Faculdade de Matemática - FACMAT/ICEN

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Explorando fractais do tipo Sierpinski
    (2024-02-16) FERREIRA, Manoel Henrique Monteiro; VAZ, Cristina Lúcia Dias; http://lattes.cnpq.br/5829728118120411
    Inspirada nos princípios da Cultura Maker (cultura do aprender fazendo) e numa abordagem “mão na massa”, esta pesquisa tem como objetivo principal explorar o potencial geométrico dos fractais Triângulo de Sierpinski, Tapete de Sierpinskie Esponja de Menger para a elaboração de atividade scomputacionais e com materiais concretos. Trata-se de um estudo elementar destes fractais com ênfase em atividades computacionais e manuais. Para isto, foram investigadas as ideias elementares da geometria fractal e as principais características geométricas dos fractais de Sierpinski. Além disso, para as atividades “mão na massa” escolhemos como recurso computacional o aplicativo Geogebra e o papel com recurso didático para as atividades com material concreto. Como pergunta norteadora tem-se: Qual o potencial geométrico dos fractais de Sierpinski para a elaboração de atividades computacionais e com materiais concretos? E como método de pesquisa adotamos uma abordagem exploratória, que envolve a pesquisa e desenvolvimento de atividades específicas de ensino e aprendizagem baseadas nos fractais. Além disso, utilizaremos como método secundário de investigação, a pesquisa bibliográfica que fundamenta teoricamente os tópicos pesquisados e as atividades realizadas. Como resultado principal da pesquisa, concluímos que o processo recursivo, a autossimilaridade e a estrutura fina destes fractais são propriedades geométricas relevantes para a elaboração e a aplicação de atividades de ensino e aprendizagem, particularmente computacionais, dobraduras e origami, pois são responsáveis pela criação de padrões fractais, o que permite o desenvolvimento de várias habilidades, como o pensamento computacional e a resolução de problemas, além promover a ludicidade e o exercício da criatividade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação entre a matemática e a arte no renascimento: uma análise da pintura "a entrega das chaves a são pedro"
    (2023-12-21) AZEVEDO, Ytalo Douglas Silveira; NERI JUNIOR, Edilson dos Passos; http://lattes.cnpq.br/5917661277687347
    Vamos apresentar alguns aspectos importantes relacionados as pinturas renascentistas, no qual abordaremos especificamente uma obra do pintor italiano Pietro Perugino (1448-1523) denominada "A Entrega das Chaves a São Pedro"(italiano: Consegna delle chiavi), é um afresco, cujo tema está ligado a uma famosa passagem bíblica, portanto é de cunho religioso, e foi pintada pelo renomado artista Pietro Perugino e seus assistentes, datado por volta de 1482, que faz parte da decoração do registro central da Capela Sistina do Vaticano. Mas antes de chegarmos a análise da obra do ponto de vista matemático e artístico temos que antes citar alguns pontos que são de extrema relevância como: noções de técnica de perspectiva, visto que foram primordiais na criação dessa obra prima, assim como também temos que falar sobre o renascimento que foi o período no qual a obra foi pintada, sendo contemporânea de tantas outras relíquias da humanidade. Assim, poderemos fazer a análise com mais precisão possuindo todas essas ferramentas que nos dão noção de quais técnicas foram utilizadas na criação do afresco, bem como inferir sobre qual a intenção do artista ao adicionar determinados elementos geométricos, na disposição dos personagens e até mesmo nas escolha das cores.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A estimativa do primeiro autovalor do laplaciano para hipersuperfícies mínimas
    (2023-12-13) SANTOS, Williams da Silva; SILVA, Adam Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/2721856201150293; https://orcid.org/0000-0003-2587-1729
    Neste trabalho, abordaremos os principais conceitos da geometria riemanniana, o qual é um campo da geometria diferencial dedicado ao estudo das variedades riemannianas. Estes conceitos têm a capacidade de estender, por exemplo, a compreensão dos principais operadores do cálculo diferencial integral, como o laplaciano. A partir disso, usaremos esses conceitos para obter uma estimativa para o primeiro autovalor do laplaciano para a hipersuperfícies minimamente mergulhadas em Sn+1, o qual foi obtido em [2], nessa demonstração empregamos a conhecida fórmula de Reilly. Porfim, combinaremos esse resultado comum resultado obtido por P.Yang e S.T.Yau em[8], para obter um limite inferior para a área de uma hipersuperfície mínima em termos de seu gênero, da sua dimensão e do primeiro autovalor do laplaciano.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistemas de timoshenko com dissipações friccionais: boa colocação e estabilidade exponencial
    (2023-11-20) RAMOS JUNIOR, Wallace Coelho; TAVARES, Eduardo Henrique Gomes; http://lattes.cnpq.br/7950206051624317; ALMEIDA JUNIOR, Dilberto da Silva de
    Neste trabalho analisamos, sob o ponto de vista matemático, acerca do sistema de vigas de Timoshenko com dissipações do tipo friccionais. Garantimos, utilizando a teoria de semigrupo, a boa colocação do problema e o decaimento exponencial para os casos em que os amortecimentos estão agindo simultaneamente na força de cisalhamento e no momento fletor e também para o caso que está presente somente em uma delas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso da matemática financeira na tomada de decisão para formaçãoda reserva de emergência
    (2023-12-20) SOUZA, Roberto Soares de; CAMPELO, Anderson David de Souza; http://lattes.cnpq.br/4770327690461769; https://orcid.org/0000-0002-3779-4612
    O trabalho em questão tem como objetivo mostrar como a matemática pode ajudar na tomada de decisão para criacão da reserva de emergência, no entanto, é necessário o leitor ter certos conhecimentos sobre: economia, fundamentos da matemática financeira, conceito de reserva de emergência, títulos públicos e privados, além das taxas e impostos que incidem sobre os títulos. Desta forma, o leitor estará munido de conhecimento básico sobre o assunto. Isso é importante, pois pesquisas mostram que grande parte da população brasileira, não tinham qualquer reserva emergencial, fazendo o Estado agir injetando dinheiro na economia para “ajudar a população”no período pandêmico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A matemática básica e o direito do consumidor: o uso da razão e proporção em postos de gasolina
    (2023) SILVA, Orivelton Cristian Medeiros da; LOPES, Francisco Paulo Marques; http://lattes.cnpq.br/8131359499246280; https://orcid.org/0009-0006-5572-2782
    O tema deste trabalho é “A Matemática Básica e o direito do consumidor: o uso da razão e proporção em postos de gasolina”. Avaliou-se como a matemática pode constituir importante ferramenta no dia a dia de todos, não sendo utilizável somente em sala de aula, mas com aplicabilidade nos mais diversos ambientes do mundo prático. Para a escrita do trabalho, a pesquisa aplicada foi do tipo bibliográfico, onde os documentos consultados foram a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Além desses dois documentos, norteadores de currículos de escolas públicas e privadas no Brasil, utilizou-se o Código de Defesa do Consumidor – CDC – regido pela Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, pois mostra-se urgente que, ao aliar a matemática e leis, enquanto a matemática permite que os consumidores entendam os preços e quantidades envolvidas nas transações, o CDC oferece proteção e respaldo legal caso ocorram problemas ou discrepâncias nas operações dos postos de gasolina. Juntos, esses dois aspectos asseguram uma relação equilibrada e transparente entre os estabelecimentos comerciais e os consumidores, promovendo a confiança e a segurança nas transações de combustível. Concluiu-se que a matemática básica, principalmente o assunto de razão e proporção, mostrou-se como instrumento útil nesse processo de fiscalização e consumo consciente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma abordagem elementar do fractal árvore pitagórica
    (2023-12-21) PEREIRA, Matheus Valter da Silveira; VAZ, Cristina Lúcia Dias
    Neste trabalho, através de vasta pesquisa bibliográfica, faz-se um estudo sobre alguns aspectos da Geometria Fractal, caracterizada por ser um modo pioneiro de visualizar e conceber o conhecimento geométrico. Especialmente, apresenta-se uma abordagem sobre os fractais desde o seu surgimento, o emprego da terminologia fractal, desta cando suas propriedades e características. Mostra-se alguns dos fractais clássicos como o Conjunto de Cantor, Tapete de Cantor, Triângulo de Sierpinski, Tapete de Sierpinski e o Floco de Neve de Koch. Além disso, por meio do fractal Árvore Pitagórica busca-se a aplicação da geometria fractal nos conceitos matemáticos referentes ao perímetro, áreas, sequências e progressões geométricas. Este trabalho oferece, ainda, a apresentação de representações artísticas que utilizam o Teorema de Pitágoras e a Árvore Pitagórica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cáculo diferencial e integral na cinemática com aplicações do software maple
    (2023-12-11) ARAÚJO JUNIOR, Luiz Guilherme Carnevali de; SILVA, Juaci Picanço da; http://lattes.cnpq.br/0058157578227227
    No presente trabalho é descrito o estudo do cálculo diferencial e integral, tal como é visto nas disciplinas do curso de licenciatura em matemática. Os conceitos, definições, teoremas e exemplos são apresentados de forma gradual de modo que o leitor possa compreender da melhor maneira possível. Todavia, no decorrer dos capítulos é exposto um pouco mais dos conhecimentos de cinemática e como o cálculo diferencial e integral pode ser aplicado nesse assunto. Neste TCC também será abordado o conhecimento do software Maple, que é uma ferramente útil para cálculos matemáticos, gráficos e muito mais, porém, nesse momento o principal foco são os gráficos que o software nos possibilita construir. É de conhecimento geral que o ensino da cinemática muitas vezes é complicado por ter uma linguagem técnica em um assunto muito prático.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Métodos diretos e interativos para solução de sistemas lineares
    (2023-12-19) SABINO, Lucas Carvalho; ARAÚJO, Manoel Silvino Batalha de; http://lattes.cnpq.br/5344063649301668
    Este trabalho tem como objetivo central realizar um estudo sobre alguns dos principais métodos para a solução de sistemas lineares, dada a frequência significativa com que esses sistemas surgem em diversas áreas, tais como engenharia, estatística, biologia, finanças, economia, entre outras. Entre os métodos existentes, nossa atenção estará voltada para duas classes amplamente reconhecidas: os métodos diretos, com destaque para a eliminação de Gauss e a fatoração LU, e os métodos iterativos, com ênfase nos métodos de Jacobi e Gauss-Seidel. Considerando a complexidade de sistemas lineares que podem envolver centenas ou milhares de equações, a abordagem computacional se mostra fundamental para encontrar soluções exatas ou aproximadas. Nesse contexto, faremos uso do software GNU Octave como a principal ferramenta para desenvolver algoritmos capazes de calcular, de maneira direta ou iterativa, as soluções desejadas. Ao final deste estudo, exploraremos a aplicação prática desses métodos, destacando suas vantagens, limitações e a eficiência de cada método visto através do GNU Octave. A intenção é fornecer uma compreensão aprofundada dessas técnicas, visando contribuir para a resolução eficiente de sistemas lineares em contextos diversos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia
    (2023) MONTEIRO, Alef Junior da Silva; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que é um modelo de ensino a distância temporário que buscou a transposição do ensino presencial, fazendo que todos os níveis de ensino fossem impactados, incluindo o ensino superior. Assim, neste trabalho, buscamos investigar os desafios enfrentados por formadores de professores de matemática durante o ERE. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com professores do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo o questionário como instrumento para a constituição dos dados, e a análise textual discursiva como metodologia de análise dos dados constituídos. Os resultados apontaram desafios relacionas a: falta de conexão da internet, falta de atenção/participação dos alunos, aos métodos de avaliação e a questões relacionadas a saúde mental, bem como aprendizagens relacionadas aos usos da TD e a valorização do papel do professor. Portanto, pode-se concluir que o ERE constitui um cenário de muitos desafios e aprendizagens para os formadores de professores de matemática, o que pode nos ajudar a refletir acerca do ensino de matemática e da formação de professores de matemática no período póspandêmico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Variedades unidimensionais não-hausdorff e folheações do plano
    (2023) LIMA, João Marcos Xavier de; BERTOLINI, Marcel Vinhas; http://lattes.cnpq.br/1495009615949354
    Neste trabalho, abordaremos conceitos fundamentais de topologia geral, variedades e folheações, com o objetivo central de demonstrar o resultado principal apresentado no artigo [3] de André Haefliger e George Reeb. Esse resultado estabelece que o espaço de folhas de uma folheação do plano possui uma estrutura de variedade unidimensional, possivelmente nãoHausdorff. Inicialmente, introduziremos conceitos básicos de topologia geral, com ênfase em topologia quociente, fornecendo exemplos essenciais para o entendimento do tema. Em seguida, explora-se o estudo de variedades topológicas, conceitos como espaço quociente de uma variedade, espaços simplesmente conexos e exemplos focados em variedades unidimensionais. Dedicaremos atenção especial à definição de folheações em uma variedade, agora de Hausdorff, e suas classes de equivalência conhecidas como folhas. Apresentaremos alguns resultados sobre espaço de folhas e exemplos de folheações. Exploraremos a íntima relação entre as folheações do plano e a estrutura de variedades unidimensionais simplesmente conexas. Por fim destacamos como esses resultados revelam uma demonstração do Teorema de Kaplan.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022
    (2023-12-20) PIMENTEL, Jhonata Klark Souza; LEVY, Lênio Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1171794682934046; https://orcid.org/0000-0002-8513-9460
    Esta pesquisa apresenta um levantamento dos conceitos mais comuns de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. Foi realizada uma análise de dados mediante acesso ao banco de teses da CAPES, tendo-se detectado as teses defendidas nos períodos em questão. Através de sorteio, escolheram-se 8 (oito) trabalhos, cada um deles defendido num ano distinto. Extraíram-se tais “conceitos / definições”, os quais passaram a constar em uma tabela junto com informações acerca das teses. Em seguida, localizaram-se reiterações conceituais, dado o intento de encontrarem-se aspectos ou características que fossem comuns a duas ou mais delas. Após a referida análise, foi possível identificar os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática encontrada nos trabalhos, que seguiram concepções de autores como Burak (1992), Bassanezi (2006), Biembengut e Hein (2005), Barbosa (2001) e Almeida, Silva e Vertuan (2012). Destaca-se que a utilização da modelagem matemática como estratégia pedagógica enriquece o processo de ensino-aprendizagem e prepara os alunos para o enfrentamento de problemas complexos da vida.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio no aprendizado da matemática
    (2023) SILVA, Jefferson Pedro Silva e; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    Esta é uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa com fins exploratório e descritivo e procedimentos de pesquisa de campo, utilizando-se da análise textual discursiva na análise e interpretação dos dados e teve como objetivo geral identificar as causas das dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio para compreenderem o ensino matemático. Participaram desse estudo, 50 alunos do ensino médio da Escola Maestro Waldemar Henrique, localizada no bairro do Benguí em Belém do Pará. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento um questionário e a realização de entrevistas juntamente com os alunos. As dificuldades estudadas nesta pesquisa, tendo como norte o que diz a literatura, foram: o desinteresse, a falta de motivação dos pais ou responsáveis, achar a matemática difícil e a distração em sala de aula. E na análise do questionário e durante as entrevistas observou-se que as quatro dificuldades estudadas neste trabalho foram apontadas pelos alunos, onde houve um maior número de alunos indicando que, achar a matemática difícil e a distração em sala de aula são as dificuldades que mais afetam a compreensão do ensino matemático durante as aulas. E que mediante ao referencial teórico deste trabalho, podemos indicar como proposta, a aplicação de jogos matemáticos durante as aulas, além de apresentar para os discentes as aplicações que os assuntos estudados em sala têm em seus dia-a-dias, mostrando também a importância fundamental que estes temas tem para as ciências, em seus diversos níveis de aplicação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma história do teorema de pitágoras: demonstrações e curiosidades
    (2023-12-12) AMARAL, Jairo Sena do; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550
    Este trabalho de conclusão de curso realiza uma revisão teórica abrangente sobre o teorema de Pitágoras, explorando diversas demonstrações dessa importante equação matemática. Além disso, busca-se destacar a relevância desse teorema em áreas como matemática, física e engenharia, evidenciando sua aplicabilidade em diferentes contextos. Outro objetivo desta pesquisa é apresentar a história e as origens do teorema de Pitágoras. Isso inclui não apenas a análise do conhecimento disponível sobre o filósofo Pitágoras, mas também a investigação de evidências do uso desse teorema por civilizações que existiram antes mesmo do período em que Pitágoras viveu. Ao abordar esses aspectos em profundidade, esperamos contribuir para uma compreensão mais detalhada do teorema de Pitágoras, seus fundamentos e suas implicações em diversas áreas do conhecimento. Ao fazer isso, buscamos enriquecer o estudo desse teorema clássico e promover uma apreciação mais ampla de sua importância histórica e contemporânea.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Letramento matemático através de jogos e prática
    (2023) SOUSA, Ilza de Jesus Alves Correa; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica e empírica, buscando pesquisas em sites acadêmicos no sentido do letramento matemático por meio de jogos, levantando alguns assuntos voltados para as estratégias que o professor utiliza para realizar o letramento matemático para facilitar o entendimento dos alunos nas salas de aula utilizando o uso de jogos para esse fim. Foram, também, incluídos nesse trabalho após a seleção dos materiais, seleção dos assuntos mais pertinentes, depois analisado qualitativamente e realizado a compreensão da importância do letramento da matemática no ensino, e quais as estratégias usadaspelo professor na salade aula paratornar a matemática mais prazerosa. Assim, em análise crítica dos artigos permitiu identificar que jogos podem ser ferramentas eficazes para os estudantes e estimular a aprendizagem da matemática,além de contribuir para o entendimento de conceitos matemáticos e para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Contudo, é de se notar que a introdução e utilização de jogos deve estar fundamentada no sentido pedagógico e ser cuidadosamente planejada pelos professores. Dessa forma tendo de forma mais efetiva a aprendizagem.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Teoria de galois: teorema fundamental e alguns exemplos
    (2023-12-12) PIRES, Felipe Quaresma; CANELLA, Juliana Silva; http://lattes.cnpq.br/1933036212945705
    Analisar e compreender a possibilidade de resolver equações polinomiais é uma questão que acompanha há muitos séculos o ambiente matemático e está fortemente relacionada com muito dos desenvolvimentos do saber algébrico/matemático. Nesse sentido, tem-se como essencial as teorias Matemáticas que abordam, em seus distintos aspectos, esse conteúdo. Logo, o presente trabalho busca apreender a singularidade instigadora de um avanço signifi cativo nos estudos das equações polinomiais que ecoaram a outros ramos da Matemática, a Teoria de Galois. Para isso, almeja-se, inicialmente expor os recursos algébricos básicos (gru pos, anéis, homomorfismo de anéis, corpos, extensões de corpos) `a assimilação edificadora das particularidades existentes na Teoria de Galois.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpos quadráticos: uma introdução à teoria dos números algébricos
    (2023) MACEDO, Felipe Baia; LELIS, Jean Carlos de Aguiar
    Este trabalho tem a finalidade de apresentar os Corpos Quadráticos. Para isso, será necessário realizarmos uma introdução à Teoria dos Números Algébricos. Destacamos que o principal objetivo é conseguir apresentar os assuntos de maneira didática sem perder o rigor matemático, por esse motivo, destacamos as definições, proposições, lemas e teoremas com suas respectivas cores e diversos exemplos para facilitar a ideia da teoria. Para tal propósito, apresentaremos alguns conceitos e resultados que complementam assuntos vistos em Álgebra Abstrata nos cursos de graduação, a fim que o leitor construa uma base necessária para com preender o conteúdo principal desta pesquisa. Serão apresentados os conceitos de corpos quadráticos e anéis de inteiros quadráticos, assim como, suas características. No decor rer, vamos abordar os anéis quadráticos complexos e os anéis quadráticos reais. Por fim, demonstramos que Zh1+√−19 2 i é um anel principal que não é euclidiano e discutimos seexistem outros com a mesma estrutura.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologias digitais no ensino: o cálculo de área de regiões poligonais com uso do geogebra
    (2023) CEARENSE, Ewerton Luiz Bastos; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral propor o uso do Geogebra para o cálculo de área de regiões poligonais. Para isso, no primeiro momento, trazemos alguns aspectos do desenvolvimento histórico do cálculo de área do antigo Egito até a era moderna. Em seguida, mostramos as definições, Teoremas e Postulados da geometria plana que fundamentam o cálculo de área. Além disso, falamos sobre o contexto em que vivemos demonstrando porquê usar o Geogebra e tecnologias digitais na educação. Apresentamos um tutorial de como calcular área de regiões poligonais no software Geogebra assim como aplicar a Fórmula de Pick no mesmo programa. Por fim, visando a aplicação no ensino básico, deixamos um exemplo de atividade usando o Geogebra para determinar a área aproximada de uma região contida em um mapa.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    A desigualdade integral de simons
    (2023-12-11) ARIAS, Alisson Thiago de Souza; SILVA, Adam Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/2721856201150293; https://orcid.org/0000-0003-2587-1729
    Neste trabalho, apresentaremos um estudo sobre a fórmula de Simons e a desigualdade integral de Simons. Ambos os resultados são fundamentais para o estudo de subvariedades mínimas. Nosso objetivo é desenvolver toda a teoria fundamental necessária para compreender e interpretar esses resultados. Na primeira parte, exploraremos a teoria inicial relacionada à Geometria Riemanniana. Apresentaremos uma forma de derivar objetos em uma variedade e desenvolveremos um estudo sobre a curvatura de uma variedade riemanniana. Definiremos o que são tensores em uma variedade riemanniana, explicaremos o conceito de imersões isométricas e, buscando entender a sua geometria, encontraremos um (2,1)-tensor chamado segunda forma fundamental. Na segunda parte, nos aprofundaremos no estudo da fórmula e da desigualdade de Simons. Demonstraremos ambos os resultados e analisaremos artigos que se baseiam nesses resultados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Solução da equação de convecção-difusão no openfoam: uma aplicação do método de volumes finitos
    (2023-12-19) SANTOS, Alana Paula Monteiro; ARAÚJO, Manoel Silvino Batalha de; http://lattes.cnpq.br/5344063649301668
    Este trabalho foi elaborado vislumbrando a contribuição para o conhecimento e compreensão de uma parte da Matemática Aplicada. Esta pesquisa foi desenvolvida com base em referências bibliográficas. Baseado nos estudos desenvolvidos,constatou-se que as técnicas mais populares de solução numérica de equações diferenciais parciais (EDPs) são os seguintes métodos: Diferenças Finitas, Elementos Finitos e Volumes Finitos. Para a Dinâmica dos Fluidos Computacional (DFC) o método de Volumes Finitos se destaca, pois tem a vantagem da conservação dos fluxos nas grandezas trabalhadas, em sua formulação, o que possibilita a utilização de malhas não estruturadas de uma maneira mais natural. O OpenFOAM é um software de código aberto no qual estão implementadas várias bibliotecas para a discretização de Equações Diferenciais Parciais pelo método de Volumes Finitos. A sua utilização de forma eficiente requer um estudo teórico prévio sobre as Equações Diferenciais, o próprio método de Volumes Finitos juntamente com as técnicas de discretização dos termos convectivo e difusivo presentes nas equações de conservação. A equação de convecção-difusão, em uma e duas dimensões, é a EDP com a qual podemos fazer os primeiros estudos dessa teoria, possibilitando entender as principais técnicas de uma forma prática e fazendo os estudos necessários para trabalhar com equações mais complexas da DFC. Este trabalho tem como objetivos estudar EDPs de segunda ordem, estudar o método de volumes finitos e sua utilização para a discretização da equação de convecção-difusão em duas dimensões, além de fazer a implementação numérica das equações no OpenFOAM.