Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST
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Navegando Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST por Assunto "Aptidão física"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparação de diferentes modelos de periodização no treinamento de força sobre a força muscular durante 12 semanas(2018) CARVALHO, Eder Rodrigues; OLIVEIRA, Euzébio de; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724O treinamento de força (TF) é reconhecido como um modo de exercício importante para alcançar objetivos de aptidão e saúde, permite também desenvolver as manifestações da força, porém, sua estruturação depende da manipulação de variáveis metodológicas. Essa manipulação das variáveis metodológicas para o programa de treinamento de força ao longo do tempo é chamada de planejamento em longo prazo ou simplesmente periodização, podendo esta ser linear, ondulatória diária, semanal, reversa, em bloco ou flexível, sendo assim, o objetivo do estudo foi comparar os efeitos dos modelos de periodização linear e ondulatória diária do treinamento de força sobre a força muscular em adultos saudáveis durante 12 semanas. O estudo foi um ensaio clínico randomizado não cego. A amostra foi composta por 17 sujeitos de ambos os sexos. Os participantes da coleta foram divididos em dois grupos, sendo: grupo periodização linear (PL) e grupo periodização ondulatória diária (POD). Os sujeitos realizaram o protocolo do teste de 10RM nos exercícios de supino reto e leg press 45º, com 48 horas de intervalo entre teste e reteste. Após o intervalo de 48 a 72 horas do reteste de 10RM foi dado início às sessões de treinamento. As análises descritivas dos dados foram apresentadas em média e desvio padrão. Utilizou-se o Shapiro-Wilk test para pressupostos de normalidade, Teste de Friedman, para dados não paramétricos e Teste de Wilcoxon para amostras independentes. O valor alpha utilizado para todos os testes foi de p < 0,05. Os resultados demonstraram que ambos os modelos de periodização conduziram a um aumento significativo na força muscular nos testes de 10RM nos exercícios de supino reto e leg press 45º (PL: 36,43%, POD: 29,98%; PL: 48,87%, POD: 41,19%, respectivamente) após as 12 semanas de treinamento, porém, não houve diferença significativa entre os grupos. A presente pesquisa sugere que para o aumento de força muscular de membros superiores e inferiores em indivíduos adultos saudáveis destreinados, ambas as periodizações mostram ser modelos eficazes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeitos do aquecimento com saltos ou sprints na potencialização do desempenho neuromuscular(2019-06-28) MONTEIRO, Cristian Cunha; COSWIG, Victor Silveira; http://lattes.cnpq.br/0097939661129545Capacidades físicas como força, velocidade e potência são fatores determinantes do desempenho, e sua otimização em treinamento ou competição pode ser melhorada através de um aquecimento adequado, no qual, ganham destaque os modelos de treinamento pliométricos. Outra possível estratégia da sua utilização baseia-se no fenômeno denominado de potencialização pós ativação (PPA). O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de PPA a partir de diferentes protocolos envolvendo Sprints repetidos (SR) e/ou saltos verticais (SV) nos testes de velocidade e impulsão vertical em atletas de universitários de futsal. Para isso, os participantes foram submetidos de forma aleatória e individualizada a cada modelo experimental para a indução da PPA e posteriormente a coleta de dados de desempenho de countermovement jump (CMJ), Squat Jump (SJ) e velocidade em 10 (V10m) e 20 metros (V20m) imediatamente após cada procedimento, cinco minutos após e dez minutos pós-tratamento experimental. Após análise da distribuição dos dados pelo teste de Shapiro-Wilk, os resultados são apresentados como média e desvio padrão, quando identificada significância estatística, as diferenças foram localizadas por meio do post-hoc de Bonferroni. As análises e a significância foram estabelecidas quando p<0,05. Em conclusão, houve melhora de 11% do desempenho de V10m e 6% na V20m precedido por protocolo de SR. Entretanto, parece não haver efeito para protocolos de SV e SR + SV nos testes de velocidade. Para salto CMJ, não foram observados melhoras de desempenho a partir dos protocolos propostos. Entretanto, na realização de SV + SR houve diminuição do desempenho do SJ, não havendo diferença na realização dos demais protocolos. Sugere-se, dessa forma, que preparadores físicos e atletas possam incluir protocolos de aquecimentos como SR em determinadas fases de um programa de treinamento físico no qual o desenvolvimento de potência seja o objetivo principal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Nível de aptidão física de idosas participantes de projeto social no município de Salinópolis-PA(2019-06-27) SANTOS, Dennys Augusto da Fonseca dos; SILVA, Rafael Oliveira da; NASSAR, Sérgio Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3066738195459439Os processos/fases pelos/as quais o ser humano passa ao longo de sua existência são fundamentais para qualquer aspecto associado à sua maneira de viver. Sua vivência em diferentes aspectos pode surtir consequências na fase final de sua vida, bem como a velhice. Durante esta fase da vida o idoso tende a ter uma diminuição das suas funções orgânicas, o que favorece a perda funcional, tornando dificultosas as mais simples atividades de vida diária, e uma rotina mais ativa pode retardar estes declínios. Neste sentido, o objetivo do atual estudo é analisar os índices das variáveis componentes da aptidão física funcional de idosas do Projeto Social CIAMI (Centro de Integração de Atividades da Melhor Idade). O estudo é de cunho quantitativo, descritivo e contou com uma amostra final de 11 idosas participantes do projeto que foram submetidas a avaliações de algumas variáveis componentes da aptidão física funcional, pré e pós 8 semanas de treinamento. O estudo teve como resultados o aumento dos níveis das capacidades resistência de força, agilidade/equilíbrio dinâmico após o programa de treinamento. Concluímos que a prática de exercícios físicos promove influências positivas nos componentes de aptidão física funcional de idosos participantes de Projetos Sociais e que um planejamento específico favorece a prática do professor de Educação Física e o êxito em objetivos específicos associados a diferentes componentes da mesma.