Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular(2022-06-11) BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa; FERREIRA NETO, Oséas Guimarães; http://lattes.cnpq.br/4439539690815343; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do jogo matemático Dominó dos Restos como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da Aritmética Modular, sendo um m´método e possibilidade de ensino, que pode contribuir de modo significativo para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, enfatizando a importância do jogo como ferramenta integrante ao processo do ensino e aprendizagem em sala de aula. E importante ressaltar que o conteúdo matemático base que está atrelado ao jogo ´e a ´ disciplina Teoria dos N´úmeros, especificamente, o conteúdo de Aritmética Modular, permitindo o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes na resolução de problemas aritméticos, como a agilidade e o raciocínio lógico rápido. Servindo como um meio para o docente ensinar, de modo que colabore para a aprendizagem dos discentes sobre o assunto citado acima, associando toda teoria estudada com a praticidade obtida através do jogo. Dessa forma, apresentamos o jogo como instrumento de ensino, que foi testado por um grupo de discentes que fazem parte do Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática (LAπNMAT) e também foi aplicado através de oficina no evento nacional X Bienal de Matemática. Onde em ambas aplicações promoveu aos discentes envolvidos no jogo, interação social, concentração, raciocínio lógico, prazer e motivação. Trazendo resultados positivos, tais como uma maior contemplação do conteúdo de Aritmética Modular, para quem ainda não tinha cursado a componente Teoria dos Números causou grande motivação e expectativa em cursar a disciplina, além de provocar interesse no Professor mediador da oficina em utilizar o jogo em uma turma do Doutorado. Assim, notamos a grande relevância do jogo para o ensino de Aritmética Modular, acarretando em uma aprendizagem satisfatória, dinâmica e diferenciada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-SERB em tempos de pandemia(2022-06-29) MARTINS, Daniel de Sousa; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915O estágio é parte imprescindível do currículo de qualquer curso de graduação, considerado pelos alunos como “a parte prática do curso”, interligando os conhecimentos teóricos contextualizados em sala com a prática profissional em que o estagiário atuará futuramente. Contudo, após o início da crise de saúde pública que abalou o planeta (Pandemia da COVID-19), a realização dos estágios teve que ser repensada metodologicamente para se adaptar à nova realidade. No caso dos cursos de licenciatura a dificuldade foi bem maior, já que o estágio proporcionava um encontro direto com o ambiente escolar, em que o estagiário participava presencialmente das atividades; assumindo a gestão da classe e vivenciando a prática docente e suas várias formas didáticas. Dessa forma, este trabalho busca evidenciar a vivência da disciplina de Estágio Supervisionado IV realizada no período letivo 2021.3 da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-SERB nas turmas da 1ª e 2ª etapas na modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA do Ensino Médio durante a pandemia de COVID-19. Tem como objetivo apresentar as dificuldades e metodologias utilizadas no processo de ensino e a influência da pandemia durante a realização do estágio supervisionado IV, bem como expor a percepção tanto do estagiário quanto do professor, além de mostrar a importância de uma escola que utiliza o ensino via rádio para levar educação para centenas de alunos que não têm ou não tiveram a oportunidade de estudar durante a juventude. Bom, com isso espera-se obter informações de como a pandemia pode ter influenciado na forma educacional de uma escola que utiliza o sistema de rádio como forma de ensino, bem como expor a importância e apresentar as contribuições que o estágio realizado em uma escola radiofônica pode proporcionar para a formação do estudante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Deflexão de vigas: modelagem da equação e a aplicação do método das funções de singularidades(2022-07-05) LISBOA, Carlos Wellington Alves; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O cálculo de deflex˜oes em vigas ´e uma atividade muito importante na engenharia estrutural, com base nisso este trabalho apresenta um dos m´etodos matemáticos que nos permite calcular deflexões em vigas utilizando equalções diferenciais e fun¸cões de Macaulay. A metodologia utilizada consistiu em revis˜ao bibliográfica, e o estudo se deu atrav´es de análise de figuras e gráficos para a modelagem das equa¸c˜oes e fun¸cões desejadas, na qual a princ´ıpio ´e feita a modelagem da equa¸cão diferencial que relaciona a deflexão com o carregamento, em seguida, ´e feito a modelagem das fun¸cões de singularidade atrav´es do comportamento de seus gr´aficos e depois escrevendo-as em termos de funções de Macaulay para assim obtermos a equa¸cão que descreve os carregamentos do tipo pontual, distribu´ıdo e momento concentrado, utilizando uma u´nica expressão matem´atica. A fim de observar a praticidade dos c´alculos relacionados a esses tipos de carregamentos, foram feitas duas aplica¸cões, uma para obter a deflexão em determinada parte da viga e outra para obter o comprimento m´aximo do vão livre de uma viga sob uma deflexão máxima pr´e-estabelecida. Esta pesquisa surgiu pelo interesse do autor em aplicar seus conhecimentos matemáticos na a´rea de engenharia civil, pois o mesmo ´e t´ecnico em edifica¸coes, e buscou utilizar tais conhecimentos para fazer um trabalho que visa contribuir, principalmente para estudantes na ´area da matem´atica e na a´rea da engenharia civil, como modelo de aplica¸cão pratica de equações diferenciais e fun¸c˜oes de Macaulay.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências e trajetórias das mulheres no Mestrado Profissional em Matemática da UFPA(2022-07-11) SANTOS, Celine Gabrielle Araújo dos; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915A presente pesquisa está vinculada a linha de pesquisa “Educação Matemática”.Teve por objetivo investigar as vivências e trajetórias de mulheres na pós-graduação em Matemática em especial no mestrado profissional na Universidade Federal do Pará-UFPA/PROFMAT, nos campus de Belém, Bragança e Castanhal, e suas perspectivas de continuidades de estudos na área. Desmistificando a ideia de que Matemática não é uma ciência estritamente masculina além de um respaldo histórico de mulheres não tão citadas como os homens matemáticos. Apresentamos matemáticas presentes desde a antiguidade ao mundo contemporâneo em diferentes continentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, realizada por um questionário aberto para coletas de dados e que fora encaminhado via ambiente virtual para as mestrandas. Os resultados apontam para importantes debates quanto a presença e a continuidade de mulheres na Matemática observado nas academias além das duplas e triplas jornadas de trabalho. Mesmo com dificuldades encontradas, as mestrandas pretendem continuar no doutorado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Capitalização a juros compostos através da matemática financeira e da E.D.O de 1° ordem.(2022-07-24) BARBOSA, Gleykson Corrêa; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O objetivo deste trabalho é apresentar duas modelagens, uma voltada para o cálculo da matemática financeira e a outra usando as equações diferenciais ordinárias de 1º ordem, relacionando-as com a aplicação referente a capitalização a juros compostos, e com o auxílio do Software Excel fazer comparações com os resultados obtidos. Este trabalho surgiu da curiosidade de se obter resultados usando modelagens diferentes voltadas para um mesmo objeto de estudo. A intuição nos permitia pensar que os valores seriam iguais, porém não necessariamente, depende das variáveis envolvidas no modelo. Para o embasamento teórico, consultamos diversas referências bibliográficas, sendo assim utilizamos de uma metodologia qualitativa que nos permitiu analisar a modelagem de capitalização a juros compostos para então checar os resultados no Excel. A evidência da aprendizagem se encontra na relevância desta pesquisa, onde usamos a aplicação em conteúdo da educação básica e do ensino superior, relacionando-os e além disso através de tabelas e gráficos construídos no Software Excel, comparamos os resultados que nos possibilitaram concluir que as duas modelagens têm consequências distintas, levando em consideração a relação tempo e taxa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas(2022-08-23) SILVA, Naiara Barbosa da; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Um dos maiores desafios da escola é a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade. Por isso, será tratado neste estudo os conceitos, historacidade e possíveis práticas pedagógicas da Etnomatemática a fim de contribuir com o processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem como objeto refletir acerca do papel do educador matemático na perspectiva da Etnomatemática. Discutir sobre a Etnomatemática no ambiente educativo, como contribuinte de uma metodológia criticamente investigativa em relação ao ensino de matemática, fazendo conexões entre a matemática cotidiana e a matemática escolar. Objetiva-se também estudar a importância da etnomatemática na formação dos alunos e de professores, pois seus viés culturais e antropológicos apontam o caminho para o respeito à diferença, compreensão e inclusão, tão necessários as nossas realidades sociais. Abordamos também a Etnomátematica aliada a outras metodologias matemáticas. Este estudo tem como característica a pesquisa bibliográfica qualitativa. A forma de como foi organizado os dados dessa pesquisa, foi a busca por artigos científicos e monografias no site acadêmico Scielo com a busca da palavra etnomatemática. Concluímos que a Etnomatemática está ligada aos grupos culturais étnicos e seus interesses e, portanto, está intimamente relacionado à sua realidade, por isso, sua prática pode encontrar muitos entraves para se efetivar nos espaços escolares. Conclui-se também que a formação de professores neste contexto do ensino aprendizagem da etnomatemática a distancia é muito importante, pois os professores entendendo e aprendendo esse método, essa forma de ensinar, poderá colocar em prática. Por fim, concluímos que a Etnomatemática aliada a outras metodologias matemáticas é uma possibilidade de ensino para aproximar os alunos das realidades matemáticas de seus cotidianos para aproximá-los e terem mais facilidade com a disciplina da matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.(2022-08-23) BATISTA, Maria Sineia da Silva; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Este trabalho tem como objetivo geral apresentar como o professor de Matemática se relaciona com as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática no nível fundamental de ensino. Através de uma abordagem bibliográfica, este trabalho de conclusão de curso, intitulado “O professor de matemática do Ensino Fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da Educação”, permeiam pelos caminhos difíceis que o professor enfrenta no momento de ministrar a aula, durante a construção do seu planejamento até a sua prática em sala de aula, alinhado a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incluindo a interferência das condições do espaço físico da escola, assim como as questões pedagógicas, de entendimento, de conceitos, de competências e habilidades. A pesquisa, de cunho bibliográfico, conta com citações de diversos autores, como: Dário Fiorentini, Maria Ângela Miorin, Westerley Antonio Santos, Maria Isabel Cunha, dentre outros da área da educação que estudam sobre os desafios e refletem sobre as melhorias na profissão de professor. O trabalho apresenta as reflexões de como se constroem, com base na implementação do currículo nacional, o aprendizado da matemática nas escolas e seus impasses quando implantados na prática. Diante disso, percebemos que a construção do currículo nacional tem base nas experiências práticas dos alunos no seu cotidiano aliado à realidade vivenciada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Equações diferenciais ordinárias e suas aplicações(2022-08-27) SANTOS, Bárbara de Nazaré Souza; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121Este trabalho visa expor uma abordagem das equações diferenciais ordinárias com aplicações de modelos matemáticos muito importantes voltados para a vida real, tais aplicações utilizaram a resolução de problemas de outras áreas de conhecimento como: física, química e biologia. Além disso, o mesmo também pode ser utilizado como recurso didático-teórico em forma de nota de aula para estudos posteriores de Cálculo Diferencial e Integral. O presente documento aborda as aplicações de Data,c˜ao por Rádio Carbono, Lei de Resfriamento de Newton, Movimento Harmônico Amortecido e o Crescimento de Peixe (Von Bertalanffy), para alcançar este objetivo, foram necessários uso das seguintes ferramentas de estudo: Um breve estudo teórico sobre Equações diferenciais onde estará contido as definições, classificações e soluções, com ênfase nas equações diferenciais ordinárias, equações diferenciais ordinárias de 1ª e 2ª ordem e seus m´métodos de resoluções. Para a elaboração deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas com fontes impressas e eletrônicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública(2022-09-02) BRITO, Kamila Gabriela Silva; MATOS, Edson Jorge de; http://lattes.cnpq.br/4080214874719331Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores de Matemática durante o isolamento social e as metodologias implementadas para o ensino, no contexto da pandemia do novo coronavírus. Em virtude da crise sanitária, houve diversas mudanças no cenário mundial que impactaram em vários setores, inclusive na educação. Contudo, notou-se a importância da realização deste trabalho sobre os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino básico da rede pública. A metodologia empregada tem como abordagem qualitativa, produzida através da pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados. Após análise dos dados obtidos por intermédio de um questionário aplicado para 20 professores de Matemática, ambos lecionam na região bragantina no estado do Pará. Constatou-se que os professores possuíram diversas dificuldades relacionados a utilização das ferramentas digitais como facilitadoras para o ensino e aprendizagem, a importância da formação continuada para a comunidade escolar e a relevância do contato entre o professor e o aluno durante a pandemia, para amenizar os altos índices de evasão escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA(2022-09-05) SOUSA, Pablo Nogueira de; ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza; http://lattes.cnpq.br/6632165634925053; https://orcid.org/0000-0002-2113-7845O presente trabalho destaca a importância dos jogos no ensino da Matemática aplicada no ensino do EJA, levando em consideração as ideologias de Vigotski, ressaltando a preocupação com os problemas que permeiam o ensino dessa disciplina, enfatizando a necessidade de introduzir os jogos na prática pedagógica. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação dos jogos matemáticos no Ensino EJA, identificando a partir dos referenciais teóricos estudados em especial à Vigotski, os principais problemas, avanços e dificuldades existentes no processo de formação docente, orientado para essa finalidade. Para realização desta pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa, alicerçada em pesquisa exploratória através de fontes e levantamentos bibliográficos impressos e eletrônicos. Após a coleta de dados, estes foram analisados, criticados e interpretados para subsidiar a redação deste TCC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os Impactos da covid-19 na educação: os desafios impostos pelas mídias digitais aos docentes do componente curricular matemática de uma escola de ensino médio de Goiânia – GO(2022-09-24) TRAVASSOS, Adriana Moreira; RIBEIRO, LeandroEste trabalho está intitulado como: Os Impactos da Covid-19 na educação: Os desafios impostos pelas mídias digitais aos docentes do componente curricular Matemática de uma escola de Ensino Médio de Goiânia – GO. A presente investigação pautou-se na necessidade de conhecer o perfil profissional dos docentes investigados, a fim de que se pudesse permitir possíveis debates sobre sua adaptação ao ensino remoto. Nesse sentido, a pesquisa objetiva compreender como os professores do componente curricular matemática do Ensino Médio de uma escola pública em Goiânia (GO) lidaram com o ensino através das mídias digitais e de que forma eles adaptaram as suas metodologias durante a pandemia. A investigação foi desenvolvida com três docentes do componente curricular matemática de uma escola de Ensino Médio, da Cidade de Goiânia-GO. Para atingir tal objetivo, inicialmente foi feita uma pesquisa referencial mostrando um breve histórico sobre os impactos da Covid-19 no sistema educacional brasileiro e, de modo particular em Goiânia; análise documental, apreciando documentos publicados pelo governo federal do país, também diretrizes regionais e locais para o ensino remoto neste período. Na sequência de realização do projeto, foi organizado um questionário com perguntas semiestruturadas aplicado aos docentes. Por fim, a análise dos dados coletados e apresentação dos mais relevantes. Os resultados obtidos na pesquisa denotam que as práticas pedagógicas da escola pesquisada, estão sendo pautadas nas diretrizes do CNE, sendo desenvolvidas com o auxílio do aplicativo WhatsApp, Portal NetEscola e transmissão pela TV e rádio. Não poderão ser ignoradas as narrativas a respeitos do cansaço físico e mental pelos quais os docentes passaram. Os professores se expõem a variadas situações e pressões das instituições, o que resulta no adoecimento, sobretudo relacionado à saúde mental. Como sugestão voltada para o cuidado com a saúde mental destes profissionais apontamos a criação de espaços virtuais interligados com equipes multiprofissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática(2022-11-22) LIMA, Nathane Silva; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Este trabalho tem como objetivo coletar informações na literatura a respeito da discalculia do desenvolvimento a fim de tornar professores, alunos e pais sabedores da existência e da necessidade de amparar pessoas que apresentam esse transtorno. Através de uma pesquisa bibliográfica, conforme Vergara (1998, p. 46), fomos em busca de autores que comentem sobre o conceito e características da discalculia, além de outras informações também relevantes na construção de conhecimento sobre o tema, como dados estatísticos que evidenciam a relevância de conhecer a DD (Discalculia do Desenvolvimento) e dos prejuízos que a desinformação pode trazer para a comunidade. No decorrer do trabalho, ainda apresentamos diferentes métodos para diagnosticar pessoas discalcúlicas, como agir diante do diagnóstico e quais as alterações cerebrais presentes em uma pessoa diagnosticada com o transtorno. A atuação adequada e empenho de educadores diante desse cenário também é colocada como algo imprescindível no presente trabalho para que o processo inclusivo seja bem-sucedido. Como resultados desta pesquisa, constatamos a necessidade de uma preparação no meio docente e a desinformação latente na sociedade que perdura há anos. E ainda os impactos negativos que a pandemia causou nesses indivíduos de diferentes maneiras influenciando no processo de aprendizagem. Além disso, constatamos a carência de pesquisas brasileiras voltadas para a Discalculia diante da atenção que este tema recebe de outros países, o que intensifica a desinformação latente, unido ao desinteresse também presente por parte dos educadores. Consideramos ainda a relevância de adicionar disciplinas na grade curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática e da formação continuada, dada a exiguidade de informações fornecidas para futuros professores que estão em formação e os benefícios que esta mediação trará para o desempenho dos professores ao longo de sua carreira diante das diferentes necessidades reveladas pelos alunos em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas.(2022-11-23) LIMA, Izabely Peixoto de; ROZAL, Edilene FariasA consolidação do processo de inclusão de pessoas com deficiência dentro das instituições de ensino é um desafio que, aos poucos, vem sendo superado pensando nisso o presente estudo vem evidenciar estratégias de instrução com o objetivo de analisar os seus benefícios dentro do processo de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino da matemática. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, o desenvolvimento dela se deu através de aplicações e observações de atividades, começando pela aula administrada, confecções de jogos didáticos, aplicação dos mesmos e atividade avaliativa. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Capanema-PA, com uma turma específica do 5º ano do ensino fundamental, nessa classe está matriculado um aluno com TEA, ele será o foco da pesquisa, para mantê-lo em anonimato o chamaremos de Mateus. No primeiro momento foi ministrada uma aula, para explorar o assunto temático e abordar alguns pontos sobre a disciplina e conhecer um pouco o perfil da classe, com duração de aproximadamente 30 minutos, após esta fase iniciou-se a confecção dos jogos, material esse que será primordial para a avaliação do desempenho de cada aluno, em seguida da fabricação, ocorreu a aplicação dos jogos produzidos pelos próprios alunos, neste momento a turma foi organizada e dívida entre grupos, para que pudesse observar o comportamento e desenvolvimento de cada, com foco em particular ao aluno com espectro, nesse momento foi possível perceber que o Mateus demostrou bom foco, e conseguiu prestar atenção na aula e nos comandos que estavam sendo repassados, mostrando assim como e primordial que haja estratégias de ensinos que possam desenvolver o interesse do aluno com TEA através de imagens, figuras, jogos, entre outros elementos que possam atrair e despertar a curiosidade da criança, onde sabemos que pessoas com tal transtorno possuem dificuldades de interação e atenção a diversos tipos de assuntos, no entanto e importante salientar que a formação e qualificação dos professores são papel importante para que ocorra o desenvolvimento de tais estratégias que serão capazes de proporcionar o desenvolvimento dos alunos em regra geral, mas principalmente aqueles que possuem TEA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Problema de programação linear: uma abordagem para o Ensino Médio(2022-12-02) SILVA, Jean Furtado da; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho surge como uma proposta de introduzir os conceitos iniciais de Programação Linear no Ensino Médio, levando em consideração as competências e habilidades que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere. Nesse sentido, nosso objeto de estudo é primeiramente propor um ensino de Programação Linear através do Método Gráfico, assim, buscamos apresentar conceitos básicos de forma que seja compreensível para alunos do Ensino Médio. Apresentamos situações problemas de forma que venha exemplificar o modo que podemos abordar em sala de aula a Programação Linear e dessa forma relacionar a programação linear com sistemas lineares, tendo em vista que sistemas lineares é conteúdo ministrado no Ensino Médio. Além disso, somou-se o uso do software SOLVER para solução computacional de Problemas de Programação Linear (PPL) abordados neste trabalho. O desenvolvimento desta proposta se deu através de uma metodologia qualitativa, consultando referências que abordam formas de tentar inserir Programação Linear no Ensino Médio através da resolução de problemas com ou sem auxilio de ferramentas computacionais, partimos da análise de outros autores que mostrava a possibilidade do ensino deste conteúdo e de que forma poderia ser iniciada a abordagem. Assim conseguimos identificar que uma abordagem “mais leve” poderia ser através do método gráfico, obtendo assim sucesso na proposta de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Teorema fundamental do cálculo: na reta, no plano e na curva(2022-12-02) SEIXAS, Alana Carolina do Rosário; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O presente trabalho sugere uma investigação quanto ao Teorema Fundamental do Cálculo, que por vez nos possibilita a atrelação do Cálculo Diferencial e do Cálculo Integral. Seu principal objetivo e estudá-lo como aplicação na reta, no plano com o Teorema de Fubini e na curva, com o Teorema de Green., compreendendo conceitos das disciplinas de Analise Real e Calculo Diferencial e Integral. Em específico, pretendemos demonstra-los aliando com aplicações em situações reais, e modo especial, com o desejo de agregar conceitos importantes do Cálculo e da disciplina Analise Real. A metodologia se deu através de pesquisa bibliográfica, analisando trabalhos e livros. Ao final, pudemos comprovar a importância em estudar os Teoremas propostos neste, para cálculo de volume, centro de massa e área.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Importância de fourier na decomposição de funções em séries trigonométricas(2022-12-06) BRITO, José Luidy Martins de; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121A pesquisa realizada nesse trabalho tem como principal objetivo evidenciar o quanto as Séries e Transformada de Fourier são de grande relevância para a Matemática e a Física Moderna, o que se iniciou na busca de aplicações que estavam ligadas as Equações Diferencias Parciais, ao que levou notarmos as obras de Fourier, que trazem consigo tanto as EDPs, mas que também ramificou nossa pesquisa para outros seguimentos, daí surgiu a ideia de realizarmos uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que nesse trabalho se trata sobre a análise de circuitos RL, onde reescrevemos uma fonte de entrada, que se dava por um função periódica, em uma série de Fourier, então encontramos o valor em volts da fonte de saída, e também usando a transformada de Fourier para um sinal de tempo discreto, o que torna um assunto mais prazeroso para os discentes da graduação, já que estamos vinculando a parte teórica com as aplicações que ocorrem corriqueiramente no dia-a-dia, porém que passam despercebidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Matemática e música: uma proposta de ensino para o conteúdo de séries harmônicas no ensino superior(2022-12-09) SILVA, Diego da; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Este trabalho apresenta uma pesquisa de um Trabalho de Curso (TCC) em andamento do Curso de Licenciatura plena em Matemática da UFPA/ Campus de Bragança. A referida pesquisa é de caráter bibliográfico e aborda a Matemática no campo musical, gerando uma proposta mais dinâmica para o ensino superior a ser utilizada por professores que ministram disciplinas de cujo o conteúdo Série Harmônica se encontra presente nas suas respectivas ementas no cursos de exatas. Esperamos com esse trabalho proporcionar aos alunos do Ensino Superior uma aula dinâmica, onde seriam inclusos contextos históricos sobre a música. Acreditamos que relacionar uma área artística (música) com a Matemática possa deixar um ambiente de estudo mais agradável, implicando em um melhor aproveitamento acadêmico por parte dos discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O jogo UNOMat Flip como uma proposta de recurso pedagógico para o ensino de matemática(2022-12-14) CUNHA, Edenilson do Nascimento; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Este trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia dinâmica aos professores do Ensino Básico através de um jogo desenvolvido pelos alunos colaboradores do LAPINMAT (Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática) da UFPA – Campus de Bragança, intitulado UNOMat flip, que une o lúdico com o ensino e revisão de conceitos das operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), com o intuito de melhorar o ensino da Matemática em sala de aula. Este artigo se desenvolveu pelo método de pesquisa bibliográfica, a partir de fontes já publicadas e embasada em uma abordagem qualitativa, que nos permitiu um entendimento mais aprofundado acerca do assunto abordado. O jogo foi baseado no jogo UNO e UNO flip, onde as cartas que compõem o baralho exemplificam as propriedades das operações e suas particularidades, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criação de estratégias. Este material manipulativo foi desenvolvido e testado pelos colaboradores do projeto, no entanto ainda não foi aplicado em sala de aula para o público do Ensino Básico. Acreditamos que este material lúdico, pode contribuir tanto para o aluno quanto para o professor, visto que há evidências de que a utilização de jogos matemáticos quando planejado com sensibilidade, constitui uma ferramenta indispensável no ensino de conteúdos matemáticos, fazendo com que o conhecimento seja mais significativo, prazeroso e dinâmico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra(2022-12-14) QUADROS, Jacó de Brito; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo “Algebrincando” como um recurso didático pedagógico para o ensino de monômios e polinômios, onde o mesmo foi produzido em parceria com os graduandos voluntários do projeto de ensino LAPINMAT (Laboratório Pedagogico de Informática e Matemática) da UFPA – Campus Bragança, e que vem unir o lúdico com o ensino de conteúdos da unidade temática Álgebra, baseados em Brasil (2018), com o intuito de melhorias no processo de ensino e aprendizagem Matemática, além da construção de habilidades que possibilitem desenvolver a linguagem algébrica, estabelecer generalizações e a resolução de problemas por meio de equações. O jogo de tabuleiro segue o modelo de perguntas e respostas, onde as cartas envolvem conceitos abordados pela Álgebra, permitindo aos alunos procurar superar o nível de abstração presente neste eixo temático, desenvolvendo uma maior capacidade de aprendizagem e raciocínio lógico. Este material foi desenvolvido e testado pelos participantes do projeto, porém, ainda não foi aplicado em sala de aula. Nosso propósito é ter a oportunidade de colocar em prática o jogo em algum evento. Dessa forma, apresentamos este recurso lúdico, que pode contribuir com o aluno, evidênciando conceitos novos e os vistos anteriormente, colocando-os em prática, facilitando o alcance de novas habilidades sociais e a capacidade de interpretação e resolução de situações problemas com maior facilidade, fazendo assim com que o aluno passe a ter um novo olhar em relação a área da Matemática, diferentemente da idéia tradicionalista de que a Matemática é algo difícil e abstrato demais para entender. Além de estar contribuindo também com o professor, onde o mesmo pode está aplicando uma metodologia diferênciada através de um recurso com o qual seus alunos tem familiaridade e prática, tornando a transmissão e a recepção do conhecimento mais prazeroso, significativo e dinâmico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação em matemática no 6º ano do ensino fundamental: formas de ensinar e diferentes tipos de tarefas(2022-12-15) OLIVEIRA, Amanda Tamilly Dias de; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho apresenta os métodos e práticas avaliativas de um professor de matemática na turma do 6° ano do ensino fundamental, em uma escola pública no município de Bragança/Pará. Tendo como objetivo central compreender a importância da avaliação formativa no ensino-aprendizagem em matemática, por meio da investigação dos métodos e práticas avaliativas do professor no Ensino Fundamental, possibilitando o feedback como troca de conhecimento e evidências para a melhoria de um ensino de qualidade. A abordagem teórica utilizada para o alcance dos objetivos propostos envolveu o estudo da Avaliação para Aprendizagem com o apoio de Fernandes, Luckesi, Hoffmann e outros. As estratégias metodológicas escolhidas para a obtenção das informações desta pesquisa, de caráter qualitativo, incluíram as observações em sala de aula e um questionário com perguntas abertas respondido pelo professor da turma, mostrando sua vivência formativa nas instituições, coerentes com as três etapas de avaliação do professor investigado: vistos nas atividades resolvidas pelos alunos, comportamento/participação e prova. Os resultados mostram que a avaliação formativa traz resultados positivos no ensino-aprendizagem, visando o desenvolvimento do aluno, através de seus erros, não de forma classificatória, mas como aprendizagem e sendo possível a análise de quais métodos deverão ser seguidos pelo professor, respeitando as necessidades e individualidade de cada aluno.
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