Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise e interpretação do primeiro canto de Os Lusíadas(2019-12-17) PANTOJA, Dorotéia Ferreira; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090Este artigo tem por propósito a leitura e a explicação do primeiro canto da epopeia portuguesa de Camões, Os Lusíadas com a produção de uma análise e interpretação da divisão do canto em consonância com paralelos de temas com a contemporaneidade. Para tanto, utiliza-se apoio bibliográfico sobre o contexto histórico e embasado nos conceitos da teoria poética, como a Poética de Aristóteles e Anazildo Silva Vasconcellos em História da Epopeia Brasileira (2007) e pelo texto base do poema de Virgílio C. Dias (2005) com a tese de que Portugal existe por força de vontade própria, cerne pelo qual o poema pode ser compreendido e pelo plano maravilhoso e histórico que formam o modelo da poesia épica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise sobre o uso dos contos de fadas na zona ribeirinha no município de Abaetetuba-PA(2018-05-26) MAUÉS, Diana Teles; RIBEIRO, Leidiane Mara Moraes; COSTA, Regina Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/2835860032691025Autores como Cosson (2016); Kleiman (2003), Brandão (1997), Foucambert (1997) dentre outros, realizam discussões que enfatizam a importância da leitura do texto literário para o processo de desenvolvimento do letramento literário, pois essas possibilitam aos sujeitos o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas. Cosson (2016) destaca que mediante a leitura dos textos literários, é possível adotar um comportamento e uma linguagem adquirindo o gosto pela leitura sem perder-se a “beleza” dos textos. Nesta linha de pensamento, a leitura do texto literário pode ser uma prática voltada para a reflexão sociocultural, por meio das experiências. Desta forma, sabe-se que a leitura dos textos literários é importante para o desenvolvimento do letramento, no entanto, muitas vezes, há apenas a afirmação dessa importância sem que fique claro como e em que condições esses textos exercem esse papel formativo. Ou seja, é preciso avançar nesses estudos visando responder as seguintes perguntas: como e porque os contos de fadas e/ou os textos literários promovem o letramento literário? O que há nesses textos que os tornam tão importante para o processo de letramento literário? Assim, por meio deste estudo, objetiva-se analisar como o uso dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm promove o letramento literário, refletindo acerca das funções sociocognitivas linguísticas interacionistas no desenvolvimento humano. O presente estudo é de cunho teórico, fundamentando-se na produção teórica de autores como Silva, Lajolo, documentos legais como os PCN’S, dentre outros representantes da temática. Os resultados dessa pesquisa apontam que o uso dos Contos de Fadas e a leitura do texto literário exercem papel sociocognitivo fundamental ao desenvolvimento do leitor literário, pois por meio destes é possível exercitar, principalmente, a imaginação a sentimentos como senso de solidariedade, amor ao próximo, além de uma reflexão crítica acerca de situações do cotidiano. Também, ao utilizar esses recursos como ferramenta para o letramento, permite-se ampliar o conhecimento sobre o mundo. Do ponto de vista pedagógico, é essencial o papel do professor nesse processo, na medida em que ele pode criar situações com várias possibilidades de releitura dos diferentes temas dos Contos de Fadas, para que o sujeito possa ver para além daquilo que lhe é oferecido pelo seu cotidiano, expandindo, assim, o seu conhecimento sobre o mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O celibato como representação da dominação religiosa em Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano(2017-04-06) SEKI, Natália dos Santos; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172A monografia intitulada “O celibato como representação da dominação religiosa no romance Eurico, o presbítero” (1844), tem como objetivo analisar esta obra de Alexandre Herculano, para destacar que o celibato representa aquilo que chamaremos neste trabalho dominação religiosa, como definido por Max Weber (1920), pois sua imposição social é propagada como divina, tendo como finalidade a construção de uma identidade para o clero. Esta questão será tratada por meio da análise do personagem Eurico, juntamente com fragmentos da obra que ilustrem este domínio religioso figurado através do instituto do celibato, com a finalidade de identificar como é constituída esta dominação no desenvolvimento do personagem, e as consequências sociais do produto dessa dominação que é o celibato em sua vida; as convenções religiosas que determinaram o seu triste desfecho; o aporte histórico-estético será feito partir de Massaud Moisés (2013) e Max Weber (1920) entre outrosTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Censura: uma análise semiótica no title card do desenho animado Hora de Aventura (Adventure Time)(2017) GOMES, Wesley Rogério Vaz.; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860Este trabalho tem por objetivo principal analisar o Title Card do desenho animado Hora de Aventura, tanto a imagem original como a modificada, sob a perspectiva Semiótica. Para isso, utilizou-se da teoria geral dos signos com base na tríade da relação entre o signo e o seu objeto, considerando os três pontos de vista: o icônico; o indicial; e o simbólico, de acordo com a teoria de Peirce (2010) e a metodologia adotada por Santaella (2010) a fim de identificar quais olhares semióticos habilitam este objeto imagético a funcionar como signo, bem como contribuir para um campo interpretativo desconhecido ao público alvo deste conteúdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da submissão à contestação: reflexões contemporâneas percebidas no conto queirosiano “No moinho”(2019-12-17) CARNEIRO, Cleonice da Silva; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090Este artigo busca estabelecer a relação entre o conto “No moinho”, de Eça de Queirós, mais precisamente, a trajetória, da personagem Maria da Piedade durante a narrativa com a trajetória e evolução das perspectivas femininas na atualidade, até o alcance de sua liberdade. Essa comparação é feita a partir de três momentos distintos da narrativa, o memento da submissão, contestação e liberdade pessoal. Busca-se, ainda, convergir aspectos da obra para os aspectos da sociedade do século XIX, para isso valemo-nos dos estudos de Maria Ângela D’Incão (2004) para falar do papel da mulher no XIX, Antônio Candido (2006) para falar da relação entre literatura e sociedade e Rose Marie Muraro (1993) para falar das perspectivas das mulheres para o futuro do surgimento da opressão feminina e suas perspectivas para o futuro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Descrição do livro de leitura ensino cívico (1898), de Juvenal Tavares(2022-11-24) CARDOSO JÚNIOR, Leonei Maciel; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O objetivo deste trabalho é descrever o livro de leitura Ensino cívico: noções e princípios gerais da educação cívica e direito pratico, de Juvenal Tavares, publicado em 1898, buscando relacioná-lo com fatos históricos na transição do Império à República. Sendo que será dividido a obra em etapas para melhor fazer a análise dos processos históricos que se passa ao longo da leitura do livro, e assim enfatizar a obra na sua valorização temática para com a leitura e tranformação da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC(2017) VILHENA, Rosenildes Dias de; SANTOS, Jennifer Susan Webb; http://lattes.cnpq.br/5479900273393193O presente trabalho propõe discutir questões que emergem aspectos sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com objetivo de elencar as principais ações do programa, tendo como parceiros as redes públicas estaduais e municipais de ensino, no contexto da política pública educacional, dentre os quais a alfabetização e letramento de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental e a formação continuada de professores. O PNAIC tem como propósito alfabetizar/letrar todas as crianças até os 08 anos de idade que estão devidamente matriculadas nas escolas públicas e que são pertencentes ao primeiro ciclo do ensino fundamental. Esse programa do Governo atua com projeto de formação do professor, que ocorre a partir de cursos em parceria com as Universidades Federais, cuja modalidade é conhecida como formação continuada do professor. Portanto, é de suma importância a relação da pedagogia com a Linguística, embora ambas possuam relações especificas, as mesmas atuam diretamente na formação e alfabetização do individuo uma vez que a disciplina de língua portuguesa é essencial para contribuir no processo de letramento do aluno e de sua cidadania. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica embasada em autores como Soares (1998), Fazenda (1991) e Gatti (1991), que discutem assuntos relacionados às politicas públicas educacionais, tais como a formação continuada e o letramento. A partir de tal estudo, sobre a proposta do PNAIC, concluiu-se que o curso de formação e sua estrutura contribuem para compreender a importância da Língua Portuguesa para a alfabetização de crianças em anos inicias e que muitos desafios estão postos para concretizar a alfabetização e o letramento como direito de toda criança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero publicidade: propostas de intervenção didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental(2023-07-19) RODRIGUES, Jéssica de Oliveira; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente trabalho objetiva discutir sobre a importância do uso dos gêneros textuais, e qual a importância deles na licenciatura, trazendo as vertentes de suas práticas pedagógicas e obrigatórias. Serão desenvolvidas propostas didáticas através do gênero Publicidade, levando em consideração o seu papel no contexto do ensino-aprendizagem para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Correlacionando as experiências dos alunos tanto na sala de aula quanto no seu cotidiano no convívio familiar ou na comunidade onde está inserido, discutindo a relevância de estudo e da produção dos gêneros textuais e, por fim, uma atividade de produção com o gênero publicidade com toda a turma. Assim, espera-se que esta proposta contribua significativamente com as pratica de ensino-aprendizagem dos educandos imersos no contexto da educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Glossário terminológico do açaí: uma perspectiva socioterminológica(2017) OLIVEIRA, Raimunda Rodrigues de; LOURINHO, Débora de Sousa; MATOS, Alessandra Martins; http://lattes.cnpq.br/4919356253853403O presente trabalho intitulado Terminologia do Açaí: uma perspectiva socioterminológica consiste na elaboração de um Glossário Terminológico Ilustrado. Apresenta-se estruturado de forma semi-sistemática (alfabética) e em campos conceituais (semânticos), a partir do levantamento dos termos que caracterizam a terminologia (léxico especializado) utilizada por um grupo de profissionais, a saber: produtor, gerente do açaizal, peconheiros, casqueiro, embalador, operador de máquina, batedor, ensacador, carregador de túnel de congelamento e encarregado de produção que praticam a mais de 10 anos o ofício da plantação e beneficiamento do açaí no Sitio Santa Maria, situado na zona rural e na agroindústria Aça Vitanat zona urbana da Cidade de Igarapé-Miri/Pará. O trabalho desenvolve-se a partir dos pressupostos teóricos das ciências do léxico com ênfase na Socioterminologia e teve como base os estudos dos seguintes autores: Aragão (2009), Silva (2007), Krieger e Finatto (2004), Barros (2004), Cabré (1995), Faulstich (1995) e Silva e Koch (1995), que discorrem sobre os estudos linguísticos desenvolvidos pela Terminologia à técnica de elaboração de glossários especializados. Nesta perspectiva, este trabalho tem como principal objeto de análise e descrição linguística da unidade terminológica – o termo - lexia especializada presente no discurso de profissionais que compartilham uma mesma área do saber humano. A obra apresenta um levantamento de 200 verbetes (termos – entrada), com registro de variantes terminológicas (lexicais, morfossintáticas e socioprofissionais), cuja descrição e análise parte dos contextos: social, situacional e sociolinguístico em que os termos circulam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A gramática do design visual: uma proposta de leitura de fotografia documental(2019-03-01) SANTOS, Gabriela Rodrigues dos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268O seguinte trabalho tem como título A gramática do design visual: uma proposta de leitura de fotografia documental, tendo sua pesquisa voltada para a teoria da Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen (2006), com objetivo de analisar a multimodalidade presente nas fotografias documentais, desvendando os significados nesse gênero, como uso de fotografias do contexto do regime militar brasileiro desnudando discursos materializados no contexto não verbal sobre acontecimentos da época. O corpus é formado por fotografias usadas para o ensino/aprendizagem em livros didáticos e também como forma de entender o passado. As imagens analisadas são de eventos ditatoriais no Brasil que, mesmo com a censura e repressão, não foram impedidos de fotografar, como uma forma de aprendizado para o futuro. A metodologia empregada neste estudo é da GDV dentro das funções representacional e interacional, propostas por Kress e Van Leeuwen (2006), tidas como essencial para analise de textos multimodais. Tendo como resultado, um maior entendimento do aluno, a partir do uso visual, para assim analisar as contribuições destas fotografias para a reconstrução dos fatos narrados sobre a ditadura militar no contexto do livro didático.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da inserção do gênero cordel no ensino fundamental(2019-03-12) RODRIGUES, Esmeralda de Sousa; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945O presente trabalho tem como tema “A importância Inserção do Gênero Cordel no Ensino Fundamental” na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Enedina Sampaio Melo-ESAM. Objetivou introduzir o gênero cordel no cotidiano da sala de aula de língua portuguesa do Ensino Fundamental. Pesquisa foi feita no o período de 11 de maio a 15 de junho de 2018, por meio de um estudo de caso, com pesquisa qualitativa descritiva com utilização de levantamento bibliográfico de autores adeptos ao tema tais como: Abreu (1999), Aguiar (1996), Assis, (2011), Brito (2001), Candido (1972), Chartier (2011), Cosson (2014), Freire (2008), Lajolo (1993), Lajolo (1996), Martins (1994) e aplicação de questionário e também com atividades. Além de pesquisa quantitativa relatando os percentuais de alunos em relação à leitura, literatura e literatura de cordel, assim como enfatizam a importância de literatura de cordel de uso mais lúdica e prática no âmbito da sala de aula. Este trabalho pautou-se em três capitulo a saber, onde o primeiro tem como tema a formação da leitura: a prática social da leitura e obra literária, o segundo trata-se metodologia e o terceiro aborda análise e resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literatura e identidade cultural: uma perspectiva inglesiana no conto a feiticeira(2021-10-05) DIAS, Vanessa Maia; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Uma vez que a arte literária pode ser vista como a expressão da sociedade através da linguagem, o presente trabalho alcunhado como “Literatura e identidade cultural: uma perspectiva inglesiana no conto a feiticeira” objetiva abordar a Amazônia e seus traços culturais ostentados no conto A feiticeira. Os métodos adotados foram de natureza bibliográfica, bem como as leituras de livros, artigos, revistas, e a produção de fichamentos e resumos. Para tal, partimos da coletânea Contos amazônicos, do autor Inglês de Sousa. A fundamentação teórica foi primordial para chegarmos aos resultados, e desvendar a Amazônia misteriosa dos mitos, do caboclo e da mulher amazônica. O embasamento teórico da pesquisa se dá por meio de Antonio Candido (1968-2006), Araripe Júnior (1963), Massaud Moisés (2006), Paes Loureiro (1995), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura indigena infanto juvenil como forma de valorização da cultura original nativa nas diretrizes da BNCC(2022-11-16) BAHIA, Thaina Ferreira Gomes; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Esta pesquisa tem como tema a forma como a Literatura Indígena é colocada na BNCC, buscando refletir como a valorização da Cultura indígena se dá na realidade das escolas e quais as suas implicações para a formação de crianças e jovens leitores, mais precisamente quando falamos da cultura indígena. Para além disso, essa discussão lança o olhar sobre literatura geral, literatura infantil, literatura de resistência e literatura indígena. Nesta perspectiva, objetivo geral é analisar as influências da literatura na formação dos sujeitos e na valorização da sua própria cultura. Os objetivos específicos são compreender a cultura pelo olhar de autores indígenas que ressignificam o papel do índio frente as publicações da época da colonização, expor a pluralidade de literaturas disponíveis para a formação de leitores nas mais diversas realidades do país, investigar como a BNCC retrata a literatura na perspectiva da realidade da cultura indígena e empregar propostas que podem ser geradas em torno da temática para o ensino fundamental. O referencial teórico desta pesquisa é composto por documentos oficiais como a Constituição Federal, a BNCC, os PCN’s e autores como Gallo (2017), Marchelli (2017), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Eagleton Terry (2003), Alfredo Bosi (2002), Hunt (2010), Vangri Kaingáng (2017), Dorrico (2018), Danner (2018), Correia(2018), e Danner (2018).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A literatura infantil como incentivo à leitura: o prazer de ler como veículo de aprendizagem(2018-06-29) BRITO, Mayane Santos de; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090Esse artigo visa mostrar que a Literatura Infantil é um gênero de estrema importância para a educação da criança dentro da escola. A literatura infantil constitui-se num dos momentos mais ricos e significativos dentro das instituições de ensino, e não se entende uma proposta pedagógica que não inclua em seu currículo o contato das crianças com os maravilhosos livros da literatura infantil. Este é o tema que procuramos enfatizar a literatura infantil como elemento fundamental para o desenvolvimento da imaginação e fantasia. Buscamos identificar também qual a postura adotada pelos professores frente a essas dificuldades em que os alunos enfrentam sobre a leitura. O objetivo desse trabalho além de desempenhar a prática docente com eficácia, onde por intermédio do estágio supervisionado, praticado no 8º semestre, vem de observações não praticantes exercidas em trabalhos passados, que as mesmos fizeram perceber a enorme carência das escolas em relação à leitura. E, partindo desse pressuposto, objetivamos proporcionar uma leitura prazerosa e ao mesmo tempo, abrir portas para novos conhecimentos. Busco desenvolver nesse projeto por meio de uma metodologia diversifica que fugisse do tradicional entre quatro paredes, lápis e papel, mas sim que tocasse o desejo e aguçasse o interesse e a percepção da criança no tocante a leitura e ao mundo mágico e rico da aprendizagemTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura(2019-12-06) CRUZ, Taísa de Maria Santos da; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho pretende mostrar, como a literatura pode ser um instrumento de elo desde base na formação de um leitor, com início na educação infantil sendo a partir daí, de forma contínua por toda fase adulta. O que se pode despertar na infância a habilidade para desenvolver um grande leitor, com atribuições de teóricos que reforçam a ideia, que elencam vários fatores para construção do leitor pertinente no interesse em buscar mais, pois o interesse na leitura, leva a benefícios que vem a contribuir para o leitor ter uma visão de mundo mais ampla, além de somente decodificar as palavras mais também poder reconhecer a mensagem que lhes é deixada naquela leitura. Por meio da ação é despertado, muitos sentimentos, que podem serem desenvolvido aos poucos em cada fase da vida, começando pela contação de historinhas infantis, começando pela família, dando continuidade na escola/família. A análise de como a literatura infantojuvenil, pode ser vista nos dias atuais, como ela e inserida pelos professores, a prática para incentivar cada aluno, na forma de diferenciar o trabalho de textos literários e não literários, qual a importância de socializar em sala as obras que vem do MEC, como apoio de incentivo a leitura ao aluno, a importância do contato com livro físico para visualização, folheação e interação. As práticas continua dos professores para o empenho e desempenho dos alunos no Colégio São Francisco Xavier para o gosto das obras literárias, os projetos que apoiam a leitura desde base para bons resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura no ensino da leitura no 2º ciclo do ensino fundamental(2019-03-12) RODRIGUES, Maria Delfina Carvalho; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945Este trabalho tem como intuito abordar a importância da literatura na prática de leitura. Busca ainda demonstrar a relevância que a escola tem para que o aluno desenvolva a prática da leitura. O ato de ler está presente em todos os lugares da sociedade. Dessa maneira, é necessário entendermos alguns fatores que podem interferir na formação de leitores competentes. Portanto, nesse estudo, vamos ressaltar algumas ideias e perspectivas em relação à leitura, levando em consideração a importância de incentivá-la para que esta deixe de ser tratada por muitos como algo desinteressante. O presente estudo, segundo a natureza dos dados, é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e qualitativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Metaplasmos: a evolução fonética da Língua portuguesa(2017) SANTOS, Gleice Simone Nunes dos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860Esse estudo tem como objetivo analisar variações fonéticas por meio dos metaplasmos na revista em quadrinho da Turma do Chico Bento, “Quem pediu essa Festança”. O objeto dessa pesquisa é a variação fonética, observada nas falas dos personagens que representa o dialeto de uma sociedade rural. Será feita uma abordagem da História da Língua Portuguesa, para que assim seja explicada de forma coerente a origem, evolução e transformação do nosso idioma. Os procedimentos metodológicos arrolados para a realização dessa pesquisa foram: inicialmente, foi selecionada a revista e depois, foram eleitas 52 palavras oriundas da revista. Em seguida, as palavras foram, detalhadamente, analisadas, constatando assim, a variação fonética nelas existentes, e logo depois classificadas nos grupos de metaplasmos em que se encaixavamTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O mito do boto: uma viagem pelos encantos desta narrativa oral(2019-11-06) DIAS, Dheniff Quaresma; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este estudo discute como as narrativas orais, em foco a do mito do Boto, da cidade de Abaetetuba, influenciam no comportamento de seus munícipes com o objetivo de investigar quais os recursos e argumentos são usados pelos narradores para fortalecer a veracidade dessa narrativa que por intermédio da literatura oral está sendo disseminada por dezenas de gerações até os dias de hoje. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa que descreve por meio de entrevistas semiestruturadas as experiências vividas pelos informantes após a coleta dos dados durante a pesquisa exploratória. Para obter os devidos resultados, este estudo apresenta primeiramente noções e conceitos citados por seus respectivos teóricos sobre o que é mito, o que é cultura, o que é literatura oral e, ainda, sobre o mito do Boto. Inclui-se, para os devidos resultados, alguns relatos, correlacionando-o com a literatura fantástica e expondo os fatos libidinosos que se escondem por trás do mito. Na sequência, juntamente com as considerações finais, estão os resultados alcançados no decorrer da investigação ressaltando a importância desta pesquisa para a área de Letras e principalmente para os Estudos Literários no que concerne às narrativas orais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel da mulher na divisão do trabalho no campo: uma análise dos discursos orais construídos na localidade rio Quianduba, Abaetetuba - PA(2018-04-14) SILVA, Adilcéia Rêgo da; RIBEIRO, Rita de Cassia Carvalho; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806O presente trabalho objetiva analisar os discursos orais dos moradores ribeirinhos no que concerne ao papel social da mulher na divisão do trabalho no campo para avaliar, a partir da Análise do Discurso, como os enunciados movimentam os sentidos na prática de uma ideologia e como se relacionam com a história e a sociedade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa: em um primeiro momento utilizando como método a pesquisa bibliográfica e em um segundo momento a pesquisa de campo, com dados coletados a partir de entrevistas gravadas em áudio e observação direta na comunidade ribeirinha rio Quianduba, município de Abaetetuba-PA. Tem-se como proposta, que o estudo sobre a Análise do Discurso possa contribuir para um repensar sobre o papel social da mulher nos processos de trabalho no campo ribeirinho, buscando nesse sentido, o estudo da linguagem que considere as relações do indivíduo com o mundo e do indivíduo com seu grupo social, proporcionando portanto, a cidadania e emancipação por meio da concepção de língua como reflexo da realidade social.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepções discentes sobre leitura e literatura infantojuvenil no 6º ano do ensino fundamental maior: uma experiência com o gênero fábula(2018-08-17) MENDES, Lúcia do Socorro de Castro; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268O presente trabalho, que tem como tema “a prática da leitura por meio da literatura infantojuvenil no 6º ano do ensino fundamental maior com o gênero fábula: Percepções discentes”, teve como objetivo analisar, a partir das opiniões da docente e dos discentes de uma turma de sexto ano, a contribuição da literatura infantojuvenil no desenvolvimento de habilidades de leitura na formação crítica e cidadã do aluno nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Pautou-se no procedimento metodológico estudo de caso com pesquisa quali/quanti descritiva, a qual foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio da zona Urbana, com 19 alunos do 6º ano do ensino fundamental da turma: “A”, do turno da manhã, onde foram desenvolvidas atividades diversificadas, por meio do gênero fábula e produção de texto para promover o contato da turma com a literatura infantojuvenil e a posteriori aplicados questionários com perguntas abertas sobre leitura, ensino de leitura e literatura infantojuvenil a fim de coletar opiniões sobre como os alunos percebem essa relação na educação básica. Para tanto, a fim de fundamentar esta pesquisa no que concerne ao ensino da leitura e da escrita através da literatura Infantojuvenil, nas aulas de Língua Portuguesa, no ensino fundamental maior, foram estudados vários teóricos que discutem essa temática, sobre ensino da leitura tais como: Dolz (2004), Fernandes (2007), Freire (2008), GIL (2002), Lajolo, & Zilberman (1996), Lakatos & Marconi, (2010), Lima & Rosa (2012), Zilberman & Silva, (2008). Cagliari (2009). O interesse por essa pesquisa surgiu a partir da observação e da necessidade de oferecer um ensino de leitura diferenciado, utilizando a literatura Infantojuvenil nas aulas de Língua Portuguesa, visando despertar nos alunos a imaginação, curiosidade, criação, emoções, sentimentos, participação e a formação de leitores/escritores críticos e competentes. Nesse sentido, pode-se dizer que, através do resultado obtido, a leitura ocupa na escola um lugar privilegiado, sendo imprescindível na vida do ser humano.