Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A acessibilidade de usuário de cadeira de rodas em academias de musculação: impasses e viabilidades(2021-06-23) MORAES, Marlon Souza; MONTEIRO, Elren Passos; http://lattes.cnpq.br/0920248966438368; https://orcid.org/0000-0001-7757-6620O presente trabalho, trata-se de um artigo para conclusão de curso, intitulado “A acessibilidade de usuários de cadeira de rodas em academias de musculação”. O objetivo do estudo é revisar, por meio da literatura, quanto aos impasses e as viabilidades de pessoas com deficiências(PcDs) em relação à pratica de musculação tendo em vista limitações clínicas, regras de engenharia dos prédios aos quais se instalam as academias. Além disso, verificar-se de fato as academias se encontram aptas para receber esta população. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados a partir de uma pesquisa bibliográfica, e, por fim, o relato de Fernando Souza, 43 anos, campeão de natação, com paraplegia dos membros inferiores ocasionados por acidente automobilístico, frequentador de academias, que encontrou na atividade física, a motivação para viver e pôde, elucidar, as experiências vividas em academia de musculação com a sua cadeira de rodas. Pode-se concluir que o usuário de cadeira de rodas ainda encontra algum tipo de barreira, seja ela arquitetônica ou profissional ao acesso á prática de exercício físico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Análise da relação entre coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças(2018-01-30) CIOFFI, Mônica Lima; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514Há um crescente número de estudos indicando que adequados níveis de coordenação motora, além de serem essenciais ao desenvolvimento infantil em geral, estão relacionados especificamente com o desempenho cognitivo. Entretanto, até o momento, poucos estudos têm feito relação entre essas variáveis no estado do Pará e na região Amazônica. Neste contexto, compreender as relações entre estas variáveis poderá fornecer informações úteis para implementação de programas de intervenção. O objetivo do estudo foi analisar a relação entre os níveis de coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças. A amostra foi composta por 104 escolares, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 10 anos. Os níveis de coordenação e desempenho acadêmico foram estimados utilizando-se o teste Körperkoordination Test für Kinder(KTK)e as avaliações semestrais respectivamente. Para análise dos resultados utilizou-se estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados demonstraram fracas correlações entre saltos laterais e a nota de Língua Portuguesa (rho = 0,39) e Matemática (rho = 0,29)no sexo masculino. Com isso, concluiu-se de modo geral que não há correlação significativa entre coordenação motora e desempenho acadêmico em alunos de ambos os sexos na amostra estudada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das estratégias de coping e dimensões de burnout em atletas profissionais de futebol na fase competitiva(2019-06-27) SILVA, Tainá Rocha da; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868O objetivo do estudo consiste em analisar os indicadores de burnout e as estratégias de coping em atletas profissionais de futebol de campo em período competitivo. Participaram do estudo 112 jogadores profissionais (23,6 ± 4,4 anos) de futebol da primeira divisão do Campeonato Paraense de 2018, de ambos os sexos, sendo 58 femininos (23,2 ± 4,8 anos), 54 masculino (24,0 ± 3,9 anos), os quais se encontravam na fase competitiva. Os participantes responderam a dois instrumentos psicométricos de mensuração de burnout e coping. Os resultados evidenciam que: i) os indicadores das três dimensões de burnout foram baixos; ii) os achados em relação às estratégias de coping, indicaram diferença significativa (p<0,0001); iii) as estratégias de coping mais percebidas foram: metas/preparação mental, lidar com adversidades, desempenho sob pressão e confiança/motivação. As principais conclusões do estudo apontam que as percepções elevadas das estratégias de coping associadas à metas/preparação mental, lidar com adversidades, desempenho sob pressão e confiança/motivação estão associadas a indicadores reduzidos nas dimensões de burnout.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do desempenho descalço em um teste de equilíbrio(2018) BRANDÃO, Charles Albert da Silva; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514O teste KTK (Korperkoodination Test fur Kinder – KTK) é um protocolo para avaliar a coordenação motora em crianças. Uma de suas peculiaridades é o uso de calçados para sua realização. No entanto, nas escolas públicas, as crianças passam por uma carência, isto se da pela falta de calçados adequados para a prática de educação física. Esta ausência inviabiliza a participação das crianças no teste KTK, caso o mesmo seja aplicado. O estudo teve como objetivo analisar o desempenho descalço durante o teste de equilíbrio da bateria de testes KTK. A amostra foi composta por 31 escolares de ambos os sexos, sendo 17 meninos e 14 meninas de 8 a 10 anos de idade cronológica. Os participantes executaram a tarefa trave de equilíbrio de duas formas, calçados e descalços, e posteriormente foram analisados os valores da somatória da pontuação e do quociente motor da tarefa. Não foram observadas diferenças significativas para a soma do teste entre meninos (p = 0,30) e para as meninas (p = 1,00). Em relação ao quociente motor do teste, também não foram encontradas diferenças significativas entre meninos (p = 0,16) e meninas (p = 0,69). A análise do teste de equilíbrio na trave da bateria KTK não mostrou diferenças na execução do teste em duas situações – calçado e descalço. Com isto, acreditamos que esta tarefa da bateria possa ser aplicada em alunos que não estejam utilizando calçado de forma que o teste seja mais acessível para avaliar populações carentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Análise dos protocolos de medição da variabilidade da frequência cardíaca em homens universitários(2018-08-14) MACIEL, Andressa de Souza; SILVA, Eduardo Augusto Farias da; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514A Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) é o intervalo constituído entre os picosda frequência cardíaca. A medida de VFC fornece informações importantes a respeito de condições fisiológicas e patológicas. O eletrocardiograma (ECG) é a forma mais precisa de se obter dados da VFC, a utilização de cintas torácicas também consiste em uma medida confiável seguida do método da fotopletismografia (PPG). O objetivo do presente estudo foi analisar a reprodutibilidade do aplicativo HRV4Training na mensuração da VFC em diferentes durações de teste. As séries dos intervalos R-R de 1 e 5 minutos foram obtidas de dez homens saudáveis, com idades na média de 27,1 ± 6,28 anos, peso de 82,38 ± 11,20 kg, altura de 1,73 ± 0,05 metros e circunferência abdominal de 88,00 ± 8,61 cm. Um smartphone da marca Apple contendo o aplicativo foi utilizado para realizar as medidas e como referência um cardiofrequencímetro Polar modelo V800. Os parâmetros de variabilidade da frequência cardíaca coletados pelos dois aparelhos foram correlacionados por meio do coeficiente de correlação intra-classe. As medidas de VFC no domínio do tempo por 5 minutos apresentaram os maiores coeficientes de correlação (r > 0,90). Correlações fracas foram observadas nas medidas de VFC por 1 minuto (r > 0,5) nos parâmetros SDNN, HF e LF/HF. Todas as medidas no domínio da frequência apresentaram correlações muito baixas, tanto nas medidas de 5 minutos quanto nas de 1 minuto. As análises no domínio do tempo apresentaram-se mais válidas em relação às análises no domínio da frequência. Os parâmetros da VFC nas medidas de 5 minutos apresentaram maior correlação que as medidas de 1 minuto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise dos temas abordados nos TCCs do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará no campus de Castanhal(2018-12-21) GOMES, Jéssica Thaiane Silva; BARRETO, Josafá Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1894551542259862O presente estudo tem como objetivo geral catalogar os temas de Trabalhos de Conclusão do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará no Campus Castanhal, no período de 2004 a 2018. Assim, têm-se os seguintes objetivos específicos: (i) Elencar os conceitos e fundamentos da Educação Física; (ii) Demonstrar as características do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará no Campus Castanhal; (iii) Identificar quais as linhas de pesquisa mais abordadas pelos TCCs de Educação Física da UFPA, Campus Castanhal. A metodologia foi pautada na pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e exploratória, por meio de busca sobre a literatura pertinente para a pesquisa e na biblioteca virtual de TCCs do Curso de Educação Física da UFPA de Castanhal e com análise documental, visto que foi realizada uma análise nas atas de defesa dos TCCs do referido curso. O processo de análise dos dados coletados se deu por meio da análise de conteúdo de Bardin, por intermédio de uma leitura interpretativa, reflexiva, analítica e crítica das obras que compuseram este estudo. Os dados obtidos apontam que os identificando que as linhas de pesquisa mais abordadas foram na classificação de “outras unidades temáticas”, pois dos 431 TCCs pesquisados, 405 eram de outras áreas temáticas, tendo como eixos norteadores os seguintes elementos: Lazer; Treinamento; Psicologia do esporte e do exercício físico; Educação, Saúde e qualidade de vida; Educação Física adaptada e inclusão; Primeiros Socorros; Eixo pedagógico; e Medidas de Avaliação em Educação Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atletismo: percepção de alunos em uma escola pública(2019-06-28) BRAGA, Antônio Adolfo Carvalho; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868O atletismo é uma prática esportiva que vem ocupando cada vez mais espaço nas mídias e nas redes sociais principalmente em períodos olímpicos. E essa modalidade precisa ser trabalhada cada vez em ambiente escolar, para crescimento psicomotor de seus alunos, deixando de ser apenas um esporte de formação de atletas. Objetivo: Verificar se os adolescentes reconhecem o atletismo em suas aulas e se as vivenciam em seu conteúdo nas aulas de educação física. Método: foi realizado uma pesquisa direta com um questionário de 5 perguntas abertas, de análise qualitativa em forma de pesquisa de campo, no qual teve como meio a obtenção de dados. Resultados: Das duas salas que foi aplicado o questionário tendo um total de 48 alunos avaliados, todos ainda não tiveram experiência com atletismo na atual escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de concordância entre instrumentos móveis para a verificação de variabilidade da frequência cardíaca(2021-10-07) SILVA, Thyago Martins Viana da; PENNA, Eduardo Macedo; http://lattes.cnpq.br/3746450308327976; https://orcid.org/0000-0003-0058-7967Objetivo do presente estudo foi investigar a concordância entre métodos de avaliação da variabilidade da frequência cardíaca obtidos por meio do aplicativo para dispositivos móveis ELITE HRV e o monitor cardíaco Polar® (V800) + software Kubius HRV 3.3.1 ambos associados a uma fita torácica (H10). Participaram do estudo 40 indivíduos, sendo estes 23 do sexo masculino e 17 do sexo feminino, com média de idade de 24,08 ± 5,50 anos, estatura 1,74 ± 0,03 metros, massa corporal 60,00 ± 10,00 quilogramas e IMC 19,72 ± 2,62. Este estudo é caracterizado como quantitativo e aplicado de forma transversal. Para a coleta de dados essa pesquisa contou com somente um encontro, em que os sujeitos foram orientados a permanecer na posição sentada de maneira estabilizada por cerca de cinco minutos para realizar a aquisição de dados nos instrumentos, ou seja, cinco minutos utilizando o transmissor cardíaco (H10) com acompanhamento e armazenamento de dados via monitor cardíaco Polar® (V800) e posteriormente o mesmo período equivalente para o aplicativo ELITE HRV. A partir disso foram coletadas as variáveis: SDNN (desvio padrão entre intervalos normal a normal) e RMSSD (a raiz quadrada das diferenças médias de intervalos NN sucessivos). Para realização das análises foram selecionados dois coeficientes estatísticos a correlação de Person e a correlação intraclasse destinado às avaliações intrer-instrumentos. Em conclusão, quando comparado com uma medida válida como o monitor cardíaco Polar® (V800) o APP Elite HRV apresentou valores de concordância excelente e moderado para as variáveis analisadas (RMSSD e SDNN) podendo encorajar a recomendação de uso desse instrumento de forma associada a outros parâmetros validados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Avaliação do nível de qualidade de vida e estresse em policiais do 2º batalhão da polícia militar do estado do Pará(2018-07-10) SANTOS, Jhuliane Costa; TOMÁS, Alessandra Mendonça; http://lattes.cnpq.br/0933396488981436O estudo objetivou identificar e descrever, o nível de estresse e qualidade de vida em policiais militares no policiamento operacional na cidade de Belém, no 2º batalhão de polícia militar do Pará, indicando possíveis associações entre essas variáveis. Participaram do estudo 14 policiais operacionais. Foram utilizados instrumentos como a anamnese para coleta de informações sociodemográficas, WHOQOL-Bref, sobre a qualidade de vida e o PSQ-Org para identificar o nível de estresse a partir de fatores organizacionais. Os policiais militares apresentaram uma boa qualidade de vida geral e um nível de estresse moderado. Conclui-se que fatores como praticar atividade física e dormir bem podem contribuir com a percepção de qualidade de vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ballet clássico: benefícios e desafios para praticantes adultos(2018-12-21) SOARES, Cleiciane dos Santos; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873Introdução: A dança está na História e na vida do Homem desde a chamada Pré- História. Os gestos corporais já fazem parte do seu cotidiano seja como expressão ritualística ou como hábito e escolha de vida há muitos séculos, e o ballet surge como mais um dos vários tipos de dança no mundo. Objetivo: analisar os desafios e os benefícios enfrentados pelos praticantes adultos do ballet. Metodologia: Revisão de Literatura afim de apresentar a partir de dados dos artigos coletados os resultados dessa pesquisa. Em que foram selecionados da internet nas plataformas digitais Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico dez artigos base. Justificativa: A escolha do tema está relacionada ao apreço pela dança, especialmente pelo ballet e por este fazer parte do meu cotidiano, e por estar inserida nesse público adulto e que mesmo assim pratica o ballet como escolha de vida e hábito diário. E a partir de então, este estudo poderá contribuir com a bibliografia que até então é incipiente sobre o assunto e possibilitar às mulheres e homens adultos o contato com a dança e ter a clareza que ela não é coisa de criança ou pessoas jovens. Resultados: os autores aqui apresentados não definem a origem da dança, mas a apresentam como intimamente ligada ao dia-a-dia das pessoas fosse ao culto à natureza, ou codificada nas pinturas das cavernas. Conclusão: Concluise que as técnicas do ballet e a falta de apoio familiar são um dos principais desafios para os praticantes adultos. E os benefícios são a maturidade em lidar com a dança e bem-estar do corpo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A banda alma celeste: a experiência de um grupo de torcedores na descriminalização das torcidas organizadas e no combate à homofobia(2019-01-10) PINHEIRO, Kelber Saboia; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330Este trabalho intitulado “A Banda Alma Celeste: a experiência de um grupo de torcedores na descriminalização das torcidas organizadas e no combate à homofobia” tem como objetivo pesquisar e identificar as motivações para a criação da Banda Alma Celeste, além de registrar a história de fundação desse grupo de torcedores a partir dos relatos de seus mais antigos membros, buscando identificar as percepções dos membros e torcedores acerca da extinção dos cantos de cunho preconceituoso do seu repertório da banda, buscando entender “por qual motivo foram excluídos os cantos preconceituosos do repertório desse grupo de torcedores?”. Para a realização desse estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa além de uma pesquisa bibliográfica em artigos que abordassem os assuntos e buscassem esclarecer os termos necessários para o entendimento dos mesmos. Também foi utilizada uma pesquisa de campo, com entrevistas voltadas a membros que freqüentassem a mais de 5 anos esse grupo de torcedores, assim como a aplicação de formulários em dias de jogos aos torcedores que compõem o grupo ou que assistem aos jogos próximos a eles. Buscando informações pessoais e críticas sobre o pensamento dos mesmos, que pudessem, ao fim da análise, traçar uma linha de pensamento a respeito dos assuntos abordados. Como resultado obteve-se dados relevantes, que comprovam que 59% das pessoas entrevistadas, se afastaram das torcidas organizadas por não se sentirem bem, ou se sentirem inseguras próximas a elas, assim como 84,5% dessas pessoas, concordaram com a exclusão dos cantos de teor homofóbicos e/ou preconceituosos, além de constatar que 55,5% das pessoas se sentiram satisfeitas com a atitude da Banda Alma Celeste em excluir esses cantos preconceituosos. Por tanto, podemos perceber que um fator que antes era corriqueiro, hoje em dia já é combatido com atitudes de pessoas que se sentem responsáveis por além de torcer por seu clube de coração, realizar ações que visam o direito, a liberdade e a igualdade em qualquer ambiente que seja.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras de rua no processo de ensino e aprendizagem da educação física: um resgate das vivências dos alunos(2019-06-26) FREITAS, Keila de Souza; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O objetivo do presente estudo foi verificar se as brincadeiras de rua, que fazem parte do cotidiano dos alunos, estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem como metodologia para a aquisição de novos saberes. Participaram do estudo 07 professores de Educação Física da rede municipal de Castanhal, os quais ministram aulas nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo 02 mulheres e 05 homens, com faixa etária média de 35 anos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, onde o foi feito a captação do áudio de todas as entrevistas, sendo que para a análise dos dados obtidos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin (1977). Os resultados da pesquisa mostraram que os professores utilizam as brincadeiras, praticadas pelos alunos no cotidiano, no processo de ensino e aprendizagem e que valorizam esses conhecimentos adquiridos através das vivências dos alunos, os quais fazem parte de suas culturas. Podemos concluir que as brincadeiras de rua estão presentes no ambiente escolar, mostrando que existe uma preocupação por parte dos professores em relação a considerar as experiências dos alunos no processo de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparação de diferentes modelos de periodização no treinamento de força sobre a força muscular durante 12 semanas(2018) CARVALHO, Eder Rodrigues; OLIVEIRA, Euzébio de; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724O treinamento de força (TF) é reconhecido como um modo de exercício importante para alcançar objetivos de aptidão e saúde, permite também desenvolver as manifestações da força, porém, sua estruturação depende da manipulação de variáveis metodológicas. Essa manipulação das variáveis metodológicas para o programa de treinamento de força ao longo do tempo é chamada de planejamento em longo prazo ou simplesmente periodização, podendo esta ser linear, ondulatória diária, semanal, reversa, em bloco ou flexível, sendo assim, o objetivo do estudo foi comparar os efeitos dos modelos de periodização linear e ondulatória diária do treinamento de força sobre a força muscular em adultos saudáveis durante 12 semanas. O estudo foi um ensaio clínico randomizado não cego. A amostra foi composta por 17 sujeitos de ambos os sexos. Os participantes da coleta foram divididos em dois grupos, sendo: grupo periodização linear (PL) e grupo periodização ondulatória diária (POD). Os sujeitos realizaram o protocolo do teste de 10RM nos exercícios de supino reto e leg press 45º, com 48 horas de intervalo entre teste e reteste. Após o intervalo de 48 a 72 horas do reteste de 10RM foi dado início às sessões de treinamento. As análises descritivas dos dados foram apresentadas em média e desvio padrão. Utilizou-se o Shapiro-Wilk test para pressupostos de normalidade, Teste de Friedman, para dados não paramétricos e Teste de Wilcoxon para amostras independentes. O valor alpha utilizado para todos os testes foi de p < 0,05. Os resultados demonstraram que ambos os modelos de periodização conduziram a um aumento significativo na força muscular nos testes de 10RM nos exercícios de supino reto e leg press 45º (PL: 36,43%, POD: 29,98%; PL: 48,87%, POD: 41,19%, respectivamente) após as 12 semanas de treinamento, porém, não houve diferença significativa entre os grupos. A presente pesquisa sugere que para o aumento de força muscular de membros superiores e inferiores em indivíduos adultos saudáveis destreinados, ambas as periodizações mostram ser modelos eficazes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contação de história na educação física infantil: uma proposta com o conteúdo ginástica(2018-12-21) SILVA, Adriana de Almeida dos Reis; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922Este trabalho tem como objetivo principal, analisar a contação de história enquanto metodologia do ensino-aprendizagem na Educação Física Infantil. Através de pesquisas bibliográficas iremos contextualizar a Educação Física na Educação Infantil, onde apontaremos quais as contribuições que a contação de histórias pode proporcionar para a melhor compreensão e aquisição do conhecimento, quando utilizado de forma correta pelo professor. Como aporte teórico, tomamos como referências os estudos de Abramovich, Silveira, Santos, entre outros. Para uma melhor compreensão sobre o assunto fizemos um aparato histórico da Educação Infantil, em seguida veremos quando surgiu a contação de histórias e sua importância, e por fim faremos uma proposta de atividades para serem tomadas como referência para aulas de Educação Física Infantil. A contação de histórias é um instrumento didático bastante eficaz para ser utilizado nas aulas de Educação Física Infantil, pois a criança se sente mais estimulada a fazer determinada atividade relacionada à ginástica quando se é empregado o uso da contação de histórias, pois se torna mais fácil relacionar determinado movimento quando se é disponibilizado de uma história lúdica e prazerosa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A coordenação motora em atletas amadores de beisebol(2018-09-06) OLIVEIRA, Jade Bianca Santos de; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514A coordenação motora é a interação harmoniosa e econômica dos sistemas músculoesquelético, nervoso e sensorial com o fim de produzir ações motoras, precisas e equilibradas e; reações rápidas que exigem uma adequada medida de força que determina a amplitude e velocidade do movimento; uma adequada seleção dos músculos que influenciam a condução e orientação do movimento; a capacidade de alterar rapidamente entre tensão e relaxamento muscular. O beisebol é um esporte coletivo originado nos EUA, atualmente no Brasil é praticado em sua maioria por descendentes japoneses na região nordeste do Pará onde a prática envolve pessoas de todas as idades. O objetivo do trabalho foi analisar se a prática do beisebol interfere na coordenação motora em crianças. A amostra foi composta por 13 indivíduos do sexo masculino com idades entre 5 a 13 anos e 11 meses. A coordenação motora foi avaliada por meio da bateria de testes KTK (Körperkoordinations Test für Kinder) desenvolvida por Kiphard e Schilling (1974). De modo geral observamos valores semelhantes aos valores observados em estudos de outras modalidade. Conclui-se que a pratica do beisebol para crianças em idade escolar melhora a coordenação motora das mesmas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A corporeidade na dança: visão de corpo(2018-02-05) SOUZA, Bianca Cristina Carlos; NASSAR, Sérgio Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3066738195459439Ao longo da história do ser humano, o mesmo utiliza o corpo para se expressar. Dois conceitos podem se atribuir a palavra corpo, o primeiro segundo Platão e segundo a Corporeidade, conceitos estes que se divergem na sua explanação sobre o assunto. Sabemos que uma forma de expressão corporal é a dança, algo livre, cheio de expressividade e sentimento, diferente de uma das suas modalidades, o Ballet clássico, que por muito tempo cobra a estética corporal e perfeição de quem a dança. Com isso este estudo teve por objetivo identificar em bailarias, que se apresentam em espetáculos, se existe uma influência ou cobrança da ideia de ter um corpo perfeito nas apresentações, tomando como base as entrevistas feitas com bailarinas a partir dos 12 anos de idade e praticante da modalidade por mais de 2 anos. Analisando suas entrevistas através da ferramenta da Análise de conteúdo proposta por Bardin (2008). A cobrança corporal por parte dos professores e por parte das próprias bailarinas foram os resultados mais encontrados durante as entrevistas com as mesmas, apontados como fatores fortemente ligados as concepções de corpo forte, torneado e bonito para uma melhor aprendizagem e aplicação da técnica do Ballet, não deixando de lado o fato das bailarinas entenderem seus corpos como algo dotado de sentimentos e desejos, não observando assim neste estudo a ideia da objetificação corporal, geralmente vista em companhias de dança. Portanto, o seguinte estudo pode concluir que há uma forte cobrança, tanto pessoal quanto por parte dos professores, porém, esta cobrança se dá mais ao fato de não permitir que as bailarinas não possam se sentir satisfeitas com as próprias apresentações, nos quesitos de técnica na execução de movimentos e na capacidade de exteriorizar o sentimento de seu personagem a quem assiste seu espetáculo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Correlação força-velocidade em diferentes modelos de periodização no treinamento de força(2019-06-27) SILVA, Ana Paula Rodrigues da; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724; https://orcid.org/0000-0002-9751-2410; NASSAR, Sérgio Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3066738195459439O objetivo deste estudo foi investigar a correlação de força e velocidade sob treinamento de força (TF) utilizando Periodização ondulatória linear (PL), Periodização ondulatória diária (POD) e Periodização ondulatória semana (POS) no decorrer de 24 semanas em jovens universitários. Participaram da pesquisa 19 indivíduos (homens e mulheres) e foram distribuídos de forma randomizada nos grupos PL (n=7), POD (n=6) e POS (n=6). A força foi avaliada pelo teste de 10 RM nos exercícios de Supino Reto e Leg Press. Quanto à Velocidade, esta foi avaliada pelo Shunttle Run e Illinois Agility Test. As avaliações ocorreram antes das sessões de treinamento, denominado de pré (PRE); em seguida, na 8ª semana, posteriormente na 16ª e, ao final das 24 semanas (POS). Para verificar, apresentou correlação entre os testes de força e velocidade utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson (r). Obteve-se correlações negativas de forte a moderadas nos testes, chegando até (-0,78) o Illinois Agility Test com supino; (-0,60) Agillity com Leg Press. O Shunttle de Velocidade com Supino obteve uma forte correlação (-0,79) e Shunttle com Leg (-0,76) também tiveram uma correlação forte. Portanto, o TF aplicado em 24 semanas, com diferentes periodizações provocou aumento da força, consequentemente o tempo nos testes de agilidade e velocidade. Sendo assim, constata-se que há uma correlação negativa entre as variáveis, ao passo que quanto maior for o desempenho da força menor será a velocidade despendida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Correlações entre maturação biológica e aptidão física em jovens praticantes de karatê(2018-12-18) MONTEIRO, Marco Antônio Pereira; COSWIG, Victor Silveira; http://lattes.cnpq.br/0097939661129545A importância de estudar a maturação biológica, é que a maturação pode influência tanto na aptidão física, quanto na variabilidade encontrada no desenvolvimento neuromuscular de crianças e jovens. Sendo assim, o objetivo da pesquisa, foi verificar a maturação biológica, através da idade do Pico de Velocidade de Crescimento (PVC); e relacionar com a aptidão física de jovens praticantes de karatê. Participaram do estudo, 46 indivíduos do sexo masculino e feminino com faixa etária de oito a doze anos. Para verificar a maturação através do PVC, foram mensuradas medidas de massa corporal, estatura, estatura sentado e data de nascimento. Já para analisar a aptidão física, foi utilizado o manual de testes e avaliação do Projeto Esporte Brasil (PROESP/Br). Os resultados demostraram que indivíduos com os níveis de maturação mais avançados, pertencentes à mesma faixa etária, tiveram uma tendência a apresentar valores superiores nos testes de arremesso de medicineball e salto horizontal. Na correlação de dados do grupo total de faixa etária de 8 a 12 anos, a maturação biológica teve relação com o arremesso de medicineball (r = 0,754; p = 0,000). Na faixa etária de 8 a 10 anos, a maturação biológica teve relação com o arremesso de medicineball (r = 0,735; p = 0,000). Na faixa etária de 11 a 12 anos, a maturação biológica teve relação com dois testes, que foram eles: arremesso de medicineball (r = 0,766; p = 0,000) e salto horizontal (r = 0,592; p = 0,010). Frente aos resultados, conclui-se que, a maturação biológica, tem relação com os testes de arremesso de medicineball e salto horizontal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA(2019-01-10) LOBATO, Alaila Rodrigues; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente estudo tem como objetivo geral, analisar como os professores de Educação Física de ensino fundamental do município de Castanhal – Pa estão explorando o conteúdo dança nas aulas de Educação Física. Para esse fim, a pesquisa se classifica em qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa de campo. A amostra do presente estudo foi composta por 12 professores de Educação Física, sendo 06 do sexo feminino e 06 do sexo masculino, os docentes possuíam a faixa etária de 25 a 42 anos, no qual 07 atuam em escolas privadas e 05 em escolas públicas do Município de Castanhal-PA. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com oito perguntas (abertas e fechadas) no qual buscamos identificar a relação dos professores com a dança. Os resultados da pesquisa nos levaram a compreensão que, embora a dança como conteúdo venha sendo trabalhada, é notável a necessidade de continuar avançando, pois, a dança nas aulas de Educação Física é dos temas que vem sempre inovando a prática dessa disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A dança como instrumento de qualidade de vida(2018-12-21) SOEIRO, Lauriane Ferreira; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873Esta pesquisa com o título “A Dança como Instrumento de Qualidade de Vida nas academias de ginástica” e tem relação com a minha atuação no ambiente das academias como instrutora de dança, e por compreender neste meandro a importância da dança para homens e mulheres uma vida melhor através de mudanças de hábitos. O referido estudo partiu da questão: Que relações se estabelecem entre dança e qualidade de vida nas academias de ginástica? Meu objetivo neste estudo foi demonstrar o que a produção cientifica na área tem destacado sobre a dança e suas relações com a qualidade de vida para as pessoas que as praticam. É uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, em que os dados foram coletados a partir da busca a partir de palavras-chave como “dança”, “dança e qualidade de vida” e “dança nas academias de ginástica”, nas plataformas digitais da Organização Mundial da Saúde (OMS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Dessa forma selecionei entre artigos, monografias, dissertações e teses, apenas 06 estudos, sob a temática da qualidade de vida e da atuação das academias, além da história da dança. Como resultados obtidos temos a baixa quantidade de trabalhos acerca da temática e que a dança é indissociável da melhoria da qualidade de vida de quem a pratica; que as academias de ginástica possuem um papel fundamental no fornecimento dos serviços prestados aos clientes, promovendo a sua satisfação e permanência nesses espaços e como instrumento de bem-estar social a dança é para todo e qualquer pessoa, não estando direcionada a um grupo específico.