Faculdade de Educação - FAED/ICED
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O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.
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Navegando Faculdade de Educação - FAED/ICED por Assunto "Alfabetização"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interação a partir do lúdico no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental(2023-07-11) GEMAQUE, Maria de Nazaré Marques; SANTOS, Suelen Gomes; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este é um trabalho de conclusão de curso que parte de uma análise de experiência de estágio obrigatório que foi vivenciado em dupla no 1º ano do fundamental em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais que enfatiza o processo de alfabetização de forma lúdica tendo como apoio recursos pedagógicos manipuláveis confeccionados manualmente, pois, compreende-se que aprender por meio da brincadeira é uma forma de estimular a criança a querer fazer novas descobertas além do que, promove um aprendizado de qualidade para os educandos. Assim sendo, viabilizamos a seguinte problemática: É possível ter uma aprendizagem significativa por meio do lúdico e das brincadeiras? Essa pergunta deu base para construção do objetivo desta pesquisa que é analisar o processo de desenvolvimento de alunos a partir de atividades lúdicas. Reconhecemos a importância da discussão sobre a temática pesquisada, por isso decidimos explanar neste artigo nossas vivências. Na busca de fomentar este estudo foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com base em trabalhos bibliográficos e livros de teóricos renomados no assunto como Freire (1996), Soares (2005) e Vygotsky (1998) que ressaltam a temática desenvolvida. Os resultados evidenciaram que as crianças aprovaram o método do aprender brincando. Portanto, mediar o conhecimento com liberdade de expressão e de forma lúdica reforça a fixação do aprendizado, esta pesquisa tem por finalidade explicitar a relevância da ludicidade em conjunto com a educação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de alfabetização de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)(2023-06-27) BARBOSA , Thayná Xavier; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente estudo apresenta o lúdico como algo imprescindível para o processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por isso, o estudo objetivou analisar a ludicidade enquanto recurso para o processo de alfabetização de crianças com TDAH. A partir dessa discussão se levantou o seguinte questionamento: a ludicidade pode se constituir em um recurso para o processo de alfabetização de estudantes com TDAH? Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Para coleta de dados, realizamos uma busca virtual no periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de pesquisas que tenham contemplado a presente temática no período de 2020 a 2022. Os resultados mostram que, a atividade lúdica para criança com TDAH é de extrema relevância para o universo infantil dentro do período de alfabetização, uma vez que ela pode ser o caminho utilizado pela criança para incorporar e apreender os aspectos do mundo. É durante a brincadeira que ela experimenta novas sensações, novas formas de agir, interagir e se relacionar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Isolamento social e ensino remoto: reflexos no processo de alfabetização e letramento de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental(2023-06-27) SILVA, Hadrya Maylla Muniz da; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947As escolas sofreram grandes impactos por conta da pandemia e às mudanças que ocorreram por orientação do Ministério da Educação (MEC) para todo território nacional, no entanto, as instituições escolares não estavam estruturadas para o ensino remoto, fato que ocasionou problemas educacionais, evasão escolar e um número espantoso de crianças não alfabetizadas. Isto posto, este trabalho tem como objetivo central analisar o processo de alfabetização de alunos que cursaram o 1° ano do ensino fundamental via ensino remoto em uma escola pública no município de Belém, provocado pela pandemia de COVID19. A metodologia tratou-se de uma pesquisa-ação por meio do estágio supervisionado e os procedimentos de coleta e construção de dados foram realizados a partir de observação e plano de aula aplicado em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no município de Belém, no estado do Pará. A análise foi realizada a partir dos conceitos de alfabetização e letramento SOARES (2004), TFOUNI (1994), BARROS (2016) e da teoria histórico – cultural VYGOTSKY (2000, 2007), MOREIRA (1999). Dessa forma, evidenciou-se que a alfabetização foi afetada demasiadamente pela pandemia, cortando a interação social construída dentro da escola e que se faz importante na construção de conhecimento e na aprendizagem das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental(2019-09-03) CORREA, Keliane de Avelar; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412Este estudo foi realizado na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “de Jauacá”, na zona rural do município de Cachoeira do Arari. Teve por objetivo geral investigar a prática pedagógica de uma professora no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula e como objetivos específicos apresentar as falas das 5 crianças em torno das práticas pedagógicas em sala de aula e analisar os excertos de fala da professora X e das crianças. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora e cinco alunos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, onde se apresentam as falas da docente acerca de sua prática pedagógica na alfabetização revelando suas concepções sobre estas, e as falas das crianças em não se perceberem como crianças leitoras com base nessa prática. Como fundamentações teóricas/metodológicas destacam-se os seguintes autores: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). No plano metodológico se constitui numa pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. A pesquisa revelou alguns dilemas na prática pedagógica, com compreensões tradicionais e crítico-libertadoras sobre o processo de alfabetização, como também permitiu ampliar o conhecimento acerca das práticas pedagógicas no processo de ensino - aprendizagem em relação a apropriação da leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Processo de apropriação do sistema de escrita alfabética em alunos com deficiência intelectual(2023-12-22) FRANÇA, Mayara Moreira; CAETANO, Viviane GislaineApesar dos indicadores do censo escolar apresentarem um salto positivo acerca da escolarização e inclusão do aluno com Deficiência Intelectual, ainda restam dúvidas sobre a qualidade educativa durante a permanência desses estudantes na sala comum de ensino. Este artigo objetivou analisar o processo de alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual (DI) na sala comum regular, visando averiguar quais as possibilidades de aprendizagem das habilidades de leitura e escrita em alunos com deficiência intelectual. A fundamentação teórica se deu acerca de autores voltados à alfabetização, como Soares (2003, 2004, 2010, 2020) e Mortatti (2004); e na Teoria Histórico-Cultural, a partir das contribuições Vigotski (1994, 1995, 2022). A metodologia utilizada parte dos preceitos metodológicos da pesquisaação. Os resultados mostraram que é possível que crianças com DI se apropriem dos conhecimentos relativos à apropriação do sistema de escrita alfabética e, por conseguinte, participem socialmente de eventos sociais em que a leitura e a escrita estejam presentes. Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual. Alfabetização.