Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Histórias do imaginário popular: uma construção interacionista por meio da obra literária Visagens e Assombrações de Belém, de Walcyr Monteiro, como estratégia de incentivo da leitura no ensino da EJAI(2025-09-15) SILVA, Luthyenne dos Santos; CHAVES , Sergio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371O presente artigo tem como objetivo principal, observar o desenvolvimento do hábito de leitura em sala de aula na modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), este estudo será analisado a partir do eixo da leitura, uma vez que seu desenvolvimento está alicerçado na própria teoria linguística. Nesse sentido, terá como objeto de estudo o livro de coletâneas de contos, lendas e narrativas, intitulado Visagens e Assombrações de Belém obra prima de Walcyr Monteiro. A obra revela componentes que constituem um estudo sobre o imaginário popular dos belenenses, acerca dos valores socioculturais no hábito cultural regional, provenientes do cotidiano amazônico. Nesse contexto, que a narrativa escolhida para análise, ´´A Mãe d'água do igarapé de São Joaquim´´, foi utilizado como ferramenta literária, tendo em vista, que se trata de um texto que desperta o interesse dos estudantes ao habito de ler. Para a realização desta pesquisa, foi adotado a elaboração e aplicação de uma sequência didática voltado para os estudantes da 3° Etapa da EJAI, como instrumento de interação e práticas de leitura, para que percebam que o foco da atividade interativa emerge da dinâmica com o texto. A pesquisa será de cunho qualitativo, tendo como objetivo de análise a leitura, baseada na concepção interacionista, partindo da interação autor-texto-leitor (Menegassi, 2010) e Fuza, Strique, Ohuschi (2010). Este artigo resulta de uma adaptação do Projeto Pedagógico de Leitura e Escrita da autora Lopes-Rossi (2008), com as contribuições de Solé (1996) e Menegassi (2010) que classificam as perguntas em três categorias: de resposta textual, inferencial e interpretativa. Como resultado obtido, tivemos a devolutiva das perguntas de cunho textual, inferencial e interpretativa e a produção de uma colentanea de audios com pequenas narrações desenvolvidas com os estudantes, acerca da compreensão do conteúdo temático das narrativas trabalhadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O parâmetro do sujeito nulo na variedade falada nas comunidades quilombolas do Jurussaca-Tracuateua-Pará e Tipitinga-Santa luzia do Pará(2025-09-19) LUZ , Maria Genilda da Silva; SILVA , Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511Duarte (1995) explica que o expressivo preenchimento de pronomes sujeitos sucede em contextos específicos no PB, com a intenção de especificar o sujeito da oração, diferente do que acontece no português europeu (PE), que apresenta preferência pelo sujeito nulo, embora as duas sejam línguas românicas, línguas consideradas pro-drop, ou seja, de sujeito nulo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apontar os resultados referentes ao comportamento do parâmetro do sujeito nulo (PSN) nas comunidades quilombolas do Jurussaca, Tracuateua-Pará (Luz, 2023) e Tipitinga-Santa Luzia do Pará (Castro, 2017), tendo como enfoque a referencialidade do sujeito, especificamente a 3ª pessoa do discurso. Os objetivos específicos visam observar quais fatores extralinguísticos estão favorecendo ou inibindo a ocorrência de sujeito nulo; verificar quais pessoas do discurso apresentam maior índice de sujeito nulo e de sujeito pleno; investigar se os dados analisados corroboram a hipótese da hierarquia da referencialidade do sujeito apontada por Duarte e Kato (2014) e analisar comparativamente os dados coletados nas duas pesquisas com foco nas vias de variação e mudança em relação ao português vernacular brasileiro. As variáveis consideradas serão: a variável dependente: ausência/presença do sujeito, e as variáveis independentes: referencialidade do sujeito na 3ª pessoa do discurso (fator linguístico) e gênero/sexo, idade, escolaridade (fatores extralinguísticos). A metodologia empregada será de natureza qualitativa e quantitativa (Cardoso, 2003) na perspectiva sociolinguística, a qual nos ajudará a interpretar como se comporta o parâmetro do sujeito nulo na fala dos moradores das comunidades quilombolas. Na pesquisa de campo, utilizamos a técnica de observação, e a entrevista semiestruturada (Ludke e André, 1986). Em relação ao procedimento de transcrição dos dados, usamos o modelo de chave de transcrição grafemática (Lucchesi, 1994). Nossas hipóteses, por meio dos dados analisados comparativamente, corroboram a hipótese da hierarquia da referencialidade do sujeito.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A valorização da literatura oral na formação histórica-identitária: lenda urbana do município de Augusto Corrêa-PA(2025-09-15) BRITO, Elen de Cássia de Freitas; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Este trabalho apresenta a valorização da Literatura Oral por meio das lendas urbanas, verificando os primeiros estudos com pesquisadores americanos no século XX, e seu progresso e mudanças ao longo dos anos. Logo, será analisada a lenda “A mulher da tumba” para verificar os elementos simbólicos existentes, bem como dar-se construção imaginário do povo do município de Augusto Corrêa-PA. Assim como a importância do registro para as narrativas não se apagarem da memória do povo e serem repassadas para próximas gerações. Para isso, ocorreu pesquisas bibliográficas para compreender sobre o assunto, e também a pesquisa de campo com os moradores mais antigos e mais jovens para poder coletar a narrativa para análise. Para o referencial teórico foi utilizado autores como Benjamin (1994); Brunvand (2002); Cascudo (2012); Le Goff (1990); Todorov (2004); Zumthor (2000) e outros autores que foram essenciais para o texto. Portanto, ao término da pesquisa, comprovamos que as lendas são importantes para a Literatura Oral e para os moradores de Augusto Corrêa, pois sua propagação é essencial para manter viva a tradição oral.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Melancolia e saudade do migrante sertanejo na Amazônia paraense no romance Terra de Icamiaba de Abguar Bastos(2025-09-15) MESCOUTO, Jorlei de Lima; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371A Literatura paraense dispõe de vários registros a respeito da migração sertaneja na Amazônia, e este artigo tem o objetivo de corroborar a melancolia e a saudade desses migrantes, uma vez que foram praticamente obrigados a migrar, devido às péssimas condições de vida impostas no Sertão nordestino. Averiguando-se o processo migratório para o Pará, visto que tal assunto é relevante para a cartografia paraense do começo do século XX, por uma ótica do migrante na Amazônia. A pesquisa é bibliográfica, tendo como corpus de análise, o romance Terra de Icamiaba do autor Abguar Bastos, e utilizando como referencial teórico, outros artigos que também tratam sobre a migração na Amazônia. E por intermédio deste trabalho, pode-se enfatizar à literatura em questão, disponibilizando-a ao alcance de mais leitores, para que saibam que o Pará possui autonomia literária, opondo-se ao preconceito de que o estado não é capaz de prover produções de qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Questões político-sociais em Brasil e Portugal através de correspondências entre José Saramago e Jorge Amado em Cadernos de Lanzarote I (1997/1994): alienação social e consciência de classe(2024-06-19) OLIVEIRA, Mateus Saraiva de; REIS, Wellerson Bruno Farias dos; http://lattes.cnpq.br/1482608800610244; CHAVES, Sérgio Welington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Este trabalho tem por objetivo analisar questões político-sociais no Brasil e em Portugal, sob as visões de José Saramago e Jorge Amado, observadas em recortes de correspondência presente em Cadernos de Lanzarote I (1997/1994), do escritor português, publicado originalmente em 1994. Assim, esta pesquisa, através da análise do diário autobiográfico de Saramago, possibilita observar como ele interpretou as inferências de Jorge Amado à organização político-social no Brasil, dialogando com a realidade Portuguesa, sobre alienação social e consciência de classe. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico e análise crítico-reflexiva. No suporte teórico que ampara essa pesquisa encontram-se: Lejeune (2005) e Arfuch (2010) que tratam sobre os gêneros diário e autobiografia. Freddo (1994) que fala sobre o discurso da alienação nas organizações, Mandarino (2022) vem discutir, com base em Karl Marx, a respeito de alienação e classe social, entre outros assuntos verificados neste estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Léxico, corpo humano e práticas corporais: uma proposta de material didático para o ensino da língua Tembé-Tenetehára(2024-06-19) BRAGA, Daiane Fernandes BRAGA; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este trabalho consiste em um estudo do léxico das partes do corpo humano, associado às práticas corporais, na língua Tembé, falada pelo povo TembéTenetehára, habitante da Terra Indígena Alto Rio Guamá (TIARG), estado do Pará. Partimos do pressuposto de que o léxico de uma língua transporta e salvaguarda informações históricas, culturais e linguísticas de uma sociedade, entre outras. Para a efetivação desse estudo, recorremos à pesquisa bibliográfica e à pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se, principalmente, em autores como Biderman (1996), Krieger (2006), no que respeita ao estudo do léxico, Rodrigues (1985;1993), Boudin (1966; 1978), Carvalho (2001) e Silva (2010) como fonte para a linguística indígena e para a língua Tembé especificamente; Wagley e Galvão (1961) e Gomes para a historiografia Tenetehára, bem como Almeida e Suassuna (2010) e Grando (2024) para as reflexões sobre práticas corporais. A pesquisa de campo foi realizada na Aldeia Sede, tendo como principais colaboradores os professores de língua indígena Tembé dessa aldeia. A partir desse estudo, elaborou-se um livro destinado ao público infantil com o fim de ser utilizado como material didático no ensino da língua Tembé e, assim, contribuir para o fortalecimento da proficiência lexical e cultural do público-alvo. Importa ressaltar que a elaboração de material didático é uma necessidade manifestada por professores da língua indígena Tembé que vivenciam processos de revitalização de sua língua e cultura. Esta pesquisa tem o propósito de colaborar para a expansão, fortalecimento e manutenção da língua e cultura do povo Tembé-Tenetehára, estimulada por seu protagonismo e desejo de permanência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A realidade da mulher interiorana nortista no conto “Velas. Por quem?” de Maria Lúcia Medeiros(2024-07-02) BALDEZ, Gerlaine do Socorro dos Santos; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Tendo em vista que violência contra a mulher é um assunto necessário e imediato, procuraremos evidenciar as variadas formas dessas violências encontradas no conto “Velas. Por quem?” a fim de enaltecer e estimular os estudos sobre a literatura paraense feminina que ainda são pouco conhecidas no Brasil, o trabalho poético de Maria Lucia Medeiros, uma mulher nortista, que usou sua obra para falar da realidade dura, vivida por mulheres nortistas. O conto de Maria Lucia Medeiros narra a luta de uma mulher, que ainda em sua infância sai do interior e vai para a capital do Pará em busca de uma vida melhor e acaba se deparando com uma realidade de violência, exploração e abusos. Com base nessa premissa, faremos uma abordagem bibliográfica para desenvolvermos uma visão crítico-reflexiva sobre a situação supracitada, onde destacaremos, as variadas formas de violência sofrida pela personagem, e seu conformismo diante de tal situação. Ressaltando que esse trabalho é importante para a área social e a área acadêmica, por expor tal situação vivenciada por essa mulher, quando em sua ida para capital, foi trabalhar em um ambiente onde seus direitos foram usurpados, dado sua condição de vulnerabilidade econômica e social.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literatura, consciência social e reflexões no ensino de Língua Portuguesa: experiência de estágio docente vivenciada em uma turma de ensino médio da EJA-Pro do SESI/SENAI-Bragança(2024-06-19) ROSÁRIO, Juliane Alves do; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este trabalho é resultado das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III: Língua Portuguesa e suas literaturas em contextos de inclusão, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA-Pro), ofertada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), situado no polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no município de Bragança-PA. O trabalho objetiva apresentar um recorte da proposta didática desenvolvida junto à turma, demonstrando que as atividades com os textos literários contribuem para a melhoria da criticidade dos discentes enquanto sujeitos sociais. Do ponto de vista metodológico, realizou-se a imersão na escola campo de estágio e a utilização dos seguintes procedimentos: observação participante, registro das experiências vivenciadas em um diário de campo e pesquisa bibliográfica. Considerando que o período de regência na classe coincidiu com o mês que celebra o Dia da Consciência Negra, foi elaborado um plano de aula evidenciando a importância da literatura como instrumento de denúncia do racismo, da violência e das injustiças sociais enfrentadas por pessoas negras, assim como, a partir da pesquisa bibliográfica, buscou-se enfocar o ensino da literatura numa perspectiva antirracista. Esta proposta foi fundamentada na Matriz de Referência Curricular/SESI (2022) e nas reflexões de autores como Cândido (2006), Campos (2023), Mota (2021), Pimenta e Lima (2010), entre outros. Dessa forma, é possível mostrar como a literatura assume formas de crítica e denúncia social, proporcionando um ensino engajado e capaz de provocar reflexões e mudanças nos indivíduos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A produção textual escrita de estudantes de uma turma de sexto ano no município de Bragança-Pará: complexidades e perspectivas(2024-11-04) TAVARES, Amanda Farias; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre estudo baseado na aplicação de uma proposta de ensino com o gênero anúncio publicitário desenvolvida em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, de uma escola pública de ensino do município de Bragança, PA. O tema que levou ao desenvolvimento do trabalho surgiu por intermédio de uma experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), uma atividade curricular obrigatória do Curso de Letras Língua Portuguesa ofertado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. A proposta de ensino foi aplicada na turma após a conclusão do estágio e havia sido planejada para contribuir com a melhoria das capacidades dos estudantes, mediante as complexidades observadas em relação a sua produção textual escrita, considerando a realidade da sala de aula e da comunidade escolar, procurando utilizar recursos e estratégias para proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades essenciais para os alunos. Com isso, também se buscou contribuir para o processo de iniciação à docência, vivenciado na formação docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo se baseou em uma abordagem de viés qualitativo, incluindo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como embasamento teórico para desenvolvimento deste trabalho, recorreu-se a autores como: Koch (2003), Geraldi (2011), Leal e Brandão (2007) e Antunes (2003). Os resultados mostraram a participação e interação dos estudantes no decorrer da proposta de ensino, evidenciou-se além do mais, a relevância de propostas como esta, para o processo de iniciação à docência, de acordo com a realidade escolar e extraescolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Só os ingênuos acreditavam em felicidade”: estética e violência em Pssica, de Edyr Augusto e O cheiro do ralo, de Lourenço Mutarelli(2024-09-03) FERREIRA, Deyglyson Luan de Oliveira; TEIXEIRA, Everton Luís; http://lattes.cnpq.br/5956120424931508O presente artigo propõe um estudo comparativo entre os romances O Cheiro do Ralo (2002) e Pssica (2015) das lavras de Lourenço Mutarelli e de Edyr Augusto Proença, respectivamente, nos quais ambos os autores contemporâneos glosam, em suas narrativas, acerca das diversas formas de violências, sejam essas físicas e/ou psicológicas. Este estudo realiza um levantamento bibliográfico com o intuito de atingir o seu principal escopo, a saber: um exame de como a “Estética da violência” é representada nas páginas da ficção contemporânea brasileira, isto é, como as diversas formas de barbárie urbanas surgem estetizadas na literatura nacional, temática que se espraiou em nossas Letras principalmente a partir da década de 1970 com os contos de Rubem Fonseca (1925-2020). Para essa pesquisa, lançou-se mão de autores diversos, tais como: Hobsbawm e Steiner, dentre outros. No exame das ficções citadas, conclui-se que, por intermédio da “Estética da violência”, autores dos mais diversos lugares do país inscreveram a Literatura Brasileira no debate sobre as fraturas socioculturais, políticas e econômicas que afligiram sobretudo o homem comum na segunda metade do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, com o cosmopolitismo plúmbeo da violência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Academia Capanemense de Letras e Artes como instrumento disseminador da cultura do nordeste paraense para o mundo(2024-07-10) NASCIMENTO FILHO, Edilson Lima do; OLIVEIRA, Rosa Helena Sousa de; http://lattes.cnpq.br/9059013353880266Cultura é um conjunto de manifestações artísticas, sociais, religiosas, que dão características a uma sociedade, diferenciando-a das demais. Levando em conta a concepção de cultura, entendemos que o Brasil é um país multicultural, onde diversas culturas se entrelaçam e transformam ao longo da história, dando origem a um rico patrimônio cultural. Visto isso, o presente trabalho objetivou apresentar a participação essencial da ACLA (Academia Capanemense de Letras e Artes) na preservação e difusão da cultura local, organizando eventos literários, promovendo a produção artística e incentivando a leitura na cidade de Capanema, no estado do Pará, bem como descrever o processo de fundação e histórico da ACLA na região. Utilizou-se de pesquisa de campo e pesquisa qualitativa bibliográfica. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas, gravadas e transcritas. A partir da análise realizada foi possível considerar como a cultura, por meio da ACLA é disseminada nas mais variadas formas de arte, através do território nacional e internacional, levando a cultura regional além das fronteiras. Dessa forma, consideramos, a importância de documentar a trajetória da Academia até os dias atuais, a fim de permitir compreender o papel das academias de letras na construção da identidade cultural de uma região, para servir de referência à futuras pesquisas mais detalhadas sobre esta agremiação que tem como papel incentivar, produzir e divulgar a cultura e as artes de modo geral.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Vísceras expostas de uma Amazônia urbana: a literatura contemporânea de Edyr Augusto Proença e Marçal Aquino(2024-06-19) SANTOS, Helano Barreto dos; SOUSA, Tiane de Jesus Silva; http://lattes.cnpq.br/8488298505594166; https://orcid.org/0000-0001-7095-676X; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Resumo: A ficcionalização da Amazônia é, historicamente, tributária do imaginário aquoso e vegetal instituído pelas narrativas de viajantes e exploradores, amplamente difundido na literatura sobre a região. Nesse sentido, este artigo, fazendo uso da perspectiva comparada, intenta pôr em diálogo as obras Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios (2005) – Marçal Aquino –, e Selva Concreta (2012) – Edyr Augusto Proença –, por meio da construção da Amazônia enquanto tema literário, afim de compreender qual perspectiva sobre a região amazônica tem sido abordada na literatura contemporânea. Para tanto, recorreu-se a estudiosos como Carvalhal (2006), Schollhammer (2009), Hardman (2007), Godim (1994), Borges (2006), entre outros. Contribui-se, dessa forma, com as investigações que visam discutir a Amazônia em uma perspectiva atual, observando a manutenção ou o distanciamento da habitual representação exótica ou fantasiosa. Em oposição à literatura canônica sobre a região, constatou-se que os autores constroem uma Amazônia urbana complexa e conflituosa, que a aproxima de qualquer centro urbano da contemporaneidade, marcados, entre outros, pela desigualdade social, violência e corrupção. Há, portanto, a abertura a novas possibilidades de se pensar e de ficcionalizar este espaço, considerando especialmente a complexidade social e cultural da região.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental(2024-07-15) CORREA, Ana Carolina Pinheiro; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este trabalho relata as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Seguindo isto, tem como objetivo observar e refletir a respeito de questões referentes à leitura e escrita de alunos do ensino fundamental, tendo como base as experiências obtidas durante a realização do Estágio. A metodologia se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica e investigativa do contexto escolar, logo, o campo de pesquisa foi uma escola pública do município de Bragança-PA, em uma turma do 9º E.F. Para isso, ocorreu a elaboração de um plano de aula a ser implementado, sendo embasado em estudos e referências teóricas de autores como: Pimenta (2004, p.99), Normanda Bezerra (2004), Beth Marcuschi (2000), entre outros que discutem a temática. Com isso, espera-se que a perspectiva abordada pelo presente estudo, contribua para uma melhor compreensão sobre questões relacionadas ao espaço educacional no contexto do trabalho com literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento.(2024-07-09) QUEIROZ, Keise Samanda Lima; QUADROS, Suzane de Oliveira; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo tem o intuito de relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Profª Argentina Pereira, em Bragança-PA. O estudo foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, composta principalmente por alunos oriundos do campo. A proposta pedagógica escolhida foi trabalhar o tema “Farinha de mandioca”, devido à sua relevância social, cultural e econômica na região Norte. Utilizando o gênero textual glossário, o objetivo para o plano de aula foi promover o letramento, desse modo valorizando a cultura local, e permitindo que os alunos se tornassem protagonistas na construção do conhecimento. A fundamentação teórica baseou-se em algumas contribuições de estudiosos, como: Marcuschi (1996, 2004), Kleiman (2005, 2007), Rodrigues (2015), Pimenta e Lima (2008), entre outros. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, a partir da utilização de observação participante e diário de campo (Prodanov; Freitas, 2013). Os resultados mostraram a participação ativa dos alunos, evidenciando seu orgulho pela transmissão de saberes e tradições e o sentimento de pertencimento ao campo. Destaca-se também a importância do estágio na formação profissional, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas à realidade e ao contexto social dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Caipira, brabo e matuto: xenofobias aos migrantes sertanejo-amazônicos em A selva (1930), de Ferreira de Castro(2024-07-02) CORREA, Maria Fernanda Teixeira; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Na literatura, é possível ver o entrelace entre dois cenários geograficamente distintos: o sertão e a selva. No romance A Selva (1930), de Ferreira de Castro, os sertanejos embarcam em uma busca obstinada por melhores condições de vida, desbravando os seringais e a floresta amazônica, no entanto, encontram diversos desafios, dentre eles: a exploração, a desumanização e o preconceito social. À vista disso, objetivamos, neste trabalho, refletir sobre as manifestações de xenofobia sofridas pelos sertanejos, além do processo de construção da xenofobia internalizada. Utilizamos uma pesquisa bibliográfica analítica, na qual iremos cartografar e analisar tais termos e situações que evidenciam a xenofobia nesse contexto. Desse modo, desfrutaremos dos estudos de Erving Goffman (2004), no que diz respeito a estigmas e criações de estereótipos que influenciam a identidade social de determinada pessoa ou grupo, Gancho (2006), que aborda a respeito dos elementos da narrativa, entre outros que contribuíram para a pesquisa no geral. Como resultado, o presente trabalho apresenta uma vasta representação das manifestações de xenofobia praticadas contra os sertanejos no romance estudado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A busca pelo corpo ideal no livro Espelho Maldito, de Giselda Laporta Nicolelis(2024-07-02) BORGES, Louise Anne Macedo; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Este trabalho analisa as consequências da obsessão pelo corpo ideal através do livro Espelho Maldito, de Giselda Laporta Nicolelis. A obra explora a questão através da história de Anuska, que sofre de anorexia por fazer regimes extremos na tentativa de emagrecer para ser aceita socialmente. O objetivo é investigar como a busca pelo corpo ideal é representada no livro citado. A justificativa para esta análise reside na crescente preocupação social com a imagem corporal, especialmente entre os jovens e adolescentes. A fundamentação teórica apoia-se nos autores Batista (2018), Damasceno (2006), De Freitas (2019), Feliciano (2010), Júnior (2000), Lima e Branco (2023), Nunes (2001), Prado (2018) e Soihet e Silva (2019). A metodologia aplicada é a pesquisa bibliográfica e a revisão de literatura. Busca-se entender as influências culturais e psicológicas que moldam as percepções dos jovens sobre o corpo e autoestima.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica(2024-06-19) COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a necessidade de se desenvolver de forma mais acentuada, no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com temáticas/movimentos literários/textos que abordem a figura do indígena, suas lutas, desafios e preconceitos vividos, para que a partir dos inúmeros conhecimentos presentes nestes tópicos os estudantes possam compreender melhor alguns aspectos relevantes, tais como: de que forma se deu o processo de "descobrimento" do Brasil, como o indígena é mostrado dentro dos movimentos literários, os estereótipos construídos acerca desses povos ao longo do tempo e a relação que tudo isso tem com a contemporaneidade, vislumbrando, para que isso se faça possível na educação básica, abordagens didático contextualizadas. A metodologia deste trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica e a sua fundamentação teórica está respaldada em Libâneo (2013), Ferreira (2021), Souza (1999), Freitas (2020), Carvalhal (2006), Brito (2009) e Ribeiro (2022), que abordarão sobre a didática e as problemáticas que giram em torno do ensino de literatura, os estudos comparativos literários e a valorização da cultura indígena na educação. Além disso, a pesquisa também se utiliza de textos pertencentes a alguns movimentos literários para discutir sobre a imagem criada acerca dos povos tradicionais, a saber: “Carta de Pero Vaz de Caminha” (Quinhentismo), “Os Timbiras” (Romantismo), “Erro de Português” (Modernismo) e “As coisas como elas são” (Contemporaneidade). Dessa forma, pretende-se, com este estudo, fazer com que o passado, o presente e o futuro dos povos originários seja mais visto, entendido e inserido no ambiente da sala de aula, principalmente levando em consideração a ainda superficialidade e invisibilidade do seu trato na educação brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abordagens de ensino na educação de surdos: perspectivas do PIBID sobre a interferência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem(2024-06-24) JANSEN, Camila Lorrane Vieira; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511O presente estudo, é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado aos cursos de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a influência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, e analisar quais os impactos para o seu desenvolvimento linguístico. Segundo Skliar (2013), o Oralismo “trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte”. Assim sendo, essa abordagem, quando aplicada na instituição escolar, interfere diretamente no desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a escola é um amplo espaço de interações, a pesquisa foi pensada e desenvolvida a partir da observação do aluno surdo na E.E.E.F.M Profª Yolanda Chaves, situada no município de Bragança-PA, bem como no laboratório de inclusão da Universidade Federal do Pará (PA). A metodologia aplicada se deu por meio de pesquisa de campo e também da investigação bibliográfica, logo, partimos de análises e leituras de autores como Skliar (2013), Quadros (2006), Perlin (2013), entre outros que debatem a temática. Assim sendo, por meio deste estudo observamos o desenvolvimento linguístico de alunos surdos e percebemos a interferência oralista em seu aprendizado. Desse modo, esta pesquisa contribui não apenas para questões relacionadas ao ensino e aprendizagem, mas também para a melhor compreensão do desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos surdos no que diz respeito ao espaço educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos: uma vivência do PIBID no laboratório de inclusão em Bragança - PA(2024-06-24) SILVA, Patrick Ferreira da; ALVES, Nazaré do Socorro Monteiro; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511Este artigo é resultado das experiências de bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de práticas interdisciplinares entre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esta pesquisa tem como objetivo relatar e refletir sobre as práticas adotadas pelo projeto no espaço Laboratório de Inclusão, que teve como objetivo atender alunos surdos no contexto do ensino de português como L2. Portanto, neste trabalho é adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, descritiva-reflexiva, com ênfase na análise crítica da experiência em questão. Para tanto, a fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nos esportes para a educação de surdos, como Campello (2018), Doziart (2009), Gonçalves (2020), Skliar (2013) e Strobel (2019). O estudo destaca a importância de recursos e metodologias adequadas para promover a inclusão e práticas eficazes de letramento em Língua Portuguesa para pessoas surdas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ser feminino: comparações e diferenças em obras de Florbela Espanca e Conceição Evaristo(2024-07-15) SANTANA, Caroline da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A análise abordada neste texto discute a evolução da representação feminina na literatura ao longo de diferentes séculos, evidenciando as mudanças no processo de autoria feminina. Tendo assim o objetivo falar sobre a ser feminino em obras literárias, destacado a imagem da mulher como o seu principal objeto de estudo. Esse trabalho é uma pesquisa bibliográfica, na área da literatura, que se deu de forma descritiva, onde foi feito o estudo sobre a representação das mulheres na literatura durante os séculos XIX até XXI, e por meios dos sonetos “Mulher I” e “Mulher II”, de Florbela Espanca e “Eu-Mulher”, de Conceição Evaristo. Onde foi evidenciado todo o processo histórico e análise das obras, com intuito de expor as mudanças e ligações que ocorreram durantes anos, sobre a forma que elas são apresentadas na sociedade, tirando a imagem de belo e mostrado o real sobre elas. E para que isso fosse provado, usamos alguns estudiosos que falam sobre o ser feminino e a imagem da mulher diante a sociedade e na literatura. Portanto, com a leitura dessa produção levaremos aos leitores a reflexão diante a forma que os sentimentos femininos eram descritos, que foi possível ser mais evidenciado somente com a chegada de autorias femininas, que escreviam sobre a verdadeira identidade da mulher real.
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