Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC
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Navegando Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC por Assunto "Análise estrutural (Engenharia)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise experimental de armadura interna para cisalhamento em vigas de concreto armado(2017) ABRANTES, Jedson Henryque Corrêa; SIQUEIRA, Leticia Gabrielle dos Santos; TAPAJÓS, Luamim Sales; http://lattes.cnpq.br/4291245266120989; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345O aprimoramento das técnicas construtivas vem permitindo a praticidade na execução de estruturas aliada a segurança, o conforto e a durabilidade dos membros estruturais. Assim, com o intuito de prevenir rupturas repentinas e frágeis e manter a funcionalidade das estruturas, pesquisas no ramo da resistência ao cisalhamento vêm sendo desenvolvidas, investigando novas propostas de armaduras de cisalhamento com o objetivo de conciliar resistência, eficiência e durabilidade das estruturas. Nesse contexto, este trabalho busca apresentar a análise do comportamento de armaduras internas de cisalhamento denominadas estribos W e armadura tipo conectores de aço em vigas de concreto armado, comparando-os com os resultados obtidos em relação aos estribos fechados convencionais. Para tanto, foram analisadas experimentalmente 5 vigas de concreto armado nas dimensões (500 x 210 x 2050) mm, sendo 1 viga de referências, sem armadura de cisalhamento, 1 viga com estribo fechado, 1 viga com conectores de aço e 2 vigas com estribos W, com e sem ganchos contra delaminação. O programa experimental apresenta como principais variáveis o tipo de armadura de cisalhamento e o tipo de ancoragem adotado, os quais podem ser externas e internas. São apresentados e discutidos os resultados de deslocamento vertical, deformações no concreto, armadura de flexão e armadura de cisalhamento, mapa de fissuração, carga de ruptura e modo de ruína das vigas. Os resultados obtidos mostram que a viga com estribo W, especificamente com ganchos, apresentou ganho de 36,54% de capacidade de carga em relação a viga de referência, e ainda considerável desempenho em rigidez quanto aos valores de deslocamento, deformações da armadura cisalhamento e do concreto. Todas as vigas apresentaram comportamentos similares quanto a deformação das armaduras de flexão, enquanto que o comportamento das peças foi distinto em relação as deformações obtidas no concreto, sendo que o comportamento mais rígido nesse aspecto foi observado pela viga com conectores de aço (S-3.5-0.16). Com relação as deformações da armadura de cisalhamento, o estribo W apresentou menores deformações, para o mesmo nível de carregamento, em relação as demais vigas e o estribo convencional apresentou maiores deformações, principalmente quando comparadas com as barras mais próximas ao ponto de aplicação de carga.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise normativa de ensaio de prova de carga estática e estudo de caso em ponte de concreto armado(2022-04-27) CAMARGO, Luis Faruk Entringer de; ALBUQUERQUE, Paulo Henrique Maciel Arraes; PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira; http://lattes.cnpq.br/4765401390604065Recentemente, houve alteração na malha rodoviária paraense, caracterizada pela substituição de pontes de madeira por pontes de concreto. Nesse contexto, provas de carga são definidas como um conjunto de atividades destinadas a analisar o desempenho de uma estrutura. Desse modo, este trabalho apresenta uma comparação entre normatizações brasileira (ABNT NBR 9607, 2019), Espanhola (Ministério de Fomento, 2009), Americana (ACI 318, 2019), Alemã (DAfStb, 2000) e Tcheca (CSN 73 6209, 1996), de ensaio de prova de carga estático, bem como a avaliação do ensaio de prova de carga estática realizado na ponte sobre o rio Jacaré. A comparação entre recomendações normativas foi realizada levando em consideração: motivações para realização de uma prova de carga; atividades realizadas pré-prova de carga; pontos de monitoração; intensidade e etapas de carregamento; e critérios de parada e aceitação. Esta comparação mostra que quanto às atividades realizadas antes da prova de carga, a norma brasileira apresenta tópicos mais detalhados que as demais recomendações, também tendo a maior quantidade de motivações para realização de uma prova de carga. Contudo, embora sejam mais detalhadas, estas não obrigam a aplicação de prova de carga em nenhuma de suas motivações, assim minimizando o uso dessa ferramenta. Os critérios adotados para a avaliação do ensaio de prova de carga realizado na ponte sobre o rio Jacaré foram: abertura de fissuras; deformações na armadura longarina e superfície do concreto, deformações no estribo; e deslocamentos verticais máximos e residuais. Em relação ao parâmetro para abertura de fissuras, as recomendações brasileiras mostraram-se condizentes com as demais normas, diferindo apenas da norma alemã, o que se deve a esta ser estabelecida em função de fissuras máximas e variação da abertura de fissuras residuais. Para deslocamentos máximos, as normatizações brasileiras e americanas aderem a limites de projeto, desse modo, divergindo das recomendações espanholas e tchecas que apresentam intervalos em função da previsão teórica. Em função dos deslocamentos residuais, a norma brasileira apresenta o menor deslocamento residual permitido (5%), sendo a mais rigorosa neste critério em comparação com as demais normas (média de 16%). Os resultados obtidos demonstram a aceitação da ponte sobre o rio Jacaré em função de: abertura de fissuras, para todas as recomendações normativas; deformação na longarina e face comprimida do concreto, apenas para a norma alemã; deslocamento máximo, apenas para a norma brasileira (com limites 25 vezes maiores que a média das demais normas); e deslocamentos residuais, para todas as recomendações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cálculo automatizado das perdas de protensão utilizando a programação em AutoLISP(2010-11-27) BORGES NETO, Osvaldo Sousa; CARNEIRO, Ronaldson José de França Mendes; http://lattes.cnpq.br/9697457188740205As estruturas de concreto protendido estão ganhando espaço na construção civil, graças a suas vantagens técnicas e econômicas. Em seu processo de cálculo se faz necessário a verificação das perdas de protensão, que são inerentes a essa tecnologia, buscando o melhor aproveitamento dos materiais e economia na estrutura. Para tanto, é indispensável o uso de ferramentas computacionais a fim de otimizar as etapas de cálculo. A programação em AutoLISP, uma linguagem reconhecida pelo AutoCAD, é muito empregada pelos projetistas, permite a programação das equações das perdas de protensão preconizadas na NBR 6118 e desenha o elemento protendido com os gráficos das perdas de protensão. São apresentados dois exemplos para validar os resultados do programa. Os resultados obtidos pelo programa são comparados aos valores obtidos manualmente. Os resultados mostram que o programa é eficiente no cálculo das perdas de protensão, tanto para o caso ancoragens ativa-ativa quanto no caso de ancoragem ativa-passiva, bem como na visualização dos gráficos das perdas imediatas e progressivas. Outro ponto positivo do uso do programa é a utilização da formulação mais elaborada para cálculo das perdas progressivas prevista na NBR 6118, que resultam em valores mais precisos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elemento de volume representativo do concreto: uma contribuição no aspecto geométrico com a utilização de elipsoides como inclusões(2014-10-24) SILVA, Davi Barbosa Costa da; TEIXEIRA, Marcelo Rassy; http://lattes.cnpq.br/8912916360456192A importância econômica e social de grandes empreendimentos, como as hidrelétricas, justifica a adoção do maior número possível de medidas de segurança. Em se tratando de estruturas, particularmente as de concreto utilizadas nas barragens, verificam-se a utilização de instrumentos de precisão para se acompanhar o comportamento do maciço e as inspeções visuais. Estas duas abordagens se complementam e são extremamente úteis na adoção de parâmetros que orientem as medidas de manutenção. Com o intuito de se acrescentar e otimizar essas técnicas e métodos, podem ser adotados modelos computacionais que permitam a previsão do comportamento das estruturas de concreto. Entre as abordagens possíveis, menciona-se a análise multiescala, na qual se busca relacionar parâmetros da micro à meso e macroestrutura. Observa-se a existência de algoritmos que procuram viabilizar estas melhorias, gerando, portanto, possibilidade de inovação. Com a intenção de contribuir na área, no presente trabalho procurou-se aprimorar e desenvolver uma das ferramentas adotadas neste ramo. Utilizando as noções de elemento de volume representativo (RVE, sigla em inglês) e focando nos aspectos geométricos da questão, elaborou-se uma sequência de instruções que permitem a geração aleatória de inclusões elipsoidais, representando os agregados graúdos do concreto envoltos pela zona de transição, aplicando ajustes geométricos às quádricas que estejam localizadas nas proximidades das faces do RVE, fundamentando-se no método take-and-place e em trabalhos relacionados. O resultado foi um algoritmo que fornece uma estrutura de dados organizada de maneira a servir como parâmetro de entrada em aplicações próprias para análise estrutural multiescala.