observações, percebe-se também um avanço do trabalho da professora que está se formando nesta área de conhecimento para o trabalho do professor que só trabalha com a disciplina porque foi a que sobrou. Apesar de não ser de total escolha por esta disciplina, segundo os professores, eles não deixariam de trabalharem com a mesma para trabalhar com outra disciplina. Com os resultados encontrados ficou evidente que a disciplina de ciências da natureza ainda precisa ser valorizada, a realidade é que falta formação aos professores, faltam materiais didático para que os alunos possam ser mais ricos em trocas de saberes. Diariamente ouvimos dos entes governamentais que a educação pode mudar o mundo, e pode sim, mas para formar cidadãos com uma visão para essa mudança, antes de colocar professores com essa responsabilidade, precisa-se primeiro formar professores para que os mesmos possam exercer essa função.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Casa familiar rural de Medicilândia: possibilidades e limites na implantação do projeto(2020-09-10) LIMA, Franciscleide Santos; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583Neste artigo/ensaio analisa-se os motivos pelos quais foi tomada a decisão que resultou no fechamento da escola Casa Familiar Rural, do município de Medicilândia, estado do Pará, bem como os desafios enfrentados desde a sua abertura até o seu fechamento, assim como o legado sócio cultural que a mesma “deixou” para o campesinato local, dentre outras questões. Desta forma, tomo por base a análise de informações acerca do processo educativo que este modelo de educação denominado pedagogia da alternância trouxe para o interior do município e região, a partir da implementação da primeira turma de CFR na região, destacada na condição de experiência piloto a época de sua implementação. Portanto, a partir de questionários/roteiros de entrevistas realizadas tanto com os pais de alunos, tanto quanto com funcionários, educadores e entidades que contribuíram na formação desta instituição, buscamos informações que tinham por objetivo esclarecer o/ou motivos pelos quais deu-se a suspensão ou encerramento de suas atividades, na tentativa de encontrar elementos substanciais que levaram aos resultados apresentados nesse artigo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Casa Familiar Rural Dorothy Stang e a Educação do Campo no município de Anapu-PA(2020-09-25) MEDEIROS, Markdione Silva de; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583O presente artigo/ensaio consiste em um estudo de caso realizado na Casa Familiar Rural Dorothy Stang, localizada no município de Anapu, estado do Pará, e se propõe fazer uma análise de parte da literatura acerca de como se deu o processo de idealização, fundamentação e implantação das CFRs de um modo geral e, uma apreciação, junto aos atores sociais envolvidos na efetivação e funcionamento da mesma, considerando, notadamente, o grau de importância atribuída a esta, bem como sua representatividade junto a sociedade campesina da região. Para tanto, considera-se o papel que a referida CFR exerce junto aos camponeses, para além dos aspectos ligados a formação pedagógica e a busca por políticas públicas, pois que esta se propõe a desenvolver atividades que dizem respeito a busca da melhorias da qualidade de vida do campesinato regional/local, na formulação de políticas básicas de saúde, lazer, educação, entretenimento, etc. Além disso, a proposta se pretende emancipadora para com os jovens estudantes do campo, valorizando sua cultura, seus conhecimentos, visando constituir estes na condição de protagonistas. Nesse sentido, iremos discutir ao longo deste trabalho, até que ponto se efetiva esta proposição na vida cotidiana do campesinato local/regional, considerando-se o universo das famílias que participam direta ou indiretamente do referido projeto, trazendo para debate parte do processo de idealização e construção da CFR, bem como os ideais que fundamentaram a constituição da mesma, a partir das percepções dos envolvidos no referido projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ciências Naturais e a dificuldade de ensino/aprendizagem no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola do município de Anapu Pará(2019-06-06) PAIVA, Cássia Soares; GONÇALVES, Fabíola de Souza; http://lattes.cnpq.br/6964027354861027Discute-se muito sobre os reflexos do aprendizado que os alunos, nas primeiras séries do ensino médio, herdam do ensino fundamental principalmente nas disciplinas que refletem o estudo das ciências naturais. Como resultado disto percebe-se vários fatores que versa entre o tradicionalismo e as inovações tecnológicas em constante movimento. Diante este campo de batalha entre ciências, professor, aluno e metodologias há causas e consequências bem definidas. Estes fatores pesam em dificuldades principalmente na adaptação para outro nível de ensino, seus desafios e perspectivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Colonização Brasil Novo, Pará: anseios e conquistas(2018) MORAIS, Elton Araújo; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429Este trabalho nasce da busca por entender melhor sobre a colonização do município de Brasil Novo, Pará, a partir dos relatos dos migrantes, dos anos de 1970 a 1976. Cujo objetivo foi entender as razões que fizeram esses camponeses de diversos estados brasileiros migrarem para esta remota região da Amazônia. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa com questionários semi-estruturados e aplicados a oito camponeses deste município. Os resultados alcançados apontaram as conquistas e as mazelas vivenciadas pelos camponeses, sendo a falta de terras em seus estados de origem uma dos principais motivos para a migração e por fim a conquista de terras próprias como uma das maiores conquistas apresentadas por eles.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comercialização do açaí como instrumento de etnodesenvolvimento na comunidade extrativista Boa Esperança, cidade de Curralinho - PA(2019-02-07) MORAES, Letícia Santiago de; MOURA, Gustavo Goulart Moreira; http://lattes.cnpq.br/4226146956798142; https://orcid.org/0000-0001-7157-857XEste Plano de Ação é uma construção coletiva no contexto de aliança entre os povos e academia produzido a partir das demandas da comunidade extrativista Boa Esperança, cidade de Curralinho-PA. O objetivo é criar melhores condições de comercialização do açaí por meio da Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do rio Pagão (COPA), eliminando atravessadores e possibilitando a sua venda direta ao consumidor por um preço mais justo. A construção deste plano ocorreu por meio de pesquisas participativas realizadas durante os Tempos Comunidades (TC) e de contribuições oriundas das discussões com os docentes e colegas de turma durante os Tempos Universidade (TU), ambos previstos no Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA), de levantamentos bibliográficos e de mobilizações na comunidade sobre as problemáticas e potencialidades. Parte das estratégias construídas coletivamente destacam o protagonismo do grupo, os processos históricos de luta e resistência, e a importância da autonomia dos comunitários na gestão dos seus territórios e recursos. Conforme as investigações realizadas junto ao coletivo Boa Esperança, minha comunidade de pertença, o extrativismo comunitário das práticas de produção e comercialização do açaí resiste aos duros anos de exploração dos recursos madeireiros local. Nos anos 1990, a renda familiar se valia da retirada predatória da madeira e palmito, exploração do látex e coleta de sementes. Nos dias atuais o açaí é nosso principal alimento e renda, mas os canais de comercialização se restringem aos atravessadores e a venda na feira da cidade de Curralinho. A falta de alternativas de mercado resulta em baixos preços de venda durante os meses de maior produção (julho a dezembro). Diante do objetivo e da problemática levantada, este Plano de Ação propõe a realização do acesso aos Mercados Institucionais para compra de alimentos rurais (PAA, PNAE), permanência e melhoramento do porto do açaí e a implementação do décimo terceiro salário extrativista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comunidade quilombola São José de Icatu - Baixo Tocantins - Amazônia paraense: condições de vida e lutas, proposta de protocolo de consulta e garantia de direitos quilombolas(2021-02-26) BRITO, Maria Delma Portilho; GIFFONI, Johny Fernandes; http://lattes.cnpq.br/9760994288820871; ACEVEDO MARIN, Rosa Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/0087693866786684Neste trabalho acadêmico é inicialmente descrita a Comunidade Quilombola São José de Icatu sob vários planos - social, econômico, ecológico, cultural e político. Frisa-se que em meio a tanto desrespeito de direitos dos povos e comunidades tradicionais surge a necessidades de se construir novas ferramentas, como instrumento de proteção e defesa dos territórios, e com base nesta necessidade, surge a proposta de adoção da construção de um Protocolo de Consulta, Previa, Livre e Informada na Comunidade Remanescente de Quilombo São José de Icatu, visando que este instrumento some significativamente nas lutas e resistência do nosso povo quilombola. A proposta desta construção tem como base as pesquisas realizadas nas atividades dos tempos comunidades, que se deram nos períodos de 2016 a 2019, para o curso de Graduação no Curso de Licenciatura e Bacharel em Etnodesenvolvimento da Faculdade de Etnodiversidade da UFPA Campus Altamira/Soure. Dessa maneira, os resultados apontam um diagnóstico socioeconômico e ambiental que revela problemáticas em termos agravantes, fundamentadas através de observações e relatos coletados, baseados nas minhas próprias vivências enquanto pertencente a este quilombo. Elaborar o Protocolo de Consulta é um projeto desafiador e se insere no plano de pesquisa-ação. Esta será pioneira na região do Baixo Tocantins, na Amazônia Paraense, construído de forma autônoma, respeitando as demandas e a especificidades quilombolas, buscando atender necessidades identificadas nas rodas de conversas para elaboração do Protocolo e os trabalhos anteriores do Tempo Comunidade que foram adensados para elaboração deste Trabalho de Curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Concepções de pescadores da comunidade Vila Nova - Senador José Porfírio/PA(2019-06-21) MAIA, Jocilma Pina; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O conhecimento dos pescadores artesanais da comunidade de Vila Nova tem se mostrado, de grande significância para a preservação de sua sabedoria tradicional, capaz de transmitir experiências, crenças, mitos e valores a seus descendentes, cada um dentro de sua história vivida. Nessa perspectiva o trabalho objetivou: investigar a inclusão de saberes populares de pescadores artesanais na escola de Educação Básica da Comunidade de Vila Nova, e para desvelar tal objetivo geral, construímos os seguintes objetivos específicos; caracterizar conhecimentos tradicionais de pescadores artesanais; averiguar como se da à relação docente com os saberes dos pescadores artesanais, analisar conhecimentos discentes acerca dos saberes tradicionais referentes à pesca. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas com pescadores artesanais, professores e alunos da localidade. Os resultados, os pescadores demonstraram, vários conhecimentos sobre pesca, e a importância da incorporação dos conhecimentos tradicionais na escola, Os professores contextualizam os conhecimentos relacionados à pesca em sala de aula, mas trabalham somente quando há uma relação com os conteúdos didáticos, reforçam ainda a ausência da incorporação desses saberes por parte da escola e reconhecem que os pescadores possuem conhecimentos importantes a serem trabalhados e que precisam ser valorizados. Os alunos sentem a necessidade em aprender os conteúdos escolares, porém é preciso interliga-los com a realidade existente na comunidade para que assim possam conhecer o ambiente em que o pescador trabalha e alguns dos seus conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimentos locais no processo de ensino-aprendizagem do campo: uma experiência no curso de Licenciatura em Educação do Campo, em Gurupa, Pará(2020-08-18) BARBOSA, Suane Pereira; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761Este artigo trata sobre minhas experiências vivenciadas durante a realização do estágio docente I, no Curso de Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará, em uma turma do 6º e em outra do 7º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José do Jutaí. É resultado de uma proposta pedagógica interventiva (PPI), intitulada ‘‘A cultura e a memória e as histórias locais como potencialidade no processo do ensino e aprendizagem e no fortalecimento do vínculo entre família e a comunidade’’, aplicada com a finalidade de associar os conhecimentos científicos e saber local. Estabeleceu-se como caminho teórico-metodológico os conhecimentos locais e suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do campo, a partir dos conceitos e experiências apresentados por ARROYO (2012), CASTAGNA (2012), MAGALHÃES (2009), HAGE (2005) BOGO (2018); CARVALHO (2018), MINAYO (1994), entre outros. Iluminado por esses pesquisadores, traça-se o percurso dessa experiência, desde a construção da proposta pedagógica de ensino, os procedimentos metodológicos e resultado alcançados. Constatou-se que as práticas de ensino aprendizagem que associam os conhecimentos locais aos científicos não só constroem conhecimentos como, também, fortalecem o vínculo entre família e escola.