Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA(2013) CARDOSO, Rosinete de Lima; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Boa-Habib, com os alunos do 1° ano do ensino médio, com o objetivo de evidenciar um dos problemas que mais afeta os alunos na idade acadêmica: Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da Escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA. Pode-se acrescentar, ainda, que apesar de muitos alunos passarem para séries posteriores estes ainda muitas vezes não sabem se expor através da oralização da leitura de textos escritos, apresentando um insuficiente desenvolvimento diante de seminários, entrevistas, debates, apresentações teatrais, entre outros. No decorrer da execução deste trabalho pode-se observar que outros fatores também influenciam para esta realidade, dentre eles está o descaso de algumas famílias em incentivar a leitura de seus filhos. Além disso, a escola que também deveria dar suporte aos docentes, deixa muito a desejar, esquecendo-se do compromisso perante a essa problemática no ensino-aprendizagem. Contudo, há aqueles que buscam novas práticas pedagógicas e, consequentemente, conseguem atingir um resultado favorável perante seus alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Noções básicas de versificação como instrumento de interação para a composição de poesia(2013) GONÇALVES, Wanderlei Ferreira; NASCIMENTO, Lilian Cristina Barata Pereira; http://lattes.cnpq.br/8988695521604964; https://orcid.org/0000-0003-3587-849XEste projeto consiste em dar uma nova dinâmica na forma como se trabalha o conteúdo “versificação”, possibilitando assim, uma maior participação do estudante na efetivação das aulas. O embasamento teórico se pauta principalmente no texto guia do professor Drº Alcmeno Bastos intitulado, “Alguns conceitos básicos de poesia” e fragmentações de vários autores. É um projeto singelo com uma carga horária de aproximadamente doze horas-aula distribuída em quatro encontros, um a cada semana e destina-se ao ensino médio. Esses encontros possuem duração de duas aulas e versam uma sequencia lógica. Não objetivamos formar poetas, porém apenas estimular os participantes através de versos livres a despertar o gosto pela leitura e pela poesia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato(2013) SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este estudo objetivou verificar a possibilidade de se desenvolver um processo de ensi-no-aprendizagem utilizando a obra ―Emília no País da Gramática‖ de Monteiro Lobato atra-vés de um estudo aplicado tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho, localizada no município de Aba-etetuba. Partiu-se primeiramente de uma análise bibliográfica sobre o autor e sua obra. To-mou-se como pressupostos teóricos para análise dos elementos gramaticais a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Cunha e Cintra (2008). Utilizou-se, também, como ponto de apoio, as indicações de Coutinho (1978) sobre os aspectos literários da obra. Na análise da composição Lobatiana, foram estudados quatro capítulos: ―Gente Importante e gente pobre‖; ―Em Pleno mar dos Substantivos‖; ―Entre os Adjetivos‖ e ―Artigos e Numerais‖ duranteinter-venção com os alunos, sendo que durante a leitura aplicou-se atividades de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram para a afirmação de que a obra em questão é uma prática inovadora de se ensinar e aprender o funcionamento da Língua Portuguesa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quais as contribuições dos exercícios de interpretação desenvolvidos no 7° ano da escola Santa Clara para o desenvolvimento e habilidades de leitura(2013) SILVA, Ilma de Jesus; SOUZA, Helius Cezar Tocantins; http://lattes.cnpq.br/2046392455224374Esse projeto visa analisar como as propostas de interpretação textual contidas nos livros didáticos, os gêneros textuais trabalhados em sala de aula ,e os gêneros digitais podem ser uteis no processo de aperfeiçoamento da leitura dos alunos do 7º ano da Escola Santa Clara, localizada na cidade de Tailândia-PA. A temática surgiu após ser observado o desinteresse dos alunos no processo de ensino aprendizagem no que diz respeito a interpretação textual. A proposta se apoia nas ideias contidas no livro Produção Textual Análise de Gêneros e Compreensão, apesar dos avanços que temos visto na área da educação a compreensão e interpretação de textos continua sendo para os alunos algo vago e na maioria das vezes sem muita importância. Se quisermos formar verdadeiros leitores precisamos mostra-los que para um bom leitor a peça fundamental e a compreensão e interpretação, pois não conseguirei me comunicar com as pessoas da minha própria comunidade se eu não entendo o que esta sendo dito. De forma que preciso entender para repassar de uma forma mais clara e objetiva e só a partir de me fazer entender vou conseguir me comunicar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As histórias em quadrinhos como materiais linguísticos no livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental(2013) MIRANDA, Ana Cristina Cardoso; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este trabalho aborda o gênero Historias em Quadrinhos (HQs) e de como é exercida a sua função no ensino da Língua Portuguesa no último ano da educação básica em suas atividades aplicativas. Este estudo consiste em analisar as historias em quadrinhos no Livro Didático de Língua Portuguesa considerando sua utilidade nas atividades de compreensão, interpretação e produção textual com a finalidade de exercitar o raciocínio e a imaginação criadora do aluno em suas perspectivas de aprendizagens e não como mera ilustração sem nenhuma função. Os Livros Didáticos (LDs) de Língua Portuguesa (LP) do 9º ano possuem várias atividades voltadas para o ensino aprendizagem da língua materna do aluno como forma de lhes proporcionar um aprendizado eficaz e remunerador. Devido isso, é que diversos tipos de gêneros textuais foram propostos aos Livros Didáticos, para satisfazer uma leitura de interpretação considerando o conhecimento do aluno em seu dia a dia e o lugar em que ele está envolvido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os contos Amazônicos como proposta de ensino na formação leitora na Educação de jovens e Adultos (E.J.A)(2013) ESPÍNDULA, Rosa Lúcia Góes; SILVA, Leiliane Nascimento daEste trabalho tem como objetivo principal compreender, através da análise dos dados coletados na Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio José Maria De Moraes, localizado no Bairro Novo, município de Barcarena - PA, o processo de aprendizagem na formação leitora de alunos da quarta etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para atingir tal objetivo realizamos o levantamento do referencial teórico pautando-nos nas teorias as quais se referem ao uso dos gêneros textuais como imprescindíveis a qualquer projeto de intervenção didática, pois segundo Schneuwly & Dolz (1997), “o gênero trabalhado como objeto de ensino-aprendizagem é sempre uma variação do gênero de referência”. Tomamos como referenciais aquelas que também tratam a leitura como sendo indispensável para a inserção ao mundo do conhecimento e do aperfeiçoamento, tais como: “A importância do Ato de Ler” de Paulo Freire, “Estratégia De Leitura” de Isabel Solé, “Ler e Escrever na Escola: O Real, O Possível e o Necessário” Delia Lenner, entre outros. O tema foi escolhido porque acreditamos que nesta modalidade de ensino, o uso deste gênero discursivo podem reconfigurar a prática pedagógica em sala de aula e o cotidiano escolar. Pretendem-se com este trabalho apresentar o gênero textual, mais precisamente os Contos Amazônicos como objetivo de ensino da língua, nas séries finais da Educação de Jovens E adultos (E.J. A). Visto que através deste suporte acreditamos que é possível estabelecer relações entre a aprendizagem e o uso social que o falante faz da língua. Nesta perspectiva entende se que o estímulo ao hábito de leitura, através dos contos amazônicos, pode contribuir para a aquisição de múltiplos saberes, e nada mais justo aliar esta formação à aquilo que tanto proporciona interesse e prazer tanto aos jovens como aos adultos. Visto que entre os desafios da modalidade de ensino da EJA, inclui-se também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, o que ganha destaque na atual conjectura educacional do país. Até porque é postulado pela LDB 9394/96, a qual determina no Art. 1º. (...) § 2º em que diz que “a educação escolar deverá vincular-se ao mundo e à prática social”. Dessa forma, o professor, para atuar e desenvolver uma aprendizagem significativa, deve estar sempre em busca de novos recursos metodológicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Glossário ilustrado da terminologia da marcenaria de Nova Timboteua - PA(2013) SILVA, Lucidalva Marques da; MATOS, Alessandra Martins; http://lattes.cnpq.br/4919356253853403O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) consiste na elaboração de um Glossário Ilustrado da Terminologia da Marcenaria1 do município de Nova Timboteua - PA. Apresenta-se estruturado de forma semi-sistemática: em ordem alfabética e em três campos conceituais, e traz o levantamento do vocabulário que caracterizam a Terminologia da Marcenaria (léxico especializado) utilizada por um grupo de 08 marceneiros (informantes da pesquisa) que atuam na confecção artesanal de móveis domésticos e esquadrilhas da oficina São Francisco, localizada na zona urbana desde município. O trabalho desenvolveu-se com base nas orientações teórico-metodológicas da Lexicologia, Socioterminologia, Terminologia e Terminografia, com ênfase nas pesquisas em Terminografia, ciência que corresponde à aplicação dos estudos linguísticos desenvolvidos pela terminologia a técnica de elaboração de dicionários e glossários especializados. Nesta perspectiva, este trabalho tem como principal objeto de análise e descrição linguística a unidade terminológica – o termo - lexia especializada presente no discurso de profissionais que compartilham uma mesma área do saber humano. O glossário terminológico apresenta o registro de levantamento de 98 termos (termos – entrada e suas variantes terminológicas lexicais e morfossintáticas), cuja descrição e análise parte dos contextos social, situacional e sociolinguístico em que os termos circulam. Assim sendo, pretende-se, com este trabalho, contribuir para a documentação e a preservação do léxico especializado da área da atividade da marcenaria, contribuindo para o avanço dos estudos terminológicos e resgate social deste ofício ainda pouco documentado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero dissertação escolar na perspectiva do uso dos articuladores de conteúdo proposicional e discursivo-argumentativo(2013) MENDES, Adriana Serrão; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Neste trabalho, analisamos os articuladores de conteúdo proposicional e discursivoargumentativos nas dissertações de alunos da Escola pública de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou-Habib e do Colégio particular Engels. De maneira mais específica, buscamos determinar em que grupos de textos coletados há maior incidência desses fenômenos, bem como vislumbrar o impacto desses articuladores na consecução dos propósitos comunicativos dos produtores textuais. Para tanto, faremos uso dos trabalhos de Bentes e Mussalim (2008), Camacho (2001), Koch (2001, 2004, 2008), Fávero e Koch (2002), Possenti (1996) e Souza (2003), trabalhos estes que sedimentam nossas análises no quadro teórico da Linguística de texto de viés cognitivo-discursivo interacionista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier(2013) SOUSA, José Maria Ferreira de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho tem como tema A Escrita como Processo de Construção do Conhecimento: Uma Análise das Produções Textuais dos Alunos do 6º Ano do Colégio São Francisco Xavier, localizado no município de Abaetetuba. O trabalho teve como objetivo analisar o uso da escrita como mecanismo da aquisição da habilidade para se produzir textos. Assim, como abstrair nossas percepções científicas, optamos por executar metodologicamente a pesquisa de campo numa abordagem qualitativa. O local escolhido para a realização da pesquisa foi o Colégio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier. Tendo transitado por leituras e fichamentos de teóricos que tratam sobre o objeto de estudo e após analisarmos os dados coletados em campo, concluímos que o ensino e a prática da linguagem escrita é referência construtiva e consistente no processo de apropriação dos mecanismos linguísticos relacionados a produção textual. Na verdade quanto mais o aluno se habilitar a escrever, mais terá a oportunidade de envolver-se textualmente com que escreve, bem como adquirir subsídios conceituais quanto ao habito de ler e de escrever.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de aprendizagem na interpretação de textos escritos dos alunos da turma do 6° ano da escola professor Bernardino Pereira de Barros(2013) PINHEIRO, Bernadete do Socorro da Silva; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba do Estado do Pará, visando identificar as dificuldades encontradas no processo de Ensino Aprendizagem referente a interpretação de textos escritos dos alunos do 6º ano Ensino Fundamental da Escola Professor Bernardino Pereira de Barros. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da interpretação de textos escritos no Ensino Fundamental. Em um segundo momento realizou-se uma Pesquisa de campo, utilizando como instrumentos duas entrevistas aplicadas ao professor e aos alunos da turma do 6º ano da referida Escola. O questionário aplicado ao Professor encontra-se dividido em três etapas, que abordam questões relacionadas ao Ensino aprendizagem, no intuito de apontar as dificuldades que os docentes e discentes alegam enfrentar em seu cotidiano escolar, bem como a necessidade de uma reflexão por parte dos mesmos sobre o uso de metodologias inovadoras, como estratégia eficiente para que possam desenvolver um raciocínio para compreensão dos textos. O outro questionário utilizado nesta pesquisa foi direcionado aos alunos, com o objetivo de indagá-los sobre a aceitação da referida metodologia e as contribuições trazidas ao processo de Ensino/Aprendizagem ocasionadas pelo uso da mesma. Ainda como parte do processo de levantamento de dados, foram desenvolvidas com os alunos atividades de interpretação de textos relacionadas aos conteúdos já abordados neste ano letivo. As atividades foram realizadas em sala de aula. As análises dos resultados da Pesquisa estão informados nos Resultados e Discussões deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preconceito linguístico: um estudo do comportamento linguístico dos alunos da área rural da estrada de Beja(2013) RODRIGUES, Maria Odaléia Barbosa; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho aborda o estudo linguístico dos alunos da zona rural da estrada de Beja e o preconceito linguístico que estes estudantes sofrem dentro da escola. As escolas, principalmente as públicas, são hoje frequentadas por alunos de diversas localidades que possuem manifestações e dialetos diferentes. O fato da língua ser condicionada e modelada pela realidade social e cultural faz dela um instrumento que representa reflexos significativos no processo de aprendizagem desses alunos. Tendo isso em vista, este trabalho se torna pertinente porque trata um tema muito importante para o ensino brasileiro atual: o preconceito linguístico como sendo um agravante na indisciplina dentro da sala de aula. No caso específico, a comunidade da área rural que possui seu próprio dialeto que é um dos fatores de discriminação e inferiorização do sujeito, incluindo sua história e sua cultura. Buscamos por meio da pesquisa bibliográfica consultar autores com reconhecida contribuição no que se refere a temática da pesquisa, tais como Bagno (2002), Benveniste (1989), Luft (2001). A pesquisa de campo ocorreu na escola Estadual Esmerina Bou-habib. Para a coleta de dados foi aplicada duas entrevistas com sete questões para dois professores de língua portuguesa e outra com um grupo de alunos do 6º ano da mesma escola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gramática do designer visual em propagandas publicitárias(2013-08-19) SIQUEIRA, Márcia Denise dos Santos; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Neste artigo teremos como foco principal a análise de textos publicitários multimodais. O objetivo é mostrar que, nas propagandas, as escolhas das cores, formatos de letras, texturas, sons, incluindo todos os modos semióticos, são dotados de significação e que os elementos composicionais das imagens não são escolhidos de forma aleatória. Para analisar as propagandas, retiradas da revista Marie Claire das edições de dezembro de 2012 e de janeiro de 2013, foram aplicadas as categorias da Gramática do Designer Visual, de Kress e van Leeuwen. Os resultados mostram que assim como os interlocutores precisam de uma Gramática específica para conseguir ler e escrever textos verbais, a mesma coisa acontece com os textos multimodais: é preciso eleger algumas regras e normas para produzir e decodificar textos dessa natureza.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura de conto de Jorge Machado na formação de leitores no contexto de sala de aula(2013-10-05) FERREIRA, Lucileia Lobato; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho trata da importância da leitura do conto na formação de cada indivíduo, literatura esta que por ser conto não se destina a um único público. Priorizo neste trabalho a literatura de conto Abaetetubense do escritor Jorge Machado que não tem recebido a importância merecida pelo povo Abaetetubense. Leitura de conto de Jorge Machado― neste trabalho de conclusão de curso nos faz assim “valorizar” nossa cultura que tem sido deixada de lado por nosso povo. A questão do trabalho com a leitura tem gerado discursões no campo da educação diversas, propostas buscam adequar o trabalho escolar a melhores formas de ensinar e aprender, os contos como recurso deste escritor como estratégia de leitura aprimora a forma do professor ministrar aulas, provocando uma interação crescente entre o aluno e os contos. O presente trabalho está fundamentado na questão do conto do Jorge Machado como estratégia de leitura para incentivar os alunos a terem o habito a leitura, o verdadeiro papel do professor como mediador do conhecimento no processo ensino aprendizagem é apresentar uma metodologia capaz de despertar o interesse do aluno por uma literatura prazerosa e de fácil entendimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros(2013-10-06) GOMES, Nilzete Moraes; SILVA, Leiliane Nascimento daO presente trabalho discutiu as estratégias de ensino e formação de leitores, e consequentemente, produtores a partir do gênero Crônica como subsídio para essa formação. No entanto, o trabalho deteu-se principalmente em analisar as crônicas produzidas pelos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Bernardino Pereira de Barros utilizando um modelo avaliativo que propõem uma melhor retificação progressiva do processo de ensino e aprendizagem. Vale destacar, que a referida pesquisa insere-se na perspectiva teórica discutida pelos PCNs, Luiz Antônio Marcuschi, Bakhtin, Bronckart, Antônio Cândido, Isabel Solé, além de outros que me ajudaram nesta pesquisa e serão citados como referência deste trabalho. A escolha metodológica possui uma base qualitativa e interpretativa, a qual, tendo em vista o envolvimento com a sala de aula e seus participantes, endossa a preocupação da pesquisa em descrever tal lócus a partir do seu ambiente próprio, observando e analisando os traços culturais do grupo. Tais objetos de análise receberam tratamento metodológico baseado numa perspectiva etnográfica, que considera o lócus natural de atuação dos informantes – neste caso, a sala de aula – e também a análise da produção textual coletada – que, para esta pesquisa, foi utilizada na análise dos textos produzidos pelos alunos. Ressaltamos que o corpo de dados apresentado foi escolhido, devido apresentar substancial diferença entre trabalho prescrito e trabalho real.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”(2014) SANTOS, Kátia Cilene Moraes dos; CALDAS, Carlos Alberto Amorim; http://lattes.cnpq.br/0956669284997521O presente trabalho se propõe a pesquisar sobre as dificuldades de aprendizagem referentes à aquisição da língua escrita e da leitura dos alunos do ensino fundamental, mais especificamente do 6º Ano da Escola Municipal Guaraci Mendes, em Tailândia (PA). Através deste estudo, objetiva-se promover uma reflexão sobre essas dificuldades no aprendizado da leitura e na escrita. Como metodologia de trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e, como técnica de coleta de dados, usou-se o questionário. Utilizou-se também como referencial teórico a concepção de vários educadores sobre o tema, dentre estes Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Paulo Freire. Ao realizarmos atividades de produções textuais com os nossos alunos, percebemos algumas dificuldades no processo de aquisição da escrita, tais como: transcrição fonética, uso indevido de letras, modificação da estrutura segmental, juntura intervocabular e segmentação, acentos gráficos, sinais de pontuação e problemas sintáticos. Observamos, portanto, que os desvios mais comuns dos alunos são caracterizados por problemas na transição fonética da própria fala. Essa prática está relacionada com a percepção acústica e sua representação gráfica visto que o aluno transcreve o fonema de acordo com o som que escuta e pronuncia. Esses resultados apontam para a necessidade de o educador se manter atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolva práticas mais eficientes, tais como: atividades que promovam a reflexão e/ou exijam negociação de pontos de vistas ou mesmo a solução de problemas, utilizando leitura de gêneros textuais de seus interesses; atividades lúdicas que tenham o caráter de jogos, brincadeiras e divertimento, para desenvolver seu raciocínio lógico e; o diálogo que ajudará a perder a timidez e melhorar a língua falada através de atividades que envolva a participação de todos os alunos, de acordo com o patamar de aprendizagem em que cada um se encontra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da leitura e a escrita para o 3° ano no ensino fundamental menor(2014) OLIVEIRA, Lília Soraia Amaral; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A importância da leitura e da escrita para o 3º ano do ensino fundamental menor ocorrida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcos Martins Magno, buscando responder a problemática de como acontece a inserção da leitura e da escrita na prática dos professores desta modalidade de ensino que atuam nesta escola, verificando a concepção que permeia as práticas dos atores envolvidos no processo ensino aprendizagem e discutindo sua práxis na formação de leitores. Percebeu-se ao longo da pesquisa que alguns fatores contribuíram para que o processo ensino aprendizagem não se fizesse real na aprendizagem dos alunos, dentre estes: a falta de interesse dos educandos e a falha no processo de alfabetização. Acreditamos que os resultados esperados foram alcançados, pois ficou entendido que ainda existem muitas dificuldades que envolvem o processo de leitura e escrita na vivência dos alunos, dificultando assim, seu aprendizado e de certa forma inibindo suas ações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da literatura infanto juvenil no ensino fundamental menor(2014) BASTOS, Terezinha; FÁTIMA, Socorro de; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037A leitura é um elemento fundamental para que o sujeito construa seu conhecimento, dando ênfase a sua curiosidade, fornecendo-lhes novas experiências para seu amadurecimento psicológico. Para que se possa formar criança leitora é necessário que ela tenha uma experiência significativa com a leitura que não deve ocorrer por obrigação, mas que seja apresentada de forma prazerosa, despertando-se o interesse e o prazer no sujeito que lê, fazendo-se com que este dialogue com o texto. No ensino fundamental não podemos perder o foco de tornar as crianças leitoras, pois a leitura deve estar inserida na vida da criança desde a sua infância através da família e ser continuada na escola. Assim, a escola torna-se uma das principais instituições a promover esse encontro entre a criança e a leitura, a literatura e a obra de Monteiro Lobato. Formar leitor deve ser uma das principais prerrogativas das escolas de ensino fundamental, portanto nessa pesquisa investigamos como se dá essa formação em relação às obras de Monteiro Lobato. Trata-se de uma pesquisa com base teórica e pratica, buscando-se autores que fundamentem a discussão teórica com base na leitura e formação de leitores na escola e na vida, principalmente em relação às obras de Lobato destinadas às crianças. A literatura trabalha sobre a língua escrita, esta fica dependendo da capacidade de leitura dos alunos, supondo-se que estes tenham passado pela instituição escolar. Desse modo, começa a ligação entre literatura e escola, a literatura sendo o ponto de ligação entre a criança e a sociedade e a escola, que vai promover e estimular condições de realizar a circulação da literatura, com a valorização da instrução e da escola, ficando evidente a importância do hábito de ler para a formação do cidadão. Com isso os intelectuais, jornalistas e professores começam a produzir livros para o fortalecimento de um Brasil moderno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará(2014) FURTADO, Elisama Cordeiro Lima; MONTEIRO, Márcia Socorro Correa; OLIVEIRA, Janiby Silva de; http://lattes.cnpq.br/7331532828960496Esta pesquisa tem a finalidade de investigar as práticas de leitura no âmbito escolar, para que seja feita uma reflexão sobre a importância da leitura e as formas como tais práticas são aplicadas em sala de aula. Assim como, procurar descobrir se os alunos têm o censo crítico, e se sentem inseridos no processo de leitura escolar e social. Para obtermos esses objetivos analisaremos duas escolas: uma da Cidade e outra do Campo, na série do 6º ano do Ensino Fundamental. Serão apresentadas as seguintes questões: Será que as práticas de Leituras estão sendo capazes de promover a inserção dos educandos na cultura dos leitores? Afinal, o que de fato está sendo ensinado quanto à leitura, no 6º ano do Ensino Fundamental? A pesquisa usou a observação em sala de aula e entrevistas com os professores da determinada série. A série foi acompanhado no período de alguns meses, nas aulas de Língua Portuguesa, vivenciando a realidade e dificuldades apresentadas em sala de aula. Contudo, entende-se que o processo de leitura é fundamental para o sujeito, pois à medida que ele começa de fato ler, ele ampliará seus conhecimentos e aprende interpretar texto nas suas diferentes manifestações, apresentando ferramentas sob uma perspectiva pedagógica formando cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade em que vive.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem(2014) SILVA, Maria do Carmo Fernandes da; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483Este trabalho objetivou observar os alunos que por meio do lúdico desenvolvem importantes capacidades como a socialização, a criatividade, a memorização, a imaginação e o amadurecimento, demonstrando a importância de trabalhar o lúdico no ensino de língua portuguesa nas turmas do 1º ano do ensino fundamental na Escola Conego Francisco da Silva Cravo que fica localizada no município de Barcarena, Pará. O trabalho está respaldado por expressivos referenciais teóricos como Rangel (2008), Santos (1997), Lopes (2006), dentre outros. A proposta apresentada permite afirmar que o professor é peça primordial, por meio de quem as crianças irão encontrar nas escolas as ferramentas e os métodos da sistematização de conhecimento, o progresso na medida em que desencadearam situações desafiadoras inserindo o lúdico como ferramenta indispensável para as crianças apreciarem realmente a vontade de falar, de ler, de escrever, de trocar suas experiências, ideias e pontos de vista, de compartilharem interesses e necessidades, aspirações e sentimentos. Na metodologia da pesquisa são apresentados os procedimentos que discorrerá sobre a seleção dos informantes e análise de dados, envolvendo (01) um diretor, (01) vice-diretora, (01) coordenadora pedagógica, (02) professores, (35) alunos, utilizando a técnica de coleta de dados como: entrevista, questionário, observação, suporte imprescindível para o aprofundamento teórico da pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú(2014) CONCEIÇÃO, Alda Nair Machado da; SILVA, Wanda Melo da; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643O referido trabalho de pesquisa tem como tema: os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú. A pesquisa foi realizada em uma turma multisseriada da Escola Municipal do Aicaraú e buscou responder ao problema levantado por nós de descrever e problematizar a prática educativa da referida escola. No decorrer da pesquisa detectou-se que não há evasão escolar, fato descrito pela professora, porém na época da coleta do açaí, os discentes costumam ausentar-se da escola para ajudarem a família no cultivo e coleta da fruta, e que este fato interfere na aprendizagem dos mesmos, aumentando o número de reprovações na unidade de ensino. Acreditamos que os resultados esperados foram obtidos, haja vista que entendemos existirem ainda muitos problemas que envolvem o processo de leitura e escrita dos alunos de turmas multisseriadas, e que estes dificultam sobremaneira, o desempenho desses educandos. Como procedimento metodológico este estudo deteve-se em um relato de experiência, a fim de obter informações inerentes a proposta desta temática. Assim, destacou-se uma descrição adequada do contexto institucional e espaçotemporal, no qual realizou-se a experiência. O procedimento proposto esteve adequado à intervenção em função da problemática e dos objetivos almejados, assim como a adequação dos procedimentos utilizados na apresentação dos dados que atuaram como suporte desta pesquisa.