Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG

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Campus de Bragança / Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves Fax: (91)3425-1593 E-mail: bibbraganca@ufpa.br

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A realidade da mulher interiorana nortista no conto “Velas. Por quem?” de Maria Lúcia Medeiros
    (2024-07-02) BALDEZ, Gerlaine do Socorro dos Santos; CHAVES, Sérgio Welington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    Tendo em vista que violência contra a mulher é um assunto necessário e imediato, procuraremos evidenciar as variadas formas dessas violências encontradas no conto “Velas. Por quem?” a fim de enaltecer e estimular os estudos sobre a literatura paraense feminina que ainda são pouco conhecidas no Brasil, o trabalho poético de Maria Lucia Medeiros, uma mulher nortista, que usou sua obra para falar da realidade dura, vivida por mulheres nortistas. O conto de Maria Lucia Medeiros narra a luta de uma mulher, que ainda em sua infância sai do interior e vai para a capital do Pará em busca de uma vida melhor e acaba se deparando com uma realidade de violência, exploração e abusos. Com base nessa premissa, faremos uma abordagem bibliográfica para desenvolvermos uma visão crítico-reflexiva sobre a situação supracitada, onde destacaremos, as variadas formas de violência sofrida pela personagem, e seu conformismo diante de tal situação. Ressaltando que esse trabalho é importante para a área social e a área acadêmica, por expor tal situação vivenciada por essa mulher, quando em sua ida para capital, foi trabalhar em um ambiente onde seus direitos foram usurpados, dado sua condição de vulnerabilidade econômica e social.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Literatura, consciência social e reflexões no ensino de Língua Portuguesa: experiência de estágio docente vivenciada em uma turma de ensino médio da EJA-Pro do SESI/SENAI-Bragança
    (2024-06-19) ROSÁRIO, Juliane Alves do; AZEVEDO, Maria Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    Este trabalho é resultado das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III: Língua Portuguesa e suas literaturas em contextos de inclusão, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA-Pro), ofertada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), situado no polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no município de Bragança-PA. O trabalho objetiva apresentar um recorte da proposta didática desenvolvida junto à turma, demonstrando que as atividades com os textos literários contribuem para a melhoria da criticidade dos discentes enquanto sujeitos sociais. Do ponto de vista metodológico, realizou-se a imersão na escola campo de estágio e a utilização dos seguintes procedimentos: observação participante, registro das experiências vivenciadas em um diário de campo e pesquisa bibliográfica. Considerando que o período de regência na classe coincidiu com o mês que celebra o Dia da Consciência Negra, foi elaborado um plano de aula evidenciando a importância da literatura como instrumento de denúncia do racismo, da violência e das injustiças sociais enfrentadas por pessoas negras, assim como, a partir da pesquisa bibliográfica, buscou-se enfocar o ensino da literatura numa perspectiva antirracista. Esta proposta foi fundamentada na Matriz de Referência Curricular/SESI (2022) e nas reflexões de autores como Cândido (2006), Campos (2023), Mota (2021), Pimenta e Lima (2010), entre outros. Dessa forma, é possível mostrar como a literatura assume formas de crítica e denúncia social, proporcionando um ensino engajado e capaz de provocar reflexões e mudanças nos indivíduos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A produção textual escrita de estudantes de uma turma de sexto ano no município de Bragança-Pará: complexidades e perspectivas
    (2024-11-04) TAVARES, Amanda Farias; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre estudo baseado na aplicação de uma proposta de ensino com o gênero anúncio publicitário desenvolvida em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, de uma escola pública de ensino do município de Bragança, PA. O tema que levou ao desenvolvimento do trabalho surgiu por intermédio de uma experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), uma atividade curricular obrigatória do Curso de Letras Língua Portuguesa ofertado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. A proposta de ensino foi aplicada na turma após a conclusão do estágio e havia sido planejada para contribuir com a melhoria das capacidades dos estudantes, mediante as complexidades observadas em relação a sua produção textual escrita, considerando a realidade da sala de aula e da comunidade escolar, procurando utilizar recursos e estratégias para proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades essenciais para os alunos. Com isso, também se buscou contribuir para o processo de iniciação à docência, vivenciado na formação docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo se baseou em uma abordagem de viés qualitativo, incluindo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como embasamento teórico para desenvolvimento deste trabalho, recorreu-se a autores como: Koch (2003), Geraldi (2011), Leal e Brandão (2007) e Antunes (2003). Os resultados mostraram a participação e interação dos estudantes no decorrer da proposta de ensino, evidenciou-se além do mais, a relevância de propostas como esta, para o processo de iniciação à docência, de acordo com a realidade escolar e extraescolar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Só os ingênuos acreditavam em felicidade”: estética e violência em Pssica, de Edyr Augusto e O cheiro do ralo, de Lourenço Mutarelli
    (2024-09-03) FERREIRA, Deyglyson Luan de Oliveira; TEIXEIRA, Everton Luís; http://lattes.cnpq.br/5956120424931508
    O presente artigo propõe um estudo comparativo entre os romances O Cheiro do Ralo (2002) e Pssica (2015) das lavras de Lourenço Mutarelli e de Edyr Augusto Proença, respectivamente, nos quais ambos os autores contemporâneos glosam, em suas narrativas, acerca das diversas formas de violências, sejam essas físicas e/ou psicológicas. Este estudo realiza um levantamento bibliográfico com o intuito de atingir o seu principal escopo, a saber: um exame de como a “Estética da violência” é representada nas páginas da ficção contemporânea brasileira, isto é, como as diversas formas de barbárie urbanas surgem estetizadas na literatura nacional, temática que se espraiou em nossas Letras principalmente a partir da década de 1970 com os contos de Rubem Fonseca (1925-2020). Para essa pesquisa, lançou-se mão de autores diversos, tais como: Hobsbawm e Steiner, dentre outros. No exame das ficções citadas, conclui-se que, por intermédio da “Estética da violência”, autores dos mais diversos lugares do país inscreveram a Literatura Brasileira no debate sobre as fraturas socioculturais, políticas e econômicas que afligiram sobretudo o homem comum na segunda metade do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, com o cosmopolitismo plúmbeo da violência.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Academia Capanemense de Letras e Artes como instrumento disseminador da cultura do nordeste paraense para o mundo
    (2024-07-10) NASCIMENTO FILHO, Edilson Lima do; OLIVEIRA, Rosa Helena Sousa de; http://lattes.cnpq.br/9059013353880266
    Cultura é um conjunto de manifestações artísticas, sociais, religiosas, que dão características a uma sociedade, diferenciando-a das demais. Levando em conta a concepção de cultura, entendemos que o Brasil é um país multicultural, onde diversas culturas se entrelaçam e transformam ao longo da história, dando origem a um rico patrimônio cultural. Visto isso, o presente trabalho objetivou apresentar a participação essencial da ACLA (Academia Capanemense de Letras e Artes) na preservação e difusão da cultura local, organizando eventos literários, promovendo a produção artística e incentivando a leitura na cidade de Capanema, no estado do Pará, bem como descrever o processo de fundação e histórico da ACLA na região. Utilizou-se de pesquisa de campo e pesquisa qualitativa bibliográfica. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas, gravadas e transcritas. A partir da análise realizada foi possível considerar como a cultura, por meio da ACLA é disseminada nas mais variadas formas de arte, através do território nacional e internacional, levando a cultura regional além das fronteiras. Dessa forma, consideramos, a importância de documentar a trajetória da Academia até os dias atuais, a fim de permitir compreender o papel das academias de letras na construção da identidade cultural de uma região, para servir de referência à futuras pesquisas mais detalhadas sobre esta agremiação que tem como papel incentivar, produzir e divulgar a cultura e as artes de modo geral.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Vísceras expostas de uma Amazônia urbana: a literatura contemporânea de Edyr Augusto Proença e Marçal Aquino
    (2024-06-19) SANTOS, Helano Barreto dos; SOUSA, Tiane de Jesus Silva; http://lattes.cnpq.br/8488298505594166; https://orcid.org/0000-0001-7095-676X; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    Resumo: A ficcionalização da Amazônia é, historicamente, tributária do imaginário aquoso e vegetal instituído pelas narrativas de viajantes e exploradores, amplamente difundido na literatura sobre a região. Nesse sentido, este artigo, fazendo uso da perspectiva comparada, intenta pôr em diálogo as obras Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios (2005) – Marçal Aquino –, e Selva Concreta (2012) – Edyr Augusto Proença –, por meio da construção da Amazônia enquanto tema literário, afim de compreender qual perspectiva sobre a região amazônica tem sido abordada na literatura contemporânea. Para tanto, recorreu-se a estudiosos como Carvalhal (2006), Schollhammer (2009), Hardman (2007), Godim (1994), Borges (2006), entre outros. Contribui-se, dessa forma, com as investigações que visam discutir a Amazônia em uma perspectiva atual, observando a manutenção ou o distanciamento da habitual representação exótica ou fantasiosa. Em oposição à literatura canônica sobre a região, constatou-se que os autores constroem uma Amazônia urbana complexa e conflituosa, que a aproxima de qualquer centro urbano da contemporaneidade, marcados, entre outros, pela desigualdade social, violência e corrupção. Há, portanto, a abertura a novas possibilidades de se pensar e de ficcionalizar este espaço, considerando especialmente a complexidade social e cultural da região.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental
    (2024-07-15) CORREA, Ana Carolina Pinheiro; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    Este trabalho relata as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Seguindo isto, tem como objetivo observar e refletir a respeito de questões referentes à leitura e escrita de alunos do ensino fundamental, tendo como base as experiências obtidas durante a realização do Estágio. A metodologia se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica e investigativa do contexto escolar, logo, o campo de pesquisa foi uma escola pública do município de Bragança-PA, em uma turma do 9º E.F. Para isso, ocorreu a elaboração de um plano de aula a ser implementado, sendo embasado em estudos e referências teóricas de autores como: Pimenta (2004, p.99), Normanda Bezerra (2004), Beth Marcuschi (2000), entre outros que discutem a temática. Com isso, espera-se que a perspectiva abordada pelo presente estudo, contribua para uma melhor compreensão sobre questões relacionadas ao espaço educacional no contexto do trabalho com literatura.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoDesconhecido
    Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento.
    (2024-07-09) QUEIROZ, Keise Samanda Lima; QUADROS, Suzane de Oliveira; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    Este artigo tem o intuito de relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Profª Argentina Pereira, em Bragança-PA. O estudo foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, composta principalmente por alunos oriundos do campo. A proposta pedagógica escolhida foi trabalhar o tema “Farinha de mandioca”, devido à sua relevância social, cultural e econômica na região Norte. Utilizando o gênero textual glossário, o objetivo para o plano de aula foi promover o letramento, desse modo valorizando a cultura local, e permitindo que os alunos se tornassem protagonistas na construção do conhecimento. A fundamentação teórica baseou-se em algumas contribuições de estudiosos, como: Marcuschi (1996, 2004), Kleiman (2005, 2007), Rodrigues (2015), Pimenta e Lima (2008), entre outros. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, a partir da utilização de observação participante e diário de campo (Prodanov; Freitas, 2013). Os resultados mostraram a participação ativa dos alunos, evidenciando seu orgulho pela transmissão de saberes e tradições e o sentimento de pertencimento ao campo. Destaca-se também a importância do estágio na formação profissional, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas à realidade e ao contexto social dos alunos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Caipira, brabo e matuto: xenofobias aos migrantes sertanejo-amazônicos em A selva (1930), de Ferreira de Castro
    (2024-07-02) CORREA, Maria Fernanda Teixeira; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    Na literatura, é possível ver o entrelace entre dois cenários geograficamente distintos: o sertão e a selva. No romance A Selva (1930), de Ferreira de Castro, os sertanejos embarcam em uma busca obstinada por melhores condições de vida, desbravando os seringais e a floresta amazônica, no entanto, encontram diversos desafios, dentre eles: a exploração, a desumanização e o preconceito social. À vista disso, objetivamos, neste trabalho, refletir sobre as manifestações de xenofobia sofridas pelos sertanejos, além do processo de construção da xenofobia internalizada. Utilizamos uma pesquisa bibliográfica analítica, na qual iremos cartografar e analisar tais termos e situações que evidenciam a xenofobia nesse contexto. Desse modo, desfrutaremos dos estudos de Erving Goffman (2004), no que diz respeito a estigmas e criações de estereótipos que influenciam a identidade social de determinada pessoa ou grupo, Gancho (2006), que aborda a respeito dos elementos da narrativa, entre outros que contribuíram para a pesquisa no geral. Como resultado, o presente trabalho apresenta uma vasta representação das manifestações de xenofobia praticadas contra os sertanejos no romance estudado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A busca pelo corpo ideal no livro Espelho Maldito, de Giselda Laporta Nicolelis
    (2024-07-02) BORGES, Louise Anne Macedo; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    Este trabalho analisa as consequências da obsessão pelo corpo ideal através do livro Espelho Maldito, de Giselda Laporta Nicolelis. A obra explora a questão através da história de Anuska, que sofre de anorexia por fazer regimes extremos na tentativa de emagrecer para ser aceita socialmente. O objetivo é investigar como a busca pelo corpo ideal é representada no livro citado. A justificativa para esta análise reside na crescente preocupação social com a imagem corporal, especialmente entre os jovens e adolescentes. A fundamentação teórica apoia-se nos autores Batista (2018), Damasceno (2006), De Freitas (2019), Feliciano (2010), Júnior (2000), Lima e Branco (2023), Nunes (2001), Prado (2018) e Soihet e Silva (2019). A metodologia aplicada é a pesquisa bibliográfica e a revisão de literatura. Busca-se entender as influências culturais e psicológicas que moldam as percepções dos jovens sobre o corpo e autoestima.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoDesconhecido
    O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica
    (2024-06-19) COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a necessidade de se desenvolver de forma mais acentuada, no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com temáticas/movimentos literários/textos que abordem a figura do indígena, suas lutas, desafios e preconceitos vividos, para que a partir dos inúmeros conhecimentos presentes nestes tópicos os estudantes possam compreender melhor alguns aspectos relevantes, tais como: de que forma se deu o processo de "descobrimento" do Brasil, como o indígena é mostrado dentro dos movimentos literários, os estereótipos construídos acerca desses povos ao longo do tempo e a relação que tudo isso tem com a contemporaneidade, vislumbrando, para que isso se faça possível na educação básica, abordagens didático contextualizadas. A metodologia deste trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica e a sua fundamentação teórica está respaldada em Libâneo (2013), Ferreira (2021), Souza (1999), Freitas (2020), Carvalhal (2006), Brito (2009) e Ribeiro (2022), que abordarão sobre a didática e as problemáticas que giram em torno do ensino de literatura, os estudos comparativos literários e a valorização da cultura indígena na educação. Além disso, a pesquisa também se utiliza de textos pertencentes a alguns movimentos literários para discutir sobre a imagem criada acerca dos povos tradicionais, a saber: “Carta de Pero Vaz de Caminha” (Quinhentismo), “Os Timbiras” (Romantismo), “Erro de Português” (Modernismo) e “As coisas como elas são” (Contemporaneidade). Dessa forma, pretende-se, com este estudo, fazer com que o passado, o presente e o futuro dos povos originários seja mais visto, entendido e inserido no ambiente da sala de aula, principalmente levando em consideração a ainda superficialidade e invisibilidade do seu trato na educação brasileira.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoDesconhecido
    Abordagens de ensino na educação de surdos: perspectivas do PIBID sobre a interferência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem
    (2024-06-24) JANSEN, Camila Lorrane Vieira; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511
    O presente estudo, é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado aos cursos de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a influência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, e analisar quais os impactos para o seu desenvolvimento linguístico. Segundo Skliar (2013), o Oralismo “trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte”. Assim sendo, essa abordagem, quando aplicada na instituição escolar, interfere diretamente no desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a escola é um amplo espaço de interações, a pesquisa foi pensada e desenvolvida a partir da observação do aluno surdo na E.E.E.F.M Profª Yolanda Chaves, situada no município de Bragança-PA, bem como no laboratório de inclusão da Universidade Federal do Pará (PA). A metodologia aplicada se deu por meio de pesquisa de campo e também da investigação bibliográfica, logo, partimos de análises e leituras de autores como Skliar (2013), Quadros (2006), Perlin (2013), entre outros que debatem a temática. Assim sendo, por meio deste estudo observamos o desenvolvimento linguístico de alunos surdos e percebemos a interferência oralista em seu aprendizado. Desse modo, esta pesquisa contribui não apenas para questões relacionadas ao ensino e aprendizagem, mas também para a melhor compreensão do desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos surdos no que diz respeito ao espaço educacional
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoDesconhecido
    Ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos: uma vivência do PIBID no laboratório de inclusão em Bragança - PA
    (2024-06-24) SILVA, Patrick Ferreira da; ALVES, Nazaré do Socorro Monteiro; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511
    Este artigo é resultado das experiências de bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de práticas interdisciplinares entre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esta pesquisa tem como objetivo relatar e refletir sobre as práticas adotadas pelo projeto no espaço Laboratório de Inclusão, que teve como objetivo atender alunos surdos no contexto do ensino de português como L2. Portanto, neste trabalho é adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, descritiva-reflexiva, com ênfase na análise crítica da experiência em questão. Para tanto, a fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nos esportes para a educação de surdos, como Campello (2018), Doziart (2009), Gonçalves (2020), Skliar (2013) e Strobel (2019). O estudo destaca a importância de recursos e metodologias adequadas para promover a inclusão e práticas eficazes de letramento em Língua Portuguesa para pessoas surdas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ser feminino: comparações e diferenças em obras de Florbela Espanca e Conceição Evaristo
    (2024-07-15) SANTANA, Caroline da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    A análise abordada neste texto discute a evolução da representação feminina na literatura ao longo de diferentes séculos, evidenciando as mudanças no processo de autoria feminina. Tendo assim o objetivo falar sobre a ser feminino em obras literárias, destacado a imagem da mulher como o seu principal objeto de estudo. Esse trabalho é uma pesquisa bibliográfica, na área da literatura, que se deu de forma descritiva, onde foi feito o estudo sobre a representação das mulheres na literatura durante os séculos XIX até XXI, e por meios dos sonetos “Mulher I” e “Mulher II”, de Florbela Espanca e “Eu-Mulher”, de Conceição Evaristo. Onde foi evidenciado todo o processo histórico e análise das obras, com intuito de expor as mudanças e ligações que ocorreram durantes anos, sobre a forma que elas são apresentadas na sociedade, tirando a imagem de belo e mostrado o real sobre elas. E para que isso fosse provado, usamos alguns estudiosos que falam sobre o ser feminino e a imagem da mulher diante a sociedade e na literatura. Portanto, com a leitura dessa produção levaremos aos leitores a reflexão diante a forma que os sentimentos femininos eram descritos, que foi possível ser mais evidenciado somente com a chegada de autorias femininas, que escreviam sobre a verdadeira identidade da mulher real.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Do sertão à escravidão: reflexões do trabalho análogo à escravidão na Amazônia no romance A Selva (1930), de Ferreira de Castro
    (2024-06-19) ARANHA, Ana Celia Costa; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    O romance A Selva (1930), de Ferreira de Castro é um importante testemunho das perversidades do trabalho nos seringais da Amazônia e denuncia as inúmeras injustiças sociais enfrentadas pelos trabalhadores da borracha, muitos deles provindos do sertão nordestino. Diante disso, a partir de pesquisas bibliográficas, com abordagem qualitativa e de caráter analítico e reflexivo, buscaremos analisar no romance as condições de trabalho em que os migrantes sertanejos estavam submetidos nos seringais da Amazônia. E, a partir das reflexões, constatamos como essa condição corresponde ao que reconhecemos como trabalho análogo à escravidão, uma vez que esses migrantes eram submetidos a condições de trabalho que depreciavam a sua dignidade e restringiam muitos dos seus direitos básicos. Para a realização da pesquisa, recorreremos às contribuições teóricas de Gancho (2002); Silva (2010); Lacerda (2006) e dentre outros autores que versam sobre o tema.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Relações de discurso e poder no processo migratório sertanejo-amazônico no jornal Folha do Norte e no romance A Selva (1930) de Ferreira de Castro.
    (2024-07-02) ALVES, Antonia Dirlen Pereira; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    O presente trabalho objetiva realizar um estudo comparado entre o jornal Folha do Norte e o romance A Selva (1930), de Ferreira de Castro, com foco nas relações de discurso e poder no contexto da migração sertanejo-amazônica. Para tal, foi necessário analisar que lugar os migrantes sertanejos tiveram, em ambos os objetos de estudo, durante o período de declínio da borracha, e como as questões econômicas, políticas e sociais envolvidas nesse processo influenciaram nas condições desses trabalhadores e a dinâmica da sociedade amazônica/paraense. Nesse estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica com foco na análise crítico-reflexiva e com abordagem tematológica, amparada por Trousson (1988). A respeito do sertão e o processo migratório dos sertanejos para a Amazônia, serão considerados os apontamentos de Lacerda (2006), Costa (2015), Sarges (2002) entre outros estudiosos. Já os estudos literários serão amparados por Bakhtin (1998) e Gancho (2004). Como resultado, a pesquisa mostrou que tanto o jornal, quanto o romance, foram espaços de denúncias às mais variadas formas de exploração, mostrando o quanto esse processo influenciou humana e profissionalmente esses sujeitos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e perspectivas referentes ao letramento acadêmico na transição do ensino médio para o ensino superior: percepções de alunos ingressantes no campus da UFPA em Bragança
    (2024-07-09) SANTOS, Adriane Reis da Silva; COSTA, Ana Paula; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    A entrada na Universidade é marcada por diversos desafios, levando os alunos ingressantes a vivenciarem momentos de apreensão, pois a transição entre ensino médio e ensino superior exige mudanças culturais e intelectuais para as quais muitas vezes não estão preparados. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva identificar os desafios e as perspectivas que alunos ingressantes da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança enfrentam com o letramento acadêmico, a fim de compreender que fatores interferem nesse primeiro contato com o ensino superior. O estudo foi feito por meio da análise de dois questionários que foram disponibilizados para alunos dos variados cursos do Campus, após dois minicursos ofertados como uma ação da área de Linguagem do “Programa Nivelamento da Aprendizagem nas Áreas de Linguagem, Ciências Exatas e da Natureza para os Discentes do Campus de Bragança – Pará”, iniciado em 2020 e encerrado em 2023. Este estudo foi fundamentado teoricamente em contribuições de alguns estudiosos, como Carlino (2017), Coulon (2017), Ferreira e Lousada (2016), Oliveira e Araújo (2017) e Pinho et. al (2015), entre outros. Quanto à metodologia, aproxima-se da pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam dois fatores principais na transição de estudantes do ensino médio para o ensino superior: o primeiro, interno, está relacionado à relação professor/aluno e ao formato da oferta de disciplinas adotado pelas faculdades; o segundo, externo, relaciona-se ao ensino básico defasado e a consequências da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem de uma aluna com TDAH: reflexões sobre inclusão a partir de uma experiência de Estágio Supervisionado
    (2024-07-09) ROSÁRIO, Gabriele Bastos do; CARDOSO, Himylle Jordana de Abreu; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    Este estudo resultou de uma experiência vivenciada durante a realização de um estágio supervisionado, em uma escola da rede pública do município de Bragança, PA. A experiência aconteceu em uma turma do 3° ano do ensino médio, na qual foi observado e analisado o perfil dos alunos, identificando suas dificuldades, sobretudo as de uma aluna diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as dificuldades no processo de ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa da aluna com TDAH. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo baseada em observação participante e realização de anotações em diário de campo, partindo de uma abordagem qualitativa. Para fundamentar esse trabalho, recorreu-se a algumas contribuições teóricas: Lopes (2018), que aborda o contexto histórico da educação inclusiva; Antunes (2003), que discute o ensino de Língua Portuguesa; Mollica et al (2012), que abordam o letramento de sujeitos caracterizados em típicos e atípicos; Pereira (2016), que discorre sobre o progresso da prática leitora de crianças e adolescentes com TDAH. Recorreuse ainda à Lei 13.146/2015, que ampara os direitos fundamentais da pessoa com deficiência e à Lei 14.254/2021, que garante o acompanhamento dos educandos com TDAH. Quanto aos resultados, a prática pedagógica desenvolvida com a aluna durante o estágio foi bem-sucedida, embora compreenda-se que a inclusão não se limita a esse processo, porém, a abordagem didática mostrou-se conveniente ao momento e às circunstâncias. Infere-se que essa experiência fomentou o desenvolvimento pessoal e profissional das estagiárias, assim como possibilitou aproximação dos desafios e imprevistos que estão imbuídos no ambiente escolar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A solidão na novela “Tanta gente, Mariana”, de Maria Judite de Carvalho.
    (2024-06-19) MORAES, Keli Risuenho; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    A solidão é uma experiência humana que não faz distinção entre suas vítimas, atingindo inúmeras pessoas, de diversas idades, em diferentes épocas e lugares. E devido a isso, tem sido continuamente explorada na produção literária. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar esse tema na novela “Tanta gente, Mariana” (1959), de Maria Judite de Carvalho. Quanto à metodologia, este estudo é conduzido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter analítico da obra, de maneira crítico-reflexiva e tem como fundamentação teórica Freitas (2011), Gancho (2002), Pinheiro e Tamayo (1984), Cova e Pinto (1997), entre outros. Nos resultados, demonstra-se através de fragmentos da obra, o sentimento de isolamento que acompanha a protagonista Mariana e reflete-se sobre as causas que a levaram ao estado de extrema solidão.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Criações neológicas no cenário político brasileiro nas eleições de 2018 e 2022.
    (2023-12-18) AMORIM, Lucas Wallace Menezes; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018
    O presente artigo tem por objetivo descrever os sentidos dos principais neologismos criados nas eleições brasileiras de 2018 e 2022, a partir das teorias linguísticas voltadas à lexicologia, e, para que a pesquisa tenha embasamento teórico, considera-se as autoras Alves (2003), Correa e Almeida (2012). O trabalho elenca e analisa algumas das novas construções lexicais relacionadas aos movimentos de direita e esquerda que, ao agregar adeptos extremistas, causaram uma polarização (afetiva) política no Brasil. A partir das análises, concluiu-se que novos termos criados em contextos políticos tendem a estar impregnados de convicções ideológicas ligadas ao enaltecimento ou depreciação de candidatos e movimentos, o que demonstra apoio ou reprovação frente a eles, além disso, evidenciam a capacidade morfológica e semântica que a língua tem de mudar.