Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG

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Campus de Bragança / Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves Fax: (91)3425-1593 E-mail: bibbraganca@ufpa.br

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Biologia: análise sobre a contextualização regional na Amazônia legal.
    (2025-04-03) SILVA, Andressa Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    A formação continuada de professores é um processo indispensável para o bom desempenho docente, pois agrega possibilidades para melhorias na aprendizagem e a superação dos desafios educacionais contemporâneos. Considerando o papel dos Mestrados Profissionais na formação docente, esta pesquisa analisou os Produtos Educacionais (PE) em Ensino de Ciências e Biologia produzidos nos Programas de Mestrado Profissional da região da Amazônia legal, no período de 2014 a 2023, para verificar de que maneira os PEs abordam temáticas do contexto amazônico em suas propostas de ensino/formação, quais os focos temáticos e a articulação entre o nível de ensino e o conteúdo curricular. A pesquisa bibliográfica de abordagem qualiquantitativa foi baseada nas três fases da Análise de Conteúdo: (i) a sistematização dos PEs identificados com base em doze descritores previamente definidos; (ii) a leitura analítica dos PEs que abordavam temáticas do contexto amazônico e (iii) a interpretação dos resultados e discussão com os referenciais teóricos. Os resultados da pesquisa revelaram que as instituições que possuem mais PEs que trabalham o contexto amazônico incorporam explicitamente essa abordagem em seus objetivos e linhas de pesquisa. Os temas predominantes em relação ao número de trabalhos incluem Educação ambiental, Fauna e Flora amazônica, Espaços não Formais e Metodologias de Ensino, reforçando a importância da contextualização para um ensino que faça sentido e valorize a cultura local, além da necessidade de mais incentivos para o desenvolvimento de pesquisas que abordem os saberes tradicionais e indígenas, necessários para uma educação decolonial e significativa na Amazônia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do mercado ao ensino: a importância das coleções zoológicas no ensino e conservação da Ictiofauna
    (2025-03-28) MIRANDA, Aline da Silva; LUTZ, Ítalo Antônio de Freitas; http://lattes.cnpq.br/9129676973207172; https://orcid.org/0000-0001-8664-6440; GOMES, Grazielle Fernanda Evangelista; http://lattes.cnpq.br/5740656339448561; https://orcid.org/0000-0001-8898-0311
    O município de Bragança, localizado na região costeira do Nordeste Paraense, destaca-se como um importante polo pesqueiro no Brasil. A atividade pesqueira, com destaque para a pesca artesanal e empresarial é essencial para a economia local, com cerca de 54% da população envolvida diretamente no setor pesqueiro. Os teleósteos representam as principais espécies comercializados, com a maioria sendo proveniente de habitats marinhos e/ou estuarinos. Além deles também são comercializadas diferentes espécies de elasmobrânquios. Essa rica diversidade de espécies de pescado faz parte do cotidiano de alunos por estarem inseridos nessa realidade do município. Nesse sentido as coleções zoológicas (CZ) podem desempenhar um papel significativo no campo científico, como recursos educacionais no processo de ensino aprendizagem, tanto para estudantes da educação básica, quanto para o nível superior, auxiliando na valorização da importância de preservação da biodiversidade. Com base nisso, o presente estudo teve como objetivo atualizar a Coleção Zoológica do Pescados (CZP) do Laboratório de Genética Aplicada (LAGA), baseada no levantamento da diversidade de peixes comercializada na Amazônia costeira, além de avaliar/validar sua eficiência como ferramenta de ensino na educação básica e superior, para o uso em aulas práticas, como como alternativas de ensino em sala de aula. A CZP, criada em 2016, no Instituto de Estudos Costeiros, da Universidade Federal do Pará (UFPA), é uma coleção temática que registra e armazena espécimes de pescado, especialmente os oriundos do comércio, em Bragança. Com mais de 410 espécimes catalogados, a CZP tem sido utilizada com êxito em atividades de ensino e extensão, beneficiando alunos de cursos de graduação e proporcionando uma base de dados atualizada sobre a diversidade de pescados da região. Além disso, tem contribuído para o estudo da ictiofauna local e para a conscientização sobre a conservação das espécies.
  • Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativoAcesso aberto (Open Access)
    O uso do jardim escolar para a construção de teia alimentar: experiências no ensino de ecologia
    (2025-02-10) TORRES , Milena Sousa; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O presente trabalho de Conclusão de Curso se constitui em um resumo expandido intitulado O USO DO JARDIM ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TEIA ALIMENTAR: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE ECOLOGIA, o qual foi apresentado no evento “II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e VI SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, que ocorreu de forma presencial nos dias 05 a 07 de novembro de 2024 em Castanhal-PA. A realização dessa atividade foi possível através do Programa Residência pedagógica (PRP), que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo principal a inserção de licenciandos para vivenciar à educação básica, assim como a contribuição na identidade profissional e a experiência precoce do discente no espaço escolar. Com isso, meu objetivo geral foi reforçar o meu desejo em poder contribuir com o aprendizado dos alunos na escola e aprimorar cada vez mais minha experiência em sala de aula, uma vez que esse processo, contribui bastante não apenas para o processo formativo, como também auxilia na identificação de outras vertentes educacionais. No contexto do programa, vivenciei etapas como a imersão no cotidiano escolar, a elaboração de planos de aula, materiais didáticos para utilizar nas aulas ou mesmo em ações; possibilitando assim, uma atuação em atividades de regência e intervenções pedagógicas em parceria com a professora preceptora; para posterior elaboração do relato de experiência, no intuído de produzir baseado na realidade dos alunos e dos acontecimentos cotidianos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Disciplinas e níveis escolares em Libras: uma proposta didática para aprendizagem na escola
    (2025-03-10) FONSECA, Maycon Expedito da Silva; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de
    O presente relato de experiência apresenta uma sequencia didática desenvolvida para o ensino de Libras como L2 em uma escola pública em Bragança, Pará, sendo este trabalho um recorte das atividades desenvolvidas durante a disciplina Libras II do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. O objetivo desta proposta didática e trabalhar a aquisição de sinais do contexto escolar, neste caso disciplina e níveis de escolaridade em Libras a partir de contextos interacionais. Considerando tais aspectos os universitários elaboraram uma sequencia didática que continha um jogo da memória em Libras para promover a aprendizagem desse conteúdo com26 alunos do ensino fundamental. Os resultados mostraram uma evolução no desempenho dos alunos ao longo da atividade, indicando a eficácia da estratégia didática desenvolvida e aplicada. Conclui-se que a aplicação da sequência didática se mostrou eficiente na promoção da aprendizagem ampliando as oportunidades também de desenvolvimento do fazer docente e da adoção de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas na busca de fomentar um espaço escolar mais acessível e inclusivo para surdos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise comparativa e filogenética de mitogenomas de garoupas do atlântico (Perciformes; Epinephelidae)
    (2025-02-20) REIS, Glória Maria da Costa; SOUSA, Rodrigo Petry Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/0921857281639788; https://orcid.org/0000-0002-3626-4484; SOUZA, Marcelo Nazareno Vallinoto de; http://lattes.cnpq.br/9327173329561099
    Os peixes da família Epinephelidae, comumente conhecidos como garoupas, são espécies de grande importância ecológica e econômica, sendo relevantes tanto para a conservação marinha quanto para a pesca comercial. O estudo dos mitogenomas dessas espécies é essencial para entender a diversidade genética do grupo, assim como, evolução e adaptação destes aos diferentes ambientes marinhos. Nesse contexto, este estudo focou na análise dos mitogenomas das espécies Epinephelus morio (garoupa-vermelha) e Mycteroperca interstitialis (garoupa-deboca-amarela) da família Epinephelidae. Os mitogenomas sequenciados apresentaram comprimentos de 16.418pb e 17.455pb, respectivamente, e continham 37 genes mitocondriais, incluindo 13 genes codificadores de proteínas (PCGs), 22 tRNAs e 2 rRNAs, além de uma região de controle. A organização e a ordem gênica observadas são consistentes com o padrão encontrado em outras espécies da família e na maioria dos peixes teleósteos. Ambos os mitogenomas apresentaram uma composição de nucleotídeos semelhante, com variações pequenas nas proporções nucleotídicas. A análise do uso de códons e a estrutura dos genes mostraram semelhanças com outras espécies da família. A árvore filogenética gerada com base nos 13 genes codificadores de proteínas revelou relações próximas entre E. morio e outras espécies da mesma família, contudo, observam-se algumas incongruências nas relações entre gêneros, em virtude de arranjos com padrões parafiléticos de alguns grupos. Este estudo oferece uma base sólida em análises filogenéticas e destaca a importância de integrar dados moleculares para entender melhor as relações evolutivas entre as garoupas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Como a visualidade está sendo empregada no ensino de ciências e biologia? um estudo de caso nas escolas públicas de Bragança
    (2025-03-10) ALVES, Eva Maria Oliveira; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de
    Este trabalho teve como objetivo conhecer se os professores que atuam nas disciplinas de ciências e biologia utilizam recursos didáticos em um contexto multimodal, principalmente quando trabalham em turmas bilíngues com surdos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, abordando professores que atuam no ensino de ciências e biologia na educação básica do município de Bragança, Pará. O atual estudo registrou que os professores utilizam os seguintes recursos didáticos como: imagens em slides e textos reduzidos, maquete, as ilustrações do livro didático, fotografias, prancha ilustrada e a realidade aumentada. Assim, os resultados desse trabalho apontam para uma prática docente coerente, mas a presença da Libras nas escolas e a atuação de interpretes e tradutores é muito reduzida o que pode ser um elemento que desmotiva a participação mais efetiva dos surdos na escola, uma vez que, a situação de evasão é uma realidade na educação de surdos neste município.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Significado de pobreza menstrual no cotidiano da comunidade acadêmica no Campus de Bragança
    (2024-11-29) COSTA, Dhayna Cilene Fonseca; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603
    A pobreza menstrual é um problema social e de saúde pública que afeta quem menstrua, sobretudo em situações de vulnerabilidade social. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da pobreza menstrual na qualidade de vida da comunidade acadêmica do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) e do Campus de Bragança da UFPA, onde obtivemos 106 pessoas respondentes, garantindo uma ampla diversidade de idades, opiniões e situações socioeconômicas. Assim, por meio de questionários, foram identificados anseios, alusivos à falta de acesso individual ao produto menstrual, à infraestrutura inapropriada de higiene e ao impacto no desempenho educacional e saúde mental. Portanto, a distribuição gratuita de absorventes e ensino menstrual são políticas públicas e práticas institucionais pertinentes. A presença destas medidas contribui para a promoção da igualdade de género e da melhoria de condições de saúde e bem-estar da comunidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diversidade de abelhas (Hymenoptera: Apoidea) em área de parque urbano no município de Bragança, Pará.
    (2024-03-15) OLIVEIRA, José Vinícius Alves de; QUINTEIRO, Fábio Batagini; http://lattes.cnpq.br/1531054078905516
    As abelhas, como são conhecidos alguns Hymenoptera da superfamília Apoidea que se especializaram na coleta de pólen, são um dos grupos de insetos mais importantes para o processo de polinização em plantas nativas e em plantações industriais. As abelhas estão presentes em quase todos os continentes e fazem parte de uma ordem com mais de 150.000 espécies descritas. No Pará, há pouco menos de 500 espécies de abelhas descritas, e em áreas degradas é muito comum o uso de abelhas para a reconstrução de paisagens. O dano a esses organismos, causando um declínio nas populações de abelhas no mundo, impacta diretamente a reprodução de plantas nativas, o estudo sobre populações, diversidade e como alguns fenômenos naturais (estiagens e sazonalidade na floração) ou de origem antrópica (queimadas, poluição e controle de pestes com agrotóxicos) afetam as mesmas. Esse dano pode acontecer de inúmeras maneiras, mas a perda de hábitat e o uso de pesticidas são as mais comuns. Mesmo em áreas de mata urbana, esses organismos estão presentes e, frequentemente, sob forte pressão antrópica. Com isso, o objetivo deste estudo é avaliar o impacto de incêndios na diversidade de abelhas em um ambiente de mata urbana no município de Bragança (PA). A área em questão é destinada à construção de uma APA como Parque Ambiental. Foram coletados 200 indivíduos de 39 espécies. Apesar de pequena, a área apresenta uma ampla diversidade, inclusive com espécies raras. Epanthidium tigrinum, Exomalopsis (Phanomalopsis) sp., Melitoma danunciae, Melitomella sp., Megachile verrucosa, e Plebeia aff. flavocincta representam novos registros para o estado. Uma espécie de Trigona é dada como possível nova espécie. O registro de Tropidopedia punctifrons, espécie típica de Cerrado, indica a presença de ilhas de savana na região bragantina. Os resultados nos alertam para a necessidade de mais estudos na área e da conservação de áreas florestais urbanas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Influência da água salinizada e densidade de estocagem na larvicultura do peixe ornamental amazônico Laetacara curviceps (AHL, 1924)
    (2024-02-09) SILVA, Ivina Costa e; MARQUES, Matheus Henrique Correa; http://lattes.cnpq.br/0276594878050799; CAMPELO, Daniel Abreu Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/2787760801666473; https://orcid.org/0000-0001-9204-3566
    O Laetacara curviceps, popularmente conhecido como acará curviceps, é um peixe nativo da América do Sul, especificamente da região Amazônica. Apesar de sua importância na indústria aquarista, a criação em cativeiro dessa espécie ainda carece de informações, sendo o mercado predominantemente abastecido pelo extrativismo de indivíduos no ambiente natural. O presente estudo buscou avaliar a influência da densidade de estocagem e salinidade da água durante a larvicultura do acará curviceps. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Piscicultura (LAPIS/UFPA) por 15 dias em laboratório, foram utilizadas 525 pós-larvas de acará curviceps, com sete dias após eclosão, provenientes de reprodução natural. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, esquema fatorial 5x3, sendo avaliado cinco salinidades da água (0, 2, 4, 6 e 8 g L-1 ) e três densidades de estocagem (5, 10 e 20 pós-larvas L -1 ), totalizando 15 tratamentos e três repetições. Os peixes foram distribuídos aletoriamente em 45 aquários com volume útil de um litro de água, com aeração constante e mantido sob fotoperíodo de 12/12h claro/escuro. As pós-larvas foram alimentadas com 250 náuplios de artêmia pós-larvas-1 dia-1 , divididos em quatro alimentações ao dia. Os resultados indicaram que a salinidade de 8 g L-1 foi tóxica para as pós-larvas, levando à mortalidade total das mesmas. A salinidade de 2 g L-1 proporcionou o melhor desempenho produtivo das pós-larvas. Este cenário resultou em maior comprimento, ganho de peso, taxa de crescimento especifica e taxa de sobrevivência. A uniformidade do lote para comprimento e peso não foi afetada significativamente pelas diferentes salinidades. As densidades de estocagem avaliadas não afetaram significativamente o desempenho dos peixes. Porém, foi observado interação entre a salinidade da água e a densidade de estocagem para os parâmetros de peso final, ganho de peso e taxa de crescimento específico para peso. Diante do exposto, conclui-se que a água salinizada a 2 g L-1 , em conjunto com densidades de estocagem de 10 a 20 pós-larvas L-1 , otimiza o desempenho produtivo das pós-larvas de acará curviceps. A redução do estresse osmótico e o aumento da disponibilidade de energia para o crescimento foram identificados como os possíveis fatores que contribuirão para os resultados positivos. Essas descobertas têm implicações práticas significativas para a larvicultura sustentável e eficiente do acará curviceps, promovendo práticas que minimizam os impactos ambientais e maximizam a produção de peixes ornamentais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo sobre Educação Ambiental Diferenciada na comunidade quilombola do Campo Novo, Tracuateua-Pa
    (2023-12-08) ROSA, Maria Tatiane Araújo da; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855
    A Educação Ambiental Crítica visa transformar pensamentos, através do engajamento na forma de atitudes e ações, que integrem a construção de outro padrão de sociedade. Ela é culturalmente diferenciada quando planejada em perspectiva intercultural, sendo executada para e com povos indígenas, quilombolas e/ou comunidades tradicionais. O presente trabalho teve sua base teórica e epistemológica construída a partir da análise de material bibliográfico, para então se desenvolver uma pesquisa com gestores e professores das três escolas que atendem à Comunidade Quilombola Campo Novo, Tracuateua – PA. Foram realizadas entrevistas com eles, além de se ter analisado os PPPs das mesmas instituições de ensino. Adicionalmente, fez-se um estudo em torno do Projeto Farinha sem Lenha, que faz uso de biogás para a fabricação de farinha na comunidade. Os gestores e professores demonstraram interesse em participar de atividades interativas entre escola e comunidade. Então, se planejou uma sequência didática envolvendo o processo do biogás e a produção de energia por ação de microrganismos. Considera-se que, com a continuidade do Plano de Ação, que nasce do presente trabalho, poderá haver de fato ressignificação de ideias e valores, fortalecendo elos dos alunos com a Comunidade Quilombola.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise morfodinâmica de uma praia de macromaré na costa leste amazônica como suporte para modelagem numérica
    (2023-10-30) SILVA, Ellyda Beatriz Aquino da; ASP NETO, Nils Edvin; http://lattes.cnpq.br/7113886150130994; https://orcid.org/0000-0002-6468-6158
    A praia de Ajuruteua, está situada na faixa costeira do município de Bragança/PA, é dominada por macromarés, e classificada como dissipativa. Atualmente a praia de Ajuruteua vem enfrentando um progressivo recuo na linha de costa, causado por processos erosivos, processo natural que se intensificou por ações antrópicas, que associados a formação de um banco arenoso e ao estuário do rio Caeté, acabam retendo os sedimentos transportados pela plataforma continental em direção à costa, gerando um déficit de areia na praia, e consequentemente a erosão em alguns setores da praia. Para tentar conter a forte erosão marinha, em 2020 se iniciou a construção de um muro de contenção ao longo de 1,8 km de extensão na orla da praia. Este trabalho buscou analisar os dados morfológicos e sedimentológicos coletados entre os anos de 2013 e 2019, para tentar compreender as variações espaço-temporais na morfologia da praia em questão. A altimetria demonstrou que as áreas mais altas estão localizadas próxima aos extremos, onde estão os canais de maré da Barca (SE) e ao canal do Chavascal (NO), áreas relacionas a formação de dunas. As análises revelaram que as mudanças morfológicas da face da praia são influenciadas por fatores sazonais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do status de conservação e distribuição geográfica da ictiofauna do Estuário do Taperaçu, norte do Brasil
    (2023-12-15) SANTOS, Micheli de Cássia Sousa dos; COSTA, Aurycéia Guimarães; http://lattes.cnpq.br/5342395629825218; SAMPAIO, Iracilda; http://lattes.cnpq.br/2482763145819602
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação
    (2023-12-13) RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O Programa Residência Pedagógica (PRP) é de suma importância para a carreira de futuros professores, pois ajuda no “aprender a docência”, gerando experiências ao longo da caminhada acadêmica. Por meio desse programa, nós residentes, temos contato com o ensino médio e conhecemos a realidade da escola campo, aprimorando o conhecimento juntamente com o professor preceptor. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no âmbito do programa Residência Pedagógicas (PRP), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Discorremos sobre o trabalho em duas turmas, 2°ano/ 203 e 1°ano/107, atuando em uma escola campo da Cidade de Bragança (PA), no coletivo com a preceptora, que ministra a disciplina Biologia, relatando as diferenças encontradas em ambas as turmas, o modo de adaptação ao longo do processo e as diferentes metodologias utilizadas, considerando os conhecimentos prévios dos alunos que contribuem para o funcionamento das aulas. Também objetivamos apresentar o desenvolvimento de algumas aulas, usando diversos materiais didáticos como maquetes, aulas práticas no laboratório e visitas à universidade. Por esses e outros motivos, podemos aprimorar nosso conhecimento na escola básica focando sempre em melhorar a forma de ensinar o aluno. Com o apoio do PRP podemos ser cada dia melhores profissionais. Ao longo do tempo os professores tiveram o desafio de dominar e se ater ao conteúdo esperado, corrigir provas e preparar alunos para a faculdade. Hoje essas funções são mais amplificadas, pois, uma das várias dificuldades que eu encontrei nessa formação, é aguçar o interesse dos alunos para com a matéria apresentada, no entanto com a ajuda da minha preceptora conseguimos conciliar matéria práticas e conteúdo juntando esses dois modos para uma melhor experiência em sala de aula, com esse aluno compreendendo mais facilmente a matéria e se envolvendo com o assunto exposto.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará
    (2023-12-13) ROCHA, Karina Raquel Galvão da; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530
    Este estudo investigou as percepções de professores sobre o sofrimento psíquico vivenciado pelos estudantes no contexto escolar. Métodos: Este estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, foi desenvolvido com professores atuantes nos anos finais (6º ano e 9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas do município de Bragança (PA), tanto na área urbana como na área rural, utilizando questionário contendo perguntas abertas relacionadas a formação académica, e sobre o sofrimento psíquico apresentado por alguns estudantes e enfatizar a importância da saúde mental no contexto escolar. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados indicaram um aumento elevado de sofrimento psíquico dos estudantes, identificado por meio de relatos de automutilação, estresse, ansiedade e depressão. Dentre as causas relacionadas a esse sofrimento, as consequências da pandemia da COVID-19 foi a predominante. Desse modo, o estudo destacou a importância do planejamento e desenvolvimento de ações direcionadas à saúde mental dos estudantes. Tais intervenções devem atender a demanda atual e prevenir outras causas de sofrimento psíquico no contexto escolar. A saúde mental deve ser discutida e promovida nesse ambiente de formação do ser humano.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As plantas aquáticas do município de Bragança-PA no Herbário do Instituto de Estudos Costeiros (HBRA)
    (2023-12-14) AMARAL, Mateus Silva; MEHLIG, Ulf; http://lattes.cnpq.br/5899434743926944
    As macrófitas são plantas aquáticas que desempenham um papel fundamental nos ecossistemas aquáticos. O processo de urbani zação das cidades acaba comprometendo os cursos d’água des ses locais ocasionando o desaparecimento de espécies de ma crófitas mais sensíveis. Este estudo se concentra em fornecer uma chave de identificação para macrófitas que ocorrem na regi ão de Bragança-PA. A cidade é conhecida por sua riqueza em re cursos hídricos e biodiversidade, tornando a identificação das macrófitas de importância crítica para a conservação e o gerenci amento sustentável desses ecossistemas. É apresentada uma análise da flora aquática da região de Bragança-PA baseada no material do Herbário do Instituto de Estudos Costeiros da UFPA, que conta com um acervo de 14 famílias e 23 espécies de ma crófitas identificadas até a publicação deste trabalho. Elaborou se uma chave de identificação baseada em características morfo lógicas das macrófitas. Essa chave é projetada para ser uma fer ramenta prática que permitirá aos pesquisadores, estudantes e gestores ambientais determinar as espécies de macrófitas en contradas na região de Bragança-PA. Além disso, são fornecidas ilustrações e descrições para auxiliar na identificação. A pesquisa enfatiza como a identificação e o conhecimento das espécies são essenciais para as ações de conservação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construção da identidade docente: pertencimento e autonomia como professora de Biologia
    (2023-12-06) LISBOA, Luana Oliveira; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O presente relato tem como objetivo demonstrar as expectativas e anseios vivenciados dentro do meu processo formativo, assim como apresentar a construção da minha identidade profissional e como ela está cercada de desafios, advindos desde a falta de conexão com algumas áreas específicas da biologia, até a angústia de não saber se serei uma boa professora. Com isso, o relato pauta-se nas descrições de experiências vivenciadas até o presente momento no Programa Residência Pedagógica (PRP), e como elas têm transformado o meu pensar acerca de minha profissão, o quanto também tem sido significativo passar por todos os desafios para que pudesse ter uma ampla reflexão sobre o que é ser uma professora de Biologia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Extensão universitária e formação de professores de Ciências e Biologia: experiências com uso de Repositório Digital.
    (2023-12-07) HORA, Adriane Jamily Ferreira; COSTA, William Lima da; SANTOS, Gisele Damasceno dos; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    A extensão universitária se constitui como elemento essencial para relações mais próximas e interativas entre a universidade-comunidade, que por sua vez geram melhorias na sociedade, entre as quais se destaca o espaço educacional, que pode ser impactado através do conhecimento, uso e aplicação dos resultados gerados. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo relatar experiências das ações extensionistas promovidas em um projeto de extensão que visa contribuir na formação continuada de professores de Ciências e Biologia da Educação Básica, por meio da promoção de oficinas que utilizam produtos educacionais hospedados em repositório digital. O projeto de extensão foi desenvolvido em duas grandes etapas: i) construção do Repositório Digital da Coleção Ensino de Ciências na Escola; ii) divulgação do material do repositório a partir das oficinas de formação. As experiências vivenciadas e refletidas nos possibilitaram perceber que houve um impacto positivo das ações extensionistas no âmbito escolar, pois as oficinas realizadas trouxeram interesse dos professores em relação ao material apresentado e motivação para inovar com um ensino contextualizado e criativo nos temas abordados. Ainda, destacamos a tecnologia como aliada para a disseminação das ações extensionistas, pois alcança diferentes públicos ao romper com barreiras geográficas para a difusão do conhecimento.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    (Des)encontros entre expectativas na EJA e realidade das vivências: experiências no estágio supervisionado
    (2023-12-11) BIZERRA, Antonia Jamille Santos; COSTA, William Lima da; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O Estágio Supervisionado é marcado pela relação entre teoria e prática e a construção de memórias com os sujeitos da escola, momento essencial para a compreensão e reflexão de aspectos pertinentes ao campo de atuação profissional, contribuindo para a construção de identidades docentes e o desenvolvimento de práticas educativas. Neste relato trazemos nossas experiências de estágio, enfatizando os processos formativos presentes na formação inicial. As experiências vividas permeiam inúmeras reflexões acerca dos anseios, expectativas e lacunas existentes durante nosso percurso como estagiários na EJA. As vivências atravessam desde a busca e o primeiro contato com a EJA, passando pelas práticas educacionais da professora colaboradora, até as relações entre a universidade-escola, que implicam em subsídios para o fazer pedagógico. Apesar dos (des)encontros que marcaram nossa identidade como docentes em formação, pontuamos a importância destas experiências para refletir criticamente acerca do percurso formativo, quer seja de exemplos e/ou contraexemplos para se inspirar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inferências sobre a expansão e composição biológica do grande sistema recifal amazônico
    (2022-12-21) RICHENE, Carlos Eduardo Breda; ASP NETO, Nils Edvin; http://lattes.cnpq.br/7113886150130994; https://orcid.org/0000-0002-6468-6158
    O termo recife, sob o ponto de vista geomorfológico, refere-se a uma estrutura consolidada e rígida formada por organismos marinhos que possuem estruturas biomineralizadas (e.g., esqueleto calcário). Os recifes podem ser classificados de diversas formas, como em relação à sua estruturação e em relação a sua profundidade. O Grande Sistema Recifal Amazônico (GARS - sigla em inglês), localizado na plataforma norte do Brasil, é principalmente estruturado por banco de rodolitos, sendo composto por ecossistemas de corais mesofóticos. O GARS vem se desenvolvendo na escala de milhares de anos e pouco se conhece a respeito desse processo de expansão. Nesse sentido, faz-se aqui uma integração das datações por radiocarbono relacionadas ao GARS para inferir sobre a dinâmica de expansão desse grande sistema recifal e um levantamento dos organismos associados a esses ambientes recifais. Desta forma, foram utilizados os dados publicados em diversos trabalhos da última década. Os dados de expansão mostraram que as idades datadas por radiocarbono da porção norte do GARS tendem a ser mais antigas do que da porção sul. Além disso, as datações por radiocarbono dos materiais em menor profundidade tendem a ser mais recentes do que as datações em maior profundidade. Em síntese, os dados sugerem que os ambientes recifais associados ao GARS apresentam um processo de expansão de norte a sul, da porção externa para a porção interna da plataforma continental norte do Brasil. Os dados de levamento biológico mostraram que a composição biológica é típica de recifes mesofóticos do Atlântico Oeste, destacando-se a presença das Rhodophytas (algas calcárias) e a presença de algumas espécies de cnidários e poríferos endêmicos do Brasil, além de apresentar novos registros de poríferos para a costa Brasileira.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
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    (2023-10-30) SOUZA, Andreza Lima de; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743