Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Qualificação de mão de obra feminina na construção civil no município de Tucuruí
    (2025-05-19) PINHEIRO, Bruno de Lucas Pinto; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182
    O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto de extensão "Qualificação de Mão de Obra Feminina na Construção Civil no Município de Tucuruí". Neste projeto, o foco principal foi direcionado ao estímulo em inserir mais mulheres no mercado da construção civil, por meio da qualificação das mesmas. Nesse cenário, destaca-se a participação de 20 mulheres, das quais 13 concluíram com sucesso, projeto esse sendo realizado em três etapas: apresentação do projeto, realização dos minicursos e visitas técnicas, por fim, a cerimônia de encerramento e entrega de certificados. As atividades do projeto proporcionaram embasamento teórico e prático nas técnicas de construção, estimulando a inserção das participantes em cursos nas áreas de tecnologia relacionadas à engenharia civil, além de promover a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos utilizados e gerados no decorrer das mais diversas atividades relacionadas a construção. Para os voluntários envolvidos, a experiência foi singular, oferecendo a oportunidade de transmitir e absorver conhecimento, novas experiências e explorando diferentes métodos de aprendizagem.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de metodologia para avaliação de integridade estrutural em edificação industrial de concreto armado
    (2025-05-19) SANTOS , Alex Conceição dos; PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira; http://lattes.cnpq.br/4765401390604065; https://orcid.org/0000-0001-9622-3863
    Ambientes industriais impõem condições severas às estruturas de concreto armado, acelerando a deterioração e exigindo metodologias de inspeção capazes de quantificar, de forma padronizada, a integridade estrutural dos ativos. A metodologia GDE/UnB, amplamente utilizada em obras de arte especiais, apresenta limitações para o contexto industrial, como a interpretação pouco intuitiva dos resultados e a desconsideração de manifestações recorrentes de baixa intensidade. Diante disso, este trabalho propõe a metodologia GIE (Grau de Integridade Estrutural), uma adaptação da GDE que incorpora ajustes nos fatores de ponderação e intensidade, adota escala invertida e expressa os resultados em valores percentuais. A aplicação foi realizada em uma edificação industrial de concreto armado, utilizada no processo de beneficiamento de bauxita, a partir de inspeção visual e categorização das manifestações patológicas. Os resultados indicaram um percentual global de integridade de 84,79%, classificando a estrutura no nível “Boa”, com recomendação de manutenção preventiva e nova inspeção em até um ano. A metodologia GIE demonstrou-se eficaz na leitura técnica da integridade remanescente, contribuindo para a gestão de ativos estruturais em ambientes industriais agressivos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impactos da implantação de um polo gerador de viagens: estudo de caso do novo Hospital Regional de Tucuruí-PA
    (2025-09-16) NONATO, Carla Allane de Lima; SOUZA, Luan Gonçalves Pinheiro de; SANTOS, Marlon Braga dos; http://lattes.cnpq.br/8334916561903769; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    O presente trabalho teve por objetivo analisar os impactos da implantação do Novo Hospital Regional de Tucuruí, considerando o aumento no fluxo de tráfego. Para tal, o trabalho se estruturou a partir da contagem volumétrica do tráfego a fim de compreender a situação atual com base nesse diagnostico; estimar o crescimento médio da demanda viária, para avaliar como as vias se comportam diante desse aumento; e caso necessário, propor estratégias mitigadoras para os futuros impactos. Nesse contexto, foram realizadas contagens volumétricas das quatro vias – Avenida Sete de Setembro, Alameda E, Quadra 29, Ruas Auto Alegre e João Pessoa - que ficam no entorno do hospital, a fim de identificar os horários de maior intensidade de veículos. Os resultados indicam, que o período mais crítico, a qual possui maior média de circulação de veículos, está contido das 18h00 às 19h00. Para obter o entendimento do novo tráfego, fora utilizada a segunda formulação, do Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), boletim técnico, nº 32 de 1983. Com a projeção em mãos, foram feitos 2 cenários para se ter possibilidades de como o fluxo de veículos pode se comportar e quais impactos iriam gerar. O primeiro cenário considera que toda essa projeção foi alocada na Av. Sete de Setembro. Já o segundo houve a distribuição de 13,33% entre as vias auxiliares e 30% em cada um dos sentidos da Avenida principal. A análise demonstrou que, mesmo com a redistribuição, a Avenida Sete de Setembro permanece sobrecarregada, enquanto as vias secundárias possuem limitações de capacidade. Com isso, o acréscimo do volume veicular pode gerar congestionamentos, aumento do tempo de deslocamento e prejuízos à qualidade de vida da população local. se que é essencial que o planejamento da mobilidade urbana caminhe em conjunto à implantação do hospital. A legislação municipal, por meio da atualização do Plano Diretor e de normativas específicas para PGVs e de trânsito, pode oferecer instrumentos eficazes para mitigar tais impactos. Entre as medidas sugeridas, destacam-se: a reorganização viária com alterações de sentido na via João Pessoa, a reestruturação de calçadas e vias, implantação de forma estratégicas dos estacionamentos, a implantação de sinalizações verticais, horizontais e semafóricas, bem como a ampliação da educação e fiscalização de tráfego. Por fim, o avanço representado pelo novo hospital poderá ser aproveitado de forma positivas em comprometer a mobilidade e a qualidade de vida da população local.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da sustentabilidade ambiental de canteiros de obras da cidade de Tucuruí-PA
    (2025-09-11) SANTOS, Kaliel Wisley Pereira dos; RIBEIRO, William Guimarães; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    O setor da construção civil, embora relevante para a economia, é um dos principais responsáveis pela geração de resíduos sólidos, o que reforça a necessidade de práticas sustentáveis. Este estudo teve como objetivo avaliar a gestão de resíduos em dois canteiros de obras no município de Tucuruí–PA, avaliando suas práticas e propondo alternativas que contribuam para a redução de impactos ambientais negativos. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório, estruturada em análise documental, visitas de campo, entrevistas com engenheiros e aplicação de questionários e índices de sustentabilidade. Os dados foram tratados de forma comparativa, possibilitando a avaliação do desempenho das obras em relação à segregação, transporte/armazenamento e destinação final dos resíduos. Os resultados apontaram que, embora haja iniciativas de separação e reaproveitamento de materiais, persistem desafios como custos elevados, falta de conhecimento das equipes, coleta irregular e descarte inadequado. O índice de sustentabilidade revelou desempenho satisfatório apenas na segregação, enquanto transporte, armazenamento e destinação final obtiveram resultados médios, demonstrando fragilidades. Dessa forma, levando em consideração as duas obras estudadas, conclui-se que a gestão de resíduos em Tucuruí encontra-se em estágio intermediário, mesmo existindo avanços, ainda são necessárias medidas como treinamentos contínuos, sistemas de monitoramento, entre outros. Essas ações podem ampliar o reaproveitamento de materiais, reduzir custos e alinhar a construção civil local às metas globais de sustentabilidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos através do uso de indicadores: estudo de caso no município de Rondon do Pará - PA
    (2025-09-10) SOUSA, Nilton de Aguiar; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    A crescente geração de resíduos sólidos urbanos vem exigindo soluções eficazes por parte dos municípios brasileiros. Este estudo objetivou avaliar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Rondon do Pará, utilizando a metodologia de indicadores proposta por Chaves et al. (2020), com base nos critérios de atendimento, suficiência e condição. A pesquisa, de caráter exploratório e qualiquantitativo, incluiu análise documental, entrevistas com técnicos da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECMA) e aplicação de um formulário estruturado com 21 indicadores e validado pelo método Delphi. Os dados permitiram calcular o Índice de Atendimento do Plano (IAP), o Índice de Qualidade do Plano (IQP), o Índice de Complexidade do Plano (ICP) e o Índice de Potencial do Plano (IPP). Os resultados revelaram bom desempenho no cumprimento das exigências legais (IAP = 100%), com destaque para o diagnóstico dos resíduos. O IQP, com 84,92%, propôs metas e articulações institucionais, mas requer aprimoramento nas ações de conscientização ambiental. O ICP, que obteve 79,76%, demonstrou planejamento com estudos técnicos, mas ainda carece de maior eficiência operacional em aspectos ambientais e capacitação dos envolvidos. Já o IPP (74,40%) indicou fragilidades na efetivação das ações propostas, especialmente quanto à educação ambiental e à inclusão limitada de catadores. Dessa forma, concluiu-se que o PMGIRS de Rondon do Pará é satisfatório, mas necessita de aprimoramentos para assegurar a efetividade da gestão de resíduos e o alcance dos princípios da sustentabilidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância da aplicação da tecnologia BIM na elaboração de projetos de combate e prevenção a incêndio: uma revisão bibliométrica
    (2025-09-12) SOUSA, Magdiel da Silva; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    Atualmente a tecnologia BIM (Building Information Modeling) é pouco difundida e utilizada no Brasil, devido a diversos fatores como mão de obra desqualificada e o alto custo exigido pelo mesmo. Esta pesquisa ressalta sua utilização para combate a incêndio pela indústria da construção civil, e assim, foi empregado um método misto de revisão que associou a análise qualitativa-quantitativa e revisão sistemática da literatura. Para condução da revisão inicialmente foram identificadas 396 publicações da base de dados Scopus, utilizando o software VOSviewer para investigar a frequência de fontes e citações e as redes de coocorrência de palavras-chave, de coautoria e de países compuseram a primeira análise. Em seguida, a análise sistemática do conjunto de dados foi realizada por meio de gráficos onde evidenciou-se a correlação de artigos publicados com outros fatores como quantidade de publicações por anos e por países, instituição acadêmica, coautoria entre outros. Como resultado, foi possível identificar que o campo “BIM para combate a incêndio” está em crescimento principalmente em países da Ásia e América do Norte e que as finalidades de aplicação neste âmbito têm sido ampliadas, além de haver uma associação promissora das tecnologias emergentes como Revit com o BIM para este fim.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Acessibilidade em cenários de emergência com barragens: um estudo sobre as unidades de saúde em Tucuruí, Pará
    (2025-05-13) CARVALHO, Davi Patrick Araujo de; RAIS, Ryts Diemes Santos; SANTOS, Marlon Braga dos; http://lattes.cnpq.br/8334916561903769; PORTILHO, Shara Katherine Melo Silva
    O rompimento de barragens pode gerar desastres socioambientais graves, especialmente nas Zonas de Autossalvamento (ZAS), onde não há tempo para atuação das autoridades. Em Tucuruí/PA, a ZAS possui predominância urbana, o que eleva o risco à população. Nesse contexto, é fundamental que unidades de saúde fora da ZAS estejam preparadas para funcionar como pontos de apoio seguro, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Este estudo avaliou a acessibilidade externa de nove unidades de saúde fora da ZAS da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, à luz do Plano de Segurança de Barragens (PSB) e do Plano de Ação de Emergência (PAE). Foi utilizado um checklist com base na ABNT NBR 9050:2020 e em outras normas técnicas. As unidades foram analisadas considerando a gestão (municipal ou estadual) e o período de inauguração (até 2004 e a partir de 2010). Os resultados mostraram que unidades estaduais e as inauguradas após 2010 apresentam melhores condições de acessibilidade. Ainda assim, a maioria das unidades inspecionadas carece de adequações, evidenciando a necessidade de investimentos em infraestrutura para garantir acolhimento seguro e acessível em situações de emergência.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da gestão integrada de resíduos da construção civil no município de Tucuruí-PA
    (2025-04-03) RODRIGUES, Edilberto Guimarães; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182
    A gestão dos resíduos da construção e demolição (RCD) é um desafio para os municípios devido ao alto volume gerado e aos impactos ambientais decorrentes desses materiais. Práticas eficazes de manejo são essenciais para minimizar danos e promover a sustentabilidade urbana. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a gestão integrada dos RCD em Tucuruí-PA, identificando suas características e propondo soluções para aprimorar o manejo e reduzir os impactos ambientais negativos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e aplicada, com coleta de dados por meio de pesquisa documental e de campo, incluindo entrevistas e questionários aplicados a 18 sujeitos relacionados à gestão de RCD. A análise foi realizada com base no Índice de Gestão de Resíduos da Construção e Demolição (IGRCD) desenvolvido por Paz (2019), complementada por análise estatística e pela análise do arranjo institucional proposta por Leme (2016). Os resultados evidenciaram um cenário crítico: o município obteve um IGRCD de apenas 15%, classificando sua gestão de RCD como “Insuficiente”. Nenhum dos grupos de indicadores – Instrumentos de Gestão, Programas Municipais, Coleta e Triagem, Tratamento e Disposição Final – atingiram resultados que indicaram práticas estruturadas e eficazes. A análise estatística comprovou esta fragilidade, revelando que 85% das respostas dos agentes consultados foram definidas como "Não Favoráveis", reforçando a ausência de políticas públicas eficientes. A média geral dos indicadores foi de apenas 0,3 pontos, com moda e mediana igual a zero, evidenciando que a maioria dos aspectos avaliados carece de implementação mínima, refletindo uma gestão municipal ineficaz e sem avanços. A análise de correlação entre os grupos de indicadores demonstrou forte padrão de correlação entre Instrumentos de Gestão e Tratamento/Disposição Final (ρs = 1,000), apontando que a ausência de diretrizes normativas impacta diretamente a destinação dos resíduos. As associações entre Programas Municipais e Tratamento (ρs = 0,750) e entre Coleta e Triagem e Tratamento (ρs = 0,625) indicam que melhorias na gestão dos resíduos exigem uma abordagem sistêmica e integrada. Contudo, o baixo índice entre Programas Municipais e Coleta/Triagem (ρs = 0,125) revela um desalinhamento entre ações educativas e operacionais, comprometendo a eficácia do gerenciamento e dificultando a implementação de estratégias que possam melhorar a segregação e o reaproveitamento de resíduos. Conclui-se que a adoção de instrumentos de gestão, educação ambiental e fiscalização é essencial para aprimorar a gestão dos resíduos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação da matriz de Leopold para avaliação de impactos ambientais provenientes do descarte de resíduos no lixão municipal de Tucuruí-PA
    (2025-03-10) IGREJA, Dhonison Campelo da; AMARAL, Raylson Santos; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    O presente estudo analisa os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de resíduos sólidos no lixão municipal de Tucuruí-PA. A pesquisa baseia-se na aplicação da Matriz de Leopold, permitindo uma avaliação detalhada da severidade e frequência dos impactos ambientais. Os principais problemas identificados incluem a contaminação do solo e da água pelo chorume, a emissão de gases de efeito estufa, como metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), e os riscos à saúde pública devido à proliferação de vetores e poluentes atmosféricos. Além disso, a ausência de um Plano Municipal de Saneamento Básico compromete a gestão sustentável dos resíduos sólidos, dificultando a adequação às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os resultados indicam a necessidade urgente de implementação de um aterro sanitário, bem como de políticas públicas voltadas para a educação ambiental e reciclagem. A pesquisa destaca a importância de soluções sustentáveis para minimizar os impactos negativos e garantir melhores condições de qualidade ambiental para a população local.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elaboração de uma metodologia para análise da eficiência de bicos de spray no abatimento de poeira de minério
    (2025-02-24) RODRIGUES, Danielle Vitoria Baia; GONÇALVES, Jhullye Maressa Trindade; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182; SANTOS, Danilo Silva; http://lattes.cnpq.br/6812790423286677
    A dispersão de poeira durante o manuseio de minérios é um problema crítico na indústria mineral, pois compromete a qualidade do ar, impacta o meio ambiente e pode causar danos à saúde ocupacional. Métodos de supressão, como a pulverização com bicos de spray, são amplamente utilizados, mas a eficiência desses dispositivos pode variar conforme as condições operacionais. No entanto, a falta de uma metodologia padronizada para avaliar seu desempenho dificulta a escolha do sistema mais adequado, tornando necessário um estudo detalhado sobre sua eficácia. Este trabalho realizou ensaios experimentais em um túnel de vento para analisar a eficiência de diferentes bicos de pulverização no abatimento de poeira gerada pelo manuseio de pellet feed. Foram avaliados parâmetros como tipo de bico, pressão de pulverização e velocidade do fluxo de ar. Os resultados indicaram que bicos atomizadores apresentaram maior eficiência na captura de partículas em suspensão, especialmente sob pressões moderadas. Já os bicos convencionais, como os de cone cheio e cone oco, tiveram sua eficiência reduzida em condições de alta velocidade do ar. Além disso, verificou-se que pressões elevadas melhoram a atomização e a captura de partículas finas nos bicos atomizadores, enquanto bicos convencionais sofrem perda de eficiência acima de 3 bar devido à dispersão das gotas. A metodologia desenvolvida permitiu a comparação objetiva entre diferentes tecnologias de supressão de poeira, auxiliando na escolha de soluções mais eficazes para aplicaçõesindustriais. Dessa forma, este estudo contribui para o aprimoramento das estratégias de controle de poeira na mineração, oferecendo uma abordagem padronizada para a avaliação da eficiência de bicos de spray e subsidiando a implementação de medidas mais eficientes e sustentáveis.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Barragem de terra: estudo da viabilidade técnica com ênfase na análise de estabilidade e percolação em barramento para fins de irrigação em Goianésia do Pará
    (2025-02-10) MONTE, Augusto de Lima; SILVA, Leonardo dos Santos; SILVA, Davi Barbosa Costa da; http://lattes.cnpq.br/5430549708455139; https://orcid.org/0000-0002-6005-7653
    A irrigação, que visa complementar ou suprir a ausência total de água para as plantações, é uma tecnologia que potencializa a produtividade agrícola ao reduzir os riscos climáticos. O uso de reservatórios artificiais de irrigação é uma alternativa para complementar a rega das plantações, especialmente em regiões onde as mudanças climáticas influenciam a quantidade de chuva. Nesse contexto, a instalação de um barramento, mesmo de pequeno porte, é um procedimento intrincado que abrange diversas fases, desde a seleção do local até a construção e operação da estrutura. Este estudo teve como objetivo identificar a alternativa que proporciona as melhores condições de segurança, considerando critérios de estabilidade de taludes e pressão por poropressão entre diferentes configurações para um barramento com finalidade de irrigação em Goianésia do Pará. A metodologia consiste na abordagem de diferentes etapas, tendo como ponto de partida visitas ao possível local de construção da estrutura, obtenção de informações e análise de literatura. Em uma etapa posterior, foram estabelecidas as opções de construção a serem comparadas com base no conhecimento do tipo de solo e dos materiais disponíveis na área do município. A modelagem da barragem foi realizada com o uso de softwares especializados. Para as análises, foi utilizado um software que analisava a dinâmica dos fluidos e outro que analisava a sua estabilidade. A partir da análise de todas as condições, os fatores de segurança alcançados para a configuração de argila siltosa foram consideravelmente satisfatórios quando comparados ao mínimo necessário para assegurar sua estabilidade. Ao analisar três tipos de solos distintos, notou-se que a linha piezométrica exibia padrões similares em todas as situações do regime de operação. Isso indica que, mesmo com as variações nas características físicas e hidráulicas dos solos, elementos como a geometria do barramento e as condições de carga têm um impacto significativo no comportamento hidráulico da estrutura. Em todas as situações, a poropressão negativa na parte superior da estrutura após a instalação do filtro, além de diminuir conforme os elementos de drenagem são dispostos, indica que a pressão da água estabelecida pelo reservatório está sendo adequadamente direcionada. A partir do estudo, concluiu-se que a configuração do sistema de drenagem tem um impacto considerável no controle do nível de água e da pressão hidrostática na barragem, ao obter para a estrutura com todos os elementos de drenagem (barramento com filtro horizontal, vertical, dreno de pé e poços de alívio) os maiores valores de fator de segurança e identificar que a disposição desses instrumentos foi crucial para proporcionar um caminho com menor resistência à água, reduzindo o gradiente hidráulico na região crítica da barragem e evitando a erosão interna. Identificou-se que essa seria a opção mais segura para o projeto.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das condições de acessibilidade urbana em praça pública no município de Goianésia do Pará - Pará
    (2025-02-12) SOUZA, Eduarda Lima de; ARAÚJO, Matuzalem dos Santos; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182; FERREIRA, Regina Célia Brabo; http://lattes.cnpq.br/7908074509724240
    A importância da inclusão social por meio de ambientes urbanos acessíveis, promove a autonomia das pessoas e assegura o direito à mobilidade independente para todos os cidadãos. Para isso, a pesquisa analisa as condições de acessibilidade da praça Santo Amaro, em Goianésia do Pará, com base nos critérios da ABNT NBR 9050:2020, que regula a acessibilidade em espaços públicos. Desenvolveu-se um método avaliativo com conceitos avaliativos (insuficiente, regular, bom e ótimo), inspirados na ferramenta QualificaURB, adotando critérios com notas de 0 a 10 para analisar elementos como calçadas, rampas, pisos, acessos e móveis urbanos, de acordo com a especificidade local, incluindo visitas técnicas, observação direta, planejamento e registro fotográfico, além de um roteiro de avaliação. Através dos resultados encontrados constatou-se que a praça apresenta diversas inadequações, como rampas fora do padrão normativo, pavimentos irregulares e ausência de pisos táteis, dificultando a mobilidade segura. Embora alguns elementos, como o terreno e a disposição de postes, sejam adequados, os acessos apresentam barreiras físicas que comprometem a acessibilidade e a segurança dos usuários. Portanto, a praça não atende plenamente aos critérios da ABNT NBR 9050:2020, pois alcançou uma nota geral de 3,45, representando condições gerais regulares para atender a circulação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Intervenções como instalação de pisos táteis, correção de rampas e melhorias nos acessos são essenciais para garantir um espaço público inclusivo e acessível.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Descarte inadequado de resíduos sólidos na orla de Tucuruí-PA
    (2024-12-16) MOTA, Luiza Benelice Salomão; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    A pesquisa aborda o descarte inadequado de resíduos sólidos no trecho 3 da nova orla do lago de Tucuruí-PA, que atrai um grande número de visitantes, especialmente nos fins de semana. Embora haja lixeiras disponíveis, o descarte incorreto de resíduos se intensifica com o aumento do fluxo de pessoas, impactando negativamente o meio ambiente, a saúde pública e o saneamento local. Entrevistas com 35 indivíduos revelaram incerteza sobre a frequência da coleta de lixo, com 86,4% demonstrando dúvidas, sugerindo falhas na comunicação do serviço. Embora 82,9% considerem o número de lixeiras suficiente, a má distribuição é um problema. Os principais motivos para o descarte inadequado são o descuido (48,6%) e a falta de conscientização (37,1%), destacando a urgência de promover educação ambiental. O plástico é o resíduo mais comum, conforme indicado por 54,3% dos entrevistados, refletindo a poluição global por plásticos. Portanto, é essencial implementar campanhas educativas, incentivar a reciclagem e reduzir o uso de plásticos, associadas a políticas públicas integradas para melhorar a gestão de resíduos sólidos na orla de Tucuruí.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia
    (2024-11-28) ALMEIDA, Paulo Victor Vieira de; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    Esse artigo buscou identificar quais as principais dificuldades encontradas pelos discentes ao utilizarem um software BIM na elaboração de um projeto arquitetônico fazendo uma comparação com a tecnologia CAD. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários abordando perguntas sobre o Revit e o AutoCAD com suas respectivas tecnologias. Através dos questionários, foram analisadas quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos tanto para migrar da tecnologia CAD para a tecnologia BIM quanto quais as dificuldades eles enfrentam na elaboração do projeto. Desta forma verificou-se que as principais dificuldades estão relacionadas a falta praticidade com o programa, outro ponto que se pode constatar é que a grande maioria dos discentes adotaria software BIM, tal problemática pode ser sanada através da implementação desta tecnologia através de matérias da grade curricular dos graduandos e incentivos ao uso da ferramenta no processo de aprendizado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise computacional da ponte sobre o rio Chatopauá através do software comercial SAP2000®
    (2024-11-28) CARDOSO, Daniel Laredo; SANTOS, Robson Alho dos; PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira; http://lattes.cnpq.br/4765401390604065; https://orcid.org/0000-0001-9622-3863
    Este trabalho apresenta uma análise computacional detalhada da Ponte Chatopauá, situada na Rodovia Transamazônica (BR-230), utilizando o software SAP2000®. O objetivo é compreender o desempenho estrutural do modelo em diferentes condições de carregamento e configurações estruturais, combinando modelagem computacional com ensaios de prova de carga estática. Inicialmente, o estudo destaca a relevância da análise estrutural como uma ferramenta essencial para garantir a segurança, estabilidade e funcionalidade de obras de arte especiais. O uso de softwares avançados, como o SAP2000, permite cálculos mais precisos, otimizando recursos, reduzindo erros e aumentando a confiabilidade dos projetos. A análise segue normas técnicas reconhecidas, como a NBR 9607/2023, que estabelece os procedimentos para provas de carga em estruturas. Três modelos computacionais foram desenvolvidos, variando as configurações de longarinas e transversinas, e submetidos a ensaios estáticos simulados. Durante os testes, cargas foram aplicadas em diferentes posições para monitorar deslocamentos e deformações. Os resultados desses modelos foram comparados com os dados experimentais obtidos em campo, avaliando a capacidade de cada configuração de reproduzir o comportamento real da estrutura. Os resultados mostraram que cada modelo tem características específicas e vantagens próprias. O modelo 1 destacou-se pela alta rigidez estrutural, ideal para situações em que a redução de deformações é fundamental. O modelo 2 apresentou grande compatibilidade com o comportamento observado na ponte real, sendo indicado para projetos que priorizam estabilidade e fidelidade estrutural. Por fim, o modelo 3 foi o mais preciso na reprodução dos ensaios experimentais, oferecendo dados detalhados que enriquecem a validação teórica. Conclui-se que a análise computacional é indispensável na engenharia moderna, permitindo simulações precisas e seguras que minimizam riscos e otimizam os projetos. Este estudo reforça a importância de integrar modelagem computacional ao processo de análise e dimensionamento, recomendando o uso de ferramentas como o SAP2000 e sugerindo, para estudos futuros, a exploração de outros softwares avançados, como ANSYS e CSI Bridge, para ampliar as possibilidades de análise e validação estrutural.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do cenário dos resíduos de construção e demolição no município de Goianésia do Pará
    (2024-10-15) FERREIRA, Alex Jorge Gaia; FERREIRA, Amanda Daniele Berredo Matos; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182
    A construção civil gera grandes quantidades de resíduos, com estimativas superiores a 10 bilhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) por ano (Lins et al. 2023). Essa situação também se reflete localmente, como no município de Goianésia do Pará, que enfrenta desafios relacionados à gestão desses resíduos. Este artigo tem por objetivo realizar a análise do cenário dos RCD no município de Goianésia do Pará, Estado do Pará, focando na estimativa de geração desses resíduos. Para isso, realizou-se entrevista com o representante da SEMA e visitas aos pontos de descarte dos resíduos. Os resultados apontam um volume estimado de 4.196,72 t/ano de RCD gerados no município. Entre os RCD mais frequentes destacam-se os de classe A e B que são passíveis de reciclagem. A maior concentração de pontos de descarte está localizada nos bairros Santo Amaro e Floresta. Percebe-se a necessidade de políticas públicas direcionadas ao reaproveitamento e reciclagem desses resíduos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo da influência de aditivos de mesmo teor e diferentes fabricantes no tempo de início de pega e na consistência de traços cimentícios
    (2024-09-06) SILVA, Kessio Rafael de Sampaio; LOPES, Maria Aparecida Feitosa; GOUVEIA, Fernanda Pereira; http://lattes.cnpq.br/1772072130947378
    Os aditivos plastificantes e retardadores de pega são bastante utilizados em dosagens visando garantir trabalhabilidade adequada à obra e demora na secagem. No entanto, a utilização destes materiais requer um estudo prévio para a escolha do melhor teor e atendimento das especificações das obras. A partir da experiência do Laboratório de Engenharia Civil da UFPA em consultorias de dosagens à empresas de fornecimento de concreto usinado, observou-se que algumas concreteiras não realizam estes estudos e acabam utilizando traços já existentes, sem levar em conta a influência do tipo do fabricante ou até mesmo, o tipo de cimento. Logo, o objetivo da pesquisa é demonstrar o que ocorre no tempo de pega e na consistência de traços cimentícios, quando se varia o tipo do aditivo e o tipo de cimento, evitando assim resultados de dosagens não conformes com o esperado pelo cliente. Para tal foram realizados, primeiramente, ensaios de tempo de pega, conforme ABNT NBR 16607/2018, em pastas compostas por três aditivos com mesmo teor (A, B e C) e dois cimentos utilizados na região, (CP-II-E-32 e CPIVRS-32) e no segundo momento, ensaios de índice de consistência foram elaboradas em traços de argamassas, conforme ABNT NBR 7215/2019, utilizando os mesmos materiais do tempo de pega, para assim, avaliar quais as implicações no tempo de início da pega e no espalhamento da argamassa. Concluiu-se que para cimentos iguais, mesmo utilizando teores de aditivos semelhantes nos traços, os tempos de pega variaram bastante, revelando que o tipo de fabricante influencia nos resultados e; traços com mesmo teores, mas com cimentos diferentes, também se comportam diferente na pega. A consistência dos traços também sofreram alterações, analisando os aspectos tipo de fabricante e tipo de cimento, reforçando assim, a importância de realizar estudos prévios e específicos para a necessidade da obra, reduzindo assim problemas na etapa de aplicação de concretos, por exemplo
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transporte urbano de cargas: estudo de centro de distribuição logística de carga e descarga no município de Cametá-PA
    (2024-04-19) OLIVEIRA, Francieleno Benedito dos Santos; PORTILHO, Shara Katharine Melo Silva; http://lattes.cnpq.br/4735189437781915; FERREIRA, Regina Célia Brabo; http://lattes.cnpq.br/7908074509724240
    O estudo analisou a viabilidade de estabelecer um centro de distribuição logística de carga e descarga no município de Cametá-PA, considerando a otimização das operações de transporte e a minimização do impacto na comunidade local. O objetivo geral deste estudo é analisar como ocorre a distribuição de produtos na região de Cametá, com foco especial na distribuição de mercadorias, e assim propor sugestão de melhoria para o sistema logístico local. Ademais, foram realizadas entrevistas com motoristas e membros da comunidade para identificar os principais problemas relacionados à logística de carga e descarga na região. Além disso, foram aplicados os critérios de Morgado et al. (2005) para avaliar diferentes locais potenciais para o centro de distribuição. Os principais problemas relatados pelos motoristas e pela comunidade foram congestionamento, poluição sonora e ambiental, além de impactos no tráfego local. Após a análise dos critérios de Morgado et al. (2005), foi sugerido que o melhor local para o centro de distribuição se localiza nas vias da estrada Trans Cametá-Limoeiro do Ajuru PA-140 e avenida Inácio Moura no bairro da aldeia, devido às condições favoráveis de custo, ambiente, sensibilidade e conforto.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de manifestações patológicas em revestimentos cerâmicos de fachada: um estudo de caso na U.M.E.I. “Menino Deus” no município de Tucuruí/PA
    (2022-07-21) RODRIGUES, Eduardo Barbosa; SANTANA, Josiel Marques; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182
    A utilização de revestimentos cerâmicos nas fachadas, em especial nas obras públicas, deve-se, especificamente, por esse material atribuir uma grande variedade de modelos e elevada durabilidade, garantindo para um edifício uma melhoria na estética, proteção e regularização da superfície dos elementos de vedação. Entretanto, a falta de planejamento, má execução e ausência de manutenção deste material possibilita o surgimento das manifestações patológicas e, consequentemente, gera medo e insatisfação social. Nesta perspectiva, por meio da presente pesquisa, foi realizado uma análise das manifestações patológicas de maior incidência nos revestimentos de fachada da creche “Menino Deus”, uma edificação inaugurada no ano de 2012 por meio de assistência técnica e financeira do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) localizada no município de Tucuruí-PA. Por conseguinte, foi atestado através da metodologia de pesquisa estatística proposta por Silva (2014), os fatores de danos mais acentuado no edifício no decorrer do processo de degradação, como também, foi realizado o ensaio de determinação da resistência de aderência de revestimentos cerâmico com placas assentadas com argamassa colante em conformidade com a ABNT NBR 13755:2017. Através dos resultados obtidos dos cálculos de fatores de danos, foi possível constatar que 76% dos danos são oriundos das trincas, quanto que 24% são dos desplacamentos cerâmicos, tais dados alerta que esses danos ainda podem estar em ascensão nesse edifício. Já os resultados obtidos na ruptura através do ensaio de aderência neste estudo apresentaram uma tensão média de 0,148 MPa, caracterizando em todo conjunto argamassado como “reprovado”, em virtude da baixa resistência de aderência nas paredes externas. Sendo, portanto, um dos fatores de desplacamento do SRC (Sistema de Revestimento Cerâmico). Isto, torna-se um agravante devido colocar em risco a segurança dos alunos e funcionários que fazem uso do edifício. Diante do exposto, tem-se como proposição a necessidade de restruturação total desse revestimento. Como forma de recuperar a estética e o conforto desse espaço comunitário, a pesquisa sugeriu uma reforma do local, substituindo o revestimento cerâmico existente pela pintura, demonstrando o orçamento sintético que viabiliza financeiramente a execução desse serviço.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Primavera X: gincana como ação mitigadora de problemáticas ambientais na Praia do Mangal em Tucuruí-PA
    (2022-07-11) ALMEIDA, Samayara Nayara Vieira de; LICÁ, Jamilly Marques Ribeiro; ROCHA, Davit Patrik Lima da; RIBEIRO NETO, Álvaro de Oliveira; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182
    As constantes alterações causadas pelo homem no meio ambiente podem resultar em prejuízos para os recursos naturais, inclusive os corpos hídricos. Os seguidos impactos gerados pela comunidade dificultam, assim, a recuperação da natureza por si só, necessitando mais uma vez da ação humana, atuando na recuperação de áreas devastadas e/ou poluídas. Este artigo trata da importância de ações voltadas para a preservação dos recursos hídricos. Também, da realização da gincana nacional em prol do cuidado com as águas, Primavera X. Nessa ação, foi removida grande quantidade de lixo do local de estudo, conhecida como Praia do Mangal, no município de Tucuruí. Este projeto foi realizado em parceria com um Clube de Desbravadores do município e obteve o apoio de pais e familiares das crianças e adolescentes envolvidas. A Primavera X contribuiu para envolver os jovens em uma atividade de recuperação de um corpo hídrico, cumprindo o objetivo principal da gincana.