Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do gênero textual conto à realidade do ensino de língua portuguesa: uma análise sociolinguística, identitária e discursiva do conto “Nóis mudemo” de Fidêncio Bogo
    (2025-09-15) SILVA, Enilvan de Jesus Costa da; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994
    O presente trabalho apresenta uma análise do conto nóis mudemo, de Fidêncio Bogo, embarcado nos conhecimentos sociolinguístico, identitários e discursivos caracterizados em seu contexto. Busca também destacar uma visão renovada de como ensinar língua portuguesa brasileira nas escolas, demonstrando um novo processo de ensino/aprendizagem desta disciplina, com a valorização das características do alunado, os quais trazem consigo tais marcas de registro social e acabam desembocando dentro do espaço escolar. Objetiva-se reconhecer as particularidades do aluno e partindo desse ponto, propor abordagens significativas na aquisição dos conhecimento em língua portuguesa em sala de aula. Usa-se como metodologia neste estudo uma revisão bibliográfica, com abordagem analítico discursiva, traçando uma estratégia de interrelações entre a linguagem, identidade e discurso. Sendo assim, buscou-se discutir com Bagno, Hall e Ramalho & Resende para esta análise. Nesta perspectiva, investiga-se as variações dialectais, as particularidades de fala, a identidade social e a força que o discurso no conto demonstra. Sendo assim, este trabalho irá externar o que não deve ocorrer dentro das aulas de língua portuguesa brasileira e auxiliar o educador na busca de novas metodologias para transformar, de forma positiva, seu alunado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memória de velhos/as: identidade negra e Quilombola de idoso/as em Abaetetuba/PA
    (2025-09-16) FERREIRA, JOCIEL; SOUSA, Deusa Maria de; http://lattes.cnpq.br/7903732047295381
    Este plano de trabalho intitulado Memória de velhos/as: identidade negra e quilombola de idoso/as em Abaetetuba/PA, tem como objetivo investigar o papel das memórias orais de mulheres negras e idosas quilombolas na preservação e reconstrução da identidade negra e quilombola no município de Abaetetuba/PA, e teve como lócus da pesquisa as comunidades de Piratuba e Bom Remédio (Rio Assacu). Por meio de entrevistas, buscou-se compreender como as experiências de vida dessas mulheres atravessadas por trabalho precoce, exclusão escolar, práticas tradicionais e religiosidade popular se articulam à resistência cultural e a ancestralidade. Fundamentado teoricamente em Bosi (1979), Karpinski e Montysuma (2009), Nascimento (2006), Moura (1994), Spivak (2010) Hall (2006), e Cruz (2021), o estudo reconhece a oralidade como fonte imprescendível de conhecimento e como instrumento de fortalecimento da memória coletiva.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Discussão das estratégias de promoção de inclusão educacional das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na área da linguagem em Abaetetuba-PA
    (2025-09-22) OLIVEIRA, Ângela da Silva; TRINDADE, Joseline Simone Barreto; http://lattes.cnpq.br/7293990139775313
    Este artigo aborda as estratégias de promoção de inclusão educacional de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) na área da linguagem com uma pesquisa realizada no município de Abaetetuba. A pesquisa apoia-se nas legislações brasileiras, internacionais e em referenciais teóricos, além de relatos de experiência. Os resultados apontam que, apesar dos avanços legais e das boas práticas encontradas, ainda existem lacunas pertinentes entre as leis e a realidade das escolas, especialmente pela ausência de dados estatísticos no município e pela escassez de uma formação continuada dos docentes. A verdadeira inclusão necessita da junção da família, escola, profissionais da área e apoio político, destacando-se a importância do atendimento especializado (AEE), do uso de estratégias pedagógicas adaptadas e da valorização das múltiplas formas de linguagem. Entende-se que a verdadeira inclusão escolar exige além do respaldo legal como também o compromisso ético, humano e coletivo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A influência dos processos fonológicos na escrita dos alunos do 6º ano da escola municipal do ensino fundamental Deocleciana Pereira de Araújo - Abaetetuba/PA
    (2025-09-15) BARROS, José Marcelo Barros e; MIRANDA, Camille Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2963843028051548; https://orcid.org/0000-0002-3920-6247
    O presente trabalho propõe estudar as variações fonéticos-fonológicas que ocorrem nos escritos dos alunos do 6º ano do Fundamental 1, da Escola Municipal do Ensino Fundamental Deocleciana Pereira de Araújo-Abaetetuba/Pa. O objetivo principal é a investigação das variações produzidas pelos estudantes, além dos objetivos específicos, que se debruçam em: tecer considerações a respeito do conceito de variações fonético-fonológicas, seus tipos e ocorrências; identificar em atividades de intervenções os “erros” ortográficos recorrentes nos escritos dos alunos. Para isso, usou-se como metodologia para a coleta de dados o emprego de práticas pedagógicas como: escuta de música, observação de desenho e leitura de texto, os quais se seguiram de atividades onde se buscou incentivar os alunos a escreverem. Após isso, num segundo momento, fez-se a análise dos dados onde, em tabelas e gráficos, observou-se as quantidades e os tipos de variações fonológicas encontradas nos escritos destes alunos, o que permitiu na comprovação de existência da influência dos processos fonológicos da fala sobre a escrita, sendo eles os processos de apagamento, inserimento, realocação e supressão de fonemas. Assim, entendeu-se que, dentro do contexto da educação básica a estratégia de escrita dos alunos baseia-se na oralidade reafirmando a dinamicidade da língua.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A linguagem dos feirantes na feira de Abaetetuba: uma abordagem variacionista
    (2025-09-18) FRANCO, Diego da Silva; FERNANDES, Helane de Fátima Gomes; http://lattes.cnpq.br/7945915787371959
    O presente trabalho se localiza dentro dos estudos da linguagem, de abordagem variacionista, com foco nos aspectos relacionados as especificidades da fala de cada grupo social. O objetivo é discutir acerca da relação entre sociedade e linguagem, a partir da linguagem dos feirantes na feira de Abaetetuba – PA, o qual serão analisados expressões típicas dos feirantes. Compreendese que existem uma série de ramificações que influenciam os modos de expressão e estão relacionados com o contexto social que rodeiam os sujeitos. Como aporte teórico, utilizamos prioritariamente os estudos de Alkmim (2006), Bortoni (2014) e Bagno (2007). A pesquisa aqui desenvolvida é de abordagem qualitativa e desenvolveu-se a partir de algumas etapas principais, um estudo bibliográfico, a pesquisa de campo para a coleta de dados, a etapa de análise e, por fim, a escrita do artigo científico. A investigação nos indica que os feirantes de Abaetetuba dispõem de um quadro sociolinguístico marcado por uma forte identidade local, flexibilidade comunicativa e preservação de traços linguísticos próprios. Os feirantes não apenas reconhecem que seu modo de falar difere de outras regiões, mas também atribuem valor a essa diferença. Ademais, a pesquisa revela que o modo de falar dos feirantes é um aspecto cultural, permeado por história, relações sociais e valores compartilhados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As práticas de leitura e escrita em alunos com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo abordando desafios e perspectivas da educação inclusiva
    (2025-09-15) RODRIGUES, Ana Manuelly Cardoso; RODRIGUES, Luana Silva; FERREIRA, Antonio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994
    Este artigo aborda a prática de leitura e escrita em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de um estudo direcionado aos desafios e às perspectivas da educação inclusiva. O objetivo principal foi analisar e compreender as dificuldades enfrentadas por alunos atípicos no processo de leitura e escrita, especialmente aqueles que já se encontram no Ensino Fundamental. O locus da pesquisa foi uma escola estadual da rede pública de ensino. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com discentes da instituição, além de alunos diagnosticados com TEA, público-alvo deste trabalho. Com base nos dados obtidos e nos estudos analisados, foi possível concluir que, apesar dos desafios, alunos atípicos são capazes de desenvolver a leitura e a escrita por meio de métodos adequados, utilizando essas habilidades para se integrar socialmente e participar da vida em sociedade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Letramento acadêmico e ensino do português para surdo: desafios e motivações
    (2025-09-16) SANTOS, Maria Rita Conceição dos; MIRANDA, Camille Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2963843028051548; https://orcid.org/0000-0002-3920-6247
    O presente artigo, intitulado Letramento Acadêmico e Ensino do Português para Surdos: Desafios e Motivações, analisa a inclusão de alunos surdos no ensino superior, destacando o aprendizado do português como segunda língua e da Libras como primeira. Observa-se que, apesar de avanços, persistem desafios significativos, como a escassez de materiais didáticos acessíveis, barreiras comunicacionais e o despreparo de professores para práticas inclusivas. O estudo tem como objetivo compreender o letramento acadêmico de estudantes surdos, observando a produção escrita a partir de gêneros textuais, analisando estratégias de escrita, investigando métodos de ensino utilizados por docentes ouvintes e discutindo contribuições da literatura científica sobre práticas bilíngues. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com aplicação de questionários no Google Forms com estudantes ouvintes e surdo, docentes e intérprete. Os resultados mostram que, embora a participação dos alunos surdos ainda dependa de apoio e mediação, sua motivação, autonomia e valorização da identidade surda contribuem para sua atuação ativa nas atividades acadêmicas, reforçando a importância de políticas e práticas pedagógicas que promovam a inclusão e a diversidade no ambiente universitário.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metáfora, cultura e identidade: uma análise da expressão paraense “o cavalo mordeu tua cabeça”
    (2025-09-11) RIBEIRO, Concilda Ferreira; SANTOS, Liliane Rodrigues dos; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente trabalho objetiva analisar o uso da expressão metafórica muito utilizada no falar paraense, “O cavalo mordeu tua cabeça?”, evidenciando a perda da composicionalidade, visto que o significado da expressão não está na interpretação de suas respectivas partes, mas sim nas inferências e conhecimento social e cultural do falante. Para a realização da pesquisa foram recrutados dados e conversas de redes sociais, mais precisamente dos aplicativos WhatsApp e Instagram, detalhando cada contexto de uso. Portanto, a fundamentação teórica está baseada na linguística funcional, considerando os estudos de Martellota (2003; 2021) que pontua que a língua não é fixa, mas sim maleável se moldando de acordo com a necessidade de uso, e Souza (2020), que discute a importância da semântica para a compreensão de significados, reforçandose na teoria de Lakoff e Johson (1980), acerca da metáfora conceitual, enfatizando o mapeamento entre dois domínios, havendo sempre uma correlação. Por fim, este trabalho busca contribuir para estudos voltados na área da linguística, especificamente, no campo da metáfora, buscando oferecer uma discussão e análise de expressões que já existem de forma convencional na língua, mas que, devido ao falante ser expressivo, consegue criar novos rótulos, dando um novo significado, sempre com uma motivação de acordo com suas necessidades.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As relações de ensino-aprendizagem nas práticas de leitura e escrita no 9º ano de uma escola Quilombola
    (2025-09-15) PAES , Cinthia da Silva; VILHENA, Vilma Torres; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar de quais maneiras as práticas de leitura e escrita podem contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem enfrentadas por estudantes do 9º ano da Escola Quilombola Santo André, localizada nas ilhas de Abaetetuba-PA. A pesquisa fundamenta-se em autores como Vygotsky (1991), Freire (1996), Bortoni-Ricardo (2004) e Soares (2004), que destacam a importância da interação social, do letramento crítico e da valorização da diversidade linguística no processo educativo. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando questionários aplicados à professores de Língua Portuguesa à coordenação da escola e aos alunos, com análise de conteúdo das respostas. Os resultados indicam que, embora os alunos apresentem dificuldades relacionadas à ortografia, coesão e organização textual, as práticas pedagógicas fundamentadas no contexto cultural quilombola favorecem o engajamento, fortalecem a identidade dos estudantes e promovem avanços significativos na produção escrita. Conclui-se que a integração entre a cultura local, as práticas de escrita e as estratégias pedagógicas diferenciadas constitui fator essencial para o desenvolvimento das competências linguísticas e para a consolidação de uma educação inclusiva e emancipadora.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    No carnaval, teve “muita onda”, embora não tenha sido na praia
    (2025-09-11) MAGALHÃES, Jamille dos Santos; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente estudo corresponde a um trabalho de conclusão de curso, desenvolvido a partir de pesquisas e sob orientação do professor Dr. Robson Borges Rua, com o intuito de promover uma análise dos múltiplos significados da expressão paraense “muita onda”, utilizada cotidianamente pelos paraenses. Sendo assim, a pesquisa enfoca o uso metafórico dessa construção, a qual assume uma polissemia dependendo do contexto empregado. Com base nos pressupostos do Funcionalismo, de acordo com os postulados de Bybee (2010), Givon (1995), Martelotta (2008), Souza (2016) e Oliveira (2020), a análise se ancora nos dados coletados em interações pela rede social Facebook. Dessa forma, é possível observar os diferentes significados assumidos, a partir de contextos distintos, evidenciando sua natureza metafórica e seu papel na construção de sentidos no discurso cotidiano.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A expressão “quem dera" como forma de negação não canônica: uma análise funcionalista
    (2025-09-11) CARDOSO, Carla Beatriz Rodrigues; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    A presente pesquisa trata da análise funcionalista da expressão “quem dera” como uma forma de negação não canônica da Língua Portuguesa. Nesse sentido, objetiva-se apresentar e analisar tal construção, que, embora utilizada de forma constante, não está registrada em documentos oficiais do sistema linguístico. Para isso, analisou-se 5 dos 40 dados encontrados no aplicativo de mensagens Whatsapp, a partir dos quais se constatou que tal construção é mais comum, do que os advérbios, em contextos informais de interação comunicativa de negação. Diante disso, para fundamentar as discussões deste trabalho, inicialmente, fez-se um estudo das gramáticas de Cegalla (2008) e de Bechara (1999), a fim de apresentar e de conceituar os termos que constroem o vocábulo “quem dera”. A saber, define-se o “quem” como um pronome interrogativo e o “dera” como verbo conjugado na terceira, ou na primeira pessoa, do pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo. Sob essa perspectiva, o pronome é aquele que se refere a determinada pessoa do discurso, e o verbo, aquele que sinaliza a ação de transferência – concreta ou abstrata – de algo para outrem. Entretanto, quando se debate sobre o domínio de negação, essas categorias morfológicas de função previamente definidas ganham novos sentidos. Isso posto, assentou-se as discussões nos principais postulados do funcionalismo para formular explicações sobre essa mudança de significado. Assim, dentre os estudiosos que abordam sobre a temática, para Rios de Oliveira (2020), as expressões linguísticas que são muito usadas tendem a se desgastar com mais rapidez, de modo que as pessoas buscam reciclar as quais se tornam ultrapassadas, o que explica a preferência pelo “quem dera” em detrimento dos advérbios de negação. De modo semelhante, Rosário (2015) afirma que, em razão das necessidades comunicativas, os falantes buscam novo rótulos, no intento de satisfazer a sua criatividade e expressividade linguísticas. Assim, esses e outros teóricos, apresentados ao longo do trabalho, fornecem importantes contribuições que são fundamentais para entender o objeto de análise desta pesquisa. Logo, conclui-se que o “quem dera” é reflexo de um português maleável, motivado por fatores sociais e culturais, que constantemente é reconstruído pelos usuários da língua, sob justificativas diversas, entre as quais se ressalta a expressividade desses sujeitos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O impacto da restrição do uso do celular nas redes públicas de ensino: reflexões sobre a escassez de recursos para práticas de leitura e pesquisa
    (2025-09-15) COSTA, Natássia Lima da; DIAS, Antônia Vitória Farias; FERREIRA, Antonio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994
    O presente trabalho discute o impacto da restrição do uso do celular nas redes públicas de ensino, com foco nas implicações para as práticas de leitura e pesquisa em sala de aula. A pesquisa parte da compreensão de que o celular, embora frequentemente associado à distração, pode assumir um papel pedagógico relevante quando orientado de forma adequada. A proibição, em muitos contextos escolares, evidencia a carência de recursos didáticos e tecnológicos disponíveis para os estudantes, o que limita as possibilidades de acesso a informações atualizadas e de desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e autônoma. O estudo busca refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores diante dessa realidade, considerando tanto os argumentos que sustentam a restrição quanto as demandas de uma educação voltada para a formação de sujeitos críticos e preparados para o mundo digital. Para tanto, a análise apoia-se em referenciais teóricos da área da educação e em pesquisas que discutem o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se, assim, contribuir para a reflexão sobre a necessidade de um equilíbrio entre disciplina escolar e inovação pedagógica, destacando o potencial do celular como recurso acessível e próximo da realidade dos estudantes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A funcionalidade do item lexical “Confia” como forma não canônica de negação na rede social X
    (2025-09-11) BATISTA, Paulo Renan Farias; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente trabalho realiza uma discussão a respeito do fenômeno da negação, sobretudo no que se refere ao item “confia”, o qual, a depender do contexto e da intenção comunicativa, assume valor de negação, tendo em vista que tal recurso não se restringe apenas aos advérbios considerados canônicos no português brasileiro. Objetiva-se analisar e discutir o papel da unidade “confia” como forma de negação não canônica em interações discursivas na rede social X. A pesquisa é de caráter qualitativo, uma vez que a análise e interpretação dos dados coletados configuram-se como aspectos fundamentais para a construção de significados. Como constructo teórico utiliza-se autores, como Givón (1995), Martelotta e Areas (2003), Bybee (2010), Rosário (2022) e Oliveira (2020), que investigam a língua a partir de uma faceta funcionalista, em que tal organismo é maleável e motivado e, por isso, sofre alterações de acordo com as intenções e necessidades de cada falante. Nessa lógica, este artigo justifica-se pela pretensão de compreender como termos linguísticos, os quais apresentam estado de negação, por intermédio de atos expressivos comunicativos, alteram-se à vista de uma demanda linguística. Dessa forma, é mister pontuar que a língua não se constitui como um sistema engessado e autônomo, posto que os falantes são altamente expressivos e, por esse motivo, ao recrutarem e reciclarem formas já estabelecidas, modificam tal estrutura em função de seus objetivos discursivos, fato que demonstra a essencialidade entre língua e comunicação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As práticas de leitura na comunidade ribeirinha do rio Meruú-Açú: uma análise das relações de ensino e aprendizagem no 6º ano do ensino fundamental
    (2025-09-15) BARROS, Débora dos Santos; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994
    Este trabalho de conclusão de curso visa analisar o processo de ensino na comunidade ribeirinha do rio Meruú Açú, com foco nas práticas de leitura no 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa busca compreender como o ensino da leitura é desenvolvido na comunidade escolar e quais são as adversidades enfrentadas pelos alunos ao construir significados a partir da leitura, considerando os contextos culturais e pedagógicos. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu entrevistas com a professora e a diretora da escola, observação participante e análise de atividades desenvolvidas com a turma. Os resultados obtidos destacam a importância do contexto sociocultural para um processo de ensino eficaz na comunidade, revelando tanto desafios quanto potencialidades entre os alunos. Conclui-se que a contextualização e a valorização das práticas de ensino contribuem para um ensino mais rico e para o desenvolvimento educacional na comunidade. Além disso, a pesquisa evidencia a necessidade de práticas pedagógicas que integrem as características culturais da comunidade ribeirinha para promover uma educação transformadora.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As atitudes linguísticas e ideofones na comunidade quilombola Oxóssi da ribeira em Moju-PA
    (2025-09-10) SILVA, Beatriz Silva e; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322
    Este artigo tem como objetivo descrever as atitudes linguísticas em relação ao uso de ideofones na comunidade Quilombola Oxóssi da Ribeira, localizada no município de Moju, no Estado do Pará. A pesquisa se fundamenta na perspectiva e fundamentos da Sociolinguística, com ênfase nos estudos sobre variação e percepção linguística, particularmente nos estudos sobre crenças e atitudes linguísticas. Partimos de uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário de atitudes com e sem estímulo de fala a um grupo de informantes estratificados em faixa etária e sexo/gênero. Delimita-se à descrição e interpretação das avaliações dos próprios falantes da comunidade, com foco na percepção do uso dos ideofones em contextos espontâneos de fala. Os resultados indicam a presença de ideofones na oralidade local, com variações significativas nas atitudes dos falantes da comunidade, marcada por fatores sociais de idade e gênero. A análise evidencia a importância das percepções dos próprios falantes sobre sua atitude na variação linguística e contribui para mapeamentos de práticas discursivas de pesquisas acadêmicas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação metafórica do termo 'canoa' na construção da predicação
    (2025-09-11) LOBATO, Mayara de Fátima dos Santos; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente estudo traça uma discussão sobre a expressão “ele é canoa” fazendo uma comparação e ou uma predicação acerca de construir um atributo, sob a perspectiva da linguística funcional (Givón, 1995) e da semântica cognitiva (Lakoff; Johnson, 1980; Souza, 1984), com foco nos fenômenos da metáfora conceptual e nos estudos da reciclagem linguística (Oliveira, 2020). Tem como objetivo analisar “A relação metafórica do termo ‘canoa’ na construção da predicação”. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica. O corpus da pesquisa foi composto por dados extraídos de interações espontâneas no aplicativo WhatsApp, coletados entre os meses de setembro e novembro de 2023. A análise revelou que termos do léxico comum podem ser ressignificados em situações comunicativas específicas, como no caso da expressão “Ele é canoa”, que sofre um processo de reciclagem linguística, adquirindo novos sentidos conforme as práticas socioculturais dos falantes. Portanto, os resultados confirmam que a linguagem é dinâmica, adaptativa e sensível às experiências cognitivas e sociais, refletindo a constante transformação dos significados no uso real.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de leitura, escrita e oralidade no clube de aventureiros da IASD na perspectiva do letramento crítico
    (2025-09-15) VASCONCELOS, Delaila; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994
    O objetivo deste artigo é elucidar os processos de aquisição pelos quais a criança perpassa em leitura, escrita e oralidade. Este artigo faz menções a respeito desses procedimentos e a sua importância no processo de letramento do aluno; tendo por base tais conceitos, o clube de Aventureiros da Igreja Adventista do 7º Dia (IASD) será analisado, pontuando alguns métodos em que podemos analisar os processos de aquisição da leitura e escrita, perpassando também pelo desenvolvimento da oralidade. Ao ter o foco em atividades para crianças de 6 a 9 anos, o clube de AVT promove atividades que corroboram com o desenvolvimento alfabético e de letramento da criança. Com base nessa perspectiva, este artigo busca analisar as formas de letramento que são exercidas conforme cada faixa etária. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para atingir os objetivos do artigo. Foram analisadas publicações de grandes referências no tocante à alfabetização e ao letramento, tais como Magda Soares, Vigotsky, Angela Kleiman, Marcuschi, Loris Malaguzzi e Paulo Freire. Como já se sabe, Freire não menciona diretamente a respeito de letramento, contudo, pauta sobre métodos educacionais, tais concepções que são pertinentes a esta pesquisa. Esta pesquisa se justifica por ser relevante, pois busca contribuir para a análise crítica a respeito do processo de letramento e das práticas que são exercidas para além da sala de aula, dessa forma, elucidando os apoios externos que colaboram com a escola.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Quantificadores não canônicos usados pela comunidade LGBTQIAPN+: uma análise funcionalista
    (2025-09-11) LUZ, Samily Gabrieli da Silva; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    Este artigo tem o seu foco voltado para a análise dos quantificadores não canônicos usados pela comunidade LGBTQIAPN+. Tendo como direcionamento a teoria funcionalista, este estudo busca apresentar e analisar estruturas linguísticas que, na tradição gramatical, não são conceituadas como quantificadores, porém, no pajubá (linguagem usada pela comunidade LGBTQIAPN+) foram ressignificadas para tal fim comunicativo. Nesse sentido, para embasarmos este trabalho, a pesquisa é fundamentada nos estudos de gramáticos e linguistas, bem como nas teorias e postulados da Linguística Funcional, tal qual apresentam Bybee (2010) Cunha, Oliveira e Martelotta (2003), Givón (1995), Oliveira (2020) e Rosário (2015, 2022). Além disso, realizamos uma pesquisa de campo que foi fundamental para a obtenção do corpus desta pesquisa, a qual desenvolveu-se a partir de uma entrevista informal e semiestruturada com 5 participantes declaradamente membros da comunidade LGBTQIAPN+, no município de Quatipuru-PA. Desse modo, este trabalho contribui, consideravelmente, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos, pois permitirá a compreensão de que a língua acompanha práticas sociais, culturais e identitárias, revelando a plasticidade da gramática e entregando que a linguagem, em seu uso real, está diretamente ligada às necessidades comunicativas. Assim, esta pesquisa contribuirá para o caminho de investigação, numa perspectiva funcionalista da língua em sua dinamicidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A leitura não-verbal na obra 'Leitura sem palavras' de Lucrécia D’aléssio Ferrara
    (2024-11-15) NATIVIDADE, Raíssa dos Santos; SILVA, José Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa a obra Leitura sem Palavras, de Lucrécia D’Aléssio Ferrara (2004), com o objetivo de discutir a importância da leitura não-verbal nos estudos da comunicação e sua relevância para a sociedade contemporânea. Fundamentada em uma abordagem qualitativa e interpretativa, a pesquisa dialoga com a semiótica de Peirce, o pensamento de McLuhan e as contribuições de Barthes, Eco, Santaella, Saussure e Bakhtin. O trabalho aborda a cidade como texto não-verbal, destacando signos urbanos, grafites e usos sociais do espaço, além de explorar aplicações da leitura não-verbal em áreas como publicidade, moda, design e educação. A análise evidencia que os signos não-verbais não são neutros, mas carregam dimensões ideológicas e culturais que organizam percepções e moldam comportamentos. Conclui-se que a leitura não-verbal é uma prática indispensável para a formação de leitores críticos, capazes de compreender os desafios da comunicação na era digital, marcada por memes, emojis, fake news e linguagens multimodais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O trabalho de oralidade nas aulas de língua portuguesa: uma experiência a partir do PIBID
    (2025-09-03) MOREIRA, Poliana Camilo; MIRANDA, Camille Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2963843028051548; https://orcid.org/0000-0002-3920-6247
    O ensino da oralidade nas aulas de português constitui um dos pilares fundamentais da disciplina, mas sua prática ainda precisa ser urgentemente repensada pelos docentes. A presente pesquisa surgiu a partir das indagações críticas emergidas durante as vivências enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizada nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Esmerina Bou Habib, no município de Abaetetuba-PA. As observações realizadas em sala de aula revelaram uma situação recorrente: a negligência no trabalho com a oralidade que resulta em um bloqueio dos alunos para falar em público, muitas vezes alimentado pelo preconceito linguístico em relação a suas variedades dialetais. A justificativa para essa investigação, fundamenta-se na percepção de que os professores, em sua maioria, não trabalham a oralidade de forma intencional e priorizam quase que exclusivamente a escrita. Diante desse cenário, o objetivo desse artigo é refletir acerca da conceitualização e utilização dos gêneros orais como instrumentos no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa, e visa também, identificar se as lacunas específicas existentes na prática docente em relação ao ensino da oralidade e não se limita a apontar a problemática, como também propõe estratégias pedagógicas concretas e sistematizadas para superar o modelo tradicional, criticado por Antunes (2007). Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa e a análise foi feita por meio de dois instrumentos principais: a observação participante das práticas docentes em sala de aula e a aplicação de questionário qualitativo com quatro perguntas, contando com a participação de 19 alunos, em uma turma do 9° ano. Como resultado, a análise crítica das respostas, não apenas confirmou a hipótese da defasagem no ensino da oralidade evidenciando uma falta de preparo docente específico para essa modalidade, mas também, reforçou a necessidade de se oferecer aos professores subsídios para que possam melhorar sua prática.