Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA

URI Permanente para esta coleção

Escola de Teatro e Dança / Bibliotecária: Rosemarie Costa Fone: (91) 3212-5050 E-mail: bib_etdufpa@ufpa.br

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 98
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dramaturgias invisíveis: a importância do Teatro Inclusivo para crianças autistas
    (2004-11-04) CASTRO, Ana Paula; MAUÉS, Marton Sérgio Moreira
    Este trabalho explora a importância do teatro inclusivo no desenvolvimento de crianças autistas, destacando como essa forma de arte oferece um ambiente seguro e estimulante para a expressão emocional e social. A experiência de uma mãe solo, que observou os impactos positivos do teatro na comunicação e sociabilidade de seu filho, Pedro, revela a necessidade de uma dramaturgia adaptada que respeite as singularidades de cada criança. A participação em atividades teatrais e circenses demonstrou melhorias nas habilidades motoras e na autoestima de Pedro, evidenciando o teatro como uma ferramenta eficaz para inclusão e desenvolvimento integral. As entrevistas com educadores de teatro ressaltam a carência de dramaturgias que reflitam as vivências de crianças atípicas e a importância de metodologias inclusivas que valorizem cada aluno como indivíduo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Performances no Twitter: um breve ensaio sobre formas de autorrepresentação contemporâneas
    (2004-11-04) CARVALHO, Marcos Adles de; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540
    Este é um Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Pará, requisito para conclusão da disciplina de TCC II, e orientado pela professora Drª. Karine Jansen. O trabalho é uma investigação sobre atividades performativas na Rede Social da Internet (RSI) Twitter, atualmente conhecida como X. Aqui, faremos um breve histórico sobre as formas de autorrepresentação na História, da literatura até chegar à Internet, depois vamos explorar um pouco da história desta rede social, para então esmiuçar como as suas autorrepresentações, expressões e interações podem ser relacionadas com a teoria da performance e do jogo, propostas por Richard Schechner. Outros objetivos desta pesquisa são: contextualizar historicamente a Internet e debater as dinâmicas de funcionamento particulares do Twitter/X. Apesar de ser um trabalho eminentemente da área do Teatro, com foco na performance, pretendemos trazer outros campos do conhecimento, como a Comunicação, no sentido de enriquecer interdisciplinarmente a discussão proposta. Esta é uma pesquisa qualitativa e descritiva, feita no intuito de aprofundar as discussões sobre Teatro, Performance e Novas Mídias. Foram adotados procedimentos como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo na rede social.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mulheres morae(i)s uma tríade da justiça cega, surda e muda: performance como (re) corte da violência geracional contra o feminino
    (2004-10-31) FALCÃO, Márcia Fernanda de Moraes; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540
    Este resumo apresenta um estudo performático acadêmico que envolve histórias reais de três mulheres da mesma família em gerações diferentes. Trato então de uma violência geracional. O interesse pela arte ligada à performance e em falar das mulheres invisibilizadas pela violência doméstica se desenvolveu e foi se concretizando ao longo dos estudos acadêmicos. Tal interesse teve início em umas das primeiras disciplinas do curso de licenciatura em teatro, através de disciplinas ligadas à arte performática até se transformar em um trabalho de conclusão de curso. Na disciplina de performance tive a oportunidade de conhecer teóricos que trabalharam com conceitos performáticos entre eles Richard Schecner, autor que me deu embasamento teórico para outras pesquisas que viriam consequentemente sobre a mesma linha de pesquisa. Comecei a desenvolver minha pesquisa sobre a violência contra a mulher, fui buscando ainda mais outras mulheres que antecediam minha geração e é sobre essa violência geracional onde incluo minha vó materna, minha mãe e eu, mulheres que foram violentadas fisicamente e psicologicamente por seus companheiros durante algum tempo, o que irei relatar e expor no meu trabalho de conclusão de curso utilizando-me de recursos e estudos performáticos. O trabalho conta com um amplo estudo dentro da arte de performance e autores que me nortearão ao longo do processo escrito e atuante o trabalho de conclusão de curso, colocando em prática a vivencia dessas três mulheres que foram violentadas por seus companheiros. Exploro essa manifestação artística como ferramenta para provocar reflexões, o trabalho consiste em conscientizar mulheres e homens sobre a violência contra as mulheres em seus diversos aspectos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As memórias do Sr. Penante: uma dramaturgia sobre o ator José de Lima Penante e o teatro paraense do século XIX
    (2004-11-04) REIS, Rafael Bruno Rodrigues dos; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260
    Este estudo propõe descrever e refletir sobre o processo criativo da peça As memórias do Sr. Penante como espaço de pesquisa e valorização das memórias das artes da cena paraense e do ator José de Lima Penante, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, além de refletir sobre o processo aos olhos de um pesquisador-dramaturgo, acompanhado de uma pesquisa historiográfica. O caminho metodológico é dividido em quatro etapas: 1 – Levantamento bibliográfico e documental; 2 – Análise dos dados do material levantado; 3 – Desenvolvimento criativo da peça; e 4 – A obra em destaque. Neste levantamento inicial, três obras são o pilar investigativo, pois retratam pedaços da trajetória do artista Lima Penante (Salles, 1994; 2000; Ávila, 2019). Construir este texto dramático de cunho histórico-biográfico foi, na realidade, o ato de pesquisar os vestígios e rastros da história de Lima Penante deixados pelos acontecimentos históricos e fixados em fontes bibliográficas e documentais (Magalhães, 2019). Foram as personagens interpretadas por ele que caracterizaram um dos motores embrionários na construção da narrativa dramática, considerando como elementos essenciais da dramaturgia o tema, o enredo, as personagens, o espaço, o tempo e as ações dramáticas. Na peça criada nesta pesquisa, o protagonista representa o próprio ator no ano de 1892, ano de seu falecimento. Suas personagens ganham vida para contar a memória de nosso primeiro ator profissional que traçou um percurso fora do Estado, conforme Vicente Salles. Os resultados oriundos desse processo de pesquisa oportunizaram construir, não somente a peça, mas desdobramentos acadêmicos, performáticos e pedagógicos em teatro. Este estudo enfatiza a importância da pesquisa historiográfica na área do teatro paraense, assim como o estudo da dramaturgia histórica de figuras importantes que ainda precisam de um olhar atencioso. As memórias do Sr. Penante é uma peça teatral, em potencial, que pode provocar reflexões, debates, estudos e propagação cultural na área do teatro sob esta versão dramatúrgica e os desdobramentos que ela pode possibilitar futuramente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre o teatro e as projeções audiovisuais na Poética de Nando Lima
    (2004-11-04) PEREIRA, Luana de Fátima Sousa; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098
    O presente trabalho tem como objetivo identificar o recurso audiovisual como uma ferramenta usada no teatro, a partir da análise das performances e da trajetória do artista visual Nando Lima. Diante disso, essa pesquisa irá discutir as questões visuais encontradas em projeções usadas pelo artista e como as suas significações se relacionam com os espectadores em termos de interação e imersão, usando a visualidade e a tecnologia como parte da cena. Para a realização desse trabalho foram analisadas duas performances: “À Sombra dos Homens Ausentes” e “Incidental”. O trabalho consiste em entrevistar Nando sobre seu trajeto artístico e quais suas propostas ao usar as projeções, além de observar características do teatro e do audiovisual inseridas em suas obras.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cenografia Urbana no Auto do Círio: a cidade de Belém como palco de celebração
    (2023-11-29) BESSA, Gabrielle Aboul Hosn; AZEVEDO, Jorge Luís Torres de; http://lattes.cnpq.br/1883014995844657
    O Auto do Círio, é uma homenagem artística à Nossa Senhora de Nazaré, em forma de cortejo pelas ruas de Belém, criando experiências únicas e pessoais, promove uma comunhão cultural e artística na cidade. O espetáculo envolve devoção, fé e diversidade, transcendendo barreiras religiosas. O cortejo é marcado pela construção coletiva, uma cidade e suas pessoas, valorizando a expressão artística e o patrimônio cultural. A relação intrínseca entre o Auto do Círio e a cidade é explorada, destacando a cenografia urbana como linguagem visual que enriquece a sua identidade. A pesquisa foi feita com base na metodologia qualitativa tendo embasamento descritivo no relato de experiência, além da busca por teóricos nas áreas de teatro e cenografia. Este estudo contribui significativamente para a compreensão da interação entre a cenografia e o teatro, ressaltando a relação do bairro da Cidade Velha e o Auto do Círio como um espetáculo que vai além do cortejo de rua, transformando a cidade em palco de celebração, tradição e arte.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do teatro do oprimido à teatra da oprimida: um convite à noção da periculosidade
    (2023-11-30) RIBEIRO, Gabs Almeida; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704
    Este artigo intitulado de “Do Teatro do Oprimido à Teatra da Oprimida: um convite à noção da periculosidade” faz um especial questionamento e traz minhas inquietações das minhas experiências acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Teatro na Escola de Teatro e Dança da UFPA, onde busco uma reflexão, principalmente, a partir de experiências e estudos do campo teórico da Estética do Oprimido (BOAL, 2009), a obra “Teatra Da Oprimida” (LEAL, 2019) e das “Pedagogias das Travestilidades” (PASSOS, 2022), que visam questionar a ausência das transgeneridades como referencial teórico no curso. Finalizo com a proposta de um ato político, que visa provocar uma reflexão sobre o potencial transgressor do campo teórico que discute e aprofunda, e ao mesmo tempo faz resistências e luta de trans/travestis como sujeitas de direitos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Teatro como uma experiência de Yoga: O Corpo Devoto Atuante
    (2023-12-01) SANTOS, Jeziel Espíndola dos; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa pessoal do discente em Licenciatura em Teatro da ETDUFPA, Jeziel Espindola dos Santos, sob a orientação de Ivone Xavier2, sobre o processo de yoga que ocorre no seu corpo de devoto/atuante. Processo esse que acontece durante as etapas de concepção e ações em curso no acontecimento cênico de Dasinudasi Devi Dasi; no Casarão do Boneco. O processo de yoga é investigado sob a ótica de Srila Prabhupada (2017) dentro das noções de corpo do Vedanta Vaishnava. Dialogando com as noções de corpo e identidade de Ana Flávia (2010) na prática do laboratório de mascaramento sob a coordenação de Aníbal Pacha3 no ano de 2022.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro e autoridade digital: planejamento de conteúdo e sua importância nos ambientes de ensino
    (2023-12-01) ALMEIDA, Igor Martins Sousa Bacelar; BAENA, Graziela Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1245905192032571
    Para dar início as discussões, argumentos e considerações apresentadas neste trabalho, é realizada uma breve introdução dos motivos que possibilitaram e deram margem para a construção e desenrolar desta pesquisa. Este Trabalho de Curso traz um levantamento bibliográfico sobre os Seminários de Pesquisa Teatral (SPT) e, para discussão alguns apontamentos sobre a comunicação e a falta de presença ativa nos meios digitais, fazendo conexões com o trabalho de pesquisadores do espaço digital como Martha Gabriel, Rafael Terra, Henry Jenkins e Marshal McLuhan que, através de seu trabalho, orientam a forma como desenvolvi a construção desta pesquisa. No desenvolvimento apresenta-se cinco partes no qual é demonstrada uma linha do tempo de quinze anos dos SPT e como cada período está ou não presente nos meios digitais, logo este trabalho coloca dentro da academia o debate sobre o que está sendo feito com o conhecimento gerado durante o evento, para onde estão indo os registros históricos das edições e se o público alvo está participando e sendo atingido de forma efetiva neste processo. E por fim apresenta-se a conclusão deste TCC com as considerações necessárias a serem feitas acerca da temática aqui discutida.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Narrativas subversivas no teatro de igreja: dos palcos do Sant’Arte ao protagonismo da minha história
    (2023-12-17) COSTA, Dalila Andréia Cardoso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Através desse memorial acadêmico, reúno alguns relatos e registros da minha trajetória de vida atrelados ao meu encontro com o Grupo Sant’Arte, primeiro espaço em que pude experimentar a arte de forma autônoma e coletiva. Através desses recortes de narrativas pretendo enfatizar de que forma o grupo se organizava entre si para acolher jovens, adolescentes e adultos, de suas mais diversas origens, crenças e modos para dar vida a um espaço de pesquisa e fazer da cena teatral, e como as nossas experiências refletiam nas dramaturgias e construções cênicas dentro de uma igreja católica de Ananindeua dando início a um teatro litúrgico- subversivo. De que forma essa construção se deu juntamente ao processo de fortalecimento identitário dos integrantes em sua maioria com vivências marginalizadas (pessoas pretas, lgbtqia+ da região metropolitana e periférica) enquanto sujeitos na sociedade. Faço também um recorte de outras produções artísticas e experiências que estão em torno desse longo processo de auto conhecimento ao expandir para outros espaços como a Escola de Teatro e dança da UFPA como a minha participação em espetáculos do GTU (Grupo de Teatro universitário) enquanto projeto de extensão e o meu ingresso no curso de licenciatura em teatro. Esse trabalho é também uma forma de comunicação para os que, assim como eu, buscam compreender o lugar de onde vieram ,o lugar em que estão inseridos atualmente e de que forma a produção artistica na comunidade pode potencializar uma pedagogia decolonial ao buscar referências em nossas próprias histórias.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Marcação ou partitura?” particularidades conceituais no trabalho de tradução dentro do GITA
    (2023-11-29) Barbosa Júnior, Augusto Jones de Aragão; SOUZA, Iara Regina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7853301997403243
    Este trabalho visa fazer um relato memorial acerca de minha trajetória pessoal como membro pesquisador do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante (GITA), pertencente ao curso de Licenciatura em Teatro da UFPA. Visando relatar como se deu meu ingresso no curso e no grupo de pesquisa, além do contato com a área teórica e prática que a cerca, como treinamento, dramatização e o entendimento psicofísico de meu corpo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O poço como corpo insurgente: o que o mascaramento desmascara?
    (2023-11-28) SANTOS, Madson Douglas Silva dos; SARÉ, Larissa Latif Plácido; http://lattes.cnpq.br/3313460196086035
    O presente memorial é o resultado do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Teatro da UFPA, o relato se baseia em uma pesquisa de treinamento pessoal para uma criação performática a partir de memórias, resultados da diáspora para a marginalização. O método pessoal coloca em xeque a construção de um corpo máscara como dispositivo de denúncia e de comunicação. Face ao deslocamento de pessoas indesejadas para os lugares mais extremos, questionando o que promove a desumanização e desorganização de grupos de pessoas negligenciadas, tornando a simples existência num desafio e o reforço dessa existência numa relação comunitária nem sempre tão firme. O objetivo do treinamento é um corpo consciente e preparado para uma performance.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O drama por trás de uma promessa: uma vida anulada na casa ‘DUSZÔTRO’
    (2023-12-01) SOUSA, Bruno José Ferreira de; MAUÉS, Marton Sergio Moreira; http://lattes.cnpq.br/7788085281871242
    Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta desenvolver uma dramaturgia baseada na história de vida de Rosa Maria Ferreira de Sousa, minha mãe, uma mulher ribeirinha que nasceu em abril de 1954 e em 1966, aos 12 anos de idade, deixou sua vida relativamente tranquila no interior do Marajó (PA) e migrou para Belém do Pará, sob a promessa de estudar e ter uma vida melhor. No entanto, ao chegar na cidade, ela foi surpreendida por uma realidade cruel: a exploração doméstica em condições análogas ao trabalho escravo. O processo de pesquisa envolve memórias minhas e uma entrevista com minha mãe. A dramaturgia a ser construída tem o objetivo de colocar em evidência uma história triste e ainda comum em nossa região, bem como denunciar a realidade da exploração doméstica, sobretudo de meninas pré-adolescentes. A obra não busca retratar de forma literal todos os desafios enfrentados por minha mãe, mas sim de criar cenas fortes inspiradas nas vivências pessoais e nas injustiças que ela também presenciou com outras domésticas que ousavam questionar as condições as quais eram submetidas e nas cenas que testemunhei enquanto filho de Dona Rosa, que foi apadrinhado por uma de suas patroas. Por meio dessa dramaturgia, que tem como título “Duszôtro”, busca-se convidar a reflexão do público sobre a existência da exploração doméstica e sua relevância no contexto social atual. A obra visa proporcionar uma reflexão sobre a desigualdade social, as violações dos direitos humanos e a importância de combater essa forma de exploração, além de incentivar ações de enfrentamento e políticas públicas voltadas para a proteção das vítimas e a promoção da igualdade de gênero.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sensoriedades abissais: construções artísticas sensoriais não visuocêntricas
    (2022-02-25) GODINHO, Odin Gabriel da Cunha; SARÉ, Larissa Latif Plácido; http://lattes.cnpq.br/3313460196086035; SOUZA, Iara Regina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7853301997403243
    Este estudo apresenta as atividades de "Sensoriedades Abissais", um grupo dedicado à experimentação artística não visual para pessoas com deficiência visual, abrangendo o período de 2019 a 2020, desde o início das oficinas até a criação do podcast "Sensoriedades Abissais em Podcast". A pesquisa começou com uma análise das formas de compreensão sensorial e comunicação, estabelecendo conexões entre esses elementos e explorando referências em artes sensoriais brasileiras. O objetivo principal foi unir as atividades do grupo com as descobertas na área, promovendo uma interseção produtiva.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Jogos teatrais para não-atores: um relato de experiências em ambiente laboral
    (2023-05-30) ALMEIDA, Poliana Cardoso; SOUZA, Iara Regina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7853301997403243
    O presente trabalho tem como tema a minha trajetória pessoal como artista até suas vertentes no espaço laboral onde atuo. O objetivo é abordar a importância de jogos teatrais e a utilização do mesmo como recurso didático para desenvolver pensamentos críticos, análise pessoal e resolução de conflitos. A escolha desse processo se desenvolveu a partir da necessidade de investigar a comunicação e o efeito causado na instituição. Tendo em vista a necessidade de qualidade no ambiente organizacional propondo-se metodologias inspiradas no método de Teatro do Oprimido descrito em três fases: Onde tudo começou; Habilidade de se reconhecer no espaço; Jogos e aprendizados. Por fim, o trabalho procura apresentar caminhos para desenvolver qualidade e bem estar para melhoria das pessoas no ambiente de estudo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A luta da mulher negra na Comunidade São Sebastião do município de Acará - PA
    (2023-06-13) SOUZA, Silvanete Lima de; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098
    Este trabalho aborda a qualificação das mulheres quilombolas, observando a trajetória desde a formação básica até o acesso à Universidade. A perspectiva estabeleceu-se a partir de minha graduação na Escola de Teatro e Dança da UFPA, com a compreensão da importância da mesma, enquanto uma luta pelo direito à qualificação e cuja reflete na Comunidade Quilombola de São Sebastião do município de Acará, a qual eu faço parte. Na construção do Trabalho de Curso, compreendo que trago comigo as vozes de outras mulheres da minha comunidade, um coletivo, mulheres negras que lutam como eu, por uma formação de qualidade. Apresento aqui a alegria desse grupo de mulheres ao realizar o sonho que não é só delas, mas, coletivo. Há pouco tempo, essas mulheres não tinham oportunidade de atuar fora da sua comunidade, não podiam sair de casa, mas hoje atuam em vários lugares. A força deste trabalho está nessas vozes, e esta força me leva a traçar novas buscas de conhecimentos para que possamos desenvolver projetos no quilombo. Para construir esta escrita, realizei a leitura do Trabalho de Curso de Ingrid Gomes de Freitas, outra mulher negra, intitulado “Manifesto Pauta Negra: em rastros de criações (po)éticas descoloniais de uma encenadora-produtora” (Ingrid é recém concluinte do curso da Licenciatura em Teatro pela ETDUFPA, com defesa do trabalho em 27 de março, às 14 horas, sob a orientação da Profa Andréa Flores). Também tenho como leitura importante o artigo “A inserção do teatro no currículo de escola pertencente às comunidades quilombolas e suas contribuições naformação discente e na preservação da cultura” de Alex do Carmo Barbosa; Camilla Gonçalode Souza; Renata Rocha da Silva e Renan da Silva Batista em:
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Casangrá: casas que sangram
    (2023-06-15) FRANÇA, Tarsila Maquiavel Rosa de; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098
    O presente artigo científico aborda de maneira reflexiva sobre o processo criativo do espetáculo Casangrá, apresentado no Teatro Universitário Claudio Barradas em novembro de 2022. Casangrá provoca uma discussão entorno dos serviços domésticos, ainda muito presente em nosso cotidiano, focando mais precisamente nas figuras da empregada doméstica e da cria de família. Para a construção do projeto foi utilizado como metodologia a memória oral e a escrevivência, resultando numa dramaturgia dramática que em alguns momentos flerta com a comicidade e uma encenação híbrida que através de elementos cênicos falam da realidade amazônida. Através deste processo criativo é discutido principalmente sobre a condição da mulher periférica na atual sociedade relacionando-a aos processos históricos do capitalismo e seus impactos na raça e gênero. Por fim, o artigo Casangrá é um grande manifesto feminista que trata sobre o processo de criação do primeiro espetáculo de Tarsila Rosa, focando na área da dramaturgia e encenação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Oficina on-line Minha Voz: análise de um processo de preparação vocal para o teatro
    (2023-06-19) ALVAREZ, Patricia Gabriela Rodriguez; OLIVEIRA, Marluce Souza de; http://lattes.cnpq.br/0309933598280425
    Este artigo objetiva analisar o processo de preparação vocal para o teatro na 2ª Oficina On-line Minha Voz, realizada de março a julho de 2023. Para a investigação utilizouse o procedimento metodológico da pesquisa exploratória que visa dar suporte para explicar o objeto-alvo e analisar como se desenvolve a referida preparação vocal. Observou-se que, em 2020, as recomendações de confinamento em virtude da pandemia de COVID 19 geraram inúmeros desafios também para o teatro e a educação. O ambiente virtual tornou-se a opção para manter a convivência mesmo à distância e promover interação, assim surgiu a Oficina Online Minha Voz. A pandemia acabou, mas permaneceram as distâncias geográficas e o acelerado ritmo de vida contemporâneo exigindo otimização do tempo/espaço também para a prática e o ensino de teatro. Nesse contexto foi criada a 2ª edição da Oficina Minha Voz para uma preparação vocal para o teatro através do ensino remoto.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Apiaká - Maytapu: uma performance sobre família e ancestralidade indígena
    (2023-06-15) SANTOS, Lena Carla Jardim dos; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540
    No Brasil os indígenas eram donos dos territórios antes da invasão dos europeus. A partir da apropriação os povos originários passaram a sofrer com as imposições culturais por parte dos colonizadores, até os dias atuais, com as invasões de suas terras. A partir de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas com familiares a fim de descobrir a nossa ancestralidade, já que tomei conhecimento da origem de minha bisavó ser indígena, e, que vem de uma etnia do Baixo Amazonas, utilizo todas as informações que me foram dadaspara o enriquecimento do trabalho. Através da arte performática, pretendo construir saberes com meus consanguíneos acerca destas etnias indígenas. Como resultado final a performance trará, não só os conhecimentos que minha bisavó tinha, todavia, a experiência que terei e compartilharei sobre a cultura dos povos do Baixo Amazonas, pensando nos desdobramentos futuros tendo mais instigações sobre este tema.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    É dia de festa: reflexões sobre festividade, identidade e ritual na festa de santa Terezinha no bairro do Jurunas Belém/Pará
    (2023-06-06) ALVES, Barbara Angelin Correa; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    O presente artigo intitulado É dia de Festa: Reflexões sobre Festividade, Identidade e Ritual na Festa de Santa Terezinha, no bairro do Jurunas-Belém/Pa, se constitui em resultado do processo de iniciação científica, Bolsa PIBIC/UFPA-2022 vinculado ao projeto de pesquisa Festas, Brincadeiras, Cortejos e Atos Devocionais – Estudos sobre manifestações populares na Amazônia. Tem como objetivo investigar a vitalidade ritualista da Festa de louvação à santa Terezinha e de como essa festa é vivida no campo ritual pelos sujeitos que a vivem. Aciona o método etnográfico como base no percurso da observação in loco e coleta de dados. Na sua composição textual aciona campos epistemológicos que refletem sobre as categorias festividade, teatralidade e ritualidade, tais como: ALMEIDA (2010), CANCLINI (1997), TURNER (2008), RODRIGUES (2008), BIÃO (2009), dentre outros.