Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG

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Campus de Bragança / Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves Fax: (91)3425-1593 E-mail: bibbraganca@ufpa.br

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Gender theory and feminist dystopia in the graphic novel sleeping beauties by rio youers, Alison Sampson and Triona Farrell
    (2025-03-27) PEREIRA, Claudinéia Caldas; ROCHA, Ana Lília Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Distopias feministas têm se consolidado como poderosas ferramentas críticas ao denunciar as desigualdades de gênero e os perigos do autoritarismo patriarcal, revelando estruturas de opressão e sugerindo possibilidades de resistência (Atwood, 1985; SarmentoPantoja, 2005; Bosi, 2002). Este trabalho tem como objetivo analisar Sleeping Beauties (2021), de Owen King e Stephen King, adaptada para grafic novel por Rio Youers, a partir da perspectiva da literatura de resistência, distopia feminista e da teoria de gênero. A obra retrata um cenário em que as mulheres são afetadas por um fenômeno misterioso que as faz adormecer, envoltas em casulos, tornando-as inacessíveis ao mundo masculino. Esse evento desencadeia uma série de reações que evidenciam as tensões de gênero, a violência estrutural contra as mulheres e as dinâmicas de poder nas sociedades patriarcais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e bibliográfica, realizando uma análise crítica da narrativa com base em estudos sobre distopia, literatura de resistência e teoria de gênero. A adaptação gráfica intensifica as discussões sobre misoginia, violência de gênero e resistência feminina, utilizando elementos visuais para reforçar a crítica social presente no texto original. A análise revela como a obra dialoga com o gênero distópico e distopia feminista, literatura de resistência e questões de gênero, propondo reflexões sobre o papel das mulheres e a desconstrução de normas de gênero.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Duolingo and translation competence: an analysis of translation tasks
    (2025-03-26) CORPES, Tatiane Corpes; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124
    A presente pesquisa se insere na interface entre o uso de recursos tecnológicos no uso de inglês como língua adicional e o campo da relação entre aprendizagem de línguas e os Estudos da Tradução. O uso de aplicativos para aprendizagem de línguas tem crescido significativamente, incorporando abordagens metodológicas modernas. Segundo Ferreira e Costa (2023), a pandemia de Covid-19 acelerou a adoção desses recursos tecnológicos, destacando-se pela utilização de estratégias como gamificação e recursos audiovisuais. O objetivo do estudo é descrever e analisar as tarefas de aprendizagem de inglês que envolvem tradução no Duolingo, um popular aplicativo de ensino de línguas. A relevância da pesquisa está em compreender como o Duolingo, voltado principalmente para o desenvolvimento da competência linguística, também integra tarefas de tradução ao longo das seções de aprendizagem. A metodologia adotada é de natureza descritiva/explicativa e orientada por uma abordagem qualitativa. Como base teórica, a pesquisa utiliza os conceitos de Competência Tradutória proposto por Hurtado-Albir (2020), bem como em MALL (Mobile-Assisted Language Learning) proposto por Mark Pegrum (2014) e em gamificação por Luis Fardo (2013). Os resultados indicam que, embora o foco principal do Duolingo seja o desenvolvimento de competências linguísticas, algumas tarefas nas seções do aplicativo envolvem tradução, remetendo ao método de Gramática-Tradução. A pesquisa sugere que o Duolingo pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades básicas de tradução, principalmente no que se refere a vocabulário e gramática. Contudo, a precisão das tarefas diminui quando o usuário é desafiado por frases mais complexas ou com nuances contextuais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Engagement and motivation in English teaching: a literature review on the impact of Canva®
    (2025-03-27) MONTEIRO , Hendel Gonçalves; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265X
    O uso de ferramentas digitais tem ganhado cada vez mais espaço no ensino de inglês como língua estrangeira, tornando as aulas mais dinâmicas e visuais. Entre essas ferramentas, Canva® se destaca como uma plataforma acessível e versátil para a produção de materiais educativos. Este estudo examina como pesquisas recentes têm abordado o uso do Canva® no ensino de língua inglesa. Para esta revisão sistemática da literatura, foram selecionados sete artigos publicados entre 2020 e 2023 na base de dados Periódicos Capes. Os resultados indicam que o uso do Canva® pode aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, além de possibilitar um aprendizado mais criativo. Por outro lado, alguns desafios foram identificados, como o tempo necessário para adaptação, a dependência de uma boa conexão com a internet e as limitações da versão gratuita. Ainda assim, os estudos enfatizam o potencial dessa ferramenta como recurso pedagógico. Pesquisas futuras podem explorar formas de otimizar seu uso e superar os desafios apontados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    The testaments by Margaret Atwood: an analysis in light of necropolitics
    (2025-03-24) SANTOS, Samyli Nascimento; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Este artigo analisa a necropolítica e sua manifestação em narrativas distópicas, com foco na resistência feminina, tendo como corpus o romance Os Testamentos (2019), de Margaret Atwood. A obra, continuação de O Conto da Aia, se passa em um cenário distópico onde a opressão e o controle sobre as mulheres são centrais. A necropolítica, conceito de Achille Mbembe, refere-se ao poder soberano de decidir sobre a vida e a morte, claramente evidente no regime de Gilead, que exerce controle absoluto sobre os corpos femininos. O objetivo deste estudo é examinar como Os Testamentos se conecta com a teoria necropolítica, destacando as estratégias de resistência das personagens femininas contra a dominação de suas vidas e mortes. A análise adota uma abordagem textual e teórica, comparando a obra com as teorias de necropolítica e as teorias feministas que contextualizam a resistência das personagens. A luta das mulheres contra o sistema totalitário de Gilead, que as reduz a meros corpos reprodutivos, exemplifica as tensões entre poder soberano e resistência. A pesquisa evidencia que a necropolitica em Os Testamentos vai além da violência física, se manifesta na destruição simbólica, na manipulação da memória e subjugação subjetiva dos indivíduos. Este trabalho busca contribuir para os estudos literários, promovendo uma reflexão crítica sobre as estruturas opressivas presentes na sociedade contemporânea e as formas de resistência contra elas, especialmente no contexto de controle sobre os corpos femininos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Decolonizing narratives: connections and distances between “Quarto de Despejo” and “i know why the caged bird sings”
    (2025-04-03) HAYASHI, Arlene Letícia Miranda; ROCHA, Ana Lília Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Este artigo apresenta um estudo literário comparativo que analisa as conexões e distâncias entre Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, e Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, da autora estadunidense Maya Angelou. Ambas as obras destacam a produção, narração e protagonismo de mulheres negras, permitindo uma ressignificação do que significa ser uma mulher negra e pobre na sociedade. Para embasar essa análise, é essencial abordar a Literatura Comparada, visto que a pesquisa confronta autoras de diferentes nacionalidades, com obras de distintos gêneros e pertencentes a contextos históricos diversos. No entanto, ambas compartilham a experiência de dar voz a sujeitos historicamente marginalizados, transformando suas vivências em Literatura de Resistência. Por meio da escrita, Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou denunciam o racismo, expõem injustiças e questionam a subjugação que sofreram.O objetivo deste estudo é estabelecer um diálogo comparativo entre as duas obras, explorando suas convergências no que tange aos aspectos sociais, raciais e estéticos. Além disso, a pesquisa examina os pontos de divergência entre os textos, considerando os diferentes contextos socioculturais e períodos históricos em que foram produzidos. A análise busca demonstrar a importância da memória como instrumento de reivindicação, expressa através da escrita que dá voz ao subalterno. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa e quanto ao objetivo é uma pesquisa explicativa, fundamentada em autores como: Angelou,(1969); Bosi (1996); Carvalhal (1943); Gadamer(1960), Jesus(1960); Sarmento-Pantoja, Augusto(2022); Sarmento-Pantoja, Tânia(2022) e.Spivak(2010).
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A systematic literature review on gamification: attractive methodologies for English language teaching
    (2025-03-27) SOUZA, Breno Gabriel Dos Passos; TIMMERMANN , Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265X
    Este estudo tem como objetivo investigar a gamificação como ferramenta para promover ensino e aprendizagem significativos em aulas de Língua Inglesa. Adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa de natureza descritiva com o foco em impactos positivos e limitações ao ensinar por meio da gamificação. Para isso, foi feita uma pesquisa de revisão de literatura com fundamentação nos principais autores: Elias e Catia (2023); Santos (2023); Govender e Moreno (2021); Melo e Ramos et.al 2021) entre outros pesquisadores que atuam na área. Foram selecionados 8 textos, através da base de dados Periódicos da Capes. Os resultados mostraram alguns pontos negativos como falta de suporte técnico, restrições quanto à infraestrutura, porém a gamificação demonstrou ser um recurso eficaz quando a motivação e engajamento dos alunos em sala, capaz de potencializar o aprendizado se, aplicada de forma cautelosa e bem planejada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Literary literacy: how readers can be literate as of graphic novel about the Holocaust
    (2025-04-02) REIS , Melissa Karine Silva; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Este artigo explora o letramento literário como um processo que vai além da decodificação de palavras, tem a capacidade de interpretar o conjunto de elementos literários, e permite que os leitores desenvolvam sua formação integral. Dessa forma, o objetivo deste artigo é promover o letramento literário a partir da obra em graphic novel “Maus - A história de um sobrevivente” de Art Spiegelman, utilizando a prática “círculo de leitura” de Rildo Cosson. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, sendo, a coleta de dados por meio bibliográfico. Logo, este estudo busca compreender como os leitores podem ser letrados apartir de uma obra em graphic novel sobre o holocausto. As conclusões demonstram a importância do letramento literário para o desenvolvimento do leitor de forma eficaz
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Foreignization and domestication: translation strategies in the subtitling of ‘Cidade invisível’, a Netflix series
    (2025-04-01) PIRES, Thayany Cláudia Rodrigues; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124
    Este artigo investiga as estratégias de tradução: estrangeirização e domesticação, adotadas na legendagem da série Cidade Invisível (Netflix, 2021), que incorpora elementos do folclore brasileiro em seu roteiro. O estudo surge no contexto da globalização de conteúdos audiovisuais, em que plataformas de streaming precisam equilibrar preservação cultural e acessibilidade para o público internacional. O problema central reside em analisar como essas estratégias são aplicadas a elementos culturais específicos e quais implicações isso tem para a representação da cultura brasileira globalmente. O objetivo principal é identificar e analisar as escolhas tradutórias aplicadas a elementos culturais na legendagem português-inglês da série, classificando-as como predominantemente domesticadas ou estrangeirizadas, além de entender seu impacto na percepção da cultura brasileira representada. A pesquisa tem abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, analisando as legendas da série, com foco nos episódios 1 e 5 da primeira temporada e episódios 1 a 4 da segunda temporada, selecionados por conterem elementos culturais relevantes. Os termos foram identificados com base no Dicionário do Folclore Brasileiro de Cascudo (2000) e organizados em cinco categorias: “personagens do folclore”, “comidas típicas”, “festas e tradições”, “lugares e regiões brasileiras”, e “expressões e gírias”. Cada item foi analisado comparando o diálogo original em português com as legendas em inglês, classificando as estratégias conforme Venuti (1995), considerando os padrões de legendagem adotados pela Netflix (2025) e os princípios de Cintas e Remael (2021). Os resultados foram sistematizados em tabelas para facilitar a análise. Conclui-se que a série adota uma estratégia híbrida, equilibrando preservação cultural e acessibilidade, contribuindo para a 2 disseminação internacional do folclore brasileiro, ainda que com perdas culturais nos processos adaptativos. O estudo reforça a importância das escolhas tradutórias na mediação cultural em produções audiovisuais globais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Communicative language skills: a comparative analysis of duolingo and memrise applications for language learning
    (2024-07-12) SILVA, Cláudio Vitor Corrêa; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277
    O principal objetivo deste estudo é analisar o uso de aplicativos móveis para a aprendizagem de inglês, com foco nos aplicativos Duolingo e Memrise. A metodologia deste estudo consiste em uma investigação qualitativa e exploratória baseada em fontes bibliográficas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, descrevendo os métodos e estratégias utilizados pelos aplicativos para promover a aprendizagem de inglês, Como objetivos gerais, este estudo destaca alguns aspectos que envolvem a aprendizagem de línguas através do uso de recursos tecnológicos, considerando a importância de integrar as habilidades linguísticas para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos, é descrito e feita uma comparação entre dois aplicativos móveis que foram criados para ajudar indivíduos a aprender inglês como uma língua adicional: Duolingo e Memrise.. Para atingir esses objetivos, o artigo se baseia em contribuições teóricas de autores como Harmer (2007, 2010); Brown (2001, 2007); Larsen-Freeman (2011, 2013); Mübert and Pereira (2011); Moran (2015); Barbosa (2020); Paiva (2017) e outros pesquisadores que têm se dedicado intensamente ao estudo dessa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram feitas as análises dos dois aplicativos em evidência, também foram identificadas possíveis formas de aprimorar a aprendizagem de inglês através de aplicativos móveis, tais como a gamificação, feedback personalizado, uso de tecnologias de reconhecimento de voz, e abordagens adaptativas ao ritmo de aprendizagem dos alunos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Memory as belonging: existential concretization in the work “The Truth About Me: a Hijra Life Story” by A. Revathi
    (2024-08-21) SOUZA, Natália Galdino de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Este trabalho busca discutir os conceitos de memória, resistência e pertencimento por meio de reflexões junto a alguns autores como Alfredo Bosi (1996), Augusto Sarmento-Pantoja (2022), Tânia Sarmento-Pantoja (2022) no que se refere à resistência; Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1992) sobre os conceitos de memória; Sandra Regina Lestinge (2004) e Lucimara Valdambrini Moriconi (2014) sobre pertencimento, entre outros que corroboram para o desenvolvimento deste trabalho. O objetivo desta pesquisa é compreender as relações de resistência como forma de existir e entender o processo de memória para a realização existencial. O corpus desta pesquisa são os capítulos 1, 2 e 3 da obra autobiográfica “The Truth About Me: A Hijra Life Story by A. Revathi”. Para o desenvolvimento deste trabalho, usamos o método de pesquisa bibliográfica qualitativa da literatura comparada com base em uma análise teórico-crítica da obra selecionada. Como resultado, testemunhamos por meio da narrativa de Revathi, uma resistência baseada na necessidade de sobrevivência, onde somos apresentados à sua trajetória como Hijra e como essas memórias foram/são essenciais para sua realização existencial, para ser quem você sempre foi.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Estudo bibliográfico das definições das estratégias de aprendizagem a partir dos estudos de Oxford (2017)
    (2024-07-03) SANTOS, Raí dos; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576
    O estudo das estratégias de aprendizagens não é recente, porém ainda se mostra relevante quando tratamos do ensino e aprendizagem de línguas. A compreensão acerca de como o construto tem sido definido e a relação dessas definições com o contexto sócio-cultural podem auxiliar professores e aprendentes no ensino-aprendizagem da língua. O presente trabalho tem como objetivo compreender como as concepções de estratégias de aprendizagem evoluíram ao longo dos anos e como isso aparece nos estudos de Oxford (1990; 2017). Utilizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de trabalhos na área (Gaignoux, 2006; Oxford, 2017). Analisamos o resultado dos estudos de Oxford (2017) e organizamos as definições com o intuito de identificar semelhanças. O resultado mostrou que as definições de estratégias de aprendizagem são dinâmicas e emergentes, pois estão imbricadas na interação com/no contexto.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    English teacher identity: experiences into the supervised internship
    (2024-06-03) RODRIGUES, Josymara Gabriele Sousa; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576
    Este artigo apresenta percepções acerca dos conceitos de identidade docente e reflexões sobre como o estágio supervisionado constitui um dos principais elementos para essa construção de identidade. Para tanto, conta com o referencial teórico composto por Hall (2006) no que tange à compreensão de construção de identidade em um contexto globalizado. O trabalho também recorre às análises de autores como Flores (2015), Gaignoux (2023), Reis, Van Veen e Gimenez (2011) sobre os elementos fundamentais para a construção da identidade docente. Do mesmo modo, as discussões sobre estágio supervisionado serão norteadas por Pimenta e Lima (2011). Em seguida, com base nos estudos dos autores mencionados, compartilho relatos pessoais sobre minhas experiências e reflexões de como o estágio teve um papel importante para minha construção e reconstrução como educadora. Desta forma, inicialmente, são discutidos conceitos relacionados à construção de identidade docente e seus principais elementos constitutivos, bem como a importância do estágio e sua relevância para a formação dos futuros professores. Por fim, são apresentados meus relatos de experiência nos estágios e de que forma estes contribuíram para a minha construção como docente. Esta é uma pesquisa qualitativa com base bibliográfica e documental. Considerando todos os conceitos e discussões abordadas no presente trabalho, conclui-se que o estágio supervisionado é um dos principais elementos para a formação, construção e reconstrução da identidade docente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A postcolonial dish: food and cultural identity in Chimamanda Ngozi Adichie’s The Thing around Your Neck
    (2024-06-24) SANTOS, Ana Mabell Seixas Alves; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Emotional regulation in English teaching.
    (2024-08-29) MELO, Iris Leite do Rosário; SILVA, Jean dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3792723181384725; https://orcid.org/0000-0002-2580-0499
    A regulação emocional é um tema de crescente interesse na educação, especialmente no ensino de línguas estrangeiras, onde as emoções dos alunos podem impactar significativamente o processo de aprendizagem. Este estudo investiga como a regulação sócio emocional é abordada na formação de professores de língua inglesa e quais estratégias de regulação emocional são utilizadas na linguística aplicada. A problemática central inclui os questionamentos: como a regulação emocional tem sido abordada na formação de professores de língua? E quais são as estratégias de regulação emocional utilizadas na linguística aplicada? A justificativa para este estudo reside na necessidade de compreender melhor o papel das emoções no ensino de línguas e de fornecer aos professores ferramentas eficazes para apoiar seus alunos emocionalmente. Jamie L. Taxer e James J. Gross, especialistas em regulação emocional, destacam a importância de estratégias de regulação emocional no contexto educacional. Também contribuem para a compreensão das dinâmicas emocionais no ambiente de aprendizagem. Os objetivos gerais deste estudo são explorar a abordagem da regulação emocional na formação de professores de língua e identificar as estratégias de regulação emocional aplicadas no ensino de inglês. Os objetivos específicos incluem: a) analisar como a regulação emocional é integrada nos programas de formação de professores; b) identificar e descrever as principais estratégias de regulação emocional utilizadas na linguística aplicada. A metodologia adotada é um estudo bibliográfico, que envolve a revisão e análise de literatura relevante sobre regulação emocional, formação de professores e ensino de línguas. Serão revisados artigos científicos, livros e dissertações de autores contemporâneos como Taxer(2015), Gross(2014). Esta abordagem permitirá uma compreensão aprofundada dos conceitos e práticas atuais relacionadas à regulação emocional no ensino de línguas. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão das práticas de regulação emocional na formação de professores de língua e uma identificação das estratégias mais eficazes utilizadas na linguística aplicada. Espera-se que este estudo contribua para a melhoria da formação de professores e para a criação de ambientes de aprendizagem mais positivos e eficazes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    TED-Ed platform as a tool develop English teaching undergraduate students’ listening comprehension skiils
    (2024-09-06) PEREIRA, Nayra Aparecida Costa; SILVA, Jean dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3792723181384725; https://orcid.org/0000-0002-2580-0499
    Esse presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica para docentes de língua inglesa do ensino superior, baseada na plataforma TED-Ed. A prática visa a utilização de vídeos educativos e ilustrativos buscando demonstrar que o uso dos recursos audiovisuais pode acrescentar no ensino da habilidade de compreensão oral em uma língua adicional. As contribuições teóricas que embasam a respeito da habilidade e estratégias de escuta, utilizam-se principalmente das ideias e conceitos dados pelos autores, Morley (1991), Harmer (1998), Field (2002) Brown (2007-2006), Nunan (2006), David (2008), Rost (2011). Nesse viés, a proposta é direcionada para o nível intermediário e para docentes de graduação, considerando que o uso dos vídeos do TED-Ed pode contribuir para o processo de ensino da escuta. Essa pesquisa também oferece um entendimento mais abrangente sobre o uso do TED-Ed como apoio pedagógico para o ensino. Por fim, esse estudo convèm contribuir para as análises que destacam o ensino de idiomas através do uso de recursos audiovisuais e tecnológicos para o aprimoramento da habilidade de escuta.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Special education services and teaching of English: experiences of inclusive education in a school in Augusto Corrêa-PA.
    (2024-08-30) FARO, Rodrigo da Costa; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1559492609525790
    A cada início de ano letivo, os professores encontram cada vez mais alunos necessidades especiais de aprendizagem. Muitas vezes, os docentes não estão aptos para receber este público, pelo motivo de não terem tido uma educação continuada sobre os conhecimentos da educação especial e inclusiva. Este trabalho tem o intuito de relatar os métodos e práticas de ensino utilizados com um aluno de múltiplas deficiências, que estuda em uma escola pública no município de Augusto Corrêa-Pará, tendo como enfoque a professora da sala de atendimento educacional especializado e a professora da sala regular de Língua Inglesa. A metodologia desta pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas com as participantes a fim relatar as práticas de ensino utilizadas pelas professoras deste aluno no seu processo educacional, partindo do atendimento na sala do AEE até sua inserção na turma regular. Este trabalho propõe reflexões tendo por base a legislação nacional a respeito da educação inclusiva de pessoas com deficiência.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Continuing education of English teachers in Brazil: challenges and perspectives for teaching practice
    (2024-08-30) SANTOS, Adriele Ferreira dos; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1559492609525790
    A formação continuada de professores de inglês no Brasil é crucial para a melhoria contínua da prática docente, especialmente frente às rápidas mudanças pedagógicas e tecnológicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios e perspectivas da formação continuada de professores de inglês entre 2014 e 2024. A metodologia empregada foi uma revisão sistemática da literatura, utilizando dados de artigos publicados e disponíveis no Google Acadêmico. Os resultados encontrados indicaram que os principais desafios incluem a resistência à mudança e a falta de recursos apropriados para a formação. Entre as perspectivas, destacaram-se a eficácia dos programas de formação online e das práticas colaborativas. A 3 análise revelou que, apesar das iniciativas promissoras, há uma necessidade de melhorar a adaptação dessas práticas às realidades regionais e de garantir uma implementação mais consistente. Em conclusão, embora a formação continuada seja essencial para o desenvolvimento profissional dos professores de inglês, a pesquisa destacou a necessidade de ajustes e expansões para superar barreiras estruturais e maximizar o impacto positivo na prática docente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    The use of gender-neutral language: a matter of inclusion or a political bias?
    (2024-07-16) GOUVEIA, Alef Jose Pinheiro; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277
    Este artigo tem como principal objetivo apresentar uma reflexão que visa elucidar duas perspectivas relativas ao uso do pronome neutro de gênero na língua inglesa. A primeira perspectiva procura abordar as posições de alguns autores que se opõem à adaptação e utilização do pronome neutro de género no contexto de indivíduos não-binários, bem como discutir de que forma esta adaptação poderá ter impacto nas normas prescritivas da língua inglesa. Enquanto a segunda perspectiva visa esclarecer a posição de autores e ativistas que se opõem à linguagem sexista, como por exemplo, no que diz respeito à substituição de pronomes como “he” e “she” por “they”. A metodologia consiste na revisão da literatura sobre as teorias de gênero e a utilização de pronomes neutros em termos de gênero. A abordagem da investigação é essencialmente bibliográfica e estratégica, sendo que o principal aspecto deste tipo de investigação é a sensibilização para o tema estudado. A pesquisa foi realizada através de artigos, documentos e entrevistas sobre o tema. Para atingir o objetivo proposto, o artigo baseia-se em contribuições teóricas de autores como Butler (1990); Helgeson (2017); Pasqualini (2021); Köcher (2021); Murray (2019), entre outros. Após a revisão da literatura e reflexão, foi possível perceber que alguns proponentes defendem que a linguagem não deve ser usada como instrumento de discriminação, e por isso defendem a adequação dos pronomes para indivíduos que se identificam com um género fluido ou não binário.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    ‘Wonder’ and inclusion: a literary teaching proposal
    (2024-08-28) OLIVEIRA, Izabelle Victória Silva Lopes de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Os estudos sobre o Letramento literário ainda são bem recentes, porém muito significativos a ponto de provocar mudanças nos valores sociais das pessoas, pois faz uso da palavra escrita como ferramenta para falar sobre algum fato sobre a vida. Sendo assim, o tema inclusão precisa ter mais visibilidade para discussões, evidenciando práticas no âmbito escolar para atender a diversidade do aluno e reconhecendo suas peculiaridades com empatia e respeito. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de letramento literário, com o tema inclusão e tendo como produto final, a prática em leitura em várias linguagens artísticas, despertando a criatividade do aluno. Fazendo o uso da abordagem qualitativa, foram examinados artigos, análise dos documentos como a BNCC (2018) e DCEPA (2017), assim como, os autores, Segabinazi and Cosson (2023), Silva and Silveira (2011), Vieras and Dourados (2015), que abordam sobre os conceitos de letramento literário. O autor Suarez (2006), que fala um pouco sobre o conceito bildung. O resultado deste trabalho é a elaboração da proposta didática, com base no referencial teórico sobre o letramento literário, inclusão e conceito de bildung. Infere-se que o letramento literário está associado a práticas que fazem os alunos refletirem, despertando sentimentos de empatia e respeito por todos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Learning strategies: a case study with elementary students from Modular Education System (Some)
    (2024-07-08) GALVÃO, Hellen Patrícia Silva; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277
    O presente artigo é um estudo de caso que tem como objetivo investigar, o uso das estratégias de aprendizagem por alunos do ensino fundamental do Sistema de Ensino Modular (SOME). Identificar quais dessas estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para aprender a língua adicional. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da zona rural da cidade de Bragança, Pará, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia deste estudo é qualitativa, de caráter descritivo, utilizando um questionário de cinco perguntas feitas oralmente aos alunos individualmente. Como suporte teórico, esta pesquisa buscou uma visão geral sobre o uso de estratégias de aprendizagem baseada principalmente nos estudos de Oxford (1990), O’Malley e Chamot (1990), entre outros. Os resultados mostram que nem todos os alunos fazem uso das estratégias de aprendizagem conscientemente e nem todas as estratégias são utilizadas, porém, o uso de estratégias contribui positivamente para o fomento da autonomia dentro e fora da sala de aula.