Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    OS CASOS DE LEISHMANIOSE NO MUNICÍPIO DE PORTEL-PARÁ NOS ANOS DE 2011 A 2015
    (2016-03-30) CARVALHO, Andrei Sarges de; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    O presente trabalho faz um estudo de cunho quantitativo sobre o número de indivíduos humanos afetados pela Leishmaniose na região de Portel-Pará entre os anos de 2011 a 2015 e tendo como fundamentação teórica, o Manual de Vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana – do Ministério da Saúde. 2ª edição e outros artigos científicos publicados com intenção de descrever: conceito, parasito, classificação, vetor, as áreas de infestação, ciclo de vida dos flebótomos, do patógeno, de transmissão e mapeamento das áreas infectadas no país. O trabalho justifica-se pelo fato de que não há publicação do número de indivíduos humanos infectados e seu quantitativo de resultados positivos; assim também objetiva realizar um estudo bibliográfico nos registros locais presentes na Secretaria Municipal de Saúde de Portel. Foi realizada tabulação das informações encontradas no livro de registro dos casos e distribuídas mensalmente indicando o número de indivíduos humanos infectados, distribuição por áreas – rios de Portel e área urbana, por sexo e o tipo de diagnóstico, além do quantitativo de infectados geral. Como resultado viu-se que há dados de indivíduos infectados em outras regiões e o percentual anual observado nos gráficos e que mesmo assim, só foram diagnosticados dentro do município de Portel, de outra maneira, não há campanha de divulgação de infestação ou contágio da doença na área região de Portel.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    QUIMISHOW: um game de misturas e métodos de separação
    (2023-09-18) SOUZA, Fábio Pacheco de; SOUZA, Tiago Pacheco de; PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Uma parcela significativa da sociedade contemporânea vive em um mundo profundamente marcado pelo uso de Tecnologias Informação e Comunicação (TICs) em atividades básicas dos diversos contextos da vida cotidiana. Por outro lado, persiste uma realidade marcada por Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo, como na cidade de Melgaço, onde o acesso a essas tecnologias é dificultado. Assim, entendemos que a escola é importante instrumento para a transformação social e deve ser um local de acesso e incentivo ao uso criativo das TICs, portanto, precisa ser ambiente para democratização dessas tecnologias, contribuindo para aprendizagem e para inclusão digital e social. Esperamos que o recurso didático elaborado possa contribuir para o enfrentamento da exclusão social ao passo que contribua para a aprendizagem dos objetos de conhecimento propostos. Em vista de oportunizar e aproveitar o potencial de comunicação das TICs, este trabalho consistiu na elaboração de um Objeto de Aprendizagem, para o ensino dos objetos de conhecimento Misturas e Separação de misturas, conforme a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O Objeto de Aprendizagem, nomeado de “Misturas e métodos de Separação”, foi criado graficamente com ferramentas do programa PowerPoint da Microsoft para o sistema operacional Windows. Como resultado, foi obtido um recurso didático, para acesso off-line que contribui tanto para o processo de ensino, quanto de aprendizagem, dadas as suas características de um jogo destinado à avaliação, mas que disponibiliza feedback dos conceitos avaliados em cada pergunta, possibilitando a afirmação ou correção dos conceitos abordados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ESTADO DA ARTE DO EXERCÍCIO PEDAGÓGICO ENFOCANDO TEMAS DE GEOCIÊNCIAS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: estudo de caso concreto na Rede Escolar do Município de Breves, Estado do Pará.
    (2017-06-26) ARAÚJO, Robenita Guimarães de; ASSIS, José Fernando Pina; http://lattes.cnpq.br/7791019081246270
    A discussão sobre as necessidades de inserção de temas relacionados à Geologia nos atuais níveis de ensino fundamental e médio vem se fortalecendo no Brasil. As Ciências da Terra podem permitir a busca de soluções para os problemas gerados pelo homem, não se limitando apenas pela sua contribuição científica. É possível encontrar conteúdos relacionados às Geociências nos PCNs e, portanto, é possível abordá-la nos conteúdos programáticos desde o Ensino Fundamental, sistematizado na disciplina de Ciência. Apesar dos conteúdos geocientíficos estarem presentes nos currículos escolares atuais, é praticamente impossível abordá-los de forma adequada sem a preparação do professor, sem que ele entenda e se aproprie das peculiaridades das Geociências. O presente trabalho tem por objetivo analisar o estado da arte do exercício pedagógico, abordando os conteúdos relacionados ás geociências nas escolas de ensino público de Breves, verificando quais alternativas pedagógicas estão sendo adotadas pelos professores para melhorar a qualidade do ensino, medindo o grau de comprometimento dos docentes em relação ao magistério dos conteúdos de geociências, propondo medidas alternativas que venha a contribuir para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos, levando em consideração a sua relevante importância na formação de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental e, proporcionado a eles uma melhor compreensão e conscientização sobre o meio ambiente onde habitamos e as constante transformações que ocorrem no planeta.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M.E.F. DR. ABEL NUNES DE FIGUEIREDO DE PORTEL/PA: produzindo um livro virtual
    (2016-03-18) SOUZA, Adaias da Cruz de; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Este trabalho aborda a relevância da experimentação de física no ensino de ciências e a produção de um livro virtual de experimentos. Essa estratégia de ensino sempre foi deixada em segundo plano por professores das escolas públicas, devido a grandes deficiências estruturais das escolas, porém é inegável a importância da experimentação para o ensino de ciências, pois ela proporciona uma visão científica mais real e menos abstrata dos fenômenos físicos, proporcionando uma melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente vivemos na era digital, da informação e comunicação, com vários recursos digitais e tecnológicos disponíveis no ciberespaço, então saber utilizar esse aparato em prol da educação se torna essencial, e fazer uso desses recursos disponíveis no ciberespaço na produção de um livro virtual é uma realidade. Os principais objetivos desse trabalho são: identificar os reais problemas enfrentados pelos professores para a utilização da experimentação, identificar a aprendizagem dos alunos através dessa estratégia, mostrar que é possível levar a experimentação para dentro da sala de aula através de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo, além de produzir e disponibilizar para comunidade escolar um livro virtual de experimentos. Para atingir esses objetivos foram realizadas experiências de Física em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Abel Nunes de Figueiredo localizada no município de Portel/Pa e depois aplicado questionários para avaliarmos a opinião de professores e alunos sobre a experimentação de física, e produzido um livro virtual com os experimentos apresentados, através dos recursos digitais e tecnológicos do ciberespaço. As conclusões dos dados obtidos mostraram que realmente a experimentação de física é raramente utilizada por professores devido as limitações estruturais das escolas, porém eles reconhecem sua importância e os alunos gostariam de ter experimentos em sala de aula além de aprenderem melhor através dessa estratégia, e o livro virtual de experimentos ameniza um dos problemas identificados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA DE LOURDES, BREVES-PA
    (2017-07-02) SILVA, Jairo Ferreira da; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Esse trabalho traz como ponto principal identificar o quanto de conhecimento prévio os alunos da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes, Breves-Pa, tem acerca dos assuntos de Ciências Físicas por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo através de um questionário com 6 perguntas. Assim, fizemos uma análise dos conhecimentos de Física adquiridos pelos alunos no decorrer dos estudos, observando como a Física nos dias de hoje está presente em todos os lugares, retratando assim a importância do conteúdo de Física no processo de ensino e aprendizagem. Nossos resultados, obtidos em duas turmas unidas de 32 alunos da 4ª etapa da EJA no 2º semestre de 2015, através da resposta do questionário foi possível observar que algumas perguntas foram interpretadas de maneira equivocada pelos alunos, contudo 81,25% reconheceram a importância de se estudar Física, 78,125% conseguiram identificar 5 (cinco) fenômenos que podem ser explicados com auxílio da Física, 87,5% conseguiram dizer o que a Física estuda demonstrando conhecimento acerca da disciplina, porém 43,75% disseram que provavelmente apresentarão dificuldades na disciplina de Física no Ensino Médio descrevendo alguns motivos para tal dificuldade, entre eles os cálculos, o tempo de aula e o fato do professor não está capacitado para ministrar os conteúdos da disciplina.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: um relato de experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Extensão durante a formação acadêmica
    (2023-12-01) LOBO, Quedma Carvalho; PAES, Carlos Élvio das Neves; http://lattes.cnpq.br/3203448805009587; Pereira Filho, Sílvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877
    Este trabalho foi produzido mediante um projeto de extensão de mesmo nome que foi realizado na comunidade Manancial Celeste, rio Jejuteua, zona rural de Breves, Pará, com os alunos integrantes do projeto de leitura Vagalume. Para identificar as concepções dos alunos a respeito da forma como veem o meio onde vivem, foi realizada uma oficina onde os mesmos responderam por meio de desenhos e colagens a três perguntas norteadoras, “onde vivo?”, “o que não pode faltar?” e “o que não deveria ter?”. Este estudo partiu do princípio que envolve a necessidade de reflexão no que se refere a relação humana e o meio natural, uma vez que as ações humanas resultam em drásticas mudanças no ecossistema e diversas intempéries climáticas e sanitárias. Nesse sentido, a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável. Entretanto, os discentes e docentes precisam de capacitação para disseminar atitudes transformadoras e sustentáveis. Durante a análise das ilustrações dos alunos, identificamos duas visões predominantes, a visão antropológica, e a visão naturalista que foi a mais presente, indicando que os alunos que fizeram parte da oficina ainda não haviam desenvolvido uma consciência sobre a importância da sustentabilidade ambiental. Portanto, é necessário que os educadores incentivem a reflexão e o pensamento crítico dos alunos em relação à sustentabilidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    PESQUISA EM ENSINO DE ZOOLOGIA: o que produzem as Pós-Graduações brasileiras?
    (2023-12-13) AVIZ, Jesiel Oliveira de; FREITAS, Tiago Magalhaes da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408
    Este trabalho realiza uma abrangente análise do estado atual do Ensino de Zoologia no Brasil, utilizando como base 65 Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado (DTs), abarcando o período de 1995 a 2022. Essas levantamento das DTs visam compreender as possíveis tendências temporais e geográficas e seus principais focos. O estudo destaca um aumento notável na produção acadêmica nos últimos cinco anos, especialmente nos anos de 2019 e 2020, indicando um crescente interesse na área. A região Sudeste lidera em número de produções, seguida pelo Nordeste, evidenciando disparidades geográficas na realização de pesquisas nesse domínio. A análise aponta que a maioria das pesquisas foi conduzida em instituições públicas, ressaltando o papel crucial do Estado na promoção da produção científica. As pesquisas das (DTs) sobre o Ensino de Zoologia concentra-se predominantemente no ensino médio, sendo que mais de metade das pesquisas investiga as concepções e percepções dos discentes, oferecendo uma visão valiosa sobre as necessidades educacionais desse grupo. Destaca-se o crescimento significativo do Mestrado Profissional a partir de 2016, sugerindo uma distribuição mais equitativa das pesquisas pelo país. No entanto, observa-se uma ausência notável de pesquisas de doutorado na área, apontando para possíveis desafios estruturais ou de interesse nesse nível acadêmico. A análise qualitativa dos resumos revela que as pesquisas também exploram diferentes ambientes educacionais, com quase metade ocorrendo em locais 'não formais'. Esse enfoque diversificado demonstra a importância dada ao uso de espaços como museus e centros de ciência para aprimorar o ensino de Zoologia. Em síntese, este estudo não apenas oferece uma visão panorâmica do panorama atual do Ensino de Zoologia no Brasil, mas também destaca áreas de destaque e lacunas na pesquisa, contribuindo para futuras estratégias educacionais e políticas públicas mais informadas e eficazes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    ARTROPODES DE INTERESSE MÉDICO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO MARAJÓ-BREVES/UFPA: inventariamento rápido
    (2023-12-02) JESUS, Jedilkson João Magno de; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438X
    O Campus Universitário do Marajó-Breves pertence a Universidade Federal do Pará, está inserido nessa fitofisionomia amazônica e o constante contato entre os artrópodes de interesse médico com a comunidade acadêmica motivou o desenvolvimento deste estudo. Durante o período de 11 a 24 de julho de 2019, no decorrer das atividades práticas da disciplina de Zoologia 1 (Invertebrados), foi realizado um inventariamento rápido dos artrópodes de interesse médico do Campus, a fim de se conhecer estes organismos, estimular a consciência ambiental sobre sua importância ecológica e, ainda, informar a comunidade acadêmica sobre medidas a serem tomadas para se evitar possíveis acidentes ou contato. Foram encontrados representantes das Classes Insecta e Arachnida. Para Insecta, pernilongos hematófagos como a espécie Aedes aegypti (Diptera: Culicidae), principal transmissor do dengue, chicungunha (chikungunya) e associado a transmissão da febre amarela em áreas urbanas brasileiras, além da mosca de estábulos, Stomoxys calcitrans (Diptera: Tabanidae), responsável por surtos em cães no município. Para Arachnida, carrapatos (Arachnida: Ixodidae), sendo que estudos apontam que os estudantes, depois dos trabalhadores rurais, são os mais atacados por esses animais no Marajó. Foi encontrada também, a espécie Tityus obscurus (Arachnida: Scorpiones), uma das principais responsáveis por envenenamentos na Amazônia Brasileira. E aranhas-caranguejeiras (Arachnida: Theraphosidae), conferindo com a espécie Lasiodora parahybana, qual possui cerdas urticantes podendo gerar, dentre outros, alergias. Entende-se que estudos mais abrangentes devem ser conduzidos considerando a importância médico-sanitária destes organismos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE BAUHINIA BLAKEANNA DUNN (LEGUMINOSAE): caracterização, isolamento e identificação dos compostos bioativos.
    (2023-12-18) SANTOS, Eyshila Evangelista do Espírito; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759
    A planta Bauhinia blakeanna dunn é conhecida mundialmente por ser utilizada como hipoglicemiante, ou seja, a mesma é utilizada para a diminuição de glicose no sangue, atuando contra a doença diabetes. O trabalho em questão teve o objetivo de fazer o estudo fitoquímico e da ação antioxidante das folhas da planta. Durante o trabalho foram realizados diferentes experimentos para o conhecimento de suas propriedades fitoquímicas, seguindo metodologias pré-estabelecidas. Entre esses experimentos, como base, primeiramente foram feitos o processamento e a caracterização do pó do material vegetal com realização de determinação Granulométrica do pó onde foi possível perceber que o pó de Bauhonia blakeanna dunn é um pó grosso. Outros experimentos importantes foram feitos no pó da planta como a determinação de índice de intumescimento, teor de umidade e de material estranho no pó com o resultado de 1,9Ml/g, 7,9% e 0,9%, respectivamente. Em seguida realizou-se a padronização e caracterização dos extratos hidroetanólicos a parti do material vegetal pulverizado e pôr fim a realização das análises cromatográficas feitas através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Ao final da pesquisa, as análises realizadas ajudaram a entender as características fitoquímicas da planta e suas possíveis utilidades.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    INTRODUÇÃO AO CÁLCULO NO PLANO COMPLEXO E FUNÇÕES DE GREEN
    (2024-02-28) MEDEIROS, David M. Farias; PEREIRA FILHO, Sílvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633
    O presente trabalho explora o teorema dos resíduos e as funções de Green, destacando sua aplicação em problemas envolvendo integrais impróprias de variáveis reais e equações diferenciais. O estudo revela a profundidade e versatilidade desses conceitos, demonstrando sua importância na resolução de problemas físicos e matemáticos complexos. Além disso, introduz as funções de Green e a função delta de Dirac, mostrando sua aplicabilidade em equações diferenciais relevantes para a física. Destaca-se também o uso da transformada de Fourier para simplificar equações diferenciais, exemplificadas na resolução de problemas como o oscilador harmônico e a equação de Schrödinger. Este estudo oferece uma introdução valiosa ao conteúdo de física matemática, ressaltando sua utilidade na compreensão e solução de problemas físicos. A metodologia usada nesta pesquisa consiste em uma revisão da literatura matemática vinculada ao tema.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    SAMAMBAIAS E LICÓFITAS DE FLORESTA DE TERRA FIRME NA COMUNIDADE JESUS MISERICORDIOSO, MUNICÍPIO DE BREVES, ESTADO DO PARÁ - BRASIL
    (2024-01-02) BRABO, Daiane da Silva; SILVA, Márcio Roberto Pietrobom da; http://lattes.cnpq.br/4231685615049901
    A Microrregião de Furos de Breves, Mesorregião do Marajó, vem sofrendo ao longo dos anos grandes alterações antrópicas. Desta forma, o presente estudo tem por objetivos realizar o levantamento florístico das espécies de samambaias e licófitas de floresta de terra firme ocorrentes na Comunidade Jesus Misericordioso, no município de Breves, estado do Pará, além de fornecer informações sobre as formas de vida, os substratos em que vivem, os ambientes preferenciais e os habitat de ocorrência, ampliando assim, o conhecimento sobre a pteridoflora paraense, além de enriquecer o acervo do Herbário da Faculdade de Ciências Naturais, Universidade Federal do Pará, Campus do Marajó-Breves (CUMB).O município situa-se na Microrregião de Furos de Breves, constituída por florestas de terra firme ombrófila, várzea, e capoeiras. As coletas foram realizadas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022, janeiro, abril e outubro de 2023. As amostras foram coletadas e herborizadas conforme as técnicas usuais para as plantas vasculares. Para a identificação das espécies foi utilizada bibliografia especializada e consultadas amostras depositadas no herbário CUMB da UFPA, com o material testemunho sendo incorporado ao acervo do mesmo. Foram registradas 16 famílias (duas licófitas), 27 gêneros e 54 espécies (3 licófitas e 51 samambaias). As famílias com maior riqueza específica foram Hymenophyllaceae (11spp.), Pteridaceae (9spp.), Polypodiaceae (6spp.) e Dryopteridaceae (5spp.). As formas de vida, mais representativas foram as epífitas (25spp.) e terrícolas (19spp.), sendo que Cyclodium meniscioides (Willd.) C. Presl, Nephrolepis rivularis (Vahl) Mett. ex Krug e Triplophyllum funestum (Kunze) Holttum ocorreram tanto terrícola como epífita. Quanto ao substrato, (22spp.) ocorrem sobre tronco vivo e (19spp.) sobre o solo. O ambiente com maior riqueza de espécies foi o interior da mata (33spp.), 11 foram registradas na margem da mata e dez ocorrem em mais de um ambiente. A maioria das espécies ocorrem em áreas consideradas preservadas (32spp.) enquanto que (8spp.) ocorreram tanto em área alterada quanto em área preservada. A área analisada, apesar de ser impactada pela antropização, apresenta uma considerável composição florística, com o registro de espécies pouco encontradas nas florestas da região do estado, como por exemplo,Elaphoglossum obovatum Mickel,Oleandra articulata (Sw.) C.Presl, O. pilosa Hook., Selaginella parkeri (Hook. & Grev.) Spring, Trichomanes accedens C. Presl,T. cristatum Kaulf., T. tanaicum Hook. ex J.W. Sturm, T. tuerckheimii Christ e Triplophyllum angustifolium Holttum.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    COMERCIALIZAÇÃO DAS CARNES DE QUELÔNIO E JACARÉ NO MARAJÓ, PARÁ-BRASIL
    (2024-03-22) SOUSA, Cleize Miranda de; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408
    O objetivo do presente estudo foi avaliar o consumo de quelônios e jacarés no município de Breves, localizado no arquipélago do Marajó, Pará, Brasil. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário para frequentadores do mercado municipal local. Um total de 50 pessoas participaram da pesquisa, durante o período de julho e agosto de 2019. Os resultados comprovaram que há comércio alimentar de tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa), jabutis (Geochelone carbonaria e Geochelone denticulata), perema (Rhinoclemmys punctularia), muçuã (Kinosternon scorpioides) e tracajá (Podocnemis unifilis), além do jacaré tinga (Caiman crocodilus). Os consumidores concordam que a criação desses animais seria uma solução para não acabar com as espécies no meio ambiente, além de garantir para as gerações futuras. Concluímos que a quelonicultura e a jacaricultura podem ser uma alternativa para o consumo desse tipo de carne, além de ações voltada para a educação ambiental para população, assim como maior rigor na fiscalização no mercado público de Breves.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR DE CIÊNCIAS PERANTE DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO 6º ANO
    (2023-09-05) BRAGA, Ana Luiza Mar; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408; RAMOS, Maria Neide Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3119709145133137
    A compreensão, leitura e interpretação de textos, assim como o controle da escrita se constituem em processos indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo. Porém, muitas crianças iniciam o Ensino Fundamental maior com índices preocupantes no que se refere a leitura e a escrita. O que interfere, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem, pois, o mínimo de compreensão e escrita de um texto é de suma importância no contexto pedagógico e contribui significativamente para o sucesso escolar do aluno. Desta forma, esta pesquisa se movimenta neste campo problemático, com o objetivo de promover a reflexão sobre os desafios que o professor de ciências enfrenta com alunos com atraso em leitura e escrita, dando ênfase ao 6º ano do Ensino Fundamental. Questionando e analisando as estratégias e as práticas docentes realizadas pelo professor no enfrentamento desta problemática, principalmente no desenvolvimento dos conteúdos de Ciências. Nesse contexto, a pesquisa, é resultado do Estágio Supervisionado II e se baseia em observações realizadas nas aulas de Ciências e em uma entrevista realizada com a professora responsável pelas turmas do 6ºano, que permitiu destacar dificuldades enfrentadas diariamente em suas aulas. Portanto, é notório que ainda existem sérios problemas quanto à alfabetização, evidenciando a necessidade da aplicação de estratégias metodológicas para minimizar a problemática, assim como, dispositivos específicos de avaliação que possibilitem driblar as dificuldades enfrentadas pelos alunos com a leitura e a escrita.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE BOM/BOA PROFESSOR/A
    (2023-12-22) GONÇALVES, Adriane de Aquino; PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877
    A educação envolve processos formais e informais interdependentes. Tem-se como exemplo a interação entre a percepção de boas práticas e o modo de ser do professor – associado, pelo senso comum, à formação acadêmica (educação formal) – com a visão de mundo do professor como um todo – associada tanto às experiências na academia quanto às experiências em outras comunidades (educação informal). A Didática pode discutir esta interação, pois analisa o ensino, o que abrange a atuação do professor, através das dimensões Humana, Técnica e Político-social. Assim, investigou-se como licenciandos conceituam bom/boa professor/a utilizando-se da pesquisa qualitativa descritiva través da qual foram obtidos dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, de quatro licenciandos de Ciências Naturais. Os dados obtidos nas entrevistas foram categorizados a priori de acordo com suas identificações com as dimensões da Didática, sendo depois agrupados em subcategorias a partir de suas identificações entre si. As respostas mostram que o/a bom/boa professor/a possui características que envolvem o afeto (Dimensão Humana); atuação e metodologia (Dimensão Técnica) e decisões democráticas na sala de aula (Dimensão Político-social). Conclui-se que os participantes percebem o/a bom/boa professor/a como aquele/a que possui uma boa relação com seus alunos, busca modificar suas aulas para benefício da aprendizagem destes, porém sem que este/a exiba explicitamente uma postura político-social mais acentuada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
    (2019-02-28) ARAGÃO, Paulo Márcio; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Os métodos de ensino e aprendizagem vem se modernizando ao longo dos tempos, e as aulas com recursos exclusivamente tradicionais estão dando lugar às aulas virtuais em ambientes modernos e com tecnologias inovadoras, motivando o aluno para a aprendizagem. Uma das grandes vantagens do uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem é que o aluno tem a possibilidade de manipular as ferramentas virtuais independente do tempo, espaço ou tutores, por exemplo, desde que se tenha acesso a um computador smartphone ou aparelho com recursos tecnológicos similar. Diante disso,é realizada uma pesquisa Bibliográfica elaborada a partir de material já publicado, com a inclusão de procedimentos técnicos de uma pesquisa documental sobre as principais plataformas de apoio ao professor e bancos de acesso livre que disponibilizam OVAs para o ensino de Ciências, dentre eles: ProInfo, eProInfo, Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e PhET interactive simulations. Assim é indicado os recursos tecnológicos disponíveis para facilitara reconstrução do conhecimento dentro e fora do ambiente escolar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    EDUCAÇÃO SEXUAL: percepção dos professores de ciências de 6º à 9º ano, município de Portel, Arquipélago do Marajó
    (2019-05-16) RIBEIRO, Heluany Balieiro; TENÓRIO, Lucileia Alves; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    A presente pesquisa preocupou-se em investigar as percepções sobre educação sexual apresentada por professores do ensino fundamental, especificamente os que ensinam Ciências. Percebendo que a educação sexual se tornou tema obrigatório em ambiente escolar e que os professores são reconhecidos como um dos principais agentes facilitadores de valores, e, no que diz respeito à abordagem da educação sexual, lhe é exigido cuidados com planejamento e execução da temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a coleta dos dados se deu por meio de um questionário semi-estruturado, apresentado aos professores da educação básica. Para analisar os dados que emergiram da pesquisa, optamos pela análise interpretativa. A análise dos resultados da pesquisa mostrou que os professores de ciências sentem-se preparados para trabalhar temas relacionados com educação sexual, apesar das dificuldades relacionadas as questões estruturais, falta de apoio pedagógico e apoio familiar. Esses resultados evidenciam ainda a necessidade de uma formação continuada, no sentido de preparar melhor o professor para abordar o tema em sala de aula. Além disso, projetos envolvendo a família e a escola poderiam suscitar essa aproximação para tratar de maneira adequada o tema educação sexual.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?
    (2019-01-15) POMPEU, Elvis Vieira; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam que os conteúdos de Ciências sejam trabalhados de forma integrada. A interdisciplinaridade e integração dos conteúdos, também, deveriam estar expressas nos livros didáticos de Ciências do Ensino fundamental, dada a importância deste recurso didático. A pesquisa do tipo qualitativa e documental analisou a coleção de livros didáticos de Ciências do “Projeto Araribá”, selecionado no PNLD 2017-2019 para uso nas escolas municipais que ofertam os anos finais do Ensino fundamental na zona urbana do município de Bagre/PA, com o objetivo de investigar como a Ciência Química é abordada nesses livros. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos químicos estão distribuídos em todos os volumes da coleção e com concentração dos conteúdos de química no livro proposto para o 9º ano. Nos livros do 6º, 7º e 8º ano há poucas referências ao conhecimento químico, havendo apenas citações superficiais sem disponibilidade conceitual. Constatando assim que há uma separação no que diz a respeito aos conhecimentos relativos a Química, Física e Biologia, que pode contribuir para uma visão fragmentada das Ciências da natureza. Os níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, microscópico e simbólico) são presentes em toda a coleção. Mas, de forma geral, é priorizado o uso do nível macroscópico, através de figuras, havendo maior carência de uso dos níveis microscópico e simbólico nos livros do 6º, 7° e 8º ano. A partir dos resultados espera-se chamar a atenção para a introdução adequada da Química no Ensino fundamental de maneira interdisciplinar e integrada as demais Ciências Naturais, contribuindo para a compreensão da natureza como todo dinâmico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    DIAGNÓSTICO DAS PRÁTICAS DE MELIPONICULTURA: a criação de Uruçu Cinzenta (Melipona fasciculata, SMITH 1854, APIDAE: MELIPONINI) na comunidade de Tamatateua (Bragança-PA)
    (2018-01-26) MONTEIRO, Gerson Piedade; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943; VEIGA, Jamille Costa; http://lattes.cnpq.br/2287525928643401; https://orcid.org/0000-0001-7554-2785
    O presente trabalho teve como objetivo descrever as técnicas de criação da Uruçu cinzenta (Melipona fasciculata, Smith, 1854), espécie de abelha sem ferrão nativa da região Amazônica, manejada pelos pequenos agricultores da comunidade de Tamatateua, Município de Bragança- PA. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com 22 (vinte e dois) criadores (Meliponicultores) locais, com a aplicação de questionários in loco, contendo questões pré estabelecidas, e ocorreram durante o período de junho a outubro de 2015, com abordagem aos seguintes quesitos: A forma como essas abelhas são criadas; A forma de aquisição de colônias; Identificação dos modelos de caixas utilizadas; Descrição das técnicas de captura e multiplicão de colônias; conhecimento dos criadores acerca da flora meliponícola; objetivo da criação e formas de acondicionamento do mel. Os resultados demonstram que as práticas utilizadas por esses agricultores são tipicamente empíricas, rusticas e tradicionais, repassadas entre os criadores oralmente e com o intuito principal de obtenção do mel. A criação racional de abelhas sem ferrão, ainda é pouco difundida, entre os criadores de abelhas na comunidade, se fazendo necessário acessar esses criadores e discutir a partir de suas experiências, maneiras de melhorar o avanço das práticas de meliponicultura na comunidade, enfatizando a relação com o meio ambiente, na adesão de práticas sustentáveis, tendo o objetivo de gerar ocupação de mão de obra, complementação da renda e estímulo do consumo dos produtos dessas abelhas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ
    (2024-05-28) ALMEIDA, Marinete Vilhena; CORRÊA, Alberto Jacques Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3741037050512383
    As dificuldades de aprendizagem resultam tipicamente do déficit de aprendizagem que é esperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária, com isso este trabalho tem objetivo de analisar as dificuldades encontradas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma escola do meio urbano e outra no meio rural do município de Breves Pará. Para o embasamento teórico se utilizou os estudos de Abreu (2009), Bastos (2013), Bossa (2009), Campos (2010), Cardoso (1977), De Brito (2006), Kirk (1996) entre outros autores, que enfatizam as dificuldades de ensino aprendizagem. Para compreender esse processo no ambiente escolar, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório em ambas as escolas, fazendo uso de questionários com perguntas abertas, com alunos e professores, também se utilizou o método qualitativo e quantitativo, a fim de coletar dados satisfatórios para a pesquisa em questão. A partir do estudo desenvolvido é possível mostrar que as maiores dificuldades de ensino estão relacionadas com a estrutura física escolar, falta de recursos e materiais pedagógicos, falta de formação continuada dos professores, etc. Quanto as dificuldades de aprendizagem estão associadas ao ambiente escolar, falta de materiais pedagógicos, convívio familiar, trabalho, transporte, metodologias tradicionais abordadas, etc.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    DESCOBRINDO O ENSINO DA ASTRONOMIA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BREVES-PARÁ
    (2017-08-16) FAVACHO, Luciano Gonçalves; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Este trabalho constitui-se em um relato de experiência, que é o resultado dos estudos realizados através no projeto “Introdução ao Mundo da Astronomia na Ilha do Marajó – Breves”, tendo como objetivo analisar o Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental de Breves- Pará (E.E.F.B-P). Além do relatório de ações do projeto, apresenta os resultados da pesquisa, com base nos dados levantados e nas teorias estudadas, entre elas: Afonso (2006), que expõe a história da astronomia indígena; Faria (2009), Veiga, Ponte Neto et al (2015), Moraes e Chiaradia (2007), Steiner (2009), apresentam a História e o Ensino da Astronomia; Langhi e Nardi (2009; 2010), Bretones (1999), Daminele (2009), Daminele e Steiner (2010), Bizzo (2009) debatem o ensino da astronomia e a formação de professores para trabalhar o assunto na educação básica, sendo que todas servem de base para o projeto relatado e para a pesquisa nele realizada. A metodologia adotada foi o estudo de caso nas E.E.F.B-P. Os sujeitos foram professores atuantes nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se para a coleta de dados aplicação de questionários abertos. Os resultados apontam uma grande necessidade de projetos e formação continuada na área da astronomia que venham suprir as carências no Ensino da Astronomia apresentadas pelos professores pesquisados. Pontuando sugestões para a melhoria no Ensino da Astronomia nas E.E.F.B-P, esse trabalho não esgota a necessidade de novas pesquisas sobre o tema, ainda pouco conhecido e trabalhado em nossa região, tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior.