Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    ‘Mina’ de quantificadores: uma abordagem funcionalista
    (2024-11-07) CARNEIRO, Elaine do Rêgo; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282
    O presente artigo se trata de um trabalho de conclusão de Curso, desenvolvido no Núcleo Amazônico de Estudos Semânticos do Português (NAESP). Nesse sentido, propõe-se uma discussão acerca do fenômeno da quantificação, direcionando o foco para uma expressão não canônica do português, empregada em algumas regiões do país, a saber: mina. O objetivo do trabalho é sinalizar o processo de mudança linguística que ocorre no interior da língua, sob a perspectiva da motivação da gramática. Por essa razão, este estudo se ancora nas teorias e postulados da Linguística Funcional, nos estudos de Rios de Oliveira (2020), Cunha et al (2015), Bybee (2010), além dos estudiosos Ferrarezi Jr (2008) e Cançado (2008). Para a realização da pesquisa e análise do fenômeno em foco, recorreu-se a prints de conversas e postagens nos aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, em que foram encontradas ocorrências como “Tão prendendo mina de gente”, entre outras. A referida pesquisa teve início em 17/11/2022 e término em 04/03/2024 e busca contribuir com os estudos gramaticais do português brasileiro.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formas de negação não canônicas nas construções [NEM X], [NEM EM], [NEM QUE] e [NEM SE]
    (2024-11-07) ARAÚJO, Irna Moraes; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente trabalho pauta uma discussão a respeito do fenômeno da negação, traçando o foco para os diversos usos de uma expressão considerada canônica pelo Português Brasileiro, em conjunto com outras não-canônicas. Este estudo tem como objetivo apresentar o processo de adaptação linguística que ocorre no português, através de um olhar relacionado à motivação da linguagem. Por esse motivo, esta pesquisa justifica-se pela verificação de que os seres humanos são expressivos, através das mais variadas formas de se comunicar. Este trabalho se propõe a complementar os estudos existentes na área do Funcionalismo, visto que a língua é funcional e dinâmica, e está sempre em constante evolução, assim como o meio social em que ela está inserida. Assim, é imprescindível a realização de pesquisas relacionadas às variações linguísticas dentre as quais pode-se citar o objeto deste estudo, e as formas que elas ocorrem, visto que essas alterações existem no dia a dia e são essenciais para a realização da comunicação no meio da linguagem.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história do livro escolar no Pará: a Grammatica Portugueza de Julio Cezar Ribeiro de Souza e o processo de gramatização do português no Brasil
    (2024-11-04) GOMES, Gabriela de Nazaré Rodrigues.; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    O campo de estudo sobre a história do livro no Brasil tem ganhado bastante destaque na Amazônia nos últimos anos. O Grupo de Estudos em História do Livro Didático da Amazônia (GEHLDA), que desenvolve seus estudos na área desde 2016, tem se concentrado na história de livros escolares de leitura e gramáticas primárias produzidas no Pará durante o período que abrange a segunda metade do século XIX e o início do século XX. Esta pesquisa, vinculada ao GEHLDA, tem por objetivo geral compreender a importância da Grammatica Portugueza, de Julio Cezar Ribeiro de Souza no processo de gramatização do português no Brasil. Para alcançar esse objetivo, busca-se descrever a Grammatica Portugueza sob o aspecto linguístico e analisar fenômenos linguísticos da Grammatica que apresentam marcas do processo de gramatização do português no Brasil. A pesquisa se fundamenta principalmente nos estudos realizados no campo da História das ideias linguísticas, conforme postulado por Auroux (2014) e Colombat; Fournier; Puech (2017), além da abordagem sobre a história do livro escolar no Pará, com base em Duarte (2018). Os resultados mostram que a Grammmatica Portugueza do intelectual paraense Julio Cezar Ribeiro de Souza, publicada em 1872, atendeu às leis prescritas pela província do Pará que exigiam que as gramáticas primárias deveriam estar de acordo com a tradição gramatical portuguesa pautada na concepção filosófica da língua. No entanto, o gramático paraense não se rendeu completamente às exigências lusitanas e apresenta, em notas de rodapé, sua análise crítica sobre a língua portuguesa, contribuindo para o processo de gramatização do português no Brasil.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo semântico-pragmático sobre os processos implícitos encontrados em construções binárias por inferência na hipotaxe adverbial
    (2024-11-07) COSTA, Wanessa do Espírito Santo Queiroz; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente artigo realiza uma discussão de cunho sintático-semântico acerca das construções binárias que são encontradas em atos interacionais que apresentam processos implícitos por meio de inferência na hipotaxe adverbial, a saber: “Mais um pio, eu retiro de sala”, essa construção, ao ser analisada por um viés funcional, pode-se notar que infere valores semânticos de tempo, causa e condição. Além disso, é importante ressaltar que esta pesquisa é fruto dos debates que ocorreram no Núcleo Amazônico de Estudos Semânticos do Português – NAESP, no qual fazia parte como bolsista e esses debates foram primordiais para o desenvolvimento da pesquisa que objetiva também explanar o processo que leva à criação de construções binárias por inferência na hipotaxe adverbial. Nesse sentido, o trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Funcional, na linha de Bybee (2010) e no trabalho de Decat (2001), que advogam sobre a língua se modelar a partir dos usos. Logo, construções que fogem dos padrões sintáticos canônicos não são criadas de forma aleatória, mas motivada. Dessa forma, para realizar tal discussão, recorreu-se às redes sociais, com o propósito de coletar dados que demonstrem as omissões de termos em um complexo oracional.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    [(Tô) te falando]: uma análise funcionalista do fenômeno de afirmação no português brasileiro
    (2024-11-07) DIAS, Joice Martins; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente estudo, desenvolvido dentro do Núcleo Amazônico de Estudos Semânticos do Português – NAESP, da Universidade Federal do Pará – Campus de Abaetetuba, promove uma discussão acerca do fenômeno da afirmação, com ênfase em uma forma não canônica do português, a saber: “[(to) te falando]”. O estudo tem como meta destacar a evolução linguística que ocorre na língua, enfatizando a motivação gramatical. Assim, a pesquisa é fundamentada nos pressupostos do Funcionalismo, conforme delineados por Bybee (2010), Givón (1995), Neves (2000) e Oliveira (2020). Para analisar o fenômeno em foco, foram utilizados dados coletados a partir de prints de conversas no WhatsApp e no Facebook, em que foram encontradas ocorrências como “mano vai dá em nada tô te falando”, entre outras. A pesquisa visa enriquecer os estudos gramaticais do português brasileiro, fornecendo a análise de uma expressão não canônica relacionada ao fenômeno de afirmação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da expressão “nem fodendo”: uma perspectiva da linguística funcional centrada no uso
    (2024-11-07) XAVIER, Myrian Flávia Santos e Silva; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    Este estudo examina a complexidade linguística na criação de conexões sociais e na facilitação da comunicação. Concentrando-se na negação como um elemento-chave na estrutura comunicativa, investigamos suas diversas formas, incluindo aquelas que não seguem os padrões gramaticais convencionais, conhecidas como negações não canônicas. Essas formas, frequentemente usadas no cotidiano, conferem maior expressividade ao discurso, refletindo a intenção do falante em enfatizar ideias e adicionando um impacto emocional à comunicação. Um exemplo destacado de negação não canônica é a expressão “nem fodendo” na língua portuguesa falada no Brasil, especialmente popular entre os falantes mais jovens em contextos informais e nas redes sociais. Utilizando uma abordagem funcional, inspirada em autores como Bybee (2016) e Rios de Oliveira (2020), este estudo emprega revisão bibliográfica e análise de dados reais para investigar os processos motivacionais por trás do uso da expressão “nem fodendo” como forma de negação no português brasileiro.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Cinema e educação feminina: uma análise do filme “Capitã Marvel”
    (2024) CORRÊA, Eliane Melo; PANTOJA, Suellem Martins; http://lattes.cnpq.br/7313830922821427; https://orcid.org/0000-0002-9646-586X
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o filme da Capitã Marvel e discorrer sobre o cinema e a educação feminina, buscamos realizar uma reflexão acerca de como as mídias reproduzem estereótipos, a exemplo do cinema que historicamente é centralizado no homem branco sendo reflexo de uma sociedade patriarcal. Essa pesquisa traz cenas do filme, que são analisadas tendo por base a etnografia de tela, a partir do recorte de cenas nas quais é possível identificar questões de gênero e de empoderamento. Buscamos também relacionar as questões apresentadas com a atualidade e as discussões que envolvem a participação das mulheres em espaços tidos como majoritariamente masculinos. A heroína Carol Danvers, ao chegar aos cinemas como protagonista, contribui para que determinadas representações sociais sejam questionadas. Isso é importante para que as meninas possam se ver como protagonistas, tendo essa referência, e para que os meninos tenham a oportunidade de ver outras representações quebrando os estereótipos de histórias que sempre colocam os homens como personagens principais e detentores de força, enquanto as mulheres são retratadas como submissas e fracas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A legitimidade do modo de falar brasileiro na obra “Collocação dos pronomes” de Paulino de Brito (1907)
    (2017-04-04) BRAGA, Rosenita Fernandes; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    O presente trabalho está assentado no tema: A legitimidade do modo de falar brasileiro na obra “Collocação dos Pronomes” de Paulino de Brito (1907), cujo objetivo geral é analisar os discursos que deram legitimidade ao modo de falar brasileiro na obra “Collocação dos Pronomes”, de Paulino de Brito, publicada em 1907. Para atingir esse objetivo pretende-se: compreender as duas principais ideologias educacionais do final do século XIX e início do século XX no Brasil, entender a importância de Paulino de Brito para a educação no Pará, analisar as vozes sociais que legitimaram o modo de falar brasileiro nos discursos de Paulino de Brito na obra “Collocação dos Pronomes” e analisar as vozes sociais que legitimam o modo de falar brasileiro na contemporaneidade. O objeto de estudo da presente pesquisa é a obra Paraense “Collocação dos Pronomes”, de Paulino de Brito, que foi publicada no início do século XX, no Pará. O livro é constituído de vários artigos que fazem parte das respostas dadas por Paulino de Brito ao gramático português Cândido de Figueiredo, devido às críticas feitas pelo intelectual português ao modo de falar brasileiro. A partir dessas questões, pretende-se, à luz da Análise Dialógica do Discurso (ADD), preconizada pelo Círculo de Bakhtin, analisar os enunciados escritos na obra que tratam da variação linguística como forma legítima da Língua Portuguesa. Os dados mostraram que as vozes sociais que atravessam os discursos de Paulino de Brito defendem a variação linguística legitimamente nacional, de acordo com seu contexto sócio-histórico. As discussões na contemporaneidade sobre o modo de falar brasileiro e suas variações são atravessadas pelas vozes de Paulino de Brito, defendidas no início do século XX.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A influência translinguística sintática da libras na produção textual do português escrito como segunda língua para surdos
    (2018-05-21) BISPO, Daniela dos Santos; CARVALHO, Francisca Maria;  http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
    Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar a influência translinguística de ordem sintática da Libras para a Língua Portuguesa. Pressupõe-se que o contato tardio com a Língua de Sinais afeta o sistema cognitivo do aluno, e que isso posteriormente, irá interferir no aprendizado da Língua Portuguesa. Adotou-se como aporte teórico: Souza (2014), o qual trata a influência translinguística como sendo, “a possibilidade de identificação de características da língua de maior proficiência - L1, no uso de uma língua de menor proficiência -L2” e Quadros (1997) que defende o bilinguismo como sendo uma proposta de ensino por escolas que se propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar, a saber, no caso da criança surda, a Libras como primeira língua e a língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua. O material utilizado para a coleta de dados era composto de uma história em quadrinhos sem fala de título “Luluzinha, a caçadora”. Participaram da pesquisa 3 (três) alunos surdos com idade de 18 e 24 anos cursando o 7º e 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do município de Tomé-Açu, Pará. Solicitouse aos participantes que observassem uma sequência de imagens, em seguida, relatassem a sequência em Libras e, posteriormente, em Língua Portuguesa na modalidade escrita. Os resultados revelaram que não foi possível observar a influência translinguística de ordem sintática de L1, Libras, sobre a L2, a Língua Portuguesa, porque os surdos não conseguiram contar a história em Libras nem escrever o texto escrito em português, mas apenas palavras soltas, sem a construção de uma estrutura sintática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os poemas sociais de D. Pedro Calsadáliga
    (2017) SILVA, Nahara Santana Ferreira da; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    Este trabalho se constitui de um estudo de alguns poemas de Dom Pedro Casaldáliga, tendo como tema principal o seu lado social. Trata-se de uma produção social, que expressa à ligação dele com a defesa dos pobres e necessitados, assumindo um caráter de protesto e denúncia contra os males que atinge o povo da região do Araguaia. O conceito de Verossimilhança e poesia social foi essencial para a interpretação de suas obras no decorrer do trabalho, pois dessa forma foi possível reconhecer no interior dos poemas selecionados, que Casaldáliga apresenta uma experiência particular e comunitária com os conflitos de uma região que dão origem aos seus poemas, representativo de sua luta contra os problemas sociais do homem presente. O presente trabalho está dividido em três tópicos onde em cada tópico é abordado um poema de Dom Pedro Casaldáliga, e os três tópicos são: Poema e as atitudes diante do problema social que se tenta amenizar, Poema contra a pobreza e Poesia na luta para se ter uma terra para habitar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba
    (2017) BRITO, Lílian Ferreira; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    O presente trabalho tem como principal objetivo revalorizar as narrativas populares como estratégia de ensino na prática docente no município de Abaetetuba, tomando por embasamento os pressupostos de alguns teóricos de grande relevância para as pesquisas de cunho narrativo, como Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) entre outros que serão de grande valia para a construção desse trabalho. Por meio de um levantamento bibliográfico e de uma pequena entrevista realizada com três professores da rede pública de ensino do município de Abaetetuba, apresentaremos diferentes abordagens a cerca do nosso objeto de estudo, no intuito de demonstrar um caminho possível para a utilização das narrativas regionais como um instrumento auxiliar na prática docente dos professores de Língua Portuguesa,no que tange o processo de letramento dos alunos do ensino básico. Por meio desse estudo também ressaltaremos os pormenores existentes no âmbito educacional interligados a efetividade do uso das narrativas dos contos e lendas que constituem a identidade cultural Abaetetubense,possibilitando desse modo uma conclusão contundente e uma proposta de ensino relevante.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Capas de uma ditadura: o uso da sexualidade como recurso simbólico de resistência
    (2017) NUNES, Márcia Silva; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; Orcid - https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
    O presente trabalho, traz uma pesquisa reflexiva sobre as capas de disco elaboradas na época da ditadura militar e que foram censuradas, as quais serão analisadas por meio da Gramática do Design Visual. As capas selecionadas aqui para serem analisadas são as do disco de Gal Costa “As Índias”, de Tom Zé “Todos os olhos” e de Caetano Veloso “Jóia”. Todas serão analisadas por meio Gramática do Design Visual, bem como, pela ótica das regras impostas pela ditadura militar, que justifica a censura dada as capas acima citadas. A pesquisa utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a qual deu todo suporte para que fosse feito um apanhado histórico do período e das leis criadas na ditadura, leis estas que tiravam muitos dos direitos da população brasileira e impunha um modelo “ideal” de sociedade de casamento, de relacionamento, de opção sexual e outros. Mas a pesquisa bibliográfica também orientou quanto ao conceito, e análise das referidas capas por meio da Gramática do Design Visual, assim como a respeito da sexualidade trabalhada no texto.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A crítica social ao modelo familiar imposto pela sociedade do século XIX usando como contexto social a obra “A Cartomante”, e um possível paralelo com o modelo familiar do século XXI
    (2017-04-03) DIAS, Amanda Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho tem por objetivo evidenciar o modelo familiar dos séculos XIX e XXI, fazendo uma comparação entre ambos, tendo como aporte teórico textos que problematizam o padrão familiar em ambos os momentos da história da família no Brasil, exemplificando tal especificidade no romance machadiano “A Cartomante”. Por meio deste trabalho, tentaremos responder a certos anseios que surgiram no decorrer da pesquisa, saber: Que conceito de família é o mais aceito nas sociedades de tais séculos? Que família é essa de que todos falamos, tratamos, pensamos, idolatramos, profanamos ou celebramos? Existe um “padrão” de família ou haveria vários tipos de família aceitáveis? É possível falar em família no singular? Para tentar abarcar essas questões, tentaremos abordar alguns aspectos da perspectiva antropológica sobre família e, no decorrer dos capítulos, fazer abordagens gerais sobre a família do século XIX e o modelo de família que temos atualmente
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O comportamento social da personagem Luzia em Luzia homem de Domingos Olímpio
    (2017) PAIXÃO, Maria Orlandina Batista; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    O objetivo do artigo é analisar o comportamento social da personagem LUZIA em LUZIA HOMEM de Domingos Olímpio, é apresentar a figura da mulher, utilizando a personagem Luzia da obra Luzia Homem de Domingos Olímpio (1903), como base para ilustrar o comportamento feminino dentro do contexto social nordestino do século XIX. Como revelam as ações contrárias às convenções do período e mostrar como a mulher é tratada e se seu comportamento está de acordo com o que se esperava na época
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O celibato como representação da dominação religiosa em Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano
    (2017-04-06) SEKI, Natália dos Santos; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    A monografia intitulada “O celibato como representação da dominação religiosa no romance Eurico, o presbítero” (1844), tem como objetivo analisar esta obra de Alexandre Herculano, para destacar que o celibato representa aquilo que chamaremos neste trabalho dominação religiosa, como definido por Max Weber (1920), pois sua imposição social é propagada como divina, tendo como finalidade a construção de uma identidade para o clero. Esta questão será tratada por meio da análise do personagem Eurico, juntamente com fragmentos da obra que ilustrem este domínio religioso figurado através do instituto do celibato, com a finalidade de identificar como é constituída esta dominação no desenvolvimento do personagem, e as consequências sociais do produto dessa dominação que é o celibato em sua vida; as convenções religiosas que determinaram o seu triste desfecho; o aporte histórico-estético será feito partir de Massaud Moisés (2013) e Max Weber (1920) entre outros
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O caráter de Aurélia diante das mazelas sociais do séc. XIX
    (2017) RODRIGUES, Conceição de França; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    Este trabalho tem o objetivo de analisar a obra Senhora, de José de Alencar ressaltando a crítica e às contradições presentes na sociedade brasileira do século XIX, por meio de sua obra romântica, a qual constrói uma personagem feminina que é educada para exercer autonomia como indivíduo, sendo assim contraditória à educação rígida das demais mulheres desse período. Neste sentido, este artigo tem a finalidade de analisar a trajetória da protagonista Aurélia Camargo e o seu caráter, através do seu comportamento diante das mazelas sócias do século XIX, a fim de identificar os hábitos, costumes e a educação das mulheres dessa sociedade. O qual demonstrar assim o predomínio do masculino sobre a vontade feminina e o fato de que às mulheres se destinava uma vida de submissão. Busca-se discutir estas relações considerando a personagem feminina e o contexto da época, o qual é moldado pelo patriarcalismo e pela educação burguesa. Procura-se articular com as temáticas do casamento, comportamento, valores e submissão o contexto da sociedade. E assim investigar até que ponto a atitude de Aurélia e seu caráter discorrem entre si, com os valores morais e sociais da época, e qual as características de mulher idealizada ela mostrar-se na obra.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representação feminina negra no romance chove nos campos de cachoeira, de Dalcídio Jurandir
    (2017-04-12) CRUZ, Lariça Rosa da; LOBATO, Ladyana dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8841346138900610
    Este estudo é direcionado para a análise da representação feminina negra na obra Chove nos Campos de Cachoeira, do escritor paraense Dalcídio Jurandir. Refere-se, mais especificamente, a representação da personagem Amélia. Para o tratamento das questões alusivas à raça e gênero na literatura contou-se, principalmente, com os estudos teóricos de Filho (2004), Evaristo (2009) e Duarte (2013). Com a análise, notou-se que a representação da personagem na narrativa apresenta caráter de transição, já que é representada a partir da visão estereotipada, assim como através da desconstrução do estereótipo. A visão estereotipada empregada na obra aponta para a situação de discriminação e miséria atribuída ao sujeito negro decorrente do período escravocrata. Deste modo, a ruptura do estereótipo demonstra um cenário destoante do que era previsto para uma mulher negra na literatura canônica, isto é, proporciona a quebra de preconceito e silenciamento a respeito do sujeito feminino negro.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A terminologia da pesca artesanal no Baixo Tocantins
    (2017-04) RIBEIRO, Janice Miranda; RIBEIRO, Marco Aurélio Pantoja; MONTEIRO, Alessandra Martins
    Este Trabalho de Curso (TCC) traz como proposta a elaboração de um Glossário Terminológico do ofício da Pesca Artesanal praticada nos municípios de Igarapé – Miri/PA (Rio Panacauera, zona rural) e Barcarena/PA (Vila do Conde, zona urbana), composto de 204 verbetes (termos - entrada) e suas variantes terminológicas (lexicais, topoletais e morfossintáticas), encontram-se analisados, registrados e classificados linguisticamente, seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da Lexicologia, Terminologia/Terminografia e Socioterminologia. Os termos (lexias especializadas) que compõem o Glossário Terminológico da Pesca Artesanal1 foram extraídos de 10 (dez) narrativas orais de pescadores artesanais, profissionais que atuam na Pesca Artesanal e utilizam embarcações de madeira de pequeno e médio porte, em duas regiões distintas do baixo Tocantins, a saber, Rio Panacauera, zona rural e Vila do conde, zona urbana distritos de Igarapé-Miri/PA e Barcarena/PA, respectivamente. No que tange à linguística de campo, utilizamos como norte, as técnicas de coletas de dados adotada pelo Projeto ALiPA e Projeto ALiB com algumas adaptações. Desta feita, foram arrolados 10 (dez) pescadores artesanais que trabalham há mais de 05 (cinco) anos no oficio, nascidos e criados ou que residem na localidade a mais de 10 (dez) anos nas comunidades de fala pesquisadas. Para a coleta dos dados, foram aplicadas as seguintes técnicas: 10 (dez) entrevistas com os 10 (dez) informantes; gravações digitais em formato MP3 de 10 (dez) narrativas orais; aplicação de um questionário semântico – lexical (QSL) com perguntas relativas ao universo da pesca artesanal; transcrição grafemática parcial de trechos dos discursos dos informantes onde os termos se realizam morfossintaticamente, para a composição do glossário terminológico proposto. Ao analisarmos o corpus coletados encontramos variantes terminológicas topoletais, lexicais e morfossintáticas condicionadas pelos fatores sociais e geográficos escolaridade, idade e região
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O comportamento feminino no romance romântico do século XIX: a idealização romântica de Mariana, em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco
    (2017) BRAGA, Rosiléia Batista; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    Este trabalho intitulado como o comportamento feminino no romance romântico do século XIX: a idealização romântica de Mariana, em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, instigou-me desde o ensino médio, em que pude conhecer o romance romântico do referido autor, e da escola literária a qual o mesmo pertenceu. Nele será traçado um breve estudo do autor e do próprio enredo, salientando as características evidentes no texto, no que compete a personagem Mariana, através de trechos, em que se observam tais aspectos, e ainda levantando considerações das atitudes dela, relacionando com isso, as evidências com os perfis das mulheres do século XIX e da atualidade. Comportamentos esses, que se difundem em muito por questões históricas, políticas, culturais e econômicas. E, finalmente fazendo um paralelo com os comportamentos femininos ao longo da história e como se desconstruiu esse paradigma de sociedade patriarcal no decorrer do tempo. Neste sentido a literatura é um importante instrumento para se repensar princípios e valores tidos como absolutos, no caso dessa temática, especificamente no que diz respeito ao universo das mulheres. Tendo como aporte teórico a pesquisa bibliográfica baseada em Massaud Moisés, Jacó Guinsburg entre outros, que comprovam a veracidade do estudo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri.
    (2017) MELO, Jucicleiton Antunes; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    O presente trabalho objetivou levantar as principais dificuldades de escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Enedina Sampaio Melo na cidade de Igarapé-Miri, apontando possíveis soluções para tais deficiências. Sendo assim, este estudo conta com a reflexão sobre as práticas de ensino de português acerca da produção textual escrita em sala de aula com base nos PCN (1998), Antunes (2003 e 2010), Garcez (2012), Koch (2014e 2015), Marcuschi (2000 e 2008), Luckesi (1998) e Marcurschi e Suassuna (2007). Para a execução dessa proposta adotou-se a entrevista com questionários com perguntas abertas e fechadas, bem como análise de redações como método de investigação de dados quantitativos e qualitativos dos resultados. Ao final da investigação constatou-se que as principais dificuldades de produção textual dos alunos estão na introdução e na conclusão das redações, além da falta de estratégias de organização das ideias no texto. Percebeu-se também que a deficiência de escrita está intimamente ligada à falta de leitura dos alunos, apontado tanto pelos professores quanto pelos próprios alunos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática composta por cinco oficinas para contribuir com a formação dos alunos