Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo das principais manifestações patológicas em escolas públicas no município de Tucuruí-PA(2010) FERREIRA, Taiana da Silva; ALMEIDA, Wilka Débora G. de; ARAÚJO, Rodrigo da Cruz de; http://lattes.cnpq.br/2600077439764627A maioria das obras executadas na construção civil possui a carência de manutenção e reparo ao longo de sua vida útil, esse fator tão relevante pode contribuir para a perda da durabilidade da obra executada. Portanto, é necessário que desenvolva recursos que auxiliem a recuperação das edificações e métodos específicos para o diagnóstico das possíveis manifestações patológicas detectadas. Dessa forma, esse trabalho possui a finalidade da aplicação de métodos comparativos do grau de deterioração dos prédios das Escolas Públicas do Município de Tucuruí no Estado do Pará, independentemente das características distintas que as mesmas apresentarem. O trabalho tem como base as informações obtidas do levantamento de campo de dez escolas municipais (correspondendo a 33,3% do universo total) e a avaliação das manifestações patológicas encontradas nessas edificações. Esse levantamento conta com a inspeção visual, questionários e entrevistas, históricos, relatórios e laudo técnico de vistoria do Comando Militar do Corpo de Bombeiros da região. Por meio da atribuição de valores provenientes do Índice de Deterioração (ID) é possível comparar o grau de comprometimento de cada prédio. Assim, os prédios que apresentarem maiores valores do ponto de vista global serão considerados os de maiores ocorrências. Esses valores são oriundos do VDA- Valor da Deterioração Absoluta determinado pelo número total de ocorrência associado ao ID-Índice de Deterioração. O VDR- Valor da Deterioração relativa é utilizado para obtenção de resultados mais expressivos e significativos, o qual considera os valores de VDA dividido pela área de cada prédio. A Informação contida nos resultados encontrados é de fundamental importância para a sugestão de futuras manutenções e reparos das edificações das escolas públicas do Município de Tucuruí, objetivando priorizar o prédio que encontrar o maior grau de comprometimento e perda de desempenho segundo os dados avaliativos comparativos aplicados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cálculo automatizado das perdas de protensão utilizando a programação em AutoLISP(2010-11-27) BORGES NETO, Osvaldo Sousa; CARNEIRO, Ronaldson José de França Mendes; http://lattes.cnpq.br/9697457188740205As estruturas de concreto protendido estão ganhando espaço na construção civil, graças a suas vantagens técnicas e econômicas. Em seu processo de cálculo se faz necessário a verificação das perdas de protensão, que são inerentes a essa tecnologia, buscando o melhor aproveitamento dos materiais e economia na estrutura. Para tanto, é indispensável o uso de ferramentas computacionais a fim de otimizar as etapas de cálculo. A programação em AutoLISP, uma linguagem reconhecida pelo AutoCAD, é muito empregada pelos projetistas, permite a programação das equações das perdas de protensão preconizadas na NBR 6118 e desenha o elemento protendido com os gráficos das perdas de protensão. São apresentados dois exemplos para validar os resultados do programa. Os resultados obtidos pelo programa são comparados aos valores obtidos manualmente. Os resultados mostram que o programa é eficiente no cálculo das perdas de protensão, tanto para o caso ancoragens ativa-ativa quanto no caso de ancoragem ativa-passiva, bem como na visualização dos gráficos das perdas imediatas e progressivas. Outro ponto positivo do uso do programa é a utilização da formulação mais elaborada para cálculo das perdas progressivas prevista na NBR 6118, que resultam em valores mais precisos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da aquisição de imóvel em planta: um estudo de caso para auxílio na tomada de decisões econômicas e viabilidade de investimento financeiro(2011-12-17) BORGES JÚNIOR, William Machado; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Brasil tem vivido momentos de prosperidade econômica e especulações imobiliárias. Conseqüência disto é a grande procura por imóveis na planta para habitação ou mesmo para investimento financeiro. Por isso o trabalho tem por objetivo, simular a compra de um apartamento novo na planta localizado em Imperatriz – MA, a fim de auxiliar a tomada de decisões, para as várias alternativas econômicas que acometem quem adquire ou pretende adquirir um imóvel na planta através de uma análise de sensibilidade dos fatores envolvidos no fluxo de caixa tais como Índice Nacional da Construção Civil, Prazo de Financiamento, taxa de juros de financiamento e taxa de atratividade. Além de desvendar a viabilidade da aquisição do imóvel parcelado ou à vista com desconto mínimo necessário para a compra à vista valer à pena. Também analisará a viabilidade financeira da venda do imóvel no momento da entrega das chaves pela construtora, explanando os benefícios financeiros do investimento. Para tanto, foram simulados fluxos de caixa de pagamentos do apartamento para a construtora ao longo da obra, e posteriormente à Caixa Econômica Federal. As principais conclusões deste trabalho foram: a análise de sensibilidade apontou que os fatores mais impactantes do projeto são a Taxa de atratividade mínima e a Taxa de juros do financiamento. Para a aquisição do imóvel parcelado ou à vista, em catorze cenários, a compra a prazo foi mais interessante, enquanto que em um único cenário foi mais vantajoso adquirir o imóvel à vista. Quanto menor o valor atual, maior deve ser o desconto à vista para que a opção “à vista” valha à pena. A análise da viabilidade e benefícios financeiros do investimento apontou que para as simulações realizadas, é, sim, viável a venda do imóvel após a entrega do apartamento pela construtora com valorização de 40%. Através do diagnóstico das taxas de retorno que o investimento proporcionará, foi possível constatar que todos os cenários envolvidos proporcionam uma rentabilidade expressiva. Comprovamos que a taxa mínima de valorização necessária para viabilizar o projeto é a partir de 20,2%. Sendo assim, foi constatado financeiramente que de fato, para este estudo de caso, o investimento no imóvel na planta vale à pena. Portanto, tudo indica que há viabilidade de se comprar e vender apartamentos em planta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação preliminar para implantação de um sistema de gerência de pavimentos em Tucuruí-PA – estudo de caso: bairro da Cohab(2013-05-07) MIRANDA, Marcelo Chaves de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513As prefeituras de forma geral, inclusive em Tucuruí-PA, têm enfrentado desafios cada vez maiores em relação à conservação das vias urbanas, exigindo o desenvolvimento e aplicação de modernos sistemas de gerenciamento e manutenção de pavimentos. Um sistema de gerência de pavimentos (SGP) é capaz de coordenar um conjunto de atividades objetivando manter pavimentos em condições funcionais e estruturais adequadas às necessidades de seus usuários, proporcionando uma boa infra-estrutura para o desenvolvimento econômico e social. Este trabalho visa mostrar, através de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, uma experiência preliminar de coleta de dados sobre defeitos nos pavimentos com o intuito de subsidiar a implantação de um SGP, através de análise subjetiva, afim de analisar e detectar os defeitos nos revestimentos asfálticos existentes nos pavimentos destas vias, para então propor medidas de manutenção e reabilitação dos pavimentos das ruas e avenidas do bairro, sendo esse presente trabalho pioneiro no que se refere à avaliação da condição dos pavimentos em Tucuruí. A observação da necessidade de implementação de um novo sistema de gerenciamento na manutenção, ocorreu em função da evolução das cidades quanto aos aspectos populacionais e da quantidade de veículos que trafegam diariamente pelas suas vias, bem como a necessidade de segurança, qualidade e baixos custos. Foram 33 vias avaliadas na pesquisa de campo, sendo que em todas as vias do bairro foram constatados defeitos nos pavimentos, e em todas as ruas, exceto a rua dos Lírios, serão necessárias atividades de manutenção e reabilitação de pavimentos. O defeito mais frequente foi derrame de material presente em 29 vias, o que corresponde a 87,8% do total; o segundo defeito mais frequente foi panela ou buraco em 27 vias, o que corresponde a 81,8% do total e o terceiro defeito mais frequente foi trinca interligada de retração ou reflexão em 21 vias, o que corresponde a 63,6% do total. Com base nos dados acerca de defeitos nos pavimentos oriundos da pesquisa de campo e considerando as árvores de decisão propostas por Fernandes Jr. e Pantigoso (1998), o tipo de atividade de manutenção e reabilitação mais frequente será remendo o qual será aplicada em 29 vias, o que corresponde a 87,9 % do total; a segunda atividade mais frequente será drenagem, a qual será aplicada em 24 vias do bairro Cohab, o que corresponde a 72,7 % do total e a terceira atividade mais frequente será selante, a qual será aplicada em 22 vias do bairro Cohab, o que corresponde a 66,7 % do total. De modo geral as vias do bairro da Cohab apresentam grande número de defeitos, refletindo um mau estado de conservação de pavimentos flexíveis, o que gerou uma elevada quantidade de propostas de atividades de manutenção e reabilitação de pavimentos o que justifica a adoção de um SGP mais preciso em Tucuruí.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elemento de volume representativo do concreto: uma contribuição no aspecto geométrico com a utilização de elipsoides como inclusões(2014-10-24) SILVA, Davi Barbosa Costa da; TEIXEIRA, Marcelo Rassy; http://lattes.cnpq.br/8912916360456192A importância econômica e social de grandes empreendimentos, como as hidrelétricas, justifica a adoção do maior número possível de medidas de segurança. Em se tratando de estruturas, particularmente as de concreto utilizadas nas barragens, verificam-se a utilização de instrumentos de precisão para se acompanhar o comportamento do maciço e as inspeções visuais. Estas duas abordagens se complementam e são extremamente úteis na adoção de parâmetros que orientem as medidas de manutenção. Com o intuito de se acrescentar e otimizar essas técnicas e métodos, podem ser adotados modelos computacionais que permitam a previsão do comportamento das estruturas de concreto. Entre as abordagens possíveis, menciona-se a análise multiescala, na qual se busca relacionar parâmetros da micro à meso e macroestrutura. Observa-se a existência de algoritmos que procuram viabilizar estas melhorias, gerando, portanto, possibilidade de inovação. Com a intenção de contribuir na área, no presente trabalho procurou-se aprimorar e desenvolver uma das ferramentas adotadas neste ramo. Utilizando as noções de elemento de volume representativo (RVE, sigla em inglês) e focando nos aspectos geométricos da questão, elaborou-se uma sequência de instruções que permitem a geração aleatória de inclusões elipsoidais, representando os agregados graúdos do concreto envoltos pela zona de transição, aplicando ajustes geométricos às quádricas que estejam localizadas nas proximidades das faces do RVE, fundamentando-se no método take-and-place e em trabalhos relacionados. O resultado foi um algoritmo que fornece uma estrutura de dados organizada de maneira a servir como parâmetro de entrada em aplicações próprias para análise estrutural multiescala.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de viabilidade da substituição dos perfis tubulares circulares por perfis em cantoneira simples na cobertura em estrutura espacial da rodoviária de Breu Branco/PA(2014-12-09) SILVA, Helcio Mário Coelho da; SOUZA, Milleno Ramos de; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368As edificações executadas em perfis de aço avançaram muito nas últimas décadas em todo o Brasil, e dentre estas a opção pelo sistema estrutural em treliça espacial, porém, ainda abaixo do grau de utilização do concreto armado. Nas coberturas de grandes áreas, as treliças espaciais em aço são essenciais para vencer grandes vãos, apresentam peso próprio reduzido, facilidade no transporte, armazenamento e montagem. O sistema de ligação (nó) e o tipo de perfil das barras são fatores que influenciam na redução de custos, na agilidade da construção e na segurança estrutural de uma treliça espacial. Desta forma, neste trabalho, é elaborado um estudo sobre a cobertura, em treliça espacial, da rodoviária do município de Breu Branco/PA. Objetivando uma análise comparativa em relação a custo e capacidade de carga entre o sistema estrutural empregado na mesma, com perfil metálico tubular circular e ligação com nó típico, e um novo sistema estrutural com barras em cantoneira de abas iguais e um novo nó para este perfil. Para tanto, foi realizada uma análise computacional com o software comercial SAP 2000 v14 ® , por meio do qual foi dimensionado o perfil cantoneira adequado para estrutura. Para a análise de custo utilizou-se a Tabela de Composição e Preços para Orçamento (TCPO, 2010), elaborando planilhas de composição de custo unitário, considerando os preços de serviços e de insumos correntes na cidade de Tucuruí/PA e no Sistema Nacional de Preços e Insumos (SINAPI, 2014). Verificou-se que a diferença no consumo de aço entre os dois tipos de perfis foi pequena, com o percentual de 0,08%. Em relação ao custo a estrutura em cantoneira apresentou redução de valor na ordem de 30,93% em relação ao perfil tubular circular. Quanto à praticidade de execução observou-se que a principal diferença consiste no tipo de ligação, onde o nó típico é realizado por meio da estampagem das extremidades das barras tubulares, fixando-as com um único parafuso. Porém os nós dos perfis cantoneira necessitam de um dispositivo de ligação, nó de aço, feito em chapas soldadas em aço, utilizando maior quantidade de parafusos para fixação, em relação aos perfis tubulares, assim a diferença do custo total diminui, mas, ainda assim a treliça em perfil cantoneira apresenta menor custo que a treliça em perfil tubular. Desta forma, observa-se que o emprego do perfil cantoneira em estruturas espaciais apresenta menor custo em relação aos perfis tubulares. Observou-se também, que além de menor custo, no sistema com perfis cantoneira, a estrutura apresenta maior eficiência na ligação devida a maior rigidez do nó de aço em relação ao nó típico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Confecção de argamassa com a substituição total do agregado natural por agregados provenientes de resíduo de construção e demolição (RCD)(2014-12-22) SOUZA, Grazielle Tigre de; BERNARDO, Karen Suely Martins; LOUZADA, Aline Furtado; http://lattes.cnpq.br/5162057767120001A indústria da construção civil se destaca como um setor produtivo, que possui significante papel na economia nacional. Em contrapartida, este setor sobressai como uma atividade geradora de elevada quantidade de resíduos de diversas naturezas, sendo responsável também pelo consumo excessivo de recursos naturais, provenientes de fontes não renováveis. A reciclagem dos resíduos oriundos desta cadeia produtiva desempenha um papel importante para a sustentabilidade, promovendo a conservação dos recursos naturais e a redução de áreas para disposição final. O foco principal desta pesquisa é o estudo do aproveitamento de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), contribuindo para o desenvolvimento de materiais alternativos. Neste sentido, o objetivo principal desta pesquisa é avaliar o emprego de RCD gerado na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, como agregado miúdo na produção de argamassas de revestimento, considerando a substituição de 100% do agregado natural. Foram realizados testes laboratoriais com intuito de avaliar as características físicas do RCD e posteriormente produzidas argamassas com traço de 1:5, sendo avaliadas as propriedades no estado fresco e endurecido, comparando-as com o comportamento das argamassas de referência com Areia Natural. Os resultados obtidos no procedimento experimental apresentaram resultados satisfatórios, de acordo com as normas utilizadas, para uso em substituição ao agregado miúdo natural, representando alternativas que contribuem para a sustentabilidade na construção civil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cenário do gerenciamento dos resíduos de construção e demolição gerados no município de Tucuruí-PA(2014-12-22) DINIZ, Jéssica Magda Dias; ALENCAR, Maria Necilda; LOUZADA, Aline Furtado; http://lattes.cnpq.br/5162057767120001A geração dos Resíduos da Construção e Demolição (RCD) representa um problema que se agrava com o crescente adensamento das cidades e a falta de espaço para a sua destinação final. O presente estudo teve por finalidade identificar o cenário do gerenciamento de RCD gerados no município de Tucuruí. A metodologia adotada no trabalho consistiu na revisão bibliográfica, realizada para dar embasamento ao tema em estudo, levantamento de campo, realizadas em órgãos do poder público, construtoras, entre outros, para obter informações referentes ao gerenciamento dos RCD gerados no município, após estas entrevistas foi realizada a construção do cenário atual de áreas de disposição irregular de RCD, após a análise do cenário do município, foi sugerida uma proposta segundo a Resolução CONAMA nº 307/2002, de gestão dos RCD. Os dados necessários para a realização do estudo foram obtidos através de entrevistas formais e informais; registros fotográficos e visitas em campo. Em virtude dos dados obtidos verificou-se que o município não realiza uma gestão eficaz de seus resíduos, em desacordo com as legislações vigentes, é evidente a falta de conscientização ambiental por parte dos agentes envolvidos no processo. O presente estudo apresenta a real situação da geração e das deposições do RCD no município, sendo uma importante ferramenta para subsidiar o poder público municipal na busca de soluções que beneficiem a sociedade e o meio ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Influência do tipo de tratamento e do uso de conectores na resistência de juntas em elementos de concreto(2015-01-09) BRANDÃO, Jaciara Santos; PINTO, Rosângela Silva; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368; FERREIRA, Maurício de Pina; http://lattes.cnpq.br/4242041552985485; https://orcid.org/0000-0001-8905-9479A utilização de junta de concretagem é um artifício muito comum na indústria da construção civil, podem se fazer necessárias por motivos construtivos, em casos de ampliação de uma edificação, mudança do uso da estrutura ou até mesmo pela necessidade de aumentar a capacidade resistente da estrutura. Observa-se que a NBR 6118 não apresenta recomendações para a execução ou determinação da resistência na ligação de juntas de concretagem. Percebese também que algumas normas internacionais, tais como FIB (2010) e Eurocode 2 apresentam divergências. No objetivo de avaliar a influência do tratamento feito nas juntas e ainda do uso dos conectores na resistência final da ligação, os concretos utilizados neste trabalho apresentaram uma resistência à compressão, na primeira e segunda concretagem, de aproximadamente 18 e 46 MPa, respectivamente. Em todos os espécimes foram realizados apicoamento com a finalidade de aumentar a rugosidade da superfície de ligação. As variáveis foram em relação ao uso de adesivo estrutural e quanto ao número de conectores mecânicos com diferentes arranjos e profundidades na junta de ligação. Para análise da deformação dos conectores foram utilizados extensômetros elétricos. Observou-se tendência para o aumento da resistência cisalhante na peça com maior quantidade de pinos, assim como o uso de resinas epoxídicas nas ligações influenciou na resistência de ruptura, apresentando resistência maior em relação ao pilar de referência. Dentre as expressões propostas nas recomendações normativas para avaliação da resistência de ruptura na interface do concreto, a expressão analítica que mais se aproximou dos resultados experimentais foi a do EUROCODE2, quando analisado a tensão de ruptura pelo FIB (2010), este mostrou-se conservador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reaproveitamento de pneumáticos inservíveis na construção de um sistema individual de tratamento de esgoto doméstico: contribuição para a aplicação da logística reversa no município de Tucuruí-PA(2015-01-23) FREITAS, Pablo Virgolino; CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0867987653882344; SOUZA, Davi Edson Sales e; http://lattes.cnpq.br/6130270007673176Foi proposto estudo da viabilidade econômica da implantação de um sistema alternativo de tratamento individual de esgoto doméstico com dois tanques dispostos em série, antecedendo um filtro anaeróbio de leito fixo com fluxo ascendente, cujos insumos utilizados para a construção da estrutura de contenção destes efluentes são pneumáticos inservíveis fixados uns aos outros com massa asfáltica, a fim de obter um conjunto estanque que obedeça às recomendações da NBR 7229/1993 (Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos) e a NBR 13969/1997 (Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação). A principal expectativa do uso de pneumáticos como insumo em obras de construção é a retirada dos mesmos do meio ambiente, desta forma, praticando o disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos quanto a resíduos de logística reversa e a proposta de insumos de baixo custo e fácil aquisição. Para tanto, o sistema foi implantado em residência no bairro mais populoso do município de Tucuruí, e que não apresentava sistema individual de tratamento de esgoto com o mínimo de critérios técnicos. Comparou-se os orçamentos para construção do sistema alternativo e do convencional, de alvenaria e blocos cerâmicos, prevalecendo a viabilidade econômica do sistema estruturado em pneumáticos com 9,9% de economia. Foi realizada projeção do quantitativo de pneumáticos retirados do meio ambiente caso esta tecnologia seja aceita por 100% das residências do bairro, obtendo-se um total de 55.903 pneumáticos retirados do meio ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise e readequação do projeto de drenagem do residencial Cristo Vive localizado no município de Tucuruí-PA(2015-11-20) BOFF, Diogo; JORGE, Lucas da Silva; ISHIHARA, Júnior Hiroyuki; http://lattes.cnpq.br/3498874642887006; https://orcid.org/0000-0002-0081-7913O residencial Cristo Vive em Tucuruí-PA é integrante do programa habitacional do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, suas obras tiveram início no ano de 2012 com o objetivo inicial de ofertar 1508 residências à população de baixa renda inscrita nesse programa. A construção do residencial foi paralisada em 2013 após uma vistoria técnica da equipe de engenharia da Caixa Econômica Federal – responsável pela fiscalização e financiamento da obra – constatar diversos problemas de infraestrutura e irregularidades, retirando a concessão da então empresa responsável por sua execução. O terreno onde foi construído o residencial é bastante acidentado e não recebeu o devido processo de nivelamento. Assim, as ruas do residencial continuam com mais de 10% de declividade longitudinal em alguns trechos, gerando grandes vazões e aumento das velocidades de escoamento de águas pluviais durante precipitações no local. Esse fator, aliado à baixa eficiência do sistema de drenagem, culminou na danificação de várias ruas e elementos de infraestrutura do residencial. O presente trabalho constatou, por meio de levantamento fotográfico, que erros no sistema de drenagem urbana de águas pluviais foram os grandes responsáveis pelos prejuízos à infraestrutura da obra, que apresenta, principalmente, pavimentação e calçadas bastante deterioradas por processo erosivo, decorrente do escoamento das águas não captadas. Além dos danos ocasionados na obra, verificou-se que uma grande quantidade de sedimentos carregados pelas águas foram depositados na área de um igarapé à jusante do residencial, causando acelerado processo de assoreamento. Desta forma o presente trabalho tem como objetivo principal analisar e propor uma readequação do sistema de drenagem de águas pluviais do residencial. Para o desenvolvimento deste trabalho analisou-se a planta do projeto original de drenagem e o levantamento topográfico da obra, este trabalho consistiu em, primeiramente, avaliar os erros no projeto de microdrenagem do residencial, comparando com as recomendações e instruções de referenciais teóricos mais aceitos no meio científico - uma vez que não existem normas brasileiras específicas que instruem esse procedimento executivo - e avaliar a execução do projeto. Ficou constatado erros tanto na elaboração do projeto – observados na planta original – quanto na execução das partes constituintes do sistema. Posteriormente, foi elaborado um novo projeto de drenagem de águas pluviais para o residencial, com a produção de planilhas de dimensionamento de cada elemento, seguindo os referenciais teóricos para tal. As principais correções do sistema foram o reposicionamento de componentes e alterações no tipo de bocas coletoras utilizadas, visando a adequação da capacidade de captação de acordo com as vazões calculadas e garantindo a segurança e eficiência da drenagem. O projeto elaborado buscou uma readequação do sistema prevendo o reaproveitamento de alguns dos elementos de drenagem utilizados anteriormente e, ao final deste trabalho, encontra-se a nova planta do sistema de drenagem de águas pluviais com as alterações indicadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do desempenho térmico das residências construídas em paredes de concreto: um estudo de caso do conjunto habitacional Vivacidade-Tucuruí-PA(2015-12-15) SANTOS, Marlon Braga dos; SOUZA, Vanessa da Conceição de; GOUVEIA, Fernanda Pereira; http://lattes.cnpq.br/1772072130947378O presente trabalho busca avaliar o desempenho térmico das edificações construídas com paredes de concreto armado moldadas in loco no Conjunto Habitacional Vivacidade – CHV, em Tucuruí – PA, com o intuito de verificar a conformidade com as normas de desempenho vigentes em território nacional. Além disso, procedeu-se uma análise comparativa entre o sistema de vedação empregado no estudo de caso e o sistema convencional típico da região (alvenaria com blocos cerâmicos), a fim de fornecer subsídios para a escolha de soluções construtivas em futuros projetos no município. A metodologia adotada consistiu na execução dos três métodos de avaliação de desempenho térmico recomendados pela NBR 15575:2013: simplificado, com a análise das propriedades térmicas dos materiais que compõem as paredes externas e a cobertura das habitações do CHV, comparando-as com as referências normativas; informativo, baseado na execução de medições de temperatura e umidade relativa do ar em uma unidade habitacional representativa, no período típico de verão; normativo, com realização de simulação computacional por meio do software EnergyPlus da habitação estudo de caso e outra com paredes de alvenaria. Com base nos métodos informativo e simplificado constatou-se que o comportamento térmico da unidade habitacional foi insatisfatório, uma vez que esta não se adequa ao critério de desempenho mínimo estabelecido pela NBR 15575:2013. A partir de uma análise minuciosa dos resultados auferidos na simulação computacional, observou-se que os valores da temperatura interna e externa são numericamente bastante próximos, o que implica em uma avaliação de desempenho satisfatória no limite especificado pelo critério normativo para os dois casos simulados. Ao final das análises pelos três métodos indicados pela norma de desempenho, pode-se inferir que o método a ser considerado como conclusivo é o normativo (realizado pela simulação computacional). Além disso, o sistema de vedação não exerceu grande influência sobre o comportamento térmico global da residência avaliada, sendo que as paredes de concreto proporcionaram desempenho térmico ligeiramente superior em relação ao sistema constituído por blocos cerâmicos para vedação. Logo, conclui-se que o sistema de vedação com paredes de concreto pode ser aplicado na região em estudo, contanto que adeque-se os projetos às condições climáticas locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da viabilidade de implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais para a Escola Manoel Carlos Silva de Tucuruí-PA(2015-12-17) TEIXEIRA, Mísley da Cruz; LIRA, Vanêssa Cristina Leal; ISHIHARA, Júnior Hiroyuki; http://lattes.cnpq.br/3498874642887006; https://orcid.org/0000-0002-0081-7913O Brasil é um país que, apesar de apresentar uma abundância de recursos hídricos, sofre com problemas de falta de água em algumas de suas regiões devido à distribuição irregular do mesmo. O agravamento da escassez hídrica em algumas regiões está relacionado principalmente às alterações no ciclo hidrológico, geralmente decorrente da degradação ambiental, do crescimento populacional, do processo de industrialização, do uso irracional da água e da poluição das fontes hídricas. Este cenário fomentou a busca por fontes alternativas de abastecimento e técnicas de conservação da água, tal como o aproveitamento pluvial. Com o objetivo de difundir esta técnica no município, este trabalho determina, por meio do balanço hídrico e do Valor Presente Líquido (VPL), a viabilidade técnico-econômica de implantação de um sistema de aproveitamento pluvial proposto para uma edificação pública. Para tanto, foram realizados: o tratamento estatístico dos dados pluviométricos da região; o dimensionamento e adequação das redes prediais de drenagem pluvial e água fria, mais especificamente do reservatório pelo método interativo; a estimativa do consumo não potável da edificação; a análise da viabilidade técnica por meio do balanço hídrico mensal do sistema e da quantificação do abastecimento da demanda por água da chuva; a elaboração do orçamento do projeto, por meio da composição dos custos unitários; e a aplicação do VPL para análise da viabilidade financeira. Os resultados evidenciaram o regime pluviométrico do município (período chuvoso de dezembro a maio e estiagem de junho a novembro), comprovaram a inviabilidade técnica do empreendimento, com atendimento de menos 30% da demanda não potável da edificação, e apontaram o período de retorno do investimento, 8 anos, com VPL de R$ 38. 058,09 ao final de 30 anos, que era o tempo de vida útil do projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise experimental de pilares de concreto armado reforçados empregando diferentes técnicas de confinamento(2016) SILVA, Ana Paula Romeira; ABREU, Benilcia Gomes de; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368A cada ano surgem novas técnicas empregadas para o reforço e recuperação de estruturas em concreto armado, especialmente as aplicadas para reforço de pilares, objetivando o confinamento e consequentemente o aumento da capacidade portante do mesmo. Em função deste contexto, esta pesquisa realizou uma análise experimental sobre as diferentes técnicas de reforços aplicadas em pilares de concreto armado. Com o objetivo de avaliar a eficiência do confinamento, efeito este que consiste na restrição da expansão lateral através do encamisamento de pilares, o comportamento da variação da seção transversal, a capacidade resistente, os modos de rupturas e as deformações. A série ensaiada consistiu em 10 pilares submetidos à compressão axial centrada. Foram moldados pilares com comprimento de 500 mm, empregando seções circulares e quadradas para cada uma das situações, respectivamente. Sendo assim, foram moldados dois pilares de referência com diâmetro de 150 mm e base (140 x 140) mm, dois reforçados com concreto armado tendo diâmetro de 220 mm e base de (220 x 220) mm, dois empregando argamassa armada com tela soldada e diâmetro de 200 mm e base de (190 x 190) mm, dois utilizando argamassa armada com tela de fibra de vidro, dimensões iguais ao de tela soldada e dois empregando um sistema composto por fibra de carbono com diâmetro de 150 mm e base (140 x 140) mm. Os resultados indicaram que os pilares de seção circular apresentaram um desempenho superior quando comparados aos de seção quadrada. Ao se analisar a eficiência dos reforços, os pilares de concreto armado, fibra de carbono e tela soldada, mostraram-se com aumento significativo da capacidade resistente. Os pilares com seção circular atingiram valores superiores a 170%, em relação aos pilares de referência, provavelmente pelo fato da reação de confinamento ser distribuída uniformemente, ao contrário dos pilares de seção quadrada, onde ocorre concentrações de tensões pelo efeito do arqueamento. Dentre os pilares com seção quadrada, o pilar reforçado com fibra de carbono mostrou-se mais eficiente, apresentando um ganho de resistência superior a 80% em relação ao pilar de referência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa do dimensionamento de suportes de linhas de transmissão pela ASCE 10 (1997) e NBR 8800 (2008)(2016-01-26) JESUS, Daisirée Silva de; SANTOS, Douglas Nascimento dos; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368Este trabalho apresenta a análise comparativa do dimensionamento de suportes de linhas de transmissão de energia elétrica pela NBR 8800 (2008) e pela ASCE 10 (1997). Segundo a ABNT a NBR 8800 (2008) apresenta a função de nortear o dimensionamento de suporte para linha de transmissão em território brasileiro. No entanto, os softwares utilizados pelo setor elétrico no Brasil apresentam como base a norma americana ASCE 10-97, devido sua especificidade. Para comparação entre as normas foi obtido as forças estáticas do vento a partir dos critérios da NBR 5422 (1985). A torre selecionada para o dimensionamento é do tipo autoportante de suspensão com 50,7 metros de altura e para a modelagem utilizou-se o software SAP2000. Em seguida, coletou-se as solicitações proporcionadas pelo software SAP2000 e realizou-se o dimensionamento no programa Microsoft Office Excel 2013 seguindo os critérios de dimensionamento de cada norma. Os dados obtidos através da análise comparativa revelaram que a torre dimensionada pelos critérios da Norma Brasileira apresentou perfis solicitados à compressão mais robustos e, consequentemente, mais pesados que a torre dimensionada pela Norma Americana. Contanto, suportes metálicos esbeltos são mais propensos a falhar antes da carga última de resistência, por serem mais suscetíveis a falhas por flambagem e ações dinâmicas do vento, causando na estrutura deformação plástica excessiva ou instabilidade. A ASCE 10 (1997) é uma norma específica para este tipo de estrutura, já no Brasil, é recomendada a utilização da NBR 8800 (2008), que tem como objetivo direcionar o dimensionamento de estruturas de aço e concreto de edifícios. Por se tratar de uma norma geral, suas restrições podem gerar grandes margens de segurança para estruturas que não apresentam funções habitacionais ou laborais, por não contemplar com precisão particularidades desse tipo de estrutura. Portanto, torna-se imprescindível estudos mais aprofundados sobre suportes de linhas de transmissão no Brasil, para que seja proposto critérios de dimensionamentos pormenorizados, adequados para a especificidade desse tipo de estrutura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação funcional e estrutural do pavimento nas principais vias do município de Tucuruí(2016-06-07) SOUSA, Diego Lucena de; OLIVEIRA, Mateus Gonçalves de; GOTO, Raphaela Sobreira; http://lattes.cnpq.br/2899023821958084O presente trabalho pretende avaliar objetivamente as condições funcionais e estruturais de alguns trechos de sete principais vias com pavimentação asfáltica no Município de Tucuruí – PA, visto que estas foram selecionadas mediante o volume de tráfego e com base em aspectos como a absorção e liberação do mesmo, a fim de se obter dados deflectométricos com a utilização da Viga Benkelman, previamente definidas para previsão do seu comportamento estrutural. Além disso, pretende-se apresentar os dados de afundamentos das trilhas de rodas por meio da utilização da treliça de alumínio padronizada. A metodologia deste estudo seguiu como base as recomendações previstas nas normas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte. Os resultados das análises funcional e estrutural indicam a existência de muitas patologias a serem resolvidas por meio de programação de reparos locais e da programação de tratamento de rejuvenescimento, além de remoção parcial ou total do pavimento existente e sua substituição parcial ou total por nova estrutura projetada com base no critério de resistência. Os defeitos detectados com maior frequência foram trincas interligadas, desgastes, afundamentos nas trilhas de rodas, dentre outros, descritos no decorrer do trabalho, o que permite concluir que esta pesquisa muito poderá contribuir para a escolha de soluções para tais problemas, evitando a oneração com futuros gastos para a recuperação e manutenção destas vias. Por se tratar de um estudo pioneiro desenvolvido no Município no que diz respeito à finalidade de se conhecer de forma objetiva a situação dos pavimentos que compõem as principais vias da malha viária desta cidade, uma vez que forneceu assim, condições necessárias para futuras verificações com relação à evolução dos problemas superficiais e estruturais que poderão tender a um grau avançado de deterioração no decorrer do tempo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo da lixiviação em desenvolvimento no concreto da eclusa 1, estrutura componente do sistema de transposição da barragem de Tucuruí(2016-06-27) OLIVEIRA, Thais Valadares; TEIXEIRA, Marcelo Rassy; http://lattes.cnpq.br/8912916360456192O concreto é o material de construção mais utilizado no mundo e principal constituinte de importantes empreendimentos, como é o caso das grandes barragens. Isto justifica a preocupação em conhecer o comportamento deste material, de modo manter a integridade e a segurança destas estruturas. Diversos mecanismos são capazes de acarretar a deterioração de elementos de concreto, sejam eles fundamentados em processos químicos ou físicos. A lixiviação é um desses. Por meio dela o concreto sofre, com o tempo, significativa redução de resistência e aumento de permeabilidade, devido principalmente à perda de massa por ela provocada. A lixiviação acarreta, através de processos químicos, a hidrólise dos componentes da pasta de cimento, devido a percolação de águas puras ou ácidas, favorecendo o carreamento de substâncias essenciais. Este meio de deterioração foi identificado em largo desenvolvimento na Eclusa 1, estrutura componente do Sistema de Transposição de Desnível da Barragem de Tucuruí, e analisado por meio da quantificação da perda de massa pelo maciço no período em estudo (doze meses) e da estimativa da consequente redução de resistência e aumento da porosidade do concreto. Além disso, algumas patologias identificadas no decorrer da pesquisa também foram analisadas, como a carbonatação e o desgaste superficial do paramento, de modo a verificar possíveis correlações com a patologia foco deste trabalho. O produto da lixiviação é uma crosta branca, também conhecida na literatura como eflorescência, que se forma devido ao contato entre o material lixiviado do concreto e o gás carbônico em suspensão no ar atmosférico. Para a mensuração da perda de massa no período em análise, foram relacionadas às vazões nos drenos onde se observou maior ocorrência da patologia e as diferenças entre as concentrações das substâncias encontradas em análises químicas realizadas na água que sai dos mesmos e na do reservatório resguardado pela barragem. A estimativa da perda de resistência foi possível por meio tanto de ensaio não destrutivo, em questão a esclerometria, quanto de ensaio destrutivo, englobando extração e rompimento de corpos de prova provenientes do concreto do paramento de montante da eclusa. A verificação do aumento da porosidade, por sua vez, teve o auxílio tanto de imagens obtidas com Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) quanto de ensaios laboratoriais utilizados para a descoberta do índice de vazios, bem como da taxa de absorção dos testemunhos extraídos. A carbonatação foi mensurada com o auxílio de solução de fenolftaleína e paquímetro e o desgaste superficial medido empiricamente, a partir da comparação entre os corpos de prova extraídos abaixo do nível máximo de água (cota 74 m) e acima deste (utilizados como referência). Com efeito, a substância com valor mais expressivo entre as extraídas do concreto foi o cálcio, fato que justifica a intensa formação na saída dos drenos de carbonato de cálcio (eflorescência), bem como a perda de resistência, devido à retirada de produtos da pasta de cimento responsáveis pela conferência de resistência a mesma, e claro, o aumento da porosidade, uma vez que houve uma alteração na microestrutura do material, que teve parte de suas substâncias levadas pela ação da intensa percolação de água. Observou-se ainda ocorrência de carbonatação em todo o paramento e desgaste superficial generalizado e homogêneo abaixo do nível máximo d’água.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação das manifestações patológicas das paredes de concreto armado moldadas in loco das casas do residencial Cristo Vive localizado no município de Tucuruí-PA(2016-12-21) GOMES, Fagney Brito; MELO, Leonardo dos Santos; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368O Residencial Cristo Vive, localizado no município de Tucuruí-PA, o qual faz parte do programa habitacional do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, tem como objetivo dar moradia digna a 1000 famílias de baixa renda inscritas nesse programa, tendo suas obras iniciadas no ano de 2012. A construção do residencial foi paralisada em 2013 após uma vistoria técnica da equipe de engenharia da Caixa Econômica Federal – responsável pela fiscalização e financiamento da obra – constatar diversos problemas de infraestrutura e irregularidades, retirando a concessão da então empresa responsável por sua execução. Nesse contexto, após realização de visitas e inspeções visuais, foram observadas diversas manifestações patológicas nas paredes de concreto moldadas in loco das casas desse residencial, sendo uma das principais preocupações a integridade dessas casas quanto à segurança dos usuários e a vida útil das mesmas, tendo em vista a ocupação desordenada do residencial antes do término das obras e reparo dessas manifestações patológicas. Dessa forma, o presente trabalho analisa, através de inspeções visuais e ensaios destrutivos e não destrutivos, as manifestações patológicas, condições funcionais e estruturais das paredes de concreto armado moldadas in loco das casas do Residencial Cristo Vive. Dessa forma, realizaram-se algumas visitas ao local para análise preliminar das construções e em seguida foi efetuada, em algumas habitações, ensaios de carbonatação e esclerometria para verificar a qualidade das paredes. Observou-se diversas inconformidades e manifestações patológicas nas estruturas, tais como: trincas e fissuras, nichos de concreto, deslocamento de armadura durante a concretagem, caixas de passagem elétricas inutilizadas devido a erros durante a concretagem, carbonatação em estado avançado, devido à baixa qualidade do concreto, entre outros. Em função disso, sugeriram-se algumas medidas a fim de melhorar o quadro patológico das mesmas, como combater a penetração de CO2 nas paredes, tratamento da corrosão das armaduras, recuperação de trincas e fissuras e ainda a recuperação de pontos nas estruturas que apresentam falhas de concretagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da acessibilidade ao transporte público. Estudo de caso: Tucuruí-PA(2016-12-21) BARROSO, Gabriela Machado; MARQUES, Lorrany Pereira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os meios de transporte coletivo são componentes importantes para o desenvolvimento das sociedades. A falta de planejamento urbano das cidades brasileiras gera inúmeros problemas no que tange a qualidade do serviço de transporte. Diante dessa problemática, apresenta-se nessa pesquisa um método para avaliar a acessibilidade do sistema de Transporte Público Urbano (TPU), com estudo de caso em Tucuruí-PA, de modo à auxiliar na tomada de decisões em relação ao planejamento urbano e, subsidiar posteriores melhorias no serviço ofertado. Para a realização desse método foi necessário utilizar a base de dados dos setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (densidade demográfica), o aplicativo para celular OruxMaps que permitiu o registro do itinerário das linhas de ônibus, além do mapa da cidade. A partir destes dados foram geradas as áreas de abrangências das linhas de ônibus correspondentes a 300 e 500 metros (boa e regular acessibilidade, respectivamente). Posteriormente, foram sobrepostos os mapas de área de abrangência das linhas com o mapa de densidade populacional da cidade no software Autodesk® AutoCAD® 2016. Os principais resultados foram: (i) na análise da acessibilidade espacial, verificou-se que a linha Alojamento/Conquista é a que cobre mais áreas, e a linha Rapidinho a que cobre menos; (ii) na análise de acessibilidade em relação à densidade populacional, as zonas mais densamente povoadas apresentam boa acessibilidade ao TPU, sendo que as zonas de densidade muito elevada e elevada apresentaram 92 e 94% de suas áreas com boa acessibilidade, respectivamente. Para melhorar a acessibilidade das zonas mal atendidas por TPU propõe-se a extensão das linhas Breu Branco, Alojamento/Km4 e Alojamento/Conquista para atendimento às áreas onde hoje não há acessibilidade, além da criação de uma nova linha interbairros a fim de atender os novos bairros do município. Por fim, conclui-se que o método é efetivo para a avaliação de acessibilidade ao TPU de áreas urbanas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise experimental de armadura interna para cisalhamento em vigas de concreto armado(2017) ABRANTES, Jedson Henryque Corrêa; SIQUEIRA, Leticia Gabrielle dos Santos; TAPAJÓS, Luamim Sales; http://lattes.cnpq.br/4291245266120989; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345O aprimoramento das técnicas construtivas vem permitindo a praticidade na execução de estruturas aliada a segurança, o conforto e a durabilidade dos membros estruturais. Assim, com o intuito de prevenir rupturas repentinas e frágeis e manter a funcionalidade das estruturas, pesquisas no ramo da resistência ao cisalhamento vêm sendo desenvolvidas, investigando novas propostas de armaduras de cisalhamento com o objetivo de conciliar resistência, eficiência e durabilidade das estruturas. Nesse contexto, este trabalho busca apresentar a análise do comportamento de armaduras internas de cisalhamento denominadas estribos W e armadura tipo conectores de aço em vigas de concreto armado, comparando-os com os resultados obtidos em relação aos estribos fechados convencionais. Para tanto, foram analisadas experimentalmente 5 vigas de concreto armado nas dimensões (500 x 210 x 2050) mm, sendo 1 viga de referências, sem armadura de cisalhamento, 1 viga com estribo fechado, 1 viga com conectores de aço e 2 vigas com estribos W, com e sem ganchos contra delaminação. O programa experimental apresenta como principais variáveis o tipo de armadura de cisalhamento e o tipo de ancoragem adotado, os quais podem ser externas e internas. São apresentados e discutidos os resultados de deslocamento vertical, deformações no concreto, armadura de flexão e armadura de cisalhamento, mapa de fissuração, carga de ruptura e modo de ruína das vigas. Os resultados obtidos mostram que a viga com estribo W, especificamente com ganchos, apresentou ganho de 36,54% de capacidade de carga em relação a viga de referência, e ainda considerável desempenho em rigidez quanto aos valores de deslocamento, deformações da armadura cisalhamento e do concreto. Todas as vigas apresentaram comportamentos similares quanto a deformação das armaduras de flexão, enquanto que o comportamento das peças foi distinto em relação as deformações obtidas no concreto, sendo que o comportamento mais rígido nesse aspecto foi observado pela viga com conectores de aço (S-3.5-0.16). Com relação as deformações da armadura de cisalhamento, o estribo W apresentou menores deformações, para o mesmo nível de carregamento, em relação as demais vigas e o estribo convencional apresentou maiores deformações, principalmente quando comparadas com as barras mais próximas ao ponto de aplicação de carga.
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