Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Português para alunos surdos e ouvintes em uma escola estadual: análises e reflexões do que está garantido no Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005, e a realidade sobre o ensino bilíngue bragantino(2025-09-15) NAZIAZENO , Gleice Tavares; REIS, Wellen Patrícia Farias dos; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, José Ribamar Sousa da; http://lattes.cnpq.br/5011747787021323O presente trabalho relata as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III — Língua Portuguesa e suas Literaturas em Contextos de Inclusão, componente curricular do curso de Letras – Língua Portuguesa (UFPA), realizado em uma escola estadual no município de Bragança-PA. A vivência serviu como campo de pesquisa para a coleta de dados deste Trabalho de Conclusão de Curso. O objetivo central é verificar se os direitos assegurados às pessoas surdas pelo Art. 22 do Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, estão sendo efetivamente cumpridos no ambiente escolar. Além disso, busca-se discutir o processo de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) e a aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua (L2) pelos alunos surdos. Também se propõe a apresentar o modelo de educação bilíngue voltado para estudantes surdos, conforme estabelece a Lei nº 14.191/2021, e refletir sobre os impactos da ausência desse modelo no processo de aprendizagem desses alunos. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Quadros (2006), Santos e Pereira (2019), Mantoan (2003), Skliar (2013) e Mota (2020), que contribuíram para a análise da importância da articulação entre L1 e L2 na educação do aluno surdo. A pesquisa revelou vários desafios na implementação do ensino bilíngue para alunos surdos e ouvintes, destacando que o descumprimento das garantias legais prejudica significativamente o desenvolvimento linguístico e social dos estudantes surdos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reflexões e vivências de um licenciando no estágio supervisionado IV: práticas de leitura e escrita no ensino médio(2025-11-05) ROSÁRIO, Erick Sandro Costa; FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8155333994769932; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128Este trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre as práticas de leitura e escrita no Ensino Médio, a partir da vivência no Estágio Supervisionado IV, realizado em uma instituição escolar local no município de Bragança (PA). Com abordagem qualitativa, interpretativa e descritiva, a pesquisa se fundamenta em observações realizadas em duas turmas do 2º ano e em análise da prática pedagógica da professora regente. O referencial teórico baseia-se em Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Rojo (2009), Pimenta e Lima (2012) e nas orientações da BNCC (2018). Como parte da experiência de regência, foi desenvolvida uma atividade de escrita criativa relacionada à COP30 e ao contexto amazônico, articulando leitura, produção textual e identidade regional. Os resultados evidenciam desafios no desenvolvimento da escrita autoral e da leitura interpretativa, sobretudo na turma com maior dificuldade, mas também revelam potencialidades quando os estudantes se aproximam de práticas de linguagem significativas. O estudo reafirma a importância do estágio como espaço formativo que integra teoria e prática e destaca a necessidade de ampliar estratégias pedagógicas que promovam autonomia e participação discente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Colonialismo, resistência e denúncia social em ninguém matou Suhura, de Lília Momplé: uma análise da representação do colonizador e do colonizado(2025-10-31) REIS, Eleonilce Silva; PINHEIRO JÚNIOR , Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O estudo tem como objetivo geral analisar a obra Ninguém matou Suhura, de Lília Momplé, destacando a representação das relações entre colonizador e colonizado e sua função de denúncia social e resistência no contexto colonial moçambicano. O presente estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática de caráter qualitativo, voltada para a análise crítica da obra Ninguém matou Suhura, de Lília Momplé, bem como de estudos acadêmicos que abordam a produção literária da autora no contexto pós-colonial moçambicano. Conclui-se, portanto, que a obra de Lília Momplé se consolida como um marco na literatura moçambicana contemporânea. A narrativa de Suhura permanece como símbolo de denúncia e resistência, assegurando à literatura africana de língua portuguesa o papel de preservar a dignidade humana, resgatar memórias silenciadas e fomentar reflexões críticas sobre os impactos do colonialismo na formação das identidades coletivas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Letramento acadêmico e escrita colaborativa: potencialidades e desafios do uso de Word e Google Docs no Ensino Superior(2025-10-28) SILVA , Anna Carolina Picanço da; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Esta pesquisa investigou as potencialidades e os desafios enfrentados por estudantes ingressantes do curso de Letras Português da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança, na produção do gênero resumo em contexto de escrita colaborativa, utilizando as ferramentas Microsoft Word e Google Docs. Fundamenta-se em contribuições de estudiosos que abordam letramento acadêmico, gêneros textuais e escrita colaborativa, como Ferreira e Lousada (2016), Kleiman (1995), Bezerra (2012), Laranjeira, Miranda e Paris (2022), Agustini e Bertoldo (2017). A metodologia adotou abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo observações presenciais e virtuais ocorridas durante a disciplina “Oficina de Produção de Textos Acadêmicos II”. Os resultados evidenciaram que a maioria dos(as) alunos(as)apresenta dificuldades no domínio das normas da ABNT, na seleção de informações essenciais e na coesão textual, associadas à ausência de experiência prévia com o gênero e ao uso restrito de recursos digitais. O Google Docs foi reconhecido como facilitador da escrita colaborativa, embora limitações na formatação levassem alguns grupos de discentes a migrarem o texto para o Word na etapa final. Constatou-se ainda que o acesso predominante por meio do celular restringe o aproveitamento de funcionalidades avançadas. Conclui-se que o nivelamento acadêmico, aliado ao letramento digital, é fundamental para a superação de barreiras técnicas e cognitivas, sendo necessárias ações diversas, como ampliação do tempo de prática, uso de gêneros acadêmicos diversificados, oferta de oficinas que integrem ferramentas digitais, normas acadêmicas e escrita colaborativa, visando à ampliação do letramento acadêmico dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Memória e natureza em “O cedro do Líbano”, conto de Alberto Rangel(2025-10-30) RODRIGUES, Laís Quadros; SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da; http://lattes.cnpq.br/8747999892547499; https://orcid.org/0000-0003-2731-8708O conto “O cedro do Líbano”, de Alberto Rangel, publicado em Sombras n’água, em 1913, tem como personagem principal o sírio Jacob, filho de um cristão maronita, chamado, na Amazônia, de turco e de judeu. O imigrante sírio estabelecido na Amazônia, há mais de vinte anos, resolve visitar a sua terra natal. Saudoso da geografia e da flora da Síria, sobretudo da espécie do cedro libanês, originário de sua terra, Jacob resolve transplantar a muda da árvore para o solo amazônico. Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre memória e natureza em “O cedro do Líbano”, conto de Alberto Rangel. Neste percurso, realizou-se um estudo sobre elementos da narrativa, como o espaço e a personagem, no conto de Rangel, a fim de compreender como a memória e a natureza dialogam. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados os estudos de Maria Esther Maciel (2004), Henrique Veltman (2005), Greg Garrard (2006), Samuel Benchimol (2008; 2009), Ana Pizarro (2012), Joel Candau (2016), Márcio Souza (2019), Alessandra Conde (2021), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alimentação e memória afetiva: uma proposta didática com o gênero narrativa de memória para o desenvolvimento da leitura e escrita(2025-10-31) PINHEIRO , Marcia Raimunda Gomes; MOURA , Rodrigo Milhomem de; http://lattes.cnpq.br/3820645374526854; https://orcid.org/0000-0002-5156-2076Apresentamos neste artigo uma sequência didática voltada para estudantes do 7º ano, centrada no gênero discursivo narrativa de memória, articulando culinária tradicional e memória afetiva para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita. Adotamos uma abordagem qualitativa, desenvolvendo a pesquisa por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática estruturada conforme o modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que compreendem esse instrumento como um meio sistemático de ampliação do ensino de gêneros discursivos na sala de aula. Nosso trabalho contou com os referenciais teóricos de Freire (1989), Bakhtin (2016), Rojo (2018) e Moura (2023), que concebem leitura e escrita como práticas sociais e dialógicas. Acreditamos que essa sequência didática contribui para ampliar as competências de leitura e escrita dos/as alunos/as, fortalecendo seu vínculo com a memória afetiva e a cultura local, tornando a aprendizagem mais inclusiva e mais próxima de suas experiências. A sequência didática busca contribuir para a superação das dificuldades de leitura e escrita dos/as estudantes de Tracuateua-PA, fortalecer seu vínculo com a cultura local e com a comunidade, bem como promover práticas docentes mais contextualizadas e significativas, que valorizem saberes tradicionais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estudos do léxico e o empreendedorismo feminino das designers de sobrancelhas no município de Tracuateua-Pará.(2025-10-31) NASCIMENTO, Samylle Freitas do; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511O presente estudo tem como objetivo geral investigar como o léxico utilizado pelas designers de sobrancelhas no município de Tracuateua-PA influencia no empreendedorismo feminino, e de maneira específica, fomentar reflexões a respeito do trabalho desenvolvido por essas profissionais, desenvolver estudos do léxico e analisar a maneira como ele se aplica à comunicação entre as designers e suas clientes. Desenvolvido no âmbito de uma pesquisa qualitativa (Prodanov e Freitas, 2013), o estudo foi embasado teoricamente nos fundamentos da Socioterminologia (Sousa, 2023); no que concerne ao empreendedorismo feminino e ao papel da mulher no mercado de trabalho e suas práticas na sociedade, foram utilizados os autores (Mantovani, 2020), (Amorim e Batista, 2012). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a quatro colaboradoras designer de sobrancelhas. O estudo identificou que o léxico empregado pelas colaboradoras influencia diretamente a visibilidade e a percepção social do empreendedorismo feminino no contexto local, colocando a mulher como protagonista, assim desencadeando reflexões sobre a ascendência das mulheres no mercado de trabalho como empreendedoras no ramo de beleza e estética.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Escrita e desigualdade: reflexos do meio social na aprendizagem de estudantes de uma escola pública de Bragança-PA(2025-11-07) QUADROS, Alana Tathielly dos Reis; MOURA, Rodrigo Milhomem de; http://lattes.cnpq.br/3820645374526854; https://orcid.org/0000-0002-5156-2076Este estudo tem como objetivo discutir o impacto do meio social no processo de desenvolvimento da escrita de alunos/as do 2º ano do ensino médio de uma escola pública estadual localizada na cidade de Bragança-PA, buscando compreender como fatores internos e externos à escola influenciam o desempenho desses/as estudantes em atividades de produção textual escrita. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), utilizando questionários aplicados aos/às discentes e uma entrevista com a professora da turma, além de observações em campo realizadas durante essas experiências formativas. Os resultados obtidos demonstram que as condições de vulnerabilidade econômica e a necessidade de conciliar estudos com responsabilidades familiares interferem diretamente na aprendizagem da escrita. Contudo, observou-se também que o meio social pode potencializar o desenvolvimento da escrita, quando a escola reconhece as experiências e os repertórios culturais dos/as estudantes. Conclui-se que o ensino da escrita deve ser pautado em práticas dialógicas e inclusivas, valorizando a autoria, o protagonismo e o contexto sociocultural como elementos fundamentais para a formação crítica e cidadã.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Oralidade e saberes tradicionais sobre ervas medicinais: uma sequência didática com o gênero entrevista(2025-11-05) CORDEIRO, Andreza da Silva; FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8155333994769932; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128O presente artigo busca desenvolver e refletir sobre a possibilidade de práticas educativas que relacionam os saberes sobre as ervas medicinais como suporte para o desenvolvimento da escrita, leitura e oralidade. Este estudo tem como principal base teórica Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2005), que fundamentam a construção proposta de uma sequência didática para trabalhar esse saber a partir do gênero entrevista. Assim, este estudo foi motivado pela questão: de que maneira, a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual entrevista com foco nos saberes das ervas medicinais, pode contribuir na ampliação das práticas de escrita de alunos da rede municipal de Tracuateua-PA? Dessa maneira, esse estudo tem sua importância atrelada à promoção da valorização de um saber tradicional que está se perdendo com o tempo. Portanto, pode-se observar que o gênero entrevista é uma ferramenta pedagógica com grande potencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, assim como de oralidade. Outrossim, os resultados também estimulam reflexões acerca da importância da oralidade na construção de conhecimentos dentro da disciplina de língua portuguesa e na comunicação social por parte do alunado, pressupondo que o trabalho pedagógico com o gênero textual entrevista por meio de uma sequência didática pode contribuir para a valorização do conhecimento sobre ervas medicinais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Nomes de aves na língua Tembé-Tenetehára: uma relação entre léxico, cultura e ensino de língua(2025-10-31) SILVA, Jéssica Mescouto; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este trabalho consiste em um estudo sobre o léxico referente a aves conhecidas pelo povo Tembé-Tenetehára, habitante da aldeia Sede, localizada na região do Guamá, na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no estado do Pará, com o intuito de colaborar com material de apoio ao ensino da língua indígena Tembé. O trabalho partiu de um levantamento do léxico referente às aves em dicionário da língua Tembé e pesquisa de campo com falantes dessa língua, bem como com professores de língua indígena, considerando a importância desses animais na cosmologia e nas práticas culturais do povo Tembé. O estudo fundamenta-se, teoricamente, na Lexicologia e na Terminologia por meio de autores como Biderman (1996), Krieger (2006), Isquerdo (2020), assim como nos trabalhos de Rodrigues (1985; 1986), Boudin (1966), Silva (2010) sobre a língua Tembé; Wagley e Galvão (1961) e Gomes (2020) contribuem para o entendimento da história e cultura Tenetehára. Esse estudo busca contribuir para o processo de expansão e fortalecimento da língua e cultura Tembé-Tenetehára por meio da criação de material de apoio que auxilie no ensino da língua, dada a escassez já manifesta pelos indígenas Tembé-Tenetehára participantes deste trabalho. Como resultado do levantamento lexical, elaborou-se um livro ilustrado voltado para o público infantil com o fim de auxiliar no ensino da língua Tembé.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Na universidade, minha maior lição foi provar que mãe não desiste”: os desafios de mulheres acadêmicas do curso de Letras - Língua Portuguesa da UFPA Campus de Bragança para conciliar maternidade e graduação.(2025-10-30) SILVA, Mayra de Cassia Silva e; FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8155333994769932; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128A presente pesquisa tem por objetivo compreender as experiências de discentes-mães do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança, analisando os desafios enfrentados por essas mulheres na conciliação entre maternidade e vida universitária. Assim, propõe-se neste trabalho uma análise do discurso com base nas entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Letras – Língua Portuguesa, para entender os sentidos construídos em suas falas e as condições institucionais que atravessam suas trajetórias acadêmicas. Tendo em vista isso, este estudo parte das dificuldades estruturais e pedagógicas que afetam diretamente a permanência dessas estudantes, como a ausência de espaços adequados para o cuidado infantil, a inflexibilidade dos estágios supervisionados e a carência de políticas de apoio para às mães universitárias. Dessa maneira, lança-se mão de três categorias de análise: estrutura institucional, ensino e aprendizagem, e vivências maternas na universidade. Para esta análise, toma-se como base teórica a Análise do Discurso (Orlandi, 2012; Brandão, 2012), além dos estudos de Pessanha (2023) e Vieira, Souza e Rocha (2019) sobre maternidade na graduação. Portanto, pode-se observar que as discentes-mães desenvolvem estratégias de resistência diante das adversidades, mas ainda encontram uma universidade despreparada para acolhê-las. Outrossim, o estudo contribui para ampliar o debate sobre políticas de permanência e equidade de gênero, propondo reflexões que possam subsidiar ações institucionais e futuras pesquisas interdisciplinares voltadas à inclusão e ao acolhimento das mães universitárias.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abordagem do gênero seminário no ensino superior: percepções de estudantes de Letras Português(2025-11-03) FIGUEIRA, Estefany Vitoria Nascimento; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578O letramento acadêmico envolve o domínio dos gêneros textuais orais e escritos, condição essencial para o êxito na universidade. Contudo, muitos estudantes ingressam no ensino superior com restrições em relação a esses gêneros, especialmente em práticas de oralidade como o seminário. Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por discentes do curso de Letras Português da Universidade Federal do Pará, campus Bragança-PA, em relação às práticas com o gênero seminário, bem como sua abordagem no curso. Os objetivos específicos consistiram em identificar as principais dificuldades dos alunos na preparação e apresentação dos seminários, verificar possíveis fatores que causam as dificuldades dos discentes e sua relação com a abordagem do gênero no curso, analisar o impacto dessas limitações na sua formação acadêmica. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, fundamentada em Prodanov e Freitas (2013), e utilizou a entrevista semiestruturada como instrumental metodológico, conforme Bauer e Gaskell (2002). A coleta de dados foi realizada em março de 2025 com seis alunos de diferentes turmas do curso. A análise baseou-se nos relatos dos estudantes a partir de suas experiências com o gênero seminário na universidade, que apontaram dificuldades ligadas à orientação recebida, à organização da exposição oral, entre outras, confirmando a necessidade de maior atenção ao ensino da oralidade no ensino superior, como defendem Castro e Oliveira (2024). Os resultados indicam que a abordagem do gênero seminário, quando limitada, compromete o desenvolvimento acadêmico dos discentes, evidenciando a importância de estratégias pedagógicas que contemplem a oralidade como parte constitutiva da formação universitária.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A terminologia da extração do caranguejo em Caratateua (Bragança-PA): termos, cultura e identidade em interação(2025-10-30) COSTA, Hugo Vicente Lima da; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este trabalho busca registrar os termos da extração do caranguejo na comunidade de Caratateua, em Bragança-PA, reconhecendo a linguagem como expressão da cultura local. Fundamenta-se, teoricamente, nos estudos do léxico, principalmente na Terminologia, a partir de autores como Biderman (2001), Finato (2002), Faulstich (2001), Oliveira e Isquerdo (2001), bem como de Gil (2002) e Prodanov (2013) para o aporte metodológico. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, com entrevistas e observações de campo, permitindo identificar e analisar o vocabulário próprio dessa prática. O levantamento resultou na catalogação de 60 termos específicos, formando um corpus terminológico que possibilita a elaboração futura de um glossário terminológico. O estudo revela um repertório linguístico singular que reflete saberes empíricos, práticas sustentáveis e identidades locais. Assim, o trabalho contribui para a valorização dos saberes tradicionais, para preservação linguística e cultural da comunidade e para o reconhecimento da terminologia da extração do caranguejo como patrimônio imaterial da região amazônica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Expressões das relações amorosas na fala de idosos e jovens no município de Bragança-PA: conservação e atualização(2025-09-19) SOUSA, Ana Carollina Moraes de; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este trabalho propõe um estudo semântico-lexical referente ao léxico das relações amorosas usado por sujeitos idosos e jovens no município de Bragança-PA. O objetivo do estudo consiste em verificar a conservação ou a atualização do léxico relativo às relações amorosas na fala de idosos e jovens deste município. Parte-se do princípio de que as línguas variam e passam por mudanças ao longo de sua trajetória, e que cada geração mantém um acervo lexical em constante dinamismo, o qual reflete um determinado tempo histórico revelador de valores, culturas e concepções de mundo operantes em uma dada época. Esse trabalho resulta de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com indivíduos idosos de faixa etária a partir de 60 anos, e jovens entre 18 e 25 anos, nascidos e residentes no município de Bragança-PA. O estudo apoia-se em autores representativos de áreas de estudo distintas: Biderman (1984, 2001) e Faulstich (1995) como aporte para o tratamento do aspecto lexical da pesquisa; Calvet (2002), Mollica e Braga, (2013) para embasar as noções de variação e mudança linguística; Gil, (2002) e Pereira et al (2018) para o embasamento metodológico; para fundamentar as relações entre envelhecimento e linguagem foram adotadas as obras de Monteiro (2007), Pretti (1991), Haddad (2016) e Brandão e Parente (2001). O estudo contribui para revelar a dinâmica lexical, seja na conservação ou na atualização do léxico de pessoas idosas, pois considerando o processo de interação desse público com pessoas jovens, espera-se que haja uma conservação das expressões utilizadas por pessoas idosas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Entre o modelo e a autoria: as concepções de escrita e de linguagem nas propostas de produção textual do livro “Prepara Pará” do 3º ano do Ensino Médio(2025-10-31) SILVA, Juliane Thais Rosário; SOUZA, Adriane Beatriz Lima de; http://lattes.cnpq.br/8416577185352772; https://orcid.org/0000-0002-1241-3393; CHAVES , Maria Helena Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2237023869150484Este trabalho analisa o livro “Prepara Pará” – Caderno 1 do 3º ano do Ensino Médio (versão do aluno, 2024), com atenção especial às propostas de produção textual nele contidas. A pesquisa parte da necessidade de compreender como esse material didático, distribuído em escolas públicas paraenses, como estratégia de recomposição das aprendizagens e de preparação dos estudantes para avaliações externas, como o SAEB, influencia no desenvolvimento das habilidades de escrita dos estudantes. O objetivo foi refletir criticamente se as orientações que estruturam as propostas de escrita orientam o aluno para produzir textos com autoria. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, que incluiu análise detalhada do livro e revisão de referências teóricas sobre as concepções de escrita (Menegassi; Baliero, 2015) e de linguagem como prática social (Geraldi, 1984; Travaglia, 2021 e Koch, 2003). Os resultados indicaram que o material apresenta uma abordagem heterogênea, com propostas que tanto se alinham a uma visão interacionista da linguagem e escrita como trabalho, quanto outras que permanecem em uma perspectiva mais instrumental, indicando o estabelecimento de uma concepção da escrita como consequência, evidenciando a importância da mediação docente para a efetivação de seu potencial pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Entre a decodificação e o diálogo: a concepção de leitura no material didático “Prepara Pará”(2025-10-31) SANTA BRIGIDA, Aline Tamires dos Santos; SOUZA, Adriane Beatriz Lima de; http://lattes.cnpq.br/8416577185352772; https://orcid.org/0000-0002-1241-3393; CHAVES , Maria Helena Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2237023869150484O presente trabalho discute o papel do livro didático “Prepara Pará”, especialmente o livro do 3º ano do ensino médio. Objetiva-se analisar de que forma ele contribui para práticas de leitura que estimulem a reflexão crítica e a construção de sentidos e quais concepções de linguagem dão sustentação às atividades propostas. A investigação adota uma abordagem qualitativa, configurando-se como uma pesquisa documental e bibliográfica, com suporte na Linguística Aplicada. A análise do material é realizada a partir de três categorias: Leitura de Decodificação/Localização, Leitura Inferencial e Leitura Crítica. Os resultados indicam que o material possui uma natureza híbrida, com predomínio de atividades de localização de informações e de inferência, alinhadas aos modelos de avaliação externa. Conclui-se que as oportunidades para uma leitura crítica surgem de forma pontual, sugerindo que a formação do leitor crítico não é o eixo central do material, mas uma dimensão secundária, cabendo ao professor o papel crucial de mediar o uso da ferramenta para uma genuína e significativa formação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A pesca artesanal na Vila de Cajueiro Campos de Baixo em Bragança-PA: um estudo terminológico(2025-09-22) ALVES, Rafael de Lima; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este estudo insere-se nas ciências do Léxico e tem por objetivo principal investigar a existência de um repertório terminológico específico da pesca artesanal na comunidade de Cajueiro Campos de Baixo, em Bragança-PA. Busca contribuir para a preservação da cultura local e do saber lexical vinculado à pesca artesanal. Fundamenta-se teoricamente nas ciências do léxico a partir de autores dos quais pode-se citar Biderman (2001; 1987), Faulstich (1995), Pires e Isquerdo (2001), Vilela (1997) e em autores da metodologia científica, como Gil (2002) e Prodanov (2013). O estudo é de natureza qualitativa e envolveu pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com pescadores artesanais moradores da referida comunidade. Os procedimentos metodológicos incluíram análise dos dados coletados, utilizando o software AntConc. Os resultados confirmam a existência de um repertório terminológico da pesca artesanal específico deste lugar, que, embora ameaçado de desaparecimento, ainda preserva um saber lexical rico e significativo. A catalogação de 80 termos específicos relacionados à atividade da pesca artesanal corrobora a hipótese da existência de um léxico próprio e destaca a importância da preservação da cultura local e do saber tradicional. Portanto, este estudo visa contribuir para a valorização da cultura local e para a preservação da identidade cultural da comunidade, propondo a construção de um glossário terminológico que possa ser disponibilizado à comunidade e utilizado como ferramenta de ensino e pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ancestralidade versus Colonização: os topônimos Urumajó e Augusto Corrêa como marcadores de identidade e testemunhas desse embate na Amazônia paraense.(2025-10-31) ALMEIDA, Rízia dos Reis de Moraes; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018O presente trabalho estuda, por meio do campo da Onomástica, especificamente da Toponímia, como a população do município de Augusto Corrêa, no estado do Pará, vem utilizando os topônimos “Urumajó” e “Augusto Corrêa” para nomear o município. O objetivo deste estudo é o de observar a permanência de uso dos dois topônimos em questão por gerações distintas e as razões da manutenção desse uso não obstante a influência colonizadora na tentativa de apagamento da representatividade do nome de origem indígena. A pesquisa está ancorada teórica e metodologicamente nos estudos de Dick (2007; 1992), Cunha (1999), Andrade (2006), Seabra (2004), Silveira Bueno (2013), Biderman (2001) no que diz respeito à Toponímia e ao estudo do Léxico bem como nos de Ponso (2017), Severo (2019) e Veronelli (2021) para apoiar a reflexão sobre línguas minoritárias e decolonialidade da linguagem e Oliveira (2012) com as histórias e memórias urumajoenses. A metodologia está pautada em pesquisas bibliográficas, pesquisa documental e estudos de campo realizados in loco, com sujeitos de idade mais avançada, de um lado, e, de outro, sujeitos mais jovens com o fim de observar a permanência do uso dos dois topônimos em gerações distintas. A pesquisa revela a conservação do uso de dois topônimos na localidade em estudo até os dias de hoje. O topônimo Urumajó como marca de identidade e pertencimento e Augusto Corrêa como forma de personalismo político, construído para eternizar a figura de um vulto político de Bragança e imposto para atrair o reconhecimento dos moradores deste lugar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ausência do artigo definido antes de antropônimos no português falado em Fernandes Belo, PA: um estudo sociolinguístico(2025-09-19) SILVA , Raquel Tavares; SILVA , Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este estudo investiga a ausência do artigo definido antes de antropônimos no português falado na vila de Fernandes Belo, localizada em Viseu-PA. Busca-se compreender como fatores linguísticos e extralinguísticos influenciam essa construção linguística em uma comunidade de fronteira cultural e geográfica. O objetivo principal da pesquisa é descrever os contextos de uso da variante sem artigo, identificar os condicionamentos envolvidos em sua ocorrência e estabelecer relações com padrões já descritos em outras variedades do português brasileiro, com destaque para o contato com falantes do Maranhão. Apoia-se teoricamente na Sociolinguística segundo autores como Tarallo (1997), Calvet (2002), Mollica (2013) e da área da Antroponímia conforme Amaral e Seide (2020) entre outros. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo em Fernandes Belo. Os resultados da pesquisa indicam que a variação tem forte relação com fatores históricos, culturais e, sobretudo, geográficos que possibilitam interação significativa com falantes de cidades maranhenses próximas, em que a variante estudada é a norma.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um estudo socioterminológico da Marujada de Dois Santos, Tracuateua-PA(2025-10-31) MACIEL, Polyana Karoline de Melo; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511Este trabalho tem como objetivo descrever os termos utilizados na Marujada de Dois Santos, no município de Tracuateua-Pará. A pesquisa apresenta uma abordagem socioterminológica, de acordo com Faulstich (1995, 1998, 2006), para investigar os termos usados pelos marujos e marujas. Buscaram-se nos aportes teóricos de (Reis, 2015) e (Silva e Carvalho, 2021) para discutir as características dessa festividade. A temática foi escolhida pela ausência de trabalhos acadêmicos que não descrevem a marujada nesse aspecto terminológico. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de campo com auxílio de entrevista semiestruturada com participantes dessa manifestação religiosa e cultural, visando obter informações acerca da temática. Na discussão dos resultados, analisaram-se as singularidades e semelhanças dos termos utilizados na Marujada de Tracuateua com as outras marujadas da região bragantina. Apresenta-se, portanto, um estudo socioterminológico no intuito de refletir e registrar a tradição e a identidade dessa comunidade por meio do léxico especializado.