Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dimensões de Burnout, estratégias de coping e tempo de prática como atleta federado em jogadores profissionais de futebol
    (2018-11-09) FERREIRA, Rodrigo Weyll; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868; https://orcid.org/0000-0003-2163-5606
    O objetivo do estudo consiste em investigar as seguintes correlações bivariadas em jogadores profissionais de futebol: a) dimensões de burnout x estratégia de coping; b) tempo de prática como atleta federado x dimensões de burnout; c) tempo de prática como atleta federado x estratégias de coping. Participaram do estudo 54 atletas profissionais de futebol da primeira divisão do Campeonato Paraense de 2018, todos do sexo masculino. Participaram do estudo 54 atletas profissionais de futebol da primeira divisão do Campeonato Paraense de 2018, todos do sexo masculino. A média de idade foi de 24.0 ± 3.9 anos, e a média do tempo de prática como atleta federado foi de 8.7 ± 4.2 anos. Os participantes responderam a dois instrumentos psicométricos de mensuração de burnout e coping. Os resultados evidenciam que: i) os indicadores de burnout foram baixos; ii) a correlação entre as dimensões de burnout e coping foi significativa, negativa e moderada somente entre a dimensão reduzido senso de realização esportiva e a estratégia treinabilidade; iii) não observamos correlação entre o tempo de prática como atleta federado e as dimensões de burnout; iv) encontramos uma correlação significativa, positiva e moderada entre o tempo de prática como atleta federado e a estratégia desempenho sob pressão. As principais conclusões do estudo apontam que atletas com maior tempo de prática federada tendem a apresentar melhor desempenho sob pressão, bem como o desenvolvimento da estratégia treinabilidade pode ser oportuno para a percepção de realização esportiva em atletas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Treinamento de potência não confere ganhos adicionais na velocidade de marcha de mulheres pós menopausa
    (2021-10-07) DAMASCENO, Layne Patrícia de Oliveira; COSWIG, Victor Silveira; http://lattes.cnpq.br/0097939661129545; https://orcid.org/0000-0001-5461-7119
    O processo de envelhecimento está associado a declínios nas funções do organismo humano. Nas mulheres, alterações nas capacidades funcionais são percebidas após a menopausa. Porém, a prática de Treinamento Resistido (TR) promove benefícios que mitigam as alterações senescentes. O objetivo do estudo foi avaliar a velocidade de marcha a partir da adição de treinamento de potência pliométrico e com resistência elástica ao treinamento resistido tradicional, dentro da perspectiva de dose mínima em mulheres pós-menopausa. A amostra foi composta por 24 mulheres (48-74 anos), randomizadas e divididas em três grupos experimentais: Tradicional DE Dose Mínima (TRDM), composto por 09 participantes; Elastos (ELST), 07 participante; e PLIOMETRIA (PLIO), 08 participantes. As medidas de velocidade de marcha foram realizadas antes e após 10 semanas de treinamento, para análise foi utilizado o modelo de Equações de Estimativas Generalizadas (GEE) com post-hoc de Bonferroni, executadas no pacote estatístico SPSS 20.0 com significância adotada de p<0,05. Não houve interação grupo*momento, mas efeitos entre momentos (p<0,00) e grupos (p<0,02) foram apresentados. Para os efeitos de grupo foi apresentada significância no pós-hoc na comparação entre os grupos TRDM e PLIO, indicando maior efeito para o Grupo Tradicional Dose Mínima (TRDM). Dese modo, adicionar exercícios de potência pliométricos não conferem ganhos adicionais no teste e variável utilizados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de concordância entre instrumentos móveis para a verificação de variabilidade da frequência cardíaca
    (2021-10-07) SILVA, Thyago Martins Viana da; PENNA, Eduardo Macedo; http://lattes.cnpq.br/3746450308327976; https://orcid.org/0000-0003-0058-7967
    Objetivo do presente estudo foi investigar a concordância entre métodos de avaliação da variabilidade da frequência cardíaca obtidos por meio do aplicativo para dispositivos móveis ELITE HRV e o monitor cardíaco Polar® (V800) + software Kubius HRV 3.3.1 ambos associados a uma fita torácica (H10). Participaram do estudo 40 indivíduos, sendo estes 23 do sexo masculino e 17 do sexo feminino, com média de idade de 24,08 ± 5,50 anos, estatura 1,74 ± 0,03 metros, massa corporal 60,00 ± 10,00 quilogramas e IMC 19,72 ± 2,62. Este estudo é caracterizado como quantitativo e aplicado de forma transversal. Para a coleta de dados essa pesquisa contou com somente um encontro, em que os sujeitos foram orientados a permanecer na posição sentada de maneira estabilizada por cerca de cinco minutos para realizar a aquisição de dados nos instrumentos, ou seja, cinco minutos utilizando o transmissor cardíaco (H10) com acompanhamento e armazenamento de dados via monitor cardíaco Polar® (V800) e posteriormente o mesmo período equivalente para o aplicativo ELITE HRV. A partir disso foram coletadas as variáveis: SDNN (desvio padrão entre intervalos normal a normal) e RMSSD (a raiz quadrada das diferenças médias de intervalos NN sucessivos). Para realização das análises foram selecionados dois coeficientes estatísticos a correlação de Person e a correlação intraclasse destinado às avaliações intrer-instrumentos. Em conclusão, quando comparado com uma medida válida como o monitor cardíaco Polar® (V800) o APP Elite HRV apresentou valores de concordância excelente e moderado para as variáveis analisadas (RMSSD e SDNN) podendo encorajar a recomendação de uso desse instrumento de forma associada a outros parâmetros validados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A acessibilidade de usuário de cadeira de rodas em academias de musculação: impasses e viabilidades
    (2021-06-23) MORAES, Marlon Souza; MONTEIRO, Elren Passos; http://lattes.cnpq.br/0920248966438368; https://orcid.org/0000-0001-7757-6620
    O presente trabalho, trata-se de um artigo para conclusão de curso, intitulado “A acessibilidade de usuários de cadeira de rodas em academias de musculação”. O objetivo do estudo é revisar, por meio da literatura, quanto aos impasses e as viabilidades de pessoas com deficiências(PcDs) em relação à pratica de musculação tendo em vista limitações clínicas, regras de engenharia dos prédios aos quais se instalam as academias. Além disso, verificar-se de fato as academias se encontram aptas para receber esta população. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados a partir de uma pesquisa bibliográfica, e, por fim, o relato de Fernando Souza, 43 anos, campeão de natação, com paraplegia dos membros inferiores ocasionados por acidente automobilístico, frequentador de academias, que encontrou na atividade física, a motivação para viver e pôde, elucidar, as experiências vividas em academia de musculação com a sua cadeira de rodas. Pode-se concluir que o usuário de cadeira de rodas ainda encontra algum tipo de barreira, seja ela arquitetônica ou profissional ao acesso á prática de exercício físico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnobrega: os contrastes de uma identidade cultural para o jovem periférico
    (2019-06-24) RIBEIRO, Lucilene do Nascimento; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330
    O Tecnobrega é um ritmo dançante paraense que mistura elementos da cultura local com batidas eletrônicas, muito apreciado pelos jovens, especialmente os que residem em periferias. Por estar presente nos espaços de lazer, residências e ainda ser um gerador de renda para jovens e adultos, é importante investigar as contribuições do ritmo para a cultura e vida do jovem periférico. Com isso, propõem-se novas abordagens no conteúdo de dança em aulas de Educação Física, destacando este ritmo como forma de envolver o aluno, não apenas na dança, mas fomentando discussões culturais em classe. A pesquisa desenvolvida foi do tipo qualitativa, dividida em revisão da literatura sobre o tema e levantamento qualitativo sobre o Tecnobrega com os agentes ligados ao ritmo e uma docente de Educação Física. O teor da pesquisa e as afirmações dos respondentes apontam para o potencial poder cultural da implementação desse ritmo, pois estimula a construção de sua identidade cultural e a compreensão da cultura local sobre ele, bem como sobre a produção do ritmo, que é gerador de renda para muitos desses jovens. Portanto, sendo a aula de Educação Física um local de construção humana, tais momentos serão potencializados ao incluir esse importante ritmo da cultura paraense.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação física no ensino fundamental II: um estudo sobre análise dos conteúdos de ensino em escolas públicas municipais de Castanhal-PA
    (2019-06-26) SOUZA, Anne Caroline Nunes de; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330
    O presente trabalho tem como objeto de estudo a sistematização dos conteúdos da Educação Física em escolas de ensino fundamental no município de castanhal. Partindo da problemática: Como se dá a sistematização para gerir os conteúdos do ensino da Educação Física no esino fundamental II nas escolas púbicas municipais de castanhal? Para a referida pesquisa realizou-se uma entrevista semi-estruturada com cinco professores de Educação Física em cinco escolas de ensino fundamental II de castanhal. Para a análise de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Desta forma, indentificou-se que os professores entrevistados sistematizam os conteúdos de forma aleatória, como desejam não apresentando padrão e organização a cerca dos conteúdos. Nesse sentido, foi possível fazer um diagnóstico da sistematização dos conteúdos nas escolas e encontrar algumas lacunas existentes que precisam ser repensadas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Correlação força-velocidade em diferentes modelos de periodização no treinamento de força
    (2019-06-27) SILVA, Ana Paula Rodrigues da; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724; https://orcid.org/0000-0002-9751-2410; NASSAR, Sérgio Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3066738195459439
    O objetivo deste estudo foi investigar a correlação de força e velocidade sob treinamento de força (TF) utilizando Periodização ondulatória linear (PL), Periodização ondulatória diária (POD) e Periodização ondulatória semana (POS) no decorrer de 24 semanas em jovens universitários. Participaram da pesquisa 19 indivíduos (homens e mulheres) e foram distribuídos de forma randomizada nos grupos PL (n=7), POD (n=6) e POS (n=6). A força foi avaliada pelo teste de 10 RM nos exercícios de Supino Reto e Leg Press. Quanto à Velocidade, esta foi avaliada pelo Shunttle Run e Illinois Agility Test. As avaliações ocorreram antes das sessões de treinamento, denominado de pré (PRE); em seguida, na 8ª semana, posteriormente na 16ª e, ao final das 24 semanas (POS). Para verificar, apresentou correlação entre os testes de força e velocidade utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson (r). Obteve-se correlações negativas de forte a moderadas nos testes, chegando até (-0,78) o Illinois Agility Test com supino; (-0,60) Agillity com Leg Press. O Shunttle de Velocidade com Supino obteve uma forte correlação (-0,79) e Shunttle com Leg (-0,76) também tiveram uma correlação forte. Portanto, o TF aplicado em 24 semanas, com diferentes periodizações provocou aumento da força, consequentemente o tempo nos testes de agilidade e velocidade. Sendo assim, constata-se que há uma correlação negativa entre as variáveis, ao passo que quanto maior for o desempenho da força menor será a velocidade despendida.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A interdisciplinaridade como estratégia pedagógica entre as disciplinas educação física e matemática
    (2019-11-10) CHUCRE, Marco Aurelio dos Santos; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    O presente trabalho aborda a temática da interdisciplinaridade, tendo como foco a Educação Física e a Matemática. A escolha da temática se fez por entendermos que as práticas pedagógicas pautadas na interdisciplinaridade têm sido pouco exploradas. Diante do exposto, construímos como problema central deste estudo: de que maneira a interdisciplinaridade constrói-se como estratégia pedagógica para o desenvolvimento potencializador do ensino e aprendizagem entre as disciplinas de matemática e educação física? Neste sentido a fim de conseguirmos construir uma resposta para este problema, desenvolvemos como objetivo geral: analisar a prática da interdisciplinaridade entre educação física e matemática como estratégia para potencializar o ensino e aprendizagem entre as disciplinas de matemática e educação física. Esta pesquisa foi baseada nos conceitos Fazenda (1995; 1997; 2010) acerca da interdisciplinaridade, entre outros. Nos aproximamos da característica da pesquisa-ação definido por Tripp (2005). A coleta de dados se deu em uma escola localizada no município de Ananindeua, num período de cinco semanas com trinta e três estudantes de ambos os sexos. Em nossas análises percebemos que os alunos conseguiram compreender os conteúdos da matemática aplicados durante as aulas práticas de educação física, houve um maior interesse na participação por parte deles e assim como auxiliou os alunos, a interdisciplinaridade também ajuda o próprio professor no processo de ensino aprendizagem.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel da prática de karatê no comportamento de crianças: um olhar na perspectiva dos pais
    (2018-10-04) LIMA, Nielton Silva de; COSWIG, Victor Silveira; http://lattes.cnpq.br/0097939661129545
    Tendo em vista que muito de fala na literatura sobre artes marciais, no que tange os seus benefícios para seus praticantes, pesquisou-se sobre os impactos comportamentais que a pratica da modalidade karatê pode trazer para crianças, a fim de investigar fatores comportamentais de crianças que praticam karatê, sobre o olhar perceptivo de seus pais. Realiza-se, então, uma pesquisa caracterizada como quantitativa, com o caráter descritivo. Diante disso, verifica-se que quanto ao aspecto do interesse dos filhos pela escola e pelos estudos, percebe-se uma evolução positiva desse aspecto, com aumento do número de alunos classificados como bons e queda no número de alunos considerados ruins. Com relação ao aspecto da disposição dos filhos para a realização de tarefas e trabalhos escolares, constata-se diretamente evolução positiva desse aspecto nos alunos pesquisados, já que também houve aumento no número de alunos classificados como bons e diminuição dos alunos considerados ruins. Sobre a responsabilidade, disciplina e respeito, também nos mostram alterações positivas relacionadas a esses aspectos, pois também aí houve significativo aumento no número de alunos considerados como bons e diminuição dos considerados ruins. Frente a agressividade e relacionamento dos alunos no ambiente familiar com pais e irmãos, observou-se mais uma vez que as informações colhidas apontam para evolução positiva desses aspectos, pois se verificou que após o ingresso na prática do karatê, o número de alunos classificados como bons aumentou e o número de alunos considerados ruins diminuiu. Com relação ao aspecto da prestatividade dos alunos para pequenas tarefas no ambiente doméstico por solicitação dos pais, constata-se um significativo aumento no número de alunos considerados como bons e consequente declínio dos considerados ruins, o que se considera ser uma forte evolução positiva para esses aspectos após o início na prática do karatê. O que impõe a constatação de que nesse sentido destaca-se que a prática da modalidade parece ser estratégia interessante para a formação do indivíduo enquanto ser social.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Realidade virtual como ferramenta pedagógica no ensino da educação física
    (2018-10-19) MONTEIRO, Pedro Antonio Marques da Silva; TOMÁS, Alessandra Mendonça; http://lattes.cnpq.br/0933396488981436
    As tecnologias de informação, comunicação e mídias eletrônicas estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Essas tecnologias alteraram o modo de vida em sociedade, consequentemente, houve mudanças na educação. Hodiernamente, boa parte das escolas utilizam recursos tecnológicos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, nem todas as escolas possuem recursos financeiros para tal. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar uma estratégia de ensino-aprendizagem de baixo custo e diagnosticar a concepção de aprendizado dos estudantes por meio da utilização da realidade virtual nas aulas de Educação Física. A proposta metodológica foi desenvolvida através da pesquisa-ação, na qual montamos óculos de realidade virtual durante as aulas, os estudantes vivenciaram a educação imersiva e responderam a um questionário relacionado à experiência. A amostra foi constituída por 57 estudantes, de ambos os sexos (32 meninos e 25 meninas, com idade média de 11,9 anos), devidamente matriculados no 6º e 7º ano em escola particular de Castanhal – Pará. A dinâmica foi realizada em duas turmas seguindo a mesma pragmática. Para começar, houve uma conversa inicial e a divisão da turma em quatro grupos, montamos quatro óculos de realidade virtual com os moldes do “Google Cardboard”, utilizamos o programa “Human Body VR” para apresentar o corpo humano e em seguida os grupos montaram um quebra-cabeça do sistema esquelético. A vivência proposta no estudo suscitou para os sujeitos outra visão da Educação Física, na qual é possível mudar o cotidiano das aulas, tornando mais interativas e diferenciadas. Portanto, de acordo com as análises realizadas, observa-se que a realidade virtual pode ser considerada um instrumento pedagógico interessante e eficaz nas aulas de Educação Física, em se tratando do envolvimento que ela exerce, sendo assim, apresenta-se como uma ferramenta a mais como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física e não uma troca de espaços ou metodologias.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jogos eletrônicos como conteúdo da educação física escolar: uma revisão sistemática
    (2019-01-10) COSTA, Ruan Felipe De Oliveira Borges; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica acerca dos jogos eletrônicos na educação física escolar. Como metodologia, esta pesquisa realizou uma revisão bibliográfica, no intuito de analisar e elencar o uso dos jogos eletrônicos como conteúdo nas aulas de Educação Física. A estratégia de pesquisa, foram utilizados um buscador acadêmico (Google Acadêmico) e uma biblioteca digital a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), um dos principais periódicos referentes as pesquisas desenvolvidas na área de Educação Física no Brasil, sendo ele a Revista Brasileira de Ciência do Esporte. A amostra constitui-se de seis trabalhos. As publicações analisadas discorrem sobre as principais características acerca dos jogos eletrônicos na pratica pedagógica da Educação Física, relacionando-os diretamente com o convívio social dos alunos e o ambiente que estão inseridos. As publicações sobretudo as de Athayde (2016) e Machado (2017) destacam que é necessário um maior preparo e diálogo com os jogos eletrônicos, utilizando-os a partir de um caráter lúdico e de maior atratividade para o público infanto-juvenil, não deixando de lado o modo de ensino convencional, mas sim se aliando a ele.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Exercício físico sistematizado: benefícios para força muscular e flexibilidade em indivíduos idosos
    (2018-12-21) MELO, Michael Jone de Sousa; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873
    O presente estudo nos alerta para o fenômeno do envelhecimento populacional brasileira, que juntamente com o processo de envelhecimento surgem os desgastes fisiológicos naturais, dos quais destacamos a diminuição da força muscular e da flexibilidade em indivíduos idosos. Em que tais fatores uma série de dificultadores para o desempenho das atividades cotidianas destes indivíduos impactando diretamente na qualidade de vida desse grupo de sujeitos. O estudo procurou responder ao seguinte problema: Quais os benefícios que podem ser gerados com a prática de atividades físicas para pessoas idosas? O objetivo geral foi Demonstrar a partir da literatura existente os benefícios do exercício físico para a melhora e manutenção dos componentes da aptidão física, força e flexibilidade em pessoas idosas. Desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, em que foram selecionados dezenove artigos produzidos entre os anos de 2005 a 2016. O estudo verificou que que há um avançado e rápido processo de envelhecimento que está acometendo a população brasileira e a mudial de modo geral. E com isso ocorrem as mudanças fisiológicas no corpo humano, provenientes desse processo de envelhecimento, constatando que o corpo dos indivíduos passa naturalmente por uma processo continuo e gradativo de degeneração no que diz respeito as capacidades da aptidão física, no que ficou evidenciado com grande destaque, sendo as capacidades de força muscular e flexibilidade. Concluiu-se que há grande incipiência de produções acadêmicas sobre a temática e as existentes dentro dessa temática apontam resultados incompletos e superficiais no tocante a métodos mais eficazes, tipos de exercícios mais adequados, e quantificação percentual dos benefícios apresentados, sendo muitas das veses avaliadas as melhorias por meio de aplicação de questionários, o que por sua vez, pode não apresentar resultados exatamente precisos no tocante a quantificação dos benefícios causados referente aos componentes da aptidão física ora relacionados na presente pesquisa.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Correlações entre maturação biológica e aptidão física em jovens praticantes de karatê
    (2018-12-18) MONTEIRO, Marco Antônio Pereira; COSWIG, Victor Silveira; http://lattes.cnpq.br/0097939661129545
    A importância de estudar a maturação biológica, é que a maturação pode influência tanto na aptidão física, quanto na variabilidade encontrada no desenvolvimento neuromuscular de crianças e jovens. Sendo assim, o objetivo da pesquisa, foi verificar a maturação biológica, através da idade do Pico de Velocidade de Crescimento (PVC); e relacionar com a aptidão física de jovens praticantes de karatê. Participaram do estudo, 46 indivíduos do sexo masculino e feminino com faixa etária de oito a doze anos. Para verificar a maturação através do PVC, foram mensuradas medidas de massa corporal, estatura, estatura sentado e data de nascimento. Já para analisar a aptidão física, foi utilizado o manual de testes e avaliação do Projeto Esporte Brasil (PROESP/Br). Os resultados demostraram que indivíduos com os níveis de maturação mais avançados, pertencentes à mesma faixa etária, tiveram uma tendência a apresentar valores superiores nos testes de arremesso de medicineball e salto horizontal. Na correlação de dados do grupo total de faixa etária de 8 a 12 anos, a maturação biológica teve relação com o arremesso de medicineball (r = 0,754; p = 0,000). Na faixa etária de 8 a 10 anos, a maturação biológica teve relação com o arremesso de medicineball (r = 0,735; p = 0,000). Na faixa etária de 11 a 12 anos, a maturação biológica teve relação com dois testes, que foram eles: arremesso de medicineball (r = 0,766; p = 0,000) e salto horizontal (r = 0,592; p = 0,010). Frente aos resultados, conclui-se que, a maturação biológica, tem relação com os testes de arremesso de medicineball e salto horizontal.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A influência do nível competitivo na percepção da síndrome de burnout em atletas universitários de handebol
    (2018-12-18) SOUSA, Milene Caroline Araujo de; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868
    A síndrome de burnout no âmbito esportivo consiste em uma resposta psicofisiológica de esgotamento e está fundamentada em três dimensões: exaustão física e emocional (EFE); reduzido senso de realização esportiva (RSR); e desvalorização esportiva (DES). Suas principais consequências são a perda da motivação e o abandono da carreira esportiva. O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito do nível competitivo na percepção de burnout e suas dimensões em atletas universitários de handebol. Participaram do estudo 89 atletas (45 homens e 44 mulheres) pertencentes as três distintas divisões dos Jogos Universitários Brasileiros realizados em Goiânia (21 da primeira divisão, 29 da segunda divisão e 39 da terceira divisão), com média de idade de 21,76 ± 3,17 anos. Os atletas preencheram o Questionário de Burnout para Atletas (QBA) e uma ficha de dados demográficos. Para a análise dos dados foram empregados os testes de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, Kruskal-Wallis, e post hoc de Dunn no programa GraphPad Prism. O índice de significância adotado foi p<0,05. Os resultados apresentaram as seguintes medianas para as dimensões EFE, RSR e DES, respectivamente: primeira divisão (1,8; 2,0; 1,8), segunda divisão (1,4; 2,0; 1,8), terceira divisão (1,6; 2,4; 1,8). Não houve diferenças significativas entre os atletas da primeira, segunda e terceira divisão nas dimensões EFE e DES. Para a dimensão RSR não houve diferença significativa entre os atletas da primeira e segunda divisão. No entanto, os atletas que estão na terceira divisão apresentaram índices maiores dessa dimensão em relação aos seus pares da primeira e segunda divisões, bem como maior percepção de burnout total em relação aos atletas da segunda divisão. Portanto, ao comparar as dimensões do burnout entre os três grupos, percebemos que a variável nível competitivo, representada pela divisão disputada, interfere na percepção da dimensão reduzido senso de realização esportiva e no burnout total, resultando na baixa realização esportiva entre os atletas de handebol participantes da terceira (e última) divisão da principal competição universitária brasileira.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A influência aguda do treinamento de resistência muscular localizada sobre os ganhos de força em mulheres moderadamente treinadas
    (2019-01-04) CÂMARA, Leonardo Lucas Gama; SILVA, Rafael Oliveira da
    A musculação, também conhecida como treinamento resistido, é uma das modalidades mais praticadas por indivíduos de diferentes faixas etárias. E existem inúmeros benefícios decorrentes da prática da musculação, que incluem alterações fisiológicas em diversos sistemas corporais. E pode ser definida como exercícios, utilizando resistências progressivas,o treinamento resistido para a população feminina trás benefícios como o aumento da massa magra, a perda de gordura.O objetivo deste estudo foi verificar a influência aguda do treinamento de resistência muscular localizada sobre os ganhos de força em mulheres moderadamente treinadas após 12 sessões de treinamento. Foi realizado treinamento resistido em 10 voluntárias do gênero feminino (28,5 ± 4,31 anos; 61,5 ± 7,52 peso; 1,62 ± 0,05 altura; 23,29 ± 1,80 IMC), com no mínimo três meses de experiência de treinamento resistido. A força máxima foi avaliada através do teste de 1-RM. O protocolo de treinamento de 12 sessões foi realizado com 40% da carga de 1RM. Foram observados aumentos significativos de força para membros inferiores no exercício de cadeira extensora (84,2 Kg ± 4,27 pré; 86,4 Kg ± 4,13 pósp<0,039) e não foram observados dados significativos para membros superiores no exercício supino reto (24 Kg ± 1,96 pré; 24,6 Kg ± 1,93 pós). Concluímos que 12 sessões de treinamento resistência muscular localizada, foram suficientes para o aumento da força muscular de forma aguda para membros inferiores em mulheres moderadamente treinadas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Evasão nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental: influenciadores que interferem a participação dos estudantes no município de Capanema-PA
    (2019-01-10) MENDES, Márcio Gabriel Lopes; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    O presente trabalho trata dos fatores influenciadores determinantes da evasão dos estudantes para com a Educação Física Escolar. Diante disso, o problema central da pesquisa busca identificar quais são os elementos que interferem para a não participação dos estudantes, efetivamente, nas aulas de Educação Física. Assim, a pesquisa teve como problema central: compreender os elementos que potencializam a evasão nas aulas de Educação Física dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Buscando entender tal fenômeno, realizou-se um levantamento bibliográfico e em seguida uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumentos para coleta de dados, a aplicação de um questionário para os alunos contendo 7 (sete) perguntas referentes ao tema proposto. A amostra foi composta por doze alunos dos anos finais do ensino fundamental e na faixa etária entre 14 a 15 anos de duas escolas da Rede Pública de Ensino do município de Capanema-PA, que se dispuseram a participar da pesquisa. Com os resultados obtidos podemos concluir que os desinteresses dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental encontram-se atrelados à falta de condições estruturais relacionados à prática pedagógica e em outros casos a falta de diversificação dos conteúdos ministrados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança como instrumento de qualidade de vida
    (2018-12-21) SOEIRO, Lauriane Ferreira; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873
    Esta pesquisa com o título “A Dança como Instrumento de Qualidade de Vida nas academias de ginástica” e tem relação com a minha atuação no ambiente das academias como instrutora de dança, e por compreender neste meandro a importância da dança para homens e mulheres uma vida melhor através de mudanças de hábitos. O referido estudo partiu da questão: Que relações se estabelecem entre dança e qualidade de vida nas academias de ginástica? Meu objetivo neste estudo foi demonstrar o que a produção cientifica na área tem destacado sobre a dança e suas relações com a qualidade de vida para as pessoas que as praticam. É uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, em que os dados foram coletados a partir da busca a partir de palavras-chave como “dança”, “dança e qualidade de vida” e “dança nas academias de ginástica”, nas plataformas digitais da Organização Mundial da Saúde (OMS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Dessa forma selecionei entre artigos, monografias, dissertações e teses, apenas 06 estudos, sob a temática da qualidade de vida e da atuação das academias, além da história da dança. Como resultados obtidos temos a baixa quantidade de trabalhos acerca da temática e que a dança é indissociável da melhoria da qualidade de vida de quem a pratica; que as academias de ginástica possuem um papel fundamental no fornecimento dos serviços prestados aos clientes, promovendo a sua satisfação e permanência nesses espaços e como instrumento de bem-estar social a dança é para todo e qualquer pessoa, não estando direcionada a um grupo específico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A banda alma celeste: a experiência de um grupo de torcedores na descriminalização das torcidas organizadas e no combate à homofobia
    (2019-01-10) PINHEIRO, Kelber Saboia; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330
    Este trabalho intitulado “A Banda Alma Celeste: a experiência de um grupo de torcedores na descriminalização das torcidas organizadas e no combate à homofobia” tem como objetivo pesquisar e identificar as motivações para a criação da Banda Alma Celeste, além de registrar a história de fundação desse grupo de torcedores a partir dos relatos de seus mais antigos membros, buscando identificar as percepções dos membros e torcedores acerca da extinção dos cantos de cunho preconceituoso do seu repertório da banda, buscando entender “por qual motivo foram excluídos os cantos preconceituosos do repertório desse grupo de torcedores?”. Para a realização desse estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa além de uma pesquisa bibliográfica em artigos que abordassem os assuntos e buscassem esclarecer os termos necessários para o entendimento dos mesmos. Também foi utilizada uma pesquisa de campo, com entrevistas voltadas a membros que freqüentassem a mais de 5 anos esse grupo de torcedores, assim como a aplicação de formulários em dias de jogos aos torcedores que compõem o grupo ou que assistem aos jogos próximos a eles. Buscando informações pessoais e críticas sobre o pensamento dos mesmos, que pudessem, ao fim da análise, traçar uma linha de pensamento a respeito dos assuntos abordados. Como resultado obteve-se dados relevantes, que comprovam que 59% das pessoas entrevistadas, se afastaram das torcidas organizadas por não se sentirem bem, ou se sentirem inseguras próximas a elas, assim como 84,5% dessas pessoas, concordaram com a exclusão dos cantos de teor homofóbicos e/ou preconceituosos, além de constatar que 55,5% das pessoas se sentiram satisfeitas com a atitude da Banda Alma Celeste em excluir esses cantos preconceituosos. Por tanto, podemos perceber que um fator que antes era corriqueiro, hoje em dia já é combatido com atitudes de pessoas que se sentem responsáveis por além de torcer por seu clube de coração, realizar ações que visam o direito, a liberdade e a igualdade em qualquer ambiente que seja.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O efeito do encorajamento verbal nos testes de uma repetição máxima, número máximo de repetições e recuperação de praticantes de musculação
    (2018-12-18) FERREIRA, Luan Lourenço do Nascimento; COSWIG, Victor Silveira; http://lattes.cnpq.br/0097939661129545
    O número de adeptos ao treinamento de força tem crescido ultimamente, por diversos motivos, sejam eles estéticos ou motivos de saúde. A forma de como prescrever esse treinamento irá relevar as variáveis metodológicas que serão abordadas em questão, sejam elas o volume, intensidade, cadência ou número de repetições. Contudo, um elemento que também deve ser considerado é o encorajamento verbal. O objetivo deste estudo é investigar o efeito do encorajamento verbal mediante os testes de uma repetição máxima (1RM), o número de repetições máximas com 70%1RM, no supino reto (SR) e leg press 45º (LP) e a recuperação dos indivíduos. Participaram desse estudo 10 homens com idade de 18 a 30 anos. Foi aplicado nesse estudo, para a avaliação da potência de membros superiores, o arremesso de medicine ball, para membros inferiores, três tipos de saltos, com o auxílio do software Jump System 1.0, testes de 1RM, contagem do número máximo de repetições, escala de borg e a escala visual analógica para definir a recuperação dos indivíduos. Os resultados não mostraram influência do encorajamento verbal durante os testes propostos. O encorajamento verbal não influenciou significativamente nos resultados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise dos temas abordados nos TCCs do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará no campus de Castanhal
    (2018-12-21) GOMES, Jéssica Thaiane Silva; BARRETO, Josafá Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1894551542259862
    O presente estudo tem como objetivo geral catalogar os temas de Trabalhos de Conclusão do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará no Campus Castanhal, no período de 2004 a 2018. Assim, têm-se os seguintes objetivos específicos: (i) Elencar os conceitos e fundamentos da Educação Física; (ii) Demonstrar as características do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará no Campus Castanhal; (iii) Identificar quais as linhas de pesquisa mais abordadas pelos TCCs de Educação Física da UFPA, Campus Castanhal. A metodologia foi pautada na pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e exploratória, por meio de busca sobre a literatura pertinente para a pesquisa e na biblioteca virtual de TCCs do Curso de Educação Física da UFPA de Castanhal e com análise documental, visto que foi realizada uma análise nas atas de defesa dos TCCs do referido curso. O processo de análise dos dados coletados se deu por meio da análise de conteúdo de Bardin, por intermédio de uma leitura interpretativa, reflexiva, analítica e crítica das obras que compuseram este estudo. Os dados obtidos apontam que os identificando que as linhas de pesquisa mais abordadas foram na classificação de “outras unidades temáticas”, pois dos 431 TCCs pesquisados, 405 eram de outras áreas temáticas, tendo como eixos norteadores os seguintes elementos: Lazer; Treinamento; Psicologia do esporte e do exercício físico; Educação, Saúde e qualidade de vida; Educação Física adaptada e inclusão; Primeiros Socorros; Eixo pedagógico; e Medidas de Avaliação em Educação Física.