Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Rabdomiólise por esforço físico intenso : uma emergência a ser reconhecida pelos professores de Educação Física(2017) LIMA, Raimunda Gleciane Ferreira; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724A rabdomiólise é a morte (lise) das fibras musculares devido a uma lesão muscular direta ou indireta, com liberação do conteúdo das fibras para a corrente sanguínea. Várias condições são desencadeadoras dos quadros de rabdomiólise, uma delas é o submetimento a atividade muscular extenuante. Embora informações sobre esta patologia serem relevantes no que se refere à prescrição adequada de exercícios, as mesmas ainda encontram-se fora do alcance dos professores de Educação Física. Com isso os objetivos do presente trabalho foram investigar os índices de Rabdomiólise por esforço físico intenso na cidade de Belém do Pará e evidenciar, a partir da literatura e estudo de caso, os efeitos da patologia. E para além disso se investigou o número de professores de Educação Física (PEF) que detém conhecimentos sobre a patologia e relacionou o índice de conhecimento com o desenvolvimento da Rabdomiólise. Foi realizada uma pesquisa descritiva de Caráter Epidemiológico. A amostra foi composta por 20 clínicas e por 100 professores de Educação Física. Foi aplicado o QUESTIONÁRIO APLICADO A PEF's – (OLIVEIRA et all, 2008) Modificado e feita a análise de laudos e exames laboratoriais. Os achados do estudo indicaram que a rabdomiólise por esforço físico intenso não é tão rara quanto mostra alguns estudos da literatura, e que o conhecimento do professor de Educação Física está diretamente ligado aos índices de desenvolvimento da mesma.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeitos do método pareado agonista-antagonista vs. tradicional utilizando séries múltiplas sobre o desempenho da força para membros inferiores(2017-12-07) CORRÊA, Márcio Gonçalves; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724INTRODUÇÃO - O método pareado agonista-antagonista (PAA) consiste em estimular previamente a musculatura antagonista do grupo muscular que se deseja otimizar, pois a inibição neurológica dos músculos antagonistas após a pré-ativação no primeiro exercício, inibe a ação dos proprioceptores, promovendo a redução na co-ativação muscular, e aumentando a ativação neural e força dos músculos agonistas. OBJETIVO - O objetivo do presente estudo foi comparar o método tradicional vs PAA sobre o trabalho total (TT) e volume de treinamento (VT) no exercício cadeira extensora (CE). MÉTODOS - Participaram do estudo foram 12 mulheres (24,14 ± 5,4 anos, 161,85 ± 2,9 cm, 60 ± 6,9 kg) com no mínimo 6 meses de experiência no TF. Aconteceram três visitas ao laboratório, sendo a primeira para esclarecimento do procedimento experimental e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), a segunda para o teste de dez repetições máximas (10RM) para os exercícios mesa flexora (MF) e cadeira extensora (EX) e a terceira para o procedimento experimental. Após 48 horas do teste de 10RM, foi realizado o procedimento experimental que consistiu da realização do método tradicional: 1 série do exercício CE até a falha concêntrica. Após 10 minutos de intervalo de recuperação, foi realizado o método PAA, sendo 1 série de MF seguida de CE até a falha concêntrica. Foi dado um intervalo de 30 segundos entre os dois exercícios. RESULTADOS - Pôde-se observar diferença significativa tanto no TT como VT, sendo o método PAA superior ao tradicional para essas variáveis. CONCLUSÕES - Concluiu-se, assim, que o exercício CE, quando realizado precedido do exercício MF (método PAA), apresenta maiores TT e VT, podendo ser uma melhor estratégia para otimização do desempenho da força se comparado ao método tradicional, além de apresentar possibilidade de redução no tempo despendido para o treinamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prevalência da síndrome de Burnout e o significado de arbitrar em árbitros de handebol(2017-12-14) REIS, Diego dos; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868O estudo tem como objetivos verificar a incidência de burnout em árbitros de handebol, bem como investigar a percepção do árbitro acerca da sua profissão, identificando fatores que podem causar a síndrome de burnout. Participaram do estudo 27 árbitros de handebol, de ambos os sexos. Foi utilizado o questionário para mensuração de burnout em árbitros. Além do questionário, os árbitros responderam a uma pergunta de resposta aberta: “escreva o significado de arbitrar para você”. Tal pergunta objetiva investigar a percepção do árbitro acerca da sua profissão. Para avaliar o questionário de burnout em árbitros, os dados foram analisados no programa Bioestat versão 5.0. O teste de Shapiro-Wilk foi empregado para verificar a normalidade das dimensões. Não havendo normalidade nos dados, foi feita a análise inferencial com o emprego da Anova Kruskall Wallis com post hoc de Dunn para as comparações entre os escores de suas dimensões. Em seguida, foi utilizado o teste de Wilcoxon para a comparação entre as dimensões. Para avaliarmos a pergunta de resposta aberta, tratamos os dados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os árbitros avaliados apresentaram baixos índices de burnout total, entretanto, a dimensão exaustão física e emocional se mostrou significativa quando comparada às dimensões reduzido senso de realização esportiva e desvalorização esportiva. A partir da análise do significado de arbitrar, foi possível identificar, principalmente, fatores motivacionais para a aderência e permanência dos mesmos na arbitragem, sendo emoção e prazer na arbitragem e motivação humana os principais fatores motivacionais, portanto, se mostrando pouco propensos a manifestar a síndrome de burnout.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação entre coordenação motora e composição corporal em escolares(2018) BRITO, Tatiana da Luz; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514O objetivo do estudo foi analisar a relação entre coordenação motora e composição corporal em escolares. 104 alunos (n = 55 masculino e n = 49 feminino) com idades entre 8 e 10 anos foram avaliados por meio de antropometria e a coordenação motora foi avaliada por meio da bateria de teste Korperkoordination test fur Kinder - KTK. As correlações foram determinadas de acordo com a análise correlativa de postos de Spearman (rho), e a significância estatística foi de p ≤ 0,05. Os resultados apresentaram valores de correlação negativa de fraca à moderada entre coordenação motora e composição corporal em ambos os sexos, sendo que as meninas apresentaram os valores de correlação maiores que os meninos. Por exemplo, observa-se que na somatória de pregas cutâneas houve correlação negativa com a força de membros inferiores em ambos os sexos: masculino (rho = -0,43, p = 0,00) e feminino (rho = -0,57, p = 0,00), e com quociente motor do salto monopedal no masculino (rho = -0,44, p = 0,00) e feminino ( -0,49, p = 0,00). Igualmente, o percentual de gordura foi correlacionado com a força de membros inferiores: masculino (SM: rho = -0,43, p= 0,00; QM2: rho = -0,44, p = 0,00) e feminino (SM: rho = -0,57, p = 0,00; QM2: rho = -0,49, p = 0,00). Isto indica que a coordenação motora se relacionou negativamente com a composição corporal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do desempenho descalço em um teste de equilíbrio(2018) BRANDÃO, Charles Albert da Silva; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514O teste KTK (Korperkoodination Test fur Kinder – KTK) é um protocolo para avaliar a coordenação motora em crianças. Uma de suas peculiaridades é o uso de calçados para sua realização. No entanto, nas escolas públicas, as crianças passam por uma carência, isto se da pela falta de calçados adequados para a prática de educação física. Esta ausência inviabiliza a participação das crianças no teste KTK, caso o mesmo seja aplicado. O estudo teve como objetivo analisar o desempenho descalço durante o teste de equilíbrio da bateria de testes KTK. A amostra foi composta por 31 escolares de ambos os sexos, sendo 17 meninos e 14 meninas de 8 a 10 anos de idade cronológica. Os participantes executaram a tarefa trave de equilíbrio de duas formas, calçados e descalços, e posteriormente foram analisados os valores da somatória da pontuação e do quociente motor da tarefa. Não foram observadas diferenças significativas para a soma do teste entre meninos (p = 0,30) e para as meninas (p = 1,00). Em relação ao quociente motor do teste, também não foram encontradas diferenças significativas entre meninos (p = 0,16) e meninas (p = 0,69). A análise do teste de equilíbrio na trave da bateria KTK não mostrou diferenças na execução do teste em duas situações – calçado e descalço. Com isto, acreditamos que esta tarefa da bateria possa ser aplicada em alunos que não estejam utilizando calçado de forma que o teste seja mais acessível para avaliar populações carentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores motivacionais para a prática da hidroginástica(2018) COELHO, Silmara da Cruz; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868O presente estudo teve por objetivo analisar os principais fatores motivacionais para a prática da hidroginástica. A amostra foi composta por 38 mulheres participantes de aulas de hidroginástica, com idade entre 30 a 60 anos. Para a coleta de dados foi empregado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas (IMPRAF-54), esse instrumento se propõe a avaliar seis dimensões motivacionais relacionadas à prática regular de atividade física, e usamos também um questionário contendo questões sobre a caracterização sócio demográfica da amostra. Para a análise dos dados utilizamos a estatística descritiva (média e desvio padrão). Os procedimentos estatísticos foram calculados pelo programa “SPSS“ (Statistical Package for the Social Sciences). Adotamos o nível de significância de p<0,05. Os resultados apontam a dimensão Saúde como principal fator motivacional para a prática da hidroginástica (37,47), seguida pelas dimensões Prazer (34,03), Controle de Estresse (31,39), Estética (28,32), Sociabilidade (26,74) e por último pela Competitividade (15,95). Concluímos que entre as seis dimensões verificadas, a Saúde é a que mais motiva as participantes a praticarem a hidroginástica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparação de diferentes modelos de periodização no treinamento de força sobre a força muscular durante 12 semanas(2018) CARVALHO, Eder Rodrigues; OLIVEIRA, Euzébio de; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724O treinamento de força (TF) é reconhecido como um modo de exercício importante para alcançar objetivos de aptidão e saúde, permite também desenvolver as manifestações da força, porém, sua estruturação depende da manipulação de variáveis metodológicas. Essa manipulação das variáveis metodológicas para o programa de treinamento de força ao longo do tempo é chamada de planejamento em longo prazo ou simplesmente periodização, podendo esta ser linear, ondulatória diária, semanal, reversa, em bloco ou flexível, sendo assim, o objetivo do estudo foi comparar os efeitos dos modelos de periodização linear e ondulatória diária do treinamento de força sobre a força muscular em adultos saudáveis durante 12 semanas. O estudo foi um ensaio clínico randomizado não cego. A amostra foi composta por 17 sujeitos de ambos os sexos. Os participantes da coleta foram divididos em dois grupos, sendo: grupo periodização linear (PL) e grupo periodização ondulatória diária (POD). Os sujeitos realizaram o protocolo do teste de 10RM nos exercícios de supino reto e leg press 45º, com 48 horas de intervalo entre teste e reteste. Após o intervalo de 48 a 72 horas do reteste de 10RM foi dado início às sessões de treinamento. As análises descritivas dos dados foram apresentadas em média e desvio padrão. Utilizou-se o Shapiro-Wilk test para pressupostos de normalidade, Teste de Friedman, para dados não paramétricos e Teste de Wilcoxon para amostras independentes. O valor alpha utilizado para todos os testes foi de p < 0,05. Os resultados demonstraram que ambos os modelos de periodização conduziram a um aumento significativo na força muscular nos testes de 10RM nos exercícios de supino reto e leg press 45º (PL: 36,43%, POD: 29,98%; PL: 48,87%, POD: 41,19%, respectivamente) após as 12 semanas de treinamento, porém, não houve diferença significativa entre os grupos. A presente pesquisa sugere que para o aumento de força muscular de membros superiores e inferiores em indivíduos adultos saudáveis destreinados, ambas as periodizações mostram ser modelos eficazes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas da educação física na educação de jovens e adultos na Escola Cônego Leitão em Castanhal-PA(2018-01-10) SOUSA, Bruna Adriele Monteiro de; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente estudo “práticas pedagógicas da educação física na educação de jovens e adultos na escola cônego leitão em castanhal-PA”, tem como objetivo geral: Compreender a elaboração das aulas de Educação Física, considerando os métodos e espaços utilizados. A pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Cônego Leitão da cidade de Castanhal-PA. A pesquisa foi desenvolvida junto a 23 estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos com idade entre 18 a 38 anos (média de idade 23,22). Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e foram analisados considerando o estudo do conteúdo. Este estudo demonstrou através das respostas dos estudantes a realidade de como que ocorrem as aulas de Educação Física na modalidade da EJA. Verificamos então, as principais dificuldades apresentadas, sendo que a mais recorrente comentada é a falta de espaço adequado para as aulas práticas, sendo apontado a necessidade de espaço e recursos para que possa desenvolver de forma adequada as aulas práticas e proporcionando aos alunos um melhor desenvolvimento educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil antropométrico das alunas do programa corpo saudável do município de Castanhal - Pará(2018-01-24) SILVA, Dávila da Silva e; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724O objetivo do estudo foi verificar o perfil antropométrico das alunas do Programa Corpo Saudável (PCS) do Município de Castanhal – PA. Foi realizada uma pesquisa descritiva. A amostra foi composta por 91 mulheres participantes do PCS com faixa etária que varia entre 20 a 59 anos. Os resultados do estudo mostraram que de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC), 85,7% das mulheres apresentaram características de sobrepeso, 13% classificação saudável e 1% apresentou magreza leve. E em relação a classificação da Relação Cintura-Quadril (RCQ), 44% possuem um índice baixo de desenvolver algum tipo de doença coronariana, 33% um risco alto para essa classificação e 23% estão com comprometimento moderado, ou seja, podem desenvolver doenças relacionadas ao coração. Com isso conclui-se que as alunas do PCS apresentam alta prevalência de sobrepeso e alto risco de desenvolver algum tipo de doença coronariana, colocando em risco o quadro de saúde das mesmas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeitos de diferentes protocolos de aquecimento sobre o desempenho de repetições máximas e percepção subjetiva de esforço(2018-01-24) BORGES, Eladio Nascimento; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724O aquecimento é uma prática normalmente utilizada com objetivo de otimizar o desempenho e diminuir a incidência de lesões. Quanto ao aumento de desempenho, apesar de haver necessidade de mais investigações, essa parece ser uma ferramenta útil para diversos esportes. Dentre as possibilidades de aquecimentos, pode-se citar o aquecimento geral (AG) que é composto por atividades aeróbicas e o aquecimento específico (AE), o qual incorpora movimentos semelhantes aos da modalidade a qual será realizada. São escassas as evidências no que tange à utilização da combinação desses dois aquecimentos sobre o desempenho de múltiplas séries e percepção subjetiva de esforço no treinamento de força. Portanto, o objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos de diferentes protocolos de aquecimento sobre o trabalho total de treinamento e na percepção subjetiva de esforço de membros superiores em indivíduos adultos saudáveis. Foram realizados teste e re-teste de 10 repetições máximas (10RM) no exercício Supino reto com barra (SRB). As quatro sessões subsequentes tiveram como objetivo a aplicação dos protocolos experimentais. Em todos os protocolos foram realizadas 5 séries de SRB com carga de 10RM até atingirem a falha concêntrica. Os seguintes protocolos foram realizados de forma randomizada: Grupo controle (CON); Grupo aquecimento específico (AQE)– duas séries com 15 repetições; Aquecimento geral (AQG) 15 minutos na esteira ergométrica; Aquecimento geral + específico (AQGE) realizou o aquecimento geral e específico com intervalo de 2 minuto entre eles. Os dados apontam que houve diferença significativa no trabalho total do protocolo específico quando comparado com o protocolo controle (p = 0,004), geral (p = 0,002) e combinado (p = 0,010). A percepção subjetiva de esforço (PSE) se evidenciou significativamente menor nas duas primeiras séries do protocolo controle em comparação com os demais protocolos (AQG, AQE e AQGE), os maiores valores de PSE foram notados no protocolo de aquecimento combinado. Em conclusão, os dados do presente estudo apontam que o aquecimento específico pode causar uma diminuição no desempenho de repetições máximas em séries múltiplas no exercício supino reto com barra livre, quando comparado aos aquecimentos geral e combinado. Em relação à percepção subjetiva de esforço, no presente estudo a mesma se mostrou significantemente menor nas séries iniciais do protocolo sem aquecimento, e mais elevada no grupo de aquecimento combinado (geral + específico) porém deve-se analisar a relação do custo benefício sobre o tempo gasto ao utilizar tais aquecimentosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeito do treinamento de força no desempenho de nadadores infanto/juvenil de 13 a 15 anos(2018-01-25) SILVA, Edson Gustavo Queiroz da; NASSAR, Sérgio Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3066738195459439As competições de natação servem principalmente para revelar os melhores resultados, e buscando um bom desempenho é necessário ter um bom tempo de prova, para isso é importante ter resistência aeróbica e muscular, e a natação por faixa etária continua a ser uma das mais populares formas de participação de meninos (as) no esporte de rendimento. Logo o objetivo desse estudo é verificar se há influência do treinamento de força (TF) no desempenho competitivo de nadadores infanto/juvenil de 13 a 15 anos. Participaram desse estudo 5 atletas das categorias infantil ɪ e ɪɪ e juvenil ɪ. Eles foram submetidos ao TF durante 11 semanas (3x semana) em dias intercalados, logo após o TF eles realizavam seus treinos padrão na piscina. Os resultados desse estudo mostraram que através da inclusão do TF como parte da preparação física houve uma diminuição no tempo final de prova dos atletas. Conclui-se que o treinamento de força fora da água permitiu uma melhor resistência que contribuiu para o desempenho durante a competição quando comparada à anterior, em que o treinamento fora realizado na piscina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Exercício físico e desempenho cognitivo em adultos jovens saudáveis(2018-01-26) MORAES, Patrícia Martins; TOMÁS, Alessandra Mendonça; http://lattes.cnpq.br/0933396488981436O desenvolvimento de estratégias, fundamentadas em evidências científicas, para um estilo de vida ativo, desde a idade adulta jovem, é necessário para um envelhecimento saudável e livre de demências. Para fomentar tais evidências, o presente trabalho analisou a diferença no desempenho cognitivo entre adultos jovens saudáveis praticantes e não praticantes de exercício físico, por meio de testes neuropsicológicos automatizados. Foram avaliados, no total, 34 adultos jovens saudáveis, entre homens e mulheres, que realizaram a anamnese, o Mini Exame do Estado Mental, os testes da bateria CANTAB e a avaliação física, através de medidas antropométricas e testes físicos. Os sujeitos foram pareados por idade e escolaridade e a análise estatística foi realizada através do programa GraphPad Prims, utilizando o Teste t de student, considerando o nível de significância p<0,05. Os resultados deste estudo sugerem diferenças significativas em testes de memória visuoespacial e funções executivas da bateria CANTAB – SWM, PAL e DMS –, assim como no percentual de gordura, na frequência cardíaca de repouso e nos testes físicos de caminhada de seis minutos e sentar e levantar da cadeira. Este estudo conclui que adultos jovens saudáveis praticantes de exercício físico obtêm melhores desempenhos em testes cognitivos automatizados, que avaliam memória visuoespacial e funções executivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação entre atividade física, estado maturacional e coordenação motora em escolares(2018-01-30) RODRIGUES, Edriely Rayane Lisboa; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514Mesmo com a importância da prática de atividade física (AF) na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), crianças e adolescentes têm se tornado cada vez menos ativos. Embora seja observada relação entre AF e coordenação motora, pouco se tem se estudado acerca da influência da maturação nesta relação. Logo, o objetivo desse estudo é investigar a relação entre maturação e coordenação motora de escolares, e relacionar também com a atividade física. A amostra foi composta de 104 crianças (55 meninas e 49 meninas) com faixa etária entre 8 e 10 anos. Aferiram-se as medidas antropométricas (massa, estatura, altura tronco-cefálica, comprimento de membros inferiores). Para o nível de atividade física foi aplicado o Questionário de Atividade Física de Tempo de Lazer. A maturação biológica foi avaliada pelo pico de velocidade de crescimento (PVC). A coordenação motora foi determinada pelo Teste Körperkoordination Test für Kinder (KTK). Por último, a análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e verificou-se a correlação entre as variáveis. Foi observada uma correlação moderada entre maturação e escore do Teste KTK (-0,52) e também do PVC com a tarefa salto monopedal (0,41). Portanto, a maturação e PVC foram relacionadas com a variável força de membros inferiores em meninas, por que as meninas se apresentaram maturacionalmente mais desenvolvidas do que os meninos e, por isso o estado maturacional apresentou relação com o desempenho no teste KTK. A respeito da atividade física, não houve correlação significativa com a coordenação motoraTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A superação do medo na atividade de arvorismo(2018-01-30) SILVA, Dayselene Sousa da; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868A busca pelo lazer tem se intensificado, promovendo assim uma revalorização de atividades em meio a natureza, que causam um certo distanciamento do cotidiano e suscitam sentimentos diversificados. O objetivo deste estudo é investigar os processos superação do medo para a realização da atividade de arvorismo e situações desencadeadoras deste estado emocional. Participaram do estudo 20 indivíduos, sendo 10 condutores de turismo de aventura, e 10 iniciantes das Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN) de ambos os sexos. Foi utilizada a técnica de entrevista para coletar as informações, a partir de um roteiro do tipo semiestruturado. Para o tratamento dos dados coletados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados se revelaram em quatro categorias com suas respectivas unidades de registro sendo a primeira relacionada aos fatores que influenciaram a aderência da prática, a segunda refere-se às expressões de sentimentos advindos da prática, a terceira é referente às estratégias utilizadas pelos participantes para dar continuidade à atividade, e por último foi evidenciada a categoria referente às relações do condutor com o medo do participante. O presente estudo revelou que o sentimento de medo não foi limitador para o sucesso da atividade, e o modo como os condutores reagem e tratam os praticantes tem sido adequado para auxiliar no sucesso da atividade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Níveis de ansiedade pré-competitiva em jogadores de futebol de campo da categoria sub 20(2018-01-30) LIMA NETO, Raimundo Gregório de; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868O estudo tem como objetivo analisar os níveis de ansiedade cognitiva, somática e autoconfiança e as dimensões da ansiedade como intensidade, direção e frequência na fase pré-competitiva de uma equipe de futebol masculina sub 20, durante uma competição esportiva a nível estadual. Participaram do estudo 21 jogadores de futebol, do sexo masculino. Foi utilizado o questionário para mensurar o estado de ansiedade, o Inventário de Estado de Ansiedade Competitiva Revisado, (Revised Competitive State Anxiety Inventory – 2) - (CSAI-2R), validado para língua portuguesa por Fernandes et al. (2013a). Os dados foram analisados estatisticamente com emprego do software GraphPad Prism, versão 7.3. O teste de Shapiro-Wilk foi empregado para verificar a normalidade das dimensões. Não havendo normalidade nos dados, utilizamos a estatística não paramétrica com o emprego dos testes de Kruskall Wallis e Friedman com post hoc de Wilcoxon para as comparações entre os escores de suas dimensões. Os jogadores avaliados apresentaram na dimensão intensidade, autoconfiança elevada em relação aos escores de ansiedades cognitiva e somática com resultados significantes. Já na dimensão direção, os resultados em relações as ansiedades cognitiva e somática, os jogadores, acharam as mesmas pouco debilitantes em relação ao desempenho, porém a autoconfiança se destacou como facilitadora para o seu desempenho, obtendo resultados significantes em relação às ansiedades cognitiva e somática. Na dimensão frequência, a autoconfiança se destacou mais uma vez com um escore elevado, e ansiedades cognitiva e somática com baixos escores, com isso obtendo resultados significantes, e mostrando que os jogadores foram muitas vezes mais autoconfiantes. Dessa forma nossos resultados demostraram que os atletas reportam elevados escores de autoconfiança, com baixos níveis de ansiedade cognitiva e somática, em todas dimensões mensuradas. Concluímos que a experiência competitiva pode influenciar nas percepções de ansiedade e de autoconfiança, podemos concluir que elevados escores de autoconfiança e baixos níveis de ansiedades cognitiva e somática, podem colaborar com a hipótese de que a mesmas pode melhorar rendimento e desempenho esportivo em partidas de futebol.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da relação entre coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças(2018-01-30) CIOFFI, Mônica Lima; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514Há um crescente número de estudos indicando que adequados níveis de coordenação motora, além de serem essenciais ao desenvolvimento infantil em geral, estão relacionados especificamente com o desempenho cognitivo. Entretanto, até o momento, poucos estudos têm feito relação entre essas variáveis no estado do Pará e na região Amazônica. Neste contexto, compreender as relações entre estas variáveis poderá fornecer informações úteis para implementação de programas de intervenção. O objetivo do estudo foi analisar a relação entre os níveis de coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças. A amostra foi composta por 104 escolares, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 10 anos. Os níveis de coordenação e desempenho acadêmico foram estimados utilizando-se o teste Körperkoordination Test für Kinder(KTK)e as avaliações semestrais respectivamente. Para análise dos resultados utilizou-se estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados demonstraram fracas correlações entre saltos laterais e a nota de Língua Portuguesa (rho = 0,39) e Matemática (rho = 0,29)no sexo masculino. Com isso, concluiu-se de modo geral que não há correlação significativa entre coordenação motora e desempenho acadêmico em alunos de ambos os sexos na amostra estudada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A corporeidade na dança: visão de corpo(2018-02-05) SOUZA, Bianca Cristina Carlos; NASSAR, Sérgio Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3066738195459439Ao longo da história do ser humano, o mesmo utiliza o corpo para se expressar. Dois conceitos podem se atribuir a palavra corpo, o primeiro segundo Platão e segundo a Corporeidade, conceitos estes que se divergem na sua explanação sobre o assunto. Sabemos que uma forma de expressão corporal é a dança, algo livre, cheio de expressividade e sentimento, diferente de uma das suas modalidades, o Ballet clássico, que por muito tempo cobra a estética corporal e perfeição de quem a dança. Com isso este estudo teve por objetivo identificar em bailarias, que se apresentam em espetáculos, se existe uma influência ou cobrança da ideia de ter um corpo perfeito nas apresentações, tomando como base as entrevistas feitas com bailarinas a partir dos 12 anos de idade e praticante da modalidade por mais de 2 anos. Analisando suas entrevistas através da ferramenta da Análise de conteúdo proposta por Bardin (2008). A cobrança corporal por parte dos professores e por parte das próprias bailarinas foram os resultados mais encontrados durante as entrevistas com as mesmas, apontados como fatores fortemente ligados as concepções de corpo forte, torneado e bonito para uma melhor aprendizagem e aplicação da técnica do Ballet, não deixando de lado o fato das bailarinas entenderem seus corpos como algo dotado de sentimentos e desejos, não observando assim neste estudo a ideia da objetificação corporal, geralmente vista em companhias de dança. Portanto, o seguinte estudo pode concluir que há uma forte cobrança, tanto pessoal quanto por parte dos professores, porém, esta cobrança se dá mais ao fato de não permitir que as bailarinas não possam se sentir satisfeitas com as próprias apresentações, nos quesitos de técnica na execução de movimentos e na capacidade de exteriorizar o sentimento de seu personagem a quem assiste seu espetáculo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores da não aderência dos homens a um programa de ginástica na cidade de Castanhal-Pará(2018-03-02) CUNHA, Rivany Florêncio da; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O presente estudo analisa os motivos que levam homens a não aderirem ao Programa gratuito de ginástica Corpo Saudável que acontece na cidade de Castanhal, no Pará. Os sujeitos entrevistados foram homens não participantes do projeto, que praticavam exercícios físicos nas mesmas praças ou ginásio em que aconteciam as aulas do projeto, homens que participam do programa e os profissionais envolvidos no mesmo, incluindo homens e mulheres. Estes, responderam a um questionário semiestruturado, onde foi possível analisar suas visões sobre o a questão da baixa frequência de homens. Analisamos também os registros de frequência realizados pelos professores durantes as aulas e a relação com o número de homens e mulheres presentes no período de treze meses entre os anos de 2016 e 2017, além dos registros cadastrais dos participantes, feitos no ano de 2015. Os resultados, mostraram que, de acordo com os cadastros realizados em 2015, 96% dos praticantes são mulheres e apenas 4% são homens. Além disto, as respostas mais frequentes sobre os fatores que impedem indivíduos do sexo masculino a participarem foram: preconceito com as atividades, vergonha, falta de interesse e não conhecer o programa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Motivação para a prática de exercício físico sob diferentes formas de supervisão(2018-03-12) SANTANA, Ewerton André Costa; FRANÇA, Martha de Souza; http://lattes.cnpq.br/4736525062583590O objetivo do presente estudo foi identificar os motivos para a prática exercício físico sob diferentes formas de supervisão em academias e comparar o perfil motivacional destes praticantes entre o sexo. Participaram da pesquisa 45 indivíduos com idades entre 18 e 55 anos, sendo 15 praticantes sob auxílio de personal trainer com atendimento individualizado (7 homens e 8 mulheres), 15 praticantes sob auxílio de personal trainer com atendimento em grupo de dois alunos (7 homens e 8 mulheres) e 15 praticantes sem auxílio de personal trainer (8 homens e 7 mulheres). O instrumento utilizado para avaliar os motivos à prática de exercício físico foi a versão brasileira do Exercise Motivations Inventory (EMI-2), o qual é constituído por 44 itens agrupados em 10 fatores de motivação: diversão/bem-estar, controle de estresse, reconhecimento social, afiliação, competição, reabilitação de saúde, prevenção de doenças, controle de peso corporal, aparência física e condição física. Para análise estatística foi utilizado o teste de análise de variância (ANOVA) de um critério, para comparação entre os grupos, o teste t para comparação por sexo dos participantes onde os valores de p≤0,05 foram considerados significativos e os resultados foram expressos como média ± desvio padrão. Os principais resultados revelaram semelhanças entre os motivos de maior prevalência para a prática de exercício físico, sendo condição física, prevenção de doença e aparência física como principais fatores motivacionais tanto na comparação entre os grupos com e sem auxílio de personal trainer como na comparação entre o sexo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeitos da periodização linear versus periodização ondulatória semanal sobre a potência de membros inferiores(2018-03-29) BENEVIDES, Carlos Eduardo Galeno; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724O Treinamento de força (TF) tornou-se uma das formas mais populares para melhorar a aptidão física de um indivíduo e para melhoria de condicionamento de atletas. Resistencia muscular localizada, hipertrofia, força e potência muscular são algumas das manifestações da força que podem ser aprimoradas com o TF. Este estudo teve como objetivo comparar os modelos de periodização linear (PL) e periodização ondulatória semanal (POS) sobre a potência de membros inferiores em adultos saudáveis de ambos os sexos durante um período de 24 semanas (96 sessões) de treinamento. O estudo foi um ensaio clinico randomizado não cego. A amostra contou com 13 sujeitos que foram divididos randomicamente em dois grupos: grupo PL (n = 7) e grupo POS (n = 6). Os participantes foram testados no período pré-treinamento e nas semanas 8, 16 e na semana 24 (pós-treinamento) nos teste de impulsão horizontal (IH) e sargent jump test (SJT). A analise de dados foi expressa em media e desvio padrão e o valor de alpha utilizado para todos os teste foi de p ≤ 0,05. Os resultados mostraram que ambas as periodizações obtiveram aumentos significativos de potência de membros inferiores nos testes de IH e SJT, porém não houve diferença significativa entre os grupos. Contudo, o presente estudo mostra que um programa de treinamento de força realizado durante 24 semanas utilizando periodização linear ou periodização ondulatória semanal podem apresentar resultados satisfatórios para a melhoria da potência de membros inferiores, sendo que a PL pode otimizar resultados superiores aos da POS.