Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Submissões Recentes
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA(2024-06-22) SILVA, Kelly Louise Costa da; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho é um estudo sobre a Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA buscamos contribuir no processo de ensino e aprendizagem por meio das quatro operações fundamentais e resolução de problemas, proporcionando ao aluno não apenas manipular símbolos e números, mas conduzi-lo de maneira que ele consiga fazer interpretação, compreensão e desenvolvimento do raciocínio lógico, de modo a construir no interlocutor a capacidade correlacionada aos seus conhecimentos do cotidiano. Tendo como objetivo identificar as causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado nos conteúdos de Matemáticas, fato que impede a continuidade no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, em relacionados com suas práticas e contextos da realidade do seu dia a dia, utilizando-se das quatro operações fundamentais da matemática como ferramenta válida que alcance bons resultados na aprendizagem nos alunos dessa turma do 7º ano. Esta pesquisa pauta-se na pesquisa qualitativa. Como resultado o(a)s professor(a)s precisam estar em contínua busca de práticas pedagógicas que se relacionem com cotidiano do aluno(as), fazendo uso de técnicas coerentes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino e a aprendizagem de Matemática financeira utilizando a gamificação como ferramenta construcional(2024-02-28) BATISTA, Kátia Furtado; MATOS, Edson Jorge de; http://lattes.cnpq.br/4080214874719331O mundo está passando por grandes transformações tecnológicas advindas da globalização, onde a comunicação e conexões são mantidas sem fronteiras, isso resulta em uma nova geração de indivíduos que sentem a necessidade do uso de diferentes mídias para o desenvolvimento cognitivo, econômico, pessoal e social. Nesse contexto, a escola tem o grande desafio de adequar-se a essa nova realidade, adotando metodologias significativas que venham de encontro com as necessidades do público alvo. Nesse sentido, sendo a gamificação definida como o uso de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de habilidades em determinadas áreas do conhecimento, pode ser utilizada com o intuito de motivar e facilitar o aprendizado de indivíduos em situações reais de treinamento e aprendizagem. A implantação de plataformas tecnológicas em diferentes contextos possibilita maior interesse coletivo em desenvolver novas habilidades e competências. A proposta deste projeto de pesquisa é o estudo da viabilidade de implantação da plataforma Wordwall e os jogos de tabuleiros: Trajetória de compras e Trilha da matemática financeira como ferramenta educacional nas aulas de Matemática financeira da Educação básica, por meio da gamificação, viabilizando assim maior participação dos alunos, facilitando a aprendizagem e garantindo o sucesso nos resultados esperados. Os benefícios vão muito além do simples ato de jogar, pois estimula e desenvolve comportamentos relacionados ao cumprimento de regras, alcance de objetivos e metas por meio de desafios, cooperação e trabalho em grupo de forma lúdica, estabelecimento de laços afetivos com outros jogadores, bem como respeito mútuo, estímulo à produtividade de maneira prazerosa e compartilhamento de informações e aprendizagens. Os resultados se mostraram favoráveis à incorporação dessa prática em sala de aula podendo contribuir consideravelmente para motivar os alunos e melhorar o desempenho no processo de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos no ensino da Matemática Financeira no nível médio(2023-12-14) FIGUEIREDO, Luis Carlos Gomes; SOUZA, Naira da Silva; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho apresenta um relato de experiência tendo à aplicação de jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem da matemática no 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Santos na cidade de Capanema-PA, no primeiro semestre de 2023. Cujo objetivo foi incentivar a utilização de Jogos Matemáticos em sala de aula do Ensino Médio, como uma ferramenta que auxilie na aprendizagem dos conteúdos de Matemática Financeira, ofertando ao aluno possibilidade de aprendizado e com perspectiva diferentes das apresentadas em sala de aula. Os jogos matemáticos estimulam o raciocínio e aprimoram elementos como observação, concentração, análise e atenção, que são fundamentais para o aprendizado de Matemática e contribuem para desenvolver o raciocínio lógico (ALMEIDA ,2020, p.85), proporcionando assim, aos alunos uma forma de enfrentar e resolver situações num processo contínuo e reflexivo que pode facilitar à aprendizagem da matemática. Como resultado, constatamos que os alunos demonstraram mais interesse pelo conteúdo de Matemática Financeira e conseguiram contextualizar o conteúdo matemático com situações que vivenciam no seu cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Matemática básica aplicada na teoria de detecção fotopiroelétrica(2024-01-15) SILVA, Alvaro Antonio Ramos; ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza; http://lattes.cnpq.br/6632165634925053; https://orcid.org/0000-0002-2113-7845A essência deste trabalho engloba, uma fundamentação teórica matemática e física como base explicativa para uma aplicação na detenção de um fenômeno físico chamado efeito fotopiroelétrico utilizando materiais com as propriedades piroelétricas. No desenvolver do trabalho fizemos uso na abordagem dos conceitos e exploração de algumas características, propriedades e algumas definições nos campos de estudos dos números complexos, das derivadas de funções transcendentes, das integrais definidas e explanando alguns fenômenos sobre corrente alternada, com a intenção de formar a base fundamental explicativa na descrição matemática da detenção do efeito fotopiroelétrico em material com propriedades piroelétricas. A presente obra, se faz útil para auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos e físicos inseridos neste trabalho e também a entender os fundamentos e característica que cercam os efeitos fotopiroelétrico, dos tópicos abordados e detenção piroelétrica, pois quando procuramos material de apoio para estudos são poucas as referências encontradas relativas aos assuntos desse campo estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura?(2023-12-21) BRITO, Ulisses Carvalho; BRAUN, Layane Caroline Silva Lima; http://lattes.cnpq.br/1476381025366033; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648A Matemática existe na vida do homem em quase todos os momentos, e desde muito cedo aparece no nosso dia a dia. Desta forma, o presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica partindo de uma busca na literatura relevante, este trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino básico ao longo da trajetória em que o índice de desenvolvimento da educação básica vem sendo calculados, bem como classificar e ordenar os trabalhos que abordam o tema. Com esse proposito buscamos na base do Google Acadêmico considerando o período de 2007 a 2023, a partir dos descritores “Dificuldade da Matemática”, “Dificuldades na Aprendizagem da Matemática”, “Dificuldades de Aprendizagem na Matemática”. Os dados encontrados revelam que as principais causas das dificuldades de aprendizagem da Matemática, envolvem professores desmotivados e desatualizados, fatores econômicos, metodologias, alunos desinteressados, pais desatentos em acompanhar o desenvolvimento dos filhos, sem contar as dificuldades ocasionadas por transtornos de aprendizagem e muitos outros. Para terminar concluímos que a Matemática pode ser bem aceita, quando é ensinada de maneira contextualizada, voltada para o cotidiano do estudante, usando a ludicidade como fator diferencial, e que sim, é possível mudar essa realidade de que a Matemática é difícil, desde que possamos olhar de maneira diferente, mais agradável e receptiva diante das dificuldades de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança(2023-12-15) CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos; SILVA, Mateus do Carmo; BRAUN, Layane Caroline Silva Lima; http://lattes.cnpq.br/1476381025366033; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648O artigo tem por finalidade analisar as principais barreiras enfrentadas no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática Básica I e propor estratégias que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Relatamos que o presente trabalho tem o intuito de expor resultados obtidos a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa realizada nas turmas de Matemática do campus de Bragança-PAda Universidade Federal do Pará. No decorrer dos anos de 2020, 2021 e 2022, observou-se que os discentes do curso de Matemática, haviam desencadeado um desempenho negativo na primeira disciplina do curso. Com base nessa observação, realizou-se estudos em bibliografias pertinentes, artigos relacionados a esta temática e, posteriormente, uma pesquisa foi aplicada através de questionários disponibilizados para as turmas via WhatsApp, sendo os alunos ingressantes nos anos de 2020 a 2022 no curso de Licenciatura em Matemática, o questionário ficou disponível para as turmas durante três dias. Ao obter os resultados da pesquisa, ficou evidente que a que a transição do ensino básico para o superior, muito conteúdo para pouco tempo e o nível de complexidade que o docente conduz a aula, são os principais influenciadores do mal desempenho dos acadêmicos. O trabalho apresenta sugestões de intervenções pedagógicas que possam auxiliar os alunos a superarem suas dificuldades na disciplina de Matemática Básica I.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação inclusiva no ensino de Matemática(2023-12-07) SILVA, Antonio Niuelison Soares da; BRAUN, Layane Caroline Silva Lima; http://lattes.cnpq.br/1476381025366033; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo a educação inclusiva e o ensino de matemática no e o caminho metodológico percorrido foi uma breve revisão bibliográfica situando os principais enfoques envolvendo essa temática educacional. Com esse novo paradigma no contexto da educação de mundo é salutar fomentar, analisar e contextualizar alguns aspectos inerentes ao processo de ensino aprendizagem de matemática para as crianças que apresentem algum tipo de necessidades especiais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Financiamento imobiliário: uma abordagem por meio da planilha eletrônica Microsoft Excel(2023-08-04) GOMES, Ana Paula Oliveira; SOUSA, Irlan Ivisson Melo de; LUCENA, Elizardo Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/0726671417445350Matemática Financeira encontra-se muito presente em nosso cotidiano, como por exemplo, quando realizamos uma compra com pagamento à vista ou parcelado, ou até mesmo quando efetuamos o financiamento de um automóvel ou imóvel. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o Financiamento Imobiliário, nesse contexto, vamos discutir as opções viáveis para a convenção do pagamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A aplicação dos complexos à geometria: em busca de um tesouro perdido do século XX.(2023-07-06) SILVA, Caio Rafael Miranda da; SOUSA, Tamiris da Costa; LUCENA, Elizardo Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/0726671417445350O presente trabalho tem como objetivo uma Aplicação dos Complexos à Geometria. A esse respeito, partimos inicialmente do caráter histórico e seu desenvolvimento ao longo tempo acerca dos Números Complexos, com intuito de entender quais foram as primeiras pessoas que buscaram compreender e contribuir para essa parte tão fascinante da matemática. Em seguida, abordaremos de forma detalhada suas definições e propriedades, relacionando os conceitos algébricos, além de uma atenção especial ao aspecto geométrico e trigonométrico, pois, tudo isso, nos ajudará a resolver alguns impasses matemáticos. Por fim, este trabalho buscar solucionar um problema de geometria, motivado pela busca de um tesouro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA(2023-09-27) ROSÁRIO, Alciane Mendes do; RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho tem como objetivo conhecer o ensino aplicado a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da cidade de Capanema-PA. Para isso, foram visitadas e realizadas entrevistas em três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular. A coleta e análise de dados, focou em dois temas: os conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos sobre o ensino e a aprendizagem matemática à autistas. Os resultados apontam para uma ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros. E observou-se que as escolas públicas e privadas atendem aos requisitos básicos para receber uma criança com autismo, com acompanhamento de profissionais qualificados e atividades de matemática com a finalidade de inclusão a todos os alunos assistidos nas instituições de ensino pesquisadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Matemática como fator decisivo na investigação criminal(2023-06-23) SILVA, Jeferson Tiago do Rozario; DIAS, Williams de Souza; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052; LUCENA, Elizardo Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/0726671417445350Este trabalho tem por objetivo promover estudos acerca da aplicação matemática na investigação criminal, haja vista que investigação criminal é um assunto que engloba várias ciências e representa um importante papel para a sociedade. A investigação criminal relacionada a matemática pode promover estudos em diversos campos, como em crimes de lavagem de dinheiro, crimes cibernéticos e crimes como balísticas entre outros. Em relação à matemática aplicada na investigação criminal, podemos destacar as Equações Diferenciais Ordinárias (EDO’s) que são utilizadas em diversos campos de aplicações. Podemos ainda destacar a Lei de Resfriamento de corpos que foi pioneira neste campo de pesquisa. Portanto com este trabalho pretendemos destacar a aplicação matemática em assuntos que desperte o interesse em aprender matemática de uma forma mais prazerosa e interessante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA(2023-06-29) ALENCAR, Maria Izaila Pimentel; ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza; http://lattes.cnpq.br/6632165634925053; https://orcid.org/0000-0002-2113-7845O presente trabalho busca demonstrar a aplicação do Projeto Aprender Mais em uma escola estadual de Ensino Médio na zona rural do município de Bragança-PA, voltado para o ensino da Matemática. O projeto foi posto em execução por acadêmicos do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará e tinha como objetivo auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática em escolas públicas previamente selecionadas. Trata-se de um trabalho qualitativo descritivo que visa demonstrar um resumo das dificuldades de aprendizagem através da história relacionando com as dificuldades encontradas pelos estagiários e alunos em se adaptarem ao projeto assim como as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos mesmos e que se refletem no aprendizado da disciplina. O trabalho mostra também as dificuldades de se implantar um projeto em escola pública devido a imposição de dificuldades logísticas impostas pela própria comunidade escolar e pelo sistema de ensino atual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Combinatória e probabilidade: calculando as melhores chances de vencer em jogos de azar(2023-05-31) OLIVEIRA, Luiza de Jesus; LUCENA, Elizardo Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/0726671417445350Este trabalho aborda a aplicação da matemática nos jogos de azar, com foco em três modalidades populares: Mega-Sena, roleta e craps. Cada jogo é contextualizado com uma breve história, destacando sua evolução ao longo do tempo. São apresentadas as regras e estratégias para cada jogo, bem como a análise das probabilidades envolvidas. Explora-se a importância da compreensão dos conceitos de Análise Combinatória e Probabilidade para tomar decisões estratégicas e aumentar as chances de sucesso. O estudo abrange diferentes combinações de dados, possibilidades de apostas na roleta e seleção de números na Mega-Sena, contribuindo para uma abordagem mais consciente e racional dessas atividades de entretenimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construções de fractais usando o Geogebra(2023-07-06) ROSARIO, Alex Sousa do; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho faz uma revisão bibliográfica sobre Geometria Euclidiana e as Geometrias Não-Euclidianas. A onde terá o foco principal na geometria fractal. Os fractais são figuras geométricas que despertam a curiosidade humana, pois, no fractal, cada parte é similar ao todo. Os fractais estão presentes na natureza e no nosso cotidiano. Nesse trabalho, realizou-se a construção de dois exemplos clássicos: Árvores Bifurcadas e Triângulo de Sierpinski. Para as construções, utilizou-se o Geogebra, um software de Matemática que reúne Geometria, Álgebra, Cálculo, entre outras funções. Além de ser livre, funciona em qualquer sistema operacional, gratuito e está disponível em múltiplas plataformas como iOS, Android, Windows, Mac, Chromebook e Linux. Torna-se, portanto uma ferramenta útil em sala de aula para ensinar de maneira mais simples os assuntos mais complexos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações de análise combinatória no Geogebra(2023-06-21) COSTA, Thalia de Alencar da; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre Análise Combinatória; que é a área da matemática que analisa estruturas e relações discretas. Seus métodos são aplicados no cálculo de probabilidades, em problemas de transporte, na programação de horários e planejamento de produção, nas áreas de estatísticas e da teoria da informação. Além de apresentar os conceitos; também mostra o uso software Geogebra no auxilio de resolução de problema, com o intuito de facilitar apresentação visual e facilitar nas dificuldades na análise e interpretação do problema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso(2023-06-20) MARTINS, Antony Breno Moreira; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052A gamificação é uma estratégia adotada para estimular o engajamento das pessoas nas mais variadas atividades, seja no ramo empresarial ou educacional, com o uso de elementos encontrados nos jogos. Este trabalho, procura-se responder a seguinte pergunta: o que é a gamificação e como sua aplicação impacta a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica; onde busca os conceitos de gamificação e outras metodologias semelhantes para identificar melhor as suas diferenças; também foi abordado sobre os elementos dos games que podem ser inseridos no meio educacional, além de alguns aspectos que esta metodologia pode proporcionar. Por fim, foi realizado uma atividade de gamificação em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Bonito – PA, cujo resultados se encontra neste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Música & matemática: uma proposta pedagógica para os anos inicias(2023-06-28) GOMES, Manoel Jordan Menezes; LUCENA, Elizardo Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/0726671417445350Esta dissertação trabalhar as relações da matemática com a música e suas aplicações em sala, tendo como foco principalmente enriquecer os conhecimentos músicos e matemáticos e demostrar essas relações na prática dentro de sala, sendo que a dissertação consta com vários temas que auxiliarão este estudo de forma que deixe o conhecimento mais rico e bem mais atrativo desenvolvendo o estudo de frações, medidas de volume, proporcionalidade e trabalhos com a base musical mostrando o desenvolvimento da música e a Matemática a parti dos estudos de Pitágoras mostrando a evolução até os dias atuais e mostrado táticas de ensino em sala que mostra na prática como a Matemática e a música contribui para o aprendizado dos alunos enriquecendo a didática e tornando o aprendizado mais significativo e atrativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades enfrentadas por mulheres matemáticas: um estudo de caso realizado nas escolas do município de Capanema, estado do Pará(2023-06-21) ALEXANDRE, Taiane da Silva; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este estudo tem como objetivo evidenciar as dificuldades relacionadas à presença feminina no campo da matemática. A presença feminina na matemática ainda é bastante reduzida, tanto em posições de destaque quanto no amplo espectro de atuação da disciplina. Entender as barreiras que as mulheres enfrentam nesse campo é essencial para promover a igualdade de gênero e criar um ambiente mais inclusivo e diversificado. A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de identificar e compreender as dificuldades específicas enfrentadas por mulheres matemáticas. A desigualdade de gênero persiste em muitas áreas acadêmicas e profissionais, incluindo a matemática. A falta de representatividade e as barreiras enfrentadas pelas mulheres podem levar à sub-representação feminina em cargos de liderança, à desmotivação e ao abandono precoce da carreira científica. Portanto, investigar essas dificuldades é fundamental para desenvolver estratégias e políticas que promovam a equidade de gênero na matemática. Para realizar esta pesquisa, foi adotada uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Inicialmente, foram coletados dados estatísticos sobre a presença feminina em diferentes áreas da matemática, bem como informações sobre representatividade em cargos acadêmicos e oportunidades de financiamento. Além disso, foram realizadas entrevistas e questionários com mulheres matemáticas, a fim de compreender suas experiências pessoais, identificar as dificuldades enfrentadas e explorar possíveis soluções para superar essas barreiras. A pesquisa realizada sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres matemáticas, que revelou experiências enriquecedoras em vez de obstáculos significativos, possui grande relevância para sua formação acadêmica na área de matemática. Ela fornece uma perspectiva positiva, oferece conhecimento prático, estimula o debate sobre igualdade de gênero e ressalta a importância da diversidade. Essas contribuições combinadas podem inspirar, informar e fortalecer sua trajetória acadêmica, permitindo que você desenvolva uma visão mais abrangente e bem fundamentada sobre a matemática e seu papel na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA(2023-06-20) SILVA, Nádia Monteiro Santiago; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915A aprendizagem da Matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino fundamental, sendo uma disciplina que muitas vezes apresenta desafios tanto para os estudantes quanto para os professores. O objetivo desta pesquisa é para identificar e analisar as principais dificuldades de aprendizagem na matemática no Ensino Fundamental enfrentadas pelos professores de Matemática no município de Capanema/PA, e propor uma estratégia pedagógica para superar essas dificuldades. A metodologia predominantemente qualitativa com revisão bibliográfica para refletir sobre os estudos e teorias relacionadas à aprendizagem da Matemática nesse nível de ensino, foi respondido um questionário no aplicativo Google Forms.app, contendo 20 perguntas abertas que ofereceram ao professor de Matemática usar de suas palavras para responder as questões. Com base na revisão bibliográfica e na análise dos dados, os professores citaram métodos de ensino alternativos, recursos didáticos diferenciados ou programas de formação para os professores para proporcionar melhorias no ensino e na aprendizagem em matemática. Como resultando, esperamos que a proposta de estratégia pedagógica desenvolvida possa auxiliar os professores no ensino da Matemática, melhorando a aprendizagem dos alunos e promovendo um ensino mais efetivo nessa disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral(2023-02-24) SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O objetivo principal deste trabalho é fazer o uso deste jogo como ferramenta metodológica no ensino de Cálculo Infinitesimal, visando melhorias na aprendizagem. A aplicação foi realizada num ambiente de graduação na turma 2021 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA - Campus Bragança, do jogo intitulado Baralho do Cálculo, uma adaptação do baralho convencional, trazendo conceitos iniciais do Cálculo Diferencial e Integral, como funções elementares, gráficos, derivadas e integrais. Com a descrição de todo o processo de elaboração do material, a experiência desde a escolha dos objetos de estudo, a fundamentação teórica, as etapas de construção e testes, o contato com os alunos, a utilização de questionários junto as observações da turma para a obtenção de resultados, ´e possível acompanhar todo o processo que envolve a construção de um jogo e o seu uso como metodologia. Através do m´método da pesquisa quali-quantitativa, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes e suas causas durante o período, permitindo adaptações propícias ao intuito do trabalho. Portanto, foi possível obter resultados após a utilização do jogo, sendo eles: a identificação dos conceitos elementares da teoria que geraram a dificuldade de aprendizagem em Cálculo, a necessidade de trabalhar a linguagem matemática em uma via de mão dupla, a motivação, a curiosidade e competitividade saudável gerada diante do método de ensino diverdificado.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »