Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Glossário da terminologia militar: gírias e jargões(2019-03-01) SANTOS, Reinaldo do Socorro da Silva; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho propõe-se, no âmbito da linguística, discutir o Glossário da terminologia militar: gírias e jargões. Assim mostrar na prática diária, no que se refere à linguagem, conceitos e conclusões sobre o desenvolvimento da terminologia militar em ambiente específico de trabalho e no contexto social. Dado o exposto, o objetivo desse estudo é focalizar o processo que se formata na construção de uma comunicação desses agentes da segurança pública. Para tanto, faz-se o seguinte questionamento: será que é possível a terminologia criar uma linguagem paralela à língua já usada por determinados grupos? Tendo em vista aspectos observados, o uso de uma linguagem técnica pode influenciar seus usuários na construção de uma nova linguagem fora de um âmbito específico, deixando de fazer parte do uso funcional para se transformar em uma comunicação habitual de quem à prática, ou seja, de uma nova linguagem, considerando vital para as práticas do militar. A partir dos estudos da terminologia buscar-se-á definir de que forma acontece a apropriação de termos da linguagem de uma área específica, e como influencia naturalmente o processo linguístico de determinados grupos, mostrando de que forma se dá esse processo de migração da linguagem técnica para o cotidiano, e quais os efeitos na comunicação fora do espaço de seu uso específico. Espera-se que este trabalho de investigação contribua para novas reflexões a respeito do tema em questão. Em virtude do que foi mencionado, compreender esse vocabulário rico, porém complexo para quem o desconhece.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Glossário ilustrado da terminologia da marcenaria de Nova Timboteua - PA(2013) SILVA, Lucidalva Marques da; MATOS, Alessandra Martins; http://lattes.cnpq.br/4919356253853403O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) consiste na elaboração de um Glossário Ilustrado da Terminologia da Marcenaria1 do município de Nova Timboteua - PA. Apresenta-se estruturado de forma semi-sistemática: em ordem alfabética e em três campos conceituais, e traz o levantamento do vocabulário que caracterizam a Terminologia da Marcenaria (léxico especializado) utilizada por um grupo de 08 marceneiros (informantes da pesquisa) que atuam na confecção artesanal de móveis domésticos e esquadrilhas da oficina São Francisco, localizada na zona urbana desde município. O trabalho desenvolveu-se com base nas orientações teórico-metodológicas da Lexicologia, Socioterminologia, Terminologia e Terminografia, com ênfase nas pesquisas em Terminografia, ciência que corresponde à aplicação dos estudos linguísticos desenvolvidos pela terminologia a técnica de elaboração de dicionários e glossários especializados. Nesta perspectiva, este trabalho tem como principal objeto de análise e descrição linguística a unidade terminológica – o termo - lexia especializada presente no discurso de profissionais que compartilham uma mesma área do saber humano. O glossário terminológico apresenta o registro de levantamento de 98 termos (termos – entrada e suas variantes terminológicas lexicais e morfossintáticas), cuja descrição e análise parte dos contextos social, situacional e sociolinguístico em que os termos circulam. Assim sendo, pretende-se, com este trabalho, contribuir para a documentação e a preservação do léxico especializado da área da atividade da marcenaria, contribuindo para o avanço dos estudos terminológicos e resgate social deste ofício ainda pouco documentado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história do livro escolar no Pará: a Grammatica Portugueza de Julio Cezar Ribeiro de Souza e o processo de gramatização do português no Brasil(2024-11-04) GOMES, Gabriela de Nazaré Rodrigues.; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O campo de estudo sobre a história do livro no Brasil tem ganhado bastante destaque na Amazônia nos últimos anos. O Grupo de Estudos em História do Livro Didático da Amazônia (GEHLDA), que desenvolve seus estudos na área desde 2016, tem se concentrado na história de livros escolares de leitura e gramáticas primárias produzidas no Pará durante o período que abrange a segunda metade do século XIX e o início do século XX. Esta pesquisa, vinculada ao GEHLDA, tem por objetivo geral compreender a importância da Grammatica Portugueza, de Julio Cezar Ribeiro de Souza no processo de gramatização do português no Brasil. Para alcançar esse objetivo, busca-se descrever a Grammatica Portugueza sob o aspecto linguístico e analisar fenômenos linguísticos da Grammatica que apresentam marcas do processo de gramatização do português no Brasil. A pesquisa se fundamenta principalmente nos estudos realizados no campo da História das ideias linguísticas, conforme postulado por Auroux (2014) e Colombat; Fournier; Puech (2017), além da abordagem sobre a história do livro escolar no Pará, com base em Duarte (2018). Os resultados mostram que a Grammmatica Portugueza do intelectual paraense Julio Cezar Ribeiro de Souza, publicada em 1872, atendeu às leis prescritas pela província do Pará que exigiam que as gramáticas primárias deveriam estar de acordo com a tradição gramatical portuguesa pautada na concepção filosófica da língua. No entanto, o gramático paraense não se rendeu completamente às exigências lusitanas e apresenta, em notas de rodapé, sua análise crítica sobre a língua portuguesa, contribuindo para o processo de gramatização do português no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Memória, cultura e linguagem da comunidade quilombola do ramal do Piratuba, Abaetetuba-PA(2019-12-14) COSTA, Rita Oliveira; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860A linguagem falada atualmente no Brasil é fruto do gigantesco processo de transformações que o país sofreu ao longo dos anos. Possui um vocabulário rico com diversas palavras de ascendências indígenas, africanas e europeias. Não se tem uma data precisa da formação de comunidades quilombolas, teoricamente esses mocambos foram formados por escravos que fugiram de seus senhores. Os primeiros sinais indicativos sobre a presença de afrodescendentes em Abaetetuba foram observados pelos Párocos do município, que examinaram cuidadosamente as comunidades que possuíam características crioulas. Assim como na era dos padrões de beleza somos pressionados a seguir tais protótipos, na linguagem também viramos reféns, pois há uma forte exigência de pronunciarmos uma linguagem formal. Sabe-se que a linguagem é uma pré-condição estabelecida pela comunidade para a construção da cultura. Então, por que a linguagem materna da comunidade quilombola do Ramal do Piratuba, não é repassada ao longo das gerações, se sabemos que a linguagem é uma manifestação cultural? A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola do Ramal do Piratuba, localizada no Município de Abaetetuba, Estado do Pará. O objetivo deste estudo é resgatar a cultura linguística em memória, para permitir que as futuras gerações tenham acesso a esse conhecimento. Tendo assim como resultados o resgate da memória, explorado através da cultura e da linguagem, permitindo assim que as futuras gerações relacionam-se com a historicidade do seu povo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Metaplasmos contemporâneos do português: uma análise de posts do Facebook(2019-12-14) SOUSA, Jhessy Karla Ferreira de; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860Este artigo apresenta uma análise, tendo como corpus dezenoveocorrências identificadas como metaplasmos contemporâneos apresentados nosposts de usuários da rede social digital Facebook. O estudo revela que devido agrande utilização dessa plataforma de comunicação, há uma variação linguísticamuito atual, todavia, apesar deste fenômeno ter ocorrido na passagem do latim parao português, ainda na atualidade continuam se manifestando e transformando aLíngua Portuguesa. A pesquisa se insere dentro da área de Filologia RomânicaPortuguesa, a qual privilegiou-se estudos de teóricos como, Coutinho (1976),Botelho e Leite (2005), Lyons (1987), Lévy (1999).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Metaplasmos da língua portuguesa: uma aplicação na rede social digital Facebook(2018-06-05) TEIXEIRA, Antônia Nádia dos Santos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho se insere dentro do campo da sociolinguística e da gramática histórica, por se dedicar a analisar processos de variação linguística e evolução da língua a partir do estudo das palavras na rede social digital facebook. Deste modo, objetivou-se analisar a ocorrência dos metaplasmos nos posts deste meio de comunicação com a finalidade de identificar esse fenômeno (metaplasmo) como uma variação linguística, que se manifesta na língua por meio da rede social facebook, sendo utilizado em interações diversas, por estar condicionado a uma cibercultura e a funções comunicativas especificas de uso da língua. Baseado nas teorias de Coutinho (1976), Botelho e Leite (s/d), Câmara Jr. (1884), Dias (2015), Labov (2008), Bagno (2008), Marcushi (2007), Coseriu (1980), Saussure (2006), Bronckart (2003), Fiorin (2008) e Lévy (1999). O corpus deste trabalho será constituído por 15 (quinze) imagens (postagens feitas pelos usuários do facebook), em que será realizado um recorte sincrônico do objeto de estudo que são palavras que ao serem escritas nesta plataforma digital foram transformadas foneticamente para cumprir alguma função comunicativa, emotiva ou somente de punho fonético de uso da língua.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terminologia da mandioca na comunidade quilombola Oxóssi da Ribeira(2018-06-29) GONÇALVES, Cleide Loureiro; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho, intitulado terminologia da mandioca na Comunidade Quilombola Oxóssi da Ribeira é um estudo terminológico, que tem como objeto de estudo a elaboração de um glossário terminológico ilustrativo, que objetiva mostrar organizadamente os conhecimentos de domínio de especialidade, além disso, tem como objetivo descrever e definir os possíveis termos da linguagem utilizada para a comunicação dos agricultores que trabalham no cultivo da mandioca, sendo esta a maior fonte de renda do Município, pois constitui um do principal produto agrícola que mais contribui para a subsistência e geração de renda da comunidade. Diante disto foram selecionados termos divididos em campos semânticos relacionados a tipos de mandioca, cultivo da mandioca, beneficiamento, instrumentos e derivados da mandioca, termos estes, levantados durante a pesquisa. A proposta utilizada para criação do corpus destaca o estudo de línguas de especialidades que contribui para o fenômeno das variações linguísticas terminológicas tendo como base as orientações teóricas metodológicas da Ciências do Léxico, autores como, BARROS (2004), FAULSTICH (1995), KRIEGER e FINATTO (2004). Assim como, identificação da natureza e delimitação dos corpus; pesquisa de campo com coletas de dados terminológicos, bem como técnicas de entrevistas com narrativas orais dos informantes, através de gravações em áudio acompanhados pelo uso de realia e Questionário Semântico-Lexical (QSL) que foi aplicado aos 5 informantes e capturas de fotos digitais para ilustração, e por fim, foi elaborado um glossário terminológico ilustrado que constitui 109 verbetesTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terminologia da ourivesaria no município de Abaetetuba-PA(2018-06-29) SILVA, Júlia Rita Ferreira da; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues deO presente trabalho consiste na elaboração de um glossário dos termos linguísticos da ourivesaria, apresentando como referencial teórico as ciências do léxico - lexicografia, lexicologia e terminologia - tendo como enfoque maior a terminologia para o estudo dos termos desta comunidade que está sendo analisada, de acordo com os autores Faulstich (2001), Cabré (1999), Biderman (2001), Pavel (2002) e Krieger e Finatto (2004). A pesquisa foi conduzida a partir da aplicação do questionário semântico lexical (QSL), elaborado na disciplina, Introdução à Terminologia, do curso de Letras. No entanto, a ida ao campo foi de fundamental importância para que se pudesse extrair o maior número de termos, contextualizando e ilustrando os itens apresentados. O QSL foi aplicado à três informantes, na cidade de Abaetetuba, em três unidades de produção diferentes. Disso, resultou um glossário ilustrado com 61 itens terminológicos, sendo contextualizado por uma narrativa etnográfica. Espera-se que possamos dar uma boa visibilidade ao léxico dessa comunidade, considerando de forma fundamental a riqueza cultural que lhe é peculiar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terminologia da serraria tradicional(2018-06-29) NEGRÃO, Jairo Negrão; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244Este trabalho teve como objetivo investigar o léxico especializado utilizado pelos profissionais da área da serraria tradicional no município de Abaetetuba-Pa. E também de resgatar e manter essa especificidade salva através de trabalho acadêmico da terminologia da serraria tradicional, realizado na UFPA (Universidade Federal do Pará), no município de Abaetetuba-PA. Tendo como referencial teórico as ciências do léxico, juntamente com os teóricos que são referencias na área da terminologia como: (Rey, 1985, p. 159), (Alves, 2001, p 25), (Barbosa, 1991), (Weinrich, 1979, p. 314), Frubel (2006, p. 62), (Rondeau, 1984, p.1), Maria Teresa Cabré, (KRIEGER e FINATTO, 2004, p. 35), Faulstich (1995) e Barros (2004, p. 100). A metodologia de pesquisa consistiu na ida a campo, em que foram feitas as entrevistas com os profissionais da área, de forma oral, no que resultou a possibilidade de subtrair das gravações e das capturas de imagens os termos-entradas e as variações lexicais, necessário para a produção do glossário ilustrado da terminologia da serraria tradicional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Variação lexical em Abaetetuba-PA(2018-06-29) CARDOSO, Ellen Susy Macedo; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244No presente artigo, visa-se abordar a variação lexical na cidade de Abaetetuba, estado do Pará. Tem como orientação teórico-metodológica a Sociolinguística Variacionista e a Geografia Linguística, visto analisar tanto questões de natureza social quanto dialetal. A partir da aplicação do questionário Semântico-Lexical (QSL), elaborado e utilizado pelo projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), a 6 (seis) falantes do gênero masculino, de faixas etárias diferentes, nativos da localidade, residentes em 3 (três) bairros equidistantes na topografia do município, depreendeu-se a variação linguística presente na cidade com base em 5 (cinco) itens lexicais, para os quais elaboraram-se 5 (cinco) cartas lexicais. Observou-se que há uma relativa variação entre os termos, especialmente no que se refere às especificidades sociais dos informantes. Sendo assim, indivíduos mais jovens parecem apresentar um léxico mais diversificado em relação aos mais idosos. Além disso, a variação diatópica foi perceptível, guardadas as peculiaridades do falar abaetetubense, especialmente no que tange a termos relacionados à religiosidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A variação linguística no ensino de língua portuguesa: uma reflexão sobre o contexto de sala de aula no colégio Palmira Gabriel de Barcarena-PA(2018-06-29) SANTOS, Franciele Lima Beltrão; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054O presente trabalho, trata-se de uma prática reflexiva por meio de um relato de experiência, concernente ao ensino da variação linguística em sala de aula com os alunos do 1º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Palmira Gabriel de Barcarena-Pará. A proposta traz como abordagem a sociolinguística, que nos possibilita o estudo das variações linguísticas no âmbito escolar. A língua na concepção dos sociolinguistas, é intrinsecamente heterogênea, nesse sentido, a língua não é usada de forma homogênea por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de acordo com a época, região, classe social e assim por diante. Dependendo da situação, um mesmo indivíduo pode fazer uso de diferentes variedades linguísticas adequando-se a cada contexto de comunicação. Ao trabalhar a diversidade linguística, pretendemos evidenciar que a língua portuguesa não se apresenta uniforme em todo o território brasileiro. Baseado nesse estudo, temos como pressupostos teóricos principais, Tarallo (1994), os PCNs (1998), Bagno (2002, 2007a, 2007b) e Bortoni-Ricardo (2004) que oferecem valiosa contribuição para o ensino das variedades linguísticas. A pesquisa-ação iniciou-se com observações, aplicação de um questionário com 10 perguntas objetivas com intuito de sondar os conhecimentos dos alunos em relação ao assunto, e em seguida, intervimos por meio de uma oficina com aulas teóricas e práticas. A prática docente ocorreu em dois momentos, novembro de 2017 e dezembro de 2018. Os resultados da pesquisa conferem à análise dos questionários e do relato de experiência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Variação linguística nos livros didáticos do 6º e 9º ano do ensino fundamental maior(2022-11-18) LIMA, Stephany Pereira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700Este trabalho discorre sobre a variação linguística nos livros didáticos do 6° e 9°ano do ensino fundamental maior. Objetiva-se discutir como a variação linguística é trabalhada em dois livros didáticos. A base teórica apoia-se em Coelho et al (2010), Bagno (2007), Zilles e Faraco (2015), entre outros que investigam essa temática. Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa documental, tendo como corpus dois livros didáticos, manuais do professor, do 6° e 9° ano do ensino fundamental maior, que fazem parte da coleção “Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem”, da editora Moderna, do ano de 2018. Os resultados revelam que os livros analisados fazem abordagens suscintas da variação. Os tipos de variação que recebem abordagem nos livros analisados são a variação social, regional, diamésica, estrangeirismo, a partir da abordagem de alguns gêneros textuais como charge, receita etc. Além disso, há, ainda, espaço reservado para a discussão do preconceito linguístico. Conclui-se que, o conteúdo abordado nas atividades dá condições para os docentes discutirem o tema, acenando para uma mudança na abordagem puramente metalinguística e normativa no ensino de Língua Portuguesa.