Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação da matriz de Leopold para avaliação de impactos ambientais provenientes do descarte de resíduos no lixão municipal de Tucuruí-PA
    (2025-03-10) IGREJA, Dhonison Campelo da; AMARAL, Raylson Santos; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    O presente estudo analisa os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de resíduos sólidos no lixão municipal de Tucuruí-PA. A pesquisa baseia-se na aplicação da Matriz de Leopold, permitindo uma avaliação detalhada da severidade e frequência dos impactos ambientais. Os principais problemas identificados incluem a contaminação do solo e da água pelo chorume, a emissão de gases de efeito estufa, como metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), e os riscos à saúde pública devido à proliferação de vetores e poluentes atmosféricos. Além disso, a ausência de um Plano Municipal de Saneamento Básico compromete a gestão sustentável dos resíduos sólidos, dificultando a adequação às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os resultados indicam a necessidade urgente de implementação de um aterro sanitário, bem como de políticas públicas voltadas para a educação ambiental e reciclagem. A pesquisa destaca a importância de soluções sustentáveis para minimizar os impactos negativos e garantir melhores condições de qualidade ambiental para a população local.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elaboração de uma metodologia para análise da eficiência de bicos de spray no abatimento de poeira de minério
    (2025-02-24) RODRIGUES, Danielle Vitoria Baia; GONÇALVES, Jhullye Maressa Trindade; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182; SANTOS, Danilo Silva; http://lattes.cnpq.br/6812790423286677
    A dispersão de poeira durante o manuseio de minérios é um problema crítico na indústria mineral, pois compromete a qualidade do ar, impacta o meio ambiente e pode causar danos à saúde ocupacional. Métodos de supressão, como a pulverização com bicos de spray, são amplamente utilizados, mas a eficiência desses dispositivos pode variar conforme as condições operacionais. No entanto, a falta de uma metodologia padronizada para avaliar seu desempenho dificulta a escolha do sistema mais adequado, tornando necessário um estudo detalhado sobre sua eficácia. Este trabalho realizou ensaios experimentais em um túnel de vento para analisar a eficiência de diferentes bicos de pulverização no abatimento de poeira gerada pelo manuseio de pellet feed. Foram avaliados parâmetros como tipo de bico, pressão de pulverização e velocidade do fluxo de ar. Os resultados indicaram que bicos atomizadores apresentaram maior eficiência na captura de partículas em suspensão, especialmente sob pressões moderadas. Já os bicos convencionais, como os de cone cheio e cone oco, tiveram sua eficiência reduzida em condições de alta velocidade do ar. Além disso, verificou-se que pressões elevadas melhoram a atomização e a captura de partículas finas nos bicos atomizadores, enquanto bicos convencionais sofrem perda de eficiência acima de 3 bar devido à dispersão das gotas. A metodologia desenvolvida permitiu a comparação objetiva entre diferentes tecnologias de supressão de poeira, auxiliando na escolha de soluções mais eficazes para aplicaçõesindustriais. Dessa forma, este estudo contribui para o aprimoramento das estratégias de controle de poeira na mineração, oferecendo uma abordagem padronizada para a avaliação da eficiência de bicos de spray e subsidiando a implementação de medidas mais eficientes e sustentáveis.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Barragem de terra: estudo da viabilidade técnica com ênfase na análise de estabilidade e percolação em barramento para fins de irrigação em Goianésia do Pará
    (2025-02-10) MONTE, Augusto de Lima; SILVA, Leonardo dos Santos; SILVA, Davi Barbosa Costa da; http://lattes.cnpq.br/5430549708455139; https://orcid.org/0000-0002-6005-7653
    A irrigação, que visa complementar ou suprir a ausência total de água para as plantações, é uma tecnologia que potencializa a produtividade agrícola ao reduzir os riscos climáticos. O uso de reservatórios artificiais de irrigação é uma alternativa para complementar a rega das plantações, especialmente em regiões onde as mudanças climáticas influenciam a quantidade de chuva. Nesse contexto, a instalação de um barramento, mesmo de pequeno porte, é um procedimento intrincado que abrange diversas fases, desde a seleção do local até a construção e operação da estrutura. Este estudo teve como objetivo identificar a alternativa que proporciona as melhores condições de segurança, considerando critérios de estabilidade de taludes e pressão por poropressão entre diferentes configurações para um barramento com finalidade de irrigação em Goianésia do Pará. A metodologia consiste na abordagem de diferentes etapas, tendo como ponto de partida visitas ao possível local de construção da estrutura, obtenção de informações e análise de literatura. Em uma etapa posterior, foram estabelecidas as opções de construção a serem comparadas com base no conhecimento do tipo de solo e dos materiais disponíveis na área do município. A modelagem da barragem foi realizada com o uso de softwares especializados. Para as análises, foi utilizado um software que analisava a dinâmica dos fluidos e outro que analisava a sua estabilidade. A partir da análise de todas as condições, os fatores de segurança alcançados para a configuração de argila siltosa foram consideravelmente satisfatórios quando comparados ao mínimo necessário para assegurar sua estabilidade. Ao analisar três tipos de solos distintos, notou-se que a linha piezométrica exibia padrões similares em todas as situações do regime de operação. Isso indica que, mesmo com as variações nas características físicas e hidráulicas dos solos, elementos como a geometria do barramento e as condições de carga têm um impacto significativo no comportamento hidráulico da estrutura. Em todas as situações, a poropressão negativa na parte superior da estrutura após a instalação do filtro, além de diminuir conforme os elementos de drenagem são dispostos, indica que a pressão da água estabelecida pelo reservatório está sendo adequadamente direcionada. A partir do estudo, concluiu-se que a configuração do sistema de drenagem tem um impacto considerável no controle do nível de água e da pressão hidrostática na barragem, ao obter para a estrutura com todos os elementos de drenagem (barramento com filtro horizontal, vertical, dreno de pé e poços de alívio) os maiores valores de fator de segurança e identificar que a disposição desses instrumentos foi crucial para proporcionar um caminho com menor resistência à água, reduzindo o gradiente hidráulico na região crítica da barragem e evitando a erosão interna. Identificou-se que essa seria a opção mais segura para o projeto.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das condições de acessibilidade urbana em praça pública no município de Goianésia do Pará - Pará
    (2025-02-12) SOUZA, Eduarda Lima de; ARAÚJO, Matuzalem dos Santos; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182; FERREIRA, Regina Célia Brabo; http://lattes.cnpq.br/7908074509724240
    A importância da inclusão social por meio de ambientes urbanos acessíveis, promove a autonomia das pessoas e assegura o direito à mobilidade independente para todos os cidadãos. Para isso, a pesquisa analisa as condições de acessibilidade da praça Santo Amaro, em Goianésia do Pará, com base nos critérios da ABNT NBR 9050:2020, que regula a acessibilidade em espaços públicos. Desenvolveu-se um método avaliativo com conceitos avaliativos (insuficiente, regular, bom e ótimo), inspirados na ferramenta QualificaURB, adotando critérios com notas de 0 a 10 para analisar elementos como calçadas, rampas, pisos, acessos e móveis urbanos, de acordo com a especificidade local, incluindo visitas técnicas, observação direta, planejamento e registro fotográfico, além de um roteiro de avaliação. Através dos resultados encontrados constatou-se que a praça apresenta diversas inadequações, como rampas fora do padrão normativo, pavimentos irregulares e ausência de pisos táteis, dificultando a mobilidade segura. Embora alguns elementos, como o terreno e a disposição de postes, sejam adequados, os acessos apresentam barreiras físicas que comprometem a acessibilidade e a segurança dos usuários. Portanto, a praça não atende plenamente aos critérios da ABNT NBR 9050:2020, pois alcançou uma nota geral de 3,45, representando condições gerais regulares para atender a circulação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Intervenções como instalação de pisos táteis, correção de rampas e melhorias nos acessos são essenciais para garantir um espaço público inclusivo e acessível.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Descarte inadequado de resíduos sólidos na orla de Tucuruí-PA
    (2024-12-16) MOTA, Luiza Benelice Salomão; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    A pesquisa aborda o descarte inadequado de resíduos sólidos no trecho 3 da nova orla do lago de Tucuruí-PA, que atrai um grande número de visitantes, especialmente nos fins de semana. Embora haja lixeiras disponíveis, o descarte incorreto de resíduos se intensifica com o aumento do fluxo de pessoas, impactando negativamente o meio ambiente, a saúde pública e o saneamento local. Entrevistas com 35 indivíduos revelaram incerteza sobre a frequência da coleta de lixo, com 86,4% demonstrando dúvidas, sugerindo falhas na comunicação do serviço. Embora 82,9% considerem o número de lixeiras suficiente, a má distribuição é um problema. Os principais motivos para o descarte inadequado são o descuido (48,6%) e a falta de conscientização (37,1%), destacando a urgência de promover educação ambiental. O plástico é o resíduo mais comum, conforme indicado por 54,3% dos entrevistados, refletindo a poluição global por plásticos. Portanto, é essencial implementar campanhas educativas, incentivar a reciclagem e reduzir o uso de plásticos, associadas a políticas públicas integradas para melhorar a gestão de resíduos sólidos na orla de Tucuruí.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia
    (2024-11-28) ALMEIDA, Paulo Victor Vieira de; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    Esse artigo buscou identificar quais as principais dificuldades encontradas pelos discentes ao utilizarem um software BIM na elaboração de um projeto arquitetônico fazendo uma comparação com a tecnologia CAD. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários abordando perguntas sobre o Revit e o AutoCAD com suas respectivas tecnologias. Através dos questionários, foram analisadas quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos tanto para migrar da tecnologia CAD para a tecnologia BIM quanto quais as dificuldades eles enfrentam na elaboração do projeto. Desta forma verificou-se que as principais dificuldades estão relacionadas a falta praticidade com o programa, outro ponto que se pode constatar é que a grande maioria dos discentes adotaria software BIM, tal problemática pode ser sanada através da implementação desta tecnologia através de matérias da grade curricular dos graduandos e incentivos ao uso da ferramenta no processo de aprendizado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise computacional da ponte sobre o rio Chatopauá através do software comercial SAP2000®
    (2024-11-28) CARDOSO, Daniel Laredo; SANTOS, Robson Alho dos; PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira; http://lattes.cnpq.br/4765401390604065; https://orcid.org/0000-0001-9622-3863
    Este trabalho apresenta uma análise computacional detalhada da Ponte Chatopauá, situada na Rodovia Transamazônica (BR-230), utilizando o software SAP2000®. O objetivo é compreender o desempenho estrutural do modelo em diferentes condições de carregamento e configurações estruturais, combinando modelagem computacional com ensaios de prova de carga estática. Inicialmente, o estudo destaca a relevância da análise estrutural como uma ferramenta essencial para garantir a segurança, estabilidade e funcionalidade de obras de arte especiais. O uso de softwares avançados, como o SAP2000, permite cálculos mais precisos, otimizando recursos, reduzindo erros e aumentando a confiabilidade dos projetos. A análise segue normas técnicas reconhecidas, como a NBR 9607/2023, que estabelece os procedimentos para provas de carga em estruturas. Três modelos computacionais foram desenvolvidos, variando as configurações de longarinas e transversinas, e submetidos a ensaios estáticos simulados. Durante os testes, cargas foram aplicadas em diferentes posições para monitorar deslocamentos e deformações. Os resultados desses modelos foram comparados com os dados experimentais obtidos em campo, avaliando a capacidade de cada configuração de reproduzir o comportamento real da estrutura. Os resultados mostraram que cada modelo tem características específicas e vantagens próprias. O modelo 1 destacou-se pela alta rigidez estrutural, ideal para situações em que a redução de deformações é fundamental. O modelo 2 apresentou grande compatibilidade com o comportamento observado na ponte real, sendo indicado para projetos que priorizam estabilidade e fidelidade estrutural. Por fim, o modelo 3 foi o mais preciso na reprodução dos ensaios experimentais, oferecendo dados detalhados que enriquecem a validação teórica. Conclui-se que a análise computacional é indispensável na engenharia moderna, permitindo simulações precisas e seguras que minimizam riscos e otimizam os projetos. Este estudo reforça a importância de integrar modelagem computacional ao processo de análise e dimensionamento, recomendando o uso de ferramentas como o SAP2000 e sugerindo, para estudos futuros, a exploração de outros softwares avançados, como ANSYS e CSI Bridge, para ampliar as possibilidades de análise e validação estrutural.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do cenário dos resíduos de construção e demolição no município de Goianésia do Pará
    (2024-10-15) FERREIRA, Alex Jorge Gaia; FERREIRA, Amanda Daniele Berredo Matos; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182
    A construção civil gera grandes quantidades de resíduos, com estimativas superiores a 10 bilhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) por ano (Lins et al. 2023). Essa situação também se reflete localmente, como no município de Goianésia do Pará, que enfrenta desafios relacionados à gestão desses resíduos. Este artigo tem por objetivo realizar a análise do cenário dos RCD no município de Goianésia do Pará, Estado do Pará, focando na estimativa de geração desses resíduos. Para isso, realizou-se entrevista com o representante da SEMA e visitas aos pontos de descarte dos resíduos. Os resultados apontam um volume estimado de 4.196,72 t/ano de RCD gerados no município. Entre os RCD mais frequentes destacam-se os de classe A e B que são passíveis de reciclagem. A maior concentração de pontos de descarte está localizada nos bairros Santo Amaro e Floresta. Percebe-se a necessidade de políticas públicas direcionadas ao reaproveitamento e reciclagem desses resíduos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo da influência de aditivos de mesmo teor e diferentes fabricantes no tempo de início de pega e na consistência de traços cimentícios
    (2024-09-06) SILVA, Kessio Rafael de Sampaio; LOPES, Maria Aparecida Feitosa; GOUVEIA, Fernanda Pereira; http://lattes.cnpq.br/1772072130947378
    Os aditivos plastificantes e retardadores de pega são bastante utilizados em dosagens visando garantir trabalhabilidade adequada à obra e demora na secagem. No entanto, a utilização destes materiais requer um estudo prévio para a escolha do melhor teor e atendimento das especificações das obras. A partir da experiência do Laboratório de Engenharia Civil da UFPA em consultorias de dosagens à empresas de fornecimento de concreto usinado, observou-se que algumas concreteiras não realizam estes estudos e acabam utilizando traços já existentes, sem levar em conta a influência do tipo do fabricante ou até mesmo, o tipo de cimento. Logo, o objetivo da pesquisa é demonstrar o que ocorre no tempo de pega e na consistência de traços cimentícios, quando se varia o tipo do aditivo e o tipo de cimento, evitando assim resultados de dosagens não conformes com o esperado pelo cliente. Para tal foram realizados, primeiramente, ensaios de tempo de pega, conforme ABNT NBR 16607/2018, em pastas compostas por três aditivos com mesmo teor (A, B e C) e dois cimentos utilizados na região, (CP-II-E-32 e CPIVRS-32) e no segundo momento, ensaios de índice de consistência foram elaboradas em traços de argamassas, conforme ABNT NBR 7215/2019, utilizando os mesmos materiais do tempo de pega, para assim, avaliar quais as implicações no tempo de início da pega e no espalhamento da argamassa. Concluiu-se que para cimentos iguais, mesmo utilizando teores de aditivos semelhantes nos traços, os tempos de pega variaram bastante, revelando que o tipo de fabricante influencia nos resultados e; traços com mesmo teores, mas com cimentos diferentes, também se comportam diferente na pega. A consistência dos traços também sofreram alterações, analisando os aspectos tipo de fabricante e tipo de cimento, reforçando assim, a importância de realizar estudos prévios e específicos para a necessidade da obra, reduzindo assim problemas na etapa de aplicação de concretos, por exemplo
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transporte urbano de cargas: estudo de centro de distribuição logística de carga e descarga no município de Cametá-PA
    (2024-04-19) OLIVEIRA, Francieleno Benedito dos Santos; PORTILHO, Shara Katharine Melo Silva; http://lattes.cnpq.br/4735189437781915; FERREIRA, Regina Célia Brabo; http://lattes.cnpq.br/7908074509724240
    O estudo analisou a viabilidade de estabelecer um centro de distribuição logística de carga e descarga no município de Cametá-PA, considerando a otimização das operações de transporte e a minimização do impacto na comunidade local. O objetivo geral deste estudo é analisar como ocorre a distribuição de produtos na região de Cametá, com foco especial na distribuição de mercadorias, e assim propor sugestão de melhoria para o sistema logístico local. Ademais, foram realizadas entrevistas com motoristas e membros da comunidade para identificar os principais problemas relacionados à logística de carga e descarga na região. Além disso, foram aplicados os critérios de Morgado et al. (2005) para avaliar diferentes locais potenciais para o centro de distribuição. Os principais problemas relatados pelos motoristas e pela comunidade foram congestionamento, poluição sonora e ambiental, além de impactos no tráfego local. Após a análise dos critérios de Morgado et al. (2005), foi sugerido que o melhor local para o centro de distribuição se localiza nas vias da estrada Trans Cametá-Limoeiro do Ajuru PA-140 e avenida Inácio Moura no bairro da aldeia, devido às condições favoráveis de custo, ambiente, sensibilidade e conforto.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de manifestações patológicas em revestimentos cerâmicos de fachada: um estudo de caso na U.M.E.I. “Menino Deus” no município de Tucuruí/PA
    (2022-07-21) RODRIGUES, Eduardo Barbosa; SANTANA, Josiel Marques; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182
    A utilização de revestimentos cerâmicos nas fachadas, em especial nas obras públicas, deve-se, especificamente, por esse material atribuir uma grande variedade de modelos e elevada durabilidade, garantindo para um edifício uma melhoria na estética, proteção e regularização da superfície dos elementos de vedação. Entretanto, a falta de planejamento, má execução e ausência de manutenção deste material possibilita o surgimento das manifestações patológicas e, consequentemente, gera medo e insatisfação social. Nesta perspectiva, por meio da presente pesquisa, foi realizado uma análise das manifestações patológicas de maior incidência nos revestimentos de fachada da creche “Menino Deus”, uma edificação inaugurada no ano de 2012 por meio de assistência técnica e financeira do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) localizada no município de Tucuruí-PA. Por conseguinte, foi atestado através da metodologia de pesquisa estatística proposta por Silva (2014), os fatores de danos mais acentuado no edifício no decorrer do processo de degradação, como também, foi realizado o ensaio de determinação da resistência de aderência de revestimentos cerâmico com placas assentadas com argamassa colante em conformidade com a ABNT NBR 13755:2017. Através dos resultados obtidos dos cálculos de fatores de danos, foi possível constatar que 76% dos danos são oriundos das trincas, quanto que 24% são dos desplacamentos cerâmicos, tais dados alerta que esses danos ainda podem estar em ascensão nesse edifício. Já os resultados obtidos na ruptura através do ensaio de aderência neste estudo apresentaram uma tensão média de 0,148 MPa, caracterizando em todo conjunto argamassado como “reprovado”, em virtude da baixa resistência de aderência nas paredes externas. Sendo, portanto, um dos fatores de desplacamento do SRC (Sistema de Revestimento Cerâmico). Isto, torna-se um agravante devido colocar em risco a segurança dos alunos e funcionários que fazem uso do edifício. Diante do exposto, tem-se como proposição a necessidade de restruturação total desse revestimento. Como forma de recuperar a estética e o conforto desse espaço comunitário, a pesquisa sugeriu uma reforma do local, substituindo o revestimento cerâmico existente pela pintura, demonstrando o orçamento sintético que viabiliza financeiramente a execução desse serviço.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Primavera X: gincana como ação mitigadora de problemáticas ambientais na Praia do Mangal em Tucuruí-PA
    (2022-07-11) ALMEIDA, Samayara Nayara Vieira de; LICÁ, Jamilly Marques Ribeiro; ROCHA, Davit Patrik Lima da; RIBEIRO NETO, Álvaro de Oliveira; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182
    As constantes alterações causadas pelo homem no meio ambiente podem resultar em prejuízos para os recursos naturais, inclusive os corpos hídricos. Os seguidos impactos gerados pela comunidade dificultam, assim, a recuperação da natureza por si só, necessitando mais uma vez da ação humana, atuando na recuperação de áreas devastadas e/ou poluídas. Este artigo trata da importância de ações voltadas para a preservação dos recursos hídricos. Também, da realização da gincana nacional em prol do cuidado com as águas, Primavera X. Nessa ação, foi removida grande quantidade de lixo do local de estudo, conhecida como Praia do Mangal, no município de Tucuruí. Este projeto foi realizado em parceria com um Clube de Desbravadores do município e obteve o apoio de pais e familiares das crianças e adolescentes envolvidas. A Primavera X contribuiu para envolver os jovens em uma atividade de recuperação de um corpo hídrico, cumprindo o objetivo principal da gincana.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Produção de argamassa de revestimento com a substituição parcial do agregado natural por resíduo de polipropileno
    (2022-07-20) GARCIA, Adson de Sousa; SILVA, Bárbara Cristina Soares; AGUIAR NETO, Sabino Alves de; http://lattes.cnpq.br/7079838279336495; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182
    A geração de resíduos poliméricos tem apresentado um amplo debate ambiental, devido ao longo prazo de decomposição desses materiais. Dentre eles, destacam-se os resíduos de Polipropileno (PP). O material desenvolvido para facilitar um mercado consumidor cada vez mais crescente e dinâmico, trouxe consigo o aumento no volume de resíduos poluentes, sobretudo no cenário pandêmico do COVID-19. Em consonância a este problema, o consumo de recursos minerais pela construção civil também é responsável por grandes impactos ambientais. Nesse sentido, buscou-se avaliar a viabilidade técnica de argamassas para revestimento produzidas com resíduo de polipropileno triturado. Com a finalidade de atender a proposta desta pesquisa, a metodologia baseou-se primeiramente na caracterização dos agregados constituintes da argamassa (granulometria, massa unitária, absorção de água e densidade). Posteriormente a isto, foi definido um traço rico para reboco 1;2,5 com fator a/c de 0,6 com substituição parcial do agregado natural pelo agregado artificial nas proporções de 0%, 2%, 4% e 6% em massa. Após a definição do traço, foram realizados os ensaios no estado fresco (consistência, teor de ar incorporado, densidade de massa e retenção de água). Em sequência, foram moldados os corpos de prova e submetidos aos ensaios de compressão axial, tração na flexão, densidade aparente, tração por compressão diametral, aderência à tração, módulo de elasticidade, absorção por capilaridade, absorção por imersão e índice de vazios. Diante dos resultados, destacou-se o traço RPT-6, tendo esse apresentado o melhor comportamento em relação a densidade de massa, com aumento de 21%. Além disso, para o mesmo traço, observou-se melhoria na ductibilidade das argamassas, com redução do módulo de elasticidade em aproximadamente 49%. Com relação à aderência, os revestimentos contendo resíduo de polipropileno permaneceram dentro da faixa de 0,50 MPa, assim como o traço de referência. Desta forma, observa-se que a utilização de resíduo de polipropileno possui viabilidade técnica para aplicação como agregado em argamassas de revestimento. Isso porque, mesmo os resultados apresentando reduções de resistências mecânicas, as argamassas de revestimento não desempenham função estrutural e, portanto, não foram encontrados impedimentos quanto a sua utilização. Além disso, constatou-se que a adição desses resíduos não resultou perda de trabalhabilidade das argamassas avaliadas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento de áreas suscetíveis a inundações na sub-bacia hidrográfica Tocantins Baixo, Brasil
    (2022-11-24) SILVA, Jaqueline Oliveira da; PROGÊNIO, Mayke Feitosa; http://lattes.cnpq.br/5219122223495492; https://orcid.org/0000-0002-1547-7018
    A ocorrência de enchentes nas cidades brasileiras tem sido um evento recorrente, sendo uma das principais causas de morte por fenômenos naturais no Brasil, além de causar danos materiais significativos. Devido às mudanças climáticas e ao desenvolvimento urbano, a frequência e a magnitude das inundações aumentaram exponencialmente, tornando necessária a gestão de riscos e a mitigação do problema. Nesse contexto, a elaboração de mapas de suscetibilidade a inundações torna-se uma importante ferramenta de auxílio à prevenção de acidentes e gestão de inundações. Este trabalho objetiva propor um índice de suscetibilidade a inundações (ISI) para mapeamento de áreas suscetíveis a inundações em um ambiente de Sistema de informação geográfica (SIG) com base na metodologia de análise multicritério (MCA) utilizando o método Delphi combinado com o método do Processo de hierarquia ponderada (AHP), considerando características geoambientais que influenciam no fenômeno das inundações. A metodologia foi aplicada na região da sub-bacia Baixo Tocantins (TOB), localizada próxima ao ecótono Amazônia-Cerrado, Brasil, onde áreas urbanas são frequentemente afetadas por inundações. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que as áreas mais vulneráveis às inundações se localizaram no exutório da bacia e próximo às margens dos rios Tocantins e Araguaia, principalmente devido a proximidade da costa litorânea. Em contrapartida, as áreas consideradas como baixa e muito baixa suscetibilidade estão distribuídas a jusante da barragem da usina hidroelétrica de Tucuruí, onde há pouquíssima influência da maré. Essa abordagem pode fornecer informações uteis para avaliação de risco de inundação, especialmente para áreas de difícil acesso.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo das principais manifestações patológicas em escolas públicas no município de Tucuruí-PA
    (2010) FERREIRA, Taiana da Silva; ALMEIDA, Wilka Débora G. de; ARAÚJO, Rodrigo da Cruz de; http://lattes.cnpq.br/2600077439764627
    A maioria das obras executadas na construção civil possui a carência de manutenção e reparo ao longo de sua vida útil, esse fator tão relevante pode contribuir para a perda da durabilidade da obra executada. Portanto, é necessário que desenvolva recursos que auxiliem a recuperação das edificações e métodos específicos para o diagnóstico das possíveis manifestações patológicas detectadas. Dessa forma, esse trabalho possui a finalidade da aplicação de métodos comparativos do grau de deterioração dos prédios das Escolas Públicas do Município de Tucuruí no Estado do Pará, independentemente das características distintas que as mesmas apresentarem. O trabalho tem como base as informações obtidas do levantamento de campo de dez escolas municipais (correspondendo a 33,3% do universo total) e a avaliação das manifestações patológicas encontradas nessas edificações. Esse levantamento conta com a inspeção visual, questionários e entrevistas, históricos, relatórios e laudo técnico de vistoria do Comando Militar do Corpo de Bombeiros da região. Por meio da atribuição de valores provenientes do Índice de Deterioração (ID) é possível comparar o grau de comprometimento de cada prédio. Assim, os prédios que apresentarem maiores valores do ponto de vista global serão considerados os de maiores ocorrências. Esses valores são oriundos do VDA- Valor da Deterioração Absoluta determinado pelo número total de ocorrência associado ao ID-Índice de Deterioração. O VDR- Valor da Deterioração relativa é utilizado para obtenção de resultados mais expressivos e significativos, o qual considera os valores de VDA dividido pela área de cada prédio. A Informação contida nos resultados encontrados é de fundamental importância para a sugestão de futuras manutenções e reparos das edificações das escolas públicas do Município de Tucuruí, objetivando priorizar o prédio que encontrar o maior grau de comprometimento e perda de desempenho segundo os dados avaliativos comparativos aplicados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise experimental de pilares de concreto armado reforçados empregando diferentes técnicas de confinamento
    (2016) SILVA, Ana Paula Romeira; ABREU, Benilcia Gomes de; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368
    A cada ano surgem novas técnicas empregadas para o reforço e recuperação de estruturas em concreto armado, especialmente as aplicadas para reforço de pilares, objetivando o confinamento e consequentemente o aumento da capacidade portante do mesmo. Em função deste contexto, esta pesquisa realizou uma análise experimental sobre as diferentes técnicas de reforços aplicadas em pilares de concreto armado. Com o objetivo de avaliar a eficiência do confinamento, efeito este que consiste na restrição da expansão lateral através do encamisamento de pilares, o comportamento da variação da seção transversal, a capacidade resistente, os modos de rupturas e as deformações. A série ensaiada consistiu em 10 pilares submetidos à compressão axial centrada. Foram moldados pilares com comprimento de 500 mm, empregando seções circulares e quadradas para cada uma das situações, respectivamente. Sendo assim, foram moldados dois pilares de referência com diâmetro de 150 mm e base (140 x 140) mm, dois reforçados com concreto armado tendo diâmetro de 220 mm e base de (220 x 220) mm, dois empregando argamassa armada com tela soldada e diâmetro de 200 mm e base de (190 x 190) mm, dois utilizando argamassa armada com tela de fibra de vidro, dimensões iguais ao de tela soldada e dois empregando um sistema composto por fibra de carbono com diâmetro de 150 mm e base (140 x 140) mm. Os resultados indicaram que os pilares de seção circular apresentaram um desempenho superior quando comparados aos de seção quadrada. Ao se analisar a eficiência dos reforços, os pilares de concreto armado, fibra de carbono e tela soldada, mostraram-se com aumento significativo da capacidade resistente. Os pilares com seção circular atingiram valores superiores a 170%, em relação aos pilares de referência, provavelmente pelo fato da reação de confinamento ser distribuída uniformemente, ao contrário dos pilares de seção quadrada, onde ocorre concentrações de tensões pelo efeito do arqueamento. Dentre os pilares com seção quadrada, o pilar reforçado com fibra de carbono mostrou-se mais eficiente, apresentando um ganho de resistência superior a 80% em relação ao pilar de referência.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da viabilidade de implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais para a Escola Manoel Carlos Silva de Tucuruí-PA
    (2015-12-17) TEIXEIRA, Mísley da Cruz; LIRA, Vanêssa Cristina Leal; ISHIHARA, Júnior Hiroyuki; http://lattes.cnpq.br/3498874642887006; https://orcid.org/0000-0002-0081-7913
    O Brasil é um país que, apesar de apresentar uma abundância de recursos hídricos, sofre com problemas de falta de água em algumas de suas regiões devido à distribuição irregular do mesmo. O agravamento da escassez hídrica em algumas regiões está relacionado principalmente às alterações no ciclo hidrológico, geralmente decorrente da degradação ambiental, do crescimento populacional, do processo de industrialização, do uso irracional da água e da poluição das fontes hídricas. Este cenário fomentou a busca por fontes alternativas de abastecimento e técnicas de conservação da água, tal como o aproveitamento pluvial. Com o objetivo de difundir esta técnica no município, este trabalho determina, por meio do balanço hídrico e do Valor Presente Líquido (VPL), a viabilidade técnico-econômica de implantação de um sistema de aproveitamento pluvial proposto para uma edificação pública. Para tanto, foram realizados: o tratamento estatístico dos dados pluviométricos da região; o dimensionamento e adequação das redes prediais de drenagem pluvial e água fria, mais especificamente do reservatório pelo método interativo; a estimativa do consumo não potável da edificação; a análise da viabilidade técnica por meio do balanço hídrico mensal do sistema e da quantificação do abastecimento da demanda por água da chuva; a elaboração do orçamento do projeto, por meio da composição dos custos unitários; e a aplicação do VPL para análise da viabilidade financeira. Os resultados evidenciaram o regime pluviométrico do município (período chuvoso de dezembro a maio e estiagem de junho a novembro), comprovaram a inviabilidade técnica do empreendimento, com atendimento de menos 30% da demanda não potável da edificação, e apontaram o período de retorno do investimento, 8 anos, com VPL de R$ 38. 058,09 ao final de 30 anos, que era o tempo de vida útil do projeto.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Análise experimental de vigas de concreto armado com diferentes tipos de armadura de cisalhamento
    (2017-01-19) SOUZA, Diego Ferreira de; SILVA, Romario Ribeiro da; TAPAJÓS, Luamim Sales; http://lattes.cnpq.br/4291245266120989; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368
    As vigas são elementos estruturais de grande importância para a transferência de esforços verticais, e são, geralmente, dimensionadas para o combate de esforços de flexão e cisalhamento. A fim de apresentarem melhor ductilidade, é necessário que as vigas apresentem resistência ao cisalhamento superior à resistência à flexão. Isso pode ser proporcionado pela adoção da armadura transversal, que auxilia o concreto na resistência aos efeitos cortantes. Logo, esta pesquisa objetiva verificar experimentalmente e comparar os reforços tipo estribo convencional, tipo W e stud, com a intenção de verificar a funcionalidade do estribo tipo W em relação aos outros tipos de reforço, por se tratar de uma armadura transversal interna o seu desempenho está diretamente associado à sua ancoragem. Para isso, foram ensaiadas vigas em concreto armado utilizando-se de estribo convencional, estribo proposto tipo W com e sem gancho, conectores de aço stud rail e uma viga de referência sem armadura transversal. Todas as vigas utilizaram taxa de armadura transversal equivalente a 0,24, com exceção das vigas com estribo tipo W, cujo valor equivale a 0,25. O programa experimental envolve confecção, instrumentação, concretagem e ensaios das vigas. Os principais resultados foram: (i) Para carregamentos superiores a 300kN, a viga com estribo convencional apresentou maior resistência que as demais, contudo, a viga com estribo W com gancho apresentou resistência aproximada; (ii) A viga W sem gancho não apresentou resultados satisfatórios quanto à flexão devido à necessidade de melhor ancoragem, logo a viga com estribo W com gancho se mostrou mais eficiente na transferência e resistência dos esforços. Por esse motivo, pode-se notar a possível aplicabilidade do estribo tipo W como alternativa ao uso de estribos convencionais armados em obra. Além disso, a análise mostrou que as armaduras internas podem apresentar ganho de produtividade na execução.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise experimental do uso de compósito de matriz epóxi e tecidos de sisal como reforço estrutural em madeira
    (2020-02-05) SOUSA, Elizeu Moraes; BARBOSA, Leonel Pinheiro; ROSA, Carolina Coelho da; http://lattes.cnpq.br/4916771097163397
    As estruturas de madeira são aplicadas em diversos tipos de construções, das mais antigas às modernas. Entretanto, em sua vida útil, podem manifestar redução de sua capacidade de resistência, devido ao acréscimo de cargas não previstas em projeto e a ataques provenientes de diversos agentes deteriorantes, fazendo-se necessário a intervenção com técnicas de reforço. A aplicação das fibras naturais (lignocelulósicas) como reforço em materiais compósitos poliméricos (FRP) tem mostrado-se uma técnica em ascensão, isto por ser um material biodegradável e proveniente de fonte renovável. Assim, o objetivo deste trabalho foi produzir compósitos poliméricos utilizando como matriz a resina epóxi reforçada com fibras de sisal para aplicação como reforço de peças de madeira submetidas à esforços de tração. Com auxílio de um tear manual, foram confeccionados dois tipos de tecidos utilizando fibras de sisal, sem tratamento (in natura) e outro com as fibras tratadas em água destilada a 80 °C durante 1h, e seca em estufa. Os corpos de prova foram confeccionados conforme a ABNT NBR 7190:1997 e reforçados com resina e os tecidos produzidos, após o período de cura, os mesmos foram submetidos a ensaios destrutivos. Os resultados obtidos dos ensaios sobre algumas propriedades da madeira (Andiroba) apresentaram-se compatíveis com literaturas e pesquisas produzidas por outros autores. Para os ensaios de tração dos corpos de prova reforçados, estes apresentaram bons resultados, podendo estimar-se que os reforços propostos podem agregar em média aproximadamente 80% a capacidade resistência da estrutura. Observando os resultados encontrados pelos testes estatísticos, os quais mostram com 95% de confiança, que o tratamento das fibras não proporcionou efeito na resistência do reforço. Desta forma, pode-se através do estudo afirmar a viabilidade do uso de compósitos com fibras de sisal para aplicação de reforço em estruturas de madeira.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação funcional e estrutural do pavimento nas principais vias do município de Tucuruí
    (2016-06-07) SOUSA, Diego Lucena de; OLIVEIRA, Mateus Gonçalves de; GOTO, Raphaela Sobreira; http://lattes.cnpq.br/2899023821958084
    O presente trabalho pretende avaliar objetivamente as condições funcionais e estruturais de alguns trechos de sete principais vias com pavimentação asfáltica no Município de Tucuruí – PA, visto que estas foram selecionadas mediante o volume de tráfego e com base em aspectos como a absorção e liberação do mesmo, a fim de se obter dados deflectométricos com a utilização da Viga Benkelman, previamente definidas para previsão do seu comportamento estrutural. Além disso, pretende-se apresentar os dados de afundamentos das trilhas de rodas por meio da utilização da treliça de alumínio padronizada. A metodologia deste estudo seguiu como base as recomendações previstas nas normas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte. Os resultados das análises funcional e estrutural indicam a existência de muitas patologias a serem resolvidas por meio de programação de reparos locais e da programação de tratamento de rejuvenescimento, além de remoção parcial ou total do pavimento existente e sua substituição parcial ou total por nova estrutura projetada com base no critério de resistência. Os defeitos detectados com maior frequência foram trincas interligadas, desgastes, afundamentos nas trilhas de rodas, dentre outros, descritos no decorrer do trabalho, o que permite concluir que esta pesquisa muito poderá contribuir para a escolha de soluções para tais problemas, evitando a oneração com futuros gastos para a recuperação e manutenção destas vias. Por se tratar de um estudo pioneiro desenvolvido no Município no que diz respeito à finalidade de se conhecer de forma objetiva a situação dos pavimentos que compõem as principais vias da malha viária desta cidade, uma vez que forneceu assim, condições necessárias para futuras verificações com relação à evolução dos problemas superficiais e estruturais que poderão tender a um grau avançado de deterioração no decorrer do tempo.