Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lean healthcare aplicado a central de material e esterilização: revisão integrativa de literatura(2019-11-25) LOURENÇO, Marlon Lobato; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953Com o intuito de aperfeiçoar a assistência prestada pela equipe de Enfermagem, tem se discutido a adoção de novas formas de organização dos serviços de saúde que promovam cuidado integral e de qualidade nos serviços. Analisar a produção científica sobre a aplicação do Lean Healthcare em Central de Material e Esterilização (CME). A partir de uma revisão integrativa de literatura, foram selecionados os bancos de dados LILACS, MEDLINE e CINAHL por sua abrangência, grande variabilidade de conteúdo e de textos disponíveis na íntegra, a busca foi realizada a parte, em ambas as pesquisas foram combinados os descritores. No total foram criados 29 códigos divididos em 5 categorias, a codificação foi assim agrupada pela aproximação teórica respectivamente, iniciando pelo método de análise, estado das organizações em saúde, quais os desperdícios encontrados nas organizações, quais ferramentas Lean foram utilizadas e quais resultados obtidos com o método; criando asssim uma ordem cronológica que permitiu vislumbrar as diferenças e semelhanças do método em diferentes hospitais. A implementação do método Lean teve uma alta adaptação nos hospitais em que ele foi utilizado, mesmo que partindo de necessidades diferentes as modificações nas organizações foram necessárias para revigorar o fluxo de pessoas, materiais e informações. As equipes de saúde, especialmente as de CME e Centro Cirúrgico, se beneficiaram bastante do fato de o Lean proporcionar uma mudança nos hábitos de trabalho, com um fluxo melhorado os profissionais relataram uma redução do estresse ocupacional, melhora na comunicação e no relacionamento interpessoal e Inter setorial, além de uma redução nos custos para realizar as tarefas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de coping adotadas por enfermeiros em unidades de terapia intensiva(2019-12-05) BASTOS, Tainara Cristina Lopes; ALBERNAZ, Tiago dos Santos; MENEZES, Cláudia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4581912040811998As Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), configuram-se dentro do suporte avançado como uma área que requer cuidado e atenção redobrados dos profissionais de enfermagem para que possam estar alinhados ao cuidado e organização dos serviços. Sendo um espaço que conta com equipamentos de alta tecnologia e pacientes em estado de saúde crítico e complexo, necessita-se ter uma equipe dentro da unidade hospitalar, capacitada com profissionais especialistas na área, tendo como membros da equipe profissional de suporte os profissionais de enfermagem. Os fatores que interferem na saúde do trabalhador de enfermagem estão relacionados às condições inadequadas de trabalho, jornadas prolongadas, excesso de tarefas, ambiente físico inadequado, dentre outros. Portanto, se faz necessário discutir e analisar as causas que influenciam na saúde desses trabalhadores que culminam em um estado de saúde comprometido e com altos índices de estresse ocupacional nos mesmos. O objetivo geral é identificar as estratégias de coping adotadas pela equipe de enfermagem em UTIs, uma vez que o estresse ocupacional pode levar a diversas consequências negativas tanto à equipe quanto aos pacientes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, por meio da busca em bases de dados especializada, nas publicações nacionais e internacionais indexadas na Biblioteca virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), com os descritores cruzados da seguintes formas: “Enfermagem em cuidados críticos and Estresse ocupacional”; e “Unidades de terapia intensiva and Estresse ocupacional and Adaptação psicológica”, selecionados a partir da consulta ao DeCS - Descritores em Ciências da Saúde na página da BVS. A amostra deste estudo foi composta por oito publicações, e após a leitura e análise minuciosas e categorização dos artigos, foram identificadas três categorias: “Estratégias individuais e coletivas de enfrentamento ao estresse na UTI”; “Controle e resolução de problemas como estratégias facilitadoras de enfrentamento ao estresse” e “Desafios para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento ao estresse no âmbito das UTI’s”. O estresse ocupacional mostra-se, no âmbito das UTIs, como uma realidade de graves consequências relacionadas à qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem, havendo a necessidade da difusão do conhecimento a respeito do uso de estratégias de enfrentamento pelos profissionais. Embora as utilizações dessas estratégias sejam consideradas favoráveis aos profissionais, é válido destacar que o aprimoramento e desenvolvimento das mesmas na equipe de enfermagem precisa ser alvo de mais estudos, uma vez que se constatou escassez nas publicações relacionadas ao tema. São necessárias intervenções capazes de implementar diretamente as estratégias de enfrentamento ao estresse, haja vista que os agravos do adoecimento profissional repercutem tanto na dinâmica da equipe quanto nos pacientes naturalmente debilitados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do conhecimento de acadêmicos de pedagogia de uma universidade pública a respeito da utilização de técnicas adequadas de primeiros socorros em pediatria(2019-12-03) MARTINS, Elciane Calandrino; SILVA, Elianny Sousa; LIMA, Mariana Souza de; http://lattes.cnpq.br/8926250391706936; BELO, Francilene da Luz; http://lattes.cnpq.br/2298258875123233Os acidentes que ocorrem durante a infância são uma das causas de morbidade e mortalidade mais incidentes no mundo, tornando-se um grave problema de saúde pública. Este trabalho teve como objetivo conhecer o nível de conhecimento dos acadêmicos de pedagogia da Universidade Federal do Pará a respeito de técnicas de primeiros socorros. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo se trata de uma pesquisa de cunho quantitativo, analítica, do tipo transversal. O estudo foi realizado na Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Participaram desta pesquisa 81 discentes do curso de pedagogia. Destes 58,03% estavam cursando o 7º semestre e 41, 97% cursavam o 8º semestre. Todos os participantes da pesquisa frequentam estágio curricular de ensino. Destes, 88,89% estão cursando a primeira graduação e 11,11% estão na sua segunda graduação. No que concerne à idade dos entrevistados, estes apresentavam idade entre 20 a 47 anos sendo a média 27,59 anos. Quando indagados sobre a realização de algum curso de capacitação em primeiros socorros, 12,35% discentes responderam “Sim”, 85,19% responderam “Não” e apenas 2,46% não responderam à questão. Sobre a importância da instrução de primeiros socorros para a formação de futuros profissionais de educação, 98,77% responderam “Sim” e apenas 1,23% respondeu “Não”. Foi perguntado se durante a formação acadêmica, foi fornecida alguma carga horária sobre primeiros socorros, apenas 3,70% responderam que “Sim” e 96,30% responderam que “Não”. Sobre conhecimentos gerais em primeiros socorros obtivemos 35,80% de acertos e 64,20% de erros. No que diz respeito às técnicas adequadas em primeiros socorros em casos de intoxicação obtivemos 72,84% de acertos e 27,16% de erros da questão. Em relação às técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de OVACE, obtivemos como resultado 71,60% de acertos e 28,40% de erros da questão. No que se refere às técnicas adequadas em primeiros socorros em casos de convulsão obtivemos 59,26% de acertos, 39,51% de erros e 1,23% de abstenção de resposta da questão. A respeito das técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de queimaduras, obtivemos 62,97% de acertos, 35,80% de erros e 1,23% se absteve em responder à questão. No que concerne às técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de fratura, obtivemos 54,33% de acertos, 44,44% de erros e 1,23% de abstenção de resposta da questão. Portanto os resultados deste estudo mostram que o conhecimento de primeiros socorros por futuros profissionais de educação infantil é de extrema importância, pois os primeiros atendimentos adequados prestados à criança vítima de acidentes são primordiais para manutenção da vida e diminuição de agravos, contribuindo dessa maneira para uma melhor qualidade de vida da vítima de acidentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pré-natal: entraves e desafios(2019-07-18) GOMES, Lisandra Cristina Barbosa; LIMA, Maria de Nazare Alves de; http://lattes.cnpq.br/4610926200786461Este estudo visa compreender os principais entraves e dificuldades enfrentados por gestantes para iniciar e dar continuidade ao pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e relatar as possíveis soluções para redução e/ou resolução das problemáticas que interferem negativamente em sua assistência pré-natal, a partir da percepção das gestantes. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de abordagem qualitativa. Marco teórico-metodológico apresentado na Teoria de Foucault (1989) que embasou a discussão sobre as relações de poder entre as instituições, profissionais de saúde e usuárias que buscaram assistência pré-natal. Foi realizado na UBS, localizada no bairro do Guamá, em Belém/PA, vinculada à Secretaria Municipal. Envolveu 15 gestantes matriculadas no pré-natal desta UBS/Guamá; adotaram-se como critérios de inclusão primigesta a partir do 6º mês de gestação, que iniciaram o pré-natal tardiamente; como critérios de exclusão, gestantes multíparas e/ou menores de 18 anos e/ou que não aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados foi feita mediante entrevista individual, face a face, semiestruturada de perguntas abertas e fechadas relacionadas às problemáticas encontradas por cada gestante para iniciar e/ou dar continuidade ao pré-natal e sobre medidas que podem ser adotadas para reduzir ou solucioná-los partindo da concepção dessas gestantes. A análise dos dados foi feita mediante método de análise de conteúdo de Bardin. O estudo respeitou as normas e diretrizes estabelecidas na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e submetido à avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) - ICS/UFPA para autorização do início da pesquisa. Mediante análise dos resultados, percebeu-se que os fatores socioeconômicos não influenciaram de modo significativo na descontinuidade ou adiamento da assistência pré-natal, sendo superados pelas barreiras institucionais que foram os principais obstáculos para falta de acessibilidade nos serviços e alto grau de insatisfação das usuárias com a assistência ofertada. Foi permitido concluir que as questões relativas ao mau atendimento vão muito além da estrutura do serviço. Perpassam pelas políticas públicas de saúde, gestão dos serviços, e humanização dos profissionais para realização de boas práticas de atendimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transtornos de ansiedade em adolescentes e o cuidado de enfermagem: uma revisão integrativa(2019-12-05) MOREIRA, Jamile Pinheiro; QUEIROZ, Aline Macêdo de; http://lattes.cnpq.br/4054345516264560O aumento da incidência de casos de ansiedade em adolescentes, que pelo próprio processo de adolescer já se mostram vulneráveis por estarem vivenciando transformações, conflitos e descobertas, demanda da equipe de saúde e principalmente da enfermagem uma assistência qualificada. Objetivo: Evidenciar condutas de enfermagem para o cuidado e atuação nos casos de TA que visem à melhoria da prática clínica, bem como, conhecer as evidências apresentadas pela literatura acerca dos cuidados de enfermagem na atenção de adolescentes com TA e reconhecer fatores de causas e consequências da doença. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura (RIL), têm o potencial de desempenhar um importante papel na Prática Baseada em Evidências - PBE em enfermagem que se constitui de seis fases. Teve-se como critério de inclusão artigos originais, nas línguas inglesa e portuguesa, disponíveis nas bases em texto completo, que apresentou um dos dois descritores no título e que tenha sido publicado entre 2011 e 2019. Resultados: 13 artigos que em sua maioria foram pesquisa de campo realizada com os adolescentes. Na análise emergiram quatro categorias: (1) As formas de abordagens e tratamentos e a assistência/atuação da enfermagem frente aos casos de adoecimento, (2) Fatores de causa do adoecimento e impactos do TA na vida do adolescente, (3) Importância da família como rede de apoio e (4) Dificuldades e barreiras enfrentadas nos atendimentos. Considerações Finais: Verifica-se que há um pequeno número de publicações nas bases de dados relacionada ao tema; constata-se que na prática clínica de enfermagem os cuidados não são padronizados, encontrando-se algumas lacunas e dificuldades nos serviços. No entanto, há evidências de alguns elementos que devem ser considerados no atendimento: o envolvimento familiar, conhecer a história desses adolescentes para identificar as vulnerabilidades, os fatores que contribuem ao aparecimento da ansiedade, e suas consequências no meio familiar; Enfim compreende-se que o sofrimento mental em adolescentes cresce a cada ano e os transtornos de ansiedade influenciam na qualidade de vida do adolescente e no seu meio; de modo que um olhar mais atencioso à assistência em saúde mental dos mesmos, pautado nas bases da Rede de Atenção Psicossocial, da Política Nacional de Saúde Mental e de princípios do Sistema Único de Saúde, com o uso correto dos instrumentos de enfermagem, possa contribuir na melhora da qualidade de vida dessa população, ressaltando a importância do papel da enfermagem no atendimento e acolhimento e do apoio familiar para a recuperação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração do rol de competências dos enfermeiros da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)(2019-07-09) SANTOS, Rayssa de Cássia Maués dos; FIGUEIREDO, Maria Clara Costa; http://lattes.cnpq.br/8438468621018746Para a consecução dos objetivos das organizações, é necessário o desenvolvimento de competências nos níveis individual e organizacional. Nesse sentido, o estudo teve como objetivos: Elaborar o Rol de Competências dos enfermeiros atuantes no hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo exploratório descritivo, que foi desenvolvido a partir do projeto de extensão “Introdução de ferramentas estratégicas a gestão do pessoal de enfermagem”, ao qual esse estudo está vinculado. Utilizou-se a metodologia de pesquisa ação, onde criou-se o grupo de Seminário, responsável pelas decisões norteadoras da pesquisa. A coleta de dados foi dividida em etapas, em que a primeira (Análise documental) buscou identificar as competências necessárias para o enfermeiro, através da análise dos documentos institucionais. Na segunda etapa (Validação de Conteúdo), foram realizadas entrevistas com os enfermeiros através de um questionário online na Plataforma Survey Monkey, com o objetivo de mensurar a importância das 18 competências selecionadas. A terceira etapa (Validação Semântica), constituiu-se da análise semântica das 12 competências consideradas mais importantes e da tríade CHA (conhecimentos, habilidades, atitudes), através da instalação do grupo focal. A quarta etapa consistiu na aplicação de um novo questionário (Validação Estatística), para confirmação da importância das descrições das competências e o nível de desempenho dos profissionais em relação a elas. Verificou-se que a competência Ética foi classificada como “extremamente importante” pelo maior quantitativo de pessoas. Já as competências “Educação em Saúde, Resolução de Conflitos, Delegação, Produção Científica e Educação Permanente” foram selecionadas como pouco desempenhadas por alguns profissionais, e a competência “Sistematização da Assistência de Enfermagem” foi a única selecionada como não desempenhada por um pequeno número de pessoas. Em suma, a identificação desses elementos permite o planejamento de estratégias a fim de reduzir as discrepâncias entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contando das cotas – sua significância para uma comunidade remanescente de quilombo(2019-07-10) CONCEIÇÃO, Aurione Miranda da; LIMA, Mônica Santos de Araújo; BITAR, Maria Amelia Fadul; http://lattes.cnpq.br/2303711516588026; LIMA, Maria de Nazare Alves de; http://lattes.cnpq.br/4610926200786461O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção e as expectativas dos moradores da comunidade remanescente de quilombos de Umarizal em Baião/PA, a respeito da inclusão de alguns de seus moradores nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará. O estudo caracterizou-se como descritivo qualitativo, obtendo-se uma amostra de 10 pessoas, sendo 20% homens e 80% mulheres, na faixa etária entre 18-48 anos. Utilizou-se o questionário sobre cotas sociais que abrange características gerais dos participantes e questões relativas ao entendimento sobre o sistema de cotas raciais para negros quilombolas, aos benefícios e a importância que o PSE trouxe às famílias quilombolas, bem como suas expectativas em relação ao futuro da comunidade e perspectivas de retorno e atuação dos profissionais no quilombo. Identificou-se que 100% dos entrevistados compreendem que o sistema de cotas dá acesso a universidades públicas com reserva de vagas para negro e quilombolas, visando diminuir a lacuna desigual existente entre negros e brancos na história da sociedade. Para 60% dos participantes da pesquisa, dentre os benefícios alcançados, o recebimento de bolsas auxílio é um incentivo primordial em razão do estudante não ter condições de custear suas despesas sozinho. Foi verificado que todos os entrevistados (100%) esperam que os futuros profissionais retornem ao seu local de origem trazendo seus conhecimentos e projetos, atuando de maneira efetiva e ajudando no crescimento e desenvolvimento da comunidade quilombola. Destarte as cotas e o PSS serem um tema controvertido, que gera calorosas discussões, não sendo unânimes as posições favoráveis, são notório que essa ação afirmativa representa considerável vitória para a raça negra. O estudo demonstra que para os moradores da comunidade do Umarizal, remanescentes de quilombo, há esperança de melhoria de vida, de dignidade e de prosperidade, estando esses anseios intimamente ligados à educação e o processo seletivo especial é a luz aos precisam para a efetivação do direito que lhes é devido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas no ensino de enfermagem perioperatória: estudo bibliométrico(2019-07-23) COELHO, Andreza da Silva; CARVALHO, Roberta Hellen Trindade de; SILVA, Eliane da Costa Lobato da; http://lattes.cnpq.br/0957300825827165O presente estudo teve como objetivo avaliar a incidência do uso das metodologias ativas no ensino de enfermagem perioperatória em publicações científicas nacional, no período de 1989 a 2019. Realizou-se uma pesquisa descritiva, para a qual foi utilizada a técnica da Bibliometria de abordagem quantitativa, por meio da busca em bases de dados especializada BVS – BIREME nos seguintes indexadores: LILACS; MEDLIDE e BDENF. Utilizando-se dos filtros: texto completo disponível, base de dados MEDLINE, LILACS, BDENF – Enfermagem (Brasil); Idioma: Português; Assunto principal: Enfermagem perioperatória e ensino. Para a seleção da amostra foram adotados os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados em português e; artigos completos; os quais o título retratasse a temática definida nos descritores. Recorte temporal para o estudo em questão foi de 30 anos. A amostra deste estudo foi composta por 04 Publicações, as quais foram selecionadas após a realização de leitura e análise minuciosa. Os 04 artigos selecionados para este estudo incluíam práticas que abrangem aspectos fundamentais da proposta de ensino significativo através do desenvolvimento de mecanismos de atuação no meio formativo de profissionais e discentes. Porém em nenhum foi possível identificar o uso em sala de aula ou serviço através da delimitação de técnica descrita nas diversas publicações que retratam as metodologias ativas de ensino. Esse cenário demonstrou ser fundamental a realização de pesquisas voltadas para análise de quais metodologias são mais eficazes, assim como realizar um levantamento de quais instituições já vêm aplicando esse novo método de ensino-aprendizagem e quais foram os benefícios a longo a curto/longo prazo dentro da área de atuação do profissional de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Identificação de situações que interferem na prevenção da sheg: revisão integrativa da literatura(2019-07-10) OLIVEIRA, Daniele do Nascimento de; FERREIRA, Elenice Valéria Paes; GONÇALVES, Ana Paula Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3350231349192405A gestação é um fenômeno fisiológico e deve ser vista pelas gestantes e equipes de saúde como parte de uma experiência de vida saudável. Dentre as complicações mais recorrentes no período gestacional, a Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação (SHEG) requer ênfase no contexto da saúde pública, em razão de configurar a primeira causa de mortalidade materna no Brasil e a terceira no mundo. Trata-se de uma situação limítrofe, onde a préexistência de alguma doença ou agravo, torna maior a probabilidade de evolução desfavorável na gravidez, implicando em riscos tanto para a mãe quanto para o feto, caracterizando essas mulheres como “gestantes de alto risco”. Dessa maneira, o acesso à assistência em saúde em momento oportuno, humanizada e de boa qualidade favorece a prevenção e evitaria que muitas mulheres perdessem suas vidas por razões reprodutivas. Sendo assim, é importante dialogar sobre a prevenção da SHEG e conhecer os principais obstáculos que prejudica sua implementação no pré-natal, pois o mesmo é componente essencial e indispensável para a redução da morbidade e mortalidade materna e fetal. O estudo buscou retratar o que a literatura expõe acerca da prevenção da SHEG, além de identificar as principais causas que prejudicam a efetivação da prevenção da SHEG no pré-natal. Os estudos foram eleitos a partir de edições publicadas e indexadas nas bases de dados LILACS e BDENF. A seleção foi realizada incluindo artigos, completos em português, nacionais, que tivesse relação com o tema, no período de 2015 a 2019, e elidir, teses, dissertações e revisão de literatura. Baseado na leitura do título e resumo foi classificado como artigos pré-selecionados e logo após a segunda análise com foco na questão norteadora foram indicados seis artigos, que após serem estudados integraram a discussão do estudo final, onde na base de dados BDENF foram encontrados quatro (04) artigos, na base de dados LILACS dois (02) artigos e um (01) pode ser encontrado nas duas bases de dados, destes, três (04) artigos referentes ao ano de 2018, dois (02) concernentes ao ano de 2017 e um (01) pertencente ao ano de 2016. Foi salientado que existem políticas públicas que garantam à gestante o mínimo de consultas e atendimento humanizado, entretanto, essa não é a realidade vivenciada por muitas mulheres. Nota-se que antigas demandas ainda persistem, tais como a falta de infraestrutura das unidades de atendimento, assistência inadequada as gestantes, escassez de materiais, comunicação ineficaz entre profissional e gestante, considera-se que ações efetivas que oportunizem às gestantes a assistência de qualidade em tempo oportuno, visando garantir a autonomia para práticas de cuidado colabora para a redução das taxas de mortalidade materna e perinatal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de casos: recém-nascidos com icterícia neonatal submetidos à exsanguíneotransfusão(2019-07-09) LOPES, Jayme Krisney Borges; PARENTE, Andressa Tavares; http://lattes.cnpq.br/2584253687792237Aproximadamente 98% dos Recém-Nascidos (RNs) apresentam níveis elevados de bilirrubina durante a primeira semana após o nascimento, o que na maioria das vezes refere uma adaptação do organismo a bilibirrubina. Porém, quando os níveis séricos estão superiores a 5mg/dl, passa a manifestar clinicamente como icterícia atingindo cerca de 60% dos RNs nascidos de parto a termo e 80% dos RNs prematuros, o que evidencia a relevância do reconhecimento dos sinas e sintomas, assim como todas as terapêuticas aplicáveis ao tratamento para evitar a fase mais aguda da alteração denominada Encefalopatia Bilirrubínica ou kernicterus caracterizada pela concentração elevada de bilirrubina no sangue e sua deposição nos tecidos dos gânglios basais .Objetivos:Descrever uma série de quatro casos de neonatos ictéricos submetidos à exsanguíneotransfusão. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo estudo de casos múltiplos, retrospectivo, documental, avaliando os impactos sobre a bilirrubina total e frações após a hemoterapia. Os dados foram obtidos após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, nos meses de março a abril de 2018, através de um instrumento de coleta de dados que norteou a análise dos registros da equipe multiprofissional nos prontuários dos pacientes e nos resultados dos exames de bilibirrubina total e frações (BTF) realizados durante o tratamento. Resultados: o perfil materno apresentou como média de idade 22 anos. Tipo sanguíneo A+ esteve presente em três casos. Todos nascidos por via de parto normal e advindas do interior do estado. A média da idade gestacional entre os recém-nascidos foi de 37 semanas e o peso de 3.121 gramas.Três neonatos dos quatro estudados eram do sexo masculino. Todos os participantes finalizaram o quinto minuto de vida com boa vitalidade. O tratamento empregado demonstrou alto grau de eficiência e a análise dos registros permitiu realizar o levantamento do perfil dos RNs submetidos à exsanguineotransfusão na FSCMPA.Três neonatos com sangue do tipo A+(75%) e um caso com sangue do tipo 0+ (25%). A média da idade pós-natal no qual foi realizada a exsanguineotransfusão foi de 04 dias. O perfil laboratorial de exames de Bilirrubina Total e Frações (BTF) pré e pós exsanguineotransfusão apontaram impacto satisfatório da hemoterapia, com média de redução de até 44,7% do BTF.Conclusão: A hiperbilirubinemia é um motivo frequente de reinternação no serviço público, embora seja de fácil tratamento tal como ficou evidenciado em estudos anteriores.A exsanguineotransfusão foi uma terapia efetiva para a redução dos índices de bilirrubina no quadro de agravamento da Icterícia Neonatal, todas ocorrendo dentro das indicações estabelecidas pelo Ministério da Saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Perfil epidemiológico da malária em Cametá/Pará(2019-07-01) ARAGÃO, Anderson Júnior dos Santos; PINHEIRO, Dirce Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1255276337043798A malária é uma protozoose caracterizada mundialmente como um dos mais sérios problemas de saúde pública, em virtude de permanecer como uma das mais importantes causas de morbimortalidade nas regiões tropicais do mundo. Este trabalho objetivou caracterizar o perfil epidemiológico da malária em Cametá/PA, no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2018. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo se enquadra como uma retrospectiva documental e transversal de cunho quantitativo, sendo realizada no município de Cametá/Pará, situado na Região de Saúde Tocantins. A pesquisa ocorreu vinculada ao Centro Municipal de Saúde Dr. Ângelo Corrêa e o recrutamento da amostra ocorreu por meio da análise dos dados disponíveis no SIVEP-Malária. No período de 2015 a 2018 foram realizados no município de Cametá 22.323 exames para diagnóstico da malária, dos quais 39,19% (8.750/22.323) deram positivo para Plasmodium Sp. Destes, 87,71% (7.675/8.750) ocorreram em 2018 e 12,21% (1.069/8.750) em 2017. Do total de 8.750 casos registrados, 7.794 (89,07%) foram autóctones. Referente a espécie de Plasmodium infectante, 99,97% (8.748/8.750) dos casos de malária foram causados por P. vivax, enquanto 0,02% (2/8.750) resultaram de infecções por P. falciparum. Não houve casos registrados de infecções decorrentes de P. malariae, P. ovale e P. Knowlesi. No que concerne ao sexo, 60,66% (5.308/8.750) dos casos notificados eram homens enquanto 39,32% (3.442/8750) eram mulheres. O grupo etário mais acometido por malária compreende os indivíduos com idade adulta, seguido de adolescentes, crianças e idosos. A porcentagem de crianças menores de 5 anos e idoso acometidos por malária foi 17,48% (1.530/8.750). Destes 52,61% (805/1.530) eram crianças enquanto 47,38% (725/1.530) eram idosos. Dentre as mulheres acometidas por malária em Cametá, 127 (3,68%) estavam gravidas. Destas, 23,62% (30/127) estavam no primeiro trimestre gestacional, 34,64% (44/127) encontravam-se no segundo trimestre e 37% (47/127) no terceiro. A ocorrência de malária anual é perene, sendo que a incidência de casos se eleva em meses menos chuvosos que compreendem o chamado “verão amazônico”, com pico de incidência em julho, agosto e setembro. A menor incidência de malária é constatada nos meses de fevereiro, março e abril, que apresentam volumes maiores de chuva. Referente a incidência parasitária anual, no ano de 2018 esta foi equivalente a 59,0 casos a cada 1000 habitantes, classificando Cametá como alto risco de transmissão, sendo as localidades de Inacha, Juaba, Marco da Légua, Jaçapetuba, Torres, Livramento, Maranhão, Arumau 1, Vila Conceição e Matias as que apresentaram maior incidência no município. Esses dados evidenciam o quadro epidemiológico preocupante da malária no município de Cametá em conformidade com seu alto potencial epidêmico resultante da interação de fatores de natureza biológica, ambiental, socioeconômica e cultural, visto que a existência do vetor torna uma área vulnerável a transmissão quando da presença de um homem infectado e portador de gametócitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o processo de morte morrer no CTI(2019-06-12) SANTOS, Christiane Tereza Aleixo dos; MIRANDA, Suelen da Silva; VASCONCELOS, Esleane Vilela; http://lattes.cnpq.br/3557011938603953A morte é um fenômeno frequente nos Centros de Terapia Intensiva, e ao se deparar com esse cenário os alunos acabam sofrendo um impacto muito grande, e sua saúde mental acaba ficando fragilizada. Isso mostra que o processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos frente ao processo de morte e morrer ainda está sendo deficiente, pois acaba não os preparando para encarar a morte como um processo natural e inerente a existência humana. Deste modo, o estudo apresenta as seguintes questões: quais as percepções dos acadêmicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer? E como essas percepções podem influenciar na sua formação profissional. Possui como objetivo: Descrever as percepções dos acadêmicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer na unidade de terapia intensiva e analisar as implicações dessas percepções para a formação profissional. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, norteada por roteiro, elaborado com base nos objetivos do estudo com perguntas abertas. A amostra foi formada por 30 graduandos de enfermagem do oitavo e do nono semestre de enfermagem da Universidade Federal do Pará, em Belém do Pará. Para proceder à análise dos dados optou-se em trabalhar com a técnica de análise temática para a formação das unidades. Desse modo, surgiram três categorias norteadoras para o estudo: Preparação profissional para o enfrentamento do processo morte e morrer; A morte e seus significados; A postura do futuro profissional frente as situações que englobam a morte e o morrer. Diante do exposto, nota-se que há um despreparo acadêmico, que a dificuldade de discutir sobre o assunto e a não aceitação da morte como parte da vida deixam os profissionais perplexos e distantes dos pacientes em iminência de morrer, dificultando as tomadas de decisão e lidar com os sentimentos negativos gerados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Carga de trabalho de enfermagem: análise comparativa de métodos de distribuição diária de pessoal(2019-07-01) DIAS, Alana Celeste Campos; CORREA, Thais de Fátima Aleixo; MAESTRELLI, Rafael; http://lattes.cnpq.br/2132611954955159; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953Este trabalho tem o objetivo de analisar a distribuição da carga de trabalho de enfermagem a partir da simulação de três métodos de distribuição diária. Ele apresenta três diferentes métodos para realizar a escala de distribuição diária de pessoal, o Método 1, da proporção equivalente, que se baseia na divisão proporcional de leitos ocupados entre os técnicos ou auxiliares de enfermagem, sem considerar o grau de dependência do paciente; o método de Menegaz (Método 2) e o método da Clínica Médica –adaptado do método Menegaz- (Método 3), ambos buscam distribuir a carga de trabalho e não somente leitos, utilizando-se diariamente um Sistema de Classificação de Paciente. Trata-se de Estudo de Simulação em quatro fases: Planejamento; Modelagem; Experimentação; Decisão e Conclusão. A coleta de dados para simulação foi realizada na clínica médica de um hospital universitário da região Norte do Brasil com a colaboração de 10 técnicos de enfermagem, sendo 6 do turno matutino e 4 do turno vespertino. A partir das atividades descritas no Manual de Enfermagem como de atribuição do pessoal de nível médio, os profissionais foram observados e o tempo de execução das atividades foram cronometrados no período de 30 dias. Com as informações coletadas foi construído um fluxograma representativo do processo de trabalho em um turno e inserido no Software Arena, versão estudante. Foram realizadas três simulações estocásticas, baseadas nas três escalas diárias oriundas do 1º, 2º e 3º método de distribuição diária, respectivamente, onde se inseriu as distribuições dos pacientes entre os técnicos no software para obter a carga de trabalho baseada nos dados levantados na coleta. Como resultado, houve a comparação dos três métodos sustentando a hipótese de que os métodos que levam em consideração o grau de dependência dos pacientes distribuem forma mais igualitária à carga de trabalho entre a equipe de enfermagem. No decorrer desse estudo surgiram limitações relacionadas à coleta de dados e aparecimento de outras variáveis que influenciavam no objeto de estudo, surgindo novas hipóteses. Apesar disso, foi possível obter o resultado que respondesse a hipótese sugerida nessa pesquisa. Tendo em vista esses dados e as hipóteses que surgiram ao decorrer da pesquisa, mostram-se necessárias outras investigações que aprofundem a correlação entre o grau de dependência do paciente e a carga de trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologia da problematização no processo ensino-aprendizagem de educação em saúde na percepção de estudantes de enfermagem(2019-07-11) SANTOS, Joyce Petrina Moura; DIAS, Geyse Aline Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2890205174031488O estudo tem como objetivo conhecer a percepção de estudantes de graduação em enfermagem sobre processo ensino-aprendizagem por meio da metodologia da Problematização no ensino de educação em saúde. O estudo é descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido em universidade pública da região Norte do Brasil. A disciplina pesquisada faz parte do segundo ano do curso de enfermagem e tem como foco os Processos Educativos em Saúde. Os participantes foram 15 estudantes de graduação regulamente matriculados no quarto semestre de enfermagem do primeiro semestre de 2019. A turma escolhida para a pesquisa constituía-se de 34 estudantes e como critérios de inclusão, os estudantes deveriam estar devidamente matriculados, ter cursado a disciplina nos últimos 6 meses, possuir frequência nas aulas ≥ 75%, participação em 100% das atividades práticas da disciplina onde o método da problematização foi utilizado. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foram utilizadas as fases de codificação aberta e axial, do método das comparações constantes (STRAUSS; CORBIN, 2008) ordenadas em versão trial do programa Atlas TI®. Ao final da codificação aberta foram gerados 21 códigos e durante a codificação axial foram gerados 6 categorias, sendo elas: “Preferências relacionadas aos estilos de aprendizagem e métodos de ensino”; “Metodologia Ativa”; “Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez”; “Planejamento Educativo em Saúde: Compreensão dos estudantes”; “Entraves e Desafios vivenciados pelos estudantes”; “Avaliações e proposições para melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem”. Com o estudo foi possível constatar que Arco da Problematização apresenta forte potencial para o ensino de planejamento educativo em saúde, uma vez que possui características de planejamento participativo e que corroboram para uma educação libertadora em busca da aprendizagem significativa. Nesse sentido, o processo de ensino por meio da metodologia da problematização foi efetivo, pois os acadêmicos relatam que aprenderam fazer planejamento educativo por meio do Arco de Maguerez. Além disso, também tiveram estudantes que utilizaram o Arco como instrumento direto de planejamento, relatando diretamente as etapas do método como um mecanismo de planejamento educativo participativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Malformação congênita associada à síndrome do Zika vírus: a microcefalia e o papel da enfermagem – uma revisão integrativa de literatura(2019-07-11) SILVA, Risângela Patrícia de Freitas Pantoja da; SOUSA, Andréa do Socorro Campos de Araújo; http://lattes.cnpq.br/2801536326819361Objetivo: O presente estudo tem como objetivo compreender o mecanismo pelo qual o Zika vírus atravessa a barreira hematoplacentária, entender a relação do vírus e sua predileção pelas células do Sistema Nervoso Central, descrever os agravos neurológicos causados pela Síndrome Congênita do Zika Vírus e discutir o papel do enfermeiro frente ao novo panorama nacional. Método: Esta pesquisa utilizou o método de Revisão Integrativa de Literatura, por meio da busca em bases de dados especializada BVS e Multidisciplinares Web of Science nos seguintes indexadores: LILACS; MEDLIDE e SCIELO. Foram definidos os seguintes descritores (DeCS): zika vírus; microcefalia; enfermagem. Utilizamos o operador booleano AND nas Línguas portuguesa e Inglesa sobre o tema proposto para estudo. O recorte temporal dos últimos 04 anos a partir de 2015. Resultados: A amostra deste estudo foi composta por 23 Publicações nacionais e 25 internacionais, e após a leitura exaustiva, análise minuciosa e categorização dos artigos foram identificadas três categorias: “Como se dá a passagem do vírus através da placenta.”, “As Consequências Teratogênicas Relacionadas à exposição ao vírus zika.” e “A importância do enfermeiro para redução dos agravos”. Conclusão: Levando em consideração o crescimento dos casos de microcefalia associados à síndrome congênita do Zika vírus e seu agravamento cada vez mais alarmante, a enfermagem possui um papel de extrema importância, que visa oferecer ao usuário uma assistência de enfermagem com qualidade fundamentada na Lei nº 7.498/96 presente no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, visando assim garantir a continuidade do cuidado em todos os níveis de atenção. Todavia, é essencial que o enfermeiro possua as competências técnico-científicas desejadas para poder prestar uma assistência adequada, sendo imprescindível uma relação pautada em respeito e confiança para com o usuário com o intuito de proporcionar-lhe conforto e segurança. Os resultados desta pesquisa mostram que, embora existam cada vez mais estudos comprovando a associação do Zika vírus no período gestacional com a microcefalia, ainda há a necessidade de mais estudos especialmente pela enfermagem, onde se tem feito pouco presente no âmago da sociedade cientifica, bem como não foi observada produção cientifica suficientemente relevante sobre o processo de trabalho e ações da enfermagem perante a esse agravo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A enfermagem frente à detecção precoce da sepse na unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa de literatura(2019-07-22) MESQUITA, Isabela Araújo de; SARGES, Kevin Matheus Lima de; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086Entende-se por sepse uma condição clínica complexa, que tem por característica a presença de disfunção orgânica ameaçadora à vida, em decorrência a resposta desregulada do hospedeiro perante uma infecção. Ademais, tem alta incidência, com custos elevados, sendo a principal causa de mortalidade em Unidades de Terapia Intensiva de hospitais públicos e privados. Nesse contexto, o seu reconhecimento precoce e tratamento adequado, são fatores primordiais para a mudança deste cenário. Assim, esta pesquisa tem como propósito discutir o papel da enfermagem frente à identificação precoce da sepse no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva, por meio de pesquisas científicas produzidas no período de 2010 a 2019. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), de abordagem qualitativa, entre os anos de 2010 a 2019, nas bases de dados BDENF, LILACS e MEDLINE disponibilizados na biblioteca virtual em saúde (BVS). Dos resultados mais relevantes, obteve-se para a amostra 8 publicações analisadas, correspondendo a 5 publicações encontradas na base de dados LILACS e 3 publicações encontradas na base de dados BDENF. Dentre as temáticas discutidas, abordou-se: O entendimento do enfermeiro sobre a importância da identificação precoce da sepse; O conhecimento dos enfermeiros sobre as ações na identificação precoce da sepse; Facilidades e dificuldades encontradas pelo enfermeiro na identificação precoce e por fim, as principais estratégias utilizadas para a identificação precoce da sepse na unidade de terapia intensiva. Considera-se uma escassez de estudos acerca da temática estudada. Observa-se ainda, que o enfermeiro compreende a sua importância nesse cenário, no entanto, encontra-se uma lacuna de conhecimento dos enfermeiros no que concerne ao reconhecimento efetivo de sinais clínicos de pacientes sépticos e da evolução para a sua forma mais grave, bem como na dificuldade de acesso a informação. Além disso, identifica-se que as ações do enfermeiro frente a detecção precoce estão voltadas principalmente na checagem de sinais vitais e monitorização a beira leito de possíveis manifestações de disfunção orgânica. Em relação as principais estratégias facilitadoras nesse processo, destacam-se os recursos tecnologias móveis utilizados como facilitador no reconhecimento precoce e aperfeiçoamento da assistência prestada ao paciente, promovendo ainda, a redução de erros humanos e contribuindo para o aprendizado aos profissionais de enfermagem. Assim, sugere-se o encorajamento ao desenvolvimento de programas de educação continuada aceca da sepse, bem como, a relevância do enfermeiro no gerenciamento deste agravo e a utilização de protocolos para otimizar o serviço na uti, proporcionando futuramente, desfechos positivos dessa realidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil epidemiológico dos usuários de um programa interdisciplinar para doença de chagas em um hospital universitário do Pará(2019-07-10) FRANÇA, Adriele Luna; FONTEL, Yanka Macapuna; REIS, Danielle Saraiva Tuma dos; http://lattes.cnpq.br/0078006954066414; https://orcid.org/0000-0003-3966-2901; FERNANDES, Daiane de Souza; http://lattes.cnpq.br/4124678360512470Objetivos: Traçar o perfil epidemiológico dos usuários atendidos nesse programa entre os anos de 2012 e 2018. Metodologia: Pesquisa descritiva de cunho quantitativo, que visa descrever as características dessa população. A coleta de dados foi feita a partir do banco de dados do programa. A amostra final foi de 352 pessoas e as variáveis coletadas foram: dados sociodemográfico e dados clínico-laboratoriais. Resultados: 55,40% (195) dos usuários são do sexo masculino, 19,89% (70) estão entre a faixa etária de 11 à 19 anos, 47,16% (166) têm ensino fundamental incompleto, 23,01% (81) exercem atividades rurais/pesca/lavoura e 23,58% (83) são estudantes, 61,93% (218) adquiriram a DC por transmissão via oral, 64,18% (267) diagnosticados por exame parasitológico, 45,45% (160) estavam na fase crônica em forma indeterminada, 180 usuários são da Região de Saúde Tocantins. Além disso, foi possível observar que o aumento do número de casos novos atendidos no PIDC coincide com o aumento da produção do açaí no Pará. Conclusão: É necessário desenvolver e intensificar ações de prevenção e promoção de saúde, principalmente em relação as boas práticas no manejo do açaí, para controle da patologia que só aumenta os índices de morbidade e mortalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Protocolo de cuidados para recém-nascidos prematuros: validação de tecnologia(2019-07-09) SILVA, Akyson Zidane Merca; PARENTE, Andressa Tavares; http://lattes.cnpq.br/2584253687792237Os recém-nascidos pré-termo formam um público que merece atenção especial pelos profissionais de saúde, uma vez que possuem chances muito maiores de desenvolverem comorbidades capazes de afetar sua saúde de forma permanente e até levá-los a óbito. Diante disto, o Ministério da Saúde preconiza medidas humanizadas por meio do Método Canguru, para que os neonatos recebam assistência adequada para a preservação de seu desenvolvimento. A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é um dos ambientes essenciais aos cuidados com este público e dispõe de equipe e materiais especializados para tal assistência. O estudo buscou validar um protocolo de cuidados para recém-nascidos prematuros, com base nas orientações do Método Canguru. Trata-se de uma pesquisa do tipo metodológica, descritiva, de natureza quali-quantitativa sobre a validação de um protocolo assistencial. Participaram da pesquisa 28 juízes, entre enfermeiros, médicos e fisioterapeutas que possuem experiência, conhecimento e atuam na área da neonatologia e do Método Canguru. Estes atenderam aos critérios de inclusão e aceitaram participar do estudo após a apresentação do TCLE. Foi entregue aos participantes o kit validação, contendo carta convite, TCLE em duas vias, o protocolo e o instrumento de avaliação da tecnologia assistencial. Entre os 28 juízes, 23 deles são enfermeiros, com média de 14 anos de atuação no ambiente neonatal. Os dados foram coletados por meio de um instrumento avaliativo composto pelo perfil profissional e avaliação do protocolo, seguindo a escala de Likert. A coleta ocorreu durante os meses de maio e junho de 2019. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa daFundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, de acordo com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados referentes à avaliação contidos no instrumento avaliativo foram organizados em planilha através da utilização do software Microsoft Excel 2007, em seguida analisados e dispostos em tabelas. A maioria dos juízes (89,2%) eram do sexo feminino, possuiram média de 43 anos de idade, sendo 82,1% enfermeiros e 78,5% especialistas em neonatologia. Os resultados indicaram excelentes IVC em relação aos domínios, agregando o valor de 0,91 ao IVC geral da tecnologia. O domínio “Objetivos” apresentou obteve IVC de 0,94; Estrutura e Apresentação obteve 0,86 com destaques para os itens “Cientificismo” e “Referências” que apresentaram o menores índices, indicando a necessidade de revisão e possível atualização de informações cientificas contidas no protocolo; e 0,94 em Relevância, onde houveram declarações que ressaltaram a importância deste tipo de pesquisa e da criação de tecnologia para a saúde. Diversas contribuições foram realizadas a fim de melhorar o conteúdo do protocolo, que foram analisadas e serão utilizadas no aprimoramento visando sua introdução na instituição. Diante dos achados, o protocolo foi considerado válido para a utilização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e avanços na implementação do processo de enfermagem em serviços de hemodiálise(2019-07-08) SILVEIRA, Izabela Cristina Valdevino da; CRUZ, Andréia Pessoa da; http://lattes.cnpq.br/4497763824132523A Doença Renal Crônica (DRC) é definida como anormalidades da estrutura e/ou função dos rins que estão presentes por mais de três meses e ocasionam implicações para a saúde do indivíduo e seu principal tratamento é por meio da terapia renal substitutiva (TRS), onde a hemodiálise (HD) é o modo mais utilizado na atualidade. Devido ao grande número de pacientes em tratamento, é de extrema importância a atuação da Enfermagem nos cuidados a aos mesmos. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um instrumento privativo do enfermeiro utilizado para organizar, planejar, executar e avaliar o cuidado que está sendo prestado o esta sendo prestado pela sua equipe. O Processo de Enfermagem é uma ferramenta tem como definição ser uma ferramenta metodológica que desenvolve ações sistematizadas que visam assistência de qualidade e individualizadas ao ser humano. Apesar do PE proporcionar um direcionamento para a organização de um cuidado holístico e humanizado com objetivos claros e definidos, além de oferecer visibilidade do papel do enfermeiro. Alguns estudos demonstram que seu uso ainda é limitado por estes profissionais, às dificuldades são grandes e diferentes fatores atuam como barreira para sua total implementação. Assim, o presente estudo irá investigar: Quais os desafios que os enfermeiros enfrentam na implementação do PE nos serviços de HD? Quais os avanços obtidos com a implementação do PE nesses serviços? Trata-se de uma pesquisa descritiva transversal de cunho qualitativo, realizada em dois hospitais públicos e uma clinica de hemodiálise em Belém-PA com enfermeiros do serviço de HD. O método de análise de conteúdo foi baseado conforme as explicações de Bardin. Este trabalho obedece à resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde. A pesquisa terá como beneficio proporcionar conhecimento aos enfermeiros para melhorar na aplicação do PE. Assim o paciente será beneficiado, pois usufruirá de assistência de enfermagem de qualidade e mais segura. Foram entrevistados 14 enfermeiros, sendo 11 enfermeiros assistenciais e três Responsável Técnica. De acordo com os participantes desse estudo a maioria dos enfermeiros confunde os aspectos conceituais de SAE e PE, outra parte coloca como sinônimo, ainda aqueles que não sabem o significado e o conceito. Uma pequena parcela domina e se apropria de forma correta. Também foi possível identificar que a maioria dos enfermeiros não sabem sobre teoria de enfermagem, elencando as referências utilizadas para os diagnósticos de enfermagem a NANDA e o carpenito. Observou-se que os desafios enfrentados são adesão por parte dos enfermeiros, a falta de tempo/déficit de recursos humanos/ e atenção para não transformar o PE em check-list. Os resultados do estudo não demonstravam avanços significativos na implementação do PE em serviços de HD. Os resultados do estudo não demonstraram avanços significativos na implantação do PE em serviços de HD. É notório que muitos são os desafios para a implementação do PE, entretanto é necessário que os profissionais usufruam dessa ferramenta para prestar uma assistência de qualidade e segura ao paciente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Pará(2019-12-05) SOUZA, Joyce Gama; MARGOTTI, Edficher; http://lattes.cnpq.br/2265102063577143Embora não haja consenso a respeito do conceito de qualidade de vida, a Organização Mundial de Saúde o define como a percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto de sua cultura e no sistema de valores em que vive e em relação a suas expectativas, seus padrões e suas preocupações. Nesse sentido, torna-se imprescindível o estudo da qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem, visto que, a temática está associada ao número crescente de doenças crônicas e psicológicas que podem se agravar durante a jornada acadêmica. O objetivo do estudo foi analisar a qualidade de vida dos acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Pará. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo descritivo com a utilização da técnica estatística análise exploratória de dados. Os resultados são baseados em escores representados pelo modelo psicométrico de Likert, o qual dispõe uma escala numérica de 1 a 5 pontos onde o nível de intensidade, capacidade, frequência ou satisfação segue a modelagem de escala crescente. Verificou-se que em relação à qualidade de vida geral, 36 (22,01%) alunos avaliam sua qualidade de vida enquanto acadêmico como ruim ou muito ruim. Em relação à avaliação de saúde a maior parte afirma estar insatisfeita (38,99%). No domínio físico, o maior escore de qualidade de vida foi observado na faceta de energia e fadiga (3,34) e os piores escores nas facetas de sono e repouso (2,85), dependência de medicação e tratamento (2,77) e atividades do cotidiano (2,35). No domínio psicológico, o maior escore foi observado na faceta de espiritualidade, religião e crenças pessoais (3,57%) e os piores escores foram atribuídos às facetas de autoestima (2,95), sentimentos negativos (2,84) e sentimentos positivos (2,81). Todas as facetas do domínio de relações sociais receberam escores aproximados, a saber, suporte (apoio) social (3,47), relações pessoais (3,34) e atividade sexual (3,23). No domínio ambiente o melhor escore foi atribuído ao ambiente no lar (3,29) e os piores à segurança física e proteção (2,74), ambiente físico (2,63), recursos financeiros (2,40), transporte (2,16) e participação e oportunidades de recreação e lazer no campus universitário (2,00). O domínio que recebeu o escore máximo foi o de relações sociais (3,35) e o pior escore foi atribuído ao domínio meio ambiente. Em relação à associação entre os escores e características sociodemográficas, percebe-se que o melhor escore foi atribuído às relações sociais (4,06) pelos acadêmicos com renda familiar de sete ou mais salário mínimos e o pior escore também foi atribuído ao mesmo domínio pelo acadêmico autodeclarado amarelo (1,33). Ademais, percebe-se baixos escores relacionados ao domínio físico nas categorias de sexo, cor/raça, estado civil e renda familiar. Percebem-se, ainda, poucos escores baixos nos domínios psicológicos e relações sociais, e muito escores ruins no domínio meio ambiente em todas as categorias.