Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A funcionalidade do item lexical “Confia” como forma não canônica de negação na rede social X(2025-09-11) BATISTA, Paulo Renan Farias; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente trabalho realiza uma discussão a respeito do fenômeno da negação, sobretudo no que se refere ao item “confia”, o qual, a depender do contexto e da intenção comunicativa, assume valor de negação, tendo em vista que tal recurso não se restringe apenas aos advérbios considerados canônicos no português brasileiro. Objetiva-se analisar e discutir o papel da unidade “confia” como forma de negação não canônica em interações discursivas na rede social X. A pesquisa é de caráter qualitativo, uma vez que a análise e interpretação dos dados coletados configuram-se como aspectos fundamentais para a construção de significados. Como constructo teórico utiliza-se autores, como Givón (1995), Martelotta e Areas (2003), Bybee (2010), Rosário (2022) e Oliveira (2020), que investigam a língua a partir de uma faceta funcionalista, em que tal organismo é maleável e motivado e, por isso, sofre alterações de acordo com as intenções e necessidades de cada falante. Nessa lógica, este artigo justifica-se pela pretensão de compreender como termos linguísticos, os quais apresentam estado de negação, por intermédio de atos expressivos comunicativos, alteram-se à vista de uma demanda linguística. Dessa forma, é mister pontuar que a língua não se constitui como um sistema engessado e autônomo, posto que os falantes são altamente expressivos e, por esse motivo, ao recrutarem e reciclarem formas já estabelecidas, modificam tal estrutura em função de seus objetivos discursivos, fato que demonstra a essencialidade entre língua e comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência dos processos fonológicos na escrita dos alunos do 6º ano da escola municipal do ensino fundamental Deocleciana Pereira de Araújo - Abaetetuba/PA(2025-09-15) BARROS, José Marcelo Barros e; MIRANDA, Camille Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2963843028051548; https://orcid.org/0000-0002-3920-6247O presente trabalho propõe estudar as variações fonéticos-fonológicas que ocorrem nos escritos dos alunos do 6º ano do Fundamental 1, da Escola Municipal do Ensino Fundamental Deocleciana Pereira de Araújo-Abaetetuba/Pa. O objetivo principal é a investigação das variações produzidas pelos estudantes, além dos objetivos específicos, que se debruçam em: tecer considerações a respeito do conceito de variações fonético-fonológicas, seus tipos e ocorrências; identificar em atividades de intervenções os “erros” ortográficos recorrentes nos escritos dos alunos. Para isso, usou-se como metodologia para a coleta de dados o emprego de práticas pedagógicas como: escuta de música, observação de desenho e leitura de texto, os quais se seguiram de atividades onde se buscou incentivar os alunos a escreverem. Após isso, num segundo momento, fez-se a análise dos dados onde, em tabelas e gráficos, observou-se as quantidades e os tipos de variações fonológicas encontradas nos escritos destes alunos, o que permitiu na comprovação de existência da influência dos processos fonológicos da fala sobre a escrita, sendo eles os processos de apagamento, inserimento, realocação e supressão de fonemas. Assim, entendeu-se que, dentro do contexto da educação básica a estratégia de escrita dos alunos baseia-se na oralidade reafirmando a dinamicidade da língua.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura não-verbal na obra 'Leitura sem palavras' de Lucrécia D’aléssio Ferrara(2024-11-15) NATIVIDADE, Raíssa dos Santos; SILVA, José Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa a obra Leitura sem Palavras, de Lucrécia D’Aléssio Ferrara (2004), com o objetivo de discutir a importância da leitura não-verbal nos estudos da comunicação e sua relevância para a sociedade contemporânea. Fundamentada em uma abordagem qualitativa e interpretativa, a pesquisa dialoga com a semiótica de Peirce, o pensamento de McLuhan e as contribuições de Barthes, Eco, Santaella, Saussure e Bakhtin. O trabalho aborda a cidade como texto não-verbal, destacando signos urbanos, grafites e usos sociais do espaço, além de explorar aplicações da leitura não-verbal em áreas como publicidade, moda, design e educação. A análise evidencia que os signos não-verbais não são neutros, mas carregam dimensões ideológicas e culturais que organizam percepções e moldam comportamentos. Conclui-se que a leitura não-verbal é uma prática indispensável para a formação de leitores críticos, capazes de compreender os desafios da comunicação na era digital, marcada por memes, emojis, fake news e linguagens multimodais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A linguagem dos feirantes na feira de Abaetetuba: uma abordagem variacionista(2025-09-18) FRANCO, Diego da Silva; FERNANDES, Helane de Fátima Gomes; http://lattes.cnpq.br/7945915787371959O presente trabalho se localiza dentro dos estudos da linguagem, de abordagem variacionista, com foco nos aspectos relacionados as especificidades da fala de cada grupo social. O objetivo é discutir acerca da relação entre sociedade e linguagem, a partir da linguagem dos feirantes na feira de Abaetetuba – PA, o qual serão analisados expressões típicas dos feirantes. Compreendese que existem uma série de ramificações que influenciam os modos de expressão e estão relacionados com o contexto social que rodeiam os sujeitos. Como aporte teórico, utilizamos prioritariamente os estudos de Alkmim (2006), Bortoni (2014) e Bagno (2007). A pesquisa aqui desenvolvida é de abordagem qualitativa e desenvolveu-se a partir de algumas etapas principais, um estudo bibliográfico, a pesquisa de campo para a coleta de dados, a etapa de análise e, por fim, a escrita do artigo científico. A investigação nos indica que os feirantes de Abaetetuba dispõem de um quadro sociolinguístico marcado por uma forte identidade local, flexibilidade comunicativa e preservação de traços linguísticos próprios. Os feirantes não apenas reconhecem que seu modo de falar difere de outras regiões, mas também atribuem valor a essa diferença. Ademais, a pesquisa revela que o modo de falar dos feirantes é um aspecto cultural, permeado por história, relações sociais e valores compartilhados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação metafórica do termo 'canoa' na construção da predicação(2025-09-11) LOBATO, Mayara de Fátima dos Santos; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente estudo traça uma discussão sobre a expressão “ele é canoa” fazendo uma comparação e ou uma predicação acerca de construir um atributo, sob a perspectiva da linguística funcional (Givón, 1995) e da semântica cognitiva (Lakoff; Johnson, 1980; Souza, 1984), com foco nos fenômenos da metáfora conceptual e nos estudos da reciclagem linguística (Oliveira, 2020). Tem como objetivo analisar “A relação metafórica do termo ‘canoa’ na construção da predicação”. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica. O corpus da pesquisa foi composto por dados extraídos de interações espontâneas no aplicativo WhatsApp, coletados entre os meses de setembro e novembro de 2023. A análise revelou que termos do léxico comum podem ser ressignificados em situações comunicativas específicas, como no caso da expressão “Ele é canoa”, que sofre um processo de reciclagem linguística, adquirindo novos sentidos conforme as práticas socioculturais dos falantes. Portanto, os resultados confirmam que a linguagem é dinâmica, adaptativa e sensível às experiências cognitivas e sociais, refletindo a constante transformação dos significados no uso real.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de jovens e adultos em Barcarena nos anos 1990(2014) SOUZA, Maria do Carmo Soares de; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483Este trabalho tem como objetivo central de mostrar um pouco por meio, de pesquisa feita com alunos e professores, como ocorreu o processo de alfabetização de jovens e adultos em Barcarena na década de 1990. E também como as pessoas vinham de outras regiões com a finalidade de conseguir emprego nas fábricas, mas eram impedidos por falta de estudos e qualificação profissional. Tratar da educação de jovens e adultos, na visão dos autores Magda Soares, Alfabetização e letramento 2013. Suzana Schwartz, Alfabetização de jovens e adultos 2012. Lígia Regina Klein Alfabetização Quem Tem Medo de Ensinar 2002. Luiz Antônio Marcuschi. Da Fala para a Escrita 2010. Como os adultos não alfabetizados estão inseridos, em uma sociedade letrada e totalmente escrita, algumas dicas para alfabetizar adultos, o que acontece quando um adulto é alfabetizado, aprende a ler, escrever, a produzir em situações específicas, como os educadores devem agir para que os alunos jovens e adultos não desistam dos estudos. Os educadores devem com habilidade estimular o aluno para ele pensar antes de agir, para transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ambiguidade perceptiva da imagem analisada no facebook(2018-06-29) PINHEIRO, Iwya Danielle dos Santos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Partindo do princípio de que o mundo é muito mais imagético que escrito, e que a imagem por si só já é um recurso dinâmico e exerce muita influência na nossa mente, venho neste estudo mostrar que assim como o texto escrito e no texto falado as imagens também podem transmitir ambiguidade, neste caso ambiguidade perceptiva, e buscar comprovar que a ambiguidade não é estritamente vinculada à linguagem verbal, podendo ser aplicada também a linguagem não-verbal, para melhor explicitar essa proposta busquei embasamento nos estudos que envolvem as Ciências Cognitivas, pois foi através delas que a Linguística Cognitiva deu início aos esboços que envolviam a percepção, tendo em vista que a imagem por si só não tem significação completa ela necessita de um contexto, e é nessa perspectiva de atrelar conhecimento de mundo (contexto) com a imagem em si que surgem os estudos referentes à Linguística e a Semântica Cognitiva que vem tratar da cognição humana principalmente no que tange a visão e a percepção, a visão porque é através dela que a mente recebe os estímulos visuais e a percepção porque é ela que atribui o significado aos estímulos recebidos, e assim demonstrar que a imagem mantém relações íntimas com o mundo real especialmente no que tange a significação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise comparativa entre os sinais de pontuação do português x o parâmetro expressão facial e corporal em uma fábula traduzida para Libras(2022-02-23) SILVA, David Ferreira da; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; https://orcid.org/0000-0001-6278-2667Nas últimas décadas, as discussões e estudos acadêmicos acerca do ensino e Educação Bilíngue para pessoas surdas têm ganhado cada vez mais espaço nas pesquisas científicas. Contudo, as (os) estudantes surdas (os) ainda têm dificuldade na compreensão e aprendizagem de alguns aspectos do português escrito – considerado como L2 dessa comunidade no Brasil –, como é o caso dos sinais de pontuação do português. Este trabalho tem como objetivo verificar se o uso de gênero fábula traduzido para Libras pode contribuir para o ensino de sinais gráficos de pontuação do português na modalidade escrita de discentes surdas (os) do ensino Fundamental Maior. Para isso, foi necessário: compreender o funcionamento dos sinais de pontuação em português escrito e em Libras, por meio do Parâmetro Expressão Facial e Corporal; identificar as possíveis similaridades e as diferenças de pontuação entre as línguas que são de modalidades diferentes; observar quais sinais de pontuação gráfica do português foram traduzidos para a fábula analisada em Libras; e, por fim, definir as contribuições que o gênero fábula traz ao ensino de português escrito para pessoas surdas. Como aporte teórico nesta pesquisa foram utilizados estudos de Pagura (2003); Santiago e Lacerda (2016); Araújo e Carvalho (2017); Jakobson (1969); Segala; Quadros (2015), entre outros, sobre a tradução interlingual entre Libras e Português. Quadros (1997); Carvalho (2017); Soares (1998); e, Pereira (2009) a respeito da compreensão da proposta de ensino bilíngue para alunas (os) surdas (os). Marcuschi (2008); Bagno (2006); Silva (2017); e, Santos (2016) acerca do gênero textual fábula. Soares (2017) e Bechara (2019) no que concerne aos sinais de pontuação do português. E Brito (1997), no que tange ao Parâmetro de Expressão Facial e Corporal da Libras. É uma pesquisa de cunho qualitativa com análise comparativa entre o funcionamento dos sinais de pontuação no português e sua tradução para Libras, por meio do Parâmetro Expressão Facial e Corporal na fábula da escritora Uendy Feitosa E quem disse… que não falo?, escrita em português e traduzida para Libras, registrada em vídeo disponível no YouTube. Os estudos apontaram que há relação entre os sinais de pontuação do português e o Parâmetro Expressão Facial e Corporal da Libras; além disso, assinala que o uso de um gênero textual na língua materna das pessoas surdas pode facilitar sua compreensão e aprendizagem do português escrito.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da aprendizagem dos componentes curriculares - Latim I e II: um estudo de caso do curso de Letras – Português da Universidade Federal do Pará(2022-02-14) DIAS, Dhemiff Quaresma; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O ensino do Latim faz parte do eixo teórico curricular do curso de Letras com Licenciatura em Língua Portuguesa no Ensino Superior da Universidade Federal do Pará. Neste contexto, este trabalho busca analisar as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos discentes dentro dos parâmetros deste componente curricular. A pesquisa foi conduzida através de um questionário individualmente disponibilizado por um link online de maneira a identificar esses entraves para os discentes da UFPA que cursaram o componente Latim.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da expressão “nem fodendo”: uma perspectiva da linguística funcional centrada no uso(2024-11-07) XAVIER, Myrian Flávia Santos e Silva; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Este estudo examina a complexidade linguística na criação de conexões sociais e na facilitação da comunicação. Concentrando-se na negação como um elemento-chave na estrutura comunicativa, investigamos suas diversas formas, incluindo aquelas que não seguem os padrões gramaticais convencionais, conhecidas como negações não canônicas. Essas formas, frequentemente usadas no cotidiano, conferem maior expressividade ao discurso, refletindo a intenção do falante em enfatizar ideias e adicionando um impacto emocional à comunicação. Um exemplo destacado de negação não canônica é a expressão “nem fodendo” na língua portuguesa falada no Brasil, especialmente popular entre os falantes mais jovens em contextos informais e nas redes sociais. Utilizando uma abordagem funcional, inspirada em autores como Bybee (2016) e Rios de Oliveira (2020), este estudo emprega revisão bibliográfica e análise de dados reais para investigar os processos motivacionais por trás do uso da expressão “nem fodendo” como forma de negação no português brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise de interpretação simultânea (Português - Libras) de trechos da música sentimento louco na live da cantora Marília Mendonça(2021-10-08) SILVA, Giovanna Magno Santos; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; https://orcid.org/0000-0001-6278-2667Este artigo tem como objetivo identificar as estratégias interpretativas e refletir sobre a importância de intérpretes de Libras durante o processo de interpretação simultânea para a comunidade surda. A interpretação simultânea do Português para Libras da música Sentimento Louco foi transmitida no site do Youtube na Live da cantora Marília Mendonça e é alvo de análise nesta pesquisa. Durante a produção do artigo, utilizamos como referencial teórico sobre estudos da língua de sinais: Ferreira-Brito (1997), Quadros (2000, 2004); e acerca de Estudos da Interpretação, em especial à língua de Brasileira de sinais, Libras, Segala (2010), Marcon (2012), Araújo e Carvalho (2017), Carvalho (2020) e Nicoloso (2015); abordando sobre o processo de interpretação e o papel da música para a comunidade surda, Strobel (2008), entre outros. Como metodologia da pesquisa, fizemos uso da abordagem qualitativa e descritiva, buscando analisar comparativamente os trechos da música com seu conteúdo semântico entre as transcrições do português oral, a glosa da Libras e os prints da sinalização da intérprete de Libras. Foram identificadas algumas estratégias interpretativas como uso dos Parâmetros Expressão Facial, Corporal e Movimento, além da exploração de classificadores que foram fundamentais para o contexto de interpretação de música. Esta pesquisa nos permitiu perceber a importância que a interpretação interlingual tem para a comunidade surda em geral, por meio da intérprete de Libras, pois foi possível que essa parcela da população tivesse acesso ao conteúdo musical utilizado no período da pandemia do coronavírus como forma de minimizar o impacto do isolamento social.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise do discurso: um olhar sobre a ambiguidade em propagandas das havainas(2018-06-26) COSTA, Yanca Marcelle Costa da; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este artigo se propõe a refletir sobre os processos de produção dos sentidos em propagandas das Havaianas, com o intuito de compreender o fenômeno da ambiguidade utilizado nesse tipo de texto. Para tanto, apresentaremos as contribuições da Análise do Discurso como uma teoria de leitura que pode ser aplicada a diferentes textos, em especial, neste artigo, ao texto propagandístico. Para realização desse estudo, baseamo-nos nos conceitos teóricos relacionados à teoria da Análise do Discurso de linha francesa, de Michel Pêcheux e desenvolvida aqui no Brasil por Eni Orlandi e outros estudiosos, que, enquanto instrumento teórico-metodológico, funcionará como ancoragem dos pressupostos e abordagens desenvolvidas ao longo do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do game League of Legends sob o olhar da semiótica peirceana(2021-10-08) NEGRÃO, Jéssyca Cristien Carvalho; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho tem como objeto de estudo o signo game pela abordagem da semiótica Peirceana, analisado pela relação do signo com o seu objeto, considerando o aspecto Icônico, Indicial e simbólico. Para isso, escolheu-se o jogo League of Legends da Riot Games. A base teórica deste trabalho foi fundamentada no estudo da semiótica americana, tendo o game League of Legends como objeto. Por fim, apresentar a contribuição que o game League of Legends oferece para a semiótica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise e interpretação do primeiro canto de Os Lusíadas(2019-12-17) PANTOJA, Dorotéia Ferreira; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090Este artigo tem por propósito a leitura e a explicação do primeiro canto da epopeia portuguesa de Camões, Os Lusíadas com a produção de uma análise e interpretação da divisão do canto em consonância com paralelos de temas com a contemporaneidade. Para tanto, utiliza-se apoio bibliográfico sobre o contexto histórico e embasado nos conceitos da teoria poética, como a Poética de Aristóteles e Anazildo Silva Vasconcellos em História da Epopeia Brasileira (2007) e pelo texto base do poema de Virgílio C. Dias (2005) com a tese de que Portugal existe por força de vontade própria, cerne pelo qual o poema pode ser compreendido e pelo plano maravilhoso e histórico que formam o modelo da poesia épica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise semiótica peirciana aplicada em capas de livros infantis(2021-10-08) CARNEIRO, Ellen Santos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho tem como tema a análise semiótica peirciana que trata dos signos e suas relações. O objetivo geral é aplicar a teoria semiótica peirciana em duas capas de livros infantis que abordam a temática da morte. A pesquisa justifica-se de forma relevante pelo fato de que qualquer fenômeno pode ser analisado e considerado um signo, desde que haja significação e produção de sentido para quem interpretará. Desta feita, a metodologia desta pesquisa será baseada nos estudos de Peirce (2005), Santaella (2004), Coelho Netto (1980), Foucault (1988) e Marcuschi (2007). O corpus será constituído por duas capas de livros infantis que abordam a temática da morte, as quais foram analisadas semioticamente de acordo com as categorias de Peirce, focando na segunda divisão do signo em relação ao objeto, especificamente na tríade de: ícone, índice e símbolo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise sobre o uso dos contos de fadas na zona ribeirinha no município de Abaetetuba-PA(2018-05-26) MAUÉS, Diana Teles; RIBEIRO, Leidiane Mara Moraes; COSTA, Regina Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/2835860032691025Autores como Cosson (2016); Kleiman (2003), Brandão (1997), Foucambert (1997) dentre outros, realizam discussões que enfatizam a importância da leitura do texto literário para o processo de desenvolvimento do letramento literário, pois essas possibilitam aos sujeitos o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas. Cosson (2016) destaca que mediante a leitura dos textos literários, é possível adotar um comportamento e uma linguagem adquirindo o gosto pela leitura sem perder-se a “beleza” dos textos. Nesta linha de pensamento, a leitura do texto literário pode ser uma prática voltada para a reflexão sociocultural, por meio das experiências. Desta forma, sabe-se que a leitura dos textos literários é importante para o desenvolvimento do letramento, no entanto, muitas vezes, há apenas a afirmação dessa importância sem que fique claro como e em que condições esses textos exercem esse papel formativo. Ou seja, é preciso avançar nesses estudos visando responder as seguintes perguntas: como e porque os contos de fadas e/ou os textos literários promovem o letramento literário? O que há nesses textos que os tornam tão importante para o processo de letramento literário? Assim, por meio deste estudo, objetiva-se analisar como o uso dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm promove o letramento literário, refletindo acerca das funções sociocognitivas linguísticas interacionistas no desenvolvimento humano. O presente estudo é de cunho teórico, fundamentando-se na produção teórica de autores como Silva, Lajolo, documentos legais como os PCN’S, dentre outros representantes da temática. Os resultados dessa pesquisa apontam que o uso dos Contos de Fadas e a leitura do texto literário exercem papel sociocognitivo fundamental ao desenvolvimento do leitor literário, pois por meio destes é possível exercitar, principalmente, a imaginação a sentimentos como senso de solidariedade, amor ao próximo, além de uma reflexão crítica acerca de situações do cotidiano. Também, ao utilizar esses recursos como ferramenta para o letramento, permite-se ampliar o conhecimento sobre o mundo. Do ponto de vista pedagógico, é essencial o papel do professor nesse processo, na medida em que ele pode criar situações com várias possibilidades de releitura dos diferentes temas dos Contos de Fadas, para que o sujeito possa ver para além daquilo que lhe é oferecido pelo seu cotidiano, expandindo, assim, o seu conhecimento sobre o mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise textual da argumentatividade no movimento virtual #vidasnegrasimportam(2021-10-18) TELES, Izabel dos Santos; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945; https://orcid.org/0000-0003-3889-687XEste trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a argumentação, quando as postagens nas redes sociais Instagram e Twitter se filiam ao movimento virtual representado pela hashtag vidasnegrasimportam. Adotamos, como base teórica sobre argumentação, a Análise da Argumentação no Discurso, de Ruth Amossy, e como base sobre hipertextualidade e sobre hashtag, as contribuições de Ingedore Koch e de Alves Filho et al., entre outros autores que serão importantes para a elaboração deste trabalho. Para a análise, foram escolhidas oito publicações, entre posts e tuítes, a fim de verificarmos como diferentes textos convergem no sentido de se identificarem antirracistas. Os resultados indicam que a argumentatividade empreendida pelo recurso da hashtag é caracterizada, principalmente, por uma diluição de argumentos operada pela multiplicidade de temas abordados nesses textos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O apelo ao pathos em um pronunciamento político: uma análise textual(2021-10-18) RODRIGUES, Patrícia Aparecida Oleastre; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945; https://orcid.org/0000-0003-3889-687XNeste artigo, buscamos investigar o funcionamento dos processos referenciais como estratégias textuais de argumentação e de mobilização do pathos no pronunciamento de posse do primeiro mandato do exPresidente Luís Inácio Lula da Silva. A pesquisa baseia-se nos postulados de Rutty Amossy (2018) no que se refere à argumentação no discurso e à mobilização do pathos, estabelecendo uma articulação entre os pressupostos das retóricas clássica e nova e os princípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa de viés nãomaterialista. Sobre a referenciação, adota-se os pressupostos da Linguística Textual, baseados em Cavalcante (2012), Macedo (2018), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), entre outros. Verificamos, na análise, que o referente “povo brasileiro” tem proeminência nesse texto e o modo como ele foi construído contribui significativamente para o empreendimento argumentativo do locutor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A aplicação da teoria semiótica peirciana no gênero charge(2018-06-28) SANTOS, Adenilda Sena dos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho investiga o processo de significação implícita envolvendo o gênero charge segundo a perspectiva da semiótica peirceana. Deste modo, busca-se compreender o processo de produção de sentido à luz desta teoria. A metodologia empregada é de acordo com Santaella (2005). Para complementar nossa investigação sobre o processo de produção de sentido referente ao corpus analisado, estabelecemos diálogo com Marcuschi (2011), que teoriza sobre os gêneros textuais e com Fernandes (2008) e Orlandi (1999), que tratam sobre Análise do Discurso. A leitura da charge a partir da análise semiótica realizada nos permitiu concluir que a significação implícita se dá exatamente no modo como o signo está configurado, confirmando a ideia de que o signo representa uma realidade sociocultural, um discurso, mas essa representação ocorre de forma expressiva, o que é peculiar ao gênero charge.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Argumentatividade no gênero narrativo fábula(2019-12-20) CARVALHO, Zaete Farias; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945Este trabalho tem como objetivo analisar como a sequência narrativa funciona em um texto do gênero fábula como estratégia argumentativa. Para atingir nosso propósito,tomaremos como base teórica a Abordagem da Argumentação no Discurso,proposta por Ruth Amossy (2018), os estudos da tese de Macedo (2018) e as colocações de Adam (2019), além de outros teóricos. Sobre a metodologia, faremos análise da estrutura sequencial de uma fábula animada publicada no YouTube, sob o título “A Fábula da Corrupção”.Com base nas teorias de apoio, no que concerne tanto à argumentatividade presente na narrativa como à sua composicionalidade, verificamos que o conjunto de acontecimentos ao longo da narrativa orienta, conforme o que postula Amossy (2019), os modos de pensar, de ver e de sentir do interlocutor.