Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de jovens e adultos em Barcarena nos anos 1990(2014) SOUZA, Maria do Carmo Soares de; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483Este trabalho tem como objetivo central de mostrar um pouco por meio, de pesquisa feita com alunos e professores, como ocorreu o processo de alfabetização de jovens e adultos em Barcarena na década de 1990. E também como as pessoas vinham de outras regiões com a finalidade de conseguir emprego nas fábricas, mas eram impedidos por falta de estudos e qualificação profissional. Tratar da educação de jovens e adultos, na visão dos autores Magda Soares, Alfabetização e letramento 2013. Suzana Schwartz, Alfabetização de jovens e adultos 2012. Lígia Regina Klein Alfabetização Quem Tem Medo de Ensinar 2002. Luiz Antônio Marcuschi. Da Fala para a Escrita 2010. Como os adultos não alfabetizados estão inseridos, em uma sociedade letrada e totalmente escrita, algumas dicas para alfabetizar adultos, o que acontece quando um adulto é alfabetizado, aprende a ler, escrever, a produzir em situações específicas, como os educadores devem agir para que os alunos jovens e adultos não desistam dos estudos. Os educadores devem com habilidade estimular o aluno para ele pensar antes de agir, para transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ambiguidade perceptiva da imagem analisada no facebook(2018-06-29) PINHEIRO, Iwya Danielle dos Santos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Partindo do princípio de que o mundo é muito mais imagético que escrito, e que a imagem por si só já é um recurso dinâmico e exerce muita influência na nossa mente, venho neste estudo mostrar que assim como o texto escrito e no texto falado as imagens também podem transmitir ambiguidade, neste caso ambiguidade perceptiva, e buscar comprovar que a ambiguidade não é estritamente vinculada à linguagem verbal, podendo ser aplicada também a linguagem não-verbal, para melhor explicitar essa proposta busquei embasamento nos estudos que envolvem as Ciências Cognitivas, pois foi através delas que a Linguística Cognitiva deu início aos esboços que envolviam a percepção, tendo em vista que a imagem por si só não tem significação completa ela necessita de um contexto, e é nessa perspectiva de atrelar conhecimento de mundo (contexto) com a imagem em si que surgem os estudos referentes à Linguística e a Semântica Cognitiva que vem tratar da cognição humana principalmente no que tange a visão e a percepção, a visão porque é através dela que a mente recebe os estímulos visuais e a percepção porque é ela que atribui o significado aos estímulos recebidos, e assim demonstrar que a imagem mantém relações íntimas com o mundo real especialmente no que tange a significação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise comparativa entre os sinais de pontuação do português x o parâmetro expressão facial e corporal em uma fábula traduzida para Libras(2022-02-23) SILVA, David Ferreira da; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; https://orcid.org/0000-0001-6278-2667Nas últimas décadas, as discussões e estudos acadêmicos acerca do ensino e Educação Bilíngue para pessoas surdas têm ganhado cada vez mais espaço nas pesquisas científicas. Contudo, as (os) estudantes surdas (os) ainda têm dificuldade na compreensão e aprendizagem de alguns aspectos do português escrito – considerado como L2 dessa comunidade no Brasil –, como é o caso dos sinais de pontuação do português. Este trabalho tem como objetivo verificar se o uso de gênero fábula traduzido para Libras pode contribuir para o ensino de sinais gráficos de pontuação do português na modalidade escrita de discentes surdas (os) do ensino Fundamental Maior. Para isso, foi necessário: compreender o funcionamento dos sinais de pontuação em português escrito e em Libras, por meio do Parâmetro Expressão Facial e Corporal; identificar as possíveis similaridades e as diferenças de pontuação entre as línguas que são de modalidades diferentes; observar quais sinais de pontuação gráfica do português foram traduzidos para a fábula analisada em Libras; e, por fim, definir as contribuições que o gênero fábula traz ao ensino de português escrito para pessoas surdas. Como aporte teórico nesta pesquisa foram utilizados estudos de Pagura (2003); Santiago e Lacerda (2016); Araújo e Carvalho (2017); Jakobson (1969); Segala; Quadros (2015), entre outros, sobre a tradução interlingual entre Libras e Português. Quadros (1997); Carvalho (2017); Soares (1998); e, Pereira (2009) a respeito da compreensão da proposta de ensino bilíngue para alunas (os) surdas (os). Marcuschi (2008); Bagno (2006); Silva (2017); e, Santos (2016) acerca do gênero textual fábula. Soares (2017) e Bechara (2019) no que concerne aos sinais de pontuação do português. E Brito (1997), no que tange ao Parâmetro de Expressão Facial e Corporal da Libras. É uma pesquisa de cunho qualitativa com análise comparativa entre o funcionamento dos sinais de pontuação no português e sua tradução para Libras, por meio do Parâmetro Expressão Facial e Corporal na fábula da escritora Uendy Feitosa E quem disse… que não falo?, escrita em português e traduzida para Libras, registrada em vídeo disponível no YouTube. Os estudos apontaram que há relação entre os sinais de pontuação do português e o Parâmetro Expressão Facial e Corporal da Libras; além disso, assinala que o uso de um gênero textual na língua materna das pessoas surdas pode facilitar sua compreensão e aprendizagem do português escrito.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da aprendizagem dos componentes curriculares - Latim I e II: um estudo de caso do curso de Letras – Português da Universidade Federal do Pará(2022-02-14) DIAS, Dhemiff Quaresma; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O ensino do Latim faz parte do eixo teórico curricular do curso de Letras com Licenciatura em Língua Portuguesa no Ensino Superior da Universidade Federal do Pará. Neste contexto, este trabalho busca analisar as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos discentes dentro dos parâmetros deste componente curricular. A pesquisa foi conduzida através de um questionário individualmente disponibilizado por um link online de maneira a identificar esses entraves para os discentes da UFPA que cursaram o componente Latim.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da expressão “nem fodendo”: uma perspectiva da linguística funcional centrada no uso(2024-11-07) XAVIER, Myrian Flávia Santos e Silva; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Este estudo examina a complexidade linguística na criação de conexões sociais e na facilitação da comunicação. Concentrando-se na negação como um elemento-chave na estrutura comunicativa, investigamos suas diversas formas, incluindo aquelas que não seguem os padrões gramaticais convencionais, conhecidas como negações não canônicas. Essas formas, frequentemente usadas no cotidiano, conferem maior expressividade ao discurso, refletindo a intenção do falante em enfatizar ideias e adicionando um impacto emocional à comunicação. Um exemplo destacado de negação não canônica é a expressão “nem fodendo” na língua portuguesa falada no Brasil, especialmente popular entre os falantes mais jovens em contextos informais e nas redes sociais. Utilizando uma abordagem funcional, inspirada em autores como Bybee (2016) e Rios de Oliveira (2020), este estudo emprega revisão bibliográfica e análise de dados reais para investigar os processos motivacionais por trás do uso da expressão “nem fodendo” como forma de negação no português brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise de interpretação simultânea (Português - Libras) de trechos da música sentimento louco na live da cantora Marília Mendonça(2021-10-08) SILVA, Giovanna Magno Santos; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; https://orcid.org/0000-0001-6278-2667Este artigo tem como objetivo identificar as estratégias interpretativas e refletir sobre a importância de intérpretes de Libras durante o processo de interpretação simultânea para a comunidade surda. A interpretação simultânea do Português para Libras da música Sentimento Louco foi transmitida no site do Youtube na Live da cantora Marília Mendonça e é alvo de análise nesta pesquisa. Durante a produção do artigo, utilizamos como referencial teórico sobre estudos da língua de sinais: Ferreira-Brito (1997), Quadros (2000, 2004); e acerca de Estudos da Interpretação, em especial à língua de Brasileira de sinais, Libras, Segala (2010), Marcon (2012), Araújo e Carvalho (2017), Carvalho (2020) e Nicoloso (2015); abordando sobre o processo de interpretação e o papel da música para a comunidade surda, Strobel (2008), entre outros. Como metodologia da pesquisa, fizemos uso da abordagem qualitativa e descritiva, buscando analisar comparativamente os trechos da música com seu conteúdo semântico entre as transcrições do português oral, a glosa da Libras e os prints da sinalização da intérprete de Libras. Foram identificadas algumas estratégias interpretativas como uso dos Parâmetros Expressão Facial, Corporal e Movimento, além da exploração de classificadores que foram fundamentais para o contexto de interpretação de música. Esta pesquisa nos permitiu perceber a importância que a interpretação interlingual tem para a comunidade surda em geral, por meio da intérprete de Libras, pois foi possível que essa parcela da população tivesse acesso ao conteúdo musical utilizado no período da pandemia do coronavírus como forma de minimizar o impacto do isolamento social.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise do discurso: um olhar sobre a ambiguidade em propagandas das havainas(2018-06-26) COSTA, Yanca Marcelle Costa da; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este artigo se propõe a refletir sobre os processos de produção dos sentidos em propagandas das Havaianas, com o intuito de compreender o fenômeno da ambiguidade utilizado nesse tipo de texto. Para tanto, apresentaremos as contribuições da Análise do Discurso como uma teoria de leitura que pode ser aplicada a diferentes textos, em especial, neste artigo, ao texto propagandístico. Para realização desse estudo, baseamo-nos nos conceitos teóricos relacionados à teoria da Análise do Discurso de linha francesa, de Michel Pêcheux e desenvolvida aqui no Brasil por Eni Orlandi e outros estudiosos, que, enquanto instrumento teórico-metodológico, funcionará como ancoragem dos pressupostos e abordagens desenvolvidas ao longo do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do game League of Legends sob o olhar da semiótica peirceana(2021-10-08) NEGRÃO, Jéssyca Cristien Carvalho; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho tem como objeto de estudo o signo game pela abordagem da semiótica Peirceana, analisado pela relação do signo com o seu objeto, considerando o aspecto Icônico, Indicial e simbólico. Para isso, escolheu-se o jogo League of Legends da Riot Games. A base teórica deste trabalho foi fundamentada no estudo da semiótica americana, tendo o game League of Legends como objeto. Por fim, apresentar a contribuição que o game League of Legends oferece para a semiótica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise e interpretação do primeiro canto de Os Lusíadas(2019-12-17) PANTOJA, Dorotéia Ferreira; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090Este artigo tem por propósito a leitura e a explicação do primeiro canto da epopeia portuguesa de Camões, Os Lusíadas com a produção de uma análise e interpretação da divisão do canto em consonância com paralelos de temas com a contemporaneidade. Para tanto, utiliza-se apoio bibliográfico sobre o contexto histórico e embasado nos conceitos da teoria poética, como a Poética de Aristóteles e Anazildo Silva Vasconcellos em História da Epopeia Brasileira (2007) e pelo texto base do poema de Virgílio C. Dias (2005) com a tese de que Portugal existe por força de vontade própria, cerne pelo qual o poema pode ser compreendido e pelo plano maravilhoso e histórico que formam o modelo da poesia épica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise semiótica peirciana aplicada em capas de livros infantis(2021-10-08) CARNEIRO, Ellen Santos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho tem como tema a análise semiótica peirciana que trata dos signos e suas relações. O objetivo geral é aplicar a teoria semiótica peirciana em duas capas de livros infantis que abordam a temática da morte. A pesquisa justifica-se de forma relevante pelo fato de que qualquer fenômeno pode ser analisado e considerado um signo, desde que haja significação e produção de sentido para quem interpretará. Desta feita, a metodologia desta pesquisa será baseada nos estudos de Peirce (2005), Santaella (2004), Coelho Netto (1980), Foucault (1988) e Marcuschi (2007). O corpus será constituído por duas capas de livros infantis que abordam a temática da morte, as quais foram analisadas semioticamente de acordo com as categorias de Peirce, focando na segunda divisão do signo em relação ao objeto, especificamente na tríade de: ícone, índice e símbolo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise sobre o uso dos contos de fadas na zona ribeirinha no município de Abaetetuba-PA(2018-05-26) MAUÉS, Diana Teles; RIBEIRO, Leidiane Mara Moraes; COSTA, Regina Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/2835860032691025Autores como Cosson (2016); Kleiman (2003), Brandão (1997), Foucambert (1997) dentre outros, realizam discussões que enfatizam a importância da leitura do texto literário para o processo de desenvolvimento do letramento literário, pois essas possibilitam aos sujeitos o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas. Cosson (2016) destaca que mediante a leitura dos textos literários, é possível adotar um comportamento e uma linguagem adquirindo o gosto pela leitura sem perder-se a “beleza” dos textos. Nesta linha de pensamento, a leitura do texto literário pode ser uma prática voltada para a reflexão sociocultural, por meio das experiências. Desta forma, sabe-se que a leitura dos textos literários é importante para o desenvolvimento do letramento, no entanto, muitas vezes, há apenas a afirmação dessa importância sem que fique claro como e em que condições esses textos exercem esse papel formativo. Ou seja, é preciso avançar nesses estudos visando responder as seguintes perguntas: como e porque os contos de fadas e/ou os textos literários promovem o letramento literário? O que há nesses textos que os tornam tão importante para o processo de letramento literário? Assim, por meio deste estudo, objetiva-se analisar como o uso dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm promove o letramento literário, refletindo acerca das funções sociocognitivas linguísticas interacionistas no desenvolvimento humano. O presente estudo é de cunho teórico, fundamentando-se na produção teórica de autores como Silva, Lajolo, documentos legais como os PCN’S, dentre outros representantes da temática. Os resultados dessa pesquisa apontam que o uso dos Contos de Fadas e a leitura do texto literário exercem papel sociocognitivo fundamental ao desenvolvimento do leitor literário, pois por meio destes é possível exercitar, principalmente, a imaginação a sentimentos como senso de solidariedade, amor ao próximo, além de uma reflexão crítica acerca de situações do cotidiano. Também, ao utilizar esses recursos como ferramenta para o letramento, permite-se ampliar o conhecimento sobre o mundo. Do ponto de vista pedagógico, é essencial o papel do professor nesse processo, na medida em que ele pode criar situações com várias possibilidades de releitura dos diferentes temas dos Contos de Fadas, para que o sujeito possa ver para além daquilo que lhe é oferecido pelo seu cotidiano, expandindo, assim, o seu conhecimento sobre o mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise textual da argumentatividade no movimento virtual #vidasnegrasimportam(2021-10-18) TELES, Izabel dos Santos; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945; https://orcid.org/0000-0003-3889-687XEste trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a argumentação, quando as postagens nas redes sociais Instagram e Twitter se filiam ao movimento virtual representado pela hashtag vidasnegrasimportam. Adotamos, como base teórica sobre argumentação, a Análise da Argumentação no Discurso, de Ruth Amossy, e como base sobre hipertextualidade e sobre hashtag, as contribuições de Ingedore Koch e de Alves Filho et al., entre outros autores que serão importantes para a elaboração deste trabalho. Para a análise, foram escolhidas oito publicações, entre posts e tuítes, a fim de verificarmos como diferentes textos convergem no sentido de se identificarem antirracistas. Os resultados indicam que a argumentatividade empreendida pelo recurso da hashtag é caracterizada, principalmente, por uma diluição de argumentos operada pela multiplicidade de temas abordados nesses textos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O apelo ao pathos em um pronunciamento político: uma análise textual(2021-10-18) RODRIGUES, Patrícia Aparecida Oleastre; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945; https://orcid.org/0000-0003-3889-687XNeste artigo, buscamos investigar o funcionamento dos processos referenciais como estratégias textuais de argumentação e de mobilização do pathos no pronunciamento de posse do primeiro mandato do exPresidente Luís Inácio Lula da Silva. A pesquisa baseia-se nos postulados de Rutty Amossy (2018) no que se refere à argumentação no discurso e à mobilização do pathos, estabelecendo uma articulação entre os pressupostos das retóricas clássica e nova e os princípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa de viés nãomaterialista. Sobre a referenciação, adota-se os pressupostos da Linguística Textual, baseados em Cavalcante (2012), Macedo (2018), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), entre outros. Verificamos, na análise, que o referente “povo brasileiro” tem proeminência nesse texto e o modo como ele foi construído contribui significativamente para o empreendimento argumentativo do locutor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A aplicação da teoria semiótica peirciana no gênero charge(2018-06-28) SANTOS, Adenilda Sena dos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho investiga o processo de significação implícita envolvendo o gênero charge segundo a perspectiva da semiótica peirceana. Deste modo, busca-se compreender o processo de produção de sentido à luz desta teoria. A metodologia empregada é de acordo com Santaella (2005). Para complementar nossa investigação sobre o processo de produção de sentido referente ao corpus analisado, estabelecemos diálogo com Marcuschi (2011), que teoriza sobre os gêneros textuais e com Fernandes (2008) e Orlandi (1999), que tratam sobre Análise do Discurso. A leitura da charge a partir da análise semiótica realizada nos permitiu concluir que a significação implícita se dá exatamente no modo como o signo está configurado, confirmando a ideia de que o signo representa uma realidade sociocultural, um discurso, mas essa representação ocorre de forma expressiva, o que é peculiar ao gênero charge.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Argumentatividade no gênero narrativo fábula(2019-12-20) CARVALHO, Zaete Farias; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945Este trabalho tem como objetivo analisar como a sequência narrativa funciona em um texto do gênero fábula como estratégia argumentativa. Para atingir nosso propósito,tomaremos como base teórica a Abordagem da Argumentação no Discurso,proposta por Ruth Amossy (2018), os estudos da tese de Macedo (2018) e as colocações de Adam (2019), além de outros teóricos. Sobre a metodologia, faremos análise da estrutura sequencial de uma fábula animada publicada no YouTube, sob o título “A Fábula da Corrupção”.Com base nas teorias de apoio, no que concerne tanto à argumentatividade presente na narrativa como à sua composicionalidade, verificamos que o conjunto de acontecimentos ao longo da narrativa orienta, conforme o que postula Amossy (2019), os modos de pensar, de ver e de sentir do interlocutor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos linguístico-discursivos da ladainha de Nossa Senhora da comunidade Furo Panacuera em Abaetetuba – PA(2021-10-05) FERREIRA, Amanda Ferreira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700Este trabalho discorre sobre os aspectos linguístico-discursivos da ladainha de Nossa Senhora da comunidade Furo Panacuera em Abaetetuba-Pa. Objetiva-se discutir a respeito da ladainha de Nossa Senhora como manifestação de identidade no Furo Panacuera a partir do modo de realização linguístico-discursiva dada pelos membros da comunidade. A base teórica apoia-se em Coelho e Mesquita (2013), Silva (2012) e Nascimento e Paula (2014). Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa de campo, tendo como corpus a ladainha de Nossa Senhora. Os resultados revelam que a ladainha realizada na comunidade Furo Panacuera sofreu algumas modificações se comparada com a versão original em latim, como fenômenos relacionados a adição e omissão de fonemas (epêntese, paragoge, prótese, aférese, síncope, entre outros), troca e substituição de fonemas (dissimilação), além do acréscimo e repetição de algumas invocações. Conclui-se que a ladainha de Nossa Senhora se confirmou como manifestação de cultura e identidade dos ribeirinhos do Furo Panacuera. A população precisou adaptar-se para que a ladainha continuasse acontecendo na comunidade, seja traduzindo algumas partes para o português, bem como transcrevendo a ladainha para que mais pessoas tivessem acesso e aprendessem a letra, visto que a ladainha faz parte da cultura e identidade pertencentes ao povo ribeirinho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O barroco ardente: a cara do Brasil(2018-06-25) PINHEIRO, Paulo Raphael Soares; BENTES, Rosa Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/7870562072011556O nosso objetivo nesse artigo é investigar a contribuição da brasilidade, ou seja a ardência dentro do barroco e destacar que apesar de ser um estilo europeu, ao chegar aqui no Brasil, vai receber as influências da miscigenação, os traços do negro e do índio vão engrandecer e enriquecer essa arte tão bela. Os estudos sobre a influência da miscigenação no estilo barroco e o papel que o mesmo exerceu em ser esse elo de manifestação da cultura Brasileira em construção, no qual os artistas brasileiros se apropriaram do estilo como forma de manifestação cultural e artística. Iremos analisar também o papel do barroco como “espelho” para os nossos artistas contemporâneos, analisando as artes barrocas, elucidando a identidade brasileira dentro das artes e equiparando-as com as artes que perpetuam os nossos dias, destacando a contribuição do barroco e presença dele nas artes contemporâneas (arquitetura, escultura, música e festas).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brasileirismos na colocação de pronomes clíticos (1908): a língua nacional(2021-10-07) COSTA, Andréia Feio da; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Este trabalho tem como objetivo geral analisar o fenômeno da colocação de pronomes clíticos na obra Brasileirismos de colocação de pronomes – Resposta ao Sr. Candido de Figueiredo (1908), de Paulino de Brito, no contexto da língua nacional. Como objetivos específicos, busca-se: fazer um estudo sobre a vida de Paulino de Brito e sua importância para educação no Brasil/Pará; compreender os contextos histórico e linguístico de Brasileirismos; entender o fenômeno da colocação de pronomes clíticos sob os aspectos descritivos e prescritivos e analisar, sob os aspectos gramatical e linguístico, o fenômeno da colocação de pronomes clíticos na forma de falar brasileira na obra Brasileirismos. Como embasamento desta pesquisa, utilizam-se as concepções de Duarte (2018, 2021), Orlandi (2001, 2002), Said Ali (2008/1908), Bechara (2009) e Bagno (2009, 2012). Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. O fenômeno da colocação de pronomes clíticos no Brasil envolve uma discussão histórica. No Pará, Paulino de Brito levanta vários questionamentos sobre o tema no início do século XX. Essa discussão atravessou o século XXI como um tema muito polêmico a respeito das formas do falar brasileiro. As análises empreendidas nesta pesquisa atestam que a colocação de próclise em início de enunciado é recorrente no português do Brasil, tanto na sua forma oral, quanto na sua forma escrita. Portanto, é uma forma legítima do português brasileiro, o que daria ganho de causa para os argumentos de Paulino Brito, sendo justamente este modo de historicização a respeito dos clíticos no PB, inclusive, em sua abordagem nos estudos linguísticos contemporâneos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As bruxas da modernidade: os discursos presentes em Malleus Maleficarum e suas influências na luta feminista(2019-12-18) FERREIRA, Suzi André; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700Esta pesquisa apresenta como tema central a permanência dos discursos veiculados no livro Malleus Maleficarum, e suas influências em discursos modernos. Nessa preceptiva, o presente estudo tem como principal objetivo investigar como as características associadas às mulheres na Idade Média ecoam em discursos da sociedade contemporânea. Assim, buscou-se analisar como discursos reproduzidos entre os séculos V ao XV, socialmente difundidos e perpetuados no imaginário popular, tornaram-se, atualmente, parte da ideologia aceita por uma determinada classe. Para tanto, realizou-se uma análise teórico-metodológica de cunho qualitativo, ancorada na revisão bibliográfica. Os dados foram coletados do livro Malleus Maleficarum, bem como 25 tuítes que apresentam conteúdos com discursos que estão relacionados aos trechos do livro medieval, selecionados da rede social Twitter. Diante de tais análises, fora possível suscitar reflexões acerca dos processos que levam a reconhecer as bruxas da modernidade, configuradas em mulheres que lutam contra os estereótipos e paradigmas societários que insistem em subjazer a figura feminina na sociedade contemporânea.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Capas de uma ditadura: o uso da sexualidade como recurso simbólico de resistência(2017) NUNES, Márcia Silva; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; Orcid - https://orcid.org/0000-0003-0429-9700O presente trabalho, traz uma pesquisa reflexiva sobre as capas de disco elaboradas na época da ditadura militar e que foram censuradas, as quais serão analisadas por meio da Gramática do Design Visual. As capas selecionadas aqui para serem analisadas são as do disco de Gal Costa “As Índias”, de Tom Zé “Todos os olhos” e de Caetano Veloso “Jóia”. Todas serão analisadas por meio Gramática do Design Visual, bem como, pela ótica das regras impostas pela ditadura militar, que justifica a censura dada as capas acima citadas. A pesquisa utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a qual deu todo suporte para que fosse feito um apanhado histórico do período e das leis criadas na ditadura, leis estas que tiravam muitos dos direitos da população brasileira e impunha um modelo “ideal” de sociedade de casamento, de relacionamento, de opção sexual e outros. Mas a pesquisa bibliográfica também orientou quanto ao conceito, e análise das referidas capas por meio da Gramática do Design Visual, assim como a respeito da sexualidade trabalhada no texto.