Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção de biodiesel a partir da transesterificação de óleo do buriti (mauritia flexuosa l.) via catálise básica(2017-05-17) BARBOSA, Edielson dos Santos; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759As pesquisas voltadas para desenvolvimento de biocombustíveis que possam substituir os combustíveis de petróleo têm recebido bastante atenção nos últimos anos. E o biodiesel e uma dessas alternativas apresentada ao mundo, além de renovável. Emite concentrações menores de gases poluentes, se comparado com diesel de petróleo, quando produzido por meio de fontes vegetais contribui com uma parcela significativa para remoção do dióxido de carbono, considerando que as plantas absorvem o mesmo através da fotossíntese. Nesse trabalho objetivou-se extrair o óleo de buriti por meio de soxhlet para estudar a viabilidade de síntese de biodiesel através de catálise básica, utilizando o hidróxido de sódio como catalisador homogêneo. O biodiesel de buriti foi produzido, tendo como rendimento volumétrico de 81,4 %, os resultados mostraram que existe bastante água na polpa do buriti e a extração por soxhlet não é viável, pois além de ter apresentado um baixo rendimento o processo é de alto custo e o solvente empregado traz riscos a saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de experimentos com materiais alternativos como didática para o ensino de ciências(2017-02-17) MARTINS, Eder Almeida; ARAÚJO, Josiney Farias de; http://lattes.cnpq.br/0143599709679036; https://orcid.org/0000-0002-3431-3916; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho de conclusão de curso que aborda sobre a utilização de materiais alternativos nos experimentos de Física como didática de ensino foi realizado na Escola Professora Estevão Gomes em uma turma do 9º ano no turno da tarde com o objetivo de que os professores de Ciências possam ter uma ferramenta didática a mais para ensinar nas suas atividades práticas. Para a realização desse trabalho foram desenvolvidos algumas etapas, mas as principais que podemos destacar são a produção e apresentação dos experimentos de Física feitos a partir de materiais alternativos aos alunos da referida escola, bem como os questionários respondidos pelos alunos sobre a atividade realizada que mostraram que a atividade com os experimentos foi bem executada e foi considerada pelos alunos como eficaz, prazerosa e divertida. Dessa forma, eles pediram que essa atividade como uma forma didática de aprendizagem pudesse ser realizadas mais vezes na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização morfológica e morfométrica de Eulaemobothrion opisthocomi (insecta, mallophaga), parasita de ciganas, Opisthocomus hoazin (aves, opisthocomiidae)(2017-03-21) MELO, Diego Moraes; EDERLI, Nicole Brand; http://lattes.cnpq.br/7310883397408313As ciganas, Opisthocomus hoazin são aves herbívoras comuns da região amazônica. No ato da coleta da ave encontramos piolhos da espécie Eulaemobothrion opisthocomi parasitando-a e devido à pouca literatura referente ao mesmo o presente estudo teve como objetivo relatar sua ocorrência e descrever sua morfologia, morfometria e ultraestrutura utilizando equipamentos atuais para obtenção de dados. Foram coletadas três ciganas no município de Muaná, na Ilha do Marajó, Estado do Pará, Brasil. As aves foram eutanasiadas, e manualmente inspecionadas para a presença de ectoparasitas. Os piolhos encontrados foram conservados em etanol 70%, clarificados em Hidróxido de Potássio aquoso a 20% de 24 a 48 horas, neutralizados em Ácido acético aquoso a 10% de 30 a 40 minutos, desidratados em série crescente de etanol com duração de uma hora cada, diafanizados em creosoto de Faia por 48 horas, montados entre lâmina e lamínula com goma de Dammar diluída em Xilol e secados em estufa com temperatura de 50 a 55 º C, por 30 dias. Alguns espécimes foram processados para Microscopia Eletrônica de Varredura, para tanto, estes foram fixados em solução Karnovsky, pós-fixados em solução de tetróxido de ósmio e cloreto de Cálcio, desidratados em série crescente com acetona, secadas no aparelho de ponto crítico com dióxido de Carbono (CO2), montadas em suporte para MEV com fita de carbono, metalizadas em ouro e observadas ao microscópio eletrônico de varredura Evo 40 Zeiss com uma voltagem de 25Kv. Todas as três aves estavam parasitadas com piolhos. Os espécimes foram identificados como E. Opisthocomi com base em sua morfologia e morfometria. Com este trabalho obtivemos medidas equiparáveis aos trabalhos de Cummings (1913) e Guimarães (1940), além de ilustrações completas de macho e fêmea e estruturas nunca mostradas ao Microscópio Eletrônico de Varredura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lesões causadas pela mosca-do-estábulo, stomoxys calcitrans em cães do Campus da Ufpa-Breves(2016-04-14) MONTEIRO, Altemir Soares; EDERLI, Nicole Brand; http://lattes.cnpq.br/7310883397408313O gênero Stomoxys possui 17 espécies, e destas apenas uma ocorre nas Américas, à espécie Stomoxys calcitrans, comumente conhecida como mosca-dos-estábulos, que também é encontrada nas mais diferentes regiões do globo. As moscas são insetos de grande importância na saúde humana e animal, por serem vetores mecânicos e fisiológicos de vários patógenos. Apesar dessas moscas se alimentarem com preferência de bovinos e equinos, onde normalmente atacam as pernas e região ventral do abdômen, no entanto, elas também podem se alimentar com frequência de cães, principalmente na região das orelhas. Essas picadas resultam em lesões aparentes típicas nas pontas das orelhas com a presença de crostas acumuladas de sangue. O parasitismo da mosca-dos-estábulos não está limitado aos animais, pois em locais onde há uma população elevada desse inseto, é possível observar a mosca atacando as pessoas que moram ou ficam por perto de onde essas moscas se aglomeram. O presente trabalho teve como objetivo realizar um relato dos casos de lesões auriculares causadas pela mosca-dos-estábulos, Stomoxys calcitrans, nos cães que residem no campus da UFPA-Breves, trazendo conhecimento sobre o assunto para a comunidade acadêmica. Para tanto, foram analisados, macroscopicamente, um total de 19 cães, sendo nove cães que frequentam o interior do campus da UFPA-Breves e 10 cães que se encontravam nos arredores do campus. Foram analisados o grau de infestação por moscas-dos-estábulos, S. calcitrans, nos animais, considerando uma infestação leve, os cães com uma a três moscas, infecção moderada com quatro a oito moscas e infecção intensa com mais de nove moscas no mesmo animal. Também analisamos o grau das lesões auriculares nos cães, causadas pelas picadas das moscas, S. calcitrans, de acordo com o diâmetro aproximado das mesmas, sendo consideradas lesões leves, aqueles com diâmetro menor que 1 cm, lesões moderadas com 1,1 a 3cm de diâmetro e lesões severas, a partir de 3cm de diâmetro. Dos 19 cães analisados, apenas um não apresentou infestação por moscas-dos-estábulos, S. calcitrans. Todos os demais animais estavam sendo frequentemente atacados por estes insetos, o que demonstra uma elevada prevalência nos cães, na localidade estudada. A análise morfológica das moscas coletadas permitiu o diagnóstico de S. calcitrans. As moscas coletadas possuíam aparelho bucal do tipo picador, bem desenvolvido e palpos pequenos. O grau das lesões, está diretamente correlacionado ao grau de infestação por moscas-dos-estábulos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do PIBID para a formação de professores de ciências(2018-03-01) ANJOS, Alriane Romão dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770; PEREIRA FILHO, Sílvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem sido reconhecido nos últimos anos por suas contribuições dentro das licenciaturas, principalmente frente à formação docente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências pedagógicas na iniciação à docência e identificar as dificuldades e contribuições do PIBID à prática docente, bem como relatar de que maneira as atividades executadas no PIBID contribuíram na formação inicial dos graduados. Metodologicamente, optou-se por realizar um estudo de natureza qualitativa, por meio da aplicação de questionários contendo 10 perguntas (abertas e fechadas) acerca da atuação no PIBID, no período de 2014 a 2016, de 6 graduados e 1 graduando do curso de Ciências Naturais do campus de Breves da Universidade Federal do Pará. Os dados obtidos foram analisados por meio da categorização das respostas subjetivas dos participantes, de modo a encontrar os pontos de concordância e os pontos de divergência mais evidentes. De acordo com os relatos deles, as principais contribuições estavam relacionadas ao desenvolvimento da carreira profissional por meio da iniciação a docência e ao auxílio nas atividades referentes a formação pedagógica. Por outro lado, as dificuldades apontadas foram a falta de experiência na atuação em sala de aula, porém esta foi superada ao longo do tempo por meio de várias atividades desenvolvidas. Assim, a participação no projeto PIBID gera reflexões durante o processo de formação docente e possibilidades para que os futuros professores possam criar identidades profissionais, tornando-os capazes de analisar criticamente as suas práticas educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da ecologia básica para alunos do sétimo ano de uma escola pública da cidade de Breves(2019-07-04) GOMES, Alcianny Vieira; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943A busca incessante por desenvolvimento tem feito aumentar a crise ambiental em nível mundial. Através das escolas é possível educar cidadãos com consciência ecológica para termos sustentabilidade, por meio de temas transversais como ecologia e educação ambiental. O presente trabalho teve como objetivo verificar o nível de conhecimento em ecologia de alunos do sétimo ano de uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Breves, Pará. O levantamento de dados ocorreu durante o período de 30 de janeiro e 03 de fevereiro de 2017. Nesta pesquisa, utilizou-se as abordagens quantitativa e qualitativa, como um estudo de caso, tendo como instrumento um formulário com perguntas semiestruturadas. Previamente, foi apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para o diretor, coordenado, professores, alunos e para seus responsáveis. Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Participaram da pesquisa 41 alunos, de oito turmas do sétimo ano, com idades que variavam de 12 a 20 anos. Os entrevistados associaram a Ecologia aos seguintes termos: meio ambiente, ecossistema e natureza. Quanto a importância do ensino e aprendizado de Ecologia eles responderam que tinha importância para cuidar do meio ambiente, para sua sobrevivência e futuro e para obtenção de conhecimento. Quanto a reconhecer e relacionar os conceitos de ecologia muitos obtiveram êxito em suas respostas, tendo mais dificuldade com ecossistema, fatores bióticos e nicho ecológico. E o assunto de maior preferência deles foi cadeia alimentar. Através deste trabalho foi visto a situação escolar do ensino de ecologia, tomando-a como principal responsável pela educação ambiental e fonte de conhecimento para uma sociedade voltada aos problemas ambientais que, quase sempre, origina-se através de sua intervenção na natureza.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Consequências da toxoplasmose pós-natal : uma revisão de literatura(2017-09-14) BRAGA, Alanildo Gibson; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo Toxoplasma gondii e de grande importância para a saúde pública. O homem pode adquirir a doença através da ingestão de alimentos contaminados como carne crua ou mal cozida, hortaliças, que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros. Além destes alimentos, estão envolvidos, o solo contaminado e roedores infectados, ingeridos parcial ou totalmente, como consequência dos hábitos carnívoros exercidos pelos animais. O Toxoplasma gondii, agente etiológico da toxoplasmose, tem o gato como hospedeiro definitivo, e o homem e outros animais como hospedeiros intermediários. As crianças podem se infectar ao brincarem em parquinhos onde os felinos depositam suas fezes. Esta doença pode provocar graves lesões sistêmicas, variando de sinais neurológicos, osteomusculares, respiratórios a oculares, dentre outros. Este trabalho tem como objetivo demonstrar por meio de revisão literária alguns aspectos da toxoplasmose, como os de higiene, alimentos, os quais estão em evidência na transmissão da toxoplasmose bem como as consequências causadas por ela. A metodologia adotada foi através de uma coleta de dados, realizadas através de livros, artigos, foram analisados para então verificar, quais informações sobre a toxoplasmose estavam sendo abordados, através da pesquisa foi possível verificar que em muitas obras a falta de informação, mas possível obter um conhecimento melhor sobre a temática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conexões entre a integração no plano complexo e a física dos isolantes topológicos(2021-12-01) MELO, Kéllen Garcia de; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633No presente trabalho foi realizada uma revisão literária sobre integração no plano complexo e aspectos gerais da teoria de estados topológicos da matéria. Apresentamos uma breve revisão, sobre o histórico e definição do conjunto de números complexos z, necessário para estudarmos a integração no plano complexo. Discutimos, detalhadamente, o winding number (número de preenchimento), um invariante topológico característico de sistemas em (1+1) D. Este objeto matemático quando aplicado à banda de energia dos isolantes topológicos é capaz de descrever as fases topológicas (número de preenchimento diferente de zero) e fase não topológica (número de preenchimento igual a zero). Em seguida apresenta-se o conceito sobre os isolantes topológicos (IT’s), dando ênfase à sistemas que apresentam fases topológicas, como o efeito Hall quântico (EHQ), que ocorre quando elétrons são sujeitos a um forte campo magnético; e o poliacetileno, um polímero orgânico formado por cadeias de carbono contendo ligações conjugadas (C=C). Também, solucionamos cálculos na integração do plano complexo, obtendo um resultado que satisfaz o teorema do resíduo. Além disso, destacamos a importância das pesquisas na área de sistemas com fases topológicas, tendo em vista que, estes serão de grande utilidade no campo da ciência e tecnologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Anurofauna da área urbana do município de Breves, Pará(2019) SANTOS, Yran Rodrigo Dias; SILVA, Geovania Figueiredo da; http://lattes.cnpq.br/3518230441585407; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XNo grupo dos anfíbios, a ordem Anura é a maior em números de espécies. Essa representatividade está associada aos sucessos evolutivos dos anuros e isso contribuiu para a diversidade desses animais na Terra. Para além disso, esse estudo é importante devido à escassez de trabalhos sobre a anurofauna da região marajoara. Considerando que o Brasil é um dos países mais ricos do mundo em diversidade de anuros, é necessário conhecer a distribuição e riqueza desse grupo na natureza. Esse estudo teve como objetivo inventariar as espécies de anuros da zona urbana do município de Breves – Ilha do Marajó, Estado do Pará. As coletas foram realizadas nos meses de abril a outubro de 2019. Para a coleta dos anuros foram utilizados os métodos de Busca ativa durante o período noturno, encontros ocasionais e armadilhas de interceptação e queda com cerca guia. Após as coletas, para a realização dos procedimentos laboratoriais e identificação das amostras os anuros foram encaminhados para o Laboratório de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, Campus Marajó-Breves. Foram registradas 289 espécimes e um total de 23 espécies durante o estudo. A família Hylidae foi a mais representativa em número de espécies. Entretanto, em número de espécimes a mais abundante foi Leptodactylidae seguida de Microhylidae e então Hylidae. Esse estudo fez o primeiro registro da espécie Scarthyla goinorum para a Ilha do Marajó. A curva de rarefação dos anuros de Breves não estabilizou indicando que a riqueza de espécies é ainda maior do que foi registrado nessa pesquisa. Portanto, estudos sobre a riqueza de anuros são extremamente relevantes pois esses animais são bioindicadores ambientais, além de serem necessários para a realização de medidas de conservação de espécies.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Squamata do município de Breves-PA, Ilha do Marajó(2019-11-22) NEVES, Wallace Douglas Garcia das; SILVA, Geovania Figueiredo da; http://lattes.cnpq.br/3518230441585407; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XA Ordem Squamata compõe, dentre a classe Reptilia o grupo onde estão inseridos os lagartos, serpentes e as anfisbenas. O conhecimento sobre a fauna de Squamata do bioma amazônico brasileiro vem se acumulando nos diversos estudos herpetofaunísticos que demonstram que a região amazônica é detentora de grande parte da biodiversidade mundial e concentra uma enorme riqueza de lagartos e serpentes. O Município de Breves é detentor de uma grande expansão territorial, porém pouco explorada quando se trata de estudos faunísticos, o que justifica a realização do presente trabalho. Sendo assim, o objetivo foi descrever a composição faunística de Squamata do município de Breves – Ilha do Marajó, Pará. No período de abril a novembro de 2019 foram realizadas coletas dos Squamatas sendo utilizado quatro métodos de amostragem simultaneamente: Busca ativa no período noturno, encontros ocasionais, coleta por terceiros e armadilhas de interceptação e queda com cerca guia. A riqueza de espécies de serpentes e lagartos (Squamata) inventariadas através deste estudo e com base na literatura para o município de Breves foi de 58 espécies em geral. Sendo que as serpentes representam em riqueza 29 espécies distribuídas em seis famílias: Anilidae (1), Boidae (3), Colubridae (9), Dipsadidae (13), Elapidae (2) e Viperidae (1). E os lagartos, cuja riqueza é de 29 espécies e estão distribuídos em 11 famílias: Gekkonidade (1), Phylodactylidae (1), Sphaerodactydae (4), Mabuyidae (2), dactyloidae (4), Iguanidae (1), Tropiduridae (4), Alopoglossidae (3), Gymnophthalmidae (1), Teiidae (5) e Amphisbaenidae (3). Desse total, 20 espécies foram exclusivamente registradas pela primeira vez no Município durante o presente estudo. O que mostra que novas amostragens são importantes para o reconhecimento da fauna de Squamata nas localidades amazônicas pouco amostradas. Diante do exposto o presente estudo vem contribuir com o conhecimento da fauna de Squamatas do Município de Breves e do Bioma Amazônico brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Identificação molecular das espécies de baiacu do gênero Colomesus Gill, 1884 na região de Breves, Ilha de Marajó(2020-07-21) ANDRADE, Valéria Martins de; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408; SALES, João Bráullio de Luna; http://lattes.cnpq.br/1304788054324708; https://orcid.org/0000-0001-5914-2124A ordem Tetraodontiforme está distribuída em mares e águas doces de clima tropical e temperado. Possuem notável diversidade em forma, tamanho e estilo de vida. Esta ordem abriga peixes popularmente conhecidos como “baiacus” pertencentes as famílias, Diodontidae e Tetraodontidae. Baiacus possuem poucas características externas úteis para taxonomia e estas são facilmente distorcidas quando os espécimes são fixados em formol e preservadas em etanol, tornando difícil o processo de reconhecimento de espécies e sua classificação. Dessa forma, ferramentas complementares à sistemática, como a utilização de DNA, vêm auxiliando pesquisadores na investigação da presença de novas linhagens moleculares. DNA Barcoding, é um método para a identificação rápida de espécies, baseado na extração de uma sequência de DNA de uma pequena amostra de um organismo utilizando o gene COI como marcador universal. O objetivo do presente estudo é, através da ferramenta do DNA Barcoding, investigar qual linhagem do gênero Colomesus, ocorre na região de Breves, Ilha do Marajó. Amostras de tecido muscular foram retiradas de oito espécimes previamente identificadas como Colomesus asellus coletados na região de Breves onde as sequências geradas foram comparadas com sequências disponíveis de outras localidades. Os resultados revelaram a formação de três clados distintos com valor de suporte significativos sugerindo a existência de uma nova linhagem dentro do gênero. Foi possível demonstrar desta forma, a eficácia da ferramenta DNA Barcode em evidenciar que o status da espécie em questão na região de Breves deve ser revisado com ampliações de amostragens ao longo da região oeste da Ilha do Marajó.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização morfológica de monogenea parasito de Trachycephalus typhonius (Anura: Hylidae)(2019) CARDOSO, Tainá da Silva; MACEDO, Lilian Cristina Macedo; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XOs monogenéticos são parasitos particulares de peixes, mas também parasitam anfíbios e repteis, entretanto, existem poucos estudos e consequente conhecimento sobre a taxonomia desses parasitos principalmente em anfíbios. Este trabalho tem como objetivo identificar o espécime monogenético encontrado na bexiga urinária de anuros da espécie Trachycephalus typhonius, provenientes do município de Breves/Ilha do Marajó, Estado do Pará. Foram coletados e necropsiados 10 espécimes de Trachycephalus typhonius, os parasitos monogenéticos coletados foram separados, corados em Carmim acético e Tricômico de Gomori e clarificados em Salicilato de metila e Creosoto de Faia para montagem de lâmina permanente em bálsamo do Canadá. Foram também montadas lâminas em meio Grey&Wess e meio Hoyer para melhor visualização das estruturas no microscópio. Os monogenéticos coletados apresentam as seguintes características: Corpo com achatamento dorsoventral, presença de ventosas orais e haptorais e hamuli características da Classe Monogenea, além de apresentar testículo único e folicular, ovário compacto com ovos imaturos, canal uterino com 1-3 ovos maduros, bulbo copulatório com 8 espinhos, presença de três pares de ventosas haptorais e um par de hamuli, presença de duas vaginas ventrolateral. Com base nas características citadas em comparação com a chave taxonômica, os monogenéticos encontrados nesta pesquisa pertencem a família Polystomatidae, e ao gênero Polystoma¸ sendo o gênero mais comum encontrado em anfíbios. A infecção de monogenéticos em Trachycephalus typhonius apresentou prevalência de 60% considerada alta devido a especificidade desses parasitos, e intensidade média de 4,5, esses fatores estão relacionados com o ambiente em que o hospedeiro se reproduz uma vez que a infecção por monogenéticos ocorre com a exposição do girino a estes parasitos. O presente estudo contribui desta forma com ampliação da distribuição geográfica deste parasito, e novo registro de Polystoma no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Plantas vasculares sem sementes da Resex Terra Grande Pracuúba, Estado do Pará, Brasil(2019-12-05) MELO, Rodrigo Dias de; SILVA, Marcio Roberto Pietrobom da; http://lattes.cnpq.br/4231685615049901; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943O crescente desmatamento e queimadas nos furos de Breves, vem provocando danos significativos à vegetação, o que pode acarretar no desaparecimento de espécies vegetais, pincipalmente das samambaias e licófitas encontradas na região. Desta forma, o presente estudo objetivou fazer o levantamento florístico de samambaias e licófitas ocorrentes na microrregião dos furos de Breves, mais precisamente na Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba, Estado do Pará. As coletas ocorreram de maneira aleatória, durante o período entre os dias 29 de abril à 03 de maio de 2019, em localidades dos rios Mutuacá e Guajará. A identificação do material botânico foi realizada por um especialista nestes grupos vegetais. A circunscrição das famílias e gêneros, seguiu o PPG I e a nomenclatura das espécies e abreviação dos autores, foram baseados no site Flora do Brasil 2020, em construção. Na área estudada foram registradas 65 espécies de samambaias, distribuídas em 29 gêneros e 17 famílias, e cinco espécies de licófitas, distribuídas em dois gêneros e duas famílias. As famílias de samambaias com maior número de espécies foram Pteridaceae (11 spp.), seguida de Hymenophyllaceae e Dryopteridaceae (9 spp. cada), e Polypodiaceae (8 spp.). Quanto a forma de vida, predominou-se as epífitas (32 spp.), seguida de terrestres (27 spp.) e hemiepífitas (7 spp.). O ambiente com maior predomínio de espécies foi no interior da mata de terra firme (38 spp.). Através deste estudo, reforça-se a importância do levantamento florístico e da preservação das Unidades de Conservação, que asseguram a proteção para habitats naturais e para a preservação da biodiversidade local, visando o aumento do conhecimento acerca das plantas vasculares sem sementes da Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O que pensam e fazem os professores da educação básica sobre o status da educação inclusiva no município de Breves, Pará(2019-12-05) SANTOS, Robert Ronnald Soares dos; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XA inclusão e a permanência de alunos com deficiência no ensino regular ainda é um desafio para os professores gerado principalmente pela insuficiente formação profissional, estrutura e recursos. Ao considerar que o processo de aprendizagem acontece com a presença do professor e as metodologias que o mesmo utiliza em sala de aula, sendo ele um dos principais mediadores do conhecimento, se faz necessário que este profissional seja devidamente qualificado e capacitado para lidar com esses alunos e para que eles tenham um bom rendimento e desenvolvimento e assim possam dar continuidade aos estudos. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo investigar como os professores da rede de ensino do município de Breves, PA, atuam diante dos alunos com deficiência inseridos no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, da qual participaram cinco docentes e dois pedagogos de três escolas públicas de ensino fundamental do município de Breves. Para alcançar os objetivos da pesquisa, adotou-se como estratégia de coleta de dados a aplicação de questionários contendo onze questões abertas, na qual participaram. Através da aplicação do questionário obteve-se como resultado a percepção de uma parte dos professores e equipe de apoio que aprovam o fator inclusão, mas que ainda tem uma desmotivação para se trabalhar com a inclusão por não ter a sua disposição os recursos necessários. A permanência do aluno com deficiência no ambiente escolar do ensino regular é um grande desafio, tendo em vista os obstáculos que ainda precisam ser superados. É necessário existir todo um aparato que ajude o trabalho do professor para que este possa realizar um ensino significativo que ajude não apenas na inclusão, mas na aprendizagem significativa do aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma nova abordagem literária sobre o sistema internacional de unidades em consonância com a nova definição da unidade de massa : quilograma(2019-12-04) DEUS, Naylani Souza de; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633Este trabalho fundamenta-se na apresentação de uma revisão literária sobre o Sistema Internacional de Unidades (SI). Enfatizando primeiro o histórico de pesos e medidas, utilizado pela humanidade que levou a criação do SI. Em seguida, apresenta-se a estrutura do SI com todas as suas medidas de base, e suas respectivas unidades básicas das quais outras se derivam, e ainda relações de conversão que as unidades do SI tem com unidades de outros sistemas. Abrange-se também, as mudanças ocorridas nas definições das unidades básicas, que atualmente tem por definição constantes fundamentais da natureza. Ressalta-se principalmente a nova definição do quilograma que até 2018 ainda era baseado em um protótipo cilíndrico de platina iridiada. Entretanto, a sua redefinição e também do ampere, do kelvin e do mol que dela dependiam, gerou um novo SI com maior precisão e exatidão, de acordo com as exigências que a ciência e a tecnologia da atualidade demandam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Extrato hidroalcoólico obtido a partir da polpa do açaí (Euterpe oleracea Mart.) como indicador ácido-base(2019-10-23) COSTA, Rilder Tebias Toledo da; CORREIA, Leandro Marques Correia; http://lattes.cnpq.br/7115185393957046; https://orcid.org/0000-0002-7832-7316A Euterpe oleracea Mart. é conhecida como açaí, que é um tipo de palmeira, onde se encontra um fruto bacáceo, que pode ser encontrado no Brasil nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Rondônia e Tocantins. O objetivo do presente trabalho foi produzir uma fita de pH a partir do extrato hidroalcoólico da polpa da Euterpe oleracea Mart para identificação de substâncias ácidas e básicas do nosso dia a dia, também procurando desenvolver de maneira simples, rápida e baixo custo, sendo uma forma alternativa para ser utilizada no ensino de química em aulas práticas experimentais com o assunto abordado de Funções Inorgânicas nos Ensinos: Fundamental, Médio e Superior. A metodologia utilizada foi realizada em etapas: (i) obtenção da polpa do açaí a partir dos frutos do açaizeiro, (ii) obtenção do extrato a partir da polpa da Euterpe oleracea Mart , (iii) construção de uma escala de pH (0-14), (iv) obtenção de papel de pH a partir do extrato hidroalcóolico, (v) identificação de substâncias ácidas e básicas do nosso cotidiano tanto com o extrato quanto com o papel indicador de pH, (vi) determinação do teor de ácido acético em vinagres comerciais, e (vii) um comparativo dos resultados obtidos da % de ácido acético, tanto com o indicador sintético (fenolftaleína) quanto com o indicador natural. Através dos testes com a fita e tanto com o extrato da polpa da Euterpe oleracea Mart obteve- se resultados satisfatórios. Dessa forma, a fita de pH e o extrato da polpa Euterpe oleracea Mart identificam as substâncias ácidas, básicas e neutras do dia a dia, mostrando-se uma alternativa para o ensino com aulas práticas de química experimental, sendo viável financeiramente, e explorando uma aplicação da polpa da Euterpe oleracea Mart como tesouro da floresta para futuras aplicações industriais, como a produção de uma fita de pH.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva e o ensino de ciências: o caso do município de Breves, Marajó(2019-12-05) FARIAS, Mayara Rodrigues; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661A inclusão escolar de alunos com deficiência embora, disposta como direito legal que prevê o acesso, a permanência e o sucesso no processo de escolarização na classe comum da escola regular, ainda é um desafio para muitos professores, considerando que a maioria encontra dificuldades para efetivar tal processo. Em vista disso, o presente trabalho teve como objetivo principal assimilar a situação do ensino inclusivo, notadamente quanto aos seus limites e desafios, no âmbito do ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e para atingir os objetivos, adotamos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. Foram entrevistados seis professores de Ciências de quatro escolas básicas do município de Breves. Após a análise dos dados, observamos que a maioria dos docentes que ensinam Ciências não se sente seguros para trabalhar com esses alunos, em virtude de não serem formados na perspectiva de trabalhar com a inclusão de alunos com deficiência. Além disso, a falta de suporte escolar necessário para desenvolver as habilidades dos alunos foi uma reclamação constante dos professores para desenvolverem uma prática pedagógica de qualidade. A minoria desses professores tenta suprir a falta de conhecimento na área recorrendo a cursos de formação continuada. Apesar da garantia de oferta de ensino inclusivo estar regido por legislação nacional, evidenciamos que nem todas as escolas e docentes encontram-se preparados para garantir esse preceito legislacional. Isso nos leva a considerar que será necessário rever os currículos de formação inicial de professores para prepará-los adequadamente para trabalhar com este público e em paralelo o poder público precisa oferecer suporte adequado aos professores quando estes chegarem as salas de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O conceito de espaço-tempo na relatividade restrita(2019-12-04) SILVA, Marcos Paulo Soares; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre a Relatividade Restrita, no qual será abordado o desenvolvimento histórico e conceitual desta teoria, visando a compreensão dos aspectos conceituais relacionados a interpretação física sobre o espaço-tempo. Discutiremos o contexto antes da física relativística, dando ênfase aos aspectos de discordância entre a mecânica Newtoniana e o eletromagnetismo de Maxwell. Dentre esses aspectos, podemos destacar a discursão da existência do éter (meio no qual a luz se propagaria) e a não aplicabilidade das transformações de Galileu nas equações de Maxwell. Tais problemáticas foram resolvidas por Einstein, com base na sua teoria relativista de 1905. Mostraremos como os estudos relativísticos moldaram de forma significativa os conceitos de espaço, tempo, massa e energia, ao contrário da física newtoniana que tratava tais entidades como absolutas. Depois disso, abordaremos o funcionamento do GPS, levando em conta possíveis correções relativísticas. Dessa forma, esperamos ilustrar como uma teoria de ciência básica pode ser aplicada em um recurso tecnológico que está disponível para a maioria da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do conteúdo sobre pteridófitas em livros didáticos utilizados no 7º ano do ensino fundamental(2019-12-05) COSTA, Maiara Medeiros; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943As Pteridófitas, plantas vasculares sem sementes, são um dos principais alvos da degradação ambiental que está ocorrendo no planeta, pois há espécies que apresentam certa sensibilidade a qualquer mudança no ambiente. Além disso, são comumente utilizadas para fins ornamentais, também são exploradas para consumo de suas partes e insumos na alimentação, na fabricação de objetos e para outros fins. O conteúdo sobre Pteridófitas, presente nos livros didáticos (LD’s), assim como os demais conteúdos de botânica são, muitas vezes, ensinados através da memorização por apresentar seu ensino baseado em nomenclaturas cientificas, que não fazem parte do dia a dia dos alunos, este conteúdo é apresentado aos alunos do 7º ano dentro de um capítulo sobre Reino Vegetal geralmente encontrado ao final do LD. Este trabalho objetivou analisar o conteúdo Pteridófitas presente em quatro livros didáticos distribuídos pela editora Moderna nas escolas de ensino fundamental no município de Breves-Pará, levando em consideração o conteúdo teórico e o recurso visual como critérios de análise e se houveram atualizações e adaptações do conteúdo no decorrer dos livros analisados (cuja publicações ocorreram desde 2008 a 2019). Este estudo foi desenvolvido utilizando a pesquisa qualitativa. Os livros analisados foram adquiridos em uma escola onde a autora deste estudo realizou seus estágios supervisionados. Os livros analisados apresentaram mínimas adaptações quanto ao conteúdo, alguns equívocos conceituais permanecem em todos os livros, e os autores não utilizam a nova classificação para esses vegetais. A forma como o conteúdo se apresenta nos livros didáticos analisados é insuficiente para que os alunos possam compreender o grupo Pteridófitas em sua totalidade (morfologia e fisiologia, interação e importância destas plantas para o meio ambiente). Para isto, indica-se a inserção dos seguintes tópicos: ecologia, evolução, importância desses vegetais tanto para o homem quanto para o meio ambiente e conservação desses vegetais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do perfil químico dos extratos das partes aéreas de Peperomia pellucida(2019-12-13) SANTOS, Gabriela Barbosa dos; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759As plantas medicinais são usadas pela humanidade no tratamento de várias doenças. Dentre as espécies existentes utilizadas para tal finalidade, destaca-se a espécie Peperomia pellucida. Dentro do gênero Peperomia a P. pellucida é uma das plantas mais estudadas devido as aplicações na medicina popular, sua ampla distribuição, produção de substâncias químicas e potencial biológico. Levando-se em consideração esses fatos, esse estudo utilizou Cromatografia em Camada Delgada de Alta Eficiência (CCDAE) para análise simultânea dos extratos das partes aéreas de Peperomia pellucida para verificar o perfil químico da espécie. A coleta, higienização e maceração do material botânico ocorreu no Laboratório de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará Campus Universitário do Marajó-Breves. Os métodos de obtenção, preparação e tratamento dos extratos, assim como a revelação das placas cromatográficas, foram realizados no Laboratório Central de Extração da UFPA Campus do Guamá. Não foi possível realizar a análise isocrática dos extratos devido a problemas de funcionamento de um dos equipamentos. Os resultados obtidos através das revelações mostraram a presença de terpenos, esteróides e compostos fenólicos nos extratos de P. pellucida, além de sinais que indicam a presença de flavonóides. Na verificação da atividade antioxidante os resultados foram negativos. Isso está relacionado as condições nas quais foram realizadas a extração de P. pellucida, como a baixa quantidade de massa utilizada para a produção dos extratos. Portanto, estudos dessa natureza são necessários pois é importante trazer informações químicas de plantas, principalmente as do tipo medicinal, tendo em vista os efeitos terapêuticos proporcionados por esses tipos de vegetais, como é o caso de P. pellucida. Para além disso, essas informações são contribuições relevantes para estudos fitoquímicos dessa espécie e são dados que poderão ser usados por futuras pesquisas de caráter semelhante.