Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST por Orientador "FRANÇA, Martha de Souza"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeito do exercício físico em parâmetros bioquímicos e histológicos de ratos submetidos a tenotomia do tendão calcâneo(2018-09-06) LEITE, Ewellin Thamires Alencar; FRANÇA, Martha de Souza; http://lattes.cnpq.br/4736525062583590Tendinopatia é uma lesão que afeta os tendões e é caracterizada por dor crônica, inflamação e até ruptura parcial ou total do tecido acometido. Dentre os tendões comumente afetados tem-se o tendão calcâneo. No processo de reparo deste tecido inúmeras substâncias atuam modulando o processo de cicatrização, a exemplo do lactato e a glicemia. No que se refere as intervenções terapêuticas têm-se discutido o efeito do exercício físico no processo de reparo, e, sabe-se que a prática do mesmo implica na modulação dos níveis dessas substâncias. Nesse contexto o objetivo desse trabalho é avaliar o efeito do exercicico físico em parâmetros bioquímicos e histológicos de ratos submetidos a tenotomia do tendão calcâneo. Neste trabalho foram utilizados 12 ratos adultos da linhagem Wistar dividos em três grupos: Exercício, Lesão e Lesão+exercício. Os animais foram submetidos a tenotomia do tendão calcâneo e ao protocolo de exercício físico (EF) (nado forçado por 30min). Foram mensurados os níveis de lactato e glicemia antes da lesão e em 7 e 14 dias após a lesão. As análises histológicas foram realizadas em 14 dias após as lesões através da coloroção Hematoxilina e Heosina (HE) e da autofluorescência do colágeno. Foi utilizado o Índice Funcional de Aquiles (IFA) para análise funcional antes da lesão e em 7 e 14 dias após a lesão. Para análise estatística utilizamos o teste ANOVA-1via seguido do pós-teste Tukey, considerando significatico p<0,05 com dados expressos em média ± desvio padrão.Os resultados obtidos demonstraram uma menor perda funcional do grupo lesão+exercício em relação ao grupo lesão quando comparado ao grupo exercício. A análise funcional mostrou uma estrutura tecidual semelhante entre o grupo lesão+exercício e o grupo lesão, característico do processo de cicatrização, diferindo do grupo exercício. As análise da autofluorescência do colágeno revelou que o grupo lesão apresentou menor densidade de colágeno quando comparado aos demais grupos experimentais. Os valores de lactato e glicemia não tiveram variações expressivas entre os grupos e dias de análise. Desta forma concluímos que o exercício físico contribui para o processo de reparo do tendão calcâneo apresentando uma menor perda funcional em 7 e 14 dias após a lesão, e, a manutenção da malha colágena analisada em 14 dias pós lesão, apesar de apresentar áreas de degeneração em ambos os grupos que sofreram lesão. E por fim, o protocolo de exercício realizado não demonstrou efeito de variação nos níveis de lactato e glicemia em 7 e 14 dias após a lesão do tendão calcâneo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos(2018-09-06) PINTO, Andressa Chagas; FRANÇA, Martha de Souza; http://lattes.cnpq.br/4736525062583590O presente estudo tem por objetivo investigar a relação dos alunos com a dança no processo de ensino-aprendizagem e a percepção sobre a importância deste conteúdo para formação de cidadãos críticos e participativos. A amostra foi composta por 69 alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, matriculados em uma escola estadual do município de Belém do Pará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com cinco perguntas (abertas e fechadas) sobre a relação deles com a dança. Os resultados mostraram em relação a prática da dança que 55,07% praticam na escola e 44,93% dizem não praticar neste espaço. Enquanto que, fora da escola 34,78% dizem praticar e 65,22% dizem não praticar. Ao perguntarmos se os alunos sentem falta de praticar dança nas aulas de educação física, 44,93% disseram que sentem falta e 55,07% que não sentem falta. Já referente a compressão do aluno quanto a importância deste conteúdo para sua formação, 46,38% responderam que sim e 53,62% que não. A respeito do entendimento por parte dos alunos sobre a influência da vivência deste conteúdo em suas relações sociais, 33,78% que não influencia, 44,92% responderam que influencia, dos quais, 11,59% atribuíram influência à expressão de sentimentos, 5,08% a influência na cultura e 4,63% a trabalhar em grupo. Diante dos resultados encontrados concluímos que a dança pode sim influenciar nas relações dos alunos assim como também forma leitores de dança/mundo, pois conseguem se expressar e se tornar cidadãos críticos e participativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores motivacionais para aderência e permanência na prática de musculação de mulheres adultas(2018-07-10) NASCIMENTO, Nívea Rosana Silva do; FRANÇA, Martha de Souza; http://lattes.cnpq.br/4736525062583590Este estudo propõe investigar os fatores motivacionais que levam mulheres adultas a aderência e permanência na prática de musculação, analisando as seis dimensões motivacionais (Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Prazer e Estética). A amostra foi composta por 50 mulheres, com idade entre 20 a 59 anos, praticantes de musculação. Para a coleta de dados foi empregado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas (IMPRAF-54), esse instrumento se propõe a avaliar seis dimensões motivacionais relacionadas à prática regular de atividade física. Foi aplicado também um questionário contendo questões sobre a caracterização sócio demográfica da amostra. Para analise dos dados utilizamos uma estática descritiva, com parâmetros de mediana e desvio interquartílico. Os resultados mostram a dimensão Saúde como principal fator motivacional para a adesão e permanência de mulheres na musculação (38,5), seguido pelas dimensões Prazer (37,0), Estética (36,0), Sociabilidade (29,5), Controle de Estresse (28,0) e em último a Competitividade (10,5). Concluímos que entre as seis dimensões analisadas, a Saúde é a que mais motiva as mulheres na aderência e permanência na prática de musculação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Motivação para a prática de exercício físico sob diferentes formas de supervisão(2018-03-12) SANTANA, Ewerton André Costa; FRANÇA, Martha de Souza; http://lattes.cnpq.br/4736525062583590O objetivo do presente estudo foi identificar os motivos para a prática exercício físico sob diferentes formas de supervisão em academias e comparar o perfil motivacional destes praticantes entre o sexo. Participaram da pesquisa 45 indivíduos com idades entre 18 e 55 anos, sendo 15 praticantes sob auxílio de personal trainer com atendimento individualizado (7 homens e 8 mulheres), 15 praticantes sob auxílio de personal trainer com atendimento em grupo de dois alunos (7 homens e 8 mulheres) e 15 praticantes sem auxílio de personal trainer (8 homens e 7 mulheres). O instrumento utilizado para avaliar os motivos à prática de exercício físico foi a versão brasileira do Exercise Motivations Inventory (EMI-2), o qual é constituído por 44 itens agrupados em 10 fatores de motivação: diversão/bem-estar, controle de estresse, reconhecimento social, afiliação, competição, reabilitação de saúde, prevenção de doenças, controle de peso corporal, aparência física e condição física. Para análise estatística foi utilizado o teste de análise de variância (ANOVA) de um critério, para comparação entre os grupos, o teste t para comparação por sexo dos participantes onde os valores de p≤0,05 foram considerados significativos e os resultados foram expressos como média ± desvio padrão. Os principais resultados revelaram semelhanças entre os motivos de maior prevalência para a prática de exercício físico, sendo condição física, prevenção de doença e aparência física como principais fatores motivacionais tanto na comparação entre os grupos com e sem auxílio de personal trainer como na comparação entre o sexo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção acadêmica em dança na educação física escolar(2018-06-15) BRITO, Lana Cristina de; FRANÇA, Martha de Souza; http://lattes.cnpq.br/4736525062583590O objetivo desse trabalho é realizar um levantamento do montante de produção acadêmica na última década sobre dança no contexto da educação física escolar. Este trabalho utiliza metodologia inventariante e descritiva, tomando como base para consulta o portal de Periódicos Capes, onde foram selecionadas as publicações na última década (2008 – 2018). Foram utilizadas as seguintes palavras-chave para pesquisa: dança escolar, dança e escola, dança e educação e dança e Educação Física. Verificamos um total de 4217 artigos e produções afins, no entanto apenas 82 publicações no que diz respeito à relevância ao embasamento do professor de Educação Física em seu planejamento escolar no conteúdo dança. Nos achados do presente inventário, constatou-se a relevância curricular da dança nas disciplinas de Educação Física e Artes em diversas publicações. Percebe-se a notória importância da dança como componente de formação na construção do repertório da cultura corporal de movimentos e a sensibilidade nas relações humanas, possibilitando levar a formação integral do indivíduo. No entanto, há uma forte contradição da dança como conteúdo curricular, pois até hoje a dança é trabalhada como atividade extracurricular, pouco trabalhada de forma contextualizada. Esbarramos ainda na falta de formação adequada e pouco se ensina de fato como trabalhar a dança, haja vista a deficiência da formação nas graduações. Os dados desta investigação sinalizam a relativa restrição da produção de conhecimento a respeito do conteúdo dança no Periódico Capes da última década. Sugerimos estudos e produções mais aprofundados a respeito dos benefícios e auxilio pedagógico para dança nas aulas de Educação Física, onde possa ajudar o professor a planejar e aplicar o conteúdo dança em suas aulas de maneira criativa, ampla e diversifica, objetivando o aluno como protagonista do processo de criação.