Faculdade de Geografia - CALTA

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mapas mentais como uma ferramenta educacional no ensino de tematicas ambientais: um olhar sobre a realidade dos alunos da estima Dr. Octacilio Lino, Altamira – Pa
    (2025-03-28) LANGER, Raissa; LOBATO, Mateus Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9538274451860648; https://orcid.org/0000-0002-7780-8804
    Esse trabalho relaciona a cartografia sistemática com a cartografia escolar, com o espaço geográfico e os mapas mentais. O objetivo desse trabalho é utilizar os mapas mentais como um recurso didático para a construção de sujeitos críticos, tendo como temática a questão ambiental. Como hipótese entendemos que os alunos são sujeitos ativos e percebem o espaço através uma visão espacial crítica e, portanto, eles são capazes de representar o seu espaço utilizando os mapas mentais. Os resultados obtidos a partir de uma atividade produzida em uma escola de ensino fundamental de Altamira – PA mostram que os discentes conseguiram reproduzir o espaço geográfico tendo em vista a temática dos resíduos sólidos. Todavia, percebemos a falta de alfabetização cartográfica dos discentes, dificultando de certa forma a produção dos mapas mentais
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Migração para Transamazônica e produção do espaço: trajetórias migratórias dos sujeitos de Brasil Novo (PA), Vicinal 19 – Comunidade Santos Dumont
    (2025-01-09) MORAIS, Kethelen Alves de; LOBATO, Mateus Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9538274451860648; https://orcid.org/0000-0002-7780-8804
    Esse trabalho tem por objetivo trazer uma discussão sobre a produção do espaço amazônico a partir das narrativas e experiências dos sujeitos migrantes que chegaram à região no contexto da construção da Rodovia Transamazônica, bem como a discrepância entre as expectativas alimentadas pelas propagandas feitas pelo governo com a realidade encontrada por eles ao se estabelecerem na região. A partir disso, é estabelecido um recorte de análise que é o município de Brasil Novo, mais especificamente a comunidade Santos Dumont, na Vicinal 19. As promessas em propagandas feitas pelo governo em meados de 1970, se baseavam no incentivo à migração partindo de um discurso que era necessário “fazer Amazônia”. A construção da rodovia não representava somente uma via de transporte, mas simbolizava um avanço ao que eles consideravam desenvolvimento. Através de uma pesquisa bibliográfica e um trabalho de campo realizado na comunidade, a fim de coletar dados sobre essa migração, foi possível captar as narrativas além da visualização de como o fenômeno migratório reconfigurou esse espaço, além de tornar evidente como as especificidades e bagagem dos sujeitos migrantes são cruciais no processo de produção do espaço amazônico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Índice de resiliência natural na Amazônia: aplicação no município de Altamira
    (2025-03-10) CASTRO, Marcos Costa; OLIVEIRA, Livânia Norberta de; http://lattes.cnpq.br/9967851444577561; https://orcid.org/0000-0003-2558-2855
    O município de Altamira – PA nas últimas décadas vem sofrendo constantes alterações ambientais diante das fortes intervenções antrópicas. O trabalho busca analisar a capacidade de resiliência natural do município através do Índice de Resiliência Natural (IRN) que tem como parâmetros diferentes elementos da natureza assim como as formas de uso e ocupação da terra. Utilizou-se a lógica fuzzy para atribuir os pesos de resiliência para cada parâmetro utilizado, bem como, o Analytic Hierarchy Process (AHP) para o cálculo de resiliência no Software Qgis. Os resultados demostram que o IRN em 2023 apresentou baixa capacidade de resiliência natural, enquanto os anos anteriores apresentavam resiliência moderada. Esse resultado é consequência da expansão do agronegócio e de grandes empreendimentos, como a usina hidrelétrica de Belo Monte, que afetou negativamente a cobertura vegetal e a qualidade dos solos. Parte das áreas que apresentaram resiliência alta e muito alta, estão localizadas em Terras Indígenas e Unidades de Conservação, evidenciando a importância dessas reservas na preservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. Diante dos resultados, sugere-se estratégias de manejo sustentável e recuperação ambiental, assim como a proteção de áreas nativas, sendo de extrema importância a colaboração entre comunidades e o governo, através de políticas e práticas sustentáveis para garantir a resiliência natural dos ecossistemas garantindo a preservação dos recursos naturais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mapas mentais como ferramenta de percepção da paisagem por estudantes do ensino médio da Escola Dairce Pedrosa Torres em Altamira - PA
    (2017-12-22) SANTOS, Bianca Cristtina Ferreira; CARVALHO, Aldani Braz; http://lattes.cnpq.br/1305959204330545
    No presente artigo analisa-se a interação perceptiva dos estudantes com a paisagem de Altamira-PA, por meio da aplicação de mapas mentais, uma vez que os mapas mentais possuem a capacidade de expressar percepções do mundo vivido. Os resultados obtidos foram interpretados pela metodologia proposta por Salete Kozel (2007) que é embasada em uma linguagem dialógica em que a reflexão dos signos revele uma construção social e cultural. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com estudantes de uma turma do 3° ano do Ensino Médio, no mês de fevereiro de 2017, utilizando-se 2 horas aula para obtenção dos desenhos. Selecionou-se oito mapas mentais para serem analisadas juntamente com alguns dados obtidos com questionário e que tornaram possível obter mais informações para análise das paisagens representadas. A utilização desta ferramenta se mostrou eficiente e proveitosa, verificou-se a possibilidade de se trabalhar com conhecimentos presentes nas memórias dos alunos, de modo que a execução dos mapas mentais podem demonstrar a perspectiva do educando em relação aos conceitos a serem desenvolvidos em sala de aula pelo educador.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso dos recursos tecnológicos no ensino de geografia nas turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental na E.M.E.F. Nova Vida - Assurini - Altamira-PA
    (2018-01-24) MENEZES, Jéssica Cruz de; SILVA, Darlene Costa da; http://lattes.cnpq.br/2572178595254590
    Vivemos na era da tecnologia, os recursos tecnológicos é algo presente no cotidiano do aluno. A educação não pode ser tratada como algo isolado da sociedade do conhecimento, as redes de informações estão presentes no espaço escolar. Deste modo, surge a necessidade de se pensar novas didáticas pedagógicas que acompanhe essa nova tendência à interdisciplinaridade, ensino baseado na interdependência entre as diversas áreas de conhecimento, ou seja, explorar as possibilidades que a tecnologia oferece ao processo de ensino aprendizagem. Dessa forma a escola exerce o papel predominante na formação de indivíduos aptos a utilizar tais tecnologias, cumprindo seu papel de formação de cidadão capaz de compreender o mundo em que vive. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o uso de recursos tecnológicos pode favorecer o processo de ensino aprendizagem do ensino da geografia nas turmas de ensino fundamental 6º ao 9º ano na Escola municipal de ensino fundamental Nova Vida, área rural do município de Altamira- PA. Como são utilizados pelos educadores para tornar as aulas de geografia dinâmicas e motivadoras juntamente com a importância desses recursos no processo ensino aprendizagem. O qual mostra resultados positivos e de grande aceitação dentro de sala de aula, tanto por parte dos alunos como do professor. Utilizando os seguintes procedimentos metodológicos; pesquisa bibliográfica, observação direta da prática pedagógica na E.M.E.F: Nova Vida.