Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Indicadores de consumo de materiais em estruturas de edifícios em concreto armado a partir de uma abordagem estatística: estudo de edificações em Belém(2025-11-03) LIMA, Ádria de Paula Melo de; COSTA, Christiane Helen Godinho; CARNEIRO, Ronaldson José de Franca Mendes; http://lattes.cnpq.br/9697457188740205; DUARTE, André Augusto Azevedo Montenegro; http://lattes.cnpq.br/1135221873341973; https://orcid.org/0000-0003-4586-1587O presente trabalho teve como objetivo estabelecer Intervalos de Referência confiáveis e operacionais para as taxas de consumo de aço, formas e concreto em edifícios de múltiplos pavimentos em concreto armado, localizados em Belém, Pará. A pesquisa, de natureza quantitativa e exploratória, analisou dados de projetos estruturais existentes, com foco em quatro indicadores principais. A metodologia centralizou-se na estratificação da amostra, segregando os dados em seis casos de estudo. O estabelecimento dos limites de referência baseou-se no cálculo do Intervalo de Tolerância (IT), mas a análise descritiva revelou que a forte assimetria dos dados de consumo de aço invalidava a aplicação direta da premissa de Normalidade. Para contornar essa limitação, o estudo propôs e validou o Intervalo de Referência Operacional (IRO). O IRO foi determinado a partir do IT-60% e refinado por uma Análise de Sensibilidade que utilizou os quartis (P25 e P75) e o Arbítrio Técnico, aplicando correções restritivas nos limites para neutralizar a influência dos dados atípicos. Os resultados confirmaram a superioridade dos índices estabelecidos para o Pavimento Tipo (Casos 5 e 6), que apresentaram maior homogeneidade e coerência estatística. Concluiu-se que o IRO não apenas fornece um instrumento preciso para a análise de custos e otimização de projetos, mas também funciona como uma ferramenta essencial de controle de qualidade, alertando para possíveis erros de concepção quando um projeto padrão apresenta índices fora da faixa de consumo mais recorrente. A recomendação final é a adoção dos índices segmentados, garantindo a validade operacional dos referenciais para a construção civil local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da evolução da taxa de ocupação de condomínios horizontais: um estudo de caso em munícipios da região metropolitana.(2025-04-03) GONÇALVES, Bernardo Ian dos Santos; MOREIRA, Felipe de Sá; http://lattes.cnpq.br/6051799200761571; https://orcid.org/0000-0002-7169-0534A expansão dos condomínios horizontais nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba tem se intensificado nos últimos anos, impulsionada pela busca dos moradores por melhor qualidade de vida, menor exposição à poluição urbana e, sobretudo, por uma maior sensação de segurança. Diante desse cenário, este estudo empregou imagens de satélite para georreferenciar e categorizar as áreas internas desses empreendimentos, com o objetivo de analisar a evolução das taxas de ocupação. Ao todo, foram mapeados 39 condomínios horizontais, permitindo a identificação de padrões desses terrenos. Além disso, foi analisada a taxa de ocupação de nove amostras, em que tiveram um avanço médio de 5,83% ao ano e identificando uma relação direta da taxa de ocupação com o tamanho do lote e distância desses condomínios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva dos defeitos superficiais de pavimentos flexíveis e semi-rígidos: estudo de caso, campus do Guamá da UFPA(2024-11-04) AVELAR , Carlos Henrick dos Reis; FARIAS, Joás Carvalho; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A análise dos defeitos superficiais nos pavimentos do Campus do Guamá da UFPA utilizou o método do Índice de Condição de Pavimento (ICP), baseado no SHRP (Strategic Highway Research Program), para avaliar o estado de conservação das vias e identificar as principais patologias que comprometem a qualidade e segurança. O objetivo foi classificar os trechos entre excelente e péssimo estado, fornecendo uma base quantitativa confiável para guiar ações de manutenção e reabilitação. A justificativa do estudo reside na importância de uma gestão eficiente dos recursos públicos, com intervenções planejadas para prolongar a vida útil dos pavimentos e assegurar a segurança dos usuários. O método incluiu o levantamento em campo dos defeitos visíveis, mapeamento detalhado e cálculo do ICP para cada trecho, conforme os critérios do SHRP, que considera tipos e severidade dos defeitos. A análise mostrou um ICP variando de 68,33 a 90,83 entre os 14 trechos avaliados, com média de 76,13, indicando a necessidade de reparos preventivos e corretivos para manter as condições adequadas. As intervenções recomendadas variam desde selagem de trincas e pequenos reparos nos trechos em bom estado até reabilitações mais amplas nas vias com deterioração acentuada. Conclui-se que a implementação de um Sistema de Gerenciamento de Pavimentos (SGP) é essencial para uma manutenção proativa no campus universitário. Sugestões para futuros estudos incluem a aplicação de tecnologias emergentes para monitoramento contínuo e automatizado das condições viárias, permitindo um planejamento mais preciso e sustentável para a infraestrutura universitária.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da viabilidade técnica do uso de biomassa de palma em argamassas estabilizadas(2025-11-04) CARVALHO, Aguida Camille Gonçalves; CORDEIRO, Luciana de Nazaré Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/9126233381230999; https://orcid.org/0000-0001-7931-4042A incorporação de resíduos agroindustriais em materiais cimentícios tem sido estudada como alternativa sustentável na construção civil. Este trabalho investigou a avaliação da viabilidade técnica do uso de biomassa de palma em argamassas estabilizadas, especificamente, buscando avaliar o efeito da incorporação da biomassa nas características das argamassas nos estados fresco e endurecido, bem como analisar o comportamento do resíduo no processo de estabilização para definição dos tempos de uso. Foram investigadas argamassas com diferentes teores de substituição de cinza de biomassa de palma (0%, 5% e 10%) e tempos de estabilização (0h, 12h, 24h e 36h). Os resultados indicam que a cinza agroindustrial altera o comportamento da argamassa ao longo do tempo, contudo ao estudar essa cinza em termos mecânicos os resultados não foram satisfatórios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de trincas por fadiga e deformação permanente em pavimentos flexíveis no bairro batista campos em Belém/Pa: uma investigação sobre a correlação entre o tráfego de ônibus e o surgimentos dos defeitos estruturais(2025-09-16) ROCHA, Christian Daniel Navegantes; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo entender a relação entre existência de fluxo de ônibus e o surgimento das trincas por fadiga e deformações permanentes e entre a intensidade do tráfego de ônibus e o a severidade dos defeitos estudados. O estudo realiza uma investigação sobre a correlação entre o tráfego de ônibus e os defeitos estruturais em pavimentos flexíveis no bairro Batista Campos, em Belém/PA, analisando de forma exclusiva as trincas por fadiga e a deformação permanente, dois problemas recorrentes que afetam a durabilidade e a funcionalidade das vias urbanas. A pesquisa utiliza dados coletados por Cardoso e Neves (2023) e segue uma metodologia baseada em análise estatística, incluindo o teste de associação do Qui-quadrado e o coeficiente de correlação linear de Pearson. A pesquisa conclui que, para os testes realizados levando em conta tráfego versus trincas por fadiga, não foram encontradas evidências estatísticas de correlação entre as variáveis; para os testes realizados levando em conta tráfego versus deformações, o teste evidenciou a existência de correlação positiva, mostrando que existe ligação entre o trefego de ônibus e o surgimento de deformações permanentes nas vias estudadas. Para correlações realizadas entre severidades baixa, moderada e alta para os Trincas por Fadiga, foram encontradas correlações entre as variáveis, e, para as Deformações Permanentes, não foram encontradas correlações estatísticas significativas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atualização da norma DNIT 031/2024-ES: um estudo sobre as mudanças da norma técnica e sua influência no processo construtivo da Rua da Marinha, em Belém-PA(2025-09-15) SILVA, Evandro Fábio Aleixo Melo da; SILVA, Jonatha Ripardo da; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A atualização da norma DNIT 031/2024-ES trouxe mudanças significativas em sua estrutura e diretrizes técnicas em relação à versão anterior (DNIT 031/2006-ES), com destaque para a ampliação do conteúdo normativo e o rigor aprimorado no controle de materiais, na produção da mistura asfáltica e na execução da camada de revestimento. Diante da relevância dessas atualizações, a presente pesquisa dedicase a uma análise comparativa das duas versões da norma, pontuando as diferenças e os acréscimos dos itens. Para uma aplicação prática da referida análise, foi selecionado um trecho em obras na Rua da Marinha, situada no bairro Marambaia, na cidade de Belém-PA. O intuito é verificar se nesta obra já estão sendo atendidos os itens da atualização normativa. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e comparativos, desenvolvida por meio de análise bibliográfica e documental das duas versões da norma DNIT 031 de pavimentação asfáltica e de um estudo de caso com observação in loco em uma empresa do setor, a fim de verificar o grau de adequação às novas exigências.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva de pavimentos pelo método do levantamento visual contínuo: um estudo de caso da PA-483 (Alça Viária do Pará) e PA-151.(2025-09-11) GUIMARÃES, Matheus do Espírito Santo; BARROS, Vitor Ricardo Batista; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os Sistemas de Gerência de Pavimentos e a conservação da infraestrutura viária são fundamentais para garantir eficiência do transporte, segurança dos usuários e desenvolvimento regional. No estado do Pará, ainda há carência de estudos que avaliem sistematicamente a condição dos pavimentos. Neste contexto, o trabalho objetivou identificar o Índice de Estado de Superfície (IES) de trechos das rodovias PA-483 e PA-151, aplicando o método do Levantamento Visual Contínuo (LVC), conforme a norma DNIT 008/2003-PRO. A pesquisa estudou quatro trechos, subdivididos em 82 segmentos de 1 km, com coletas em janeiro, março, maio e julho de 2025. Utilizou-se o teste Qui-Quadrado para avaliar a variação temporal do IES e o coeficiente de correlação de Pearson para verificar a relação entre o Índice de Condição de Pavimentos Flexíveis (ICPF) e o Índice de Gravidade Global Expedito (IGGE). Os resultados demonstraram o Trecho 4 como o mais crítico, com IES médios de até 8 (Péssimo), enquanto o Trecho 1 apresentou condições menos críticas, variando de 2 (Bom) para 4 (Regular). O remendo foi o defeito mais recorrente, registrado em média em 89,6% dos seguimentos, seguido por trincas tipo "couro de jacaré” (77,7%) e ondulações (66,7%), sendo as trincas em bloco menos frequentes (2,7%). O teste Qui-Quadrado indicou ausência de diferença significativa na variação do IES nos períodos curtos (2 meses), mas mostrou diferença no acumulado (6 meses), evidenciando evolução distinta ao longo do tempo. Observou-se ainda correlação linear negativa moderada (r = -0,78) entre ICPF e IGGE, demonstrando coerência entre as avaliações subjetiva e objetiva. Concluiu-se que, apesar de esporádicas atividades de manutenção, os trechos deterioraram-se de janeiro a julho, período que coincide com a estação chuvosa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Minha casa, mas e meu emprego? A relação entre a localização dos empreendimentos do PMCMV e as oportunidades de trabalho disponíveis no entorno(2024-10-29) SILVA, Lucas Eduardo da Conceição; SANTOS, Victor Igor Monteiro dos; MOREIRA, Frederico Guilherme Pamplona; http://lattes.cnpq.br/3186899504227811Nos países em desenvolvimento, programas de habitação social, como o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), têm sido centrais para transformar o ambiente urbano e oferecer moradias acessíveis a populações de baixa renda. Embora contribuam para reduzir o déficit habitacional, muitos empreendimentos estão sendo inseridos em áreas periféricas com baixa oferta de empregos e serviços públicos, o que pode acentuar a segregação socioespacial e limitar as oportunidades econômicas dos moradores, colocando em questão a real efetividade deste programa. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre o número de unidades habitacionais contratadas (UHC) do PMCMV e a disponibilidade de empregos nas proximidades dos empreendimentos na região metropolitana de Belém. Para isso, foram utilizadas abordagens de aprendizado de máquina e modelos de regressão linear pelo método de mínimos quadrados ordinários (MQO), que incluíram variáveis de controle e efeitos fixos para município e ano, além de especificações espaciais, como os modelos Spatial Autoregressive Model (SAR) e Spatial Error Model (SEM), para capturar influências socioeconômicas e geográficas compartilhadas. Nesse contexto, serão investigados os padrões de inserção desses empreendimentos em relação à oferta de empregos no entorno e como essa dinâmica varia conforme as faixas de renda dos beneficiários. Os resultados mostraram que a Faixa 1 do PMCMV requer mais área de empreendimento quando comparado com as faixas 2 e 3, e a área do empreendimento modera positivamente a relação entre os vínculos de empregos ativos as unidades habitacionais contratadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Agregado sintético de resíduo de bauxita para concreto estrutural: uma análise físico-mecânica(2024-10-31) ARAÚJO, Daniel de Queiroz Santos; CASTRO, Renan Alves de; PICANÇO, Marcelo de Souza; http://lattes.cnpq.br/4535052395600357No presente estudo foram produzidos concretos utilizando 3 agregados graúdos sintéticos (AGS 70, AGS 80, AGS 90), obtidos a partir do resíduo da bauxita (RB), sendo avaliados quanto a: resistência à compressão axial, resistência à tração por compressão diametral, módulo de elasticidade e absorção capilar de água. Os resultados mostraram, primeiramente, que os agregados sintéticos de RB atendiam aos requisitos normativos para utilização em concretos e apresentaram-se inócuos na avaliação do potencial reativo (RAA). A resistência à compressão dos concretos (28 dias) atingiu valores entre 36-24 MPa; as outras características analisadas (tração, módulo de elasticidade) mostraram pouca variabilidade; já a absorção capilar foi compatível à tendência linear crescente das absorções dos agregadosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do efeito de arco de vigas de concreto armado sem armadura transversal(2024-08-13) DAMASCENO, Leonardo Ribeiro Lima; OLIVEIRA, Dênio Ramam Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1324105476558186O presente estudo avalia a influência do efeito de arco no comportamento estrutural de vigas de concreto armado com diferentes relações entre vão de cisalhamento e altura útil a/d e mesmas dimensões, além de mesmas taxas de armadura longitudinal (𝜌) e dosagens. Nesse intuito, realizaram-se testes experimentais e avaliou-se o desempenho do código de projetos brasileiro, NBR 6118 (2023), em relação à estimativa da resistência última ao cisalhamento de vigas de concreto armado sem armadura transversal. Na fase experimental do estudo foram realizados 8 ensaios de flexão em três pontos até a ruína das peças. Todas as peças tinham dimensões de (120 x 250 x 1500) mm. A variável analisada foi a razão a/d entre o vão de cisalhamento das vigas a – correspondente à distância entre o ponto de aplicação de carga e o ponto de reação mais próximo – e a sua respectiva altura útil d, com valores iguais a 1,0; 1,5; 2,0; e 2,5. O tipo de agregado graúdo utilizado foi a pedra britada, com diâmetro máximo (dmax) igual a 9,5 mm. Nesta pesquisa foram dispensados os estribos em todas as vigas, exceto nas regiões dos apoios e dos pontos de aplicação da carga, onde manteve-se a armadura transversal para evitar falhas precoces em tais pontos devido ao acúmulo de tensão. Nas análises do código de projetos, foram avaliadas as prescrições da NBR 6118 (2023) de acordo com a dispersão e o conservadorismo dos resultados encontrados. Observou-se que a relação a/d teve uma forte influência sobre o comportamento resistente das vigas de concreto armado, o que pode ser explicado pela atuação do efeito de arco. As vigas com a/d igual a 1,0 e 1,5 apresentaram o efeito de arco de forma mais evidente, o que se constatou pela configuração de suas fissuras e pelos acrréscimos de resistência ao cisalhamento obtidos, de 25% e 12%, respectivamente, em relação às vigas de referência, onde o efeito de arco foi suprimido, acompanhados de incrementos aproximadamente proporcionais de deslocamento vertical (50% e 27%, resepctivamente). A norma nacional, em média, previu com boa precisão (94%) as cargas de ruptura das vigas em estudo, no entanto, teve melhor desempenho nas estimativas dos elementos em que o efeito de arco foi suprimido.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desempenho mecânico de concretos dosados em central com seixo e brita sob altas temperaturas(2024-11-28) ALVES, Lohameky Gomes; ALBUQUERQUE, Nívea Gabriela Benevides de; http://lattes.cnpq.br/0346488880579660A segurança de estruturas em situação de incêndio é um tema que ganhou bastante abrangência no decorrer dos anos, principalmente após a ocorrência de grandes sinistros que geraram diversos debates acerca das medidas a serem tomadas e avaliadas a respeito da resistência e segurança das estruturas contra incêndios, culminando também em legislações que estão em constante modernização. Dito isto, este estudo tem por objetivo a análise do comportamento do concreto estrutural (30 a 40 MPa) em condições simuladas de incêndio, por meio de um estudo de caso com corpos de prova dosados em centrais, utilizando agregados convencionais – brita e seixo encontrados na RMB – com foco na influência desses materiais na redução da resistência residual e no módulo de elasticidade após exposição a elevadas temperaturas visando simular um incêndio. Para tanto, a metodologia adotada foi implementada por meio de ensaios laboratoriais de resistência à compressão e módulo de elasticidade em 24 corpos de prova (CP), sendo 12 CPs constituídos pelo agregado brita e os remanescentes pelo agregado seixo, os quais foram dosados em centrais. Estes foram submetidos a temperaturas de 400 ºC, 600 ºC e 800 ºC, mediante o emprego de um forno, visando à simulação de um incêndio. Os resultados indicaram que os corpos de prova de seixo apresentaram bom desempenho em altas temperaturas, com menor perda de resistência e maior resistência à expansão térmica. Além disso, o seixo exibiu maior resistência a fissuras, provavelmente devido à melhor compatibilidade térmica com a pasta de cimento. Já os corpos de prova de brita, com o prolongamento da exposição até 90 minutos, começaram a apresentar fissuras a 600 graus, evidenciando maior suscetibilidade a danos térmicos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Impactos das gratuidades na tarifa do sistema de transporte público de Belém - PA(2024-11-25) MELLO, Matheus Viana; SOUZA JUNIOR, Kleber Nogueira de; NEVES, Patrícia Bittencourt Tavares das; http://lattes.cnpq.br/2959569344629274O objetivo deste trabalho é analisar os impactos ocasionados pelas gratuidades na tarifa do sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belém - RMB. Para isso foi aplicado o método dedutivo com relação à abordagem, e a pesquisa teve característica quantitativa e qualitativa. Foi realizada revisão bibliográfica e levantamento de dados e as planilhas tarifárias mais utilizadas no país são as desenvolvidas pelo GEIPOT e pela ANTP. No estudo foi considerado o banco de dados da última planilha tarifária utilizada para o cálculo da tarifa do sistema de transporte público de Belém, homologada em março de 2022, e na RMB é utilizada a planilha do GEIPOT. A metodologia consiste em realizar simulações considerando cenários de gratuidades. O sistema de transporte público de Belém é todo remunerado pela tarifa e as gratuidades sobrecarregam o passageiro pagante. A estrutura tem por base de financiamento a tarifa e os usuários pagantes costumam arcar com o valor de uma tarifa que é acrescida pelo ônus dos usuários não pagantes, ou seja, apesar de ser um direito, conclui -se que as gratuidades tem um impacto forte na tarifa e para sustentabilidade do sistema é necessário outras fontes de financiamento ao sistema além da tarifa, parcela dos custos precisa ser subsidiado, uma realidade em várias cidades brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de provas de carga em estacas hélice contínua monitorada na região metropolitana de Belém.(2024-12-10) SOUZA, Jamilly Roberta Câncio de; ANJOS, Gérson Jacques Miranda dos; http://lattes.cnpq.br/4839640002001074O presente trabalho tem por objetivo analisar a adequabilidade de aplicação de métodos de previsão de capacidade de carga total à compressão de estacas hélice contínua monitorada (HCM) na Região Metropolitana de Belém (RMB). Dentre os métodos disponíveis na literatura, 9 foram analisados sendo estes: Antunes & Cabral máximo (A&C_máx), Gotlieb (Gtb), Alonso – ES (Alo-ES), Alonso – BSSP (Alo-SP), Monteiro (Mro), Décourt & Quaresma (D&Q), Aoki & Velloso (A&V), Anjos I (α, β, γ) (Anj I) e Anjos II (α, β) (Anj II). Como objeto de pesquisa, foram avaliados 30 resultados de provas de carga estáticas e dinâmicas em estacas HCM. A análise em questão confrontou resultados das provas de carga, os quais são relacionados valores das cargas máximas ao deslocamento de 5% do diâmetro da estaca (valor encontrado a partir da carga extrapolada pelo método de Van der Veen), e os resultados obtidos através das metodologias. Tal comparação dos resultados foi possível através de ferramentas estatísticas como Ranking Distance, Coeficiente de Determinação (r²), Probabilidade LogNormal (P_ln) e Índice de Performance que desenvolveram pontuações para cada método, criando uma classificação indicatória dos métodos mais apropriados para aplicação na RMB. A princípio, o método Anjos I (2020) mostrou-se como o mais adequado para cálculos de capacidade de carga em estacas HCM, entretanto este método apresentou pontuações extremamente altas, demonstrando a necessidade de adaptação para aumento da acurácia e precisão. Para isso, foram propostos coeficientes a partir das ferramentas estatísticas para cada metodologia. Após a proposição dos coeficientes alfa (α) individualizados, o método Monteiro (1997) com α = 0,778 tornou-se o mais satisfatório dentre todos os analisados. Um aspecto relevante observado foi o comportamento da metodologia Aoki & Velloso (1975), a qual apresentou resultados de pontuações elevadas mesmo após a proposta de melhoramento, ocupando a última posição em ambas as classificações e demonstrando ser o menos indicado por gerar resultados de capacidade de carga divergentes aos resultados das provas de carga.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O porto ambientalmente sustentável como critério para classificação de portos de última geração(2023-12-14) RIBEIRO, Mozer Silva; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826; https://orcid.org/0000-0002-2613-0108As alterações climáticas têm impactado o planeta de forma mais severa a cada ano. A indústria do transporte marítimo comercial possui sua parcela de contaminação, embora muitos autores considerem essa atividade potencialmente poluidora quando analisada de forma coletiva com outros segmentos da indústria tornam a atividade portuária insustentável. O efeito estufa considerado o principal responsável pelas mudanças climáticas no planeta, tem se intensificado à medida que mais gases de efeito estufa são emitidos para atmosfera. A classificação de portos feita com base na sustentabilidade ambiental torna-se, portanto, fundamental. Considerando o fenômeno de estudo constituído de muitas variáveis, utilizou-se a pesquisa descritiva como método na busca da compreensão das relações de causa e efeito do fenômeno estudado. Foram encontrados impactos causados no comércio internacional, no transporte marítimo e no comércio do transporte marítimo. As transformações ocorridas no cenário mundial colocaram em evidência a atual atividade portuária, seu grande desafio está em conciliar o seu desenvolvimento com o meio ambiente, principalmente o ambiente costeiro onde está inserida essa atividade. Seu planejamento deve ser controlado pela lógica, deve conter parâmetros de ajustes ao meio ambiente local onde está inserida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de manifestações patológicas de revestimento em edificações nos quartéis do corpo de bombeiros militar do Pará: estudos de casos(2024-11-07) SANTOS, João Henrique Vieira dos; NASCIMENTO, Keven Bryan Rodrigues do; PAUMGARTTEN, Mariana Domingues von; http://lattes.cnpq.br/1800757943004686O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as manifestações patológicas de revestimento em edificações nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, por meio de seis estudos de caso. Além disso, possui como objetivos específicos identificar as anomalias presentes nos quartéis de estudo, estabelecer quais etapas do processo construtivo foram responsáveis pela origem do problema, determinar as causas e propor medidas que busquem solucionar/minimizar os defeitos. Como metodologia adotada foram realizadas vistorias “in loco” para a coleta de dados, sendo os mesmos identificados por meio de inspeção visual e registro fotográfico. Depois, os materiais coletados foram organizados em quadros com informações pertinentes a localização, mecanismo, origem, possível causa e terapia. Após a análise de resultados constatou-se que os defeitos mais presentes nos quartéis são as manchas de microrganismos, muito em conta pela região em que se encontra o objeto de estudo. No que diz respeito a origem dos problemas patológicos, a etapa de projeto foi a maior responsável pelos mesmos, evidenciando uma falta de cuidado com a etapa inicial de construção. Com relação as causas, a que obteve maior índice no estudo de caso foi a umidade, sendo considerada as principais fontes desta a água da chuva, do solo e do vazamento de tubulações. Por fim, no que diz respeito a solução, o emprego de produtos impermeabilizantes/hidrofugantes foi a mais indicada, visto que estes visam minimizar a penetração da água nos elementos que compõem as edificações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da cobertura do transporte público em bairros periféricos de Belém: um estudo de caso de Icoaraci(2024-11-27) BALTI, Fernando Sammuel Monteiro de Souza; CUNHA, Ítalo Lima da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263Este estudo tem como objetivo analisar a cobertura do transporte público nos bairros periféricos de Belém, com foco no Distrito Administrativo de Icoaraci. O estudo adota uma abordagem de estudo de caso, combinando revisão de literatura e pesquisa in loco para identificar as principais deficiências no sistema de transporte público local. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 62 usuários das 17 linhas de ônibus que atendem a região, além da análise do transporte alternativo, como mototáxis e vans. Ademais, as rotas das linhas de ônibus foram mapeadas usando softwares tais como o Google Earth, Moovit e Citamobi. Os resultados indicam uma cobertura insuficiente, especialmente em bairros mais afastados, como Paracuri e Maracacuera, onde a irregularidade nos horários e a baixa frequência das linhas geram insatisfação significativa entre os moradores. Como consequência, há uma crescente dependência dos transportes alternativos, que, embora convenientes, não garantem o mesmo nível de segurança e acessibilidade. O estudo sugere propostas para a redistribuição e ampliação das linhas de ônibus, além de estratégias para a integração eficiente entre o transporte público e os serviços alternativos, com o intuito de melhorar a mobilidade e promover maior inclusão social. Assim, conclui-se que uma gestão mais eficaz e uma fiscalização rigorosa são essenciais para garantir a qualidade e a regularidade dos serviços prestados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modernização e adequação de uma instalação elétrica residencial unifamiliar(2024-11-28) LIMA, Caique Santiago Salheb Oliveira de; BEZERRA, Davi de Souza; MATOS, Edson Ortiz de; http://lattes.cnpq.br/0241051151153034O estudo de caso apresentado a seguir evidenciará as condições em que se encontram a rede elétrica de um apartamento unifamiliar do Condomínio Residencial Olimpus em Belém-Pará. Apesar de estar em funcionamento há cerca de 40 anos, encontra-se defasada, carecendo de diversos elementos preconizados por norma. O único dispositivo de segurança presente são os disjuntores térmicos (padrão NEMA), os quais não possuem a seletividade esperada, bem como o aterramento é praticamente inexistente, trazendo riscos às integridades física e material dos usuários. Somado a isso, toda a instalação está repleta de emendas oriundas de serviços amadores e sem padronização de cor. Diante deste cenário, este trabalho tem como objetivo elaborar um projeto de instalações elétricas para o apartamento em questão, mediante aplicação do que é previsto em normas, manuais e literaturas em geral. A partir desse estudo, foram locados os pontos de utilização elétricos, dimensionada a seção dos condutores que fazem parte dos circuitos que alimentam esses pontos, os dispositivos que os protegem, e os eletrodutos que abrigam estes circuitos, resultando nos desenhos técnicos que serão a base para a execução do projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implicações do aumento da resistência do concreto no cálculo da dosagem nas estruturas de concreto armado: estudo de caso com dados de 10 anos de uma concreteira(2024-10-23) OLIVEIRA, Marcelo Vasconcelos de; SOUZA, Elber Jorge Amorim; ALBUQUERQUE, Nívea Gabriela Benevides de; http://lattes.cnpq.br/0346488880579660Este trabalho investiga as implicações do aumento da resistência característica do concreto (fck) no processo no cálculo da dosagem (fcj), simulando a variação desse valor em modelos computacionais baseado em uma estrutura real, tendo como base os dados coletados ao longo de 10 anos das resistências a compressão dos corpos de prova de concreto com 28 dias de idade, produzido por uma central produtora de concreto. Fazendo uma breve análise dos dados coletados observou-se que, para cada classe de resistência, as resistências médias obtidas nos ensaios são compatíveis com os valores do fck e em alguns casos superiores, porém estas são, em sua maioria, maiores que as resistência solicitada no dimensionamento estrutural em concreto armado. Esta discrepância entre a resistência real e a resistência projetada tem implicações significativas no dimensionamento dos elementos estruturais, que por sua vez impacta no consumo de materiais, que pode em alguns casos ocasionar um sobreconsumo de materiais como aço e cimento, considerados como vilões nos custos desse método construtivo. O estudo analisa o impacto dessa variação na resistência do concreto em uma estrutura real, destacando os riscos associados à superestimação da resistência no cálculo de dosagem. Além disso, são explorados os potenciais impactos financeiros dessa disparidade, considerando os custos adicionais. Os resultados destacam os impactos ocasionados por elementos mais rígidos que o solicitado. Além disso, enfatiza-se a necessidade de uma abordagem proativa para mitigar os riscos associados à variação na resistência do concreto, incluindo uma avaliação rigorosa da qualidade dos materiais, monitoramento contínuo durante a construção e adoção de práticas de controle de qualidade robustas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Restauração da basílica santuário nossa senhora de Nazaré: um estudo de caso sobre as técnicas utilizadas na primeira obra de restauro, em 115 anos de construção(2024-12-10) RODRIGUES, Aderian dos Santos; TEIXEIRA, Marcelo Rassy; http://lattes.cnpq.br/8912916360456192Este trabalho de conclusão tem como objetivo caracterizar as técnicas de restauração: prospecção de pinturas, reintegração mimética, assemblagem e reintegração cromática aplicadas em um capitel da Basílica Santuário de Nazaré, situada na capital do estado do Pará, Belém. Para isso, foram utilizadas pesquisas bibliográficas e relatos de profissionais experientes da área da restauração envolvidos na obra. Esses especialistas compartilharam informações sobre os procedimentos aplicados na obra, o que possibilitou uma análise comparativa com outras intervenções realizadas no Brasil, a partir disso foi possível considerar as contribuições de teóricos da construção civil que investigam e trabalham no campo da restauração. Conclui se que as técnicas evidenciadas são comumente utilizadas, mas não exatamente da mesma forma, e que a maior parte das revisões bibliográficas deixam claro que as técnicas de restauro não são padronizadas pelo motivo de que cada obra, cada detalhe artístico presente nos detalhamentos dos prédios históricos, possuem singularidades que nem sempre se repetem, contudo, pode-se perceber que em casos especiais, há semelhanças que chegam próximo do que se pode chamar de padronização. Esta pesquisa, contribui para o conhecimento dos profissionais da área, pois se trata de uma obra inédita, e servirá como um recurso técnico teórico e histórico do acervo da primeira Obra de grande porte de restauração na Basílica Santuário de Nazaré.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepção do efeito aprendizagem em serviços na construção civil: um estudo de caso na Região Metropolitana de Belém(2024-09-11) ATAIDE, Josias Ramos; COSTA JUNIOR, Laurimar Santos da; KATO, Ricardo Bentes; http://lattes.cnpq.br/6500017854436524; https://orcid.org/0000-0003-3096-4751Este trabalho apresenta uma percepção do fenômeno da aprendizagem, a partir de um estudo de caso, onde será analisado a curva de aprendizagem e os índices de produtividade, provenientes dos serviços em questão, em um edifício residencial de múltiplos pavimentos – tipos de uma obra de alto padrão em Belém do Pará, região norte do Brasil, especificamente nos serviços executivos de fôrma e armação; elevação de alvenaria de vedação em bloco cerâmico e instalação de forro interno. O fenômeno da aprendizagem é um aspecto típico das organizações produtivas baseadas na fragmentação técnica do trabalho, com ênfase para os processos de produção em serviços da construção civil. Este fenômeno se revela quando um trabalhador passa a executar um trabalho repetitivo, sobretudo manual. À medida que se produz mais, a repetição das tarefas mecânicas vai familiarizando-o com os movimentos, com o uso das ferramentas, com o manuseio dos materiais, portanto ele se torna mais hábil no processamento da tarefa. O resultado mostra uma básica redução de horas de mão-de-obra direta por unidade, consequentemente uma ascensão na produtividade, onde é perceptível visualizar a curva de aprendizagem nos serviços em questão, apesar da homogeneidade dos dados, porém há um serviço específico onde não é perceptível notar o fenômeno da aprendizagem. A metodologia do estudo é proveniente da análise de planilhas homem-hora e análise de planilhas de produtividade diária observadas in loco seguidas dos gráficos que mostram o comportamento da curva de aprendizagem.