Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise combinatória e aplicações no Excel(2023-04-19) GOMES, John Wesley dos Santos; RODRIGUES, Pedro Augusto de Freitas; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho de caráter qualitativo, estuda os conceitos sobre a Teoria da Probabilidade, a qual o foco é a Análise Combinatória, que no decorrer do trabalho percebe-se que tal assunto é um divisor de água, pois o alunado possui grandes dificuldades na análise e interpretação do problema, assim foi abordado a fragmentação de solução para conseguir melhores resultados no ensino, haja vista que foi preciso abordar o Letramento Matemático para que o aluno possa ter maiores conceitos e aplicações matemáticas em sua realidade, outrossim, para uma aplicação desse conteúdo foi escolhido a planilha eletrônica (Excel), para que possam desenvolver problemas de largas escala usando a tecnologia ao seu favor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A aplicação dos complexos à geometria: em busca de um tesouro perdido do século XX.(2023-07-06) SILVA, Caio Rafael Miranda da; SOUSA, Tamiris da Costa; LUCENA, Elizardo Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/0726671417445350O presente trabalho tem como objetivo uma Aplicação dos Complexos à Geometria. A esse respeito, partimos inicialmente do caráter histórico e seu desenvolvimento ao longo tempo acerca dos Números Complexos, com intuito de entender quais foram as primeiras pessoas que buscaram compreender e contribuir para essa parte tão fascinante da matemática. Em seguida, abordaremos de forma detalhada suas definições e propriedades, relacionando os conceitos algébricos, além de uma atenção especial ao aspecto geométrico e trigonométrico, pois, tudo isso, nos ajudará a resolver alguns impasses matemáticos. Por fim, este trabalho buscar solucionar um problema de geometria, motivado pela busca de um tesouro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações de análise combinatória no Geogebra(2023-06-21) COSTA, Thalia de Alencar da; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre Análise Combinatória; que é a área da matemática que analisa estruturas e relações discretas. Seus métodos são aplicados no cálculo de probabilidades, em problemas de transporte, na programação de horários e planejamento de produção, nas áreas de estatísticas e da teoria da informação. Além de apresentar os conceitos; também mostra o uso software Geogebra no auxilio de resolução de problema, com o intuito de facilitar apresentação visual e facilitar nas dificuldades na análise e interpretação do problema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA(2023-06-29) ALENCAR, Maria Izaila Pimentel; ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza; http://lattes.cnpq.br/6632165634925053; https://orcid.org/0000-0002-2113-7845O presente trabalho busca demonstrar a aplicação do Projeto Aprender Mais em uma escola estadual de Ensino Médio na zona rural do município de Bragança-PA, voltado para o ensino da Matemática. O projeto foi posto em execução por acadêmicos do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará e tinha como objetivo auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática em escolas públicas previamente selecionadas. Trata-se de um trabalho qualitativo descritivo que visa demonstrar um resumo das dificuldades de aprendizagem através da história relacionando com as dificuldades encontradas pelos estagiários e alunos em se adaptarem ao projeto assim como as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos mesmos e que se refletem no aprendizado da disciplina. O trabalho mostra também as dificuldades de se implantar um projeto em escola pública devido a imposição de dificuldades logísticas impostas pela própria comunidade escolar e pelo sistema de ensino atual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA(2022-09-05) SOUSA, Pablo Nogueira de; ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza; http://lattes.cnpq.br/6632165634925053; https://orcid.org/0000-0002-2113-7845O presente trabalho destaca a importância dos jogos no ensino da Matemática aplicada no ensino do EJA, levando em consideração as ideologias de Vigotski, ressaltando a preocupação com os problemas que permeiam o ensino dessa disciplina, enfatizando a necessidade de introduzir os jogos na prática pedagógica. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação dos jogos matemáticos no Ensino EJA, identificando a partir dos referenciais teóricos estudados em especial à Vigotski, os principais problemas, avanços e dificuldades existentes no processo de formação docente, orientado para essa finalidade. Para realização desta pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa, alicerçada em pesquisa exploratória através de fontes e levantamentos bibliográficos impressos e eletrônicos. Após a coleta de dados, estes foram analisados, criticados e interpretados para subsidiar a redação deste TCC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação em matemática no 6º ano do ensino fundamental: formas de ensinar e diferentes tipos de tarefas(2022-12-15) OLIVEIRA, Amanda Tamilly Dias de; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho apresenta os métodos e práticas avaliativas de um professor de matemática na turma do 6° ano do ensino fundamental, em uma escola pública no município de Bragança/Pará. Tendo como objetivo central compreender a importância da avaliação formativa no ensino-aprendizagem em matemática, por meio da investigação dos métodos e práticas avaliativas do professor no Ensino Fundamental, possibilitando o feedback como troca de conhecimento e evidências para a melhoria de um ensino de qualidade. A abordagem teórica utilizada para o alcance dos objetivos propostos envolveu o estudo da Avaliação para Aprendizagem com o apoio de Fernandes, Luckesi, Hoffmann e outros. As estratégias metodológicas escolhidas para a obtenção das informações desta pesquisa, de caráter qualitativo, incluíram as observações em sala de aula e um questionário com perguntas abertas respondido pelo professor da turma, mostrando sua vivência formativa nas instituições, coerentes com as três etapas de avaliação do professor investigado: vistos nas atividades resolvidas pelos alunos, comportamento/participação e prova. Os resultados mostram que a avaliação formativa traz resultados positivos no ensino-aprendizagem, visando o desenvolvimento do aluno, através de seus erros, não de forma classificatória, mas como aprendizagem e sendo possível a análise de quais métodos deverão ser seguidos pelo professor, respeitando as necessidades e individualidade de cada aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral(2023-02-24) SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O objetivo principal deste trabalho é fazer o uso deste jogo como ferramenta metodológica no ensino de Cálculo Infinitesimal, visando melhorias na aprendizagem. A aplicação foi realizada num ambiente de graduação na turma 2021 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA - Campus Bragança, do jogo intitulado Baralho do Cálculo, uma adaptação do baralho convencional, trazendo conceitos iniciais do Cálculo Diferencial e Integral, como funções elementares, gráficos, derivadas e integrais. Com a descrição de todo o processo de elaboração do material, a experiência desde a escolha dos objetos de estudo, a fundamentação teórica, as etapas de construção e testes, o contato com os alunos, a utilização de questionários junto as observações da turma para a obtenção de resultados, ´e possível acompanhar todo o processo que envolve a construção de um jogo e o seu uso como metodologia. Através do m´método da pesquisa quali-quantitativa, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes e suas causas durante o período, permitindo adaptações propícias ao intuito do trabalho. Portanto, foi possível obter resultados após a utilização do jogo, sendo eles: a identificação dos conceitos elementares da teoria que geraram a dificuldade de aprendizagem em Cálculo, a necessidade de trabalhar a linguagem matemática em uma via de mão dupla, a motivação, a curiosidade e competitividade saudável gerada diante do método de ensino diverdificado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança(2023-12-15) CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos; SILVA, Mateus do Carmo; BRAUN, Layane Caroline Silva Lima; http://lattes.cnpq.br/1476381025366033; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648O artigo tem por finalidade analisar as principais barreiras enfrentadas no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática Básica I e propor estratégias que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Relatamos que o presente trabalho tem o intuito de expor resultados obtidos a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa realizada nas turmas de Matemática do campus de Bragança-PAda Universidade Federal do Pará. No decorrer dos anos de 2020, 2021 e 2022, observou-se que os discentes do curso de Matemática, haviam desencadeado um desempenho negativo na primeira disciplina do curso. Com base nessa observação, realizou-se estudos em bibliografias pertinentes, artigos relacionados a esta temática e, posteriormente, uma pesquisa foi aplicada através de questionários disponibilizados para as turmas via WhatsApp, sendo os alunos ingressantes nos anos de 2020 a 2022 no curso de Licenciatura em Matemática, o questionário ficou disponível para as turmas durante três dias. Ao obter os resultados da pesquisa, ficou evidente que a que a transição do ensino básico para o superior, muito conteúdo para pouco tempo e o nível de complexidade que o docente conduz a aula, são os principais influenciadores do mal desempenho dos acadêmicos. O trabalho apresenta sugestões de intervenções pedagógicas que possam auxiliar os alunos a superarem suas dificuldades na disciplina de Matemática Básica I.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Capitalização a juros compostos através da matemática financeira e da E.D.O de 1° ordem.(2022-07-24) BARBOSA, Gleykson Corrêa; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O objetivo deste trabalho é apresentar duas modelagens, uma voltada para o cálculo da matemática financeira e a outra usando as equações diferenciais ordinárias de 1º ordem, relacionando-as com a aplicação referente a capitalização a juros compostos, e com o auxílio do Software Excel fazer comparações com os resultados obtidos. Este trabalho surgiu da curiosidade de se obter resultados usando modelagens diferentes voltadas para um mesmo objeto de estudo. A intuição nos permitia pensar que os valores seriam iguais, porém não necessariamente, depende das variáveis envolvidas no modelo. Para o embasamento teórico, consultamos diversas referências bibliográficas, sendo assim utilizamos de uma metodologia qualitativa que nos permitiu analisar a modelagem de capitalização a juros compostos para então checar os resultados no Excel. A evidência da aprendizagem se encontra na relevância desta pesquisa, onde usamos a aplicação em conteúdo da educação básica e do ensino superior, relacionando-os e além disso através de tabelas e gráficos construídos no Software Excel, comparamos os resultados que nos possibilitaram concluir que as duas modelagens têm consequências distintas, levando em consideração a relação tempo e taxa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Combinatória e probabilidade: calculando as melhores chances de vencer em jogos de azar(2023-05-31) OLIVEIRA, Luiza de Jesus; LUCENA, Elizardo Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/0726671417445350Este trabalho aborda a aplicação da matemática nos jogos de azar, com foco em três modalidades populares: Mega-Sena, roleta e craps. Cada jogo é contextualizado com uma breve história, destacando sua evolução ao longo do tempo. São apresentadas as regras e estratégias para cada jogo, bem como a análise das probabilidades envolvidas. Explora-se a importância da compreensão dos conceitos de Análise Combinatória e Probabilidade para tomar decisões estratégicas e aumentar as chances de sucesso. O estudo abrange diferentes combinações de dados, possibilidades de apostas na roleta e seleção de números na Mega-Sena, contribuindo para uma abordagem mais consciente e racional dessas atividades de entretenimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construções de fractais usando o Geogebra(2023-07-06) ROSARIO, Alex Sousa do; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho faz uma revisão bibliográfica sobre Geometria Euclidiana e as Geometrias Não-Euclidianas. A onde terá o foco principal na geometria fractal. Os fractais são figuras geométricas que despertam a curiosidade humana, pois, no fractal, cada parte é similar ao todo. Os fractais estão presentes na natureza e no nosso cotidiano. Nesse trabalho, realizou-se a construção de dois exemplos clássicos: Árvores Bifurcadas e Triângulo de Sierpinski. Para as construções, utilizou-se o Geogebra, um software de Matemática que reúne Geometria, Álgebra, Cálculo, entre outras funções. Além de ser livre, funciona em qualquer sistema operacional, gratuito e está disponível em múltiplas plataformas como iOS, Android, Windows, Mac, Chromebook e Linux. Torna-se, portanto uma ferramenta útil em sala de aula para ensinar de maneira mais simples os assuntos mais complexos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construções geométricas: uma introdução à geometria plana(2023-04-14) NASCIMENTO, Wellison Costa; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052O presente trabalho é uma produção acadêmica, de caráter investigativo de cunho bibliográfico, baseado em percepções durante a realização dos estágios supervisionado III e IV. Foi desenvolvido com a turma um plano de aula que se propôs trabalhar conhecimentos em geometria plana, através da régua e do compasso. O baixo rendimento percebido na turma e o pouco conhecimento apresentado, nos instigou a buscar à luz da literatura meios para trabalhar a geometria com uso dessas ferramentas, buscando perceber os tipos de construções possíveis e as metodologias para aplicá-las. Os resultados apontam para uma diversidade de possibilidades para se trabalhar retas e circunferências, exemplificando seus tipos e funcionalidades. Os resultados ressaltam ainda para um modelo de ensino da geometria baseado em cinco níveis de ensino e aprendizagem que buscam dinamizar esse processo, a saber: Modelo de Van Hiele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Deflexão de vigas: modelagem da equação e a aplicação do método das funções de singularidades(2022-07-05) LISBOA, Carlos Wellington Alves; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O cálculo de deflex˜oes em vigas ´e uma atividade muito importante na engenharia estrutural, com base nisso este trabalho apresenta um dos m´etodos matemáticos que nos permite calcular deflexões em vigas utilizando equalções diferenciais e fun¸cões de Macaulay. A metodologia utilizada consistiu em revis˜ao bibliográfica, e o estudo se deu atrav´es de análise de figuras e gráficos para a modelagem das equa¸c˜oes e fun¸cões desejadas, na qual a princ´ıpio ´e feita a modelagem da equa¸cão diferencial que relaciona a deflexão com o carregamento, em seguida, ´e feito a modelagem das fun¸cões de singularidade atrav´es do comportamento de seus gr´aficos e depois escrevendo-as em termos de funções de Macaulay para assim obtermos a equa¸cão que descreve os carregamentos do tipo pontual, distribu´ıdo e momento concentrado, utilizando uma u´nica expressão matem´atica. A fim de observar a praticidade dos c´alculos relacionados a esses tipos de carregamentos, foram feitas duas aplica¸cões, uma para obter a deflexão em determinada parte da viga e outra para obter o comprimento m´aximo do vão livre de uma viga sob uma deflexão máxima pr´e-estabelecida. Esta pesquisa surgiu pelo interesse do autor em aplicar seus conhecimentos matemáticos na a´rea de engenharia civil, pois o mesmo ´e t´ecnico em edifica¸coes, e buscou utilizar tais conhecimentos para fazer um trabalho que visa contribuir, principalmente para estudantes na ´area da matem´atica e na a´rea da engenharia civil, como modelo de aplica¸cão pratica de equações diferenciais e fun¸c˜oes de Macaulay.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios do ensino de matemática para surdos: uma revisão bibliográfica(2022-12-20) MOURA, Aymê Clara Carvalho; SILVA, Antônia Eliane Gonçalves da; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648O objetivo deste trabalho é compreender os desafios da Educação Especial e Inclusiva para surdos, no ensino de Matemática. Os objetivos específicos almejam apresentar os conceitos de educação especial, inclusiva e seu intercâmbio com o ensino de Matemática; como também externalizar os desafios do ensino de matemática para surdos através de uma revisão bibliográfica. Que consiste na pesquisa e seleção de referenciais teóricos que discutem e problematizam o tema proposto. Essa pesquisa e seleção de dados foi consultada em artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. A partir da análise de dados, consideramos que a educação especial é uma forma adaptada de ensino que, ao ser desenvolvida no ensino regular, promove a inclusão educacional de alunos com deficiência. No ensino da matemática, esse processo de adaptação exige conhecimento e capacitação de docentes para escolherem metodologias e ferramentas de ensino adequadas as individualidades especiais dos estudantes. Diante da análise de dados, destacamos que o docente de matemática pouco se capacita no processo de formação inicial, o que contribui para os desafios da inclusão escolar, além de haver sensos comuns e preconceitos. Há a existência de um ineficiente acompanhamento de interpretes de língua de sinais – TILS nas escolas, contribuindo para uma ineficiente inclusão no ensino de matemática. A LIBRAS é o principal elemento de comunicação para o ensino de surdos, promove a tradução de conteúdos matemáticos e facilita a aprendizagem. Os poucos recursos humanos de TILS, soma-se também aos problemas de infraestrutura das escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades enfrentadas por mulheres matemáticas: um estudo de caso realizado nas escolas do município de Capanema, estado do Pará(2023-06-21) ALEXANDRE, Taiane da Silva; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este estudo tem como objetivo evidenciar as dificuldades relacionadas à presença feminina no campo da matemática. A presença feminina na matemática ainda é bastante reduzida, tanto em posições de destaque quanto no amplo espectro de atuação da disciplina. Entender as barreiras que as mulheres enfrentam nesse campo é essencial para promover a igualdade de gênero e criar um ambiente mais inclusivo e diversificado. A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de identificar e compreender as dificuldades específicas enfrentadas por mulheres matemáticas. A desigualdade de gênero persiste em muitas áreas acadêmicas e profissionais, incluindo a matemática. A falta de representatividade e as barreiras enfrentadas pelas mulheres podem levar à sub-representação feminina em cargos de liderança, à desmotivação e ao abandono precoce da carreira científica. Portanto, investigar essas dificuldades é fundamental para desenvolver estratégias e políticas que promovam a equidade de gênero na matemática. Para realizar esta pesquisa, foi adotada uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Inicialmente, foram coletados dados estatísticos sobre a presença feminina em diferentes áreas da matemática, bem como informações sobre representatividade em cargos acadêmicos e oportunidades de financiamento. Além disso, foram realizadas entrevistas e questionários com mulheres matemáticas, a fim de compreender suas experiências pessoais, identificar as dificuldades enfrentadas e explorar possíveis soluções para superar essas barreiras. A pesquisa realizada sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres matemáticas, que revelou experiências enriquecedoras em vez de obstáculos significativos, possui grande relevância para sua formação acadêmica na área de matemática. Ela fornece uma perspectiva positiva, oferece conhecimento prático, estimula o debate sobre igualdade de gênero e ressalta a importância da diversidade. Essas contribuições combinadas podem inspirar, informar e fortalecer sua trajetória acadêmica, permitindo que você desenvolva uma visão mais abrangente e bem fundamentada sobre a matemática e seu papel na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA(2023-06-20) SILVA, Nádia Monteiro Santiago; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915A aprendizagem da Matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino fundamental, sendo uma disciplina que muitas vezes apresenta desafios tanto para os estudantes quanto para os professores. O objetivo desta pesquisa é para identificar e analisar as principais dificuldades de aprendizagem na matemática no Ensino Fundamental enfrentadas pelos professores de Matemática no município de Capanema/PA, e propor uma estratégia pedagógica para superar essas dificuldades. A metodologia predominantemente qualitativa com revisão bibliográfica para refletir sobre os estudos e teorias relacionadas à aprendizagem da Matemática nesse nível de ensino, foi respondido um questionário no aplicativo Google Forms.app, contendo 20 perguntas abertas que ofereceram ao professor de Matemática usar de suas palavras para responder as questões. Com base na revisão bibliográfica e na análise dos dados, os professores citaram métodos de ensino alternativos, recursos didáticos diferenciados ou programas de formação para os professores para proporcionar melhorias no ensino e na aprendizagem em matemática. Como resultando, esperamos que a proposta de estratégia pedagógica desenvolvida possa auxiliar os professores no ensino da Matemática, melhorando a aprendizagem dos alunos e promovendo um ensino mais efetivo nessa disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura?(2023-12-21) BRITO, Ulisses Carvalho; BRAUN, Layane Caroline Silva Lima; http://lattes.cnpq.br/1476381025366033; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648A Matemática existe na vida do homem em quase todos os momentos, e desde muito cedo aparece no nosso dia a dia. Desta forma, o presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica partindo de uma busca na literatura relevante, este trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino básico ao longo da trajetória em que o índice de desenvolvimento da educação básica vem sendo calculados, bem como classificar e ordenar os trabalhos que abordam o tema. Com esse proposito buscamos na base do Google Acadêmico considerando o período de 2007 a 2023, a partir dos descritores “Dificuldade da Matemática”, “Dificuldades na Aprendizagem da Matemática”, “Dificuldades de Aprendizagem na Matemática”. Os dados encontrados revelam que as principais causas das dificuldades de aprendizagem da Matemática, envolvem professores desmotivados e desatualizados, fatores econômicos, metodologias, alunos desinteressados, pais desatentos em acompanhar o desenvolvimento dos filhos, sem contar as dificuldades ocasionadas por transtornos de aprendizagem e muitos outros. Para terminar concluímos que a Matemática pode ser bem aceita, quando é ensinada de maneira contextualizada, voltada para o cotidiano do estudante, usando a ludicidade como fator diferencial, e que sim, é possível mudar essa realidade de que a Matemática é difícil, desde que possamos olhar de maneira diferente, mais agradável e receptiva diante das dificuldades de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática(2022-11-22) LIMA, Nathane Silva; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Este trabalho tem como objetivo coletar informações na literatura a respeito da discalculia do desenvolvimento a fim de tornar professores, alunos e pais sabedores da existência e da necessidade de amparar pessoas que apresentam esse transtorno. Através de uma pesquisa bibliográfica, conforme Vergara (1998, p. 46), fomos em busca de autores que comentem sobre o conceito e características da discalculia, além de outras informações também relevantes na construção de conhecimento sobre o tema, como dados estatísticos que evidenciam a relevância de conhecer a DD (Discalculia do Desenvolvimento) e dos prejuízos que a desinformação pode trazer para a comunidade. No decorrer do trabalho, ainda apresentamos diferentes métodos para diagnosticar pessoas discalcúlicas, como agir diante do diagnóstico e quais as alterações cerebrais presentes em uma pessoa diagnosticada com o transtorno. A atuação adequada e empenho de educadores diante desse cenário também é colocada como algo imprescindível no presente trabalho para que o processo inclusivo seja bem-sucedido. Como resultados desta pesquisa, constatamos a necessidade de uma preparação no meio docente e a desinformação latente na sociedade que perdura há anos. E ainda os impactos negativos que a pandemia causou nesses indivíduos de diferentes maneiras influenciando no processo de aprendizagem. Além disso, constatamos a carência de pesquisas brasileiras voltadas para a Discalculia diante da atenção que este tema recebe de outros países, o que intensifica a desinformação latente, unido ao desinteresse também presente por parte dos educadores. Consideramos ainda a relevância de adicionar disciplinas na grade curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática e da formação continuada, dada a exiguidade de informações fornecidas para futuros professores que estão em formação e os benefícios que esta mediação trará para o desempenho dos professores ao longo de sua carreira diante das diferentes necessidades reveladas pelos alunos em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular(2022-06-11) BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa; FERREIRA NETO, Oséas Guimarães; http://lattes.cnpq.br/4439539690815343; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do jogo matemático Dominó dos Restos como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da Aritmética Modular, sendo um m´método e possibilidade de ensino, que pode contribuir de modo significativo para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, enfatizando a importância do jogo como ferramenta integrante ao processo do ensino e aprendizagem em sala de aula. E importante ressaltar que o conteúdo matemático base que está atrelado ao jogo ´e a ´ disciplina Teoria dos N´úmeros, especificamente, o conteúdo de Aritmética Modular, permitindo o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes na resolução de problemas aritméticos, como a agilidade e o raciocínio lógico rápido. Servindo como um meio para o docente ensinar, de modo que colabore para a aprendizagem dos discentes sobre o assunto citado acima, associando toda teoria estudada com a praticidade obtida através do jogo. Dessa forma, apresentamos o jogo como instrumento de ensino, que foi testado por um grupo de discentes que fazem parte do Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática (LAπNMAT) e também foi aplicado através de oficina no evento nacional X Bienal de Matemática. Onde em ambas aplicações promoveu aos discentes envolvidos no jogo, interação social, concentração, raciocínio lógico, prazer e motivação. Trazendo resultados positivos, tais como uma maior contemplação do conteúdo de Aritmética Modular, para quem ainda não tinha cursado a componente Teoria dos Números causou grande motivação e expectativa em cursar a disciplina, além de provocar interesse no Professor mediador da oficina em utilizar o jogo em uma turma do Doutorado. Assim, notamos a grande relevância do jogo para o ensino de Aritmética Modular, acarretando em uma aprendizagem satisfatória, dinâmica e diferenciada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral(2022-12-15) SARAIVA, Marcus Vinicius Costa; SILVA, Julianderson Brito da; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Disciplina Eletiva para o Ensino Médio utilizando a Educação Financeira como conhecimento útil para as práticas do cotidiano, um conteúdo novo no currículo escolar. Tendo em vista, as mudanças nas normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre o Novo Ensino Médio. Além de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de aplicação de questionário voltado para os professores e alunos em duas escolas estaduais do ensino médio nos municípios de Belém e Bragança, no estado do Pará, onde visa analisar o interesse dos professores e alunos quanto ao conhecimento e a necessidade do uso da Educação Financeira. Após a análise de dados, percebemos que 100% dos entrevistados têm interesse no tema, mas não há incentivo por parte da escola. Diante disso, foi elaborada uma proposta de disciplina eletiva, no qual visa atender as perspectivas do público-alvo.
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