Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED
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O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.
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Navegando Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A casa da criança Santa Inês e a mediação de leitura literária(2019-07-19) OLIVEIRA, Glória da Conceição Martins; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181No presente relato de experiência, farei uma reflexão em torno da mediação de leitura literária, tendo como base as ações que desenvolvi na E.E.E.F. Casa da Criança Santa Inês, com alunos de uma turma de 3º ano, durante o período em que cursei a disciplina “Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental”, no curso de Pedagogia da UFPA. Nas ações de mediação trabalhei com a obra Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Tomando como base a carência de experiências com a leitura literária no cotidiano escolar das crianças, a conscientização sobre o preconceito racial e sobre a inclusão, o objetivo maior das ações foi chamar a atenção dos alunos para a prática da leitura enquanto experiência prazerosa, visando proporcionar também a reflexão crítica das crianças. Primeiramente, farei um breve histórico de minhas experiências de leitura para chegar posteriormente às minhas observações durante o Estágio. Para tanto, busquei dialogar com o pensamento de alguns autores que se debruçaram sobre o tema da leitura literária, tais como: Tzvetan Todorov (2009), Antonio Candido (2011), Marisa Lajolo (2005), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A classe multisseriada e o ensino de matematica: relato de experiência em uma escola da zona rural de Cachoeira do Arari(2019-09-02) XAVIER, Joelma Azevedo; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902O presente estudo apresenta um relato de experiência do ensino de matemática para uma classe multisseriada do primeiro ciclo do ensino fundamental, em uma escola da zona rural do município de Cachoeira do Arari, situado na ilha do Marajó, no Estado do Pará. A abordagem metodológica adotada se inscreve na revisão bibliográfica, que possibilitou encontrar os saberes relacionadas com o tema. Assim os autores referenciados nesse relato dão o suporte teórico ao desenvolvimento da experiência e ao relato aqui consolidado. Ao final desse relato compreende-se que ser professor de uma classe multisseriada de escola do campo, vai além de ensinar os alunos, pois se entende que seja necessário fazer a diferença, respeitando a existência de tempos e modos diversos de ser, viver e produzir. E que modelo de ensino seriado e multisseriado precisa ser (re)visto. Todavia, não se pode perder de vista a complexidade do cenário das escolas do campo. Os problemas enfrentados por essas escolas vão além do que acontece nas salas de aulas e estão relacionados com o projeto de educação e de sociedade, em vigor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Condições de oferta e qualidade do ensino do município de Ananindeua-PA no contexto do FUNDEB (2007- 2015)(2018-08-07) NASCIMENTO, Yasmim Edith Carvalho do; CARVALHO, Fabrício Aarão Freire; http://lattes.cnpq.br/6240386868511581; https://orcid.org/0000-0002-4753-2560Este estudo exploratório tem por objetivo analisar a condição de efetividade do ensino em termos de investimento em educação básica da rede de ensino municipal de Ananindeua e suas condições de oferta e qualidade durante o período de vigência do FUNDEB (2007 a 2015). O processo de inquirição que norteou o paradigma de pesquisa foi o quantitativo, sendo organizada de modo a articular informações quantitativa dos indicadores sociais, de financiamento, de oferta educacional e de qualidade do município. Os resultados da pesquisa revelaram que, no período analisado: 1- houve melhora dos indicadores sociais do município expressos pelos dados de números da população total (1,6%), IDHM (0,718 – alto), PIB (12,2%) e PIB per capita (12,1%); 2- houve crescimento das despesas liquidadas da função educação (13,9%) e das despesas empenhadas do ensino fundamental (9,6%) e da educação infantil (151,8%), bem como das receitas do FUNDEB (14,6%); 3- no que diz respeito às matrículas, houve maior crescimento na rede privada de ensino (23,6%, na educação infantil; 17%, no ensino fundamental), quando comparada com a rede municipal (18,8%, na educação infantil; 4,8% no ensino fundamental) e estadual (não obteve uma média de crescimento); no que se refere ao número de escolas, houve maior crescimento na rede particular (30,1%, na educação infantil; 33,2%, no ensino fundamental do que na rede estadual (não obteve uma média de crescimento) e municipal (6,5%, na educação infantil; 19,1%, no ensino fundamental); referente ao número de professores, na educação infantil, a rede municipal apresentou mais crescimento (101), quando comparada com a rede estadual (0) e particular (92), já no ensino fundamental, a rede particular (687) apresentou o maior aumento, comparado a rede municipal (88) e a rede estadual (520); 4- no que se refere ao rendimento escolar, a rede privada de ensino apresenta as melhores taxas (0,5% de aprovação; 14,5% de reprovação e 22,5% de evasão escolar), comparada com a rede municipal (3,4% de aprovação; 11,5% de reprovação e 7,4% de evasão escolar) e estadual (2,9% de aprovação; 11,9% de reprovação e 6,3% de evasão escolar). Quanto aos dados do IDEB, constatou-se que o município conseguiu atingir a maioria das metas estabelecidas. Em que pese os avanços apresentados pelo município - com crescimento dos recursos e seu processo de redistribuição a partir do FUNDEB - em suas condições de oferta e qualidade, nenhuma delas foi plenamente atendida pelo município de Ananindeua. Dada a importância da política de fundo às redes municipais de ensino, faz-se necessário lutar pela sua prorrogação e reestruturação, ampliando a contribuição da União e assim garantirmos a efetividade do direito à educação pública e de qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades em trabalhar a leitura literária em sala de aula(2019-06-19) COSTA, Mailsa Sebastiana Ferreira da; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181O presente artigo trata das dificuldades enfrentadas pelos professores ao se trabalhar a leitura literária em sala de aula. Sabemos que uma das maiores dificuldades que os professores encontram dentro das escolas diz respeito à leitura, ou melhor, à falta dela. Buscar entender como e porque crianças e jovens passam por várias fases do ensino escolar sem construir o gosto pela leitura certamente nos levará a muitas causas. Nesse caso, o objetivo central desse estudo é realizar uma reflexão a respeito da leitura literária em sala de aula para se perceber dentro do processo educacional os principais problemas que impedem a formação de novos leitores. Ou seja, nosso foco é o método de abordagem que predomina nas escolas públicas, suas falhas e contribuições em se tratando do trabalho com o texto literário. Para tanto, faremos o diálogo com alguns autores que tem a leitura como ponto central em suas pesquisas, tais como: Lajolo (1982), Soares (2001), Freire (1995), Candido (2004) e Todorov (2009). Tanto como base a pesquisa bibliográfica, nosso estudo visa contribuir para a ampliação e o aprofundamento das questões que envolvem a mediação e a formação de novos leitores nas escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação ambiental na educação infantil: uma revisão teórica(2019-07-10) MOREIRA, Maria Carolina Braga; ARAÚJO, Maria Ludetana; http://lattes.cnpq.br/0282298023451578A presente pesquisa trata sobre a importância da Educação Ambiental na Educação Infantil através da revisão teórica de documentos e artigos já produzidos por diversos autores. Esta pesquisa, apresenta o seguinte problema: de que forma poderemos trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil para que haja uma mudança de comportamento das crianças em relação ao Meio Ambiente e assim formar cidadãos ecologicamente mais conscientes? A pesquisa tem como objetivo geral apresentar as contribuições teóricas da Educação Ambiental na Educação Infantil para que haja a mudança de hábitos/atitudes das crianças em relação ao Meio Ambiente e a construção de uma sociedade ecologicamente mais consciente, os objetivos específicos: Identificar as formas de ensino que possibilitem as mudanças de hábitos das crianças através da Educação Ambiental e Propor estratégias para a mostrar a importância da Educação Ambiental na Educação Infantil. Este trabalho teve como finalidade apresentar a importância da Educação Ambiental na Educação Infantil, fazendo uma revisão teórica a partir de documentos oficiais e artigos de revisão bibliográfica, apresentando como a conscientização ambiental se faz presente na educação, pois buscou na literatura existente fundamentar o problema da pesquisa que motivou o aprofundamento nesta temática, que se faz presente no cotidiano. Destacando que as crianças podem ser portadoras e divulgadoras de conhecimentos e informações, levando toda essa experiência para a sua vida e assim construir uma sociedade mais justa, igualitária, consciente e ecologicamente mais sustentável, protegendo assim o nosso tesouro verde para as presentes e para as próximas gerações, permitindo assim a construção de um mundo melhor e de uma sociedade mais sustentável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças(2018-09-18) LOPES, Ana Luiza de Oliveira; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383O presente trabalho tem como tema escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em que ressaltamos sobre a Educação, buscando mostrar a relação existente entre escola e família, e a importante relação para o sucesso da aprendizagem da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram à observação e a entrevista semiestruturada realizada com o diretor, cinco professores e dez pais/mães ou responsáveis dos alunos das do 1º ao 4º ano das series iniciais do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, localizada na cidade de Castanhal Pará. Por meio da entrevista realizada com o diretor, professores, pais/mães ou responsáveis, percebemos a importância de ter uma relação harmoniosa entre a escola e a família, para que as crianças possam ter um maior avanço no desenvolvimento e sucesso nos rendimentos escolares. Buscamos saber em que em que termo ocorre à relação entre a escola e a família nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Castanhal. Em resposta ao problema, quais os fatores que contribuem para o distanciamento entre a família e a escola, o que une ou separa? E o que pode ser feito para que a escola consiga trazer a família para próximo de sí e juntas, embora desempenhando papeis específicos possam auxiliar na busca por um melhor rendimento escolar das crianças. Com a pesquisa percebemos que essa parceria é de extrema importância para a vida da criança, possuindo grande relevância no processo de ensino aprendizagem dos alunos, possibilitando assim um bom rendimento escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Exposição de adolescentes e jovens à violência: efeitos em trajetórias de desenvolvimento de estudantes de escolas públicas em Belém - Pará(2019-06-28) NASCIMENTO, Bruna Thaiza Silva Nascimento; SILVA, Lúcia Isabel da Conceição; http://lattes.cnpq.br/5758168217659420; https://orcid.org/0000-0001-8871-5913Este estudo tem por objetivo apresentar uma discussão teórico-conceitual a respeito da ‘adolescência/juventude’ e ‘violência’, de modo a identificar os aspectos centrais que perpassam o desenvolvimento desses sujeitos. A metodologia é constituída por uma revisão bibliográfica, onde utilizamos os descritores ‘Juventude’, ‘Adolescência’ e ‘Violência’, nas bases de dados Periódico da Capes/MEC e Scientific Electronic Library Online (Scielo) e, através da leitura prévia do título, dos resumos e palavras-chave, selecionamos os estudos que trataram diretamente do tema a ser estudado. Após seleção, foram definidas três categorias de análises: 1. Concepções de Adolescência/juventude. 2. Juventude e Violência. 3. efeitos da violência nas juventudes. A revisão mostrou que o termo adolescência/juventude assume um caráter heterogêneo, na medida, em que é configurado por múltiplos significados, sendo estes relacionados às diferentes condições e trajetórias dos jovens. A violência é tratada na literatura como um fenômeno complexo, pois pode ocorrer de formas e circunstâncias diferenciadas. Já os efeitos da violência são vistos de modo amplo, pois estes são caracterizados pelos danos físicos e psicológicos a estes sujeitos. Verificou-se também que esses impactos, por vezes, estão relacionados a existência de outros fatores de risco no contexto familiar ou comunitário (uso de álcool, vulnerabilidade social, baixo autoestima, entre outros), sendo prejudiciais a esses jovens, interferindo, de modo negativo, na trajetória de vida destes. E assim, notou-se a importância do coping 4na vivencia desses sujeitos, com a finalidade de que consigam superar as adversidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As funções do coordenador pedagógico na escola(2019-09-02) SILVA, Daniely Sena da; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902O objetivo desse artigo é tecer considerações sobre suas funções do coordenador pedagógico, discutindo os aspectos que envolvem sua ação cotidiana no ambiente escolar. Essa intenção se justifica a partir da perspectiva de compreende-lo como um agente fundamental no cotidiano escolar, uma vez que deve buscar a integração de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico esse artigo se caracteriza como de revisão bibliográfica, por meio de pesquisa em fontes nacionais, que constaram de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos, artigos e livros acerca das funções da coordenação pedagógica. Compreende-se que o Coordenador Pedagógico no desenvolvimento de suas funções e relevância no espaço escolar, podem contribuir significativamente para a mudança desse panorama, atuando de forma fundamentada e democrática na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da família, para o processo de desenvolvimento do aluno no âmbito escolar(2018-08-29) LUZ, Tamires da Silva; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema a importância da família, para o processo de desenvolvimento do aluno no âmbito escolar. O principal objetivo deste artigo é compreender a importância do acompanhamento familiar na vida educacional de crianças e adolescente dentro da escola, para que todos percebam a real necessidade de sua participação em manter este educando na instituição. Abordar a necessidade das duas instituições em trabalharem juntas, visando o desenvolvimento intelectual do aluno e para garantir a efetividade do educando na escola. Tanta a escola como a família, juntas podem contribuir para a formação do indivíduo, fato este que me levou a questionar: De que modo a família pode contribuir para a melhoria do aprendizado na educação escolar? Quais as políticas e estratégias são definidas pela literatura especializada para fortalecer essa relação? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, possibilitando o uso de livros, artigos teses e outros, foram utilizados autores como Carvalho (2006), Cortella (2017), Fernandes (2013), e etc. Ficou claro através da pesquisa, que o apoio familiar fortalece na construção da identidade e no desenvolvimento pleno da criança e do adolescente. Em meio a tantos conflitos e desordens, a escola se impõe para cumprir o seu papel social e intervir para que não se multiplique crianças e adolescentes com depressão ou traumas emocionais por motivos relacionados a ausência dos pais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A industrialização do brincar: da interação a solidão(2018-08-29) CHAVES, Dayce Kelly Pompeu; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960A presente pesquisa investiga como as tecnologias têm influenciado a perda do repertório lúdico espontâneo e a interação entre as crianças na contemporaneidade e como o brincar industrializado tem conduzidos as crianças para ambientes restritos e solitários. Abordaremos o contexto histórico das modificações em relação à infância. O brincar e sua importância para o desenvolvimento das crianças, os brinquedos e as brincadeiras ao longo do tempo até a contemporaneidade. A pesquisa realizada foi a bibliográfica exploratória com a finalidade de apropriação dos principais conceitos referente a temática e como os teóricos analisaram as modificações em relação ao brincar. Brincar é o maior bem cultural que as crianças possuem e o uso excessivo das tecnologias por parte das crianças, desde a tenra idade tem sido alvo de preocupação de educadores, pais e profissionais da área médica. Percebe-se que as modificações em relação a infância, o brincar, as brincadeiras, modificam-se com os avanços da sociedade, onde se parte de um período em que não havia o conceito de infância até os tempos modernos, onde os equipamentos eletrônicos interferem no brincar espontâneo da infância contemporânea e que gradativamente está perdendo espaço para o brincar industrializado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A instrução pública no Grão-Pará imperial: os relatórios dos presidentes e as contradições de um modelo elitista(2019-04-08) SANTOS, Andrenson; ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/8757283952118598; https://orcid.org/0000-0002-0062-3051; DAMASCENO, Alberto; http://lattes.cnpq.br/6324178073896482; https://orcid.org/0000-0003-1620-6735Este artigo busca compreender como ocorreu a instrução pública na província do Grão-Pará, no período de 1839 a 1849, além dos métodos pedagógicos então utilizados, por meio da análise dos relatórios dos dirigentes provinciais. A metodologia que utiliza se constitui de levantamentos bibliográfico e documental, definindo o estudo de algumas instituições que estavam sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa Provincial: Escolas de Primeiras Letras, Lycêo Paraense e a Companhia de Jovens Educandos. Os dirigentes provinciais adotaram políticas para a instrução pública diferenciadas entre os educandos desvalidos e os abastados, resultando na criação de instituições específicas para cada público; e a utilização do método monitorial do Barão Degérando; todavia, este fracassou, em grande parte, por não estar adequado à realidade do contexto agrário e escravocrata do Brasil Imperial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Meu processo formativo: narrativas e reflexões de uma futura educadora(2018-12-12) PINHEIRO, Luciane Gonçalves; BARRETO, Edna Abreu; http://lattes.cnpq.br/8766580699662093; https://orcid.org/0000-0002-9638-1463O presente Memorial aborda sobre meu processo formativo, desde a educação básica até a Graduação no Curso de Pedagogia, identificando, ao longo deste processo, o momento em que ocorreu a escolha pela profissão docente. Este Memorial constitui-se como uma narrativa reflexiva do meu processo educativo, destacando os momentos que ficaram registrados na memória de maneira positiva ou não. Possui, como ponto de partida, o processo de construção da leitura e escrita no Ensino Fundamental, seguindo com as considerações acerca do Ensino Médio até a Graduação, ressaltando quais foram as perspectivas advindas junto ao conhecimento teórico sobre a educação e a arte de ensinar. Concluo fazendo breve ressalva sobre o que foi apresentado, e exponho as minhas pretensões para o futuro como docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A política de cotas para o ingresso na pós-graduação em educação no Brasil(2019-07-11) NEGRÃO, Marília Joice Gomes; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612Visou-se com este estudo entender o processo de regulamentação da política de ações afirmativas no âmbito do sistema de pós-graduação no Brasil, bem como os critérios fixados para admissão de negros, indígenas e pessoas com deficiências nos cursos de mestrado e doutorado. Quais os parâmetros normativos que regulamentam a instituição da política de ação afirmativa na pós-graduação brasileira? Como se caracterizam os programas de pósgraduação que aderiram à política de ações afirmativas? Quais os critérios adotados pelas universidades públicas brasileiras, a partir de seus cursos de Pós-Graduação em Educação, a fim de realizar a inclusão de alunos de mestrado e doutorado, mediante política de ações afirmativas? Fez-se estudo bibliográfico e documental, com apoio em informações estatísticas, tendo a internet como dispositivo essencial na captura e armazenamento de fontes. O período de análise se estendeu de 1968 a 2019. Por mais que as ações afirmativas tenham sido introduzidas nos programas de pós-graduação, elas não estão imunes às barreiras para torná-las efetivas. Logo, há necessidade de ampliação do quadro de vagas disponibilizadas para o ingresso em programas de Pós-Graduação nas Universidades Federais, por intermédio da política de cotas. Nota-se que ainda está em processo de produção a regulamentação da política de ações afirmativas no âmbito do Sistema Nacional de PósGraduação no Brasil. Porém, a falta de norma federal não impediu que as instituições federais de ensino superior, revestidas da autonomia, passassem a institui-la mediante Resolução específica para o caso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As políticas públicas e suas contribuições para o enfrentamento do trabalho infantil no estado do Pará(2018-07-19) BARRIGA, Yanne Cristine Cruz; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016O presente trabalho analisa as contribuições das políticas públicas para o enfrentamento ao trabalho infantil no Estado do Pará. O termo trabalho infantil, nesse trabalho, é referenciado nas legislações brasileiras como a Lei nº 8.069/90, Constituição Art. 227, e na legislação internacional como as Convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) nº 138 e nº 182, que estabelece como trabalho infantil as atividades exercidas por crianças e adolescentes que as privam de seu potencial e de sua dignidade, sendo estas prejudiciais ao seu desenvolvimento físico e mental. Referente ao Estado do Pará, faz-se uma análise das Políticas Públicas Sociais voltadas para o enfrentamento dessa prática, pois apesar das legislações existentes, ainda persiste. Faz-se uma ênfase aos Programas Bolsa Família, MPT na Escola e o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que recentemente passou por novo redesenho. Por isso, busca-se verificar se essas mudanças efetivamente estão alcançando o seu objetivo final: o enfrentamento à prática do trabalho infantil no Estado. Ao término deste trabalho, percebe-se certo descaso por parte do poder público paraense, visto que as estatísticas em relação ao tema abordado cresceram significativamente nos últimos anos, mesmo com Políticas Públicas voltadas para o embate a esta prática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A reinserção social de psicopatas mediante a intervenção da educação prisional: uma análise pedagógica.(2019-07-08) OLIVEIRA, Andressa Celina Araújo; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957O presente artigo relaciona a psicopatia, os indivíduos que apresentam tal transtorno de personalidade e a ressocialização dentro da sociedade, por meio de intermediações como a educação prisional. O objetivo central da análise é identificar se há projetos para a ressocialização de indivíduos psicopatas a partir da educação prisional no Brasil e como estes indivíduos são reinseridos. Para tanto, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1997) para categorizar a análise literária. Foram analisados 5 artigos e os resultados apurados pela pesquisa mostraram a lacuna de trabalhos relacionadas à educação prisional como método de reabilitação de psicopatas de grau leve na sociedade, apontando a problemática estrutural e superlotação dos cárceres brasileiros e a influência de indivíduos não caracterizados pela escala Hare de psicopatia dentro dos presídios. Há importância da criação de uma legislação criminal específica para os transtornos de personalidade, em especial à psicopatia, dentro do direito penal, provocando reformas estruturais e educacionais nos presídios para que haja formas efetivas de reinserção de indivíduos psicopatas de grau leve dentro da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Revisitando e ressignificando produções acadêmica sobre pedagogia hospitalar no âmbito da Universidade Federal do Pará(2018-12-17) PEREIRA, Renata Kelly Ribeiro; ARAÚJO, Maria Ludetana; http://lattes.cnpq.br/0282298023451578; https://orcid.org/0000-0003-3440-8963A presente pesquisa é resultado de revisitações bibliográficas com enfoque na área da Pedagogia Hospitalar, na qual busca compreender, analisar e estudar os Trabalhos de Conclusão de Curso pertencentes à Faculdade de Educação na Universidade Federal do Pará. A pesquisa orientou-se pelas obras de conclusão de curso que trabalhavam a temática da Pedagogia em ambientes hospitalares, com o propósito de ressignificar os estudos sobre o assunto, revisitando e analisando as Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados e defendidos no Instituto de Ciências de Educação - ICED, ou seja, fazendo uma busca e revisão do tema proposto a respeito de uma perspectiva de discussão das novas visões de ensino sobre a educação hospitalar. Investigando assim, a importância do ensino fora dos âmbitos educacionais e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da área, assim, possibilitando uma pesquisa descritiva e investigativa sobre a Educação em ambientes não-escolares e as suas possibilidades de ensino, considerando a construção histórica da PH através das legislações, as diferentes roupagens sobre as nomenclaturas que envolvem a temática, além de revisitar as obras de TCCs do curso e assim ressignificando as mesmas para melhor envolvimento da pesquisa sobre Pedagogia Hospitalar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tragetória da educação básica à educação superior no curso de pedagogia e a experiência no Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC)(2019-08-11) SILVA, Leni Gomes da; REIS, Maria Izabel Alves dos; http://lattes.cnpq.br/0642009853913833Este Memorial é um Trabalho de Curso, e o relato da minha trajetória de formação da Educação Básica ao Ensino Superior e profissional, narrando a experiência no Programa a Alfabetização na Idade Certa/PNAIC. O objetivo foi analisar minha trajetória acadêmica e profissional. A metodologia utilizada, foi o memorial acadêmico que busca na memória o regate de um tempo de formação e de trabalho, subsidiado por uma bibliografia.Concluo que a vivência como estudante e professora, possibilitou-me ampliar os olhares sobre a formação inicial e continuada tanto minha, quanto dos professores que coordenei no PNAIC, me levando a compreender que minha trajetória acadêmica e profissional se complementaram na teoria e prática, que a experiência como coordenadora e formadora foi marcante na formação continuada dos professores, onde os desafios de uma educação com qualidade se fazem presente sempre.