Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FFTO/ICS

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Incidências de acidente vascular encefálico (AVE) na população da região metropolitana de Belém
    (2018) BARROS, Talita Raissa Barros; BAHIA, Carlomagno Pacheco; http://lattes.cnpq.br/0910507988777644; https://orcid.org/0000-0003-3794-4710
    O acidente vascular encefálico pode ser caracterizado de duas maneiras, isquêmico ou hemorrágico. O isquêmico é ocasionado por privação regional de sangue, pode ser transitório ou permanente, já o hemorrágico corresponde ao extravasamento de sangue no interior do crânio, ocasionado por uma ruptura de vaso intracraniano, que acaba gerando uma lesão no tecido cerebral por anóxia. O AVE é uma das maiores causas de morte no mundo, por se referir ao desenvolvimento rápido de sinais clínicos de distúrbios focais ou globais da função cerebral. As taxas de AVE só vem aumentando no decorrer dos anos, principalmente em países de baixa economia. Desde modo o presente estudo tem como objetivo fazer o levantamento epidemiológico dos números de AVE na população metropolitana de Belém/PA com base nos dados fornecidos pelo departamento de informática do sistema único de saúde (DATASUS).
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dispositivo eletrônico de baixo custo como instrumento de avaliação na reabilitação da mão parética de pacientes acometidos por acidente vascular encefálico
    (2018) AZEVEDO, Priscila da Silva; CAVALCANTE, Silvânia Morais; CARDOSO, Marcelo Marques; http://lattes.cnpq.br/7413138364393632; https://orcid.org/0000-0002-4792-5110
    INTRODUÇÃO: Lesões encefálicas, como o Acidente Vascular Encefálico (AVE), resultam em déficits neurológicos com gravidade variada que, geralmente, prejudicam mais as extremidades dos membros e podendo levar à dependência do indivíduo em diferentes atividades da vida diária. Nessas condições, ferramentas de avaliação de cunho tecnológico que aglutine precisão dos resultados, interatividade e apelo motivacional são interessantes às intervenções terapêuticas ocupacionais. OBJETIVO: Comparar e mensurar a eficácia de um dispositivo virtual de baixo custo, baseado na interface humano­-computador, como instrumento de avaliação na reabilitação da mão de sobreviventes de AVE. MÉTODO: Estudo quantitativo, descritivo, pesquisa clínica e randomizada. Amostra: 13 indivíduos entre 30 e 78 anos, de ambos os sexos. Divididos nos grupos: clínico (GC1), n=3 (pacientes AVE), e controle (GC2), n=10 (voluntários saudáveis). Cada grupo foi submetido ao protocolo de procedimentos ao longo de 10 semanas (1ª semana: admissão; 5ª semana: reavaliação; e 10ª semana: alta). Cada semana, em sessão única, até três tentativas bilateralmente foram realizadas para obtenção de valores médios de força muscular (MCR e dinamometria ), ADM (goniômetro), percepção sensitiva (estesiômetro) e Medida de Independência Funcional (MIF) foram comparados com os registros da Luva de Dados. Apenas GC1 recebeu intervenções de reabilitação em Terapia Ocupacional entre os tempos de avaliação. GC2 só passaram pela coleta de dados nos três tempos definidos. Análise estatística: ANOVA, Pós­-teste de Fischer – p<0,05. Gráficos em coluna (média±desvio padrão), GraphPad Prism 6.0. RESULTADOS: Os achados sugerem que: força muscular (MCR), percepção sensitiva e ADM de flexão de GC¹ melhoraram expressivamente. A força muscular (dinamômetro) evidenciou sutil melhora. A MIF evidencia recuperação funcional no GC¹. A luva de dados consegue congregar em seus gráficos resultados inferidos pelos testes físicos, e funcional. CONCLUSÃO: Sugere-­se que a Luva de Dados é um instrumento tecnológico promissor para mensurar ganhos de pacientes durante reabilitação e consegue registrar as diferenças de prejuízos funcionais e físicos em pacientes sobreviventes de AVE.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A neuroreabilitação de pacientes pós acidente vascular encefálico na terapia por contensão induzida
    (2018) MIRANDA, Izabelle Cristina da Cruz; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; https://orcid.org/0000-0001-9479-2659
    O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é definido como um déficit neurológico súbito devido a uma restrição na irrigação sanguínea causando lesões celulares no encéfalo. Atualmente 90% dos sobreviventes desenvolvem algum tipo de deficiência, que acaba por dificultar as atividades de vida diária dos sujeitos, tornando o AVE a maior causa de incapacidade no mundo. A Terapia por Contensão Induzida (TCI), é uma terapêutica que visa recuperar a função do membro superior (MS) parético de pacientes com sequelas motoras do AVE por meio de treinamento intensivo e de restrição do MS não-parético durante 90% do dia. O treinamento intensivo ocorre por meio de atividades motoras que se relacionam com o contexto do sujeito, e, consequentemente, com as áreas do desempenho ocupacional como as atividades de vida diária, lazer e produtivas. O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos da TCI na capacidade funcional de indivíduos pós AVE, através das escalas Wolf Motor Function Test (WMFT), Motor Activity Log (MAL) e Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM), apresentando abordagem qualitativa descritiva, característica do tipo pré-teste/pós-teste, com análises individuais, do tipo self control. A pesquisa será realizada com quatro participantes. As sessões irão ocorrer cinco vezes por semana, com duração de três horas na Universidade Federal do Pará. Os dados serão apresentados em gráficos ou tabelas, entretanto, a análise se dará de forma qualitativa, descrevendo e analisando as pontuações obtidas nos protocolos na avaliação e após dez sessões.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo-ocupação: trajetória de sujeitos transexuais
    (2018) MONTEIRO, Larisse Cristina Gonçalves; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413; FERNANDES, Roseane do Socorro da Silva Matos; http://lattes.cnpq.br/9804015791725613
    Este estudo tem por objetivo analisar como se apresentam as ocupações de sujeitos transexuais no seu cotidiano. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, no que foram analisadas duas entrevistas, no ano de 2016. A organização dos dados empíricos se deu pela técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A sustentação teórica ocorreu por meio da literatura científica que versa sobre sexualidade (FOUCAULT, 1988; BOZON, 2004), corpo (LE BRETON, 2012; FOUCAULT, 1987), gênero (BUTLER, 2003; SCOTT, 1995) e transexualidade (BENTO, 2006). À guisa de conclusão, foi possível constatar mudanças nas ocupações dos sujeitos após modificações em seus corpos por meio de hormônios e/ou cirurgias, bem como mudanças em seus contextos sociais, confirmando que esse público pode ser alvo de intervenções da Terapia Ocupacional.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O perfil ocupacional e o significado da gestação de alto risco para mulheres hospitalizadas
    (2018) MESQUITA, Nathalya Machado; MATOS, Clévia Dantas Luz de; http://lattes.cnpq.br/9869609959684750; OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9930572084780468; https://orcid.org/0000-0002-3120-1839
    Este artigo trata do perfil ocupacional e o significado da gestação de alto risco para mulheres hospitalizadas. Para tanto, buscou-se compreender e identificar as ocupações mais comprometidas com as patologias advindas da gestação e os possíveis impactos da hospitalização no cotidiano destas mulheres, bem como vir, a saber, sobre percepção das gestantes de alto risco acerca da assistência hospitalar recebida. A pesquisa foi aplicada em um hospital de referência materno-infantil do norte do Brasil, o qual é especializado na assistência às gestantes de alto risco. Nesse contexto, foram ouvidas dez mulheres hospitalizadas, com diferentes diagnósticos e faixas etárias.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perfil da produção científica brasileira sobre papéis ocupacionais
    (2018) FARIAS, Nicole Stefany de Oliveira Salgado; MORAES, Janaiana Machado de; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
    Introdução: Os papéis ocupacionais estão associados ao comportamento humano, às expectativas sociais produzidas em uma determinada realidade, além de contribuir para a percepção da identidade pessoal e a organização e o uso do tempo. Alterações nos papéis ocupacionais são frequentes na vida cotidiana e impactam na vida do público abordado pela terapia ocupacional. Dessa forma, os terapeutas ocupacionais, tanto no âmbito nacional quanto internacional, têm produzido conhecimento acerca dessa temática para subsidiar suas intervenções. No contexto brasileiro, essas pesquisas ainda são escassas. Objetivo: Este estudo objetivoudescrever o perfil das pesquisas feitas por terapeutas ocupacionais brasileiros sobre os papéis ocupacionais. Procedimentos Metodológicos: Trata-se de uma revisão da literatura, de abordagem quantitativa e descritiva. A coleta de informações foi realizada por meio da busca de artigos científicos publicados em periódicos de terapia ocupacional nacionais e em uma base de dados oriunda de um mapeamento da produção bibliográfica produzida por terapeutas ocupacionais brasileiros pós-graduados. Resultados/Discussão: Encontrou-se ao todo 26 artigos, publicados em 12 periódicos diferentes. Observou-se uma maior frequência de artigos de pesquisa com abordagem quantitativa, transversal e descritiva. Quanto ao público-alvo, identificou-se a prevalência de pessoas do gênero feminino, nas faixas etárias adulta e idosa, com algum comprometimento na funcionalidade. Considerações Finais: O conhecimento do perfil das publicações brasileiras sobre papéis ocupacionais possibilitou compreender as estratégias de pesquisa adotadas, os públicos abordados e as principais contribuições ao campo da terapia ocupacional.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção de conhecimento da terapia ocupacional sobre a população LGBT: uma revisão bibliográfica de 2000 à 2016
    (2017) FURTADO, Ramon Henrique de Amorim; BENASSULE, Stéfannie Cardoso; ARAÚJO, Lucivaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/1913486630666649; https://orcid.org/0000-0002-8974-0886; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
    A população LGBT têm apresentado maior destaque e visibilidade no meio acadêmico. Este grupo caracteriza-se por envolver aspectos da sexualidade e da identidade de gênero, o que pode ser visto socialmente de forma discriminatória e por vezes, violenta através da homofobia. Sendo esta grande influenciadora no cotidiano de indivíduos LGBT. O Terapeuta Ocupacional é um profissional capacitado para trabalhar as ocupações, o cotidiano e o desempenho ocupacional, no entanto, a literatura específica da Terapia Ocupacional em relação ao público LGBT ainda apresenta-se de forma tímida. Assim, esta pesquisa buscou estabelecer um panorama nacional e internacional a respeito das publicações de Terapia Ocupacional com o público LGBT. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura do tipo overview. Através do Portal Periódicos da CAPES, foram selecionados os periódicos de Terapia Ocupacional, e os artigos foram selecionados através de uma varredura manual, leitura do título e do resumo. Ao todo, foram reunidos 22 artigos que abordavam ou tinham aproximação com a temática LGBT, os quais foram catalogados, a fim de extrair todas as informações consideradas necessárias. Os resultados obtidos ao longo da pesquisa foram divididos por tópicos, estas foram: origem dos estudos, tipos de artigos, os principais objetivos, métodos, principais achados, público estudado e temáticas abordadas. De forma geral, demonstrou-se que este debate é crescente e relevante para a Terapia Ocupacional.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
    (2017) SILVA, Manuella Natasha Costa da; NEVES, Suellem Karoline Silva; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926
    O autismo acarreta déficits no desenvolvimento percebido ainda na primeira infância, fase que o brincar é uma ocupação predominante que potencializa o desenvolvimento. Sendo assim, é importante que cuidadores sejam encorajados a terem conhecimento de estratégias que ajudem a fomentar o brincar junto a crianças com transtorno do espectro autista. Assim, este estudo pretendeu investigar se um programa de intervenção oferecido aos cuidadores promoverá aumento da promoção do brincar conjuntos de crianças com autismo e que estado do brincar (simbólico, exploratório e funcional), faz-se mais presente. Realizou-se pesquisa quantitativa, na qual foram filmados momentos de interação entre 7 díades de cuidadores e filhos no brincar livre , pré e pós intervenção, dos quais foram analisados conforme a categorias do brincar (exploratório, funcional e simbólico e/ou conjunto e sozinho). Os resultados obtidos foram: houve aumento na duração do brincar na maioria das díades; o brincar funcional foi o mais presente nas fases pré e pós-intervenção; apenas uma díade apresentou brincar simbólico; e apenas houve aumento no brincar conjunto em três díades. Conclui-se que intervenções que promovem o brincar através do cuidador, para criança com TEA são importantes à medida que potencializam o desenvolvimento sadio, por meio de um facilitador que viabilize a motivação de estratégias. Por isto devem ser motivadas mais pesquisas com intervenções focadas para o brincar do TEA.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Como se apresenta o cotidiano de idosos em instituições de longa permanência: uma revisão sistemática da literatura
    (2018) AUGUSTO, Fernanda Luciana Monteiro; OLIVEIRA, Luísa Souza Monteiro
    Introdução: Com o aumento na taxa de envelhecimento somada à diminuição gradativa na capacidade da família em prestar os cuidados necessários aos seus membros mais idosos, parece ocorrer um aumento na demanda das pessoas por instituições de longa permanência para idosos (ILPI). Objetivo: compreender como se apresenta o cotidiano de idosos institucionalizados em instituições de longa permanência. Procedimentos Metodológicos: Realizou-se uma revisão sistemática na literatura, no período de Agosto de 2017 a Novembro de 2018, a partir das bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), considerando o intervalo em anos de 2008 a 2018. Resultados/Discussão: Após todo o processo de seleção e aplicação dos critérios de elegibilidade, foram incluídos 23 artigos nesta revisão sistemática. Os estudos apontaram que os idosos em contexto de institucionalização se apresentam dependentes para as Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), sendo o comprometimento funcional maior e predominando o sexo feminino. O aumento da idade, o tempo de institucionalização e as doenças crônicas foram relacionadas a maior dependência no engajamento em atividades cotidianas Conclusão: A partir desta revisão, foi possível evidenciar o crescente o número de idosos que por demandas diversas passam a viver em instituições de longa permanência, este contexto associado a outros fatores como: alta incidência de doenças crônicas nesta população, além de tempo prolongado na instituição e afastamento de seus lares e pessoas significativas, impactando de forma negativa em seu cotidiano, sendo evidenciados prejuízos no desempenho de atividades diárias e com a necessidade de auxílio de terceiros para realizá-las.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elaboração e análise da aplicabilidade de um manual de orientação de atividade de vida diária para cuidadores e/ou familiar de pacientes pós acidente vascular encefálico
    (2017) PERES, Geovana de Souza Paixão; WU, Sayori Vasconcelos; SEABRA, Adriene Damasceno; http://lattes.cnpq.br/7929581113781277; https://orcid.org/0000-0002-4367-9098
    Introdução: O presente estudo se deu a partir do interesse das discentes em relação aos assuntos que tratam sobre a Atividade de Vida Diária, dos conhecimentos e experiências adquiridas no projeto de extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: um enfoque nas AVD’s” somado com as vivências durante os estágios obrigatórios em Unidade Básica de Saúde e Núcleo de Apoio a Saúde da Família. O interesse também surgiu diante da falta de instrumentos educativos oriundos do campo da Terapia Ocupacional em relação a este assunto. Objetivo: Analisar a eficácia da utilização de um manual de orientação de AVD, para auxiliar cuidadores na assistência de pessoas com sequelas do AVE. Metodologia: Trata-se de um estudo de cunho qualitativo do tipo exploratório descritivo, realizado no projeto de extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: um enfoque nas AVD’s” com pessoas que sofreram AVE e seus respectivos cuidadores. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e apresentou-se em três fases, e seus dados foram analisados através da análise de conteúdo. Resultados: Os resultados referentes aos dados coletados nas entrevistas foram apresentados em forma de estudo de caso e em seguida apresenta-se o manual de orientações como resultado desta pesquisa. Discussão: distribuiu-se na discussão do delineamento metodológico e instrumentos de coleta de dados, perfil dos participantes, contribuições do manual como um instrumento de educação e saúde e limitações do estudo. Considerações Finais: Concluiu-se no estudo, que a utilização de manuais como instrumento de educação e saúde voltado aos cuidadores de pessoas que sofreram AVE é uma estratégia eficaz, no momento em que contribui como ferramenta de auxilio do cuidador diante das dificuldades apresentadas, e como consequência na efetiva melhora do cliente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo sobre a ocupação participação social da criança em situação de violência intrafamiliar em acolhimento institucional
    (2017) MACIEL, Jéssica Priscila Costa; CASTRO, Gisely Gabrieli Avelar; http://lattes.cnpq.br/1289961382461594
    A criança que vivencia situações de violência e está em acolhimento institucional pode apresentar mudanças significativas em seu dia a dia, que repercutem nas ocupações que compõem seu desenvolvimento. Nesse sentido, é importante compreender as repercussões ocupacionais dessa experiência para a criança, com destaque à ocupação participação social familiar. Assim esta pesquisa buscou investigar como se apresenta a ocupação participação social, relacionada à família da criança vítima de violência intrafamiliar. Para esta investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso com 4 crianças, em acolhimento institucional, em que os instrumentos envolveram questionário, atividade de medição sócioocupacionais, observação participante e registro em diário de campo, realizada em um Espaço de Acolhimento Institucional de Belém. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo de Bardin, a qual gerou três categorias: a ocupação participação social familiar das crianças em acolhimento institucional; vínculo, família e demais relações interpessoais; a violação de direitos no "mundo da imaginação", a partir delas foi possível compreender situações de fragilização ou rompimento de ocupações de participação social familiar, contudo a manutenção dessa ocupação dava-se principalmente nos casos em que a criança tinha a oportunidade de realizar saída programada; quanto aos vínculos, semelhanças e diferenças caracterizaram as experiências das crianças participantes, contudo a vinculação à mãe, avó e irmãos mostrou-se significativa na maioria, enquanto que a ausência da figura paterna entre eles foi unânime; chamou atenção o desejo em manter aproximação afetiva familiar mesmo quando esta rede se caracteriza como agente da violação, além de destacar como a ocupação brincar tornou-se importante veículo de expressão não apenas das possíveis violações, como também, formas de revelar o ambiente social e contexto cultural dos participantes. Logo, esses achados mostraram-se relevantes quando apontam e exploram caminhos para que terapeutas ocupacionais que tem por premissa o estudo e intervenção nas ocupações humanas possam compreender e explorar cada vez mais o campo social, com estudos a partir de um olhar ocupacional para as experiências vivenciadas pelos públicos da assistência social.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O grupo como espaço de possibilidades para a identidade ocupacional do idoso
    (2017) NASCIMENTO, Carla Adriana Vieira do; LEÃO, Isabel Crhistina Menezes; GUIMARÃES, Mariane Sarmento da Silva; http://lattes.cnpq.br/9865693510170459
    O aumento mundial da população idosa tem sido objeto de investigação científica, não apenas com a finalidade de reconhecer as características físicas, sociais e emocionais desse grupo populacional, mas, também, de discutir os aspectos relacionados à identidade. Entende­se que a identidade do idoso é concebida a partir de seu cotidiano, por meio de informações e situações vivenciadas no repertório de ocupações dos sujeitos. Nesse sentido, os grupos de podem configurarem­se como um espaço gerador de possibilidades para a identidade ocupacional do idoso. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a influência do engajamento em um grupo de Terapia Ocupacional para a identidade ocupacional de sujeitos idosos. Tratou­se de uma pesquisa de campo que seguiu um desenho qualitativo que se utilizou do estudo de caso com enfoque descritivo do tipo exploratório de 2 (dois) participantes do grupo “Corpo e Movimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade” do Projeto UNITERCI. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas e o instrumento OPHI­II, que foram realizados no início da participação no grupo e após um período de quatro meses. Para análise dos dados qualitativos foi realizada a análise de conteúdo obtido nas coletas de dados das entrevistas e do OPHI­II, para que se pudesse compreender criticamente o sentido das comunicações, seu conteúdo, as significações explícitas ou ocultas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática clínica em terapia ocupacional focada em cinesioatividade e treino de AVD favorece a recuperação de independência em paciente com acidente vascular encefálico
    (2017) LOBO, Denis Carvalho; CRUZ, Michelle Jacob da; CARDOSO, Marcelo Marques; http://lattes.cnpq.br/7413138364393632
    Objetivo: Apresentar evidências sobre a eficácia de abordagens específicas da Terapia Ocupacional como o Treino de Atividades Vida Diária e a Cinesioatividade com uma paciente sobrevivente de AVE. Metodologia: Este trabalho é de cunho quantitativo tratando­se de um estudo de caso, cujo indivíduo selecionado manifesta hemiparesia no lado esquerdo desencadeada por evento isquêmico encefálico, tem como principal queixa não conseguir desempenhar as atividades básicas de forma independente e a dificuldade de locomoção. Os instrumentos de avaliação utilizados foram: anamnese, MIF, Mini Mental, Escala visual analógica, MRC e monofilamentos de Semmes Weinstein (MSW). Os procedimentos foram registrados em prontuário e executados em vintes sessões, onde as dez primeiras corresponderam a cinco sessões de cinesioatividade e cinco sessões de treino de AVD e as últimas dez sessões posteriores destes procedimentos foram desempenhados de forma intercalada. Os dados gerados foram plotados no Programa Graph Pad, Prism – 6.0 para realização de estatística descritiva pela aplicação da Análise de Variância (ANOVA), Pós­Teste de Tukey e índice de significância estimada para p<0,05. Os gráficos foram editados em coluna para apresentar Média e Desvio Padrão. Resultados: A cinesioatividade e treino de AVD favoreceram a recuperação do estado funcional dado pela MIF (Normal, 7,0±0,0; Alta, 6,26±1,19 – p>0,05). Os resultados encontrados no MRC revelaram que o ganho no grau de força muscular aconteceu em todo hemicorpo acometido, sem diferença estatística entres membros superiores saudável e acometido (Direito, 4,71±0,35; Alta, 4,43±,53 – p>0,05). A sensibilidade tátil da mão acometida respondeu de forma positiva ao tratamento, ao ponto de não existir significância estatística entre a sensibilidade da mão direita e a esquerda (Direita, 0,62±,86; Alta, 2,4±0,89 – p>0,05). Porém não houveram alterações do estado geral de manifestação álgica pelo corpo da paciente e os dados relativos a amplitude articular de movimento acabaram não evidenciando ganhos contundentes. Conclusão: A utilização do treino de AVDs e tarefas baseadas na Cinesioatividade no processo de reabilitação neurológica foram eficazes no estudo para minimizar as incapacidades e deficiências, acima de tudo por estimular e desenvolver habilidades no Desempenho Ocupacional geral. Em particular, a Cinesioatividade apesar de estar comumente presente durante as intervenções de terapeutas ocupacionais ainda é uma abordagem com pouca apresentação na literatura especializada, o que torna esse manuscrito um dos poucos estudos que apontam benefício dessa prática em reabilitação. Os achados aqui apresentados ainda carecem de aprofundamentos no que tange, por exemplo, o percentual de contribuição de cada abordagem para a recuperação da paciente. Mas corrobora com publicações que evidenciam a eficácia de intervenções específicas da Terapia Ocupacional nas Ciências da Reabilitação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de avaliação e intervenção terapêutica por meio do jogo de tabuleiro “jogo da vida ocupacional”
    (2017) PAIVA, Matheus de Almeida; COSTA, Pamella de Jesus Luz; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
    O AVE decorre da interrupção do fluxo sanguíneo cerebral de etiologias diversas, que afeta o suprimento de oxigênio e nutrientes ao tecido cerebral e, frequentemente, culmina com alterações físicas, cognitivas e ocupacionais. Favorecer o equilíbrio entre a manutenção das funções motoras/cognitivas e o desempenho ocupacional é uma das propostas de intervenção do terapeuta ocupacional no intuito de manter a participação das pessoas com AVE em suas atividades cotidianas, preservando a qualidade de vida e aumentando o senso de bem-estar. As ações de reabilitação envolvem a utilização de uma gama de recursos, padronizados e/ou desenvolvidos de modo específico. No processo de reabilitação, os jogos podem ser facilitadores na identificação e análise de comprometimentos e, em contrapartida, podem proporcionar momentos de prazer, garantindo continuidade à rotina ocupacional. Resultados encontrados na literatura demonstram que os jogos tem implicações positivas na melhoria da percepção de si, favorecem a autoestima, promovem a interação social e o bem-estar. Com base nas informações apresentadas acerca das alterações motoras e cognitivas oriundas do AVE e as potenciais contribuições dos jogos de tabuleiro como estratégias de intervenção terapêutica ocupacional, este trabalho tem por objetivo desenvolver e propor um recurso lúdico para avaliação e reabilitação terapêutica ocupacional de pacientes pós-AVE. Consiste em um estudo documental de abordagem qualitativa, descritiva e de cunho tecnológico, no qual é proposto um protótipo de jogo de tabuleiro, o “Jogo da Vida Ocupacional”, para que terapeutas ocupacionais, mediante um roteiro lúdico, possam avaliar e/ou intervir junto a pacientes com sequelas neurológicas provenientes do AVE, baseando-se no grau de independência e autonomia que estes apresentem para desempenhar atividades cotidianas selecionadas. Acredita-se que este recurso prático e de baixo custo venha ampliar as possibilidades de intervenção em Terapia Ocupacional, levando-se em consideração o contexto brasileiro no qual os jogos eletrônicos de alto custo não compõem habitualmente o quadro de recursos dentro das unidades de saúde pública e que ele possibilite ao paciente a extensão do seu potencial de desempenho nas ocupações diárias, contribuindo positivamente na sua saúde e qualidade de vida.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O que tem sido publicado sobre as intervenções do terapeuta ocupacional junto a pessoa com transtorno do espectro autista?
    (2017) SOUZA, Hellen Patrícia Oliveira de; RIBEIRO, Tassia Kamila de Miranda; SAMPAIO, Edilson Coelho; http://lattes.cnpq.br/7154091678027221; https://orcid.org/0000-0003-3963-8012
    O Autismo é caracterizado por comprometimentos globais do desenvolvimento, e tem como características principais dificuldades na interação e habilidades sociais. O diagnóstico e intervenção deve minimizar essas dificuldades, priorizando maior independência e participação das crianças em suas rotinas. Esta intervenção deve ocorrer por diversas áreas profissionais, dentre elas, a Terapia Ocupacional. O Terapeuta Ocupacional pode trabalhar as habilidades de vida diária de pessoas com TEA, assim como, habilidades motoras, estimular habilidades sociais, dentre outras possibilidades de intervenção. O presente estudo refere-se a uma revisão da literatura do tipo integrativa com o objetivo de revisar trabalhos científicos sobre intervenções clínicas da Terapia Ocupacional para crianças com TEA, por meio de literatura especializada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual fora realizadas coletas de dados no banco de dados do Portal Capes, no período de 2007 a 2016. Conforme os critérios de inclusão foram selecionados 34 artigos , os quais abordaram diversos tipos de intervenção e demonstraram a possibilidade de intervir com todos os públicos e em diversos contextos. A pesquisa alcançou seu objetivo e mostra-se relevante, à medida que contribui para o campo teórico-prático da Terapia Ocupacional, aumentando as possibilidades de intervenção frente ao público pesquisado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As repercussões do bocha adaptado nas ocupações dos praticantes
    (2017) ARAÚJO, Paula Andreza Gesta de; SÁ, Tátila Michela Ribeiro Pires de; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926
    O presente trabalho abrange a temática do esporte adaptado e suas repercus sões nos praticantes de bocha adaptado. Considerando que as ocupações são atividades que fazem parte do cotidiano do sujeito e que são influenciadas pelo contexto e pelos fatores do cliente, podemos então dizer que o esporte está dentro das áreas de ocupação de um indivíduo, uma vez que esta categoria está relacionada à participação social, ao lazer, a educação e ao trabalho. A prática deste esporte permite à pessoa com deficiência o empenho para reali zar estas atividades, uma vez que a competição estimula aspectos intrínsecos como, por exemplo, dominar tarefas. Estes aspectos são motivados e auxiliam na ampliação das habilidades e capacidades para realizar Atividades de Vida Diária (AVD), garantindo a manutenção da qualidade de vida e da saúde. A importância de falar neste assunto se justifica pela prática esportiva proporcio nar grandes benefícios no bem-estar, na saúde física, mental e social da pes soa com deficiência. Por meio da mesma, o indivíduo aprende a competir con sigo e supera preconceitos, estereótipos, baixa estima e ajuda os seus pares também nesta superação. A família ao observar esses grandes benefícios pas sa a acreditar na melhora e no potencial de seus filhos, sendo esta, primordial para o incentivo ao esporte. O presente trabalho, portanto, teve como objetivo entender de que forma a prática do Bocha adaptado pode influenciar nas ocu pações dos seus praticantes, na percepção dos atletas e seus pais/responsáveis. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com quatro praticantes do bocha e seus pais. A pesquisa foi reali zada no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) através de uma en trevista estruturada contendo 10 questões acerca da prática do bocha adapta do. Os dados foram ponderados com a técnica de análise de conteúdo. Os re sultados da pesquisa revelaram que a partir da participação em um esporte adaptado, em questão o bocha, os atletas passaram por mudanças em suas ocupações, trazendo aquisições de grande importância como autonomia e in dependência, a exemplo do manejo da cadeira de rodas e uma maior interação e participação social na comunidade. Desta forma, fica evidente que a Terapia Ocupacional tende muito a contribuir para uma reflexão sobre a influência da prática esportiva adaptada nas ocupações do indivíduo, no desempenho dos jovens atletas assessorando com possíveis tecnologias assistivas como no âmbito das áreas de desempenho ocupacional, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Assim como, ampliar os acervos de conhecimentos a respei to do referido tema.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A terapia ocupacional no contexto de educação inclusiva: uma revisão da literatura com base no estado da arte
    (2016) NEVES, Juliane Priscila Brasil; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645
    O presente trabalho foi pensado a partir da experiência do estágio curricular dentro da área educacional e configura-se como Trabalho de Curso, o qual discorre sobre a prática da terapia ocupacional no contexto de educação inclusiva. A inclusão é tema central de debates mundiais, pois se entende como fator crucial ao desenvolvimento pessoal; porém, faz-se necessário o rompimento de ideias integracionistas e de exclusão estabelecidas historicamente; os avanços nas políticas públicas tentam minimizar esse contexto. O terapeuta ocupacional é parte importante no presente contexto, pois busca o melhor engajamento do aluno. O objetivo geral é: analisar a inserção da terapia ocupacional na educação inclusiva por meio de suas práticas interventivas. Os específicos são: Identificar os caminhos metodológicos utilizados por terapeutas ocupacionais na prática inclusiva e categorizar a produção de conhecimento acerca do terapeuta ocupacional na inclusão educacional. A pesquisa é bibliográfica com base no estado da arte, o qual permite vislumbrar como vem se constituindo de fato o conhecimento da área. A análise de conteúdo permite, além de interpretar minúcias do texto, categorizar e entender a obra, o qual foi realizado a partir da organização das informações em tabela. Ao todo sessenta e nove (69) obras foram analisadas, entre elas artigos de revistas, capítulos e livros e trabalhos em eventos científicos. Os resultados evidenciaram um grande repertorio de práticas e sujeitos contemplados pela profissão dentro do campo educacional, mostrando assim, diversas possibilidades de inserção da profissão dentro desta área de intervenção, que é relativamente nova para a mesma. Conclui-se que a importância em divulgar as práticas no cenário da educação inclusiva é de fundamental importância tanto para os profissionais quanto para a comunidade, pois busca-se estabelecer o conhecimento científico da terapia ocupacional nesta área de atuação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pessoa com deficiência física na atenção primária em saúde: necessidades dos usuários e prática profissional dos terapeutas ocupacionais
    (2018) NOVAIS, Tatyani Arícia Maia; CAMPOS, Vera Nadine da Costa; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
    Este estudo buscou identificar as necessidades de saúde e ocupacionais das pessoas com deficiência física (DF) e compreender a prática profissional dos terapeutas ocupacionais que atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município de Belém/PA. O método baseou- se na abordagem qualitativa com enfoque descritivo, de caráter transversal e amostragem não probabilística do tipo por conveniência. A pesquisa ocorreu na cidade de Belém, Pará, considerando a divisão dos distritos administrativos nos quais o município é organizado. A coleta de dados ocorreu durante o período de julho a novembro de 2017, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com DF na faixa etária entre 18 a 59 anos, moradoras da cidade de Belém e terapeutas ocupacionais vinculados aos NASF existentes na cidade. Os resultados apontaram 4 categorias associadas às percepções dos participantes acerca das necessidades de saúde e ocupacionais de DF, à participação deste público no território e à prática profissional dos terapeutas ocupacionais. Sobre as necessidades de saúde, emergiram categorias relacionadas ao cenário de vida, acesso aos serviços de saúde e comprometimento funcional. No tocante às necessidades ocupacionais, surgiram aspectos voltados para o cuidar de si, socialização, envolvimento no trabalho e sentido do fazer. A participação foi ilustrada pelas DF que utilizavam os serviços de saúde da sua comunidade e aquelas que estavam restritas ao domicílio caracterizando uma rede social fragilizada. No que diz respeito à atuação do terapeuta ocupacional, foram relatadas ações diretas e indiretas para DF, como visitas domiciliares, encaminhamentos, adaptações, parcerias, educação em saúde e capacitações. Dentro desse processo de trabalho, foram encontrados muitos entraves, relativos aos desafios estruturais, dificuldades na efetividade da rede e na dinâmica do trabalho – que envolvem as relações interpessoais e acometimentos ocupacionais. Concluiu-se que o estudo favoreceu a melhor compreensão das necessidades de saúde e ocupacionais das DF, evidenciando que algumas demandas desse público, podem ser acolhidas no âmbito da atenção primária, e que na maioria das vezes, as DF deixam de realizar aquilo que desejam ou escolhem fazer, apresentando assim, uma lacuna ocupacional presente no seu cotidiano. Notou-se ainda, que a utilização dos serviços de atenção básica é fundamental para o exercício do direito de acesso à saúde, e que as dificuldades encontradas pelos profissionais no desenvolvimento de suas ações interferem na assistência oferecida, bem como no surgimento de possíveis situações de adoecimentos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O poder do pensamento como colaborador na reabilitação de pacientes com doença neurológica aguda: o acidente vascular encefálico
    (2018) JAIME, Gabriela Ferraz; ALVES, Thamyres Pereira; CARDOSO, Marcelo Marques; http://lattes.cnpq.br/7413138364393632; https://orcid.org/0000-0002-4792-5110
    INTRODUÇÃO: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a principal causa de instalação de sequelas motoras, necessitando de diferentes técnicas de reabilitação. Atualmente surge como opção de tratamento a Imagética Motora (IM), um procedimento que carece de aprofundamento técnico­-científico, incluindo na Terapia Ocupacional. OBJETIVO: Investigar a aplicabilidade e eficácia de tarefas motoras simples baseadas em AVD mentalmente executadas de modo complementar à um plano de intervenção terapêutico tradicional em reabilitação de pacientes com diagnóstico de AVE. METODOLOGIA: 08 pacientes de ambos os gêneros, sobreviventes de AVE, que constituíram dois grupos randomizados: controle e clínico (IM), avaliados por protocolos de admissão Movement Imagery Questionnaire (MIQ), Mini Exame do Estado Mental (Mini Mental), Medida de Independência Funcional (MIF), Estesiômetro e Escala de Força Muscular Medical Research Council (MRC). Os atendimentos ocorreram duas vezes por semana, totalizando 20 sessões ao longo de 10 semanas, entre as quais estão incluídas a admissão, reavaliação e alta. Cada sessão teve duração de uma hora, sendo está dividida em 50 minutos de intervenção e 10 minutos de relaxamento (grupo controle) ou de prática mental (grupo clínico) idealizando uma atividade de vida diária. Os dados coletados foram analisados estatisticamente pelo Programa Graph Pad, Prism – 6.0, ANOVA (Um Critério), Pós­-teste de Fisher– p<0,05 e Teste t – p<0,05. Os gráficos gerados foram plotados em colunas ± desvio padrão. RESULTADOS: Ambos os grupos apresentaram homogeneidade cognitiva, a MIF evidenciou recuperação funcional antecipada do grupo clínico. O ganho de força muscular nos tempos é semelhante entre os grupos, com significante melhora no grupo clínico e a percepção sensitiva é categoricamente recuperada no grupo clínico. CONCLUSÃO: Constatou-­se, por fim, que a imagética motora, aliada ao programa de reabilitação tradicional, trouxe benefícios físico-­funcionais de forma mais rápida e promoveu maior ganho de independência, proporcionando mais qualidade de vida aos sujeitos envolvidos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Possibilidades da utilização da massagem no tratamento de indivíduos com doença de Parkinson e suas implicações na mobilidade funcional: revisão de literatura
    (2018) FRANÇA, Simone Aragão; GOMES, Luana Aparecida Silva; http://lattes.cnpq.br/6047961723239111
    A doença de Parkinson, sendo uma doença neurodegenerativa, implica em perdas progressivas na vida de seus portadores, entre elas a da mobilidade funcional, causando uma brusca mudança de hábitos na sua rotina ocupacional. Este estudo objetiva realizar um levantamento de artigos científicos que utilizam a massagem terapêutica como recurso complementar no tratamento da DP e suas repercussões no desempenho da mobilidade. O presente estudo trata-­se de uma revisão integrativa da literatura. Após a leitura de 18 artigos, foram descartados 11 publicações que não se encaixavam no contexto estabelecido. Dessa forma, foram incluídos 8 artigos nessa revisão por se encaixarem nos critérios de inclusão deste estudo. Apesar de já ser uma técnica preconizada legislativamente em portaria e seja amplamente utilizada no contexto da atenção primária, ainda não se encontram evidências suficientes do uso de técnicas de massagem no tratamento da DP. Por fim, ressaltamos e ratificamos que essa pesquisa desenvolvida pelos autores torna-­se um incentivo para futuras pesquisas, no aprimoramento da validade da nossa prática profissional, pelas intersecções de massagem e Terapia Ocupacional.