Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia(2024-11-28) ALMEIDA, Paulo Victor Vieira de; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776Esse artigo buscou identificar quais as principais dificuldades encontradas pelos discentes ao utilizarem um software BIM na elaboração de um projeto arquitetônico fazendo uma comparação com a tecnologia CAD. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários abordando perguntas sobre o Revit e o AutoCAD com suas respectivas tecnologias. Através dos questionários, foram analisadas quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos tanto para migrar da tecnologia CAD para a tecnologia BIM quanto quais as dificuldades eles enfrentam na elaboração do projeto. Desta forma verificou-se que as principais dificuldades estão relacionadas a falta praticidade com o programa, outro ponto que se pode constatar é que a grande maioria dos discentes adotaria software BIM, tal problemática pode ser sanada através da implementação desta tecnologia através de matérias da grade curricular dos graduandos e incentivos ao uso da ferramenta no processo de aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa do dimensionamento de suportes de linhas de transmissão pela ASCE 10 (1997) e NBR 8800 (2008)(2016-01-26) JESUS, Daisirée Silva de; SANTOS, Douglas Nascimento dos; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368Este trabalho apresenta a análise comparativa do dimensionamento de suportes de linhas de transmissão de energia elétrica pela NBR 8800 (2008) e pela ASCE 10 (1997). Segundo a ABNT a NBR 8800 (2008) apresenta a função de nortear o dimensionamento de suporte para linha de transmissão em território brasileiro. No entanto, os softwares utilizados pelo setor elétrico no Brasil apresentam como base a norma americana ASCE 10-97, devido sua especificidade. Para comparação entre as normas foi obtido as forças estáticas do vento a partir dos critérios da NBR 5422 (1985). A torre selecionada para o dimensionamento é do tipo autoportante de suspensão com 50,7 metros de altura e para a modelagem utilizou-se o software SAP2000. Em seguida, coletou-se as solicitações proporcionadas pelo software SAP2000 e realizou-se o dimensionamento no programa Microsoft Office Excel 2013 seguindo os critérios de dimensionamento de cada norma. Os dados obtidos através da análise comparativa revelaram que a torre dimensionada pelos critérios da Norma Brasileira apresentou perfis solicitados à compressão mais robustos e, consequentemente, mais pesados que a torre dimensionada pela Norma Americana. Contanto, suportes metálicos esbeltos são mais propensos a falhar antes da carga última de resistência, por serem mais suscetíveis a falhas por flambagem e ações dinâmicas do vento, causando na estrutura deformação plástica excessiva ou instabilidade. A ASCE 10 (1997) é uma norma específica para este tipo de estrutura, já no Brasil, é recomendada a utilização da NBR 8800 (2008), que tem como objetivo direcionar o dimensionamento de estruturas de aço e concreto de edifícios. Por se tratar de uma norma geral, suas restrições podem gerar grandes margens de segurança para estruturas que não apresentam funções habitacionais ou laborais, por não contemplar com precisão particularidades desse tipo de estrutura. Portanto, torna-se imprescindível estudos mais aprofundados sobre suportes de linhas de transmissão no Brasil, para que seja proposto critérios de dimensionamentos pormenorizados, adequados para a especificidade desse tipo de estrutura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise computacional da ponte sobre o rio Chatopauá através do software comercial SAP2000®(2024-11-28) CARDOSO, Daniel Laredo; SANTOS, Robson Alho dos; PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira; http://lattes.cnpq.br/4765401390604065; https://orcid.org/0000-0001-9622-3863Este trabalho apresenta uma análise computacional detalhada da Ponte Chatopauá, situada na Rodovia Transamazônica (BR-230), utilizando o software SAP2000®. O objetivo é compreender o desempenho estrutural do modelo em diferentes condições de carregamento e configurações estruturais, combinando modelagem computacional com ensaios de prova de carga estática. Inicialmente, o estudo destaca a relevância da análise estrutural como uma ferramenta essencial para garantir a segurança, estabilidade e funcionalidade de obras de arte especiais. O uso de softwares avançados, como o SAP2000, permite cálculos mais precisos, otimizando recursos, reduzindo erros e aumentando a confiabilidade dos projetos. A análise segue normas técnicas reconhecidas, como a NBR 9607/2023, que estabelece os procedimentos para provas de carga em estruturas. Três modelos computacionais foram desenvolvidos, variando as configurações de longarinas e transversinas, e submetidos a ensaios estáticos simulados. Durante os testes, cargas foram aplicadas em diferentes posições para monitorar deslocamentos e deformações. Os resultados desses modelos foram comparados com os dados experimentais obtidos em campo, avaliando a capacidade de cada configuração de reproduzir o comportamento real da estrutura. Os resultados mostraram que cada modelo tem características específicas e vantagens próprias. O modelo 1 destacou-se pela alta rigidez estrutural, ideal para situações em que a redução de deformações é fundamental. O modelo 2 apresentou grande compatibilidade com o comportamento observado na ponte real, sendo indicado para projetos que priorizam estabilidade e fidelidade estrutural. Por fim, o modelo 3 foi o mais preciso na reprodução dos ensaios experimentais, oferecendo dados detalhados que enriquecem a validação teórica. Conclui-se que a análise computacional é indispensável na engenharia moderna, permitindo simulações precisas e seguras que minimizam riscos e otimizam os projetos. Este estudo reforça a importância de integrar modelagem computacional ao processo de análise e dimensionamento, recomendando o uso de ferramentas como o SAP2000 e sugerindo, para estudos futuros, a exploração de outros softwares avançados, como ANSYS e CSI Bridge, para ampliar as possibilidades de análise e validação estrutural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da acessibilidade ao transporte público. Estudo de caso: Tucuruí-PA(2016-12-21) BARROSO, Gabriela Machado; MARQUES, Lorrany Pereira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os meios de transporte coletivo são componentes importantes para o desenvolvimento das sociedades. A falta de planejamento urbano das cidades brasileiras gera inúmeros problemas no que tange a qualidade do serviço de transporte. Diante dessa problemática, apresenta-se nessa pesquisa um método para avaliar a acessibilidade do sistema de Transporte Público Urbano (TPU), com estudo de caso em Tucuruí-PA, de modo à auxiliar na tomada de decisões em relação ao planejamento urbano e, subsidiar posteriores melhorias no serviço ofertado. Para a realização desse método foi necessário utilizar a base de dados dos setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (densidade demográfica), o aplicativo para celular OruxMaps que permitiu o registro do itinerário das linhas de ônibus, além do mapa da cidade. A partir destes dados foram geradas as áreas de abrangências das linhas de ônibus correspondentes a 300 e 500 metros (boa e regular acessibilidade, respectivamente). Posteriormente, foram sobrepostos os mapas de área de abrangência das linhas com o mapa de densidade populacional da cidade no software Autodesk® AutoCAD® 2016. Os principais resultados foram: (i) na análise da acessibilidade espacial, verificou-se que a linha Alojamento/Conquista é a que cobre mais áreas, e a linha Rapidinho a que cobre menos; (ii) na análise de acessibilidade em relação à densidade populacional, as zonas mais densamente povoadas apresentam boa acessibilidade ao TPU, sendo que as zonas de densidade muito elevada e elevada apresentaram 92 e 94% de suas áreas com boa acessibilidade, respectivamente. Para melhorar a acessibilidade das zonas mal atendidas por TPU propõe-se a extensão das linhas Breu Branco, Alojamento/Km4 e Alojamento/Conquista para atendimento às áreas onde hoje não há acessibilidade, além da criação de uma nova linha interbairros a fim de atender os novos bairros do município. Por fim, conclui-se que o método é efetivo para a avaliação de acessibilidade ao TPU de áreas urbanas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da aquisição de imóvel em planta: um estudo de caso para auxílio na tomada de decisões econômicas e viabilidade de investimento financeiro(2011-12-17) BORGES JÚNIOR, William Machado; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Brasil tem vivido momentos de prosperidade econômica e especulações imobiliárias. Conseqüência disto é a grande procura por imóveis na planta para habitação ou mesmo para investimento financeiro. Por isso o trabalho tem por objetivo, simular a compra de um apartamento novo na planta localizado em Imperatriz – MA, a fim de auxiliar a tomada de decisões, para as várias alternativas econômicas que acometem quem adquire ou pretende adquirir um imóvel na planta através de uma análise de sensibilidade dos fatores envolvidos no fluxo de caixa tais como Índice Nacional da Construção Civil, Prazo de Financiamento, taxa de juros de financiamento e taxa de atratividade. Além de desvendar a viabilidade da aquisição do imóvel parcelado ou à vista com desconto mínimo necessário para a compra à vista valer à pena. Também analisará a viabilidade financeira da venda do imóvel no momento da entrega das chaves pela construtora, explanando os benefícios financeiros do investimento. Para tanto, foram simulados fluxos de caixa de pagamentos do apartamento para a construtora ao longo da obra, e posteriormente à Caixa Econômica Federal. As principais conclusões deste trabalho foram: a análise de sensibilidade apontou que os fatores mais impactantes do projeto são a Taxa de atratividade mínima e a Taxa de juros do financiamento. Para a aquisição do imóvel parcelado ou à vista, em catorze cenários, a compra a prazo foi mais interessante, enquanto que em um único cenário foi mais vantajoso adquirir o imóvel à vista. Quanto menor o valor atual, maior deve ser o desconto à vista para que a opção “à vista” valha à pena. A análise da viabilidade e benefícios financeiros do investimento apontou que para as simulações realizadas, é, sim, viável a venda do imóvel após a entrega do apartamento pela construtora com valorização de 40%. Através do diagnóstico das taxas de retorno que o investimento proporcionará, foi possível constatar que todos os cenários envolvidos proporcionam uma rentabilidade expressiva. Comprovamos que a taxa mínima de valorização necessária para viabilizar o projeto é a partir de 20,2%. Sendo assim, foi constatado financeiramente que de fato, para este estudo de caso, o investimento no imóvel na planta vale à pena. Portanto, tudo indica que há viabilidade de se comprar e vender apartamentos em planta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da gestão integrada de resíduos da construção civil no município de Tucuruí-PA(2025-04-03) RODRIGUES, Edilberto Guimarães; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182A gestão dos resíduos da construção e demolição (RCD) é um desafio para os municípios devido ao alto volume gerado e aos impactos ambientais decorrentes desses materiais. Práticas eficazes de manejo são essenciais para minimizar danos e promover a sustentabilidade urbana. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a gestão integrada dos RCD em Tucuruí-PA, identificando suas características e propondo soluções para aprimorar o manejo e reduzir os impactos ambientais negativos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e aplicada, com coleta de dados por meio de pesquisa documental e de campo, incluindo entrevistas e questionários aplicados a 18 sujeitos relacionados à gestão de RCD. A análise foi realizada com base no Índice de Gestão de Resíduos da Construção e Demolição (IGRCD) desenvolvido por Paz (2019), complementada por análise estatística e pela análise do arranjo institucional proposta por Leme (2016). Os resultados evidenciaram um cenário crítico: o município obteve um IGRCD de apenas 15%, classificando sua gestão de RCD como “Insuficiente”. Nenhum dos grupos de indicadores – Instrumentos de Gestão, Programas Municipais, Coleta e Triagem, Tratamento e Disposição Final – atingiram resultados que indicaram práticas estruturadas e eficazes. A análise estatística comprovou esta fragilidade, revelando que 85% das respostas dos agentes consultados foram definidas como "Não Favoráveis", reforçando a ausência de políticas públicas eficientes. A média geral dos indicadores foi de apenas 0,3 pontos, com moda e mediana igual a zero, evidenciando que a maioria dos aspectos avaliados carece de implementação mínima, refletindo uma gestão municipal ineficaz e sem avanços. A análise de correlação entre os grupos de indicadores demonstrou forte padrão de correlação entre Instrumentos de Gestão e Tratamento/Disposição Final (ρs = 1,000), apontando que a ausência de diretrizes normativas impacta diretamente a destinação dos resíduos. As associações entre Programas Municipais e Tratamento (ρs = 0,750) e entre Coleta e Triagem e Tratamento (ρs = 0,625) indicam que melhorias na gestão dos resíduos exigem uma abordagem sistêmica e integrada. Contudo, o baixo índice entre Programas Municipais e Coleta/Triagem (ρs = 0,125) revela um desalinhamento entre ações educativas e operacionais, comprometendo a eficácia do gerenciamento e dificultando a implementação de estratégias que possam melhorar a segregação e o reaproveitamento de resíduos. Conclui-se que a adoção de instrumentos de gestão, educação ambiental e fiscalização é essencial para aprimorar a gestão dos resíduos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da viabilidade de implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais para a Escola Manoel Carlos Silva de Tucuruí-PA(2015-12-17) TEIXEIRA, Mísley da Cruz; LIRA, Vanêssa Cristina Leal; ISHIHARA, Júnior Hiroyuki; http://lattes.cnpq.br/3498874642887006; https://orcid.org/0000-0002-0081-7913O Brasil é um país que, apesar de apresentar uma abundância de recursos hídricos, sofre com problemas de falta de água em algumas de suas regiões devido à distribuição irregular do mesmo. O agravamento da escassez hídrica em algumas regiões está relacionado principalmente às alterações no ciclo hidrológico, geralmente decorrente da degradação ambiental, do crescimento populacional, do processo de industrialização, do uso irracional da água e da poluição das fontes hídricas. Este cenário fomentou a busca por fontes alternativas de abastecimento e técnicas de conservação da água, tal como o aproveitamento pluvial. Com o objetivo de difundir esta técnica no município, este trabalho determina, por meio do balanço hídrico e do Valor Presente Líquido (VPL), a viabilidade técnico-econômica de implantação de um sistema de aproveitamento pluvial proposto para uma edificação pública. Para tanto, foram realizados: o tratamento estatístico dos dados pluviométricos da região; o dimensionamento e adequação das redes prediais de drenagem pluvial e água fria, mais especificamente do reservatório pelo método interativo; a estimativa do consumo não potável da edificação; a análise da viabilidade técnica por meio do balanço hídrico mensal do sistema e da quantificação do abastecimento da demanda por água da chuva; a elaboração do orçamento do projeto, por meio da composição dos custos unitários; e a aplicação do VPL para análise da viabilidade financeira. Os resultados evidenciaram o regime pluviométrico do município (período chuvoso de dezembro a maio e estiagem de junho a novembro), comprovaram a inviabilidade técnica do empreendimento, com atendimento de menos 30% da demanda não potável da edificação, e apontaram o período de retorno do investimento, 8 anos, com VPL de R$ 38. 058,09 ao final de 30 anos, que era o tempo de vida útil do projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da viabilidade técnica da utilização do resíduo de polipropileno como agregado miúdo reciclado para produção de pavers(2020-02-14) SOUSA, Cleomar Silva de; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182Com o aumento da qualidade de vida da população a demanda por consumo de produtos também aumenta, e com ela, o descarte e a geração desenfreada de resíduos que tanto poluem o meio ambiente. Desses resíduos, tem-se destacado os plásticos industriais e pós-consumo, na forma de embalagens, brinquedos, tampas, entre outros, dos quais grande parte é constituído de polipropileno (PP), atualmente o segundo polímero sintético mais comercializado no mundo e o de maior demanda de mercado no Brasil. Com isso, este trabalho buscou analisar a viabilidade da utilização do resíduo de polipropileno reciclado (RPP) como substituto parcial do agregado miúdo natural para a produção de peças de pavimento intertravado (pavers) utilizados na construção civil. Para tanto, foram avaliadas propriedades físicas e mecânica das peças, como resistência à compressão, avaliação dimensional, absorção de água, índice de vazios e massa específica. Isso consoante a execução de quatro traços, sendo um de referência, dosado apenas com agregados naturais, e outros três, com substituições de 3%, 6% e 9%, em massa, de RPP, nomeados, respectivamente, de RPP0, RPP3, RPP6 e RPP9. Os resultados mostraram que a inserção de RPP no concreto influenciou na resistência à compressão dos pavers, de modo que à medida que se aumentou o teor de substituição, reduzia-se os ganhos de resistência; nenhum dos traços atendeu à resistência mínima exigida pela NBR 9781 (ABNT, 2013), que preconiza um mínimo de 35 MPa. Em relação à avaliação dimensional, a maior variação se deu na espessura. As absorções das peças dos quatro traços ficaram dentro do limite exigido por norma, na qual os teores de substituição influenciaram de forma não linear, tal como ocorreu para o índice de vazios. Estes ficaram entre 9,35% (RPP0) e 20,16% (RPP6), sendo considerados valores adequados pela literatura. Já no ensaio de massa específica, houve melhora nesse parâmetro, visto que a massa específica diminuiu e, consequentemente, as peças ficaram mais leves. A utilização de RPP como substituto parcial do agregado miúdo natural para a produção de pavers pode ser considerada tecnicamente viável para ambientes com tráfego limitado como passeios públicos, praças, calçadas e ciclovias representando uma alternativa que contribui para a sustentabilidade na construção civil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das condições de acessibilidade urbana em praça pública no município de Goianésia do Pará - Pará(2025-02-12) SOUZA, Eduarda Lima de; ARAÚJO, Matuzalem dos Santos; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182; FERREIRA, Regina Célia Brabo; http://lattes.cnpq.br/7908074509724240A importância da inclusão social por meio de ambientes urbanos acessíveis, promove a autonomia das pessoas e assegura o direito à mobilidade independente para todos os cidadãos. Para isso, a pesquisa analisa as condições de acessibilidade da praça Santo Amaro, em Goianésia do Pará, com base nos critérios da ABNT NBR 9050:2020, que regula a acessibilidade em espaços públicos. Desenvolveu-se um método avaliativo com conceitos avaliativos (insuficiente, regular, bom e ótimo), inspirados na ferramenta QualificaURB, adotando critérios com notas de 0 a 10 para analisar elementos como calçadas, rampas, pisos, acessos e móveis urbanos, de acordo com a especificidade local, incluindo visitas técnicas, observação direta, planejamento e registro fotográfico, além de um roteiro de avaliação. Através dos resultados encontrados constatou-se que a praça apresenta diversas inadequações, como rampas fora do padrão normativo, pavimentos irregulares e ausência de pisos táteis, dificultando a mobilidade segura. Embora alguns elementos, como o terreno e a disposição de postes, sejam adequados, os acessos apresentam barreiras físicas que comprometem a acessibilidade e a segurança dos usuários. Portanto, a praça não atende plenamente aos critérios da ABNT NBR 9050:2020, pois alcançou uma nota geral de 3,45, representando condições gerais regulares para atender a circulação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Intervenções como instalação de pisos táteis, correção de rampas e melhorias nos acessos são essenciais para garantir um espaço público inclusivo e acessível.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de manifestações patológicas em revestimentos cerâmicos de fachada: um estudo de caso na U.M.E.I. “Menino Deus” no município de Tucuruí/PA(2022-07-21) RODRIGUES, Eduardo Barbosa; SANTANA, Josiel Marques; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182A utilização de revestimentos cerâmicos nas fachadas, em especial nas obras públicas, deve-se, especificamente, por esse material atribuir uma grande variedade de modelos e elevada durabilidade, garantindo para um edifício uma melhoria na estética, proteção e regularização da superfície dos elementos de vedação. Entretanto, a falta de planejamento, má execução e ausência de manutenção deste material possibilita o surgimento das manifestações patológicas e, consequentemente, gera medo e insatisfação social. Nesta perspectiva, por meio da presente pesquisa, foi realizado uma análise das manifestações patológicas de maior incidência nos revestimentos de fachada da creche “Menino Deus”, uma edificação inaugurada no ano de 2012 por meio de assistência técnica e financeira do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) localizada no município de Tucuruí-PA. Por conseguinte, foi atestado através da metodologia de pesquisa estatística proposta por Silva (2014), os fatores de danos mais acentuado no edifício no decorrer do processo de degradação, como também, foi realizado o ensaio de determinação da resistência de aderência de revestimentos cerâmico com placas assentadas com argamassa colante em conformidade com a ABNT NBR 13755:2017. Através dos resultados obtidos dos cálculos de fatores de danos, foi possível constatar que 76% dos danos são oriundos das trincas, quanto que 24% são dos desplacamentos cerâmicos, tais dados alerta que esses danos ainda podem estar em ascensão nesse edifício. Já os resultados obtidos na ruptura através do ensaio de aderência neste estudo apresentaram uma tensão média de 0,148 MPa, caracterizando em todo conjunto argamassado como “reprovado”, em virtude da baixa resistência de aderência nas paredes externas. Sendo, portanto, um dos fatores de desplacamento do SRC (Sistema de Revestimento Cerâmico). Isto, torna-se um agravante devido colocar em risco a segurança dos alunos e funcionários que fazem uso do edifício. Diante do exposto, tem-se como proposição a necessidade de restruturação total desse revestimento. Como forma de recuperar a estética e o conforto desse espaço comunitário, a pesquisa sugeriu uma reforma do local, substituindo o revestimento cerâmico existente pela pintura, demonstrando o orçamento sintético que viabiliza financeiramente a execução desse serviço.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de um protótipo de telhado verde extensivo no sistema inclinado(2019-11-25) FERNANDES, Maria Marta Araújo; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182A construção civil se destaca desde o início da civilização, porém as atividades empregadas nesse setor utilizam um consumo excessivo de recursos naturais, além de gerarem elevadas quantidades de resíduos diversificados. Com o intuito de minimizar os impactos ambientais e tornar as residências autossustentáveis, novas técnicas estão sendo empregadas, dentre elas o telhado verde se destaca por ser uma das técnicas ecológicas indicadas para minimizar os distúrbios climáticos decorrentes da urbanização. Neste aspecto o objetivo principal dessa pesquisa é avaliar a viabilidade técnica de um telhado verde extensivo no sistema inclinado, utilizando Resíduos de Construção e Demolição (RCD) na camada drenante, como uma nova opção de reaproveitamento desse resíduo. Para isso, foram produzidos protótipos, a fim de avaliar o desempenho da cobertura verde, após a avaliação das características do RCD com os ensaios de caracterização, tais como, distribuição granulométrica, massa específica, absorção e massa unitária, analisando o desempenho deste material como camada drenante na composição do protótipo de telhado verde. Os resultados obtidos no procedimento experimental, comprovaram a eficiência, tanto da cobertura verde funcionando como isolante térmico, amenizando as variações de temperaturas, como do RCD apresentando um potencial tecnológico e ecológico para uso na camada drenante do sistema, a sobrecarga adicionada na estrutura proveniente da implantação do telhado verde à cobertura, em sua condição extrema (saturada), ao final do protótipo foi de 100,4 Kg/m², dentro dos padrões do sistema extensivo em relação as patologias do sistema de telhado verde empregado se mostrou promissor, pois não notou-se alterações que pudessem comprometer a estabilidade do sistema. Assim, a pesquisa representou alternativas que contribuem para a sustentabilidade na construção civil, visando minimizar impactos negativos causados pelo crescimento repentino do município de Tucuruí – PA, além de incentivar a sustentabilidade na região.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de uma interseção rodoviária por meio de simulação de tráfego: estudo de caso da interseção Tancredo Neves x Sete de Setembro em Tucuruí-PA(2017-01-20) SILVA, Romerson Serejo; PINTO, Welton Tavares; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O presente trabalho apresenta uma análise de Engenharia de Tráfego em uma interseção rodoviária da cidade de Tucuruí - PA por meio de simulação computacional. Na simulação foi utilizado os softwares Synchro e SimTraffic, que simulam o tráfego nas vias rodoviárias por meio de macrossimulação e microssimulação. As simulações tiveram como objetivo o levantamento de dados importantes de Engenharia de Tráfego da interseção em suas condições atuais, bem como o seu comportamento em cenários alternativos com projeção de frota para o futuro, apresentando assim cenários otimizados pelo programa e possíveis medidas para mitigar problemas encontrados na interseção simulada. Foram simulados sete diferentes cenários para a interseção, utilizando dados de volume de tráfego contabilizados em campo e projeções de frota para 5 (cinco), 10 e 15 anos no futuro, usando também diferentes tipos de controle semafórico. Os dados expostos no resultado apresentam os valores de nível de serviço da interseção e atrasos médios para os cenários não otimizados; já nos cenários otimizados são apresentados também a programação semafórica por meio de diagramas de intervalos luminosos. Nos resultados das simulações, a interseção nas atuais condições apresentou o nível de serviço D, que é um nível serviço que já começa a indicar que a interseção apresenta problemas. Já nos cenários 4 e 5, com projeções volumétricas para 10 e 15 anos os níveis chegaram até a classificação F nos cenários 4 e 5, nível de serviço que indica congestionamentos elevados e má funcionamento da interseção. Os resultados de atrasos médios apresentaram fortes picos nos cenários com projeção volumétrica, com o extremo de 389,9 segundos de atraso na projeção de 15 anos, no cenário 4. Como mitigação para possíveis problemas no futuro, o trabalho apresentou alguns cenários de otimização feita pelo software assim como um cenário que se proíbe as conversões à esquerda nas aproximações norte e sul da interseção, proporcionando melhorias no nível de serviço, mitigando assim os problemas da interseção nestes cenários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de viabilidade da substituição dos perfis tubulares circulares por perfis em cantoneira simples na cobertura em estrutura espacial da rodoviária de Breu Branco/PA(2014-12-09) SILVA, Helcio Mário Coelho da; SOUZA, Milleno Ramos de; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368As edificações executadas em perfis de aço avançaram muito nas últimas décadas em todo o Brasil, e dentre estas a opção pelo sistema estrutural em treliça espacial, porém, ainda abaixo do grau de utilização do concreto armado. Nas coberturas de grandes áreas, as treliças espaciais em aço são essenciais para vencer grandes vãos, apresentam peso próprio reduzido, facilidade no transporte, armazenamento e montagem. O sistema de ligação (nó) e o tipo de perfil das barras são fatores que influenciam na redução de custos, na agilidade da construção e na segurança estrutural de uma treliça espacial. Desta forma, neste trabalho, é elaborado um estudo sobre a cobertura, em treliça espacial, da rodoviária do município de Breu Branco/PA. Objetivando uma análise comparativa em relação a custo e capacidade de carga entre o sistema estrutural empregado na mesma, com perfil metálico tubular circular e ligação com nó típico, e um novo sistema estrutural com barras em cantoneira de abas iguais e um novo nó para este perfil. Para tanto, foi realizada uma análise computacional com o software comercial SAP 2000 v14 ® , por meio do qual foi dimensionado o perfil cantoneira adequado para estrutura. Para a análise de custo utilizou-se a Tabela de Composição e Preços para Orçamento (TCPO, 2010), elaborando planilhas de composição de custo unitário, considerando os preços de serviços e de insumos correntes na cidade de Tucuruí/PA e no Sistema Nacional de Preços e Insumos (SINAPI, 2014). Verificou-se que a diferença no consumo de aço entre os dois tipos de perfis foi pequena, com o percentual de 0,08%. Em relação ao custo a estrutura em cantoneira apresentou redução de valor na ordem de 30,93% em relação ao perfil tubular circular. Quanto à praticidade de execução observou-se que a principal diferença consiste no tipo de ligação, onde o nó típico é realizado por meio da estampagem das extremidades das barras tubulares, fixando-as com um único parafuso. Porém os nós dos perfis cantoneira necessitam de um dispositivo de ligação, nó de aço, feito em chapas soldadas em aço, utilizando maior quantidade de parafusos para fixação, em relação aos perfis tubulares, assim a diferença do custo total diminui, mas, ainda assim a treliça em perfil cantoneira apresenta menor custo que a treliça em perfil tubular. Desta forma, observa-se que o emprego do perfil cantoneira em estruturas espaciais apresenta menor custo em relação aos perfis tubulares. Observou-se também, que além de menor custo, no sistema com perfis cantoneira, a estrutura apresenta maior eficiência na ligação devida a maior rigidez do nó de aço em relação ao nó típico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do cenário dos resíduos de construção e demolição no município de Goianésia do Pará(2024-10-15) FERREIRA, Alex Jorge Gaia; FERREIRA, Amanda Daniele Berredo Matos; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182A construção civil gera grandes quantidades de resíduos, com estimativas superiores a 10 bilhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) por ano (Lins et al. 2023). Essa situação também se reflete localmente, como no município de Goianésia do Pará, que enfrenta desafios relacionados à gestão desses resíduos. Este artigo tem por objetivo realizar a análise do cenário dos RCD no município de Goianésia do Pará, Estado do Pará, focando na estimativa de geração desses resíduos. Para isso, realizou-se entrevista com o representante da SEMA e visitas aos pontos de descarte dos resíduos. Os resultados apontam um volume estimado de 4.196,72 t/ano de RCD gerados no município. Entre os RCD mais frequentes destacam-se os de classe A e B que são passíveis de reciclagem. A maior concentração de pontos de descarte está localizada nos bairros Santo Amaro e Floresta. Percebe-se a necessidade de políticas públicas direcionadas ao reaproveitamento e reciclagem desses resíduos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do desempenho térmico das residências construídas em paredes de concreto: um estudo de caso do conjunto habitacional Vivacidade-Tucuruí-PA(2015-12-15) SANTOS, Marlon Braga dos; SOUZA, Vanessa da Conceição de; GOUVEIA, Fernanda Pereira; http://lattes.cnpq.br/1772072130947378O presente trabalho busca avaliar o desempenho térmico das edificações construídas com paredes de concreto armado moldadas in loco no Conjunto Habitacional Vivacidade – CHV, em Tucuruí – PA, com o intuito de verificar a conformidade com as normas de desempenho vigentes em território nacional. Além disso, procedeu-se uma análise comparativa entre o sistema de vedação empregado no estudo de caso e o sistema convencional típico da região (alvenaria com blocos cerâmicos), a fim de fornecer subsídios para a escolha de soluções construtivas em futuros projetos no município. A metodologia adotada consistiu na execução dos três métodos de avaliação de desempenho térmico recomendados pela NBR 15575:2013: simplificado, com a análise das propriedades térmicas dos materiais que compõem as paredes externas e a cobertura das habitações do CHV, comparando-as com as referências normativas; informativo, baseado na execução de medições de temperatura e umidade relativa do ar em uma unidade habitacional representativa, no período típico de verão; normativo, com realização de simulação computacional por meio do software EnergyPlus da habitação estudo de caso e outra com paredes de alvenaria. Com base nos métodos informativo e simplificado constatou-se que o comportamento térmico da unidade habitacional foi insatisfatório, uma vez que esta não se adequa ao critério de desempenho mínimo estabelecido pela NBR 15575:2013. A partir de uma análise minuciosa dos resultados auferidos na simulação computacional, observou-se que os valores da temperatura interna e externa são numericamente bastante próximos, o que implica em uma avaliação de desempenho satisfatória no limite especificado pelo critério normativo para os dois casos simulados. Ao final das análises pelos três métodos indicados pela norma de desempenho, pode-se inferir que o método a ser considerado como conclusivo é o normativo (realizado pela simulação computacional). Além disso, o sistema de vedação não exerceu grande influência sobre o comportamento térmico global da residência avaliada, sendo que as paredes de concreto proporcionaram desempenho térmico ligeiramente superior em relação ao sistema constituído por blocos cerâmicos para vedação. Logo, conclui-se que o sistema de vedação com paredes de concreto pode ser aplicado na região em estudo, contanto que adeque-se os projetos às condições climáticas locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do desempenho térmico de habitações construídas com paredes de blocos de concreto: um estudo de caso em Tucuruí-PA(2020-02-18) VASCONCELOS, Dalyla Salazar de; SOUZA, Naralice Pinheiro de; SANTOS, Marlon Braga dos; http://lattes.cnpq.br/8334916561903769O presente trabalho aborda estudos referentes ao desempenho térmico de edificações construídas em paredes com blocos de concreto e faz uma avaliação dessa técnica no Conjunto Habitacional Vivacidade (CHV), em Tucuruí-PA, de forma a verificar a conformidade com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ABNT NBR 15575:2013 e ABNT NBR 15220:2005 para alguns critérios de acordo com a Zona Bioclimática 8 (ZB8), a qual a unidade habitacional estudada está inserida. Além disso, foi realizada uma análise comparativa entre o sistema de vedação empregado no estudo de caso e o sistema construtivo de paredes de concreto (sistema de vedação executado na primeira fase da obra). Para tal estudo foram adotados três métodos de avaliação de desempenho térmico: simplificado, com base na análise das propriedades térmicas dos materiais que compõem as habitações do CHV; informativo, baseado na execução de medições de temperatura do ar na unidade habitacional representativa; e normativo, com a realização de uma simulação computacional por meio do software EnergyPlus, juntamente com o apoio do programa SketchUp para a construção do modelo tridimensional da edificação e do plug-in OpenStudio, que faz integração da modelagem com o software energético. Através dos resultados obtidos pelos métodos empregados para a avaliação do desempenho térmico da edificação foi possível concretizar qual dos sistemas construtivos é mais adequado para ser empregado na região de estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise e readequação do projeto de drenagem do residencial Cristo Vive localizado no município de Tucuruí-PA(2015-11-20) BOFF, Diogo; JORGE, Lucas da Silva; ISHIHARA, Júnior Hiroyuki; http://lattes.cnpq.br/3498874642887006; https://orcid.org/0000-0002-0081-7913O residencial Cristo Vive em Tucuruí-PA é integrante do programa habitacional do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, suas obras tiveram início no ano de 2012 com o objetivo inicial de ofertar 1508 residências à população de baixa renda inscrita nesse programa. A construção do residencial foi paralisada em 2013 após uma vistoria técnica da equipe de engenharia da Caixa Econômica Federal – responsável pela fiscalização e financiamento da obra – constatar diversos problemas de infraestrutura e irregularidades, retirando a concessão da então empresa responsável por sua execução. O terreno onde foi construído o residencial é bastante acidentado e não recebeu o devido processo de nivelamento. Assim, as ruas do residencial continuam com mais de 10% de declividade longitudinal em alguns trechos, gerando grandes vazões e aumento das velocidades de escoamento de águas pluviais durante precipitações no local. Esse fator, aliado à baixa eficiência do sistema de drenagem, culminou na danificação de várias ruas e elementos de infraestrutura do residencial. O presente trabalho constatou, por meio de levantamento fotográfico, que erros no sistema de drenagem urbana de águas pluviais foram os grandes responsáveis pelos prejuízos à infraestrutura da obra, que apresenta, principalmente, pavimentação e calçadas bastante deterioradas por processo erosivo, decorrente do escoamento das águas não captadas. Além dos danos ocasionados na obra, verificou-se que uma grande quantidade de sedimentos carregados pelas águas foram depositados na área de um igarapé à jusante do residencial, causando acelerado processo de assoreamento. Desta forma o presente trabalho tem como objetivo principal analisar e propor uma readequação do sistema de drenagem de águas pluviais do residencial. Para o desenvolvimento deste trabalho analisou-se a planta do projeto original de drenagem e o levantamento topográfico da obra, este trabalho consistiu em, primeiramente, avaliar os erros no projeto de microdrenagem do residencial, comparando com as recomendações e instruções de referenciais teóricos mais aceitos no meio científico - uma vez que não existem normas brasileiras específicas que instruem esse procedimento executivo - e avaliar a execução do projeto. Ficou constatado erros tanto na elaboração do projeto – observados na planta original – quanto na execução das partes constituintes do sistema. Posteriormente, foi elaborado um novo projeto de drenagem de águas pluviais para o residencial, com a produção de planilhas de dimensionamento de cada elemento, seguindo os referenciais teóricos para tal. As principais correções do sistema foram o reposicionamento de componentes e alterações no tipo de bocas coletoras utilizadas, visando a adequação da capacidade de captação de acordo com as vazões calculadas e garantindo a segurança e eficiência da drenagem. O projeto elaborado buscou uma readequação do sistema prevendo o reaproveitamento de alguns dos elementos de drenagem utilizados anteriormente e, ao final deste trabalho, encontra-se a nova planta do sistema de drenagem de águas pluviais com as alterações indicadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise experimental da influência de temperaturas elevadas na resistência ao embutimento da andiroba(2019-12-16) VASCONCELOS, Isabelle Bianca Gouveia; ROSA, Carolina Coelho da; http://lattes.cnpq.br/4916771097163397Na avaliação da capacidade de carga de uma ligação em estruturas de madeira, a resistência ao embutimento da madeira é um dos principais parâmetros. No entanto, essa resistência pode apresentar modificações quando as peças são submetidas a certos fatores, como variações de temperatura, pois a temperatura tem efeitos importantes sobre as propriedades da madeira e esses efeitos precisam ser entendidos para as devidas considerações em projetos de estruturas de madeira. Logo, o intuito desta pesquisa é avaliar a ação de temperatura elevadas na resistência ao embutimento da espécie de madeira andiroba, obtendo a resistência residual. Os ensaios de embutimento paralelo às fibras foram realizados em uma amostra com 84 corpos de prova, divididos em 7 níveis de temperatura entre 30° e 250° C e seguiram as prescrições da norma americana (ASTM D5764-97a) e da norma brasileira ABNT 7190- 97 de estruturas de madeira. As temperaturas dos corpos de prova foram definidas através do monitoramento com uso de termopares inseridos nos corpos de prova, sendo estes aquecidos em mufla, que já se encontrava na temperatura do ensaio. Após o tempo de aquecimento necessário os corpos de prova foram resfriados lentamente durante 24 h em um dessecador até alcançarem a temperatura ambiente. Os resultados obtidos nos ensaios permitiram concluir que o aumento da temperatura influenciou significativamente na resistência ao embutimento da madeira na temperatura de 250°C, bem como o escurecimento acentuado, porém, em 100°C a madeira apresentou um ganho de resistência significativo em relação a temperatura ambiente, fato que pode ser justificado devido ao valor de teor de umidade da madeira pós ensaio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise experimental de armadura interna para cisalhamento em vigas de concreto armado(2017) ABRANTES, Jedson Henryque Corrêa; SIQUEIRA, Leticia Gabrielle dos Santos; TAPAJÓS, Luamim Sales; http://lattes.cnpq.br/4291245266120989; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345O aprimoramento das técnicas construtivas vem permitindo a praticidade na execução de estruturas aliada a segurança, o conforto e a durabilidade dos membros estruturais. Assim, com o intuito de prevenir rupturas repentinas e frágeis e manter a funcionalidade das estruturas, pesquisas no ramo da resistência ao cisalhamento vêm sendo desenvolvidas, investigando novas propostas de armaduras de cisalhamento com o objetivo de conciliar resistência, eficiência e durabilidade das estruturas. Nesse contexto, este trabalho busca apresentar a análise do comportamento de armaduras internas de cisalhamento denominadas estribos W e armadura tipo conectores de aço em vigas de concreto armado, comparando-os com os resultados obtidos em relação aos estribos fechados convencionais. Para tanto, foram analisadas experimentalmente 5 vigas de concreto armado nas dimensões (500 x 210 x 2050) mm, sendo 1 viga de referências, sem armadura de cisalhamento, 1 viga com estribo fechado, 1 viga com conectores de aço e 2 vigas com estribos W, com e sem ganchos contra delaminação. O programa experimental apresenta como principais variáveis o tipo de armadura de cisalhamento e o tipo de ancoragem adotado, os quais podem ser externas e internas. São apresentados e discutidos os resultados de deslocamento vertical, deformações no concreto, armadura de flexão e armadura de cisalhamento, mapa de fissuração, carga de ruptura e modo de ruína das vigas. Os resultados obtidos mostram que a viga com estribo W, especificamente com ganchos, apresentou ganho de 36,54% de capacidade de carga em relação a viga de referência, e ainda considerável desempenho em rigidez quanto aos valores de deslocamento, deformações da armadura cisalhamento e do concreto. Todas as vigas apresentaram comportamentos similares quanto a deformação das armaduras de flexão, enquanto que o comportamento das peças foi distinto em relação as deformações obtidas no concreto, sendo que o comportamento mais rígido nesse aspecto foi observado pela viga com conectores de aço (S-3.5-0.16). Com relação as deformações da armadura de cisalhamento, o estribo W apresentou menores deformações, para o mesmo nível de carregamento, em relação as demais vigas e o estribo convencional apresentou maiores deformações, principalmente quando comparadas com as barras mais próximas ao ponto de aplicação de carga.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise experimental de pilares de concreto armado reforçados empregando diferentes técnicas de confinamento(2016) SILVA, Ana Paula Romeira; ABREU, Benilcia Gomes de; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368A cada ano surgem novas técnicas empregadas para o reforço e recuperação de estruturas em concreto armado, especialmente as aplicadas para reforço de pilares, objetivando o confinamento e consequentemente o aumento da capacidade portante do mesmo. Em função deste contexto, esta pesquisa realizou uma análise experimental sobre as diferentes técnicas de reforços aplicadas em pilares de concreto armado. Com o objetivo de avaliar a eficiência do confinamento, efeito este que consiste na restrição da expansão lateral através do encamisamento de pilares, o comportamento da variação da seção transversal, a capacidade resistente, os modos de rupturas e as deformações. A série ensaiada consistiu em 10 pilares submetidos à compressão axial centrada. Foram moldados pilares com comprimento de 500 mm, empregando seções circulares e quadradas para cada uma das situações, respectivamente. Sendo assim, foram moldados dois pilares de referência com diâmetro de 150 mm e base (140 x 140) mm, dois reforçados com concreto armado tendo diâmetro de 220 mm e base de (220 x 220) mm, dois empregando argamassa armada com tela soldada e diâmetro de 200 mm e base de (190 x 190) mm, dois utilizando argamassa armada com tela de fibra de vidro, dimensões iguais ao de tela soldada e dois empregando um sistema composto por fibra de carbono com diâmetro de 150 mm e base (140 x 140) mm. Os resultados indicaram que os pilares de seção circular apresentaram um desempenho superior quando comparados aos de seção quadrada. Ao se analisar a eficiência dos reforços, os pilares de concreto armado, fibra de carbono e tela soldada, mostraram-se com aumento significativo da capacidade resistente. Os pilares com seção circular atingiram valores superiores a 170%, em relação aos pilares de referência, provavelmente pelo fato da reação de confinamento ser distribuída uniformemente, ao contrário dos pilares de seção quadrada, onde ocorre concentrações de tensões pelo efeito do arqueamento. Dentre os pilares com seção quadrada, o pilar reforçado com fibra de carbono mostrou-se mais eficiente, apresentando um ganho de resistência superior a 80% em relação ao pilar de referência.
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