Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise de propriedades mecânicas e microestruturais de um solo-cimento melhorado com fibras de polipropileno(24-11-07) VALE, Bianca Soares do; NASCIMENTO, Lívia Monise Rocha do; CONSOLI, Nilo Cesar; http://lattes.cnpq.br/0169869120306742; https://orcid.org/0000-0002-6408-451X; QUEIROZ, Luciana Carvalho; http://lattes.cnpq.br/3578661503761712; https://orcid.org/0000-0002-1285-5271Solos que possuem baixa capacidade de suporte ou que são inviáveis para uso em construções geotécnicas geram desafios na execução das obras. Por isso, há um interesse crescente em estudar técnicas que melhorem as propriedades mecânicas desses, explorando diferentes combinações de materiais. Este estudo investigou os efeitos da adição de fibras de polipropileno e diferentes teores de cimento na resistência mecânica de um solo arenoso proveniente da região Norte do Brasil. Foram analisadas variações de 0% e 0,5% de fibras de polipropileno e 3% e 5% de adições cimento Portland de alta resistência inicial (CPV-ARI). Para análise das propriedades mecânicas e microestruturais foram realizados os ensaios de resistência à compressão simples e a microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados mostram que o aumento da porcentagem de cimento levou a um crescimento linear na resistência mecânica do material. A adição de fibras proporcionou uma melhoria significativa na capacidade de carga do solo, além de conferir maior ductilidade ao material no momento após a ruptura. A análise microscópica mostrou uma matriz cimentada mais densa e coesa, com as fibras de polipropileno promovendo maior coesão e distribuição de tensões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma introdução à análise de confiabilidade estrutural(2019-01-14) SOUSA, Indhyara Dhânddara Costa; RODRIGUES JÚNIOR, Sandoval José; http://lattes.cnpq.br/9081654207314040Segurança, para o modelo estrutural, determina o sucesso do projeto. O desempenho adequado de uma estrutura está relacionado a sua capacidade de servir ao propósito para que foi criada, dando condições para que as pessoas realizem as atividades programadas ao longo da vida útil da edificação de maneira adequada e com a sensação de segurança. Entregar esse resultado à sociedade demanda cada vez mais atenção, detalhamento e tratamento individual para cada um dos projetos, tendo em vista que seguem em uma exponencial de novas necessidades e designs arrojados. Neste contexto, a confiabilidade estrutural surge como ferramenta de garantia, assegurando o nível de segurança apropriado para o uso determinado. Sendo a incerteza a fonte dos riscos de falha, algumas ações podem ser feitas para ampliar o nível de conhecimento a respeito delas, entretanto, ainda haverá eventos que não se podem prever ou dimensionar e que precisam ser gerenciados. O presente trabalho apresenta uma abordagem introdutória da análise de confiabilidade estrutural. Partindo dos conceitos básicos importantes como estados limites, incertezas e suas representações matemáticas para o cálculo, explanando sobre os métodos tradicionais de confiabilidade: determinístico, semi-probabilístico (adotado pela NBR 6118); seguido dos métodos probabilísticos, mais atuais, que efetivamente calculam a probabilidade de falha e o índice de confiabilidade: métodos de transformação de primeira ordem FORM/FOSM, de segunda ordem SORM e método de simulação de Monte Carlo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização, mapeamento e análise dos acidentes de trânsito do município de Belém(2019-06-27) SANTOS, Adrian Souza dos; BECHIS, Isabella de Oliveira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. No município de Belém, este fenômeno vem se agravando nos últimos anos devido ao aumento da frota de veículos, em especial de motocicletas, sendo que ocorreram cerca de 23,4 acidentes por dia no ano de 2018. Dentro deste contexto, o trabalho tem como objetivo caracterizar os acidentes de trânsito de Belém, possibilitando, assim, mapear os pontos críticos com maior número de ocorrências, severidade e gravidade da cidade em 2018. As informações presentes nesse estudo foram obtidas a partir do banco de dados do Centro Integrado de Operações do Pará (CIOP/PA) e tratadas mediante o uso de softwares e ferramentas de análise estatística e de georreferenciamento. Dentre os principais resultados analisados, destacam-se os valores críticos em relação à: i) Dia da semana: sexta-feira; ii) Horário: de 18:00 às 20:59 horas; iii) Tipo de acidente: “somente danos materiais”; iv) Bairro: Marco; v) Via: Avenida Augusto Montenegro; vi) Índice de acidentes por extensão da via: Avenidas Nazaré e Tavares Bastos; e, vii) Cruzamento: Rod. Augusto Montenegro com Av. Independência. Percebe-se, portanto, que o objetivo do trabalho foi atingido, uma vez que foram identificados os locais críticos de acidentes de trânsito a partir da caracterização e mapeamento dos acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Belém no de 2018.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da influência do uso de polímero SBS e da faixa granulométrica nos parâmetros da dosagem Marshall(2019-07-03) MACIEL, Iury Euclides; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A construção do prolongamento da Avenida João Paulo II é uma obra de infraestrutura de extrema importância que busca promover a mobilidade e melhora do transporte rodoviário para a região metropolitana de Belém. Entretanto, para a garantia de durabilidade e qualidade da obra de pavimentação é necessário à aplicação de recursos construtivos como a utilização de diferentes ligantes e faixas granulométricas nas misturas asfálticas. Em consequência, o objetivo do trabalho é avaliar a influência do uso de ligante, sem ou com polímero SBS, e da faixa granulométrica, Faixa B ou Faixa C, nos parâmetros de dosagem Marshall. Para tanto, foi realizado o estudo estatístico com o diagrama de caixa, teste t de “Student” e correlação linear nos dados obtidos pelo controle tecnológico da pavimentação da João Paulo II. Os principais resultados obtidos mostraram que o uso de polímero influenciou positivamente nos parâmetros RBV e negativamente nos parâmetros RTCD, fluência, VAM e volume de vazios. Em relação à faixa granulométrica, quando se passa da Faixa B para a Faixa C, houve influência positiva nos parâmetros estabilidade e RBV e negativa nos parâmetros fluência, VAM, volume de vazios e densidade aparente. Além disso, não foi possível estabelecer correlações lineares válidas entre parâmetros os parâmetros volumétricos (Teor de asfalto, densidade aparente, volume de vazios, VCB, VAM e RBV) e mecânicos (RTCD, estabilidade e fluência) para a maioria das misturas. Somente a mistura BsP (Faixa B, sem polímero) apresentou correlações lineares válidas entre densidade aparente, volume de vazios, VAM e RBV versus RTCD e entre o teor de asfalto, densidade aparente e VAM versus estabilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da qualidade de calçadas no entorno da Avenida Brás de Aguiar em Belém/PA sob o método IQC(2019-11-29) FARIAS, Matheus Kaique Ferreira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A lei brasileira 12.587/12, juntamente com o Código de Trânsito Brasileiro, assegura o pedestre como prioridade nos meios urbanos, uma vez que priorizam as viagens por transporte não motorizado. Desta forma, a qualidade das calçadas deveria ser uma temática essencial ao se discutir planejamento urbano. Entretanto, o poder público nitidamente não garante que esta realidade seja concretizada, visto que, na maior parte dos centros urbanos brasileiros, os espaços destinados à circulação de pedestres apresentam configurações insatisfatórias. Desta forma, o presente trabalho objetiva avaliar o nível de serviço das calçadas da Avenida Comandante Brás de Aguiar e de suas transversais, no perímetro entre as avenidas Nazaré e Gentil Bittencourt, região localizada no bairro de Nazaré, em Belém/PA. Para tanto, foi utilizado no presente trabalho o método IQC – Índice de Qualidade das calçadas, desenvolvido por Ferreira e Sanches (2001). Este método é realizado através de uma análise técnica in loco de cinco indicadores de qualidade, atrelada a uma avaliação da percepção dos pedestres. Foram investigados 34 trechos de calçadas e 70 transeuntes foram entrevistados. Através desta pesquisa foi possível constatar que a maioria dos trechos estudados apresentavam resultados satisfatórios – 91% deles obtiveram desempenho ótimo ou bom, enquanto que 9% obtiveram desempenho regular. Apenas 3 trechos enquadraram-se no nível de serviço B, 28 no nível C e os 3 restantes no nível D; nenhum trecho enquadrou-se nos níveis de serviço A, E e F. Os melhores trechos de calçada encontravam-se no entorno do cruzamento da Avenida Brás de Aguiar com a Dr. Moraes, enquanto que os piores estavam na Avenida Rui Barbosa e na Avenida Generalíssimo Deodoro. Além disso, foi constatado que largura efetiva era o índice de qualidade que mais preocupava os usuários. Tendo em vista o número reduzido de entrevistados e a subjetividade da avaliação técnica, foram feitas análises adicionais, (i) comparando o presente estudo com outro feito no centro comercial, (ii) avaliando diferentes cenários com diferentes pesos e (iii) realizando uma análise de sensibilidade dos indicadores de qualidade. Através destas análises constatou-se a robustez do método, uma vez que ele explicitou a superioridade da qualidade das calçadas da Brás, ao serem comparadas às do comércio. Ademais, quando feitas as outras análises, pouca foi a variação expressiva dos resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo da estrutura semafórica da Avenida Pedro Miranda em comparação com a legislação vigente(2019-11-29) CUNHA, Luis Henrique Silva da; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A cidade de Belém tem apresentado um aumento da frota de veículos automotores nos últimos anos, saltando de 192.001 veículos em 2006 para 451.776 veículos em 2018, e uma das consequências é o aumento no registro dos números de acidentes em determinadas vias. Dentre as vias que registram esses números acentuados está a avenida Pedro Miranda, que recebeu nos últimos anos a instalação de semáforos com o intuito de racionalizar o trânsito, elevando a segurança, comodidade e fluidez. Apesar disso, a avenida obteve o maior índice de gravidade nos acidentes de trânsito de Belém, de acordo com os dados do CIOP/PA. Neste contexto, o trabalho teve por objetivo estudar a estrutura semafórica de toda a avenida, verificando se ela estava ou não de acordo com os critérios definidos pela legislação de trânsito, e com isso verificar se há relação da estrutura semafórica da avenida com o número de acidentes e seu grau de severidade. Como método desse trabalho foi feita a enumeração de todos os cruzamentos semaforizados e seus respectivos grupos focais, identificados uma um, e após isso foi elaborada uma lista de checagem acerca da presença e regularidades dos elementos semafóricos instalados. Os resultados obtidos através da coleta desses dados foram agrupados e mostraram que todos os grupos focais possuem irregularidades quanto à sua estrutura e seu posicionamento na via, estando em desacordo com a legislação vigente. A ausência de grupos focais secundários de aproximação (70,73%), elementos estruturais como anteparos (51,22%) e distâncias irregulares para sinalização horizontal como linha de retenção (46,34% para grupos focais principais e 97,56% para secundários) configuram as irregularidades mais frequentes que, muito provavelmente, tem relação direta com as causas dos acidentes que ocorrem na avenida. O cruzamento semafórico mais crítico encontrado foi o cruzamento CS-08 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá), que possui dois dos grupos focais com mais irregularidades GF-31 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá faixa lateral sentido Centro Bairro) e GF-33 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá faixa central sentido Centro Bairro). O cruzamento com menor quantidade de problemas foi o CS-01 (Av. Pedro Miranda com Av. Doutor Freitas), cujos grupos focais possuem entre 56% e 64% de estruturas corretamente instaladas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estresse ocupacional dos motoristas e cobradores de ônibus da RMB. Estudo de caso: linhas que tem o sinal da rota no término rodoviário da Universidade Federal do Pará(2019-12-02) DAMASCENO, Anna Flávia Tavares Braga; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O estresse ocupacional está presente em várias profissões, no entanto é característica marcante de quem trabalha no sistema de transporte público de passageiros, como motoristas de ônibus e cobradores. O presente trabalho investigou os principais fatores causadores de estresse ocupacional dos motoristas e cobradores que trabalham nas linhas que atendem o terminal rodoviário da Universidade Federal do Pará. Para tanto foram entrevistados 35 cobradores e 34 motoristas, os fatores utilizados no questionário foram determinados com base na literatura. As respostas foram tabuladas e tratadas, primeiramente, de forma agrupada e, em seguida, de forma segmentada – respostas de cobradores e respostas de motoristas – facultando o uso do teste t de Student para compactar as médias. Os principais fatores desencadeadores de estresse ocupacional, identificados na análise agrupada, foram o calor (média de 4,8), possibilidade de assaltos (média de 4,7), engarrafamento / horário de pico (média de 4,4) e trânsito desorganizado (4,3). Os fatores que menos desencadearam estresse ocupacional foram mal-estar ao dirigir (média de 2,2) e falta de intervalo entre viagens consecutivas (média de 2,3). Na análise segmentada, detectou-se que apenas 4 fatores originaram respostas significativamente diferentes entre motoristas e cobradores, sendo que “desrespeito de usuários” e “assaltos” eram mais relevantes para desencadear estresse ocupacional em cobradores e “dor muscular/coluna” e “problema auditivo” foram mais importantes para causar estresse ocupacional em motoristas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da acessibilidade ao Campus UFPA por transporte público urbano(2019-12-03) PINTO, Paulo Victor da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Transporte Público Urbano (TPU) é um importante parâmetro de qualidade de vida de uma população. Entretanto a expansão populacional e demográfica nas cidades brasileiras ocasiona sérios problemas para fornecer um TPU de qualidade. Um importante aspecto para melhorar a qualidade do TPU é analisar sua acessibilidade (distância de caminhada para embarcar ou desembarcar no transporte urbano). Diante disso, objetivou-se analisar a acessibilidade por transporte público ao campus UFPA, verificando quais áreas dos municípios de belém, Ananindeua e Marituba estão sendo atendidas de forma satisfatória, ou não, pelas atuais linhas de ônibus. Para tanto utilizou-se ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG, através do software Qgis, para confecção do nanco de dados composto pelo itinerário das 21 linhas que atendem à universidade nos sentidos de ida (universidade para os bairros) e de volta (bairros para universidade). Em seguida foi aplicado o conceito de acessibilidade de Ferraz e Torres (2004) e calculadas as áreas de boa (< 300m), regular (300 a 500 m) e ruim (> 500 m) a nível municipal, a nível de bairro e a nível das linhas de transporte público. Os principais resultados evidenciam que: (i) quanto mais distante do campus universitário menor o nível de acessibilidade; (ii) Belém apresenta melhor acessibilidade (33% boa) e (13% regular) na RMB, enquanto Marituba apresenta a pior (91% de acessibilidade ruim); (III) os bairros de Belém que possuem maior porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Condor e Nazaré e os bairros com menor porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Águas Lindas, Aurá, Guanabara, Maracacuera e São Clemente e; (iv) foram identificadas nove grandes áreas na mancha urbana de Belém que não possuem acessibilidade direta à UFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dimensionamento e análise computacional de um galpão metálico utilizando o software SAP 2000(2020-07-01) PINHEIRO, Bianca Saldanha; OLIVEIRA, Salete Souza de; http://lattes.cnpq.br/6003210915464722O presente trabalho apresenta um tutorial do SAP 2000 v.16 - Structural Analisys Program, para modelagem, dimensionamento e análise estrutural de um galpão com estrutura em perfis metálicos. O SAP 2000 é um software para análise estrutural que utiliza o método dos elementos finitos, desenvolvido pela empresa americana CSI – Computers&Structures Inc. e comercializado no Brasil pela empresa Multiplus Softwares Técnicos in. O software é vastamente utilizado para analisar edificações de pequeno, médio e grande porte, no entanto, apesar de ser uma importante ferramenta de análise e dimensionamento, nota-se a dificuldade dos alunos de engenharia civil em aprender a usá-lo, assim como a escassez de material em português apresentando, didaticamente, tutoriais para auxiliar na utilização do programa, visto que, com a evolução das estruturas, que estão se tornando cada vez mais complexas, tornou-se, em grande parte das situações, inviável a resolução por meio de cálculos analíticos. Desta forma, o presente trabalho visa contribuir para diminuir estas dificuldades, apresentando um manual de modelagem, dimensionamento e análise de uma estrutura metálica, a fim de gerar o perfil adequado para cada barra, assim como os diagramas de esforços, deflexões, momentos, cisalhamento, reações e deformadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de implantação de ciclofaixas nas principais vias do bairro do Guamá(2021-02-25) HAGE, João Pedro de Andrade; DAMASCENO, Luis Felipe Pamplona; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513É crescente a valorização do transporte cicloviário para a promoção de boa mobilidade urbana, sendo incentivado como forma de reduzir o número de veículos motorizados, principalmente os individuais. Para isso, as estruturas cicloviárias tem sido projetadas como forma de organizar a via e proporcionar segurança ao ciclista. No entanto, em Belém observa-se carência de infraestrutura cicloviária em diversos bairros e que a maior parte das ciclovias e das ciclofaixas estão presentes apenas em grandes vias da cidade, causando uma ausência de ligação com bairros periféricos. Por isso, o trabalho pretende propor um projeto de ciclofaixas para as principais vias do Guamá, bairro que encontra-se na situação de isolamento das cicloestruturas existentes e que possui um grande fluxo de ciclistas. Para tanto, foram levantados dados das larguras das vias do bairro e da dinâmica do bairro, como pontos geradores de tráfego e possíveis interferências, como forma de estudar a inserção da ciclofaixa no local. O trabalho encontrou como as vias mais viáveis para a implementação da ciclofaixa a Av. José Bonifácio, no lado direito da via, sentido do bairro do Guamá, e a R. Barão de Igarapé Miri, no lado esquerdo da via, sentido UFPA, através da supressão da faixa de estacionamento e estreitamento das faixas de tráfego para atender larguras recomendadas para ciclofaixas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva de pavimentos flexíveis pelo método do ICP/SHRP. Estudo caso, bairro de Batista Campos em Belém-PA(2021-06-09) SOUSA, Talmo Cunha de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGPs) são ferramentas importantes para manter a malha viária urbana em boas condições de rolamento com o mínimo uso de recursos públicos, porém para que o SGP funcione bem é necessário haver a etapa de avaliação da condição da superfície de rolamento. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é fazer o levantamento da condição da superfície do pavimento no bairro de Batista Campos. Para se atingir esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program) e paralelamente, por oportunidade, foram levantadas as condições da sinalização horizontal. A nota do pavimento foi obtida por meio do cálculo do ICP (Índice de Condição do Pavimento), que qualifica o estado do pavimento de 0 a 100. Dentre os principais resultados, tem-se que o ICP médio das vias do bairro de Batista Campos foi de 86,75 (excelente desempenho do pavimento). As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. Os trechos mais críticos apresentaram o ICP de 61,67 e os melhores trechos exibiram ICP = 100. Os defeitos mais frequentes da malha viária analisada foram o desgaste, remendos e interferências com tubulações urbanas. A maioria dos defeitos detectados foi classificada como de baixa severidade e de baixa extensão. Houve uma forte correlação linear positiva entre as cotas dos trechos e seus respectivos ICPs. Apenas 48% das sinalizações horizontais do bairro estão bem conservadas, ou seja, a sinalização horizontal está em piores condições de conservação do que a superfície de rolamento dos trechos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa entre o novo método de dimensionamento nacional de pavimentos: MEDINA e o método do DNER(2021-06-11) SILVA, Daniel Cardoso da; BARBOSA, Diego Souza; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513As rodovias possuem uma das maiores relevâncias entre as principais obras de infraestrutura do país. Desta forma compreende-se a importância do dimensionamento adequado dos projetos, pois mantê-los em bom estado é uma garantia de que os motoristas irão trafegar de forma confortável, segura e econômica. Para isso é necessário que se adequem os métodos, e que eles consigam avaliar as estruturas em termos de cargas e dos desgastes do próprio clima, visto que o atual método não consegue aferir tais complexidades. Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma comparação entre o método vigente do DNIT (DNER) e o novo Método de Dimensionamento Nacional de pavimentos (MeDiNa). A estrutura estudada nesta pesquisa corresponde às obras de duplicação da rodovia BR-316, entre os quilômetros 67,6 e 112,6, no estado do Pará, a qual será dimensionada pelos dois métodos. A estrutura final concebida pelo método do DNER resultou em um revestimento de 12,5 cm, base e sub-base de 15 cm, após a análise do MeDiNa a estrutura apresentou 99,0% de área trincada ao fim dos 10 anos de projeto, indicando ainda um tráfego elevado para estrutura proposta. Ao ser redimensionada pelo MeDiNa, a estrutura ficou constituída por uma base em solo-cimento, sub-base com um leve aumento no módulo de resiliência e a camada de revestimento se manteve constante. Os resultados apresentaram baixo afundamento de trilha de roda e baixo percentual de área trincada, contudo a estrutura teve um aumento de 41% no seu custo por quilometro devido à base em solo-cimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A bicicleta como instrumento propulsor de mobilidade urbana. Estudo de caso: bairro da Marambaia, em Belém/PA(2021-06-14) PEREIRA, Elisangela Cristina da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Transporte Cicloviário é um modo de transporte ativo, portanto priorizado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. Porém, pouco se observa essa realidade na cidade de Belém- PA. Por esse motivo, esse trabalho estuda o bairro da Marambaia para propor o melhor tipo de infraestrutura cicloviária que atenda às demandas locais. Para tanto, foram avaliadas espacialmente as concentrações de população e de polos atrativos de tráfego e realizadas contagens de veículos nas vias consideradas promissoras para receber tal infraestrutura. Observou-se que a região central do bairro, entre os arredores das avenidas Tavares Bastos e Rodolfo Chermont concentra as atividades comerciais, enquanto que vias como a Rua da Mata, Rua da Marinha e Avenida Dalva interligam as zonas de maiores concentrações populacionais à região central do bairro. A Av. Tavares Bastos registrou um fluxo de 1041 ucp/hora pico e 192 bicicletas e a Av. Rodolfo Chermont, 1115 ucp/hora pico e 183 bicicletas. Já a Av. Dalva, comportou tráfego de 549 ucp/hora pico e 127 bicicletas, a Rua da Marinha 858 ucp/hora pico e 94 bicicletas e a Rua da Mata, 813 ucp/hora pico e 89. Com base nessas contagens, e considerando que a velocidade máxima permitida nas vias é de 40 km/h, foram propostas ciclofaixas para a Rua da Mata e para as avenidas Dalva, Rodolfo Chermont e Tavares Bastos, sendo que para essas duas últimas foi prevista sinalização para indicar o compartilhamento com ônibus, nos pontos de parada desses. A ciclofaixa da Rua da Marinha foi inviabilizada em virtude da falta de disponibilidade de espaço na via. Por fim, a implementação dessas ciclofaixas representa um grande ganho de mobilidade e qualidade de tráfego no bairro, além de maior segurança e comodidade àqueles que escolhem a bicicleta como modo de transporte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo de viabilidade de implantação de travessia de pedestres em diagonal. Estudo de caso: cruzamento da Av. Presidente Vargas com a Rua Carlos Gomes em Belém-PA(2021-06-16) ALMEIDA, Marivana Figueredo de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A Política Nacional de Mobilidade Urbana, Lei Federal 12.587/2012, estabelece como uma de suas diretrizes a prioridade do transporte não motorizado sobre o transporte motorizado. Acontece que essa prioridade nem sempre é observada no dia-a-dia das cidades brasileiras. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é investigar a viabilidade da implantação de uma travessia de pedestres em X no cruzamento da Av. Presidente Vargas com a Rua Carlos Gomes, no centro de Belém, medida que favoreceria a segurança e fluidez do tráfego de transeuntes no local. Para tanto, foram realizadas contagens dos fluxos de pedestres e de veículos no cruzamento, além da medição das dimensões das vias. O dimensionamento da programação semafórica foi feito segundo as recomendações do Manual do DENATRAN e a sinalização da travessia em X norteou-se nas preconizações da CET-SP. Os principais resultados foram: Constatação de que o semáforo atual não foi dimensionado segundo o Manual do DENATRAN, pois não apresenta o vermelho geral. Fluxo elevado de pessoas, da ordem de cerca de 800 pedestre/hora em uma travessia, que justifica implantação de semáforo de pedestres. Aumento no tempo de ciclo, passando de 105 s para 116 s, aumento de 7% no tempo permitido aos pedestres, redução de 20,35% nos tempos de verde da P. Vargas e de 3% para a C. Gomes. Para o cenário 1 analisado, verificou-se que a redução das faixas de travessia tem um impacto pequeno no tempo perdido para travessia de pedestre e para o cenário 2, foi feito uma programação que prioriza a o pedestre e que é realizável, com 21,9% de redução no tempo de verde para a Presidente Vargas e 4,8% de redução no tempo de verde para a Carlos Gomes. Por fim, recomenda-se a implantação da travessia em X na confluência da Presidente Vargas x Carlos Gomes, devidamente amparada em ações de educação para o trânsito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Redução na oferta de transporte público em função da pandemia de COVID-19. Estudo de Caso: linhas que operam no terminal da UFPA(2021-09-29) OTA, Vitor Hiroshi Barros; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Em razão da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social aplicadas ao longo desse período, o setor de transporte público coletivo (TPC) vem enfrentando um momento difícil. À medida que o deslocamento diário da população foi reduzido, o TPC teve uma abrupta redução na demanda de usuários pagantes, o que desequilibrou as receitas do sistema e fez com que as operadoras reduzissem também a oferta, a fim de encontrar o equilíbrio pela redução de custos. O presente trabalho tem por objetivo identificar o percentual de redução na oferta de viagens das linhas que atendem à Universidade Federal do Pará (UFPA). Para isso, foram registrados em campo o número de viagens reais das linhas que partiam ou passavam pelos terminais de TPC da UFPA e posteriormente essa contagem foi confrontada com o número de viagens programadas para as linhas, segundo informações do aplicativo de mobilidade Moovit. A pesquisa detectou uma redução média de 39,4% na quantidade de viagens ofertadas, sendo que em três linhas (320 / 312 / 999) foram registradas reduções de mais de 70% na oferta de viagens. Dentre os dias da semana analisados, os domingos e feriados foram os que tiveram maior redução (51,6%) na oferta. O turno da tarde apresentou maior redução de viagens (44,0%) do que o turno da manhã (29,5%). Dentre os 3 meses analisados, julho apresentou a maior redução (42,9%). O trabalho registrou também uma correlação positiva moderada entre a extensão da linha e a redução de oferta, indicando que em linhas mais longas, há tendência de maior redução na oferta. Apesar dessas reduções expressivas, foi verificado um aumento gradativo na oferta entre julho e setembro, acompanhando o avanço da vacinação e redução no número de casos e internações na cidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de cenários que influenciam na relação custo/benefício no projeto geométrico de uma curva horizontal com transição(2021-10-05) PINHEIRO, Martônio Ribeiro; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O projeto geométrico de rodovias visa garantir a construção de vias com segurança, conforto e esteticamente agradável. Porém, é necessário verificar os custos e benefícios oriundos de cada decisão do projetista. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar os diferentes cenários de dimensionamento de uma curva horizontal com transição, levando em consideração o cenário que melhor atenda a relação custo-benefício. Para tanto, foram realizadas análises de 8 diferentes cenários, gerados a partir da variação de comprimento de transição, superelevação e raio em dois níveis. A redução no tempo de percurso da via foi assumida como sendo o benefício e o volume total de terraplenagem foi assumido como sendo o custo. A análise realizada concluiu que o cenário 3 (R = 210m | e = 8% | Ls = 60m), por apresentar menor percentual de aumento no custo de terraplenagem igual a 0,052% obteve a melhor relação custo/benefício comparado com o cenário de referência (R = 210 m| e = 4% | Ls = 60m). Conclui-se que a análise de diversos cenários de dimensionamento de curvas horizontais em projetos geométricos é de suma importância, pois cada escolha do projetista para os parâmetros raio, superelevação e comprimento da curva de transição resulta em diferentes condições técnicas e de custo de construção da rodovia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Determinação de equações de chuvas intensas para o estado do Pará com foco nas obras de drenagem rodoviária(2021-10-06) MENDES, Izabela Mendonça da Silva; RÊGO, Paulinne Maysi Mastop do; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os projetos e obras de drenagem de rodovias, assim como diversas outras atividades econômicas, precisam de dados sobre o histórico de chuvas tais como duração, intensidade e frequência para que funcionem de maneira adequada. No entanto, para o Estado do Pará, há carência de estudos recentes que visem determinar equações de chuvas intensas, visto que essas equações são modificadas à medida que novos dados são coletados. Por isso, o objetivo do presente trabalho é gerar curvas intensidade-duração-frequência (IDF) e equações de chuvas intensas para 12 municípios paraenses, sendo um município por região de integração, a fim de abranger todo o território do estado. Para isto, foram analisadas as séries históricas de precipitação, disponíveis no Portal HIDROWEB e, a partir delas, foram obtidas as precipitações máximas anuais, médias e desvios-padrão. As curvas IDF foram obtidas a partir da distribuição de probabilidades de Gumbel e da desagregação de chuvas (Método das Isozonas). As equações de chuva foram obtidas por linearização e validadas pelo Coeficiente de Eficiência (COE). Os principais resultados foram: 12 equações de chuva intensas com boa confiabilidade, visto que os valores de COE foram superiores a 90%, sendo que a cidade de Marabá obteve o maior Coeficiente Médio (99,08%) e a cidade de Bragança resultou no menor COE Médio (94,60%). Assim, as maiores precipitações, para os dispositivos de drenagem, foram obtidas nas cidades de Cametá, registrando 54,01 mm/h, para um Tempo de Retorno (TR) igual a 1 ano e um Tempo de Concentração (tc) de 60 minutos, e em Paragominas, obtendo 228,37 mm/h para TR= 10 anos e tc= 5 minutos, e 192,80 mm/h, para TR= 25 anos e tc= 10 minutos. E as menores intensidades foram obtidas, majoritariamente, para a cidade de Breves, registrando 150,96 mm/h e 128,37 mm/h, para os pares de TR= 1 ano e tc= 60 minutos, TR= 25 anos e tc= 10 minutos, respectivamente, mas, também, para a cidade de Belém, com o registro de 150,96 mm/h para TR= 10 anos e tc= 5 minutos. Conclui-se que, as equações geradas são válidas para auxílio de projetos de sistemas de drenagem, atualizando as equações de chuvas existentes, para cada região de integração.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Micromobilidade em Belém: análise sobre sobre o projeto de bicicletas compartilhadas “Bike Belém”(2021-10-06) CRUZ, Lynnie Ferraz; OLIVEIRA, William Souza de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Micromobilidade refere-se a viagens curtas utilizando veículos leves, sendo eles elétricos ou não. Em Belém o relevo plano favorece a utilização do transporte cicloviário, porém o antigo sistema de bicicletas compartilhadas (micromobilidade) existente na cidade, Bike Belém, foi descontinuado em 2020. Investigar as razões desse insucesso e propor melhorias e modificações para que um novo sistema de bicicletas compartilhadas logre êxito constituem o objetivo deste trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas com prepostos envolvidos na implantação do Bike Belém e aplicou-se um questionário on-line para aferir as opiniões da população quanto a essa temática. Por fim, a partir dos dados obtidos com as entrevistas e com o questionário foram feitas recomendações - à luz do Guia Micromobilidade Urbana da Agência GIZ - para uma eventual implantação de um novo sistema de bicicletas compartilhadas em Belém. Os principais resultados obtidos por meio das entrevistas foram ter conhecimento de que o projeto original foi criado propositalmente para atender apenas o centro histórico e turístico da cidade, que o projeto não sofreu adaptações para se adequar a cidade e que os índices utilizados para determinar o sucesso do projeto se davam pela quantidade de usuários cadastrados e viagens realizadas. Os principais resultados obtidos por meio do questionário foram ter conhecimento que 28% dos respondentes não residem ou trabalham/estudam no centro da cidade, que 56% possui baixa renda, que 100% utilizava as bicicletas para fins recreativos e que a maioria não era assídua na frequência de utilização das bicicletas. Concluiu-se que as principais razões para a diminuição das viagens realizadas no Bike Belém foram a baixa qualidade da estrutura cicloviária de Belém, a falta de incentivo ao uso das bicicletas do projeto e a pouca manutenção realizada nos equipamentos, que culminou com a retirada de patrocínio da iniciativa. Tem-se então que as principais medidas a serem adotadas em um novo sistema de bicicletas compartilhadas seriam envolver a gestão municipal para realizar melhorias na estrutura cicloviária de Belém e adotar um papel fiscalizador do projeto, cobrar da empresa operadora um plano de manutenção atualizado dos equipamentos e trabalhar na promoção ao uso (por meio de campanhas, tarifas atrativas e aumento do tempo de utilização da bicicleta) e educar/estimular a população sobre a importância da assiduidade para manter a iniciativa financeiramente viável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de sensibilidade das respostas do software MEDINA às variações dos parâmetros de entrada(2022-06-24) LIMA, Luan Patrick Reis; ARAÚJO, Ana Beatriz Marques de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Atualmente há uma necessidade de substituir os métodos empirícos de dimensionamento de pavimentos por novos métodos que utilizam conceitos da mecânica (empírico-mecanísticos), assim como ocorre na transição do método vigente brasileiro para o método MeDiNa. No entanto, o software MeDiNa requer muitos parâmetros de entrada que são obtidos através de ensaios pouco acessíveis, e por isso acabam sendo estimados por meio de correlações. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise de sensibilidade da porcentagem de Área Trincada Estimada (TRI) e do Afundamento de Trilha de Roda (ATR) em dois pavimentos flexíveis, calculados pelo MeDiNa. Para tanto, foram utilizados dados do Projeto de Duplicação da BR-316 a partir dos quais, mediante correlações empíricas, foram estimados os parâmetros de entrada do cenário de referência tais como: Módulo de Resiliência (MR), Coeficiente de Poisson (μ), Coeficientes de Regressão de deformação permanente (Ψi) e fadiga (K1). Posteriormente estes parâmetros de entrada foram variados, individualmente, em ± 25% e analisados os resultados de ATR e TRI em dois pavimentos de tráfegos diferentes, ambos sobre o mesmo subleito. Para as estruturas estudadas, a técnica de análise de sensibilidade detectou forte susceptibilidade do ATR às variações de coeficiente de regressão Ψ2 e coeficiente de Poisson no subleito e especialmente na base onde geraram respectivamente aumentos de 41,0% e 18,1%, além de indicar que a TRI é muito afetada pela espessura da camada e módulo de resiliência do revestimento, onde registraram respectivamente aumentos de 29,6% e 17,7%. Portanto recomenda-se a realização prioritária desses ensaios, em detrimento dos demais, cujos parâmetros poderiam ser obtidos por correlações, no presente cenário de restrição de ensaios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de desempenho de vias do bairro de Batista Campos, em Belém-PA, em relação ao Índice de Condição do Pavimento (ICP)(2022-06-27) AIHUKI, Josef Ndauvako; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Sistema de gerência de pavimentos (SGP) deve ser capaz de forma eficiente, priorizar e alocar os recursos públicos de seu programa de manutenção e reabilitação, porém para se determinar o desempenho futuro do pavimento, é necessário conhecer o seu desempenho passado, do pavimento ao longo do tempo. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é identificar a variação dos ICPs do bairro Batista Campos entre os anos de 2021 e 2022 e aferir o desempenho do pavimento. Desta maneira para alcançar esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program). A nota do pavimento foi adquirida por meio do cálculo do ICP, que classifica o estado do pavimento de 0 a 100. Os resultados obtidos foram comparados aos resultados anteriores, permitindo uma visão geral da variação dos ICPs do pavimento. Os principais resultados foram: O ICP médio do bairro de Batista reduziu de 86,75 para 81,27. As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. O trecho mais crítico apresentou um ICP de 58,33 e o melhor trecho exibiu ICP de 98,3. A maior redução do ICP foi de -20,45 %. Apenas a Avenida 16 de Novembro apresentou uma variação média positiva no ICP, de +3,34%. 85,91% dos trechos exibiram uma variação percentual do ICP negativa. A rua São Silvestre apresentou a maior variação média negativa do ICP de -12,85%. Os defeitos que mais evoluíram foram as corrugações 900%, Trincas transversais 162%, Trincas por fadiga 149% e os remendos 27%. Não houve uma correlação linear forte entre a variação do ICP e a cota da via. Por fim, recomenda-se que novas avaliações sejam executadas anualmente, permitindo o monitoramento da evolução das condições do pavimento e da curva de deterioração do pavimento.