Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Arbiter testimony: “Arbitrate what to narrate”. An analysis in the work I Was a Child of Holocaust Survivors by Bernice Einsenstein.(2022-12-06) SILVA, Maria Elinaria Rodrigues da; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho busca analisar a obra I Was a Child of Holocaust Survivors de Bernice Eisenstein (2006), através da ótica do Testemunho Arbiter. A obra trata da relação da autora com os seus pais, na qual a mesma procura entender sua própria vida e o fantasma do holocausto que está sempre presente no seu cotidiano. Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma o Testemunho Arbiter é apresentado na obra, conceito abordado por Sarmento-Pantoja (2019), tendo em vista que o testemunho arbiter é dado por aquele que ouviu e arbitra sobre o que e como narrar, podendo ter vivenciado ou não o evento limite. Nos beneficiaremos da fortuna crítica de Vilela (2012), que aborda a importância da memória, Gagnebin (2009), que discute sobre a importância de manter as memórias vivas através das narrações e Sarmento-Pantoja (2019) que argumenta sobre os três tipos de testemunho, o Testis, Superstes e a Arbiter. Este estudo é fruto das orientações recebidas no projeto de iniciação científica Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas - CRENAC, no qual atuava como bolsista FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas) - o projeto é coordenado pela Professora Dra. Ana Lilia Carvalho Rocha.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Power over life: a study about the representation of women and their dilemmas facing slavery in the 19th century in ‘Kindred’ by Octavia Butler(2022-12-06) NASCIMENTO, Juliana Souza; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786O presente trabalho tem como objetivo trazer a discussão o livro “Kindred-Laços de Sangue” da autora americana de ficção científica Octavia Butler. Aqui buscamos analisar a obra sobre a perspectiva de como o poder exerce influência sobre a vida da população escrava. Para essa discussão, faremos uma análise dividida em duas partes. Na primeira utilizaremos a teoria de necropolítica de Achillie Mbembe para entendermos de que maneira a narrativa demonstra como a morte é utilizada como ferramenta de controle sobre a vida de certos sujeitos. Posteriormente, buscamos analisar a obra sobre a perspectiva feminina, pois dentro do livro é possível reconhecer o racismo, o preconceito e as barbaridades cometidas ao povo negro no período da escravidão, porém saltam aos nossos olhos que a mulher escrava acaba por vivenciar diversos outros sofrimentos como a exploração sexual e a objetificação do seu corpo. Para alcançar esse objetivo vamos utilizar a teoria de Angela Davis em sua obra ‘Mulheres, Raça e Classe'(1983), obra na qual a autora discorre sobre como a mulher escrava sofria outros tipos de violência, além daquelas já impostas sob a população escravizada. Para a realização desta pesquisa optamos por trabalhar com uma pesquisa qualitativa e com uma pesquisa bibliográfica. Ao lermos a obra Kindred buscamos identificar em quais pontos os acontecimentos na obra de ficção tem uma relação com a realidade vivida pelos escravos e relacioná-las às teorias dos autores escolhidos. A partir deste trabalho procuramos contribuir com os estudos na área da literatura e da necropolítica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Testimonial content and childhood in Number the Stars by Lois Lowry.(2022-12-06) SILVA, Josiele Maria Nascimento e; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho busca analisar a obra “Number the Stars” (1989) através da ótica da memória e do teor testemunhal. A obra apresenta a vivência de uma garota sobrevivente da Segunda Guerra Mundial com fatos presenciados por uma família alemã que vivia na Dinamarca e passa a lidar com a presença dos nazistas. Como base teórica desta análise, recorremos a autores como Seligmann Silva (2002) que aborda o testemunho, memória e o teor testemunhal, Vilela (2012) que analisa as articulações do testemunho como forma de significação e sentido, Salgueiro (2012) que analisa as vertentes e tipos de testemunho .Esta análise se beneficiará dos estudos de Don Latham (2002) com artigo intitulado Childhood under siege: Lois Lowry 's Number the stars and The Giver, o qual evidencia os diferentes tipos de infância de acordo com cada sociedade ou contexto histórico. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do teor testemunhal como uma forma literária como resistência, além de analisar a presença da infância na obra de acordo com a perspectiva da autora. Este trabalho é fruto das orientações recebidas no projeto de pesquisa de iniciação científica CRENAC – Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas – coordenado pela Professora Dra. Ana Lilia Carvalho Rocha, do qual fiz parte como bolsista pela FAPESP “Fundação de Apoio a Pesquisa no Pará”Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The catastrophic memory: from silencing to the process of resistance through the memory register in there there(2022-12-07) OLIVEIRA, Jennifer Santos de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este estudo propõe uma abordagem sobre o conceito de catástrofe no interior de um corpus de literatura de autoria indígena. Para isso, utilizamos a obra There There, de Tommy Orange (2018), indígena estadunidense pertencente às tribos Cheyenne e Arapaho de Oklahoma, a fim de levantar e analisar representações presentes na obra que promovam a relação entre a memória e a catástrofe. A obra expõe como a memória nativa está presente na nova geração conhecida como Indígenas Urbanos. Indivíduos conhecidos como sujeitos híbridos, porque ao mesmo tempo em que vivenciam suas raízes também partilham dos conhecimentos das vivências do homem branco, destacando o papel das Cidades, da sociedade dominante em fazer do indígena um sujeito sem suas ancestralidades na medida em que o faz se inserir mais e mais em uma nova realidade, esse é o efeito catastrófico encontrado na narrativa. Tais aspectos, presentes nesta narrativa de Orange, nos levam a propor a categoria Memória Catastrófica, como uma ferramenta possível no campo literário. Para dar conta desta argumentação buscamos apoio teórico em autores como Michael Pollak (1989), Maurice Halbwachs (1990), Márcio Seligmann-Silva (2000) e Tânia Sarmento-Pantoja (2014).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The importance of using Anglophone literature in high school English classes(2022-12-07) OLIVEIRA, Arielly Azevedo de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho visa discutir acerca da importância do uso da literatura anglófona nas aulas de língua inglesa do ensino médio. Será feita uma breve apresentação do conto de Edgar Allan Poe “O Gato Preto” (1843), este conto se enquadra na categoria de conto gótico, e aborda uma temática que é vista como interessante para os alunos, visto que trazer histórias de terror e mistérios para sala de aula aguça seus pensamentos e os intriga. Desta forma, pensou-se também em uma proposta de aplicação, com duas sequências de planos de aula com esse gênero, uma vez que o uso do mesmo possibilita o aluno pensar sobre as ações apresentadas no conto, fazendo com que possa desenvolver seu senso crítico e amplie seu conhecimento linguístico, discursivo e cultural. Para a discussão deste artigo, traremos autores como Tzvetan Todorov (2010), filósofo e linguista, que produziu diversas obras na área de pesquisa linguística e teoria literária, e Richard Beach (2011), pesquisador de métodos de ensino secundário de artes da língua inglesa, com ênfase particular no ensino de literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “The spider-web is both a home and a trap ”: an analysis of the book There There, by Tommy Orange.(2022-12-07) PEROTES, Wevelly Thaissa Ribeiro; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho visa analisar como o escritor Nativo Norte-Americano Tommy Orange utilizou o símbolo da teia de aranha para projetar uma metáfora na narrativa de seu livro “There There” (2016). Ao explorar autores como Hertha D Wong (2009), Carol Patterson-Rudolph (1997) and Katarzyna and Sergiusz Michalski (2010), foi possível analisar a obra de Tommy Orange a partir um de ponto de vista fundamentado em um aporte teórico. Em particular, esta análise enfoca o uso da teia de aranha e suas qualidades simbologicas culturais para com os povos nativos americanos, e sua transformação em uma metáfora enraízada intrinsecamente dentro da narrativa. Os três personagens escolhidos para a discussão apresentam suas respectivas lutas internas que dialogam com a metáfora da teia de aranha analisada, a partir desta perspectiva, esta análise, - fundamentada no método de pesquisa bibliográfica foi executada com o fim de se obter uma melhor compreensão e outras interpretações acerca do livro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The 5th power: conspiracy theory and dystopia(2022-12-07) LIMA, Elany Tatielle Lucena de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo tem como objetivo analisar o filme O 5º poder, filme brasileiro de 1962, dirigido por Alberto Pieralisi e produzido por Carlos Pedregal. Esse filme conta a história de uma infiltração de inimigos estrangeiros no Brasil na tentativa de controlar o país usando de lavagem cerebral das massas através de mensagens subliminares enviadas por rádio e televisão. Essa obra é uma distopia ambientada na guerra fria e essa é uma teoria da conspiração que muitas pessoas acreditavam naquela época, e por isso, esse filme passará por estudos de comparação entre o contexto real, contexto fílmico relacionando com o conceito de teoria da conspiração. Para este trabalho, traremos autores como Sunstein e Vermeule (2009 apud COADY, 2018) que trabalham com teoria da conspiração e historiador que pesquisa a respeito do contexto histórico brasileiro da época em que o filme foi lançado. Assim como, para a fortuna crítica utilizamos os autores Philip Agee (1975), Tom Moylan (2000) e Reis Filho (2014). Este estudo visa analisar aspectos distópicos presentes no filme e de que forma foram abordados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) "Living without knowing the past is to live in the dark": utopian and dystopian elements in the quest for the land without evil in A Tale of Love and Fury(2022-12-07) ARAUJO, Kananda Monteiro; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho tem como objetivo abordar a obra fílmica Uma história de amor e fúria (2013), analisando como alguns elementos estão conectados na narrativa, tais como, a cosmogonia da Terra sem Mal, o conceito de memória coletiva e o gênero distópico. Essa análise comparativa da obra busca descrever quatro momentos da história brasileira, o Brasil colonial, a balaiada, a ditadura militar, e dando ênfase no último momento que é direcionado a um futuro não distante dos anos atuais “Rio de Janeiro 2096”, esse último momento é marcado pelo subelemento da distopia e o cyberpunk, ou seja, um futuro distópico que é resultado das ações do presente e do passado. Logo, buscamos analisar esses elementos que fazem desta obra uma reflexão sobre a violência que perpetua na sociedade através da contextualização histórica presente na narrativa. Alguns importantes autores foram essenciais para evidenciar esses momentos de narrativas, tais como Helene Clastres (1978), José Varela (2002), Raquel Bittencourt (2008), Glaucio Aranha (2019) e Kaká Werá Jecupé (2020).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teaching practice analysis: high school supervised internship(2022-12-09) SILVA, Gláucia Fernanda Laranjeira da; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698O presente trabalho abordará a análise referente ao estágio curricular obrigatório do curso de Letras Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará desenvolvida em uma turma de 2º ano do ensino médio, entre os dias 23 de maio a 06 de junho e 17 a 31 de outubro de 2022 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Caeté. A ação é resultado de observações realizadas em sala de aula e tem como objetivo descrever a experiência do exercício da docência e fazer uma reflexão crítica entre teoria e prática baseado em percepções individuais observadas durante essa etapa. Enquanto iniciante meu propósito era executar lições em que houvesse troca de ideias entre os alunos os colegas e o professor, fazendo uso da tecnologia, visando melhorar interação, visto que esses recursos são aliados importantes para estimular os estudantes a manter a atenção, proporcionando novas experiência. Infelizmente nem sempre é possível fazer uso de recursos tecnológicos para propor aulas mais interativas, pois a realidade é que nas escolas é preciso agendar para fazer uso do projetor por exemplo, haja vista que as ferramentas disponíveis não são suficiente para todos os professores, por isso a necessidade de agendar para que todos tenham acesso. Apesar disso, dúvidas surgiram ao longo do processo, o que levou a fugir um pouco do plano, porém os objetivos foram alcançados, visto que percebeu-se a evolução dos estudantes no decorrer das lições. Além disso, dúvidas que surgiram ao longo do processo levaram a fugir um pouco do plano, porém os objetivos foram realizados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Welcome to Bragança: interculturality through the didactic sequence of genre folder for the teaching of English language(2022-12-09) CARMO, Camila Fernanda Rocha do; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698Este artigo apresenta uma proposta de sequência didática (SD) intitulada WELCOME TO BRAGANÇA, a qual tem por base o gênero folder, com foco no ensino da língua inglesa (LI) e na divulgação da cultura local de Bragança-PA. Além disso, este texto visa contribuir para as reflexões sobre o ensino de língua inglesa através de aspectos culturais/regionais e analisar a importância da elaboração de sequências didáticas para o desenvolvimento de gêneros textuais em Língua Inglesa. A metodologia adotada para desenvolvimento da SD em questão segue o modelo proposto por Dolz, Noverraz, Schnewly (2004) e outros estudos que ajudaram nessa construção didática. O referencial teórico dividiu-se por seções que apresentam gênero textual, gênero folder, sequência didática, interculturalidade e cultura local. Tais seções apresentam, dentre outras, contribuições de autores como autores Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Silva (2007) e Dolz, Noverraz, Schnewly (2004), os quais foram de grande importância para esta pesquisa. A proposta de sequência didática, que segue o sistema instrutivo de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), foi elaborada em formato de workshop que se dividiu em apresentação da situação, produção inicial, módulos 1, 2 e 3 e a produção final. Considerando os resultados obtidos pela pesquisa, pôde-se analisar o quão relevante e possível é desenvolver a proposta sugerida de aspectos interculturais junto à cultura local nas aulas de inglês.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Games and playing: a literature review on children learning english as a second language(2022-12-09) MESCOUTO, Adriely Mayara Pinheiro; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698Este trabalho faz uma reflexão teórica sobre a aprendizagem da Língua Inglesa em crianças, através de jogos e brincadeiras. O foco central é demonstrar como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o aprendizado de Língua Inglesa da criança. Neste sentido, busca-se estabelecer relações significativas entre o lúdico e o ensino da Língua Inglesa, tendo como base pensadores que defendem o ensino através do lúdico. A coleta de material se deu por meio de uma revisão narrativa de literatura em plataformas digitais, onde foram selecionados 1 TCC, 3 artigos, 3 dissertações e 1 tese, porém apenas 6 destes trabalhos corresponderam ao interesse da pesquisa. Os textos selecionados foram lidos, analisados e resumidos buscando responder à pergunta de pesquisa de compreender a contribuição do uso de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da língua inglesa em crianças. Os resultados aqui apresentados demonstram o quanto os jogos e brincadeiras são eficazes e criam ambientes motivadores para o aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of digital learning objects while and after the pandemic period by english teachers: a case study.(2022-12-12) SOUSA, Fabiana Pereira de; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Este artigo explora o que foi vivenciado por professores da rede pública após o período da pandemia na cidade de Bragança-PA, no que diz respeito ao uso de objetos digitais de aprendizagem. Para esta pesquisa primeiramente foi preciso compreender se esses objetos também foram utilizados no período da pandemia pelos professores em Bragança e se de alguma forma a pandemia influenciou o uso desses objetos nas aulas presenciais após o período pandêmico. Para alcançar o que foi proposto, um questionário foi elaborado baseado em uma abordagem qualitativa através da plataforma Google Forms, e este formulário foi direcionado aos professores da rede pública de Bragança. Como resultado, descobriu-se que as práticas vividas durante o período de pandemia de fato influenciaram alguns professores a usar ODAs em suas aulas presenciais, e esses professores estão enfrentando vários empasses ao tentar incluir estes recursos em suas aulas, seja por preocupação acerca de como utilizar os ODAs, ou pela falta de infraestrutura no ambiente educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) An analysis of idiom translations in song lyrics published on a Tiktok page(2022-12-15) BARROSO, Suelen Larissa Furtado; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124A língua inglesa está repleta de “expressões idiomáticas”, cujo sentido não pode ser traduzido literalmente. Assim, traduzi-las de uma língua para outra requer não só competência linguística, mas também cultural, social e histórica, além do uso de estratégias específicas de tradução que melhor se aplicam a essa categoria de unidade lexical. Este trabalho visa analisar expressões idiomáticas em legendas de letras de canções postadas em vídeos curtos em uma página Tiktok, voltada à publicação de traduções de música de inglês para português. Fundamenta-se teoricamente na classificação semântica de expressões idiomáticas apresentada por Kvetko (2009); as estratégias de expressões idiomáticas baseadas em Baker (1992); o conceito de expressões idiomáticas por O'Dell e McCharty (2010). A abordagem metodológica utilizada neste trabalho é qualitativa e baseada nos Estudos descritivos de Tradução. De acordo com os resultados desta pesquisa, das cinco músicas selecionadas, foram encontradas 15 expressões idiomáticas no total, sendo classificadas em 9 Semi Opacos, 3 Semi Idioms e 3 Puros Idioms.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Websites for learning listening skills: a descriptive analysis(2022-12-15) FURTADO, Rafisa Amin; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124Este artigo tem como objetivo descrever e analisar dois websites que podem contribuir na aprendizagem da compreensão oral da língua inglesa como língua adicional. As ferramentas conhecidas como as tecnologias da informação e comunicação - TICs ajudam nesse processo tanto de forma autônoma, como sendo um recurso possível dentro de sala de aula. O objeto de pesquisa para a análise e discussão foram os sites “British Council” e “Lyrics Training”, selecionados com base nos critérios indicados por Ana Amélia Amorin Carvalho (2006) sobre os elementos que caracterizam um site como educativo. A pesquisa utiliza a metodologia de estudo descritivo ao investigar cada site e elementos pertencentes a eles. E tem fundamentação teórica nos estudos tanto de Ana Amélia Amorin Carvalho (2006), como de Artur André Martinez Campos (2008) e Ana Paula Domingos Baladeli (2013). Os resultados das análises apontam que os sites Lyrics Training e British Council possuem as características abordadas por Carvalho (2006), tendo o British Council todos os elementos, enquanto o Lyrics Training possui boa parte dessas características, entretanto, isso não se torna um empecilho para a aprendizagem do estudante na língua adicional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reflective observation in the supervised English language internship: a look at learning in a public school in Bragança- PA(2022-12-16) SILVA, Elizangela Vieira da; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho deO presente artigo tem o propósito de relatar as experiências desenvolvidas no Estágio de observação do Ensino Médio, do curso de Letras Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará. Onde buscou-se analisar uma turma do 2º ano da rede pública de ensino, na cidade de Bragança- Pa, na Escola de Ensino Médio Integral Profº Bolívar Bordallo da Silva. Tem como objetivos gerais refletir sobre a experiência do estágio de observação no Ensino Médio, a partir da perspectiva dos alunos envolvidos; e por objetivos específicos analisar como os estudantes são estimulados a participarem das atividades na disciplina de Inglês e como eles podem contribuir para a fomentação de novos conhecimentos a partir das suas experiências. Os procedimentos metodológicos se basearam na análise do Relatório de Estágio de Observação, percebendo como se dava a relação do aluno com a disciplina de Inglês. Para as observações nos guiamos por um questionário no Google Forms, com perguntas relacionadas a diferentes aspectos que são vivenciados pelos alunos, tais como: se eles gostam da disciplina de Inglês, se eles acham que o tempo das horas/aulas, durante a semana, favorecem o seu aprendizado, etc. Os resultados apontaram que os alunos gostam da disciplina de Inglês, mas que aprendê-la consiste num desafio, onde o pouco tempo de aulas semanais dificulta seus aprendizados. Assim como, gostariam de ter atividades mais diversificadas. Essa pesquisa é de suma importância para a comunidade acadêmica, uma vez que os resultados podem contribuir para a formação do futuro professor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teaching grammar in public schools: a supervised internship experience.(2022-12-16) SOUZA, Valdecy de; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576Este Trabalho de Curso teve como objetivo geral mostrar modelos de gramática de língua inglesa utilizados durante o estágio supervisionado numa turma do segundo ano do ensino secundário. Para o alcance deste, foram elaborados três objetivos específicos que consistiram em: identificar modelos de ensino de gramática nas aulas ministradas; mostrar diferenças e semelhanças dos modelos; e descrever minhas impressões sobre a influência destes modelos em minhas práticas pedagógicas. Sendo assim, esta pesquisa, de natureza qualitativa é caracterizada como um estudo de caso e etnográfico, tendo como foco o ensino da gramática em língua inglesa no contexto regular público. A discussão teórica se embasou em autores como Celce-Murcia e Larsen-Freeman (2016), Larsen-Freeman-Anderson (2013), Thornbury (1999), dentre outros. Desta forma, alguns questionamentos ajudaram-me a nortear este trabalho e direcionar o ensino da gramática, são eles: Que modelos de gramática de língua inglesa são usados nas minhas aulas? Quais estratégias são utilizadas durante as aulas? Por que prefiro utilizar o modelo indutivo em minha prática pedagógica? Como principais resultados, constatou-se que grande parte da elaboração das aulas e a aplicação das atividades se assemelham à gramática dedutiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gamification as a learning strategy in the efl teaching(2022-12-16) SARAIVA, Wemerson Procopio; ALENCAR, Thays Lima; http://lattes.cnpq.br/2146485133910221A Gamificação é uma metodologia utilizada para transformar qualquer conteúdo em um jogo a fim de trazer um ambiente mais desestressante que pode ser de diversas formas aplicado em sala de aula sem restrição de idade. Porém o jogo deve ser feito pensando na classe alvo a fim de prender o interesse dos alunos é devido a isso que o professor tem um papel crucial , o objetivo dessa pesquisa é analisar o progresso do aluno dentro da sala de aula de inglês, a metodologia utilizada para isto foi a qualitativa e descritiva onde os alunos tiveram um formulário para preencher e assim o professor pode obter informação sobre o nível de inglês de cada um deles e selecionar entre estes alunos três que iriam servir como referência para análise. os resultados finais mostram que os alunos tiveram aulas sem stress e que se sentiram motivados a aprender inglês devido aos desafios que cada jogo tinha ao longo de cinco aulas e com isso seu progresso foi significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of methods and approaches in English classes during the internship: an experience report(2022-12-16) ASSIS, Alline Ribeiro; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576O presente estudo busca descrever as atividades e métodos colocados em prática durante o período de estágio supervisionado. Em primeiro lugar, discutindo os métodos e abordagens de acordo com Larsen-Freeman; Anderson (2011) and Harmer (2007), entre outros. Um quadro foi elaborado para elencar as atividades e métodos utilizados nas aulas em ordem cronológica de aplicação. Igualmente, para fazer uma breve reflexão sobre sobre os métodos e abordagens os quais foram escolhidos para as aulas na escola pública, observando as relações desses métodos/abordagens com as crenças da professora estagiária a fim de tentar compreender as perspectivas de práticas metodológicas como professora estagiária e a influência dessas atividades no ensino e aprendizagem dos alunos. A análise e resultados mostraram a maior parte das atividades associadas com apenas um método específico, Audio-Lingual, refletindo a inclinação causada provavelmente pela familiaridade da estagiária com este método.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reflections of teacher’s training in the supervised internship of observation in English language: challenges and possibilities in the "postmethod" era(2022-12-16) RAMOS, Evellyn Rayane da Silva; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho deEste artigo é um relatório de experiência de observação no estágio supervisionado do ensino médio. O estudo baseou-se na necessidade de investigar a prática do ensino numa escola pública. As reflexões feitas durante o estágio foram associadas às perspectivas pós-método do ensino da língua inglesa. Teve como objetivo geral investigar a prática docente em uma escola pública, e como objetivos específicos refletir como as teorias aprendidas na universidade convergem com a prática docente observada no estágio. A metodologia utilizada foi qualitativa e as técnicas foram observações e entrevistas semi-estruturadas. O resultado que notámos ao observar as aulas é que embora o professora tenha um plano para organizar as aulas, existem muitos obstáculos que influenciam a sua prática, tais como o pouco tempo de aulas dado à matéria, a superlotação nas salas de aula, os desafios do ensino de alunos com necessidades especiais, etc. Tudo isto torna difícil para o professor desenvolver aulas mais atrativas, tendo em mente uma perspectiva pós-método. Este estudo mostrou-nos a importância de conhecer na prática os desafios do ensino do inglês na escola pública, e esta experiência é de grande relevância para a educação do aluno-professor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Prática reflexiva no ensino de língua estrangeira: reflexões docentes(2022-12-19) FERREIRA, Synndy Emilly dos Santos; FERREIRA, Ellen Cristina da Silva; BENCHIMOL-BARROS, Silvia Helena; http://lattes.cnpq.br/8002163769688750; https://orcid.org/0000-0002-7177-1502Este artigo tem como objetivo abordar aspectos da prática reflexiva da ação docente – reflective teaching – e propor análises das possíveis mudanças que tal prática pode provocar no fazer docente em contexto de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. A motivação para esta pesquisa origina-se no projeto de extensão ABC English: opening doors, no qual a formação de professores é aspecto prioritário e a prática da reflexão destaca-se como ferramenta para promover a melhoria da qualidade de ensino. O estudo desenvolve-se por meio de pesquisa bibliográfica e utiliza como referenciais teóricos de suporte Nóvoa (1992), Schön (1992, 2000), Soisangwarn e Wongwanich (2014), Zeichner (2008), dentre outros. Espera-se que os resultados deste trabalho possam contribuir com outras pesquisas nesta área e com a formação de discentes dos cursos de licenciatura ao fomentar a importância da autocrítica e da autoreformulação baseada na lógica reflexiva.
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