Faculdade de Geografia - CALTA
URI Permanente para esta coleção
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Submissões Recentes
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mapas mentais como ferramenta de percepção da paisagem por estudantes do ensino médio da Escola Dairce Pedrosa Torres em Altamira - PA(2017-12-22) SANTOS, Bianca Cristtina Ferreira; CARVALHO, Aldani Braz; http://lattes.cnpq.br/1305959204330545No presente artigo analisa-se a interação perceptiva dos estudantes com a paisagem de Altamira-PA, por meio da aplicação de mapas mentais, uma vez que os mapas mentais possuem a capacidade de expressar percepções do mundo vivido. Os resultados obtidos foram interpretados pela metodologia proposta por Salete Kozel (2007) que é embasada em uma linguagem dialógica em que a reflexão dos signos revele uma construção social e cultural. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com estudantes de uma turma do 3° ano do Ensino Médio, no mês de fevereiro de 2017, utilizando-se 2 horas aula para obtenção dos desenhos. Selecionou-se oito mapas mentais para serem analisadas juntamente com alguns dados obtidos com questionário e que tornaram possível obter mais informações para análise das paisagens representadas. A utilização desta ferramenta se mostrou eficiente e proveitosa, verificou-se a possibilidade de se trabalhar com conhecimentos presentes nas memórias dos alunos, de modo que a execução dos mapas mentais podem demonstrar a perspectiva do educando em relação aos conceitos a serem desenvolvidos em sala de aula pelo educador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso dos recursos tecnológicos no ensino de geografia nas turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental na E.M.E.F. Nova Vida - Assurini - Altamira-PA(2018-01-24) MENEZES, Jéssica Cruz de; SILVA, Darlene Costa da; http://lattes.cnpq.br/2572178595254590Vivemos na era da tecnologia, os recursos tecnológicos é algo presente no cotidiano do aluno. A educação não pode ser tratada como algo isolado da sociedade do conhecimento, as redes de informações estão presentes no espaço escolar. Deste modo, surge a necessidade de se pensar novas didáticas pedagógicas que acompanhe essa nova tendência à interdisciplinaridade, ensino baseado na interdependência entre as diversas áreas de conhecimento, ou seja, explorar as possibilidades que a tecnologia oferece ao processo de ensino aprendizagem. Dessa forma a escola exerce o papel predominante na formação de indivíduos aptos a utilizar tais tecnologias, cumprindo seu papel de formação de cidadão capaz de compreender o mundo em que vive. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o uso de recursos tecnológicos pode favorecer o processo de ensino aprendizagem do ensino da geografia nas turmas de ensino fundamental 6º ao 9º ano na Escola municipal de ensino fundamental Nova Vida, área rural do município de Altamira- PA. Como são utilizados pelos educadores para tornar as aulas de geografia dinâmicas e motivadoras juntamente com a importância desses recursos no processo ensino aprendizagem. O qual mostra resultados positivos e de grande aceitação dentro de sala de aula, tanto por parte dos alunos como do professor. Utilizando os seguintes procedimentos metodológicos; pesquisa bibliográfica, observação direta da prática pedagógica na E.M.E.F: Nova Vida.