Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância dos experimentos de física para o ensino de ciências nas turmas de 8º ano das escolas municipais de Portel-PA(2016-03-18) RIBEIRO, Jessica Benedita Machado; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Esse trabalho de conclusão de curso vem destacar a importância do uso de experimentos de física nas aulas de ciências, os quais possuem grande relevância e favorecem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O objetivo dessa pesquisa é demonstrar não somente a importância, mas também a necessidade da experimentação na construção do conhecimento científico. Nossa pesquisa busca comprovar que com o uso de materiais simples e de baixo custo, o professor proporciona aos alunos uma aula divertida e atrativa, além de promover uma aprendizagem significativa, acabando com a passividade da aula teórica-tradicional. Para tal, foi escolhido como processo metodológico a realização de experimentos de física com alunos do 8° ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (E.M.E.F) Maria das Graças Lima e Maria de Lourdes Brasil, além de uma pesquisa de abordagem qualitativa com a opinião dos alunos e professores sobre os experimentos de física desenvolvidos nas escolas. Os dados obtidos na pesquisa apontaram que a opinião dos alunos está de acordo com o resultado esperado para este trabalho, confirmando que a experimentação é crucial no ensino de ciências, salientando o grande potencial de ampliar a motivação, o entusiasmo e o interesse apresentados pelos alunos durante as atividades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A incidência de malária no município de Portel - Pará - Brasil(2016-03-29) MASCARENHAS, Jefeson da Silva; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770A malária é um dos mais sérios e complexos problemas de saúde que a humanidade continua enfrentando no século XXI, sendo o maior causador de problemas socioeconômicos no mundo. No Brasil a doença atinge principalmente a região amazônica. O presente estudo teve como objetivo avaliar a incidência epidemiológica da malária no município de Portel - Pará - Brasil, no período de 2008 a 2015 por meio da investigação dos casos notificados pela Secretaria Municipal de Saúde. Assim, de todas as variáveis verificadas detectou-se que foram constantes as oscilações entre os inúmeros períodos estudados. Sendo que os anos de maior incidência de casos positivos de malária foram 2009 e 2011. Os objetivos do estudo foram alcançados e acredita-se que a inclusão de informações qualitativas às investigações epidemiológicas contribui significativamente nas ações de promoção da saúde, prevenção e controle da malária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização das etnovariedades da mandioca e seus produtos encontrados na Vila Betel, município de Portel, Estado do Pará(2017-03-24) TORRES, Rosiene Rodrigues Flores; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943A espécie Manihot esculenta Crantz (mandioca) é considerada a mais brasileira das culturas e apresenta uma gama de etnovariedades utilizadas e mantidas pelas populações rurais, principalmente na agricultura familiar. Desta forma o estudo tem por objetivo conhecer as etnovariedades da espécie Manihot esculenta Crantz, além de especificar os produtos derivados da mandioca e sua utilização além de apontar qual dos produtos é mais utilizado doméstica e comercialmente na Vila Betel. A Vila localiza-se na estrada Portel-Tucuruí, à margem esquerda do rio Camarapi, à aproximadamente 18 km da cidade de Portel, no Município de Portel, Estado do Pará. Foram realizados levantamentos de dados botânicos e etnobotânicos por meio da aplicação de questionários semiestruturados, fazendo uso as abordagens qualitativas e quantitativas. A coleta de material botânico foi realizada no período de 15 a 25 de agosto de 2015 e os dados etnobotânicos dias 11 a 20 de outubro e 15 a 30 de dezembro de 2015 e foram coletados três exemplares de cada etnovariedades os quais foram depositados na coleção biológica do laboratório da Faculdade de Ciências Naturais, UFPA, Campus Marajó-Breves. Os resultados da pesquisa constataram sete etnovariedades de mandioca cultivadas pelos produtores: Pai Lourenço, Pindobá, Amarelona, Achada, Acaraí, Pescada Preta ou Zolhuda e Macaxeira. As etnovariedades são utilizadas na produção de derivados tanto para consumo doméstico quanto para comercialização, destacando-se a farinha e a tapioca em ramo com 100% cada, seguida do pé de moleque com 30%, tanto para consumo quanto para a comercialização, enquanto que o beiju destacou-se com 100% de indicação no que se refere apenas para consumo próprio. Por meio da utilização destes produtos observa-se a importância da agricultura familiar de subsistência, na qual Manihot esculenta configura-se como cultura indispensável à estabilidade econômica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Água, saneamento básico e sua influência sobre a saúde : um estudo da população que habita as margens da praia de Portel-PA(2016-03-29) SANTOS, Vanessa Abreu dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra, encontrada na superfície ou no interior da Terra, é utilizada para inúmeros fins, porém apesar de saber de sua importância, não lhe é dispensada a devida atenção. Por conta das atividades antrópicas a água utilizada está sendo desperdiçada ou contaminada. A falta de água adequada para o consumo mostra o crescimento desordenado das cidades, a falta de planejamento adequado e falta de saneamento básico. O saneamento básico é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. A água pode veicular um elevado número de enfermidades, essa transmissão de doenças esta relacionado à qualidade da água. Partindo deste ponto, este trabalho tem como objetivo descrever as condições ambientais em que vive a população da ponte beira mar no bairro do Bosque - município de Portel/PA, identificando as doenças que ocorrem com frequência no município. Foram realizadas pesquisas quantitativas com 20 famílias na cidade de Portel, a fim de adquirir informações pertinentes sobre o saneamento básico do bairro. Podemos concluir que a população esta residindo em uma área inapropriada, morando em casas de palafitas, na encosta da praia. Causando crescente degradação ambiental. Essa área ocupada desordenadamente mostra uma realidade com condições deficientes de higiene, abastecimento de água, esgotamento sanitário e de deposição inadequada dos resíduos sólidos, fatores esses que aumentam a exposição dos seus moradores a variados riscos ambientais e sociais. Nesse sentido, mais estudos devem ser incentivados sobre a temática explorada contribuindo para uma intervenção melhor podendo levar informações para melhoria de vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Álbum digital de aves da Amazônia como recurso didático no ensino de ciências na Escola Miguel Bitar no município de Breves-PA(2015-04-13) ANJOS, Paulo José Romão dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo a elaboração de um álbum digital de aves da Amazônia, com a pretensão de utiliza-lo como recurso didático no ensino de ciências, com a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a importância das aves amazônicas e aproximar a realidade dos estudantes no processo de ensino, e através do recurso apresentar as características morfológicas, a distribuição geográfica e a classificação cientifica do grupo, e as relações entre as aves, meio ambiente e o ser humano. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários para os alunos, no qual foram submetidos a analises, sendo avaliadas a aceitação e eficácia do álbum digital como recurso didático e o tema aves como gerador. Através da análise dos dados os resultados mostraram que o recurso didático despertou o interesse dos alunos pela aula, tornando os mesmos mais participativos, contribuindo dessa forma, no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos assim, que o álbum digital de aves da Amazônia, foi bem aceito quanto recurso didático no ensino de ciências. Nesse sentido como todo recurso didático, vem para somar e complementar a tradicional aula, adotando novos meios didáticos trazem bons resultados. Dessa forma, despertar a atenção dos alunos, tornando os conteúdos interativos, promovendo o ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização ecológica : o que dizem futuros professores de ciências?(2016) SILVA, Selma Moreira da; Darlene Teixeira; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A questão ambiental é considerada hoje de extrema importância, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre homem e natureza, depende do uso racional dos recursos naturais pela nossa espécie. Nesse sentido, a Alfabetização Ecológica representa um instrumento essencial para superar os atuais impasses da nossa sociedade. É nesse contexto que se justifica a práxis educativa de implementar estratégias que conduzam a uma mudança de comportamento relacionado à conservação e preservação do meio ambiente. Este trabalho teve como objetivos conhecer a concepção de futuros professores de Ciências Naturais sobre alfabetização ecológica; investigar que tipo de ações os futuros professores de Ciências consideram adequadas para a realização da alfabetização ecológica; descrever ações docentes, realizadas pelos licenciandos no momento do estágio de regência que indiquem que os professores de Ciências contribuíram para a formação de cidadãos alfabetizados ecologicamente; e analisar se durante a formação inicial os futuros professores de Ciências foram incentivados a alfabetizarem ecologicamente. A pesquisa foi realizada de acordo com os princípios da abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 20 alunos concluintes do curso de Ciências Naturais do Campus Universitário do Marajó – Breves (Polo Portel), da Universidade Federal do Pará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário com questões abertas. Os resultados indicaram que a maioria dos futuros professores de Ciências conhecem o tema Alfabetização Ecológica e, aqueles que já atuam como professores no município já abordaram temas relacionados ao meio ambiente em sala de aula, ressaltando a importância de preservá-lo para que as futuras gerações não sofram consequências drásticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa das dificuldades de ensino aprendizado de ciências nas escolas da zona rural e zona urbana do município de Breves - Pará(2024-05-28) ALMEIDA, Marinete Vilhena; CORRÊA, Alberto Jacques Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3741037050512383As dificuldades de aprendizagem resultam tipicamente do déficit de aprendizagem que é esperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária, com isso este trabalho tem objetivo de analisar as dificuldades encontradas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma escola do meio urbano e outra no meio rural do município de Breves Pará. Para o embasamento teórico se utilizou os estudos de Abreu (2009), Bastos (2013), Bossa (2009), Campos (2010), Cardoso (1977), De Brito (2006), Kirk (1996) entre outros autores, que enfatizam as dificuldades de ensino aprendizagem. Para compreender esse processo no ambiente escolar, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório em ambas as escolas, fazendo uso de questionários com perguntas abertas, com alunos e professores, também se utilizou o método qualitativo e quantitativo, a fim de coletar dados satisfatórios para a pesquisa em questão. A partir do estudo desenvolvido é possível mostrar que as maiores dificuldades de ensino estão relacionadas com a estrutura física escolar, falta de recursos e materiais pedagógicos, falta de formação continuada dos professores, etc. Quanto as dificuldades de aprendizagem estão associadas ao ambiente escolar, falta de materiais pedagógicos, convívio familiar, trabalho, transporte, metodologias tradicionais abordadas, etc.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apresentação de alunos sobre o aprendizado de física e química do 9º ano do ensino fundamental(2014-09-14) MACHADO, Juan Cleber; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/3058263895154601O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as impressões que os alunos egressos do ensino fundamental possuem sobre as disciplinas de Química e Física, bem como identificar as principais dificuldades dos alunos relacionadas às disciplinas Química e Física, como também elencar as principais estratégias de ensino que os alunos tiveram contato durante o ensino fundamental. Com isso, aqui se destaca a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na educação de ciências. Estratégias de ensino adequadas pode ser uma solução para problemática gerada no ensino de ciências, são essas estratégias que fogem do velho modelo tradicional de aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa fundada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizamos levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e fechadas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa alunos do 1° ano do ensino médio que estudam em uma das escolas públicas do município de Breves – Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários demonstram que as estratégias não são utilizadas de forma ideal por boa parte dos professores de ciências o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. É de importância fundamental que durante o seu processo de formação, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Artrópodes de interesse médico do Campus Universitário Marajó-Breves/UFPA: inventariamento rápido(2023-12-02) JESUS, Jedilkson João Magno de; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XO Campus Universitário do Marajó-Breves pertence a Universidade Federal do Pará, está inserido nessa fitofisionomia amazônica e o constante contato entre os artrópodes de interesse médico com a comunidade acadêmica motivou o desenvolvimento deste estudo. Durante o período de 11 a 24 de julho de 2019, no decorrer das atividades práticas da disciplina de Zoologia 1 (Invertebrados), foi realizado um inventariamento rápido dos artrópodes de interesse médico do Campus, a fim de se conhecer estes organismos, estimular a consciência ambiental sobre sua importância ecológica e, ainda, informar a comunidade acadêmica sobre medidas a serem tomadas para se evitar possíveis acidentes ou contato. Foram encontrados representantes das Classes Insecta e Arachnida. Para Insecta, pernilongos hematófagos como a espécie Aedes aegypti (Diptera: Culicidae), principal transmissor do dengue, chicungunha (chikungunya) e associado a transmissão da febre amarela em áreas urbanas brasileiras, além da mosca de estábulos, Stomoxys calcitrans (Diptera: Tabanidae), responsável por surtos em cães no município. Para Arachnida, carrapatos (Arachnida: Ixodidae), sendo que estudos apontam que os estudantes, depois dos trabalhadores rurais, são os mais atacados por esses animais no Marajó. Foi encontrada também, a espécie Tityus obscurus (Arachnida: Scorpiones), uma das principais responsáveis por envenenamentos na Amazônia Brasileira. E aranhas-caranguejeiras (Arachnida: Theraphosidae), conferindo com a espécie Lasiodora parahybana, qual possui cerdas urticantes podendo gerar, dentre outros, alergias. Entende-se que estudos mais abrangentes devem ser conduzidos considerando a importância médico-sanitária destes organismos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspectos epidemiológicos do uso de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves-Pará(2014-07-10) ARAÚJO, Liliane Gonçalves de; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530Geralmente, o início do consumo de bebidas alcoólicas ocorre na passagem da infância para a adolescência. Atualmente, o álcool é a substância psicoativa mais consumida pelos adolescentes. Sendo que, o consumo de álcool em excesso está associado à diversos problemas sociais, econômicos e de saúde. Estudos epidemiológicos sobre consumo de bebidas alcoólicas no Norte do Brasil são escassos. Baseado nisso, este trabalho investigou a prevalência do consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves, Pará. Este estudo transversal foi realizado nas quatro escolas de ensino médio de Breves, onde os estudantes preencheram questionários estruturados para a descrição e análise de condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Os testes de qui-quadrado (2) e Odds Ratio (OR) foram utilizados para indicar e quantificar a contribuição dos fatores associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Dentre os 3.218 estudantes matriculados, 1.828 aceitaram participar deste trabalho. A faixa etária foi de 14 a 52 anos, sendo detectada predominância feminina (55,9%). A prevalência de experimentação e uso regular de bebidas alcoólicas foi 26,3% e 34,3 %, respectivamente. A idade média dos estudantes usuários regular de bebidas alcoólicas foi de 19,6 anos, tendo geralmente consumido o primeiro gole em torno de 15,6 anos. Os fatores associados ao uso de bebidas alcoólicas entre os estudantes foram: idade superior a 17 anos, escolaridade reduzida do pai, reduzida participação dos pais na vida escolar dos respectivos filhos-estudantes, estudar no turno da noite, defasagem no estudo, ter pais que bebem, ter amigos e familiares que bebem e ter a maioria ou todos os amigos e familiares que consomem bebidas alcoólicas. A prevalência de estudantes que consomem bebidas alcoólicas é relativamente alta no município de Breves quando comparada à outras localidades no Brasil. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas começa precocemente entre adolescentes em Breves, frequentemente, influenciando no rendimento escolar, a partir, principalmente, da influência de pais, familiares e amigos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividade antioxidante de Bauhinia Blakeanna Dunn (LEGUMINOSAE): caracterização, isolamento e identificação dos compostos bioativos.(2023-12-18) SANTOS, Eyshila Evangelista do Espírito; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759A planta Bauhinia blakeanna dunn é conhecida mundialmente por ser utilizada como hipoglicemiante, ou seja, a mesma é utilizada para a diminuição de glicose no sangue, atuando contra a doença diabetes. O trabalho em questão teve o objetivo de fazer o estudo fitoquímico e da ação antioxidante das folhas da planta. Durante o trabalho foram realizados diferentes experimentos para o conhecimento de suas propriedades fitoquímicas, seguindo metodologias pré-estabelecidas. Entre esses experimentos, como base, primeiramente foram feitos o processamento e a caracterização do pó do material vegetal com realização de determinação Granulométrica do pó onde foi possível perceber que o pó de Bauhonia blakeanna dunn é um pó grosso. Outros experimentos importantes foram feitos no pó da planta como a determinação de índice de intumescimento, teor de umidade e de material estranho no pó com o resultado de 1,9Ml/g, 7,9% e 0,9%, respectivamente. Em seguida realizou-se a padronização e caracterização dos extratos hidroetanólicos a parti do material vegetal pulverizado e pôr fim a realização das análises cromatográficas feitas através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Ao final da pesquisa, as análises realizadas ajudaram a entender as características fitoquímicas da planta e suas possíveis utilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bancos de apoio ao uso de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino de ciências(2019-02-28) ARAGÃO, Paulo Márcio; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Os métodos de ensino e aprendizagem vem se modernizando ao longo dos tempos, e as aulas com recursos exclusivamente tradicionais estão dando lugar às aulas virtuais em ambientes modernos e com tecnologias inovadoras, motivando o aluno para a aprendizagem. Uma das grandes vantagens do uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem é que o aluno tem a possibilidade de manipular as ferramentas virtuais independente do tempo, espaço ou tutores, por exemplo, desde que se tenha acesso a um computador smartphone ou aparelho com recursos tecnológicos similar. Diante disso,é realizada uma pesquisa Bibliográfica elaborada a partir de material já publicado, com a inclusão de procedimentos técnicos de uma pesquisa documental sobre as principais plataformas de apoio ao professor e bancos de acesso livre que disponibilizam OVAs para o ensino de Ciências, dentre eles: ProInfo, eProInfo, Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e PhET interactive simulations. Assim é indicado os recursos tecnológicos disponíveis para facilitara reconstrução do conhecimento dentro e fora do ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os casos de leishmaniose no município de Portel-Pará nos anos de 2011 a 2015(2016-03-30) CARVALHO, Andrei Sarges de; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770O presente trabalho faz um estudo de cunho quantitativo sobre o número de indivíduos humanos afetados pela Leishmaniose na região de Portel-Pará entre os anos de 2011 a 2015 e tendo como fundamentação teórica, o Manual de Vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana – do Ministério da Saúde. 2ª edição e outros artigos científicos publicados com intenção de descrever: conceito, parasito, classificação, vetor, as áreas de infestação, ciclo de vida dos flebótomos, do patógeno, de transmissão e mapeamento das áreas infectadas no país. O trabalho justifica-se pelo fato de que não há publicação do número de indivíduos humanos infectados e seu quantitativo de resultados positivos; assim também objetiva realizar um estudo bibliográfico nos registros locais presentes na Secretaria Municipal de Saúde de Portel. Foi realizada tabulação das informações encontradas no livro de registro dos casos e distribuídas mensalmente indicando o número de indivíduos humanos infectados, distribuição por áreas – rios de Portel e área urbana, por sexo e o tipo de diagnóstico, além do quantitativo de infectados geral. Como resultado viu-se que há dados de indivíduos infectados em outras regiões e o percentual anual observado nos gráficos e que mesmo assim, só foram diagnosticados dentro do município de Portel, de outra maneira, não há campanha de divulgação de infestação ou contágio da doença na área região de Portel.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comercialização das carnes de quelônio e jacaré no Marajó, Pará-Brasil(2024-03-22) SOUSA, Cleize Miranda de; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408O objetivo do presente estudo foi avaliar o consumo de quelônios e jacarés no município de Breves, localizado no arquipélago do Marajó, Pará, Brasil. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário para frequentadores do mercado municipal local. Um total de 50 pessoas participaram da pesquisa, durante o período de julho e agosto de 2019. Os resultados comprovaram que há comércio alimentar de tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa), jabutis (Geochelone carbonaria e Geochelone denticulata), perema (Rhinoclemmys punctularia), muçuã (Kinosternon scorpioides) e tracajá (Podocnemis unifilis), além do jacaré tinga (Caiman crocodilus). Os consumidores concordam que a criação desses animais seria uma solução para não acabar com as espécies no meio ambiente, além de garantir para as gerações futuras. Concluímos que a quelonicultura e a jacaricultura podem ser uma alternativa para o consumo desse tipo de carne, além de ações voltada para a educação ambiental para população, assim como maior rigor na fiscalização no mercado público de Breves.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Criação de objeto virtual de aprendizagem: multiplataforma para o ensino de ciências na Amazônia(2018-02-01) VIEIRA, Lucas Maldini da Costa; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835; SANTOS, Alberto Monteiro dos; http://lattes.cnpq.br/5437289296929126; https://orcid.org/0000-0002-7033-3922Com os avanços pedagógicos muitas estratégias foram criadas e utilizadas para ajudar o educador na difícil tarefa de ensinar. A partir dos mais distintos métodos e recursos, essas estratégias levam em consideração o público alvo e a disponibilidade de materiais. Com o avanço da tecnologia e sua cada vez maior utilização pela sociedade, ficou claro que os recursos tecnológicos se tornarão uma opção e precisam fazer parte dos métodos e estratégias dos professores da atualidade. Portanto, este trabalho tem como objetivo a criação de um objeto virtual de aprendizagem voltado especificamente para os alunos do ensino fundamental da região marajoara. Para isso o objeto virtual de aprendizagem foi criado em uma das plataformas mais utilizadas na atualidade para criação de jogos virtuais, o programa Unity 5.6.0f3, mais conhecido como Unity 3D, um programa que pode ser usado para elaboração de aplicativos multiplataforma. Além deste programa foram utilizados os programas de uso livre Fungus, Gimp e Spriter para a programação, produção dos desenhos e cenários utilizados no Jogo. O jogo criado é uma narrativa que conta a história de Ciro, um jovem ribeirinho que ao passar pelas mais diversas situações lembra-se de lições de sua infância. O jogo possui simulações, interações, avaliações e foi desenvolvido dentro de um contexto amazônico, mostrando que em todo lugar pode-se ver e estudar ciências. O objeto, portanto visa utilizar a tecnologia como um instrumento de ensino e o processo de criação deste material mostram que todo e qualquer educador pode criar suas próprias ferramentas de trabalho, basta ter conhecimentos e dedicação para produzí-los.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dengue : índice de casos no munícipio de Portel, Pará nos respectivos anos de 2007 à 2014(2016-03-29) PACHECO, Taynara de Castro; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770A dengue é uma importante arbovirose que acomete o homem, a ocorrência de grandes epidemias mantém a doença como um grave problema de saúde pública no Brasil. O estudo realizado teve como objetivo apresentar o número de casos de Dengue notificados no município de Portel – Pará nos anos de 2007 à 2014, dados esses fornecidos pela Secretária Municipal de Saúde de Portel. Foi realizado uma pesquisa quantitativa, um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados que foram obtidos, foram de 529 casos notificados num período de 08 anos e podemos observar deste anos ocorreu alternações de um ano ao outro, sendo que em 2010 e 2013, foram os anos em que houve os maiores índices de epidemia da dengue em maior escala no município de Portel – Pá. Os anos que apresentaram baixo números de casos deve-se provavelmente por conta da medida de controle aplicadas após as grandes incidências. As medidas de controle são necessárias ao combate, a população tem extrema importância ao combate a essa doença, com parceria das secretárias do município e da prefeitura. O conhecimento da epidemiologia da dengue em Portel – Pá, auxilia no monitoramento contínuo, na prevenção, no planejamento de estratégias eficaz no combate à doença, e assim levando a uma diminuição dos índices de casos notificados decorrentes da dengue.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios enfrentados pelo professor de ciências perante dificuldades de leitura e escrita no 6º ano(2023-09-05) BRAGA, Ana Luiza Mar; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408; RAMOS, Maria Neide Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3119709145133137A compreensão, leitura e interpretação de textos, assim como o controle da escrita se constituem em processos indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo. Porém, muitas crianças iniciam o Ensino Fundamental maior com índices preocupantes no que se refere a leitura e a escrita. O que interfere, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem, pois, o mínimo de compreensão e escrita de um texto é de suma importância no contexto pedagógico e contribui significativamente para o sucesso escolar do aluno. Desta forma, esta pesquisa se movimenta neste campo problemático, com o objetivo de promover a reflexão sobre os desafios que o professor de ciências enfrenta com alunos com atraso em leitura e escrita, dando ênfase ao 6º ano do Ensino Fundamental. Questionando e analisando as estratégias e as práticas docentes realizadas pelo professor no enfrentamento desta problemática, principalmente no desenvolvimento dos conteúdos de Ciências. Nesse contexto, a pesquisa, é resultado do Estágio Supervisionado II e se baseia em observações realizadas nas aulas de Ciências e em uma entrevista realizada com a professora responsável pelas turmas do 6ºano, que permitiu destacar dificuldades enfrentadas diariamente em suas aulas. Portanto, é notório que ainda existem sérios problemas quanto à alfabetização, evidenciando a necessidade da aplicação de estratégias metodológicas para minimizar a problemática, assim como, dispositivos específicos de avaliação que possibilitem driblar as dificuldades enfrentadas pelos alunos com a leitura e a escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Descobrindo o ensino da astronomia nas escolas de ensino fundamental de Breves-Pará(2017-08-16) FAVACHO, Luciano Gonçalves; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho constitui-se em um relato de experiência, que é o resultado dos estudos realizados através no projeto “Introdução ao Mundo da Astronomia na Ilha do Marajó – Breves”, tendo como objetivo analisar o Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental de Breves- Pará (E.E.F.B-P). Além do relatório de ações do projeto, apresenta os resultados da pesquisa, com base nos dados levantados e nas teorias estudadas, entre elas: Afonso (2006), que expõe a história da astronomia indígena; Faria (2009), Veiga, Ponte Neto et al (2015), Moraes e Chiaradia (2007), Steiner (2009), apresentam a História e o Ensino da Astronomia; Langhi e Nardi (2009; 2010), Bretones (1999), Daminele (2009), Daminele e Steiner (2010), Bizzo (2009) debatem o ensino da astronomia e a formação de professores para trabalhar o assunto na educação básica, sendo que todas servem de base para o projeto relatado e para a pesquisa nele realizada. A metodologia adotada foi o estudo de caso nas E.E.F.B-P. Os sujeitos foram professores atuantes nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se para a coleta de dados aplicação de questionários abertos. Os resultados apontam uma grande necessidade de projetos e formação continuada na área da astronomia que venham suprir as carências no Ensino da Astronomia apresentadas pelos professores pesquisados. Pontuando sugestões para a melhoria no Ensino da Astronomia nas E.E.F.B-P, esse trabalho não esgota a necessidade de novas pesquisas sobre o tema, ainda pouco conhecido e trabalhado em nossa região, tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um simulador em powerpoint como recurso didático para o ensino de ligação iônica(2018-08-15) AMARAL, Samuel Loureiro do; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835O Ensino de Ciências no 9° ano do Ensino Fundamental apresenta conteúdos com conceitos e teorias na maioria das vezes abstratos e complexos, abordados geralmente por metodologias tradicionais de ensino. A ausência de práticas inovadoras para o ensino dos conteúdos de Química, acaba gerando nos alunos aversão a essa disciplina, por considerá-la complexa e de difícil compreensão. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser grandes aliada nos processos de ensino e aprendizagem pela capacidade de ilustrar ou representar conceitos abstratos como ligações químicas de forma dinâmica, além de ser um recurso didático mais atrativo aos discentes ao favorecer a interatividade. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) na forma de simulador como proposta de recurso didático para o ensino de ligação química do tipo iônica. O programa utilizado para o desenvolvimento do OVA foi o Microsoft PowerPoint, versão 2016. O OVA foi apresentado aos alunos do Curso de Especialização em Educação em Ciências na Contemporaneidade, da Faculdade de Ciências Naturais do Campus Universitário do Marajó-Breves, os quais são docentes de Ciências. Em seguida, o OVA foi avaliado pelos mesmos por meio de um questionário com dez perguntas fechadas. Nos critérios de animação, interface gráfica, e a facilidade de interação 100% dos entrevistados consideraram o OVA ótimo ou bom. Quanto à clareza e precisão do OVA na exposição de conceitos, 95% o consideraram extremamente ou bastante claro e preciso, já no quesito presença de elementos do dia-a-dia 89% o avaliaram como ótimo ou bom. Assim, acredita-se que o simulador de ligação química do tipo iônica pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem do tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico da gestão de resíduos sólidos no transporte hidroviário do município de Breves-PA(2018-02-01) GONÇALVES, Tainara Demes; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759A cidade de Breves é cercada por vários rios que são o meio utilizado diariamente pela população para o transporte de cargas e passageiros. A gestão de resíduos sólidos nas embarcações de grande porte nas empresas de navegação, é uma problemática a ser estudada, pois é visível a destinação incorreta dos resíduos por funcionários e na maioria das vezes por passageiros das embarcações, causando impactos que trazem consigo várias consequências ambientais e sociais para a população da região. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada nas empresas de transporte hidroviário do Município de Breves-PA. A pesquisa do tipo quali-quantitativo mediada por auxílio de questionários e entrevistas, teve como objetivo realizar um diagnóstico da gestão de resíduos sólidos com funcionários de três empresas de navegação, que prestam serviços no município, pois acredita-se que os funcionários podem ser disseminadores de informações e de novas condutas para os passageiros em relação a gestão de resíduos. A partir dos resultados obtidos pode-se verificar a importância de se trabalhar a Educação Ambiental (EA). Além, de desenvolver projetos a serem aplicados no transporte hidroviário com foco na gestão de resíduos sólidos, visto que foi comprovado a carência de informação quanto a EA e a necessidade de ações nas embarcações voltadas para a temática.