Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico da gestão de resíduos sólidos no transporte hidroviário do município de Breves-PA
    (2018-02-01) GONÇALVES, Tainara Demes; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759
    A cidade de Breves é cercada por vários rios que são o meio utilizado diariamente pela população para o transporte de cargas e passageiros. A gestão de resíduos sólidos nas embarcações de grande porte nas empresas de navegação, é uma problemática a ser estudada, pois é visível a destinação incorreta dos resíduos por funcionários e na maioria das vezes por passageiros das embarcações, causando impactos que trazem consigo várias consequências ambientais e sociais para a população da região. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada nas empresas de transporte hidroviário do Município de Breves-PA. A pesquisa do tipo quali-quantitativo mediada por auxílio de questionários e entrevistas, teve como objetivo realizar um diagnóstico da gestão de resíduos sólidos com funcionários de três empresas de navegação, que prestam serviços no município, pois acredita-se que os funcionários podem ser disseminadores de informações e de novas condutas para os passageiros em relação a gestão de resíduos. A partir dos resultados obtidos pode-se verificar a importância de se trabalhar a Educação Ambiental (EA). Além, de desenvolver projetos a serem aplicados no transporte hidroviário com foco na gestão de resíduos sólidos, visto que foi comprovado a carência de informação quanto a EA e a necessidade de ações nas embarcações voltadas para a temática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Utilização do gene 5S rDNA como ferramenta de identificação de espécies da ordem pleuronectiformes
    (2017) SILVA, Sirley Farias da; SALES, João Bráullio de Luna; http://lattes.cnpq.br/1304788054324708; https://orcid.org/0000-0001-5914-2124
    A necessidade de estudos de genética molecular com espécies da Ordem Pleuronectiformes se baseia principalmente nos problemas taxionômicos de muitos grupos e certas espécies, havendo dificuldade na correta identificação das espécies, principalmente aquelas que não são objeto de captura comercial. Um método de identificação de espécies baseado em Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) do gene 5S rDNA, foi empregado para discriminar espécies de peixes-planos Sul Americanas de duas famílias, Achiridae e Pleuronectidae. Os resultados demonstram padrões de bandas espécie-específicos, sendo possível discriminar as espécies analisadas com uma simples migração em gel de agarose. Também foi verificada a variação intraespecífica, através da migração de todas as amostras coletadas para o presente estudo, onde todos os indivíduos apresentaram o mesmo padrão. Os resultados do presente estudo fornecem um método rápido e preciso para a discriminação de espécies de peixes planos de duas famílias Sul Americanas, onde tanto estudos morfológicos quanto genéticos são escassos para as espécies de peixes planos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso do código de barras de DNA para verificar a autenticidade da rotulagem de filés in natura de dourada (brachyplatystoma rousseauxi, castelnau, 1855) comercializados em supermercado e na feira municipal de Breves - PA
    (2018-01-25) GALIZA, Rayrisson Luis da Conceição; SALES, João Bráullio de Luna; http://lattes.cnpq.br/1304788054324708; https://orcid.org/0000-0001-5914-2124
    Brachyplatystoma rousseauxii, é uma espécie da família Pimelodidae, popularmente conhecida como dourada, onde a mesma apresenta uma elevada importância comercial para região amazônica brasileira. Recentemente, com a abertura da exploração comercial desta espécie, e principalmente a modernização das formas de comercialização, como a filetagem, tem gerado duvidas junto aos consumidores sobre possíveis substituições de espécies de elevado valor comercial, por outras de menor valor, o que acarreta fraude comercial. O presente estudo, através da ferramenta de DNA de código de barras, investigou amostras de peixe comercializadas como “dourada” no município de Breves (feira livre e supermercado) bem como amostras provenientes de outros municípios para inferir se B. rousseauxii é alvo de substituições comerciais. 54 amostras foram utilizadas no presente estudo, tendo uma porção do gene citocromo oxidase subunidade I (COI) amplificado para cada espécime. Os resultados apontam que a ferramenta de DNA foi efetiva em identificar 100% dos indivíduos utilizados no presente estudo, indicando que apenas duas amostras não correspondiam geneticamente a B. rousseauxii, mas sim a B. capapretum que possui a mesma distribuição de B. rousseauxii embora, com características morfológica bem distintas. Todos os indivíduos coletados em supermercado e identificados como “dourada” foram geneticamente idênticos a B. rousseauxii. Os resultados aqui obtidos reforçam a necessidade da implementação de metodologias de identificação de pescado adicionais, as quais possam garantir aos consumidores a validade das espécies que os mesmos desejam consumir.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma visão conceitual sobre a estrutura da matéria
    (2018-02-01) PEREIRA, Rainara Moraes; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633
    Neste trabalho realizamos uma abordagem conceitual sobre a estrutura da matéria. Tratamos inicialmente os principais modelos atômicos, bem como os cientistas responsáveis por cada modelo. Abordamos a visão clássica de partícula e radiação, e os experimentos realizados para a comprovação da natureza quântica da luz. Enfatizamos a ideia de fóton proposta por Planck para descrevermos o problema de emissão e absorção da luz e relacionamos as camadas eletrônicas dos átomos com às propriedades magnéticas dos materiais que utilizamos em nosso cotidiano. Descrevemos o efeito fotoelétrico, em que novamente a proposta de fóton foi fundamental na compreensão deste fenômeno. Relacionamos o espectro atômico de linhas com os níveis de energia proposto por Bohr em seu modelo atômico. Trabalhamos a evolução dos modelos atômicos a partir do experimento de Rutherford até o modelo atual de forma detalhada para melhor entendimento sobre a estrutura da matéria, bem como as propriedades do núcleo atômico relacionadas com a força que atua sobre as partículas para que estas mantenham-se ligadas conservando o núcleo estável.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de jogos didáticos para ensinar botânica para alunos do clube de ciências do município de Breves, Pará
    (2018-03-02) LIMA, Maria Paula Martins; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    As atividades lúdicas vêm a cada dia ganhando mais espaço nos ambientes escolares e os jogos didáticos são recomendados inclusive pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), como um método de ensino satisfatório para trabalhar conteúdos especialmente de difícil compreensão para os alunos. Este trabalho de pesquisa teve por objetivo avaliar em que termos atividades desenvolvidas por meio de jogos didáticos no Clube de Ciências da cidade de Breves contribuem para ensinar conteúdos de Botânica para alunos do 7º ano. A tipologia da pesquisa adotada é mista, ou seja, envolve tanto dados quantitativos, quanto dados qualitativos. Nosso lócus da pesquisa foi o Clube de Ciências do município de Breves, Ilha do Marajó, no Estado do Pará. Participaram da pesquisa estudantes do 7º ano do ensino fundamental que frequentavam o Clube no contraturno de suas escolas. Como instrumento de coleta de dados utilizamos questionário de conhecimentos prévios e pós aula para avaliar a aprendizagem dos conteúdos de Botânica desenvolvidos no Clube, além disso os alunos foram questionados sobre a experiência dos jogos na aula. A experiência com o trabalho dos jogos didáticos para ensinar Ciências, aqui em especial para ensinar botânica mostrou-se positivo no sentido de que a maioria dos alunos se mostrou mais a vontade e motivados nas aulas do Clube de Ciências. Isso se refletiu nos resultados da pesquisa também em relação a aprendizagem dos conteúdos que se mostrou mais satisfatória com o uso dos jogos didáticos. O uso dos jogos didáticos pode se configurar em uma estratégia de ensino que propicie uma aula diferenciada, mas não é pretensão aqui dizer que é a única estratégia e sim mais uma opção.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção sobre a conservação do meio ambiente dos feirantes da feira livre João Costa em Breves-PA: estudo exploratório
    (2018-02-01) ALMEIDA, Maria Jusia Silva de; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    O lugar em que vive, visita, percorre, os mundos sobre os quais se lê e vê, e os domínios da imaginação e percepção contribuem para a reconstrução pessoal da imagem da natureza, de tudo o que o homem constrói e do próprio homem. Assim, as pessoas possuem visões diferenciadas do meio em que estão inseridas. Como resultado, a forma com que os indivíduos se relacionam com o meio ambiente é definido pela percepção que ele tem do mesmo. Por isso, foi realizada uma pesquisa na Feira Municipal João Costa, como parte do projeto ―Sessões de Cinema na Feira: Um Convite à Sensibilização Ambiental quanto ao Descarte Inadequado de Resíduos Sólidos a Feirantes e Estudantes de Breves-PA (Ilha de Marajó), com o objetivo de verificar a percepção de preservação ambiental dos feirantes que desenvolvem atividades no local. A pesquisa de caráter exploratório fundamenta-se no método dialético, com abordagem essencialmente qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista estruturada. Os resultados obtidos revelam a dificuldade dos feirantes em reconhecer a comunidade, o local de trabalho e a casa como um ambiente. A percepção de ambiente/meio ambiente deles consiste em uma relação do homem com a natureza para fins utilitaristas sem investir na preservação dos recursos naturais em processos de desenvolvimento sustentável (percepção antropocêntrica). O meio ambiente ainda é visto como um espaço de exclusão do homem (percepção naturalista), quando na verdade, ele inclui dimensões naturais, sociais e culturais. A percepção limitada do meio ambiente, se manifesta na falta de compromisso no gerenciamento dos resíduos gerados no local de trabalho; e em pequenas atitudes cotidianas que impactam no meio ambiente, como pensar no reaproveitamento de resíduos antes do descarte no lixo. O que aponta para a não percepção do impacto das ações humanas no meio em que vive.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Criação de objeto virtual de aprendizagem: multiplataforma para o ensino de ciências na Amazônia
    (2018-02-01) VIEIRA, Lucas Maldini da Costa; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835; SANTOS, Alberto Monteiro dos; http://lattes.cnpq.br/5437289296929126; https://orcid.org/0000-0002-7033-3922
    Com os avanços pedagógicos muitas estratégias foram criadas e utilizadas para ajudar o educador na difícil tarefa de ensinar. A partir dos mais distintos métodos e recursos, essas estratégias levam em consideração o público alvo e a disponibilidade de materiais. Com o avanço da tecnologia e sua cada vez maior utilização pela sociedade, ficou claro que os recursos tecnológicos se tornarão uma opção e precisam fazer parte dos métodos e estratégias dos professores da atualidade. Portanto, este trabalho tem como objetivo a criação de um objeto virtual de aprendizagem voltado especificamente para os alunos do ensino fundamental da região marajoara. Para isso o objeto virtual de aprendizagem foi criado em uma das plataformas mais utilizadas na atualidade para criação de jogos virtuais, o programa Unity 5.6.0f3, mais conhecido como Unity 3D, um programa que pode ser usado para elaboração de aplicativos multiplataforma. Além deste programa foram utilizados os programas de uso livre Fungus, Gimp e Spriter para a programação, produção dos desenhos e cenários utilizados no Jogo. O jogo criado é uma narrativa que conta a história de Ciro, um jovem ribeirinho que ao passar pelas mais diversas situações lembra-se de lições de sua infância. O jogo possui simulações, interações, avaliações e foi desenvolvido dentro de um contexto amazônico, mostrando que em todo lugar pode-se ver e estudar ciências. O objeto, portanto visa utilizar a tecnologia como um instrumento de ensino e o processo de criação deste material mostram que todo e qualquer educador pode criar suas próprias ferramentas de trabalho, basta ter conhecimentos e dedicação para produzí-los.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aspectos epidemiológicos do uso de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves-Pará
    (2014-07-10) ARAÚJO, Liliane Gonçalves de; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530
    Geralmente, o início do consumo de bebidas alcoólicas ocorre na passagem da infância para a adolescência. Atualmente, o álcool é a substância psicoativa mais consumida pelos adolescentes. Sendo que, o consumo de álcool em excesso está associado à diversos problemas sociais, econômicos e de saúde. Estudos epidemiológicos sobre consumo de bebidas alcoólicas no Norte do Brasil são escassos. Baseado nisso, este trabalho investigou a prevalência do consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves, Pará. Este estudo transversal foi realizado nas quatro escolas de ensino médio de Breves, onde os estudantes preencheram questionários estruturados para a descrição e análise de condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Os testes de qui-quadrado (2) e Odds Ratio (OR) foram utilizados para indicar e quantificar a contribuição dos fatores associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Dentre os 3.218 estudantes matriculados, 1.828 aceitaram participar deste trabalho. A faixa etária foi de 14 a 52 anos, sendo detectada predominância feminina (55,9%). A prevalência de experimentação e uso regular de bebidas alcoólicas foi 26,3% e 34,3 %, respectivamente. A idade média dos estudantes usuários regular de bebidas alcoólicas foi de 19,6 anos, tendo geralmente consumido o primeiro gole em torno de 15,6 anos. Os fatores associados ao uso de bebidas alcoólicas entre os estudantes foram: idade superior a 17 anos, escolaridade reduzida do pai, reduzida participação dos pais na vida escolar dos respectivos filhos-estudantes, estudar no turno da noite, defasagem no estudo, ter pais que bebem, ter amigos e familiares que bebem e ter a maioria ou todos os amigos e familiares que consomem bebidas alcoólicas. A prevalência de estudantes que consomem bebidas alcoólicas é relativamente alta no município de Breves quando comparada à outras localidades no Brasil. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas começa precocemente entre adolescentes em Breves, frequentemente, influenciando no rendimento escolar, a partir, principalmente, da influência de pais, familiares e amigos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação alimentar e nutricional: percepções de professores de ciências de 6º ao 9ºano
    (2019-12-05) SOUSA, Lucinéia Reis de; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    A Educação Alimentar e Nutricional, é um tema transversal no processo de ensino- aprendizagem, onde o mesmo passou e passa por várias mudanças no cenário educacional e tem o dever fundamental na adoção de hábitos alimentares saudáveis. Sabemos que o professor de alguma forma, tem o papel de informar e motivar seus alunos à prática da alimentação saudável. Trata-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. O presente estudo objetivou investigar em que termos são desenvolvidos os temas da educação alimentar e nutricional nas escolas de educação básica no município de Breves. Para alcançarmos os objetivos, elegemos como instrumento de coleta de dados um questionário que foi aplicado aos professores de Ciências Naturais de 6 (seis) escolas do ensino básico do município de Breves. Dos entrevistados, 5 (cinco) professores eram da zona urbana e 2 (dois) professores eram da zona rural, totalizando 7 docentes entrevistados. Os dados obtidos foram analisados pelo método da análise interpretativa. Nossa pesquisa evidenciou que os professores persistem com metodologias tradicionais para ensinar o tema em sala de aula. A formação inadequada ou até mesmo ausência de parcerias com outros atores inseridos diretamente na educação alimentar e nutricional formam lacunas que dificultam a inserção da variação metodológica. Acreditamos que é de fundamental importância que esses professores recebam informações atualizadas sobre educação alimentar e nutricional e que trabalhem em sala de aula de modo transversal e interdisciplinar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Edulcorantes: a ingestão excessiva de adoçantes não nutritivos e seus possiveis efeitos no organismo humano: uma revisão na literatura
    (2018-02-01) ALMEIDA, Ingleds Michelle Bastos de; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759
    O consumo de alimentos dietéticos sem açúcar que prometem não engordar parece ser mais atrativo que ler os rótulos dos produtos ingeridos, e desde quando se tornou popular, na década de 1960, vem trazendo inúmeras polêmicas, em especial no que se diz respeito à saúde humana. Uma vez que, esses possuem em suas composições ingredientes que substituem a sacarose e passam despercebidos, mas quando ingeridos em grandes quantidades podem trazer malefícios para o organismo humano. É de grande importância que se esclareçam certas propriedades individuais dos edulcorantes, pois são muitas vezes consumidos de forma errônea e excessiva, podendo causar danos aos seus consumidores. O referido estudo pontua três dos muitos adoçantes não nutritivos consumidos na atualidade e visa apontar seus possíveis efeitos colaterais no organismo humano, quando usado excessivamente pelo homem. Para isso, foi feita uma pesquisa na literatura, em artigos originais, artigos de revisão e livros sobre a respeito do tema.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas ambientais: o que revelam os alunos das licenciaturas? um estudo de caso no município de Breves, Marajó
    (2018) PAZ, Cleuda da Silva Soares da; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    A questão ambiental configura-se como central nos tempos atuais, notadamente ao considerarmos que estamos vivenciando uma autêntica crise ambiental, como toda sorte de eventos inter-relacionados, a saber: aumento da produção de resíduos sólidos e de contaminantes industriais, desmatamento, degradação e desertificação dos solos, aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, perda crescente da diversidade biológica, declínio dos recursos hídricos etc. Tal estado de coisas deve-se a inadequadas práticas ambientais, assumidas pela sociedade, tanto no âmbito individual como coletivo, configurando as questões de insustentabilidade. Neste cenário a discussão sobre práticas ambientais adquire relevância, especialmente quando estamos lhe dando com futuros professores, formadores de opiniões e disseminadores de valores associados à sustentabilidade. Motivados em conhecer as práticas ambientais de futuros professores, justificamos o presente trabalho. A perspectiva é contribuir para constituição de cenários que revelem a relação de futuros professores com o ambiente natural, materializadas em práticas ambientais, para, assim, ponderar sobre as competências para a sustentabilidade. Com isso, o principal objetivo deste trabalho é apreender os aspectos relacionados às práticas ambientais, especificamente no que diz respeito aos temas água, energia e lixo. A presente pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e também se caracteriza como um estudo de caso. Adotamos como instrumento de recolha de dados, um questionário contendo três questões fechadas e duas questões abertas, com foco nas práticas ambientais desenvolvidas por licenciandos de diferentes áreas de ensino, do Campus de Breves, Arquipélago do Marajó, Estado do Pará, em relação aos temas água, energia e lixo. As respostas dos alunos (dados) foram analisadas mediante a análise interpretativa, ponderando sobre seus resultados e elaborando conclusões, a luz de referenciais que discutem as questões ambientais e de (in)sustentabilidade. As análises das falas dos sujeitos apontam para três categorias de análise que facilitam a interpretação dos dados evidenciados, a saber: 1) A reciclagem/ reutilização como boas práticas ambientais; 2) planeta terra nosso lar e finalmente 3) a finitude dos recursos naturais. De maneira geral, os sujeitos da pesquisa compreendem que é importante desenvolver boas práticas ambientais para termos uma boa qualidade de vida e que necessitamos mudar nossa relação predatória com o planeta.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de coleções entomológicas como proposta didática no ensino de ciências no município de Breves-PA
    (2018-02-02) GOMES, Cleiane de Almeida; TORRES, Waldenira Mercedes Pereira; http://lattes.cnpq.br/6674155965515098
    Os insetos compõem o maior grupo de animais existente. Além da enorme abundância, também são bastante diversificados. As coleções didáticas possuem grande potencial para o ensino de ciências, e podem ser utilizadas para diversas finalidades no estudo da mesma. O objetivo deste trabalho foi utilizar coleções entomológicas como material didático nas aulas de ciências e avaliar a eficácia de tal abordagem na construção do conhecimento dos alunos envolvidos. A referida pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus, em duas turmas do 8º ano do ensino fundamental. Os alunos participaram de uma aula expositiva dialogada com auxilio do programa do Power point e conheceram os insetos através de coleções entomológicas organizadas em temáticas. No pré-teste foi possível verificar que os alunos não conseguiam fazer distinção entre as várias classes do filo Arthropoda, pois incluíam constantemente as aranhas e escorpiões e demais animais na classe dos insetos. Desconheciam as principais estruturas que compõe o corpo dos constituintes da classe Insecta e não sabiam a real importância dos insetos para o meio ambiente. Através dos resultados obtidos no pós-teste observou-se que os alunos aprenderam novos conceitos, passaram a reconhecer a importância dos insetos para o meio ambiente e sociedade, e também demonstraram um olhar positivo em relação ao grupo. Os resultados obtidos mostraram que é possível o docente elaborar uma aula diferenciada com seus alunos, utilizando matérias didáticos atraentes e que possibilite um aprendizado efetivo. Dessa forma, o uso das coleções entomológicas em temáticas se mostrou uma ferramenta eficiente no ensino de ciências, possibilitando aos envolvidos na pesquisa um aprendizado significativo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Laboratórios de Informática: desafios e alternativas para o ensino de ciências em Breves, Ilha do Marajó
    (2018-02-01) MARTINS, Andressa Sena; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Com o aumento na performance computacional e softwares cada vez mais sofisticados, o ensino de Ciências se inova. O uso de computadores pelos estudantes em atividades práticas virtuais interativas criam novas possibilidades que podem contribuir para uma aprendizagem ativa motivada pela curiosidade de quando os estudantes têm liberdade para experimentar. Assim, foi delineado um levantamento para revelar a atual situação dos laboratórios de informática de escolas urbanas de ensino fundamental do município de Breves-PA e como esse espaço é usado no ensino de Ciências. Os resultados indicaram que, além de ter poucos laboratórios de informática em funcionamento nas escolas, os professores de Ciências não usam o espaço nas aulas e isso pode estar relacionado com a falta de um ambiente colaborativo e formação continuada. Neste contexto, a parceria Universidade/Escola na oferta de cursos e a disponibilidade Off-line de banco de Objetos Virtuais interativos são alternativas para incentivar o uso dos laboratórios a fim de melhorar o processo de ensino/aprendizagem nas aulas de Ciências.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso do DNA Barcoding para análise de substituição do peixe Brachyplatystoma filamentosum, PIMELODIDAE (Filhote) comercializadas In Natura no município de Breves, Ilha do Marajó.
    (2017-11-10) GONÇALVES, Andressa Santos; SALES, João Bráullio de Luna; http://lattes.cnpq.br/1304788054324708; https://orcid.org/0000-0001-5914-2124
    O Brasil é o país com maior potencial hídrico do planeta, apresentando cerca de 13,7% da água doce do mundo. A economia da região amazônica, especialmente das comunidades ribeirinhas, depende em grande parte dos recursos do rio, o controle da pesca nessa região acaba sendo escasso. O código de barras de DNA (DNA barcoding) mostra-se como um aliado nessa tarefa, pois é uma técnica que utiliza sequências curtas de DNA, como diagnóstico molecular para a identificação ao nível de espécies e faz com que estas informações sejam obtidas de forma rápida e barata. Este estudo pretende avaliar com o uso do DNA barcoding a possível substituição de peixes comercializados in natura sob o nome popular de filhote (Brachyplatystoma filamentosum) e por quais espécies estão sendo substituídos, apontando suas possíveis causas. Foram coletadas 12 amostras de B. filamentosum, provenientes da feira municipal de peixe de Breves, Ilha do Marajó e 12 amostras provenientes da cidade de Mocajuba, região do Rio Tocantins, totalizando 24 amostras. O DNA genômico total foi extraído com o Kit de extração DNA Wizard Genomics (Promega Inc), os DNA foram migrados em eletroforese submarina em gel de agarose low melt de 1% para quantificação da qualidade dos mesmos. A partir da extração, foram realizadas as amplificações, através da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) do gene Citocromo Oxidase subunidade I – COI. Os resultados obtidos apontaram uma baixa taxa de substituição do peixe B. filamentosum, não indicando caráter de substituição intencional, mas faz-se necessário um monitoramento do pescado na região amazônica e a implementação de Leis para o pescado, mas em especial ao filhote, para ele não seja sobre explorado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de O.V.As no ensino de ciências na escola pública Miguel Bitar no município de Breves-PA
    (2018-02-01) FERREIRA, Amanda de Andrade; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma turma de ensino fundamental de uma escola pública no município de Breves-Pa. Considerando que a tecnologia está cada dia mais presente no cotidiano das pessoas, desenhando novas realidades, incluindo a rotina escolar, se pensou na importância de estudar estratégias metodologicas de ensino que incluem o uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem. Neste sentido, foram formadas parcerias envolvendo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Bitar (professor e alunos) e o pesquisador, para avaliar se a inserção de O.V.As são recursos eficientes, que geram interesse em aprender de forma mais atraente e divertida. O resultado da pesquisa mostrou que o uso de O.V.As contribui pra os processos de ensino e aprendizagem em ciências aumentanto a motivação (desperta o interesse) e facilitando a aprendizagem ao permitir formas dinâmicas/interativas de representação do conhecimento que contribuem para compreensão de conceitos, processos e fenômenos. Observou-se que a maioria dos alunos acreditam que com o uso de O.V.As podem auxiliá-los, contribuindo positivamente em seus rendimentos nos exames escolares aumentando suas notas. Porém, para que essa condição vire uma prática rotineira, é necessário que haja investimento estrutural e em cursos de capacitação dos professores.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Hanseníase : uma análise qualitativa do tratamento no município de Portel
    (2016-03-29) BARBOSA, Willians Tenório; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, transmitida por vias aéreas superiores e representa um importante problema de saúde pública, não somente pelo grande número de pessoas que acomete, mas também pelas incapacidades advindas da doença. Diante disso, esse estudo objetiva relatar as experiências vivenciadas na rede de saúde do município de Portel, no Pará, no tocante a assistência prestada ao portador de hanseníase. Assim, neste estudo será adotada uma pesquisa bibliográfica e de campo de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados será utilizado questionário com perguntas à Secretaria Municipal de Saúde sobre a incidência de hanseníase no município de Portel. As consultas consistem no diálogo e na escuta qualificada ao portador de hanseníase como forma de torná-lo sujeito ativo no controle da doença. O atendimento consiste na orientação e educação em saúde relacionada ao processo da doença e fornecimento dos medicamentos. Conclui-se que é baixa a incidência da hanseníase no município e o atendimento tem como objetivo propiciar condições para melhorar a qualidade de vida do cliente, portanto esta precisa estar pautada no diálogo e na escuta qualificada. Sabe-se que a não adesão ao tratamento é uma das principais causas de permanência da doença, dessa forma o bom atendimento é essencial para eliminação da hanseníase no Brasil.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Água, saneamento básico e sua influência sobre a saúde : um estudo da população que habita as margens da praia de Portel-PA
    (2016-03-29) SANTOS, Vanessa Abreu dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra, encontrada na superfície ou no interior da Terra, é utilizada para inúmeros fins, porém apesar de saber de sua importância, não lhe é dispensada a devida atenção. Por conta das atividades antrópicas a água utilizada está sendo desperdiçada ou contaminada. A falta de água adequada para o consumo mostra o crescimento desordenado das cidades, a falta de planejamento adequado e falta de saneamento básico. O saneamento básico é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. A água pode veicular um elevado número de enfermidades, essa transmissão de doenças esta relacionado à qualidade da água. Partindo deste ponto, este trabalho tem como objetivo descrever as condições ambientais em que vive a população da ponte beira mar no bairro do Bosque - município de Portel/PA, identificando as doenças que ocorrem com frequência no município. Foram realizadas pesquisas quantitativas com 20 famílias na cidade de Portel, a fim de adquirir informações pertinentes sobre o saneamento básico do bairro. Podemos concluir que a população esta residindo em uma área inapropriada, morando em casas de palafitas, na encosta da praia. Causando crescente degradação ambiental. Essa área ocupada desordenadamente mostra uma realidade com condições deficientes de higiene, abastecimento de água, esgotamento sanitário e de deposição inadequada dos resíduos sólidos, fatores esses que aumentam a exposição dos seus moradores a variados riscos ambientais e sociais. Nesse sentido, mais estudos devem ser incentivados sobre a temática explorada contribuindo para uma intervenção melhor podendo levar informações para melhoria de vida.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dengue : índice de casos no munícipio de Portel, Pará nos respectivos anos de 2007 à 2014
    (2016-03-29) PACHECO, Taynara de Castro; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    A dengue é uma importante arbovirose que acomete o homem, a ocorrência de grandes epidemias mantém a doença como um grave problema de saúde pública no Brasil. O estudo realizado teve como objetivo apresentar o número de casos de Dengue notificados no município de Portel – Pará nos anos de 2007 à 2014, dados esses fornecidos pela Secretária Municipal de Saúde de Portel. Foi realizado uma pesquisa quantitativa, um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados que foram obtidos, foram de 529 casos notificados num período de 08 anos e podemos observar deste anos ocorreu alternações de um ano ao outro, sendo que em 2010 e 2013, foram os anos em que houve os maiores índices de epidemia da dengue em maior escala no município de Portel – Pá. Os anos que apresentaram baixo números de casos deve-se provavelmente por conta da medida de controle aplicadas após as grandes incidências. As medidas de controle são necessárias ao combate, a população tem extrema importância ao combate a essa doença, com parceria das secretárias do município e da prefeitura. O conhecimento da epidemiologia da dengue em Portel – Pá, auxilia no monitoramento contínuo, na prevenção, no planejamento de estratégias eficaz no combate à doença, e assim levando a uma diminuição dos índices de casos notificados decorrentes da dengue.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização ecológica : o que dizem futuros professores de ciências?
    (2016) SILVA, Selma Moreira da; Darlene Teixeira; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751
    A questão ambiental é considerada hoje de extrema importância, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre homem e natureza, depende do uso racional dos recursos naturais pela nossa espécie. Nesse sentido, a Alfabetização Ecológica representa um instrumento essencial para superar os atuais impasses da nossa sociedade. É nesse contexto que se justifica a práxis educativa de implementar estratégias que conduzam a uma mudança de comportamento relacionado à conservação e preservação do meio ambiente. Este trabalho teve como objetivos conhecer a concepção de futuros professores de Ciências Naturais sobre alfabetização ecológica; investigar que tipo de ações os futuros professores de Ciências consideram adequadas para a realização da alfabetização ecológica; descrever ações docentes, realizadas pelos licenciandos no momento do estágio de regência que indiquem que os professores de Ciências contribuíram para a formação de cidadãos alfabetizados ecologicamente; e analisar se durante a formação inicial os futuros professores de Ciências foram incentivados a alfabetizarem ecologicamente. A pesquisa foi realizada de acordo com os princípios da abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 20 alunos concluintes do curso de Ciências Naturais do Campus Universitário do Marajó – Breves (Polo Portel), da Universidade Federal do Pará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário com questões abertas. Os resultados indicaram que a maioria dos futuros professores de Ciências conhecem o tema Alfabetização Ecológica e, aqueles que já atuam como professores no município já abordaram temas relacionados ao meio ambiente em sala de aula, ressaltando a importância de preservá-lo para que as futuras gerações não sofram consequências drásticas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de um simulador em powerpoint como recurso didático para o ensino de ligação iônica
    (2018-08-15) AMARAL, Samuel Loureiro do; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    O Ensino de Ciências no 9° ano do Ensino Fundamental apresenta conteúdos com conceitos e teorias na maioria das vezes abstratos e complexos, abordados geralmente por metodologias tradicionais de ensino. A ausência de práticas inovadoras para o ensino dos conteúdos de Química, acaba gerando nos alunos aversão a essa disciplina, por considerá-la complexa e de difícil compreensão. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser grandes aliada nos processos de ensino e aprendizagem pela capacidade de ilustrar ou representar conceitos abstratos como ligações químicas de forma dinâmica, além de ser um recurso didático mais atrativo aos discentes ao favorecer a interatividade. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) na forma de simulador como proposta de recurso didático para o ensino de ligação química do tipo iônica. O programa utilizado para o desenvolvimento do OVA foi o Microsoft PowerPoint, versão 2016. O OVA foi apresentado aos alunos do Curso de Especialização em Educação em Ciências na Contemporaneidade, da Faculdade de Ciências Naturais do Campus Universitário do Marajó-Breves, os quais são docentes de Ciências. Em seguida, o OVA foi avaliado pelos mesmos por meio de um questionário com dez perguntas fechadas. Nos critérios de animação, interface gráfica, e a facilidade de interação 100% dos entrevistados consideraram o OVA ótimo ou bom. Quanto à clareza e precisão do OVA na exposição de conceitos, 95% o consideraram extremamente ou bastante claro e preciso, já no quesito presença de elementos do dia-a-dia 89% o avaliaram como ótimo ou bom. Assim, acredita-se que o simulador de ligação química do tipo iônica pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem do tema.