Faculdade de Etnodiversidade - CALTA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cultivo agroecológico na agricultura familiar(2018) MEDINA, Jonas Manoel Pereira de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O Projeto Cultivo Agroecológico na Agricultura Familiar veio para atender as demandas dos agricultores por práticas de produção sustentáveis a serem desenvolvidas na Transamazônica e elaboradas na perspectiva de melhorar a qualidade dos alimentos a partir da introdução da roça orgânica com a intenção de incentivar a produção, garantindo a autossuficiência alimentar na Comunidade Miguel Gustavo, em Medicilândia, Pará. A proposta foi subsidiada por meio das pesquisas de campo, partindo de entrevistas, conversas e reuniões com os agricultores, além de uso de dados secundários de estatísticas municipais da saúde. Este projeto veio por meio de acordos com as famílias da produção familiar conforme a capacidade que essas bases têm de construir estratégias de fortalecimento de produção diante da ausência do Estado e das fragilidades governamentais. O mesmo prever a implantação de plantios de cacau orgânico, criação de galinha caipira e sistemas agroflorestais, via articulação com as organizações sociais locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processo educativo implementado pela cooperativa de produtos orgânicos do Xingu Coopoxin : cooperativismo e praticas agroecológicas(2018) LUNELLI, Jiovana; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Este artigo objetiva analisar os processos educativos implementado pela Cooperativa de Produtos Orgânicos do Xingu. (COOPOXIN) focando utilizar como material de estudo dois temas cooperativismo e práticas agroecológicas. Foram realizadas 5 entrevistas com cooperadas no município de Brasil Novo, no mês fevereiro de 2018. As pesquisas foram qualitativas no intuito de compreender o processo de aprendizado e de repasse dos cooperados sobre os métodos utilizados pela COOPOXIN. Foram lançadas questões investigativas sobre os temas trabalhados em curso no início do processo de formação da Cooperativa, outro mais na área das práticas agroecológicas, constatando-se que o processo utilizado pela COOPOXIN surte seus efeitos, mas e necessário intensificar os processos formativos segundo os próprios cooperados na área de cooperativismo. Mas a avaliação torna-se positiva quando as práticas através do processo de ensino aprendizagem ajudam-se mutuamente e crescem coletivamente, apresentando-se como atores de um cenário construído pelos próprios cooperados no intuito de sanar as dificuldades e no sentido da formação. Buscando as saídas e luz para seus problemas através do processo organizativo. As práticas formativas analisadas foram duas: uma sobre o curso de Cooperativismos, ministrado pelo SEBRAE, e outra o curso de Bioagricultura realizado pela empresa HS Consultoria, os mesmos aconteceram em momentos distintos o primeiro em 2008 no processo de instalação da Cooperativa e o outro em 2016.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experimentações e prática no ensino de química : construindo saber químico escolar a partir de uma aprendizagem significativa(2018) LIMA, Diego Souza; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395O Ensino de Química tradicionalmente tem se limitado a mera reprodução de conceitos, em que a Ciência se constitui inacessível à sociedade. O conhecimento científico assim abordado limita-se ao cientificismo-acadêmico, não explorando a capacidade de reflexão dos alunos como construtores do conhecimento, carecendo de significado e aplicabilidade. Este trabalho baseou-se em nossas vivências de estágio, realizados na disciplina de Química e objetiva, diante da recusa ao Ensino de Química, discutir a realização de experimentações e aulas práticas como caminhos que norteiem uma aprendizagem significativa na disciplina, além de refletir sobre o papel do docente como mediador das situações de aprendizagem. No decorrer dos estágios, buscamos realizar experimentações e, diante das diferentes realidades e especificidades dos sujeitos envolvidos, aulas práticas que ao tratar os alunos como construtores de sua própria aprendizagem, permitiram-nos mediar às situações rumo a uma aprendizagem significativa. Assim, ao considerarmos que a prática docente se constrói no decorrer de sua carreira, concluímos com este trabalho que as experimentações e aulas práticas podem nortear os sujeitos envolvidos rumo a uma aprendizagem significativa, a fim de descortinar caminhos que possibilitem que o conhecimento científico-químico realmente se construa no espaço escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Liderança de mulheres no desenvolvimento da comunidade Divino Espirito Santo Vicinal 15(2018) SANTOS, Maria Sandra do Nascimento; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429O presente artigo aborda a história de uma comunidade rural que sempre esteve sob a liderança de mulheres; No início deste artigo há um apanhado geral sobre a história da abertura da Transamazônica, em seguida consta histórias de mulheres protagonistas para o desenvolvimento social, cultural e intelectual da comunidade Divino Espírito Santo localizada na Vicinal 15, a partir de relatos de mulheres que foram convidadas a participar de uma pesquisa com entrevistas semi-estruturadas, nas quais teriam que contar como foi sua trajetória até os dias atuais na busca de melhorias para esta comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Colonização Brasil Novo, Pará: anseios e conquistas(2018) MORAIS, Elton Araújo; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429Este trabalho nasce da busca por entender melhor sobre a colonização do município de Brasil Novo, Pará, a partir dos relatos dos migrantes, dos anos de 1970 a 1976. Cujo objetivo foi entender as razões que fizeram esses camponeses de diversos estados brasileiros migrarem para esta remota região da Amazônia. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa com questionários semi-estruturados e aplicados a oito camponeses deste município. Os resultados alcançados apontaram as conquistas e as mazelas vivenciadas pelos camponeses, sendo a falta de terras em seus estados de origem uma dos principais motivos para a migração e por fim a conquista de terras próprias como uma das maiores conquistas apresentadas por eles.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Precarização das escolas da comunidade escolar da Vicinal Chico Elias(2018) COSTA, Fernando da Silva; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395Este trabalho faz uma abordagem sobre a realidade das escolas da vicinal Chico Elias sito a Rodovia Transamazônica, em Pacajá Pará. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo fazer uma análise da situação das escolas da vicinal e a valorização das mesmas para as diversas formas de contextos distintos introduzidos no ambiente da escola do campo. Assim, um estudo sobre os fatores que causam dificuldades no pleno desenvolvimento das atividades escolares na vicinal para se chegar a uma consideração sobre o assunto, foi realizada a metodologia, utilizandose de abordagem qualitativa de pesquisas bibliográficas, de vários autores que discutem sobre o tema e coletas de informações através do estudo de campo, acerca dos problemas que interferem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa concluiu que as ações desenvolvidas na referida vicinal em relação as escolas, não acontecem de forma contextualizada com a realidade das mesmas, tendo assim, a necessidade de uma abordagem política educacional voltada para uma ótica rural e com práticas educativas conectas do contexto local. Pois a falta dessa política educacional inerente aos contextos da escola do campo, tem se constituído em mais desmotivação e desinteresse por parte de alunos e professores na comunidade escolar local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da alimentação escolar para o processo de ensino aprendizagem na escola municipal de ensino fundamental 17 de Outubro - Pacajá/PA(2018) SANTOS, Orleando Meneses dos; SOUZA, Maria de Fátima de Matos; http://lattes.cnpq.br/4562453070537953Este artigo tem como objetivo discutir a importância da alimentação escolar para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Outubro, localizada na Rodovia Transamazônica, BR-230, vicinal São Vicente no km-294, do município de Pacajá, no estado do Pará. Este trabalho teve como problema de pesquisa a seguinte questão: quais fatores que têm ocasionado a falta constante da alimentação escolar para os estudantes da Escola 17 de Outubro? Tomou por base as legislações que asseguram o direito do aluno à alimentação escolar, bem como os trabalhos de autores que discutem sobre o tema. A pesquisa se pautou em uma abordagem qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados entrevistas estruturadas com os sujeitos que fazem parte da escola pesquisada que foram: dois docentes, dois pais de alunos, cinco alunos, como também questionários abertos que foram aplicados para o diretor de ensino das escolas do campo do município de Pacajá, coordenador pedagógico e coordenador da merenda escolar da Secretaria de Educação. Foi constatado que o principal motivo que ocasiona a falta de alimentação escolar para os estudantes é devido a Secretaria de Educação não realizar a entrega da alimentação na escola, ficando sob responsabilidade apenas do professor. Os estudos aqui apresentados vêm mostrando os sérios prejuízos na aprendizagem que têm enfrentado os estudantes da Escola 17 de Outubro devido a violação dos seus direitos ao acesso a alimentação escolar. Considerando as reflexões dos autores que discorrem sobre a importância da alimentação escolar para o processo de ensino e aprendizagem, foi possível perceber quão grandes são os prejuízos que têm enfrentado os estudantes da escola 17 de Outubro, relativo a qualidade do ensino, uma vez que os mesmos tiveram pouco acesso à alimentação escolar nos últimos anos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os impactos da população no Rio Uruará: usos e costumes, uma visão histórica e fotográfica(2018-05-02) LOPES, Eunice de Macedo; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741Em tempos de tanta pressão da sociedade sobre o meio ambiente, a sensibilização com base no cotidiano das pessoas as fotografia pode ser uma ferramenta importante de conservação, o registro fotográfico, além de cumprir essa função, é indispensável quando se trata de coleta de informações e conservação de dados e fatos históricos. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa fotográfica sobre o rio Uruará e entrevista com moradores que tem o conhecimento das mudanças ocorridas no rio Uruará ao longo do tempo, sendo este realizado em quatro etapas, a primeira consistiu em pesquisar fotos antigas do rio Uruará em um trajeto de 10 quilômetros entre três vicinais do lado sul, 165, 170 e 175, tanto com os moradores mais antigos da região, quanto por via internet ou em álbuns particulares. A segunda etapa foi a aplicação um de questionário semiestruturado, com pessoas com idade entre 15 a 25 e de 40 a 75 anos. O terceiro, foi a elaboração e apresentação de uma exposição das fotos obtidas no período da pesquisa. A quarta e última etapa, consistiu na entrevista de alguns dos participantes da exposição. E quando foram analisadas as entrevistas em relação as imagens obtidas, foi possível perceber o uso inadequado do rio, com consequente alteração na paisagem, expondo o leito do rio, a margem e sua mata ciliar, demonstrando que a ação impensada do ser humano transforma a fisionomia do meio ambiente de forma radical. Como consequência desta ação do homem, tem ocorrido a degradação do rio, assim como a poluição do recurso hídrico em alguns trechos do rio, podendo atingir posteriormente o lençol freático do município, visto ser este o principal rio do município de Uruará. Percebeu-se uma sensibilização das pessoas entrevistadas com relação ao grau de preservação do rio Uruará, e acredita-se que esta atividade conseguiu atingir seu objetivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado e a formação docente na Educação do Campo(2018-05-02) SOUSA, Maria Simone Frutuoso de; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este trabalho é fruto dos estágios supervisionados a partir de uma relação teoria e prática no âmbito do curso de Educação do Campo da Faculdade Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará, campos Altamira. O mesmo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Esperança, no Município de Brasil Novo - PA. O objetivo foi realizar uma reflexão sobre as contribuições que os estágios trouxeram e trazem para nossa prática docente, de modo que possamos ressignificar nosso olhar sobre nossas práticas pedagógicas. A metodologia usada foi de cunho qualitativo, as informações foram sendo coletadas ao longo dos estágios supervisionados, assim como entrevistas com professores e estudantes da educação básica. Além destes instrumentos, utilizei também como fonte de pesquisa o Projeto Pedagógico do Curso Educação do Campo, as guias dos estágios supervisionados e os referenciais teóricos relacionados as práticas de estágio. O estágio supervisionado é um momento oportuno para pôr em prática todos os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo do curso. Os estágios possibilitaram a vivenciar outras realidades e adquirir novos aprendizados acerca da docência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Autobiografia: história da minha formação acadêmica(2018-05-02) SANTOS, Valquíria da Silva dos; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este Trabalho de Curso – TCC trata-se de uma Autobiografia: História Da Minha Formação Acadêmica. A Autobiografia é um trabalho descritivo que relata não só a trajetória da minha formação escolar descreve uma síntese de alguns momentos marcantes familiares e minha formação acadêmica, Sendo de família pobre e filhos de agricultores, tive momentos bons e ruins na cidade de Brasil Novo, onde as recordações são eternas. Nesta Autobiografia, pretendo descrever a minha trajetória de vida enquanto aluna do ensino infantil até a inclusão acadêmica. Objetivando descrever o primeiro contato com experiências pessoais e profissionais adquiridas no decorrer da minha vida. Sendo de suma importância lembrar as fases da nossa vida tanto na infância quanto a fase adulta e lembrar-se das conquistas profissionais. A metodologia de trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que discorre sobre fundamentação teórica à trajetória de minha vida. O principal objetivo é valorizar o crescimento de um estudante, pois vale lembrar que são muitos anos de vivencias em um espaço escolar e que muitas pessoas não têm esse momento para relembrar e fazer uma analise do que vivenciou até chegar a uma conclusão de licenciatura, assim aprecio esse momento pra falar que é de grande significado para poder relembrar e vivenciar a segunda vez a minha vida e hoje afirmo estar preparada para o mercado do trabalho com o ensino superior em educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do Ensino Fundamental na escola do campo Boa Esperança(2018-05-02) CRUZ, Erica Neves da; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741O presente trabalho resulta na proposta de um caderno de atividades junto a um sequência didática, para a disciplina de ciências na turma do sexto ano do ensino fundamental para a escola do campo. Para a realização desta atividade, derivou-se de uma pesquisa bibliográfica referente a ideias e sugestões da mesma, através de uma abordagem qualitativa acerca das práticas pedagógicas dos educadores da disciplina de ciências e suas dificuldades e desafios enfrentados por uma desigualdade de recursos educacionais entre as escolas do campo e as escolas urbanas. O estudo bibliográfico se deu por meio de alguns teóricos que levantam as problemáticas e discutem sobre o respectivo tema abordado e, a partir do que se resultou nos estágios de observação e regência no espaço da escola Boa Esperança durante as atividades acadêmicas. Neste trabalho será apresentado a proposta de uma sequência didática com enfoque em uma visão interdisciplinar, com ênfase em um caderno de atividades práticas que possa ser aplicada em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ação educativa e percepções de agricultores: importância das abelhas e impactos causados pelo uso de agrotóxicos(2018-05-03) ZEFERINO, Edileno Schmidt; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente artigo tem como objetivo compreender as percepções e conhecimentos dos agricultores sobre as abelhas e a relação com o uso dos agrotóxicos para orientar proposição de ações educativas na Comunidade Nossa Senhora Aparecida de São Francisco de Assis, município de Brasil Novo, Pará. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, onde através destas foi elaborado um plano de ação a ser desenvolvida com os estudantes do 7ª ano, de acordo com a matriz de competências e habilidades do currículo adotado em Brasil Novo, Pará, em aulas expositivas e de campo. A aula buscou demonstrar o quanto as abelhas são importantes para o equilíbrio ecológico, através da polinização das plantas, o que traz também benefícios para economia mundial, nacional e regional, através da produção agrícola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios em relação ao destino do lixo de famílias produtoras de cacau orgânico certificado(2018-05-03) ARAÚJO, Deborah da Silva; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente trabalho propõe a realização de um estudo sobre os desafios em relação ao destino do lixo de famílias de produtores de cacau orgânico certificado de Brasil Novo, Pará. Para a realização do trabalho, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, numa abordagem qualitativa acerca das práticas e dificuldades enfrentadas pelos produtores cooperados. O estudo bibliográfico se deu por meio de alguns teóricos que discutem sobre assunto e, a partir do que se viu e ouviu dos produtores, será apresentado uma proposta de oficina de compostagem, que pode ser realizado com os cooperados, como também em espaço escolares, de um modo especial, a Casa Familiar Rural. Essa proposta será focada a Educação Ambiental a partir do trabalho com a compostagem, com ênfase no que acontece durante o processo de decomposição, a importância dos micro-organismos na formação do composto orgânico, os nutrientes que o compõe e o efeito causado pelo uso desse composto. Além disso, é possível aproveitar a oficina para discutir sobre a importância do uso da compostagem para outros produtores, incluindo os não cooperados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares(2018-05-11) SALES, Renata dos Santos Xavier; MENESES, Alcione Sousa de; http://lattes.cnpq.br/0821011892711320Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso através da pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseriada (atualmente escola multiano) Nossa Senhora da Conceição, localizada no km 135 Norte, em Medicilândia. Mesmo com todas as dificuldades de acesso, falta de infraestrutura adequada, dentre outros problemas típicos das escolas no meio rural, a experiência docente analisada conseguiu desenvolver um significativo envolvimento entre família e escola, professor e aluno. Observa-se ainda uma influência positiva dessas relações, através de uma espécie de fortalecimento mútuo entre escola/docente-famílias-estudantes nem sempre explícito no processo de ensino e aprendizagem e no ambiente da escola. Nisto reside a importância do protagonismo docente para o fortalecimento da Educação do Campo, mesmo em condições adversas ao ideal de educação escolar diferenciada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial de formação acadêmica no curso de Licenciatura em Educação do Campo(2018-05-17) SANTANA, Maria Aparecida Gomes; SANTANA, Ronaldo Henrique; http://lattes.cnpq.br/1079251543891380O presente trabalho teve como objetivo compreender e discutir a importância da educação formal como fundamental para o desenvolvimento humano, a partir das experiências adquiridas ao longo da minha trajetória escolar, sobretudo no curso de Licenciatura em Educação do Campo. As metodologias usadas foram: pesquisas bibliográficas, observação in loco, tempo comunidade e produção de relatórios, onde foi possível obter dados de práticas pedagógicas e estrutura escolar do município de Pacajá/Pa. Tendo como referencial teórico para essa discussão alguns autores como: Cortella, (2011), Pimenta, (2012), Hébette, (2002), Fernandes, (2012), Kralsilchik, (2007), Henriques, (2007). Havendo alguns avanços na área da educação, principalmente no campo, percebeu-se que as políticas educacionais voltadas para os povos do campo ainda não foram pensadas e desenvolvidas levando em conta suas particularidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Precarização do trabalho docente: as condições de trabalho do professor de ciências em classes multisseriadas.(2018-05-18) SILVA, Ana Lúcia Barreto da; SOUZA, Maria de Fátima de Matos; http://lattes.cnpq.br/4562453070537953Este artigo tem o objetivo de discutir a precarização do trabalho docente nas escolas do campo, enfatizando as condições de trabalho do professor de ciências em classes multisseriadas, os quais resistem em meio às condições adversas que configuram a realidade das escolas do campo. A metodologia utilizada pautou-se em pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados entrevistas estruturadas e aplicação de questionários abertos, por meio dos quais obtivemos os depoimentos do professor de ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sonho de Criança, da coordenadora pedagógica que orienta os trabalhos na escola referente à disciplina de Ciências e diretor de ensino do município de Pacajá-Pa. As pesquisas revelam as condições de precarização em que os professores vem atuando em classe multisseriada, como o estado precário da infraestrutura da escola, a falta de formação continuada específica para o professor de ciências que trabalha nestas classes, e as dificuldades enfrentadas para se trabalhar os conteúdos de ciências em turma composta por séries diferentes, oriundas principalmente pela falta de recursos didáticos adequados e em quantidade. Como principal conclusão o estudo aponta que o trabalho do professor de ciências tem se pautado na utilização do modelo seriado urbano de ensino, havendo a necessidade de se discutir práticas de ensino específicas para garantir condições mais favoráveis para o trabalho docente em classes multisseriadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará(2018-05-30) GOIS, Luciana Ferreira; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XA inclusão de pessoa com deficiência é um tema que vem sendo debatido há algum tempo, e mesmo assim, a sociedade questiona sobre a inclusão da pessoa com deficiência, expressa comportamentos de exclusão, mesmos que têm direitos á educação, saúde, emprego, lazer e cultura garantidos em Lei. Neste trabalho abordaremos o tema “Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do Município Brasil Novo - Pará”, por perceber que esta comunidade tem muitas crianças e adolescentes com deficiência, e ambas se encontra fora do espaço escolar, mesmo que algumas estão matriculadas, não comparecem na escola e as famílias não tem se preocupado de levá-las. O trabalho aprecia metodologia bibliográfica e uma pesquisa de campo na comunidade do Km 10, contemplando quatro pais de crianças com deficiências e quatro professores, todos participantes da pesquisa são oriundos da comunidade da Vicinal do km 10, a pesquisa de campo contempla questionários com perguntas tanto para os pais quanto para os professores. O objetivo é descrever por que as crianças com deficiência estão fora da escola. Os resultados das pesquisas concluem-se o porquê dos pais e a escola não tem se esforçado para que as crianças estejam inseridas no contexto escolar, ambas são conhecedores dos direitos da pessoa com deficiência naquela comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem da problemática ambiental no ensino da casa familiar rural de Uruará, Pará(2018-06) PAULA, Simone Pilonetto de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O trabalho de pesquisa foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Uruará, com o objetivo de analisar a concepção dos estudantes formados por uma proposta de educação do campo, à respeito da problemática das questões ambientais enfrentadas nos últimos anos. O que se busca neste trabalho é analisar como a escola trabalha a problemática ambiental, tanto em seu plano de curso, quanto nas ações desenvolvidas juntamente com os estudantes e comunidade extrapolando as paredes escolares. Sua estrutura está centrado na análise de dados referente a entrevistas com professores e estudantes, plano de curso e pesquisa bibliográfica. Resultados trazidos à tona pela pesquisa aborda o desenvolvimento sustentável, centrado em abordagem teórica e prática acerca das ações exercidas pela escola para com estudantes e comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memoria dos moradores sobre a educação escolar na escola Olavo Bilac, vicinal da dez, município de Brasil Novo-PA(2018-06) ALVES, Adriele Teixeira de Souza; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969A proposta desse trabalho é descrever a história da educação na comunidade São José a partir da memória dos comunitários e profissionais da área. Foram entrevistados cinco ex-professores, sendo que três desses professores atuaram também como diretores, três alunos, dois moradores pioneiros, uma ex auxiliar de serviços (merendeira), uma auxiliar de serviço atual e uma professora atual. Foram identificadas quatro fases representativas da história da escola Olavo Bilac, caracterizadas pelas mudanças nos aspectos estruturais, da gestão pública pelo governo estadual ou municipal, quadro de recursos humanos e escolaridade atendida. Atualmente a escola atende até o ensino fundamental maior, com 19 servidores, mantendo ao longo de todas as fases o ensino em sistema multisseriado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A conscientização ambiental como ferramenta escolar na casa familiar rual de Senador José Porfírio(2018-06) CASTRO, Elenice Ramos de; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761Nesta pesquisa descreve-se o tratamento que dei a temática da educação ambiental no ambiente escolar dos alunos da Casa Familiar Rural – CFR, do município de Senador José Porfírio, também conhecido como Souzel, no Pará, no contexto de meu estágio docente pelo curso de graduação em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará. Desta forma, são apresentadas algumas concepções de educação ambiental, procurando identificar sua eficácia no meio escolar do campo, como contribuição à formação dos jovens. A partir das aulas que ministrei, oficinas e palestras que promovi, usando como metodologia a discussão dos temas e a produção de textos, pude perceber que não é possível defender uma causa, a ecológica, por exemplo, sem conhecer um pouco a fundo a realidade que a causa implica. Mas que de posse desses conhecimentos e dos meios para colocá-los em prática, a percepção (e preocupação) ecológica se torna consciência, e as futuras ações desses estudantes no sentido de cuidar do lugar e da família podem florescer como práticas de uma “cultura ecológica”.