Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Minha casa, mas e meu emprego? A relação entre a localização dos empreendimentos do PMCMV e as oportunidades de trabalho disponíveis no entorno(2024-10-29) SILVA, Lucas Eduardo da Conceição; SANTOS, Victor Igor Monteiro dos; MOREIRA, Frederico Guilherme Pamplona; http://lattes.cnpq.br/3186899504227811Nos países em desenvolvimento, programas de habitação social, como o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), têm sido centrais para transformar o ambiente urbano e oferecer moradias acessíveis a populações de baixa renda. Embora contribuam para reduzir o déficit habitacional, muitos empreendimentos estão sendo inseridos em áreas periféricas com baixa oferta de empregos e serviços públicos, o que pode acentuar a segregação socioespacial e limitar as oportunidades econômicas dos moradores, colocando em questão a real efetividade deste programa. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre o número de unidades habitacionais contratadas (UHC) do PMCMV e a disponibilidade de empregos nas proximidades dos empreendimentos na região metropolitana de Belém. Para isso, foram utilizadas abordagens de aprendizado de máquina e modelos de regressão linear pelo método de mínimos quadrados ordinários (MQO), que incluíram variáveis de controle e efeitos fixos para município e ano, além de especificações espaciais, como os modelos Spatial Autoregressive Model (SAR) e Spatial Error Model (SEM), para capturar influências socioeconômicas e geográficas compartilhadas. Nesse contexto, serão investigados os padrões de inserção desses empreendimentos em relação à oferta de empregos no entorno e como essa dinâmica varia conforme as faixas de renda dos beneficiários. Os resultados mostraram que a Faixa 1 do PMCMV requer mais área de empreendimento quando comparado com as faixas 2 e 3, e a área do empreendimento modera positivamente a relação entre os vínculos de empregos ativos as unidades habitacionais contratadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Agregado sintético de resíduo de bauxita para concreto estrutural: uma análise físico-mecânica(2024-10-31) ARAÚJO, Daniel de Queiroz Santos; CASTRO, Renan Alves de; PICANÇO, Marcelo de Souza; http://lattes.cnpq.br/4535052395600357No presente estudo foram produzidos concretos utilizando 3 agregados graúdos sintéticos (AGS 70, AGS 80, AGS 90), obtidos a partir do resíduo da bauxita (RB), sendo avaliados quanto a: resistência à compressão axial, resistência à tração por compressão diametral, módulo de elasticidade e absorção capilar de água. Os resultados mostraram, primeiramente, que os agregados sintéticos de RB atendiam aos requisitos normativos para utilização em concretos e apresentaram-se inócuos na avaliação do potencial reativo (RAA). A resistência à compressão dos concretos (28 dias) atingiu valores entre 36-24 MPa; as outras características analisadas (tração, módulo de elasticidade) mostraram pouca variabilidade; já a absorção capilar foi compatível à tendência linear crescente das absorções dos agregadosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Análise do efeito de arco de vigas de concreto armado sem armadura transversal(2024-08-13) DAMASCENO, Leonardo Ribeiro Lima; OLIVEIRA, Dênio Ramam Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1324105476558186O presente estudo avalia a influência do efeito de arco no comportamento estrutural de vigas de concreto armado com diferentes relações entre vão de cisalhamento e altura útil a/d e mesmas dimensões, além de mesmas taxas de armadura longitudinal (𝜌) e dosagens. Nesse intuito, realizaram-se testes experimentais e avaliou-se o desempenho do código de projetos brasileiro, NBR 6118 (2023), em relação à estimativa da resistência última ao cisalhamento de vigas de concreto armado sem armadura transversal. Na fase experimental do estudo foram realizados 8 ensaios de flexão em três pontos até a ruína das peças. Todas as peças tinham dimensões de (120 x 250 x 1500) mm. A variável analisada foi a razão a/d entre o vão de cisalhamento das vigas a – correspondente à distância entre o ponto de aplicação de carga e o ponto de reação mais próximo – e a sua respectiva altura útil d, com valores iguais a 1,0; 1,5; 2,0; e 2,5. O tipo de agregado graúdo utilizado foi a pedra britada, com diâmetro máximo (dmax) igual a 9,5 mm. Nesta pesquisa foram dispensados os estribos em todas as vigas, exceto nas regiões dos apoios e dos pontos de aplicação da carga, onde manteve-se a armadura transversal para evitar falhas precoces em tais pontos devido ao acúmulo de tensão. Nas análises do código de projetos, foram avaliadas as prescrições da NBR 6118 (2023) de acordo com a dispersão e o conservadorismo dos resultados encontrados. Observou-se que a relação a/d teve uma forte influência sobre o comportamento resistente das vigas de concreto armado, o que pode ser explicado pela atuação do efeito de arco. As vigas com a/d igual a 1,0 e 1,5 apresentaram o efeito de arco de forma mais evidente, o que se constatou pela configuração de suas fissuras e pelos acrréscimos de resistência ao cisalhamento obtidos, de 25% e 12%, respectivamente, em relação às vigas de referência, onde o efeito de arco foi suprimido, acompanhados de incrementos aproximadamente proporcionais de deslocamento vertical (50% e 27%, resepctivamente). A norma nacional, em média, previu com boa precisão (94%) as cargas de ruptura das vigas em estudo, no entanto, teve melhor desempenho nas estimativas dos elementos em que o efeito de arco foi suprimido.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desempenho mecânico de concretos dosados em central com seixo e brita sob altas temperaturas(2024-11-28) ALVES, Lohameky Gomes; ALBUQUERQUE, Nívea Gabriela Benevides de; http://lattes.cnpq.br/0346488880579660A segurança de estruturas em situação de incêndio é um tema que ganhou bastante abrangência no decorrer dos anos, principalmente após a ocorrência de grandes sinistros que geraram diversos debates acerca das medidas a serem tomadas e avaliadas a respeito da resistência e segurança das estruturas contra incêndios, culminando também em legislações que estão em constante modernização. Dito isto, este estudo tem por objetivo a análise do comportamento do concreto estrutural (30 a 40 MPa) em condições simuladas de incêndio, por meio de um estudo de caso com corpos de prova dosados em centrais, utilizando agregados convencionais – brita e seixo encontrados na RMB – com foco na influência desses materiais na redução da resistência residual e no módulo de elasticidade após exposição a elevadas temperaturas visando simular um incêndio. Para tanto, a metodologia adotada foi implementada por meio de ensaios laboratoriais de resistência à compressão e módulo de elasticidade em 24 corpos de prova (CP), sendo 12 CPs constituídos pelo agregado brita e os remanescentes pelo agregado seixo, os quais foram dosados em centrais. Estes foram submetidos a temperaturas de 400 ºC, 600 ºC e 800 ºC, mediante o emprego de um forno, visando à simulação de um incêndio. Os resultados indicaram que os corpos de prova de seixo apresentaram bom desempenho em altas temperaturas, com menor perda de resistência e maior resistência à expansão térmica. Além disso, o seixo exibiu maior resistência a fissuras, provavelmente devido à melhor compatibilidade térmica com a pasta de cimento. Já os corpos de prova de brita, com o prolongamento da exposição até 90 minutos, começaram a apresentar fissuras a 600 graus, evidenciando maior suscetibilidade a danos térmicos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Desconhecido Impactos das gratuidades na tarifa do sistema de transporte público de Belém - PA(2024-11-25) MELLO, Matheus Viana; SOUZA JUNIOR, Kleber Nogueira de; NEVES, Patrícia Bittencourt Tavares das; http://lattes.cnpq.br/2959569344629274O objetivo deste trabalho é analisar os impactos ocasionados pelas gratuidades na tarifa do sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belém - RMB. Para isso foi aplicado o método dedutivo com relação à abordagem, e a pesquisa teve característica quantitativa e qualitativa. Foi realizada revisão bibliográfica e levantamento de dados e as planilhas tarifárias mais utilizadas no país são as desenvolvidas pelo GEIPOT e pela ANTP. No estudo foi considerado o banco de dados da última planilha tarifária utilizada para o cálculo da tarifa do sistema de transporte público de Belém, homologada em março de 2022, e na RMB é utilizada a planilha do GEIPOT. A metodologia consiste em realizar simulações considerando cenários de gratuidades. O sistema de transporte público de Belém é todo remunerado pela tarifa e as gratuidades sobrecarregam o passageiro pagante. A estrutura tem por base de financiamento a tarifa e os usuários pagantes costumam arcar com o valor de uma tarifa que é acrescida pelo ônus dos usuários não pagantes, ou seja, apesar de ser um direito, conclui -se que as gratuidades tem um impacto forte na tarifa e para sustentabilidade do sistema é necessário outras fontes de financiamento ao sistema além da tarifa, parcela dos custos precisa ser subsidiado, uma realidade em várias cidades brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Análise de provas de carga em estacas hélice contínua monitorada na região metropolitana de Belém.(2024-12-10) SOUZA, Jamilly Roberta Câncio de; ANJOS, Gérson Jacques Miranda dos; http://lattes.cnpq.br/4839640002001074O presente trabalho tem por objetivo analisar a adequabilidade de aplicação de métodos de previsão de capacidade de carga total à compressão de estacas hélice contínua monitorada (HCM) na Região Metropolitana de Belém (RMB). Dentre os métodos disponíveis na literatura, 9 foram analisados sendo estes: Antunes & Cabral máximo (A&C_máx), Gotlieb (Gtb), Alonso – ES (Alo-ES), Alonso – BSSP (Alo-SP), Monteiro (Mro), Décourt & Quaresma (D&Q), Aoki & Velloso (A&V), Anjos I (α, β, γ) (Anj I) e Anjos II (α, β) (Anj II). Como objeto de pesquisa, foram avaliados 30 resultados de provas de carga estáticas e dinâmicas em estacas HCM. A análise em questão confrontou resultados das provas de carga, os quais são relacionados valores das cargas máximas ao deslocamento de 5% do diâmetro da estaca (valor encontrado a partir da carga extrapolada pelo método de Van der Veen), e os resultados obtidos através das metodologias. Tal comparação dos resultados foi possível através de ferramentas estatísticas como Ranking Distance, Coeficiente de Determinação (r²), Probabilidade LogNormal (P_ln) e Índice de Performance que desenvolveram pontuações para cada método, criando uma classificação indicatória dos métodos mais apropriados para aplicação na RMB. A princípio, o método Anjos I (2020) mostrou-se como o mais adequado para cálculos de capacidade de carga em estacas HCM, entretanto este método apresentou pontuações extremamente altas, demonstrando a necessidade de adaptação para aumento da acurácia e precisão. Para isso, foram propostos coeficientes a partir das ferramentas estatísticas para cada metodologia. Após a proposição dos coeficientes alfa (α) individualizados, o método Monteiro (1997) com α = 0,778 tornou-se o mais satisfatório dentre todos os analisados. Um aspecto relevante observado foi o comportamento da metodologia Aoki & Velloso (1975), a qual apresentou resultados de pontuações elevadas mesmo após a proposta de melhoramento, ocupando a última posição em ambas as classificações e demonstrando ser o menos indicado por gerar resultados de capacidade de carga divergentes aos resultados das provas de carga.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O porto ambientalmente sustentável como critério para classificação de portos de última geração(2023-12-14) RIBEIRO, Mozer Silva; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826; https://orcid.org/0000-0002-2613-0108As alterações climáticas têm impactado o planeta de forma mais severa a cada ano. A indústria do transporte marítimo comercial possui sua parcela de contaminação, embora muitos autores considerem essa atividade potencialmente poluidora quando analisada de forma coletiva com outros segmentos da indústria tornam a atividade portuária insustentável. O efeito estufa considerado o principal responsável pelas mudanças climáticas no planeta, tem se intensificado à medida que mais gases de efeito estufa são emitidos para atmosfera. A classificação de portos feita com base na sustentabilidade ambiental torna-se, portanto, fundamental. Considerando o fenômeno de estudo constituído de muitas variáveis, utilizou-se a pesquisa descritiva como método na busca da compreensão das relações de causa e efeito do fenômeno estudado. Foram encontrados impactos causados no comércio internacional, no transporte marítimo e no comércio do transporte marítimo. As transformações ocorridas no cenário mundial colocaram em evidência a atual atividade portuária, seu grande desafio está em conciliar o seu desenvolvimento com o meio ambiente, principalmente o ambiente costeiro onde está inserida essa atividade. Seu planejamento deve ser controlado pela lógica, deve conter parâmetros de ajustes ao meio ambiente local onde está inserida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de manifestações patológicas de revestimento em edificações nos quartéis do corpo de bombeiros militar do Pará: estudos de casos(2024-11-07) SANTOS, João Henrique Vieira dos; NASCIMENTO, Keven Bryan Rodrigues do; PAUMGARTTEN, Mariana Domingues von; http://lattes.cnpq.br/1800757943004686O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as manifestações patológicas de revestimento em edificações nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, por meio de seis estudos de caso. Além disso, possui como objetivos específicos identificar as anomalias presentes nos quartéis de estudo, estabelecer quais etapas do processo construtivo foram responsáveis pela origem do problema, determinar as causas e propor medidas que busquem solucionar/minimizar os defeitos. Como metodologia adotada foram realizadas vistorias “in loco” para a coleta de dados, sendo os mesmos identificados por meio de inspeção visual e registro fotográfico. Depois, os materiais coletados foram organizados em quadros com informações pertinentes a localização, mecanismo, origem, possível causa e terapia. Após a análise de resultados constatou-se que os defeitos mais presentes nos quartéis são as manchas de microrganismos, muito em conta pela região em que se encontra o objeto de estudo. No que diz respeito a origem dos problemas patológicos, a etapa de projeto foi a maior responsável pelos mesmos, evidenciando uma falta de cuidado com a etapa inicial de construção. Com relação as causas, a que obteve maior índice no estudo de caso foi a umidade, sendo considerada as principais fontes desta a água da chuva, do solo e do vazamento de tubulações. Por fim, no que diz respeito a solução, o emprego de produtos impermeabilizantes/hidrofugantes foi a mais indicada, visto que estes visam minimizar a penetração da água nos elementos que compõem as edificações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da cobertura do transporte público em bairros periféricos de Belém: um estudo de caso de Icoaraci(2024-11-27) BALTI, Fernando Sammuel Monteiro de Souza; CUNHA, Ítalo Lima da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263Este estudo tem como objetivo analisar a cobertura do transporte público nos bairros periféricos de Belém, com foco no Distrito Administrativo de Icoaraci. O estudo adota uma abordagem de estudo de caso, combinando revisão de literatura e pesquisa in loco para identificar as principais deficiências no sistema de transporte público local. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 62 usuários das 17 linhas de ônibus que atendem a região, além da análise do transporte alternativo, como mototáxis e vans. Ademais, as rotas das linhas de ônibus foram mapeadas usando softwares tais como o Google Earth, Moovit e Citamobi. Os resultados indicam uma cobertura insuficiente, especialmente em bairros mais afastados, como Paracuri e Maracacuera, onde a irregularidade nos horários e a baixa frequência das linhas geram insatisfação significativa entre os moradores. Como consequência, há uma crescente dependência dos transportes alternativos, que, embora convenientes, não garantem o mesmo nível de segurança e acessibilidade. O estudo sugere propostas para a redistribuição e ampliação das linhas de ônibus, além de estratégias para a integração eficiente entre o transporte público e os serviços alternativos, com o intuito de melhorar a mobilidade e promover maior inclusão social. Assim, conclui-se que uma gestão mais eficaz e uma fiscalização rigorosa são essenciais para garantir a qualidade e a regularidade dos serviços prestados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Modernização e adequação de uma instalação elétrica residencial unifamiliar(2024-11-28) LIMA, Caique Santiago Salheb Oliveira de; BEZERRA, Davi de Souza; MATOS, Edson Ortiz de; http://lattes.cnpq.br/0241051151153034O estudo de caso apresentado a seguir evidenciará as condições em que se encontram a rede elétrica de um apartamento unifamiliar do Condomínio Residencial Olimpus em Belém-Pará. Apesar de estar em funcionamento há cerca de 40 anos, encontra-se defasada, carecendo de diversos elementos preconizados por norma. O único dispositivo de segurança presente são os disjuntores térmicos (padrão NEMA), os quais não possuem a seletividade esperada, bem como o aterramento é praticamente inexistente, trazendo riscos às integridades física e material dos usuários. Somado a isso, toda a instalação está repleta de emendas oriundas de serviços amadores e sem padronização de cor. Diante deste cenário, este trabalho tem como objetivo elaborar um projeto de instalações elétricas para o apartamento em questão, mediante aplicação do que é previsto em normas, manuais e literaturas em geral. A partir desse estudo, foram locados os pontos de utilização elétricos, dimensionada a seção dos condutores que fazem parte dos circuitos que alimentam esses pontos, os dispositivos que os protegem, e os eletrodutos que abrigam estes circuitos, resultando nos desenhos técnicos que serão a base para a execução do projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implicações do aumento da resistência do concreto no cálculo da dosagem nas estruturas de concreto armado: estudo de caso com dados de 10 anos de uma concreteira(2024-10-23) OLIVEIRA, Marcelo Vasconcelos de; SOUZA, Elber Jorge Amorim; ALBUQUERQUE, Nívea Gabriela Benevides de; http://lattes.cnpq.br/0346488880579660Este trabalho investiga as implicações do aumento da resistência característica do concreto (fck) no processo no cálculo da dosagem (fcj), simulando a variação desse valor em modelos computacionais baseado em uma estrutura real, tendo como base os dados coletados ao longo de 10 anos das resistências a compressão dos corpos de prova de concreto com 28 dias de idade, produzido por uma central produtora de concreto. Fazendo uma breve análise dos dados coletados observou-se que, para cada classe de resistência, as resistências médias obtidas nos ensaios são compatíveis com os valores do fck e em alguns casos superiores, porém estas são, em sua maioria, maiores que as resistência solicitada no dimensionamento estrutural em concreto armado. Esta discrepância entre a resistência real e a resistência projetada tem implicações significativas no dimensionamento dos elementos estruturais, que por sua vez impacta no consumo de materiais, que pode em alguns casos ocasionar um sobreconsumo de materiais como aço e cimento, considerados como vilões nos custos desse método construtivo. O estudo analisa o impacto dessa variação na resistência do concreto em uma estrutura real, destacando os riscos associados à superestimação da resistência no cálculo de dosagem. Além disso, são explorados os potenciais impactos financeiros dessa disparidade, considerando os custos adicionais. Os resultados destacam os impactos ocasionados por elementos mais rígidos que o solicitado. Além disso, enfatiza-se a necessidade de uma abordagem proativa para mitigar os riscos associados à variação na resistência do concreto, incluindo uma avaliação rigorosa da qualidade dos materiais, monitoramento contínuo durante a construção e adoção de práticas de controle de qualidade robustas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Desconhecido Restauração da basílica santuário nossa senhora de Nazaré: um estudo de caso sobre as técnicas utilizadas na primeira obra de restauro, em 115 anos de construção(2024-12-10) RODRIGUES, Aderian dos Santos; TEIXEIRA, Marcelo Rassy; http://lattes.cnpq.br/8912916360456192Este trabalho de conclusão tem como objetivo caracterizar as técnicas de restauração: prospecção de pinturas, reintegração mimética, assemblagem e reintegração cromática aplicadas em um capitel da Basílica Santuário de Nazaré, situada na capital do estado do Pará, Belém. Para isso, foram utilizadas pesquisas bibliográficas e relatos de profissionais experientes da área da restauração envolvidos na obra. Esses especialistas compartilharam informações sobre os procedimentos aplicados na obra, o que possibilitou uma análise comparativa com outras intervenções realizadas no Brasil, a partir disso foi possível considerar as contribuições de teóricos da construção civil que investigam e trabalham no campo da restauração. Conclui se que as técnicas evidenciadas são comumente utilizadas, mas não exatamente da mesma forma, e que a maior parte das revisões bibliográficas deixam claro que as técnicas de restauro não são padronizadas pelo motivo de que cada obra, cada detalhe artístico presente nos detalhamentos dos prédios históricos, possuem singularidades que nem sempre se repetem, contudo, pode-se perceber que em casos especiais, há semelhanças que chegam próximo do que se pode chamar de padronização. Esta pesquisa, contribui para o conhecimento dos profissionais da área, pois se trata de uma obra inédita, e servirá como um recurso técnico teórico e histórico do acervo da primeira Obra de grande porte de restauração na Basílica Santuário de Nazaré.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Desconhecido Percepção do efeito aprendizagem em serviços na construção civil: um estudo de caso na Região Metropolitana de Belém(2024-09-11) ATAIDE, Josias Ramos; COSTA JUNIOR, Laurimar Santos da; KATO, Ricardo Bentes; http://lattes.cnpq.br/6500017854436524; https://orcid.org/0000-0003-3096-4751Este trabalho apresenta uma percepção do fenômeno da aprendizagem, a partir de um estudo de caso, onde será analisado a curva de aprendizagem e os índices de produtividade, provenientes dos serviços em questão, em um edifício residencial de múltiplos pavimentos – tipos de uma obra de alto padrão em Belém do Pará, região norte do Brasil, especificamente nos serviços executivos de fôrma e armação; elevação de alvenaria de vedação em bloco cerâmico e instalação de forro interno. O fenômeno da aprendizagem é um aspecto típico das organizações produtivas baseadas na fragmentação técnica do trabalho, com ênfase para os processos de produção em serviços da construção civil. Este fenômeno se revela quando um trabalhador passa a executar um trabalho repetitivo, sobretudo manual. À medida que se produz mais, a repetição das tarefas mecânicas vai familiarizando-o com os movimentos, com o uso das ferramentas, com o manuseio dos materiais, portanto ele se torna mais hábil no processamento da tarefa. O resultado mostra uma básica redução de horas de mão-de-obra direta por unidade, consequentemente uma ascensão na produtividade, onde é perceptível visualizar a curva de aprendizagem nos serviços em questão, apesar da homogeneidade dos dados, porém há um serviço específico onde não é perceptível notar o fenômeno da aprendizagem. A metodologia do estudo é proveniente da análise de planilhas homem-hora e análise de planilhas de produtividade diária observadas in loco seguidas dos gráficos que mostram o comportamento da curva de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação do atrito negativo em estaca isolada conforme NBR 6122/2019 e suas consequências em projetos de fundações(2024-05-24) PAIVA, André Hideo Umemura; ANJOS, Gérson Jacques Miranda dos; http://lattes.cnpq.br/4839640002001074Atrito Negativo (AN), conforme descrito no item 3.2 da NBR 6122/2019, corresponde ao atrito lateral em estacas quando o recalque do solo adjacente é maior do que o recalque do elemento de fundação. O item 5.8 trata da possibilidade de incorporar o atrito negativo no dimensionamento geotécnico e estrutural das fundações, sempre que sua influência for considerada. O item 8.4.3 da referida norma enfatiza a necessidade de avaliar o fenômeno sempre que possível. Neste trabalho, será abordado especificamente o item 5.8.1, que trata do atrito negativo em relação ao fator de segurança global. Hoje em dia, é reconhecido que a maioria dos processos de instalação de estacas provocam recalques no solo adjacente. Fellenius & Altaee (1995) destacam que o fenômeno do atrito negativo afeta tanto estacas cravadas como escavadas, independentemente da magnitude do recalque. Tanto na norma brasileira anterior quanto na atual (NBR 6122/2019), o tema é abordado de maneira semelhante, podendo levar a resultados de carga de trabalho nulos ou negativos. Seu uso certamente aumentaria os custos do projeto de fundações. Neste trabalho, serão apresentados dois modelos de avaliação do fenômeno: o rígido-plástico e o elasto-plástico. Além disso, será proposta uma alteração na referida norma.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre a qualidade na prestação de serviço da linha de ônibus Satélite-UFPA: perspectivas dos usuários(2024-11-04) CARVALHO, Alan Mateus Medeiros; CASTILHO, David Augusto Nogueira de; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263Este trabalho teve como foco a análise dos pontos positivos e negativos do transporte público utilizado na linha Satélite-UFPA, juntamente com a coleta de satisfação dos utilizadores do meio de locomoção, com o intuito de desatar soluções para a qualidade no transporte público urbano de acordo com a perspectiva dos usuários. Esta é uma das linhas de ônibus da cidade de Belém, que é operada por duas empresas – Viação Rio Guamá e Belém Rio Transportes LTDA. Além disso, o estudo buscou fazer uma comparação entre as duas ofertas para entender qual empresa presta o melhor serviço e porquê. Para isto, utilizou-se a pesquisa qualitativa e a metodologia pautou-se em uma entrevista através da plataforma GOOGLE FORMS, com base nas literaturas de Santos (2000) e Ferraz e Torres (2004), artigos científicos, reportagens de jornais, sites, dissertações e livros que versam sobre o tema. Os resultados da pesquisa revelaram que a empresa Belém Rio Transportes LTDA teve como ponto positivo destacado a quantidade maior de frota, enquanto a Rio Guamá teve a estrutura dos seus ônibus como realçamento. Outrossim, é evidenciado a insatisfação da população com a empresa Belém Rio Transportes LTDA nos aspectos do sucateamento dos ônibus e a sua lentidão do trajeto. Enquanto a Rio Guamá teve como ressalto negativo a quantidade dos ônibus em circulação e que o comportamento dos motoristas fica a desejar por não seguirem os itinerários traçados dos pontos de paradas, tendo assim, o intuito de fornecer dados para futuros aprimoramentos nestes serviços, trazendo uma melhor qualidade de vida e locomoção para aqueles que utilizam dos serviços públicos prestados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise de propriedades mecânicas e microestruturais de um solo-cimento melhorado com fibras de polipropileno(24-11-07) VALE, Bianca Soares do; NASCIMENTO, Lívia Monise Rocha do; CONSOLI, Nilo Cesar; http://lattes.cnpq.br/0169869120306742; https://orcid.org/0000-0002-6408-451X; QUEIROZ, Luciana Carvalho; http://lattes.cnpq.br/3578661503761712; https://orcid.org/0000-0002-1285-5271Solos que possuem baixa capacidade de suporte ou que são inviáveis para uso em construções geotécnicas geram desafios na execução das obras. Por isso, há um interesse crescente em estudar técnicas que melhorem as propriedades mecânicas desses, explorando diferentes combinações de materiais. Este estudo investigou os efeitos da adição de fibras de polipropileno e diferentes teores de cimento na resistência mecânica de um solo arenoso proveniente da região Norte do Brasil. Foram analisadas variações de 0% e 0,5% de fibras de polipropileno e 3% e 5% de adições cimento Portland de alta resistência inicial (CPV-ARI). Para análise das propriedades mecânicas e microestruturais foram realizados os ensaios de resistência à compressão simples e a microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados mostram que o aumento da porcentagem de cimento levou a um crescimento linear na resistência mecânica do material. A adição de fibras proporcionou uma melhoria significativa na capacidade de carga do solo, além de conferir maior ductilidade ao material no momento após a ruptura. A análise microscópica mostrou uma matriz cimentada mais densa e coesa, com as fibras de polipropileno promovendo maior coesão e distribuição de tensões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fundação em estaca hélice contínua: estudo de caso da redução de custos entre dois projetos em uma obra de edificação residencial de seis pavimentos em Belém-PA(2024-11-08) REIS, Ana Paula Carvalho; COSTA, Jéssica Karolaine da Silva; CHAVES, Helder Mansur; http://lattes.cnpq.br/5202764019412834; https://orcid.org/0000-0001-7508-8826O presente trabalho tem por objetivo investigar e caracterizar os métodos executivos de projetos de fundação em estaca hélice contínua em uma obra na região metropolitana em Belém do Pará, com 06 pavimentos tipo mais térreo, com foco especial na análise de redução de custos, a partir do consumo de materiais proporcionados pelo comparativo de dois projetos elaborados por diferentes profissionais de geotecnia. Para realização da pesquisa, os projetos e sondagens SPT foram criteriosamente analisados e comparados. Dessa forma, foi possível constatar melhorias de projeto nas últimas etapas da obra e a redução de custos em quase 55% com concreto, aço e perfuratriz por metro linear. Essa diferença gerou uma economia de R$ 153.228,67, devido a reavaliação e otimização dos projetos de fundações. Com isso, essa pesquisa mostra como ajustes podem resultar em uma economia significativa, porém mantendo a sua eficiência. Além disso, o trabalho contribuiu para a ampliação do conhecimento técnico e prático sobre métodos de fundação, servindo como referência para futuras obras na região e em contextos semelhantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparativos de índice de produtividade da mão de obra e custo em serviços de obra bruta.(2024-11-07) DELGADO, Aila Thaina Santos; MELO, Luciano de Sousa; KATO, Ricardo Bentes; http://lattes.cnpq.br/6500017854436524; https://orcid.org/0000-0003-3096-4751Este trabalho visa analisar os índices de produtividade da mão de obra e os custos associados aos serviços de elevação de alvenaria de vedação, chapisco, reboco e assentamento de cerâmica. Para isso, os índices obtidos foram comparados com os de outros órgãos, como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Obras Públicas do Estado do Pará (SEDOP), o Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) e a Tabela de Composições de Preços para Orçamento (TCPO). Os dados referentes ao consumo e ao custo de mão de obra e insumos foram obtidos diretamente nas obras por meio de fichas de apropriação direta. Dessa forma, foram registrados os valores de Homem-hora, a quantidade de serviços realizados por profissional, bem como os insumos necessários para cada atividade. A produtividade das atividades foi calculada usando a Razão Unitária de Produção (RUP), que representa a relação entre Homem-hora e a quantidade de serviço executado. Os índices apurados na obra mostraram-se satisfatórios em relação ao órgão TCPO, já para a SEDOP e SINAPI houve uma discrepância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Valores de aplicação e manutenção de sinalização horizontal de trânsito em Belém(2024-10-25) SANTOS, Ana Gabrielle Silva dos; NEVES, Patrícia Bittencourt Tavares das; http://lattes.cnpq.br/2959569344629274A sinalização de trânsito auxilia no controle do trânsito e sua aplicabilidade se dá a visibilidade diurna, noturna, distância, de uso e qualidade, sendo essencial por proporcionar uma riqueza de informações nas estradas e rodovias. A sinalização horizontal visa a organização e segurança do trânsito, composta de marcas, linhas, faixas e legendas sobre a via de pavimento. Essa pesquisa tem por objetivo verificar os custos de aplicação e manutenção de sinalização horizontal de trânsito. Esse impacto foi verificado por meio de pesquisas e documentos relacionados a Rua Antônio Barreto na cidade de Belém no Estado do Pará. Para a realização desse estudo foi realizada revisão bibliográfica. Esse estudo visa analisar os custos envolvidos na sinalização horizontal, como também sua manutenção e durabilidade. Esse impacto foi verificado por meio de pesquisas e documentos sobre a implantação da sinalização horizontal, como também a durabilidade e manutenção da Rua Antônio Barreto. Conclui-se que a sinalização horizontal é importante para fluidez, segurança e a redução de acidentes e fatalidades, e suas irregularidades podem comprometer a segurança dos usuários da via.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise das propriedades térmicas de uma parede de concreto armado submetido a temperaturas extremas(2024-11-27) YAMANAKA, Fábio Masato; TEIXEIRA, Marcelo Rassy; http://lattes.cnpq.br/8912916360456192A pesquisa tem como foco a análise das propriedades térmicas de uma parede de concreto armado submetida a elevadas temperaturas, como as encontradas em fornos de cozimento de anodos, utilizados na produção de alumínio. O problema central envolve a degradação estrutural do concreto em função das variações térmicas intensas, o que pode comprometer a integridade e a durabilidade da estrutura. O objetivo do estudo foi investigar as propriedades térmicas do concreto em condições de trabalho sob altas temperaturas. Os métodos empregados incluíram a extração de corpos de prova da parede de concreto e bloco de concreto isolante, para medições experimentais da condutividade térmica, coeficiente de expansão linear e cálculo do peso especifico, que foram realizadas por meio de análises termomecânicas, avaliando a expansão térmica linear pela variação da temperatura, método comparativo para condutividade térmica e cálculos básicos para peso especifico. Os resultados mostraram uma condutividade térmica menor nas amostras expostas a altas temperaturas em comparação com os valores referenciados para condições de temperatura ambiente. Essa redução pode estar relacionada à deterioração das propriedades térmicas e mecânicas do concreto sob elevadas temperaturas, o que pode causar deformações e fissuras. O estudo é caracterizado como preliminar para futuras investigações, que incluem estudos experimentais e modelos numéricos para avaliar o comportamento do concreto em longos períodos de operação a altas temperaturas.